Scielo RSS <![CDATA[Economia Global e Gestão]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-744420080003&lang=pt vol. 13 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Uma Questão de Ética?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442008000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>A crise financeira sem mistérios</b>: <b>Convergência dos dramas econômicos, sociais e ambientais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442008000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo visa apresentar os principais encadeamentos da crise financeira. Partindo dos mecanismos imediatos que a desencadearam, analisa em seguida a deterioração dos mecanismos e das instituições de regulação e o papel-chave que os EUA desempenham. Na linha da avaliação dos impactos, busca delinear quem deverá em última instância pagar pela bancarrota do cassino, analisando como a especulação financeira contribui para a concentração de renda, e como os mecanismos se dão de maneira diferenciada no Brasil. Na parte final, o artigo apresenta dois grupos de propostas; dos que querem manter o sistema, mas melhorar a sua regulação, e dos que vêem a crise como oportunidade para se colocar de maneira mais ampla os problemas da alocação racional de recursos em função dos dramas sociais e ambientais: é a crise no seu contexto mais amplo, na sua dimensão de oportunidade de resgate do desenvolvimento sustentável.<hr/>The workings of the 2008 financial crisis are not very misterious. A mixture of greed, a good dose of outright fraud, and blatantly absent or corrupt regulation. The paper starts presenting the mechanisms of the financial machine, including the institutions supposed to regulate it. It then concentrates on the impacts - who pays for what - and presents the results in terms of income concentration, followed by a few pages on the specific situation of the Brazilian financial intermediation system. The last part of the paper presents two groups of responses: on one hand, the ideas concerning the improvement of the regulatory framework, emitted by analysts or institutions interested in maintaining the system while making it more efficient; on the other hand, the views of those who consider that the present crisis is an opportunity to restructure the system, showing that the crisis of the financial system is in fact a part of the larger picture, that involves the social and environmental dramas. <![CDATA[<b>Uma nota sobre a justiça fiscal em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442008000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem dois objectivos principais. Por um lado, a discussão conceptual dos princípios relacionados com a equidade dos sistemas fiscais. Por outro lado, e a partir dos dados estatísticos publicados por entidades nacionais e internacionais, apresenta uma análise quantificada de alguns aspectos relacionados com o grau de justiça do sistema fiscal português.<hr/>This paper offers a discussion about the present situation concerning tax equity in Portugal. Using aggregate data related to income taxation we show that Portugal is far way from a desirable situation as far as tax fairness in concerned. We also discuss some measures that could shape tax policy in order to make the system more equitable. <![CDATA[<b>Determinantes económicos da corrupção na União Europeia dos 15</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442008000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O combate à corrupção constitui um desafio importante, mesmo para as economias desenvolvidas, principalmente nesta era da globalização. Para o efeito, torna-se importante conhecer os principais factores, nomeadamente económicos, que determinam diferentes níveis de corrupção nas Administrações Públicas. Considerando os 15 Estados-membros da União Europeia, para os quais existem grandes divergências nos índices de percepção da corrupção, o objectivo é estabelecer correlações entre corrupção e diversos indicadores de rendimento, governação, liberdade económica e ética empresarial. Conclui-se que a honestidade dos burocratas e políticos está positivamente correlacionada com a eficácia governamental, maior qualidade da regulação, estabilidade política, voz e responsabilização, e maior liberdade económica. Adicionalmente, conclui-se que a componente legal da corrupção empresarial é relativamente mais relevante do que a componente ilegal e que se correlacionam positivamente com a percepção da corrupção na Administração Pública.<hr/>Controlling corruption is an important challenge namely to developed economies due to globalization. For the effect, it becomes important to know the main economic factors that determine different levels of corruption in the public administrations. Considering the 15 States Members of the European Union, for which there are great divergences in perception indexes of corruption, the objective is to establish correlations between corruption and different indicators of income, governance, economic freedom and ethics in business. The conclusions are that honesty of bureaucrats and politicians is correlated positively with governmental effectiveness, better quality of regulation, political stability, voice and accounting, and economic freedom. Additionally, we conclude that corporate legal corruption component is relatively more important than the corporate illegal corruption component and that they are also positively correlated with the perception of corruption in the public administration. <![CDATA[<b>Controlo público dos governos municipais</b>: <b>novos horizontes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442008000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os municípios portugueses tendem a assumir um importante papel no seio do sector público, detendo mais atribuições e responsabilidades acrescidas na gestão de recursos públicos, na sequência de um processo de redistribuição de funções pelo Estado, a que se associa uma reforma da gestão pública em geral.Nesta evolução, o controlo público detém um papel de relevo, visando este artigo contextualizar a auditoria pública aos municípios no movimento de mudança de uma «administração de procedimentos» para uma «administração de resultados», decorrente de acentuadas pressões para que os gestores públicos passem a prestar contas dos recursos que gerem.<hr/>Municipalities tend to assume an important role in the midst of the Portuguese public sector. They now possess more attributions and have increasing responsibilities in the management of public resources, following a process of redistribution of state functions, within a larger sector reform programme.In this evolution, public control has a relevant role. This work aims to contextualize the public audit to municipalities in a change movement from an «administration of procedures» to an «administration of results», resulting from increased pressures for public managers accountability. <![CDATA[<b>Novos desafios na gestão universitária em Portugal</b>: <b>o papel da Contabilidade analítica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442008000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A contabilidade analítica destina-se a enfatizar os elementos constitutivos dos custos e dos proveitos que apresentam um interesse primordial para a direcção da unidade organizativa. Assim, a contabilidade analítica é inicialmente conotada como um mero compilador de custos e de proveitos, empregando tradicionalmente o sistema de custeio total; é um orçamento de base rígida. Foi, na sua origem, orientada para o cálculo dos custos reais com o fim de determinar os resultados. Nos organismos públicos, os objectivos da contabilidade analítica, de custos ou de gestão, podem sintetizar-se em: obter informação sobre o processo de formação de custos, tanto os correspondentes às actividades internas como os dos serviços prestados ao exterior e os custos dos investimentos realizados; obter informação para a análise e o controlo de gestão, com indicadores da eficácia com que se conseguiram obter os objectivos planificados e da eficiência com que se utilizaram os recursos disponíveis. O objectivo deste artigo consiste em saber qual o papel da contabilidade analítica no sistema público de ensino superior e aferir do seu contributo para o estabelecimento de indicadores de gestão nas instituições públicas de ensino superior.<hr/>Cost accounting was developed to emphasise the elements within costs and gains, which are of primary interest for the organization’s top management. Thus, cost accounting was initially connoted as a mere compilation of costs and gains, traditionally applying the full costing system; it was a strict budget. It was then guided towards the calculation of real costs in order to determine results. In public organizations, the aims of cost or management accounting may be synthesised as follows: obtaining information on cost formation, regarding internal activities and external service provision and investment costs; obtaining information for management analysis and control, with efficiency indicators which help to achieve the stated objectives and the efficiency with which the available resources were used. The aim of this paper is to identify the role of cost accounting in the public higher education system and to determine its contribution in establishing management indicators in public higher education institutions. <![CDATA[<b>Processos de parceria e resultados em projectos locais de promoção do emprego</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442008000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo estudamos os processos de parceria e respectivos resultados de três projectos locais, À Medida, Formart e Le Cheile, com base na metodologia de estudo de caso. Para a análise consideram-se dois princípios: a interligação de processos e resultados, e a complementaridade dos estudos quantitativos e qualitativos. O trabalho em parceria traduz-se na concepção dos projectos, no envolvimento das instituições na disponibilização de recursos e na articulação de tarefas e em mudanças organizacionais nos projectos e nas instituições de origem dos parceiros. Esta «base» relacional possibilita a utilização e combinação de recursos que, por sua vez, produz resultados de natureza quantitativa e qualitativa em termos de promoção local do emprego e integração social.<hr/>This article studies partnership processes and respective results in three local projects, À Medida, Formart e Le Cheile, analysed on the basis of case study methodology. The analysis considers two principles: processes and results interaction, and combination of quantitative and qualitative studies. Partnership work emerges in project design, in actors’ involvement in making resources available and task co-ordination, and in organizational change in terms of projects and origin institutions. This foundation makes it possible to use and combine resources which generate quantitative and qualitative results in terms of local employment promotion and social inclusion. <![CDATA[<b>Como enfrentar a crise?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442008000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo estudamos os processos de parceria e respectivos resultados de três projectos locais, À Medida, Formart e Le Cheile, com base na metodologia de estudo de caso. Para a análise consideram-se dois princípios: a interligação de processos e resultados, e a complementaridade dos estudos quantitativos e qualitativos. O trabalho em parceria traduz-se na concepção dos projectos, no envolvimento das instituições na disponibilização de recursos e na articulação de tarefas e em mudanças organizacionais nos projectos e nas instituições de origem dos parceiros. Esta «base» relacional possibilita a utilização e combinação de recursos que, por sua vez, produz resultados de natureza quantitativa e qualitativa em termos de promoção local do emprego e integração social.<hr/>This article studies partnership processes and respective results in three local projects, À Medida, Formart e Le Cheile, analysed on the basis of case study methodology. The analysis considers two principles: processes and results interaction, and combination of quantitative and qualitative studies. Partnership work emerges in project design, in actors’ involvement in making resources available and task co-ordination, and in organizational change in terms of projects and origin institutions. This foundation makes it possible to use and combine resources which generate quantitative and qualitative results in terms of local employment promotion and social inclusion.