Scielo RSS <![CDATA[Economia Global e Gestão]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0873-744420100002&lang=pt vol. 15 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A regulação da economia de mercado</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Da propriedade intelectual à economia do conhecimento (Segunda parte) </b> <b>(<i>conclusão do artigo publicado na edição anterior)</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O eixo central de geração de valor desloca-se do conteúdo material para o conteúdo de conhecimento incorporado aos processos produtivos. Com isso criou-se uma batalha ideológica e econômica em torno do direito de acesso ao conhecimento. O acesso livre e praticamente gratuito ao conhecimento e à cultura que as novas tecnologias permitem é uma benção e não uma ameaça. Constitui um vetor fundamental de redução dos desequilíbrios sociais e da generalização das tecnologias necessárias à proteção ambiental do planeta. Tentar travar o avanço deste processo, restringir o acesso ao conhecimento e criminalizar os que dele fazem uso não faz o mínimo sentido. Faz sentido, sim, estudar novas regras do jogo capazes de assegurar um lugar ao sol aos diversos participantes do processo. Vale a pena atentarmos para o universo de mudanças que se descortina: são os trabalhos de Lawrence Lessig sobre o futuro das idéias, de James Boyle sobre a nova articulação dos direitos, de Joseph Stiglitz sobre a fragilidade do sistema de patentes, de André Gorz sobre a economia do imaterial, de Jeremy Rifkin sobre a economia da cultura, de Eric Raymond sobre a cultura da conectividade, de Castells sobre a sociedade em rede, de Toffler sobre a terceira onda, de Pierre Lévy sobre a inteligência coletiva, de Hazel Henderson sobre os processos colaborativos e tantos outros inovadores. Nestas propostas, veremos que as mudanças não estão esperando que se desenhem utopias e que um outro mundo está se tornando viável.<hr/>As the value of goods and services moves from material to knowledge content, the rules of the game are changing. Knowledge can be easily shared, for the benefit of all, and trying to prevent the natural curiosity we all feel in understanding how things happen, as well as the pleasure of creating and sharing cultural innovation, simply makes no sense. The different stakeholders of the creative process have a very legitimate right to earn their living, but certainly not by placing tollbooths at every step of innovation. We need more creativity in the rules of innovation. The present paper is an attempt to make good sense of the contributions of Manuel Castells on the network society, of Alvin Toffler on the megatrends of the knowledge society, of Lawrence Lessig on the future of ideas, of André Gorz on the creative economy, of Jeremy Rifkin on the era of access, of Eric Raymond on the connectivity culture, of Pierre Lévy on the concept of collective intelligence, of Joseph Stiglitz on the limitations of the patent system, of Hazel Henderson on the «win-win» collaborative process, of James Boyle on the rules of the new game, for it is a new game, and just looking for «pirates» and «criminals» is not helping. <![CDATA[<b>Estratégias das grandes empresas para o mercado brasileiro da base da pirâmide</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi entender se ocorreram mudanças nas estratégias das grandes empresas multinacionais que atuam no mercado brasileiro das classes “A” e “B” prioritariamente, quando essas empresas passam a focar também o mercado da Base da Pirâmide (Bottom of Pyramid-BOP). O referencial teórico utilizou conceitos da teoria Resource-based View (RBV), Posicionamento Estratégico, e a caracterização deste mercado. Utilizou-se o método de estudo de casos múltiplos, com entrevistas em profundidade para coleta de dados, e análise de conteúdo com auxílio do software Atlas-TI. Investigaram-se três grandes empresas multinacionais, selecionadas por conveniência e observou-se que estas não estão atuando de fato na BOP, preferindo penetrar na classe “C”, pois a estratificação econômica abaixo não é atrativa devido ao volume. Verificou-se também a combinação entre estratégia genérica de liderança por custo com aspectos da teoria da RBV.<hr/>The objective of this work was to understand if there were changes in the strategies of the great companies in the Brazilian market focused in medium and upper classes in order to attend the market of the “BOP”. The theoretical point of reference adopted was the Resource Based View and Strategic Positioning. The research employed the multiple case study method, using interviews in depth for the collection of data and analysis of content using software Atlas TI. Three great multinationals companies had been investigated, selected for convenience. It was observed that the great companies studied are not really acting in the bottom of the pyramid. It was observed the combination between cost leadership strategy and resources from RBV theory. <![CDATA[<b>Determinantes e implicações da satisfação dos médicos face aos medicamentos genéricos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objectivo examinar os principais determinantes e implicações da satisfação da classe médica face aos medicamentos genéricos. O crescente interesse em analisar e medir a satisfação dos médicos assume um carácter ainda mais importante quando esta se reflecte positivamente na lealdade do consumidor, no «passa-palavra» positivo, e numa intenção de compra repetida. Este estudo pretende analisar um modelo conceptual que integra vários conceitos como: expectativas, confiança, reputação, poupança e qualidade, que são considerados como factores determinantes da satisfação da classe médica face aos medicamentos genéricos. Por seu turno, tendo por base a literatura relevante de marketing, procura-se descortinar o impacto da satisfação na lealdade dos médicos nesta área tão específica.<hr/>The present study builds on and extends literature in the determinants and implications of the satisfaction of medical doctors towards generic drugs. The growing interest in measuring satisfaction assumes an even more important role when it is positively reflected on consumer loyalty, positive word-of-mouth and repurchases intention. The goal of this study is to analyze a conceptual model that covers a number of constructs, namely: expectations, trust, reputation, savings and quality as determinants factors of medical doctor’s satisfaction towards generic drugs. Additionally, building on previous research, it examines the impact of satisfaction on loyalty in a specific setting. <![CDATA[<b>O impacto da diversidade do género na eficiência da gestão e sua influência no PNB de um país</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objectivo investigar o impacto da diversidade do género na eficiência da gestão, nomeadamente no desempenho do PNB per capita nos países que compõem a União Europeia. Para a realização da investigação foram utilizadas duas bases de dados: uma referente ao PNB per capita de cada país membro da União Europeia e outra sobre a percentagem de mulheres no poder nas empresas desse país da UE. Estas bases de dados foram construídas a partir de dados obtidos mediante uma recolha efectuada às publicações do Eurostat, aos documentos de trabalho da Comissão Europeia e aos inquéritos realizados às forças de trabalho pela UE. A existência de correlação, estatisticamente significativa, entre as duas variáveis em estudo, foi pesquisada a partir da formulação de hipóteses. Os resultados dos testes estatísticos mostraram que a igualdade do género no processo decisório não foi ainda conseguida. Nenhum dos vinte e sete Estados da UE apresenta uma taxa superior a 50% e somente um terço apresenta taxas superiores a 30%. Consequentemente, não foi possível estabelecer uma relação clara e inequívoca entre o PNB per capita e a percentagem de mulheres à frente dos negócios. Este estudo conclui que a igualdade jurídica não conduz automaticamente à igualdade de facto. O estudo pretende, desta forma, promover a consciencialização do actual subaproveitamento do potencial das mulheres, para que se possam fomentar as iniciativas e acções para agir com vista a alcançar uma representação entre as mulheres e os homens nas tomadas de decisão que se possa designar de equilibrada.<hr/>This article aims to investigate the impact of gender diversity in the efficiency of the management, namely in the performance of the European Union Member States. In the present study two databases have been used: one concerning the percentage of women leaders of businesses and another one on the GNP per capita of EU Member States. Those databases were built on data collected from Eurostat publications and working documents of the Commission. Correlation tests were used to establish whether there is or not a relation between the variables identified. The results of the statistical tests had shown that the gender equality in business decision process has not yet been obtained. None of the twenty seven EU Member States presents rates close or superior to 50% and only a third of the Member States presents rates superior to 30%. Thus, it was not possible to establish a clear relation between the PNB per capita of the EU Member States and the percentage of women leaders of businesses. This study concludes that legal equal rights do not necessarily lead to gender equality in fact. The purpose of this paper is to promote the awareness of the under use of women's potential, in order to promote initiatives and actions that aim to reach a percentage between women and men in business decision process that can be considered as balanced. <![CDATA[<b>O Balanced Scorecard como instrumento de medida de desempenho das forças policiais - estudo de casos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo central deste artigo consiste em analisar o papel de um sistema de medida de desempenho que tem sido referido na literatura em contabilidade e gestão pública como tendo um elevado potencial na melhoria do desempenho organizacional, especialmente após as iniciativas da New Public Management (NPM) desde as décadas de 1980 e 1990: o Balanced Scorecard (BSC). O estudo foca, particularmente, uma das mais recentes áreas da sua aplicação: a polícia. O BSC tem-se revelado um desafio nesta área tão controversa do sector público, quer devido à ambiguidade dos objectivos, quer pela diversidade de interesses entre os vários stakeholders. Por outro lado, há um conjunto de factores exógenos, económicos e não financeiros, que determinam o desempenho da polícia, bem como a implementação deste instrumento. Os casos de aplicação do BSC às forças policiais são analisados e discutidos quer em países líderes na introdução das reformas da NPM, como o Reino Unido e o Canadá, quer em países menos avançados neste processo de reforma como Portugal, onde a medida de desempenho da actividade policial é uma questão em expansão no âmbito da agenda política.<hr/>The purpose of this paper is to discuss a performance measurement system that has come to be regarded in the literature on public management and accounting as having great potential for performance improvement since the New Public Management reforms began in the 1980s and 90s: the Balanced Scorecard. We particularly focus on one of the more recent areas of application, law enforcement. The BSC proves to be a challenge in this highly controversial area of public services, as it involves ambiguous objectives and many divergent interests from different actors. In addition, it is highly contingent on economic and nonfinancial exogenous factors that are well beyond the scope of police performance. Case applications are discussed in both forerunning NPM nations, such as the UK and Canada, as well as late coming nations, including Portugal, where performance measurement in police management is an increasing concern of the political agenda. <![CDATA[<b>Difusão de informação sobre a responsabilidade social pelos bancos chilenos</b>: <b>uma aproximação segundo a teoria da legitimidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudio indaga en la revelación de información en el ámbito de la responsabilidad social corporativa en el sector bancario chileno. La teoría de la legitimidad y la metodología del análisis de contenido aplicado a los informes anuales y a las páginas web de seis bancos privados chilenos ayudan a nuestro propósito. Los resultados muestran que los bancos chilenos revelan información sobre responsabilidad social corporativa, constatándose diferencias en el grado y el tipo de información dependiendo del medio de divulgación (informe anual vs. página web). Asimismo, los bancos chilenos otorgan mayor importancia a la información sobre comunidad y consumidores y productos y menor importancia a la información sobre medio ambiente, lo cual es compatible con las siguientes dos aseveraciones: los bancos se enmarcan en el grupo de industrias con elevada visibilidad hacia los consumidores finales pero con escaso impacto medioambiental; y la revelación de información es un instrumento utilizado por las empresas para legitimar su comportamiento en aquellos ámbitos en los que están sometidas a una mayor presión social y política.<hr/>O estudo investiga a divulgação da informação no âmbito da responsabilidade social corporativa no sector bancário chileno. A teoria da legitimidade e a metodologia da análise de conteúdo, aplicadas aos relatórios anuais e as páginas web de seis bancos chilenos servem o nosso propósito. Verifica-se que os bancos chilenos dão maior importância à informação sobre a comunidade, consumidores e produtos e menor importância ao meio ambiente. Isto permite as seguintes conclusões: os bancos incluem-se no grupo de actividades com elevada visibilidade para os consumidores finais, mas com escasso impacto sobre o meio ambiente; a divulgação da informação é um instrumento utilizado pelas empresas para legitimar o seu comportamento naqueles domínios em que estão sujeitas a maior pressão social e política.<hr/>The study investigates the dissemination of information in the scope of corporate social responsibility in the Chilean banking sector. We apply legitimacy theory and content analysis methodology to the annual reports and web pages of six Chilean banks. It is found that Chilean banks give greater importance to information on the community, consumers and products and less importance to the environment. A number of conclusions can be drawn from this: banks are included in the group of activities with high visibility for the end consumers, but with little impact on the environment; companies use the disclosure of information as an instrument to legitimize their behavior in domains where they are under the greatest social and political pressure. <![CDATA[<b>Conflitos de interesse</b>: <b>reflexões ao regime do pós-emprego público</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No regime jurídico aplicável às situações de pós-cessação de funções (post-public employment) dos cargos políticos e altos cargos públicos refere-se que os titulares de órgãos de soberania e titulares de cargos políticos não podem exercer, pelo período de três anos, contado da data de cessação das respectivas funções, cargos futuros que possam, eventualmente, colidir com o regime de incompatibilidades e, em particular, que possam provocar um conflito de interesse . O presente artigo pretende fazer um resumo e, além disso, integrar reflexões éticas com o estado da arte dessas mesmas situações.<hr/>The legal regime applicable to the post-public employment situations states that the individuals who have held political positions, elected or appointed, cannot exercise, for a period of three years, from the end of their appointments or election, futures position that could possibly collide with the regime of incompatibilities, in particular, which may cause a conflict of interest . This article intends to make a synopsis and also make some reflections about the state of the art in such systems. <![CDATA[<b>O risco sistémico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-74442010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Num contexto de «risco sistémico» generalizado, são necessários agentes ágeis, capazes de uma actuação eficaz no mercado global. É preciso prever, prevenir ou superar, quanto possível, os factos nocivos de maior ou menor envergadura que se associam aos diferentes tipos de risco, no referente à segurança das pessoas, à degradação ambiental, à saúde pública ou ao rendimento individual. Encontramos aqui a necessidade de certo tipo de regulação de múltiplas dimensões.<hr/>In a context of widespread «systemic risk», agile agents capable of acting effectively in the global market are required. We must anticipate, prevent or overcome, as possible, the adverse events of varying magnitude that are associated with different types of risk, in what concerns people’s safety, environmental degradation, public health or individual income. Here we find the need for some kind of regulation of multiple dimensions.