Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-028320170003&lang=pt vol. serIV num. 14 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Adesão ao regime medicamentoso antes e após intervenção de sensibilização terapêutica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A não adesão ao regime medicamentoso constitui na atualidade, uma problemática pertinente que afeta grande parte das pessoas que necessitam tomar medicamentos prescritos. Objetivos: Descrever a adesão ao regime medicamentoso por via oral dos indivíduos residentes numa freguesia rural do concelho de Chaves. Metodologia: Estudo observacional, descritivo, correlacional, longitudinal, amostra por conveniência, não-probabilística de 228 indivíduos. Para a recolha de dados recorreu-se a um formulário de caracterização sociodemográfica e teste de medida de adesão terapêutica. Resultados: Verificou-se que o nível de adesão ao regime medicamentoso aumentou no segundo momento, após a nossa intervenção, sendo que a média, no primeiro momento, foi de 5,14 ± 0,74 e no segundo momento foi de 5,69 ± 0,36. Apenas 16,9% dos indivíduos apresentaram adesão total ao regime medicamentoso. Conclusão: A equipa de saúde, nomeadamente o enfermeiro, envolvendo a pessoa e a família, poderá delinear estratégias que promovam a adesão ao regime medicamentoso, a todos os níveis: educacional, comportamental e motivacional.<hr/>Background: Non-adherence to the medication regimen is currently a relevant problem that affects many of the people who need to take prescribed medication. Objective: To describe the adherence to the oral medication regimen in a rural parish in the municipality of Chaves. Method: Observational, descriptive, correlational, and longitudinal study using a nonprobability convenience sample of 228 individuals. Data were collected using a sociodemographic characterization form and a measure of therapeutic adherence. Results: The level of adherence to the medication regimen increased in the second moment, after the intervention: the mean was 5.14 ± 0.74 in the first moment and 5.69 ± 0.36 in the second moment. Only 16.9% of the individuals adhered completely to the medication regimen. Conclusion: The health care team, namely the nurse, together with the patient and the family, can outline strategies to promote the adherence to the medication regimen at the educational, behavioral, and motivational levels.<hr/>Marco contextual: La no adhesión al régimen de medicamentos constituye en la actualidad una problemática pertinente que afecta a gran parte de las personas que necesitan tomar medicamentos prescritos. Objetivos: Describir la adhesión al régimen de medicamentos por vía oral de los individuos que residen en una pedanía rural del municipio de Chaves. Metodología: Estudio observacional, descriptivo, correlacional, longitudinal, muestra por conveniencia, no probabilística de 228 individuos. Para la recogida de datos se recurrió a un formulario de caracterización sociodemográfica y a una prueba de medida de adhesión terapéutica. Resultados: Se comprobó que el nivel de adhesión al régimen de medicamentos aumentó en el segundo momento, después de nuestra intervención, con una media en el primer momento de 5,14 ± 0,74 y en el segundo momento de 5,69 ± 0,36. Solo el 16,9 % de los individuos presentó adhesión total al régimen de medicamentos. Conclusión: El equipo de salud, especialmente el enfermero, involucrando a la persona y a la familia, podrá delinear estrategias que promuevan la adhesión al régimen de medicamentos, a todos los niveles: educativo, del comportamiento y motivacional. <![CDATA[<b>A influência da informação fornecida pelos enfermeiros sobre a ansiedade pré-operatória</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: Uma grande parte dos doentes manifesta diversos níveis de ansiedade aquando de uma cirurgia. A transmissão de informação no pré-operatório parece reduzir estes níveis de ansiedade. Objetivos: Avaliar a ansiedade pré-operatória de doentes propostos para cirurgia programada e a informação de enfermagem que possuem; analisar se algumas variáveis sociodemográficas influenciam a ansiedade pré-operatória; e analisar a relação entre a informação de enfermagem e a ansiedade pré-operatória. Metodologia: Estudo descritivo, correlacional. Aplicado um questionário a 200 doentes internados, no pré-operatório de cirurgia programada. Resultados: Os doentes percecionam estar melhor informados sobre aspetos organizacionais, comparativamente com os cuidados de enfermagem. O sexo influencia o nível de ansiedade pré-operatória. A informação pré-operatória está relacionada com o número de elementos do agregado familiar e o tempo em lista de espera, no entanto, quando correlacionada com o nível de ansiedade, não apresenta diferenças significativas. Conclusão: Os enfermeiros devem investir no fortalecimento da informação acerca dos cuidados de enfermagem ao longo do período perioperatório. Esta constitui uma área autónoma da profissão, relevante na prestação de cuidados de qualidade.<hr/>Background: Many patients undergoing surgery experience varying levels of anxiety. The provision of information in the preoperative period seems to reduce the levels of anxiety. Objectives: To assess preoperative anxiety in patients proposed for elective surgery and their level of nursing information; to analyze whether some sociodemographic variables influence preoperative anxiety; and to analyze the association between nursing information and preoperative anxiety. Methodology: Descriptive, correlational study. A questionnaire was applied to 200 inpatients in the preoperative period of elective surgery. Results: Patients perceived to be better informed about organizational aspects than about nursing care. Gender influences the level of preoperative anxiety. Preoperative information is correlated with the number of household members and waiting list time but showed no significant differences when correlated with the level of anxiety. Conclusion: Nurses should invest in improving the information about nursing care throughout the perioperative period. This is an autonomous nursing area which is relevant to the provision of quality care.<hr/>Marco contextual: Una gran parte de los pacientes manifiesta diversos niveles de ansiedad durante una cirugía. La transmisión de información en el preoperatorio parece reducir estos niveles de ansiedad. Objetivos: Evaluar la ansiedad preoperatoria de los pacientes propuestos para una cirugía programada y la información de enfermería que poseen; analizar si algunas variables sociodemográficas influyen en la ansiedad preoperatoria; y analizar la relación entre la información de enfermería y la ansiedad preoperatoria. Metodología: Estudio descriptivo, correlacional. Se aplicó un cuestionario a 200 pacientes internados en el preoperatorio de cirugía programada. Resultados: Los pacientes perciben que están mejor informados sobre los aspectos organizativos en comparación con los cuidados de enfermería. El sexo influye en el nivel de ansiedad preoperatoria. La información preoperatoria está relacionada con el número de elementos del hogar y el tiempo en la lista de espera. Sin embargo, cuando está correlacionada con el nivel de ansiedad, no presenta diferencias significativas. Conclusión: Los enfermeros deben invertir en el fortalecimiento de la información sobre los cuidados de enfermería a lo largo del período perioperatorio. Esta constituye un área autónoma de la profesión, que es relevante en la prestación de cuidados de calidad. <![CDATA[<b>Diagnósticos de enfermagem num serviço de urgência psiquiátrica</b>: <b>contributos para a sistematização dos cuidados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: Num serviço de urgência psiquiátrica acorrem uma diversidade de situações clínicas que traduzem diferentes necessidades e problemas de enfermagem. Objetivo: Identificar os diagnósticos de enfermagem, no domínio da doença mental, mais frequentes num serviço de urgência psiquiátrica. Metodologia: Investigação extensiva-quantitativa numa amostra de 49 clientes que acorreram ao serviço de urgência psiquiátrica. Elaboração dos diagnósticos de enfermagem segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), com a mobilização dos instrumentos de aferição: Mini-Exame do Estado Mental; Medida da Adesão Terapêutica (MAT) e Escala de Insight de Markova Berrios. Resultados: A adesão ao regime terapêutico comprometido constituiu o diagnóstico de enfermagem mais frequente, destacando-se, também, uma grande prevalência de diagnósticos relacionados com a sintomatologia psicótica e com o domínio psicológico do humor, como a tristeza, a ansiedade e a baixa autoestima. Conclusão: As alterações verificadas no domínio da sintomatologia psicótica representam a maior concentração de diagnósticos e de desafios de enfermagem.<hr/>Background: In a psychiatric emergency service, there is a diversity of clinical situations that reflect different nursing needs and problems. Objective: To identify the most common mental health-related nursing diagnoses in a psychiatric emergency service. Methodology: Extensive-quantitative study in a sample of 49 patients in the psychiatric emergency service. Elaboration of nursing diagnoses according to the International Classification for Nursing Practice (ICNP) and using the Mini-Mental State Examination, the Measure of Adherence to Treatment (MAT), and the Markova and Berrios Insight Scale. Results: Impaired therapeutic adherence was the most common diagnosis, followed by a high prevalence of diagnoses related to psychotic symptoms and the psychological domain of mood, such as sadness, anxiety, and negative self-esteem. Conclusion: The changes in the domain of psychotic symptoms represent the main nursing diagnoses and challenges.<hr/>Marco contextual: A un servicio de urgencias psiquiátricas acuden una diversidad de cuadros clínicos que traducen diferentes necesidades y problemas de enfermería. Objetivo: Identificar los diagnósticos de enfermería en el dominio de la enfermedad mental más frecuentes en un servicio de urgencia psiquiátrica. Metodología: Investigación extensiva y cuantitativa en una muestra de 49 pacientes que acuden al servicio de urgencias psiquiátricas. Elaboración de los diagnósticos de enfermería según la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE), con el uso de los siguientes instrumentos de evaluación: Miniexamen del Estado Mental; Medida da Adhesión Terapéutica (MAT) y Escala de Insight de Markova Berrios. Resultados: La adhesión al régimen terapéutico comprometido constituyó el diagnóstico de enfermería más frecuente, aunque destacó también una gran prevalencia de diagnósticos relacionados con la sintomatología psicótica y con el dominio psicológico del humor, como la tristeza, la ansiedad y la baja autoestima. Conclusión: Los cambios observados en el ámbito de la sintomatología psicótica representan la mayor concentración de diagnósticos y de desafíos por parte de los enfermeros. <![CDATA[<b>Evolução das pessoas dependentes no autocuidado acompanhadas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados surgiu como resposta ao crescente envelhecimento da população portuguesa e ao consequente aumento do número de pessoas dependentes no autocuidado. Objetivos: Avaliar o potencial de reconstrução de autonomia, e a evolução do compromisso nos processos corporais e da dependência no autocuidado das pessoas dependentes admitidas na Rede. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório, com uma amostra de conveniência constituída por 891 pessoas dependentes, realizado em 10 prestadores de cuidados da Rede da área de abrangência de uma Equipa Coordenadora Local da região Minho de Portugal. Resultados: O potencial de reconstrução de autonomia situa-se entre reduzido a moderado. Verificou-se uma evolução positiva no compromisso nos processos corporais e no nível de dependência no autocuidado. Maior potencial de reconstrução de autonomia está associado a menor compromisso nos processos corporais e a maior independência. Conclusão: O estudo revela ganhos em saúde efetivos na condição de saúde das pessoas dependentes acompanhadas nas diferentes tipologias de cuidados da Rede, o que demonstra a sua utilidade.<hr/>Background: The National Network for Integrated Continuous Care (NNICC) emerged as a response to the increasing aging of the Portuguese population and the consequent increase in the number of self-care dependent individuals. Objectives: To assess the potential for the recovery of autonomy, the evolution of bodily processes impairment, and the level of self-care dependence among dependent individuals admitted to the NNICC. Methodology: A descriptive and exploratory study was conducted using a convenience sample of 891 dependent individuals from 10 NNICC care units within the area of influence of a Local Coordination Team in the region of Minho, Portugal. Results: The results showed a low to moderate potential for the recovery of autonomy. There was a positive evolution in bodily processes impairment and in the level of self-care dependence. The greater potential for the recovery of autonomy is associated with a lower level of bodily processes impairment and a higher self-care independence. Conclusion: The study reveals effective health gains in the health condition of dependent individuals admitted to the NNICC, within its different types of care, which demonstrates its usefulness.<hr/>Marco contextual: La Red Nacional de Cuidados Continuados Integrados surgió como respuesta al creciente envejecimiento de la población portuguesa y al consiguiente aumento del número de personas dependientes en el autocuidado. Objetivos: Evaluar el potencial de reconstrucción de la autonomía, y la evolución del compromiso en los procesos corporales y de dependencia en el autocuidado de las personas dependientes admitidas en la Red. Metodología: Estudio descriptivo y exploratorio, con una muestra de conveniencia constituida por 891 personas dependientes, realizado en 10 prestadores de cuidados de la Red del área de cobertura de un equipo coordinador local de la región del Miño de Portugal. Resultados: El potencial de reconstrucción de la autonomía se sitúa entre reducido y moderado. Se verificó una evolución positiva en el compromiso en los procesos corporales y en el nivel de dependencia en el autocuidado. Un mayor potencial de reconstrucción de la autonomía se asocia con un menor compromiso en los procesos corporales y una mayor independencia. Conclusión: El estudio revela beneficios efectivos en la salud de las personas dependientes acompañadas en las diferentes tipologías de cuidados de la Red, lo que demuestra su utilidad. <![CDATA[<b>Experiencias de estudiantes de enfermería frente al cambio</b>: <b>desde un currículo tradicional a uno por competencias</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Marco contextual: La educación en enfermería en esta última década ha iniciado importantes cambios curriculares basados en la formación en competencias, por lo que implica un reto para la disciplina, el definir qué competencias son relevantes a desarrollar en los estudiantes. Objetivo: Comprender las experiencias vividas por los (as) estudiantes de la Universidad Católica del Maule acerca de la formación basada en competencias. Metodología: Se enmarca bajo el paradigma cualitativo, descriptivo e interpretativo, se realizaron 17 entrevistas semiestructuradas. En el análisis se utilizó el enfoque holístico de Van Manen. Resultados: Emergen temas como sentimientos experimentados con la innovación curricular, la implementación de competencias es difícil, el cambio es profundo, y una buena docencia, valoran el acompañamiento y la experiencia clínica del docente. Conclusión: El estudio permitió conocer el significado que tiene la innovación curricular desde la perspectiva de los estudiantes, aporta información relevante para el rediseño curricular y permite reflexionar acerca del proceso formativo de los currículos por competencias en el espacio latinoamericano.<hr/>Background: In the past decade, nursing education has initiated important curricular changes based on competency training. The discipline faces the challenge of defining the most relevant competencies for students to acquire. Objective: To understand the experiences of students from the Catholic University of the Maule, Chile about competency-based education. Methodology: A qualitative, descriptive and interpretative study was conducted. A total of 17 semi-structured interviews were performed. Van Manen's holistic approach was used in the analysis. Results: The emergent themes were feelings experienced regarding curricular innovation; the difficult implementation of competencies; the profound changes; and a good teaching. Conclusion: The study allowed us to understand the meaning of curricular innovation from the students' perspective and provided relevant information for curricular redesign. It allowed us to reflect on the teaching/learning process of competency-based curricula in Latin-America.<hr/>Enquadramento: A educação em enfermagem, nesta última década, tem iniciado importantes mudanças curriculares com base na formação de competências, promovendo um desafio para a disciplina de definir quais as competências relevantes para que os estudantes desenvolvam. Objetivo: Compreender as experiências dos(as) estudantes da Universidade Católica de Maule sobre formação baseada em competências. Metodologia: Estudo descritivo e interpretativo de natureza qualitativa, por meio de 17 entrevistas semiestruturadas. Para a análise, utilizou-se a abordagem holística de Van Manen. Resultados: Os temas emergentes foram sentimentos vivenciados com a inovação curricular, dificuldades na implementação de competências, o facto de a mudança ser profunda e uma boa docência valorizam o acompanhamento e a experiência clínica do professor. Conclusão: O estudo permitiu conhecer o significado que tem a inovação curricular na perspectiva dos estudantes, forneceu informações relevantes para o redesenho curricular e permitiu refletir sobre o processo formativo dos currículos baseados em competências no espaço latino-americano. <![CDATA[<b>Fatores condicionadores do desenvolvimento da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: O desenvolvimento da competência no autocuidado à ostomia é impulsionador de uma transição saudável para a vida com o estoma. Estudos sugerem a existência de fatores condicionadores do desenvolvimento da competência no autocuidado à ostomia. Objetivos: Identificar os fatores condicionadores do desenvolvimento da competência de autocuidado na pessoa com ostomia de ventilação. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Técnica de amostragem não probabilística, com 80 participantes. O instrumento de colheita de dados foi o Formulário de Avaliação da Competência de Autocuidado na Pessoa com Ostomia de Ventilação. Resultados: Ser do sexo masculino, ter baixa escolaridade, ter realizado cirurgia de urgência, ter uma ostomia temporária e ter um cuidador, constituem-se como fatores inibidores do desenvolvimento da competência de autocuidado à ostomia de ventilação. O tempo pós-operatório revelou-se como fator facilitador. Conclusão: O reconhecimento da existência de fatores condicionadores do desenvolvimento da competência no autocuidado à ostomia de ventilação permite ao enfermeiro identificar condições de vulnerabilidade nos seus clientes e adequar as intervenções de forma a potenciar a autonomia.<hr/>Background: The development of the self-care competence in the person with a stoma promotes a healthy transition to a life with a stoma. Studies suggest the existence of factors conditioning the development of the ostomy self-care competence. Objectives: To identify the conditioning factors for the development of the self-care competence in the person with a tracheostomy. Methodology: A quantitative, descriptive, and cross-sectional study was conducted in a nonprobability sample composed of 80 participants. Data were collected using the Assessment Form of the Self-Care Competence in the Person with a Tracheostomy. Results: The conditioning factors for the development of the tracheostomy self-care competence were: being a man, having low schooling, having had an emergency surgery, having a temporary ostomy, and having a caregiver. The postoperative period proved to be a facilitating factor. Conclusion: The recognition of the existence of factors conditioning the development of the tracheostomy self-care competence allows nurses to identify conditions of vulnerability in their patients and adapt their interventions with a view to enhancing their autonomy.<hr/>Marco contextual: El desarrollo de la competencia en el autocuidado a la ostomía impulsa una transición sana hacia la vida con un estoma. Los estudios sugieren que existen factores que condicionan el desarrollo de la competencia en el autocuidado a la ostomía. Objetivos: Identificar los factores que condicionan el desarrollo de la competencia de autocuidado en la persona con ostomía de ventilación. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo y transversal. Técnica de muestreo no probabilística, con 80 participantes. El instrumento de recogida de datos fue el Formulario de Evaluación de la Competencia de Autocuidado en la Persona con Ostomía de Ventilación. Resultados: Ser del sexo masculino, tener un bajo nivel de escolaridad, haber sido sometido a una cirugía de urgencia, tener una ostomía temporal y tener un cuidador son factores inhibidores del desarrollo de la competencia de autocuidado a la ostomía de ventilación. El tiempo posoperatorio fue un factor facilitador. Conclusión: El reconocimiento de la existencia de factores que condicionan el desarrollo de la competencia en el autocuidado a la ostomía de ventilación permite al enfermero identificar condiciones de vulnerabilidad en sus pacientes y adecuar las intervenciones para potenciar la autonomía. <![CDATA[<b>História em quadradinhos</b>: <b>tecnologia em saúde para a humanização da assistência à criança hospitalizada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A utilização de uma história aos quadradinhos (HQ) acerca de um procedimento doloroso e stressante na pediatria pode contribuir para uma prática humanística, com a compreensão das necessidades subjetivas da criança e melhoria da qualidade da assistência. Objetivo: Descrever a experiência da elaboração e utilização de uma história aos quadradinhos (HQ) acerca do brinquedo terapêutico instrucional (BTI) sobre punção venosa, seguindo os pressupostos da teoria humanística de enfermagem. Metodologia: Relato de experiência, com abordagem qualitativa, de cunho educativo e humanístico, sobre a elaboração da HQ acerca do procedimento de punção venosa, com apoio na teoria humanística de Paterson e Zderad, numa unidade pediátrica de Fortaleza-Ceará-Brasil. Resultados: Elaboraram-se textos e ilustrações autoexplicativas, instrutivas, divulgadoras, humanizadoras e inéditas, a partir de desenhos tipográficos das etapas da realização do procedimento de punção venosa, como BTI, e tomando como base o léxico dos profissionais de enfermagem pesquisados. Conclusão: A tecnologia em saúde da HQ pode trazer implicações para a prática quanto à assistência de enfermagem, bem como a sensibilização de profissionais para adoção de uma prática humanizada. Como limitação, cita-se a dificuldade de generalização dos resultados.<hr/>Background: The use of a comic book (CB) on a painful and stressful procedure in pediatrics may contribute to a more humanistic practice, leading to a better understanding of children's subjective needs and improved care quality. Objective: To describe the experience of the elaboration and use of a comic book (CB) about the instructional therapeutic toy (ITT) on venipuncture, following the assumptions of the humanistic nursing theory. Methodology: Experience report with a qualitative, educational, and humanistic approach on the elaboration of the CB on venipuncture based on Paterson and Zderad's humanistic theory at a pediatric unit in Fortaleza, Ceará, Brazil. Results: Self-explanatory, instructive, disseminating, humanizing, and original texts and illustrations were elaborated based on typographic drawings of the stages of the venipuncture procedure, as ITT, and using the vocabulary of surveyed nursing professionals. Conclusion: The use of CB as a health technology is believed to improve nursing care and practice, as well as for raising professionals' awareness to the adoption of a humanized practice. A limitation of this study was the difficulty in generalizing results.<hr/>Marco contextual: Emplear un cómic (HQ, en portugués) sobre un procedimiento doloroso y estresante en pediatría puede contribuir a la práctica humanística, mediante la comprensión de las necesidades subjetivas del niño y la mejora de la calidad de la asistencia. Objetivo: Describir la experiencia de elaborar y utilizar una novela gráfica (HQ) acerca del juguete terapéutico instructivo (BTI) sobre la punción venosa, siguiendo los presupuestos de la teoría humanística de enfermería. Método: Relato de experiencia, con enfoque cualitativo, educativo y humanístico, sobre la elaboración de la HQ acerca del procedimiento de punción venosa, con base en la teoría humanística de Paterson y Zderad, en una unidad pediátrica de Fortaleza (Ceará, Brasil). Resultados: Se elaboraron textos e ilustraciones autoexplicativas, instructivas, divulgadoras, humanizadoras e inéditas, a partir de dibujos tipográficos de las etapas del procedimiento de punción venosa, como BTI, y tomando como base el léxico de los profesionales de enfermería investigados. Conclusión: La tecnología en salud de la HQ puede tener implicaciones para la práctica en cuanto a la asistencia de enfermería, así como la sensibilización de profesionales para la adopción de una práctica humanizada. Como limitación se cita la dificultad de generalización de los resultados. <![CDATA[<b>Intervenções breves na redução do consumo de álcool em utentes de uma unidade de saúde familiar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: As intervenções breves (IBs) têm como objetivo primordial a deteção de consumo de risco e nocivo de bebidas alcoólicas e motivar o indivíduo a modificar comportamentos. Objetivos: Avaliar o efeito das IBs na redução do consumo de álcool em utentes de uma unidade de saúde familiar (USF). Metodologia: Estudo pré-experimental, avaliação antes e após intervenção (5 meses) de 45 utentes (grupo único). Utilizou-se o Alcohol Use Desorder Identification Test (AUDIT). As IBs foram desenvolvidas por enfermeiros. Resultados: Na avaliação inicial, 88,6% dos utentes encontravam-se no nível de risco I; 11,4 % no nível de risco II. No seguimento, 5 meses após as IBs, 97,7 % encontravam-se no nível de risco I, 2,3% no nível de risco II. Conclusão: As IBs tiveram efeito na diminuição e estabilização dos níveis de risco de consumo de álcool, reforçando a importância da sua aplicação nos cuidados de saúde primários.<hr/>Background: The primary objective of brief interventions (BIs) is to detect hazardous and harmful alcohol consumption and encourage behavior change. Objectives: To assess the effect of BIs in reducing alcohol consumption in users of a Family Care Unit (FCU). Methodology: A pre-experimental study, with assessment before and after the intervention (5 months), was conducted with 45 users of a FCU (single group). The Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT) was used. The BIs were developed by nurses. Results: At baseline, 88.6% of users were at risk level I and 11.4% were at risk level II. At follow-up (5 months after BIs), 97.7% of them were at risk level I and 2.3% were at risk level II. Conclusion: BIs reduced and stabilized the risk levels of alcohol consumption, reinforcing the importance of their application in primary care.<hr/>Marco contextual: Las intervenciones breves (IBs) tienen como objetivo primordial la detección de consumo de riesgo y nocivo de bebidas alcohólicas, así como motivar al individuo para que modifique sus comportamientos. Objetivos: Evaluar el efecto de las IBs en la reducción del consumo de alcohol en usuarios de una Unidad de Salud Familiar (USF). Metodología: Estudio preexperimental, evaluación antes y después de la intervención (5 meses) de 45 usuarios (grupo único). Se utilizó el Alcohol Use Desorder Identification Test (AUDIT). Las IBs las desarrollaron enfermeros. Resultados: En la evaluación inicial, el 88,6 % de los usuarios se encontraban en el nivel de riesgo I; el 11,4 % en el nivel de riesgo II. En el seguimiento, 5 meses después de las IBs, 97,7 % se encontraban en el nivel de riesgo I, el 2,3% en el nivel de riesgo II. Conclusión: Las IBs tuvieron un efecto en la disminución y estabilización de los niveles de riesgo de consumo de alcohol, y reforzaron la importancia de su aplicación en la atención de salud primaria. <![CDATA[<b>Qualidade dos cuidados de enfermagem</b>: <b>um estudo em hospitais portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: Numa procura permanente da excelência no exercício profissional, é exigido aos enfermeiros uma atuação congruente com os padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem, sendo pertinente perceber o fenómeno no contexto hospitalar. Objetivos: Analisar a perceção dos enfermeiros relativamente à concretização dos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo, de carácter quantitativo, realizado em 36 instituições hospitalares EPE de Portugal continental, com a participação de 3,451 enfermeiros. Como instrumento de colheita de dados usámos o questionário. Resultados: A maioria dos enfermeiros concretiza às vezes ou sempre as atividades que contribuem para a qualidade dos cuidados de enfermagem. Decorrente da análise efetuada, as atividades inerentes às dimensões Promoção da saúde, Bem-estar e autocuidado e Readaptação funcional, são aquelas que os enfermeiros percecionam como menos executadas. Por outro lado, as atividades mais frequentemente concretizadas, reportam-se às dimensões Responsabilidade e rigor e Prevenção de complicações. Conclusão: Os dados sugerem a necessidade de se repensarem as práticas, no sentido de uma atuação congruente com os enunciados descritivos menos frequentemente concretizados.<hr/>Background: In a constant pursuit for professional excellence, nurses are required to comply with the quality standards of nursing care. Thus, it is essential to understand this phenomenon in the hospital setting. Objectives: To analyze nurses' perception of the implementation of quality standards in nursing care. Methodology: A quantitative, descriptive-exploratory study was conducted in 36 public hospital institutions located in mainland Portugal, involving a total of 3.451 nurses. Data were collected using a questionnaire. Results: Most nurses often or always performed activities that enhance the quality of nursing care. This analysis showed that nurses perceive activities related to Health Promotion, Well-being and Self-care, and Functional Readaptation as less implemented. On the other hand, activities related to Responsibility and Rigor and Prevention of Complications are implemented most often. Conclusion: The findings suggest that nursing practices should be redesigned and adjusted based on the activities that are less often implemented.<hr/>Marco contextual: En una búsqueda permanente de la excelencia en el ejercicio profesional, se exige que los enfermeros actúen de forma congruente con los patrones de calidad de los cuidados de enfermería, para lo cual es pertinente comprender el fenómeno en el contexto hospitalario. Objetivos: Analizar la percepción de los enfermeros en relación a la concretización de los patrones de calidad de los cuidados de enfermería. Metodología: Estudio exploratorio y descriptivo, de carácter cuantitativo, realizado en 36 instituciones hospitalarias EPE de Portugal continental, en el que se contó con la participación de 3,451 enfermeros. Como instrumento de recogida de datos se usó el cuestionario. Resultados: La mayoría de los enfermeros realiza a veces o siempre las actividades que contribuyen a la calidad de los cuidados de enfermería. A partir del análisis efectuado, las actividades inherentes a las dimensiones Promoción de la salud, Bienestar y autocuidado y Readaptación funcional son aquellas que los enfermeros perciben como menos ejecutadas. Por otro lado, las actividades que se realizan con más frecuencia se refieren a las dimensiones Responsabilidad y rigor y Prevención de complicaciones. Conclusión: Los datos sugieren que es necesario repensar las prácticas con el objetivo de realizar una actuación congruente con los enunciados descriptivos que se ponen en práctica con menos frecuencia. <![CDATA[<b>Stresse e stressores em motoristas de autocarros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: O stresse ocupacional é uma das principais desordens patológicas desencadeadas por processos inadequados no trabalho. Objetivos: Investigar o stresse e stressores em motoristas de autocarros. Metodologia: Estudo descritivo, exploratório de abordagem quantitativa, desenvolvido com 321 motoristas, utilizando o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp, sendo analisado através dos testes de qui-quadrado, fisher e a razão de verossimilhança (IC = 95%). Resultados: Dos stressados, 75,6% estão na fase de resistência e 18,6% na fase de exaustão. Houve associação do stresse e das suas fases com o tempo de trabalho na empresa (p = 0,016), tempo de descanso durante o horário de trabalho (p < 0,001), qualidade do sono (p = 0,001) e autoavaliação da saúde (p < 0,001). Conclusão: O stresse está relacionado com o tempo de serviço, excessiva carga horária diária, inexistência de horário para o descanso e a péssima qualidade de sono.<hr/>Background: Occupational stress is one of the main pathological disorders triggered by inadequate processes at work. Objectives: To investigate stress and stressors in bus drivers. Methodology: A descriptive, exploratory study with a quantitative approach was conducted with 321 bus drivers, using Lipp's Inventory of Stress Symptoms for Adults. The chi-squared test, the Fisher's exact test, and the Likelihood-ratio test (CI = 95%) were applied. Results: In this sample, 75.6% of the stressed bus drivers are in the resistance phase and 18.6% are in the exhaustion phase. Stress and its phases were correlated with length of service (p = 0.016), rest during working hours (p < 0.001), sleep quality (p = 0.001), and health self-assessment (p < 0.001). Conclusion: Stress is associated with working time, excessive daily workload, lack of time to rest, and poor sleep quality.<hr/>Marco contextual: El estrés ocupacional es uno de los principales trastornos patológicos desencadenados por procesos inadecuados en el trabajo. Objetivos: Investigar el estrés y los estresores en conductores de autobuses. Metodología: Estudio descriptivo, exploratorio, de enfoque cuantitativo, desarrollado con 321 conductores y en el que se utilizó el Inventario de Síntomas de Estrés de Lipp, el cual se analizó a través de las pruebas de ji cuadrado, Fisher y la razón de verosimilitud (IC = 95%). Resultados: De las personas estresadas, el 75,6 % está en la fase de resistencia y el 18,6% en la de agotamiento. Hubo una asociación del estrés y sus fases con el tiempo de trabajo en la empresa (p = 0,016), el tiempo de descanso durante el horario de trabajo (p < 0,001), la calidad del sueño (p = 0,001) y la autoevaluación de la salud (p < 0,001). Conclusión: El estrés está relacionado con el tiempo de servicio, la carga horaria diaria excesiva, la inexistencia de un horario para descansar y la pésima calidad del sueño. <![CDATA[<b>Viver com uma ileostomia</b>: <b>um estudo de caso sobre o processo de transição</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A confeção de uma ileostomia constitui um evento capaz de afetar a identidade da pessoa, levando-a a experimentar um processo de transição. As respostas humanas envolvidas nas transições, como objeto de estudo da enfermagem, necessitam de ser exploradas, na pessoa e no contexto de quem as vive. Objetivos: Descrever e compreender o fenómeno de transição vivido por uma pessoa com ileostomia com polipose adenomatosa familiar, a partir do modelo de transição de Afaf Meleis. Metodologia: Estudo de caso único, do tipo instrumental, conduzido sob o paradigma de investigação qualitativo. O caso foi selecionado por conveniência e a informação recolhida através da observação, da análise aos registos eletrónicos de enfermagem e de uma entrevista semiestruturada. Resultados: A pessoa e o contexto envolvidos numa transição são duas realidades que não se repetem e que influenciam o curso do processo de transição. Conclusão: O modelo de transição de Afaf Meleis permite compreender o processo de transição vivido pela pessoa com ileostomia quanto à natureza, condições e padrões de resposta envolvidos.<hr/>Background: An ileostomy affects the person's identity, leading to a process of transition. The person's response to transition, as the subject of nursing study, should be explored, as well as the context in which the transition is experienced. Objective: To describe and understand the transition phenomenon experienced by a person with an ileostomy and diagnosed with familial adenomatous polyposis, based on Afaf Meleis' Transition Model. Methodology: An instrumental case study was conducted using the qualitative research paradigm. The case was selected through a convenience sampling strategy and data were collected through observation, analysis of the electronic nursing records, and semi-structured interviews. Results: The person and the context involved in the transition process are two non-recurring realities that influence its course. Conclusion: Afaf Meleis' Transition Model allows understanding the transition process experienced by the ileostomy patient in terms of nature, conditions, and response patterns of transitions.<hr/>Marco contextual: Una ileostomía puede afectar a la identidad de la persona y llevarla a experimentar un proceso de transición. Es necesario explorar las respuestas humanas involucradas en las transiciones, como objeto de estudio de la enfermería, en la persona y en el contexto de quienes las viven. Objetivos: Describir y comprender el fenómeno de transición vivido por una persona con ileostomía con poliposis adenomatosa familiar, a partir del modelo de transición de Afaf Meleis. Metodología: Estudio de caso único, de tipo instrumental, conducido de acuerdo con el paradigma de investigación cualitativo. El caso se seleccionó por conveniencia y la información se recogió a través de la observación, el análisis a los registros electrónicos de enfermería y una entrevista semiestructurada. Resultados: La persona y el contexto involucrados en una transición son dos realidades que no se repiten y que influyen en el transcurso del proceso de transición. Conclusión: El modelo de transición de Afaf Meleis permite comprender el proceso de transición vivido por la persona con ileostomía en cuanto a la naturaleza, las condiciones y los patrones de respuesta involucrados. <![CDATA[<b>Intervenções de enfermagem na monitorização da</b> <b>deterioração clínica da pessoa em enfermaria hospitalar</b>: <b>uma revisão integrativa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A deterioração clínica da pessoa nem sempre é bem gerida em contexto de enfermaria resultando numa maior probabilidade de paragem cardiorrespiratória, internamentos não programados em unidade de cuidados intensivos e aumento da mortalidade. Objetivos: Identificar intervenções de enfermagem realizadas na deteção atempada da deterioração clínica da pessoa em contexto de enfermaria hospitalar. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada através da pesquisa de trabalhos publicados e literatura cinzenta nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e ScienceDirect. Resultados: Identificaram-se 534 resultados, dos quais se selecionaram 11 documentos para análise e extração dos dados. Conclusão: A avaliação dos sinais vitais, quer de forma individual, quer de forma a obter uma avaliação em escalas de early warning score, são as intervenções de enfermagem realizadas identificadas na literatura.<hr/>Background: Clinical deterioration is sometimes mishandled in hospital wards resulting in increased likelihood of cardiorespiratory arrest, unplanned intensive care admissions, and death. Objectives: To identify nursing interventions aimed at the early detection of the clinical deterioration of ward patients. Methodology: Integrative literature review through the search for published and gray literature in CINAHL, MEDLINE, and ScienceDirect databases. Results: A total of 534 documents were identified, of which 11 were selected for data extraction and analysis. Conclusion: The monitoring of vital signs, either individually or in combination or to obtain an early warning score, is the most widely performed nursing intervention identified in the literature.<hr/>Marco contextual: El deterioro clínico de la persona no siempre se gestiona bien en el contexto de la enfermería, lo que da como resultado una mayor probabilidad de parada cardiorrespiratoria, internamientos no programados en la unidad de cuidados intensivos y un aumento de la mortalidad. Objetivos: Identificar las intervenciones de enfermería realizadas en la detección temprana del deterioro clínico de la persona en el contexto de la enfermería hospitalaria. Metodología: Revisión integradora de la literatura, realizada a través de la investigación de trabajos publicados y literatura gris en las bases de datos CINAHL, MEDLINE y ScienceDirect. Resultados: Se identificaron 534 resultados, de los cuales se seleccionaron 11 documentos para analizarlos y extraer los datos. Conclusión: La evaluación de los signos vitales, tanto de forma individual, como para obtener una evaluación en escalas de early warning score, son las intervenciones de enfermería realizadas identificadas en la literatura. <![CDATA[<b>Intervenções na escola para prevenção da violência nas relações de intimidade entre adolescentes</b>: <b>revisão integrativa da literatura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A violência nas relações de intimidade (VRI) quando ocorre na adolescência configura-se como um problema considerado mais grave por impactar negativamente o desenvolvimento saudável e por se constituir prenunciador da violência conjugal e intrafamiliar. Objetivos: Identificar os tipos de intervenção de prevenção primária da VRI entre adolescentes que têm sido implementados em contexto escolar. Metodologia: Revisão integrativa de literatura nas bases PubMed, CINAHL, Lilacs, e na biblioteca virtual SciELO. Resultados: Doze estudos compuseram a presente revisão. As intervenções foram identificadas por meio de 3 categorias, multicomponentes, direcionadas ao desenvolvimento de habilidades, e baseadas em teatro/dramatização. Os estudos apresentaram resultados homogéneos. Especificidades de população e abordagem foram discutidas. Conclusão: Importantes contribuições para delineamento das intervenções de prevenção da VRI foram apresentadas, como a necessidade de embasamento teórico; aproximação do contexto de vida dos adolescentes e trabalho junto aos expectadores.<hr/>Background: Intimate partner violence (IPV) in adolescence is a more serious problem because it negatively impacts the healthy development and is a precursor to domestic and family violence. Objectives: To identify the types of primary IPV prevention interventions that have been implemented in school settings. Methodology: Integrative literature review in the following databases: PubMed, CINAHL, Lilacs, and SciELO virtual library. Results: Twelve studies were included in this review. Interventions were identified based on 3 categories: Multicomponent interventions; Skill-building interventions; and Theater/role-playing interventions. Similar results were found in all studies. Population and approach specificities were discussed. Conclusion: In this review, important contributions to IPV prevention interventions were presented, such as the need for theoretical background, life-context approach, and intervention towards bystanders.<hr/>Marco contextual: Cuando la violencia en las relaciones íntimas (VRI) se produce en la adolescencia, supone un problema considerado más grave, ya que impacta negativamente en el desarrollo sano y constituye una señal previa de violencia conyugal e intrafamiliar. Objetivos: Identificar los tipos de intervención de prevención primaria de la VRI entre adolescentes que se han implementado en el contexto escolar. Metodología: Revisión integradora de la literatura en las bases PubMed, CINAHL, Lilacs, y en la biblioteca virtual SciELO. Resultados: La presente revisión comprendió doce estudios. Las intervenciones se identificaron a través de 3 categorías, multicomponentes, dirigidas al desarrollo de habilidades, y basadas en el teatro/la dramatización. Los estudios presentaron resultados homogéneos. Se discutieron las especificidades de la población y el enfoque. Conclusión: Se presentaron importantes contribuciones para diseñar las intervenciones de prevención de la VRI, como la necesidad de una base teórica; la aproximación del contexto de vida de los adolescentes y el trabajo junto a los espectadores. <![CDATA[<b>O uso do simulador de velhice em estudantes de enfermagem</b>: <b>uma <i>scoping review</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Contexto: O recurso à simulação, na formação de enfermeiros, tem aumentado nas últimas décadas e proporcionado a aquisição e desenvolvimento de várias competências. Contudo, os dados relativos à utilização específica do simulador de velhice encontram-se dispersos na literatura. Objetivo: Mapear intervenções com o simulador de velhice, implementadas em estudantes de enfermagem. Método de revisão: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. A intervenção oscilou entre 1 e 3 horas de duração, entre a utilização do fato de simulação completo e apenas alguns constritores. Foram implementados instrumentos de avaliação de empatia e de eficácia na aprendizagem. Ambos os estudos foram implementados em estudantes do 2º ano da licenciatura. Conclusão: As características da intervenção, duração e os instrumentos de avaliação diferem entre estudos. Mais estudos devem ser realizados para determinar o efeito/vivências da implementação do simulador de velhice na aquisição e desenvolvimento de competências.<hr/>Background: The use of simulation in nurses' training has increased over the past decades and provided the acquisition and development of several skills. However, data on the specific use of the aged simulation suit are scattered in the literature. Objective: To map interventions implemented in nursing students using the aged simulation suit. Review Method: Scoping review following the Joanna Briggs Institute methodology. Two independent reviewers analyzed the relevance of the studies and extracted and synthesized data. Presentation and interpretation of results: Two studies were included in the review. Each intervention consisted of using the complete simulation suit and only some restrictors and lasted 1 to 3 hours. Instruments were used to measure empathy and learning efficacy. Both studies were implemented in 2nd-year students of the bachelor of science in nursing. Conclusion: The characteristics and the duration of each intervention, as well as the assessment instruments differed between studies. Further studies should be carried out to determine the effect/experiences of using the aged simulation suit in the acquisition and development of skills.<hr/>Contexto: El uso de la simulación en la formación de enfermeros ha aumentado en las últimas décadas y ha proporcionado la adquisición y el desarrollo de varias competencias. Sin embargo, los datos relativos al uso específico del simulador de vejez se encuentran dispersos en la literatura. Objetivo: Mapear intervenciones con el simulador de vejez implementadas en estudiantes de enfermería. Método de revisión: Evaluación del impacto (scoping review) basada en los principios establecidos por el Joanna Briggs Institute. Dos revisores independientes realizaron el análisis de relevancia de los artículos, así como la extracción y síntesis de los datos. Presentación e interpretación de los resultados: Se incluyeron dos estudios en la revisión. La duración de la intervención osciló entre 1 y 3 horas, entre la utilización de la simulación completa y solo algunos constrictores. Se implementaron instrumentos de evaluación de la empatía y la eficacia en el aprendizaje. Ambos estudios se implementaron en los estudiantes del segundo año de la licenciatura. Conclusión: Las características de la intervención, la duración y los instrumentos de evaluación difieren entre los estudios. Se deben realizar más estudios para determinar el efecto/las experiencias de la implementación del simulador de vejez en la adquisición y el desarrollo de competencias. <![CDATA[<b>Transcrever entrevistas</b>: <b>questões conceptuais, orientações práticas e desafios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832017000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A recolha de informação através de entrevistas é uma estratégia de investigação comum, existindo vasta literatura sobre a realização e a análise das mesmas. Contrariamente, a transcrição tem sido um tema secundarizado, embora não irrelevante. Transcrever consiste na transformação de um discurso oral num texto escrito com significado, que possa ser analisado e que contenha as informações relevantes da entrevista. Objetivos: Abordam-se e discutem-se as questões conceptuais, pragmáticas e desafios inerentes à transcrição de entrevistas, numa perspetiva integradora. Principais tópicos em análise: O que se entende por transcrever? Que tipos de transcrições existem? O que é que se transcreve e como é que transcreve uma entrevista? Que cuidados devem ser salvaguardados quando transcrevermos? Quais são as principais dificuldades de se transcrever? Conclusão: Reconhecendo a inexistência de protocolos ou regras universais para transcrever, importa que os investigadores explicitem as suas práticas e decisões, as quais poderão influenciar a análise de dados.<hr/>Background: Interviews are a common practice for gathering information in scientific studies. Although there is an extensive work about how to conduct and analyze an interview, transcription has usually remained a minor issue. Transcribing is the transformation of oral speech into a written and meaningful text that includes relevant information from the interview and that can be analyzed. Objectives: This article addresses and discusses the main conceptual and practical issues, as well as the main challenges involved in interview transcription, using an integrative approach. Main topics under analysis: What is the definition of transcription? Which types of transcripts exist? What content must be transcribed? How should an interview be transcribed? What special measures should be taken during a transcription? What are the main difficulties? Conclusion: Given the lack of universal protocols or rules for transcription, researchers should state their practices and decisions, which may influence data analysis.<hr/>Marco contextual: La recogida de información a través de entrevistas es una estrategia de investigación común, y existe una vasta literatura sobre la realización y el análisis de las mismas. Por el contrario, la transcripción ha sido hasta ahora un tema secundario, aunque no irrelevante. Transcribir consiste en transformar un discurso oral en un texto escrito con significado, que pueda ser analizado y que contenga las informaciones relevantes de la entrevista. Objetivos: Se abordan y se discuten las cuestiones conceptuales, pragmáticas y desafíos inherentes a la transcripción de entrevistas, en una perspectiva integradora. Principales temas de análisis: Qué se entiende por transcribir? Qué tipos de transcripciones existen? Qué se transcribe y cómo transcribe una entrevista? Qué cuidados deben tenerse al transcribir? Cuáles son las principales dificultades de transcribir? Conclusión: Puesto que reconocemos que no existen protocolos o reglas universales para transcribir, es importante que los investigadores expliciten las prácticas y decisiones que pueden influir en el análisis de datos.