Scielo RSS <![CDATA[Revista de Enfermagem Referência]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-028320200004&lang=pt vol. serV num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Ensino de Enfermagem Num Novo Tempo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Aceitação de um programa mHealth para prevenção da obesidade em adolescentes</b>: <b>estudo misto sequencial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A área da saúde tem-se adaptado ao uso de tecnologia, recorrendo a esta como um aliado relevante em programas de monitorização e prevenção da obesidade e problemas associados. Objetivo: Avaliar a aceitação do programa e-terapêutico TeenPower em adolescentes. Metodologia: Estudo misto sequencial realizado em 47 alunos do 6º ao 8º ano de escolaridade em Portugal. Na primeira fase, os dados foram recolhidos através de questionário incluindo dados sociodemográficos, questionário de aceitação, escolhas alimentares, (in)satisfação com a imagem corporal, perfil do estilo de vida e e-literacia em saúde. A segunda fase incluiu uma sessão interativa online com fórum de discussão, seguida de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: A aceitação do programa TeenPower por parte dos adolescentes apresenta um valor médio positivo nos 4 fatores avaliados pela escala. Verificou-se ainda que a e-literacia em saúde está positivamente relacionada com a perceção de utilidade do TeenPower. Conclusão: A aceitação favorável de programas e-terapêuticos pode permitir a inovação e melhoria na prevenção da obesidade, respondendo eficazmente às expectativas e necessidades dos adolescentes.<hr/>Background: The health area has been adapting to the use of technology, using it as an important ally in programs for monitoring and preventing obesity and associated problems. Objective: To assess the acceptance of the TeenPower e-therapeutic program in adolescents. Methodology: Sequential mixed-method study with 47 students in grades 6, 7, and 8 in Portugal. In the first phase, data were collected through a questionnaire consisting of sociodemographic data, acceptance questionnaire, food choices, body image (dis)satisfaction, lifestyle profile, and eHealth literacy. The second phase included an interactive online session with a discussion forum, followed by Bardin's content analysis. Results: The acceptance of the TeenPower program by adolescents had a positive mean score in the 4 factors assessed on the scale. eHealth literacy was also positively associated with the perceived usefulness of the TeenPower program. Conclusion: The successful acceptance of e-therapeutic programs can lead to innovation and improvement in obesity prevention, thus providing an effective response to the adolescents' expectations and needs.<hr/>Marco contextual: El área de la salud se ha adaptado al uso de la tecnología y la ha utilizado como aliada relevante en los programas de monitorización y prevención de la obesidad y los problemas asociados. Objetivo: Evaluar la aceptación del programa terapéutico electrónico TeenPower en adolescentes. Metodología: Estudio mixto secuencial realizado en 47 estudiantes de 6.º a 8.º año de escolaridad en Portugal. En la primera fase se reunieron datos mediante un cuestionario que incluía datos sociodemográficos, cuestionario de aceptación, elecciones de alimentos, (in)satisfacción con la imagen corporal, perfil del estilo de vida y alfabetización electrónica en materia de salud. La segunda fase incluyó una sesión interactiva en línea con un foro de debate, seguida de un análisis del contenido de Bardin. Resultados: La aceptación del programa TeenPower por parte de los adolescentes presenta un valor positivo promedio en los 4 factores evaluados por la escala. También se constató que la alfabetización electrónica en materia de salud se relaciona positivamente con la percepción de la utilidad del TeenPower. Conclusión: La aceptación favorable de los programas terapéuticos electrónicos puede permitir la innovación y la mejora en la prevención de la obesidad, respondiendo así eficazmente a las expectativas y necesidades de los adolescentes. <![CDATA[<b>Adaptação transcultural brasileira do Resilience Safety Culture</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: Nos sistemas de saúde, a resiliência institucional refere-se à adaptação dos trabalhadores, de forma a preservar a relação saudável entre a pessoa e o seu trabalho num ambiente com considerável transformação e imprevisibilidade. Objetivo: Realizar a adaptação transcultural da Resilience Safety Culture para o Brasil e para as organizações de saúde. Metodologia: Estudo metodológico, cujo processo de adaptação e validação seguiu 6 etapas. O instrumento foi aplicado a 145 profissionais de saúde num hospital público. Resultados: Na adaptação cultural, os itens foram ajustados conforme análise dos juízes com coeficiente global de validade de conteúdo de 0,95 e consistência interna dos itens 0,91. A análise fatorial confirmatória sugeriu um modelo com índices adequados (X²/dl = 5,315; SRMR = 0,079; TLI = 0,92; CFI = 0,93; RMSEA = 0,019). Conclusão: A versão brasileira foi considerada válida e confiável, com 42 itens dispostos em 10 domínios, divergindo do modelo original. Recomenda-se que a versão adaptada seja utilizada em outras amostras, a fim de averiguar a sua validade e confiabilidade alcançadas neste estudo.<hr/>Background: In health systems, institutional resilience refers to the workers' ability to adapt to preserve their healthy relationship with their work in fast-changing and unpredictable environments. Objective: To carry out the cross-cultural adaptation of the Resilience Safety Culture for Brazil and healthcare organizations. Methodology: Methodological study with a six-step adaptation and validation process. The instrument was applied to 145 health professionals in a public hospital. Results: In the cultural adaptation, the items were adjusted based on the expert judges' analysis with a global content validity index of 0.95 and an internal consistency of 0.91. Confirmatory factor analysis suggested a good-fitting model (X²/dl = 5.315; SRMR = 0.079; TLI = 0.92; CFI = 0.93; RMSEA = 0.019). Conclusion: The Brazilian version proved to be valid and reliable with 42 items arranged in 10 domains, differing from the original model. The adapted version should be used in other samples to verify the validity and reliability achieved in this study.<hr/>Marco contextual: En los sistemas de salud, la resiliencia institucional se refiere a la adaptación de los trabajadores para preservar la relación saludable entre la persona y su trabajo en un entorno de considerable transformación e imprevisibilidad. Objetivo: Realizar la adaptación transcultural de la Resilience Safety Culture para Brasil y para las organizaciones de salud. Metodología: Estudio metodológico, cuyo proceso de adaptación y validación siguió 6 etapas. El instrumento se aplicó a 145 profesionales de la salud en un hospital público. Resultados: En la adaptación cultural, los ítems se ajustaron de acuerdo con el análisis de los jueces, con un coeficiente global de validez de contenido de 0,95 y una consistencia interna de los ítems de 0,91. El análisis factorial confirmatorio sugirió un modelo con índices adecuados (X²/dl = 5,315; SRMR = 0,079; TLI = 0,92; CFI = 0,93; RMSEA = 0,019). Conclusión: La versión brasileña se consideró válida y fiable, con 42 artículos dispuestos en 10 dominios, que difieren del modelo original. Se recomienda que la versión adaptada se utilice en otras muestras para verificar la validez y fiabilidad conseguidas en este estudio. <![CDATA[<b>Carga de trabalho numa unidade de internamento hospitalar de acordo com o <i>Nursing Activities Score</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A elevada carga de trabalho pode estar associada à complexidade clínica dos doentes e à longa permanência na unidade, constituindo um tratamento de enfermagem frequentemente baseado em cuidados semi-intensivos. Objetivo: Avaliar a carga de trabalho de uma equipa de enfermagem de uma unidade de internamento através do Nursing Activities Score (NAS). Metodologia: Estudo exploratório, transversal, quantitativo, realizado com doentes internados numa unidade de internamento hospitalar. A forma de caracterização composta por dados sociodemográficos, clínicos e o NAS foi usada para recolher dados de registos documentados de cuidados de enfermagem. Resultados: O NAS médio foi de 43,2, variando de 59,0 e 54,1 ao primeiro dia e no último dia de internamento, respetivamente, e este é o tempo médio que um doente necessita de um enfermeiro. Além disso, os pacientes que acabaram por morrer e aqueles que mostraram cultura positiva para germes multirresistentes tiveram médias de NAS mais altas no último dia. Conclusão: A carga de trabalho da equipa de enfermagem é elevada, evidenciada pela elevada procura de cuidados.<hr/>Background: High workload can be associated with patient acuity and long hospital stay, often calling for semi-intensive nursing care. Objective: To assess the workload of a nursing team of a hospital inpatient unit using the Nursing Activities Score (NAS). Methodology: An exploratory, cross-sectional, quantitative study was conducted with patients admitted to a hospital inpatient unit. The sample was characterized using sociodemographic and clinical data, and the NAS was used to collect data from documented nursing records. Results: The mean NAS score was 43.2, ranging from 59.0 to 54.1 for the first day and the last day of hospitalization, respectively, which is the average nursing care time. Patients who died and those who showed a positive culture for multidrug-resistant bacteria had higher mean NAS scores on the last day. Conclusion: The nursing workload is high, evidenced by the high demand for care.<hr/>Marco contextual: La elevada carga de trabajo puede estar asociada a la complejidad clínica de los pacientes y a la larga estancia en la unidad, lo que supone un tratamiento de enfermería a menudo basado en cuidados semiintensivos. Objetivo: Evaluar la carga de trabajo de un equipo de enfermería en una unidad de internamiento hospitalario a través del Nursing Activities Score (NAS). Metodología: Estudio exploratorio, transversal y cuantitativo, realizado con pacientes ingresados en una unidad de internamiento hospitalario. La forma de caracterización compuesta por datos sociodemográficos, clínicos y el NAS se utilizó para recoger datos de registros documentados de cuidados de enfermería. Resultados: El promedio del NAS fue de 43,2, variando entre 59,0 y 54,1 el primer día y el último día de hospitalización respectivamente, y este es el tiempo promedio en que un paciente necesita a un enfermero. Además, los pacientes que terminaron muriendo y aquellos que mostraron un cultivo positivo de gérmenes multirresistentes tuvieron en el NAS medias más altas el último día. <![CDATA[<b>Conceptualização dos cuidados de enfermagem à pessoa com deglutição comprometida após o acidente vascular cerebral</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: O compromisso na deglutição é uma condição clínica que afeta um número significativo de pessoas com acidente vascular cerebral (AVC). As suas complicações estão entre as principais causas de morte após o AVC, apesar de não ser considerada como causa de mortalidade. Objetivo: Compreender como os enfermeiros conceptualizam os cuidados de enfermagem à pessoa com deglutição comprometida após o AVC. Metodologia: Estudo exploratório e descritivo, realizado num serviço de internamento de um centro de reabilitação, usando a técnica de focus group e observação participante, durante o período de abril a julho de 2019. Resultados: Vários fatores influenciam o processo de tomada de decisão em enfermagem, resultando em práticas assentes na lógica da intervenção interdependente. Nas terapêuticas de enfermagem identificam-se constrangimentos na documentação das práticas. Salienta-se o foco na pessoa e família e o seu envolvimento no processo de cuidados. Conclusão: Existem aspetos organizacionais que influenciam negativamente a conceção dos cuidados. Reforça-se a necessidade de melhorar a documentação das terapêuticas de enfermagem.<hr/>Background: Dysphagia is a clinical condition that affects a significant number of stroke patients. Its complications are among the main causes of death after a stroke, although dysphagia is not considered a cause of death. Objective: To understand how nurses conceptualize nursing care to the person with post-stroke dysphagia. Methodology: An exploratory descriptive study was conducted in an inpatient unit of a rehabilitation center, using the focus group and participant observation techniques, between April and July 2019. Results: Several factors influence the decision-making process in nursing, resulting in practices based on interdependent intervention. Constraints were identified in the documentation of nursing therapeutic approaches. The focus on the person and family and their involvement in the care process is highlighted. Conclusion: There are organizational aspects that negatively influence the conceptualization of care. The need to improve the documentation of nursing therapeutic approaches is reinforced.<hr/>Marco contextual: El deterioro de la deglución es un cuadro clínico que afecta a un número significativo de personas que han sufrido un accidente cerebrovascular (ACV). Sus complicaciones se encuentran entre las principales causas de muerte después del ACV, aunque no se la considera una causa de mortalidad. Objetivo: Comprender cómo los enfermeros conciben el cuidado de la persona con problemas de deglución después de un ACV. Metodología: Estudio exploratorio y descriptivo realizado en un servicio de internamiento de un centro de rehabilitación, para lo cual se utilizó la técnica de grupos focales y la técnica de observación participante durante el período de abril a julio de 2019. Resultados: Varios factores influyen en el proceso de toma de decisiones en enfermería, lo que da lugar a prácticas basadas en la lógica de la intervención interdependiente. En las terapias de enfermería, las limitaciones se identifican en la documentación de las prácticas. Se destaca el enfoque centrado en la persona y la familia, y su participación en el proceso de atención. Conclusión: Hay aspectos organizativos que influyen negativamente en la conceptualización de la atención. Se refuerza la necesidad de mejorar la documentación de las terapias de enfermería. <![CDATA[<b>Construção e validação de uma Escala de Avaliação de Informação Pré-Operatória</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A transmissão de informações no pré-operatório é uma estratégia adotada pelos enfermeiros para controlar os níveis de ansiedade da pessoa que será submetida a cirurgia programada. Uma ferramenta que avalie essa informação contribui para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem. Objetivos: Construir e validar uma escala para avaliação da informação pré-operatória. Metodologia: Estudo psicométrico. Foi desenvolvida uma lista de 15 itens com base na revisão da literatura e experiência dos investigadores, na forma de escala tipo likert, aplicada a 200 pessoas no pré-operatório de cirurgia programada. A validade de construto foi estudada pela análise fatorial exploratória, método dos componentes principais, rotação varimax, tipo ortogonal. Resultados: O valor dos testes de Kaiser-Meyer-Olkin e de esfericidade de Bartlett confirmam a adequabilidade do modelo e a prossecução com a análise fatorial exploratória, extraindo-se dois fatores que explicam 53,48% da variância total. O alfa de Cronbach global foi de 0,903. Conclusão: A versão final da escala apresenta boas propriedades psicométricas, permitindo avaliar a perceção da pessoa acerca da informação que possui.<hr/>Background: Preoperative information provision is a strategy used by nurses to control elective surgical patients' anxiety levels. A tool for assessing this information will improve the quality of nursing care. Objective: To develop and validate a preoperative information assessment scale. Methodology: Psychometric study. A Likert-type 15-item scale was developed based on a literature review and the researchers' experience. The scale was applied to 200 patients undergoing elective surgery in the preoperative period. Construct validity was assessed through exploratory factor analysis, principal components method, Varimax orthogonal rotation. Results: The KMO measure (0.92) and Bartlett's test of sphericity confirm the model's suitability. Two factors were extracted with the exploratory factor analysis, explaining 53.48% of the total variance. Cronbach's alpha for the total scale was 0.903. Conclusion: The final version of the scale has good psychometric properties and allows assessing the patient's perception of the information received.<hr/>Marco contextual: La transmisión de información en el preoperatorio es una estrategia adoptada por los enfermeros para controlar los niveles de ansiedad de la persona que se someterá a una cirugía programada. Una herramienta que evalúa esta información contribuye a mejorar la calidad de la atención de enfermería. Objetivos: Construir y validar una escala para evaluar la información preoperatoria. Metodología: Estudio psicométrico. Se elaboró una lista de 15 ítems, basada en la revisión de la literatura y la experiencia de los investigadores, como una escala de tipo Likert, y se aplicó a 200 personas en el período preoperatorio de una cirugía programada. La validez de constructo se estudió mediante el análisis factorial exploratorio, el método de componentes principales, la rotación varimax, el tipo ortogonal. Resultados: El valor de la prueba de Kaiser-Meyer-Olkin y de esfericidad de Bartlett confirman la adecuación del modelo y la continuación con el análisis factorial exploratorio, extrayendo dos factores que explican el 53,48% de la varianza total. El alfa de Cronbach global fue de 0,903. Conclusión: La versión final de la escala tiene buenas propiedades psicométricas, lo que permite evaluar la percepción de la información que tiene la persona. <![CDATA[<b>Diagnósticos de enfermagem em idosos hospitalizados à luz da teoria do conforto de Kolcaba</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento:. É fundamental que o enfermeiro incorpore ações para a promoção do conforto ao idoso nas unidades de terapias intensivas (UTI). Objetivo: Identificar os diagnósticos de enfermagem (DE) em idosos hospitalizados numa UTI; categorizar os diagnósticos conforme as dimensões do conforto (Física, Psicoespiritual, Sociocultural e Ambiental) da teoria de Kolcaba. Metodologia: Estudo transversal. Foram analisados 103 registos clínicos de idosos internados entre 01/10/2019 e 31/12/2019 numa UTI de um hospital, localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Resultados: A mediana da idade dos idosos foi de 82 anos e 58,25% eram do sexo feminino. Foi identificada a frequência de 1140 DE distribuídos em 26 títulos e seis domínios da taxonomia NANDA-I. Dos 26 títulos de diagnósticos, 80,77% foram categorizados como pertencentes à dimensão do conforto físico, 11,54% ao conforto sociocultural, 3,58% ao conforto ambiental e 3,58% ao conforto psicoespiritual. Conclusão: A incorporação de teoria ao processo de enfermagem poderá auxiliar o enfermeiro na identificação e implementação de medidas de conforto em todas as dimensões ao idoso hospitalizado.<hr/>Background: Nurses should implement actions that promote comfort in elderly patients hospitalized in Intensive Care Units (ICUs). Objective: To identify nursing diagnoses (NDs) in hospitalized elderly patients in an ICU; to categorize diagnoses according to the dimensions of comfort (physical, psychospiritual, sociocultural, and environmental) in Kolcaba's theory. Methodology: Cross-sectional study. Analysis of the 103 clinical records of elderly patients admitted to an ICU of a hospital located in Rio de Janeiro, Brazil, between 1 January and 31 December 2019. Results: The median age was 82 years, and 58.25% of elderly patients were women. A total of 1,140 NDs were identified and distributed across 26 titles and six domains of NANDA-I Taxonomy. Of the 26 titles, 80.77% were categorized as belonging to the dimension of physical comfort, 11.54% to sociocultural comfort, 3.58% to environmental comfort, and 3.58% to psychospiritual comfort. Conclusion: The integration of a theory into the nursing process may assist nurses in identifying and implementing comfort measures in all dimensions for hospitalized elderly patients.<hr/>Marco contextual: Es esencial que el enfermero incorpore acciones para promover el confort de los ancianos en las unidades de tratamientos intensivos (UTI). Objetivo: Identificar los diagnósticos de enfermería (DE) en pacientes ancianos en una UTI; categorizar los diagnósticos según las dimensiones del confort (física, espiritual, sociocultural y ambiental) de la teoría de Kolcaba. Metodología: Estudio transversal. Se analizaron 103 registros clínicos de ancianos internados entre el 01/10/2019 y el 31/12/2019 en una UTI de un hospital localizado en la ciudad de Río de Janeiro, Brasil. Resultados: La edad media de los ancianos era de 82 años y el 58,25% eran mujeres. Se identificó la frecuencia de 1140 DE distribuidos en 26 títulos y seis dominios de la taxonomía NANDA-I. De los 26 títulos de diagnóstico, el 80,77% se clasificó como perteneciente a la dimensión de confort físico, el 11,54% al confort sociocultural, el 3,58% al confort ambiental y el 3,58% al confort psicoespiritual. Conclusión: La incorporación de la teoría en el proceso de enfermería puede ayudar al enfermero a identificar y aplicar medidas de confort en todas las dimensiones para el anciano hospitalizado. <![CDATA[<b>Estudo psicométrico</b>: <b>Questionário de Conhecimentos das Intervenções Autónomas de Enfermagem no Doente com Síndrome Coronário Agudo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: O reconhecimento da autonomia dos enfermeiros só poderá ser conseguido se esta for corretamente mensurada e validada. Neste sentido, torna-se imperioso avaliar os seus conhecimentos, reconhecendo o seu papel decisivo. Objetivo: Validar e avaliar as propriedades psicométricas do Questionário de Conhecimentos acerca das Intervenções Autónomas de Enfermagem face ao Doente com Síndrome Coronário Agudo. Metodologia: Estudo metodológico, descritivo analítico-correlacional e transversal. Avaliou-se a consistência interna através do alfa de Cronbach e a análise fatorial confirmatória numa amostra de 738 enfermeiros portugueses inscritos na Ordem dos Enfermeiros. Resultados: A média de idades foi de 37,57 anos, sendo 76,0% mulheres. Após o refinamento do questionário, a análise fatorial confirmatória evidenciou uma qualidade de ajustamento aceitável da estrutura fatorial composta por 9 fatores com 44 itens (x²/gl = 2,042; CFI = 0,846; GFI = 0,826; RMSEA = 0,053; RMR = 0,069). A consistência interna global foi de a = 0,930, mostrando uma fiabilidade elevada, explicando 56,739% de variância total. Conclusão: O questionário é fiável e válido revelando potencial para investigação, monitorização e avaliação dos conhecimentos dos enfermeiros em contexto formativo e prática clínica.<hr/>Background: The recognition of nurses autonomy can only be achieved if it is correctly measured and validated. In this sense, it is imperative to evaluate their knowledge, recognizing their decisive role. Objective: To validate and evaluate the psychometric properties of the Knowledge Questionnaire about Autonomous Nursing Interventions for patients with Acute Coronary Syndrome. Methodology: Methodological, descriptive, analytical-correlational and cross-sectional study. Internal consistency was assessed using Cronbach's alpha and confirmatory factor analysis in a sample of 738 Portuguese nurses enrolled in the Ordem dos Enfermeiros. Results: The average age was 37.57 years, 76.0% of which were women. After the refinement of the questionnaire, the confirmatory factor analysis showed an acceptable quality of adjustment of the factor structure composed of 9 factors with 44 items (x²/gl = 2.042; CFI = 0.846; GFI = 0.826; RMSEA = 0.053; RMR = 0.069). The overall internal consistency was a = 0.930, showing high reliability, explaining 56.739% of total variance. Conclusion: The questionnaire is reliable and valid, revealing the potential for investigation, monitoring and evaluation of nurses' knowledge in a training context and clinical practice.<hr/>Marco contextual: El reconocimiento de la autonomía de los enfermeros solo puede lograrse si esta se mide y valida correctamente. En este sentido, es imperativo evaluar sus conocimientos y reconocer la función decisiva que desempeñan. Objetivo: Validar y evaluar las propiedades psicométricas del Cuestionario de Conocimientos de las Intervenciones Autónomas de Enfermería en el Paciente con Síndrome Coronario Agudo. Metodología: Estudio metodológico, descriptivo, analítico-correlacional y transversal. La consistencia interna se evaluó mediante el alfa de Cronbach y el análisis factorial confirmatorio en una muestra de 738 enfermeros portugueses inscritos en el Colegio de Enfermeros. Resultados: La edad media era de 37,57 años, el 76,0% eran mujeres. Tras el perfeccionamiento del cuestionario, el análisis factorial confirmatorio mostró una calidad de ajuste aceptable de la estructura factorial compuesta por 9 factores con 44 ítems (x²/gl = 2,042; CFI = 0,846; GFI = 0,826; RMSEA = 0,053; RMR = 0,069). La consistencia interna global fue = 0,930, lo que muestra una alta fiabilidad, que explica el 56,739% de la variancia total. Conclusión: El cuestionario es fiable y válido, y revela el potencial de investigación, monitorización y evaluación de los conocimientos de los enfermeros en el contexto formativo y la práctica clínica. <![CDATA[<b>Impacto da COVID-19 nas dinâmicas sociofamiliares e académicas dos estudantes de enfermagem em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: Devido à pandemia COVID-19 encerraram-se estabelecimentos de ensino e confinaram-se os estudantes. Objetivos: Conhecer as mudanças sociofamiliares, académicas e comportamentais dos estudantes de enfermagem, provocadas pela pandemia COVID-19; caracterizar perceções de saúde, informação e adesão às medidas veiculadas. Metodologia: Estudo quantitativo descritivo-correlacional com 425 estudantes de enfermagem. Utilizou-se o COVID-19 International Student Well-Being Study (C19 ISWS). Cumpriram-se pressupostos éticos. Resultados: Suspensas aulas presenciais, os estudantes regressaram ao domicílio familiar, reduziram contactos com amigos e privilegiaram comunicações online. Manifestaram stress face às mudanças no ensino e à possibilidade de não concluírem o ano letivo. Reportaram aumento de materiais online, mas não identificaram acréscimo de trabalho académico. Referiram menos recursos financeiros. Consideraram informações da Direção-Geral da Saúde atempadas e compreensíveis e aderiram fortemente às medidas implementadas. Os consumidores, diminuíram significativamente consumos de tabaco, álcool e outros. Conclusão: A pandemia COVID-19 trouxe alterações à vida dos estudantes de enfermagem, marcadas por retorno à casa da família, preocupações com sucesso escolar e afastamento das sociabilidades académicas, aderindo massivamente às medidas sanitárias recomendadas.<hr/>Background: Due to the COVID-19 pandemic, education institutions were closed, and students were confined to their homes. Objectives: To identify the social, family, academic, and behavioral changes related to the COVID-19 pandemic in nursing students; to characterize their perceptions of health, information, and compliance with the measures. Methodology: Quantitative descriptive-correlational study with 425 nursing students. The COVID-19 International Student Well-Being Study (C19 ISWS) was used. All ethical requirements were met. Results: With the suspension of presential classes, students returned to their family homes, reduced their contacts with friends, and gave priority to online forms of communication. They experienced stress due to the changes in the teaching methods and about the possibility of not successfully completing the academic year. Students reported an increase in online materials but did report an increase in academic workload. They reported fewer financial resources and considered that the information from the Directorate-General of Health was clear and provided in due time. They also reported having complied with the measures. Students significantly decreased their consumption of tobacco, alcohol, and others. Conclusion: The COVID-19 pandemic has changed the nursing students' lives, due to their return to their family homes, the concerns about their academic success, the distancing from social activities, with strict compliance with the recommended sanitary measures.<hr/>Marco contextual: Debido a la pandemia de COVID-19, se cerraron los establecimientos educativos y se confinó a los estudiantes. Objetivos: Conocer los cambios sociofamiliares, académicos y de comportamiento de los estudiantes de enfermería causados por la pandemia de COVID-19; caracterizar las percepciones de la salud, la información y el cumplimiento de las medidas comunicadas. Metodología: Estudio cuantitativo descriptivo-correlacional con 425 estudiantes de enfermería. Se utilizó el COVID-19 International Student Well-Being Study (C19 ISWS). Se cumplieron los supuestos éticos. Resultados: Con la suspensión de las clases presenciales, los estudiantes volvieron al domicilio familiar, redujeron el contacto con sus amigos y dieron prioridad a la comunicación en línea. Manifestaron estrés ante los cambios en la enseñanza y la posibilidad de no completar el año académico. Informaron de un aumento de los materiales en línea, pero no identificaron ningún aumento en el trabajo académico. Indicaron que disponían de menos recursos financieros. Consideraron que la información de la Dirección General de Salud era adecuada y comprensible, y se comprometieron firmemente con las medidas aplicadas. Los consumidores disminuyeron significativamente el consumo de tabaco, alcohol y otros productos. Conclusión: La pandemia de COVID-19 trajo consigo cambios en la vida de los estudiantes de enfermería, marcados por el regreso a la vivienda familiar, la preocupación por el éxito académico y el distanciamiento de la sociabilidad académica, cumpliendo así ampliamente con las medidas sanitarias recomendadas. <![CDATA[<b>Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional. Objetivo: Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática. Conclusão: A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.<hr/>Background: The transitional experience of nurse residents occurs through intentional changes motivated by the possibility of enhancing their practice. Objective: To analyze the motivations for the transitional experience of former students of the nurse residency program in a municipality in Northeast Brazil. Methodology: Cross-sectional exploratory study carried out with 40 former students of the nurse residency program. The semi-structured interview technique with a guide was used for data collection. Data were analyzed through content analysis. Results: The category Motivations for the transitional experience emerged, which discusses the motivators influencing the transitional experience. Three subcategories also emerged: Need to enhance knowledge and experience clinical practice; Undergraduate training is insufficient; and Previous experience in practical settings. Conclusion: The completion of the nurse residency program is a transitional experience motivated by the possibilities of improving nurses' practice.<hr/>Marco contextual: La experiencia de transición de las residentes de enfermería se produce a través de cambios intencionales motivados por la posibilidad de cualificarse en su ejercicio profesional. Objetivo: Analizar las motivaciones de la experiencia de transición de las estudiantes de especialización en enfermería en un municipio del noreste de Brasil. Metodología: Estudio transversal y exploratorio realizado con 40 enfermeras de los estudios de especialización en enfermería, en la modalidad de residencia. Para recopilar los datos se utilizó la técnica de la entrevista semiestructurada con guion dirigido según el análisis de contenido. Resultados: El estudio hizo posible la construcción de la categoría “motivaciones de la experiencia de transición”, en la que se examinan las motivaciones de la experiencia de transición, lo que dio lugar a tres subcategorías temáticas, necesidad de profundizar en el conocimiento y experimentar la práctica; la insuficiencia de la graduación, y la experiencia previa en los escenarios de la práctica. Conclusión: La realización de los estudios de especialización es una experiencia de transición motivada por las posibilidades de las enfermeras para cualificarse en su ejercicio profesional. <![CDATA[<b>Qualidade de vida nos profissionais de enfermagem que exercem funções na estratégia saúde da família</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: Qualidade de vida (QV) é um constructo complexo, multidimensional e marcado pela subjetividade. Investigar a QV nos profissionais de enfermagem da atenção primária à saúde é importante para a contribuição para a promoção da saúde destes profissionais, repercutindo-se na população. Objetivos: Analisar a QV dos profissionais de enfermagem no contexto da estratégia saúde da família. Metodologia: Estudo exploratório, transversal e descritivo de abordagem quantitativa. A amostra constituiu-se por 85 profissionais de enfermagem pertencentes à estratégia saúde da família do município de Macaé/RJ/Brasil. Os dados foram recolhidos através do WHOQOL-BREF proposto pela Organização Mundial da Saúde, contemplando informações acerca do perfil sociodemográfico. Resultados: O domínio Relações sociais evidenciou o score médio mais elevado para os enfermeiros. No domínio Psicológico, apenas os técnicos de enfermagem evidenciaram os scores médios mais elevados, sendo que o domínio Ambiente evidenciou o score médio mais baixo para toda a categoria de enfermagem estudada. Conclusão: Recomenda-se aos gestores que atuam na atenção primária à saúde um maior investimento em ações direcionadas para a promoção da saúde e QV destes profissionais.<hr/>Background: Quality of life (QoL) is a complex, multidimensional construct that is characterized by subjectivity. It is important to investigate the QoL of nursing professionals in primary health care because it contributes to the promotion of their health, with an impact on the population. Objectives: To analyze the QoL of nursing professionals working in the family health strategy. Methodology: Exploratory, cross-sectional, and descriptive study with a quantitative approach. The sample consisted of 85 nursing professionals working in the family health strategy in the municipality of Macaé/RJ/Brazil. Data were collected using the WHOQOL-BREF developed by the World Health Organization, which included information about the sociodemographic profile. Results: For nurses, the highest mean score was found in the Social relationships domain. In the Psychological domain, only nursing technicians had the highest mean scores. All of the professionals had the lowest mean scores in the Environment domain. Conclusion: Primary health care managers should invest more in interventions aimed at promoting these professionals' health and QoL.<hr/>Marco contextual: La calidad de vida (QV, en portugués) es un constructo complejo, multidimensional y subjetivo. La investigación de la QV en los profesionales de enfermería de atención primaria es importante para contribuir a la promoción de la salud de estos, lo que repercute en la población. Objetivos: Analizar la QV de los profesionales de enfermería en el contexto de la estrategia de salud familiar. Metodología: Estudio exploratorio, transversal y descriptivo, de enfoque cuantitativo. La muestra estuvo compuesta por 85 profesionales de enfermería pertenecientes a la estrategia de salud familiar del municipio de Macaé/RJ/Brasil. Los datos se recopilaron por medio del WHOQOL-BREF, propuesto por la Organización Mundial de la Salud, incluida la información sobre el perfil sociodemográfico. Resultados: El dominio Relaciones sociales mostró la mayor puntuación media de los enfermeros. En el dominio Psicológico, solo los técnicos de enfermería mostraron las puntuaciones medias más altas, mientras que el dominio Ambiente mostró la puntuación media más baja para toda la categoría de enfermería estudiada. Conclusión: Se recomienda que los gestores que actúan en la atención primaria de la salud inviertan más en acciones dirigidas a la promoción de la salud y la QV de estos profesionales. <![CDATA[<b>Vivências de adolescentes com diabetes <i>mellitus</i> tipo 1</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crónica que afeta frequentemente adolescentes, exigindo maturidade, responsabilidade, aceitação e cuidados constantes. Objetivos: Compreender como é para os adolescentes viver com diabetes mellitus tipo 1 e descrever o perfil sociodemográfico dos adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Metodologia: Pesquisa exploratória, descritiva, quantiqualitativa, com 61 adolescentes, diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1, seguidores da página do facebook Diabética tipo Ruim. Resultados: A maioria dos participantes é do sexo masculino (78,68%), cor da pele branca (60,65%), estudante (80,16%), residente na região sudeste do Brasil (40,98%), com idade entre 15 e 18 anos (60,65%). Os sentimentos em relação ao diagnóstico foram medo (31,66%), tristeza (22,95%) e revolta (14,75%). Os dados qualitativos foram discutidos em três categorias: Impacto do diagnóstico de diabetes mellitus na vida dos adolescentes; Aceitar a doença para viver melhor; Família, amigos e profissionais de saúde como rede de apoio. Conclusão: A diabetes mellitus produz um grande impacto na rotina do adolescente, requerendo autocuidado e rede de apoio constituída por família, amigos e profissionais de saúde.<hr/>Background: Type 1 diabetes is a common chronic disease in adolescents and requires maturity, responsibility, acceptance, and constant care. Objectives: To understand how adolescents live with type 1 diabetes and describe their sociodemographic profile. Methodology: A quantitative/qualitative exploratory, descriptive research was conducted with 61 adolescents diagnosed with type 1 diabetes who followed the Facebook page Diabética tipo Ruim. Results: The majority of the participants were male (78.68%), White (60.65%), students (80.16%), aged 15 to 18 years (60.65%), and lived in Southeastern Brazil (40.98%). They reported feelings of fear (31.66%), sadness (22.95%), and anger (14.75%) toward the diagnosis. Qualitative data were divided into three categories: Impact of the diagnosis of diabetes on the adolescents' lives; Accepting the disease to live better; Family, friends, and health professionals as a support network. Conclusion: Diabetes has a major impact on the daily lives of adolescents, requiring self-care and a support network composed of family, friends, and health professionals.<hr/>Marco contextual: La diabetes mellitus tipo 1 es una enfermedad crónica que suele afectar a los adolescentes y que requiere madurez, responsabilidad, aceptación y cuidados constantes. Objetivos: Comprender cómo es para los adolescentes vivir con diabetes mellitus tipo 1 y describir el perfil sociodemográfico de los adolescentes con diabetes mellitus tipo 1. Metodología: Investigación exploratoria, descriptiva y cuantitativa con 61 adolescentes diagnosticados con diabetes mellitus tipo 1, seguidores de la página de Facebook Diabética Tipo Ruim. Resultados: La mayoría de los participantes es del sexo masculino (78,68%), de piel blanca (60,65%), estudiantes (80,16%), que viven en la región sudeste de Brasil (40,98%), con edades comprendidas entre 15 y 18 años (60,65%). Los sentimientos respecto al diagnóstico fueron miedo (31,66%), tristeza (22,95%) y rabia (14,75%). Los datos cualitativos se examinaron en tres categorías: Impacto del diagnóstico de la diabetes mellitus en la vida de los adolescentes; Aceptar la enfermedad para vivir mejor; Familia, amigos y profesionales de la salud como red de apoyo. Conclusión: La diabetes mellitus produce un gran impacto en la rutina del adolescente, ya que requiere autocuidado y una red de apoyo formada por la familia, los amigos y los profesionales de la salud. <![CDATA[<b>Vivências dos adolescentes com doença hemato-oncológica na fase diagnóstica</b>: <b>estudo de cariz fenomenológico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: As doenças hemato-oncológicas representam uma importante causa de morbilidade e mortalidade para os adolescentes, pelo que exigem cuidados de enfermagem positivamente diferenciadores e dirigidos. Objetivos: Compreender as vivências dos adolescentes com doença hemato-oncológica na fase diagnóstica. Metodologia: Investigação empírica de tipo qualitativo, de cariz fenomenológico interpretativo (método processual de Giorgi). Foram entrevistados 9 adolescentes portugueses, em tratamento na unidade de oncologia pediátrica. Resultados: Emergiram 3 temas centrais relativos ao fenómeno (antecipando doença grave; confrontando-se com notícia do diagnóstico e entrando na doença como contingência existencial). Conclusão: Os adolescentes vivenciam a doença oncológica de forma particular, devido à sua fase de desenvolvimento; percebem o diagnóstico como ameaça aos seus planos e sonhos; confrontam-se com a contingência pessoal e a ameaça de finitude antecipada. Importa que os profissionais de saúde cuidem dos adolescentes de forma ajustada a cada momento identificado na sequência vivencial e que os incentivem a expressarem os seus estados e expectativas, de modo a ajudá-los a integrar proativamente a sua doença na vida quotidiana.<hr/>Background: Cancer and blood diseases are a leading cause of morbidity and mortality in adolescents and require positively differentiated and targeted nursing care. Objective: To understand the experiences of adolescents with cancer and blood diseases at the time of diagnosis. Methodology: Empirical qualitative study with an interpretative phenomenological approach (Giorgi's method of analysis). Nine Portuguese adolescents undergoing treatment in the pediatric oncology unit were interviewed. Results: Three central themes related to the phenomenon emerged from the analysis (anticipating a serious disease, dealing with the news of the diagnosis, and accepting the disease as a life contingency). Conclusion: Adolescents experience cancer in a particular way because of their developmental stage. They perceive the diagnosis as a threat to their life plans and dreams as they face personal contingencies and the threat of premature death. Health professionals should adjust their way of caring for adolescents to each moment identified in the sequence of experiences and encourage them to express their emotions and expectations while helping them to proactively adapt their everyday lives to their disease.<hr/>Marco contextual: Las enfermedades hematooncológicas representan una importante causa de morbilidad y mortalidad para los adolescentes y, por lo tanto, requieren una atención de enfermería especializada y dirigida. Objetivos: Comprender las experiencias de los adolescentes con enfermedades hematooncológicas en la fase de diagnóstico. Metodología: Investigación empírica, cualitativa, de carácter fenomenológico interpretativo (método procesual de Giorgi). Se entrevistó a nueve adolescentes portugueses que estaban siendo tratados en la unidad de oncología pediátrica. Resultados: Surgieron 3 temas centrales en relación con el fenómeno (anticipación de una enfermedad grave; confrontación con la información del diagnóstico, e introducción en la enfermedad como contingencia existencial). Conclusión: Los adolescentes experimentan la enfermedad oncológica de forma particular, debido a su fase de desarrollo; perciben el diagnóstico como una amenaza para sus planes y sueños; se enfrentan a la contingencia personal y a la amenaza de la finitud anticipada. Es importante que los profesionales de la salud atiendan a los adolescentes de manera adecuada en cada momento identificado en la secuencia experimental y que los alienten a expresar sus estados y expectativas, a fin de ayudarlos a integrar de forma proactiva su enfermedad en la vida cotidiana. <![CDATA[<b>Enfermeiros e escolas de enfermagem nos anuários da Universidade de Coimbra, de 1866 a 1956</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Contexto: O final do século XIX e o início do século XX é um período de profundas transformações nas instituições de assistência e nos seus profissionais. Objetivo: Conhecer este período da história da enfermagem em Portugal. Analisar os anuários da Universidade de Coimbra, considerando-os como fonte primária. Metodologia: Análise descritiva histórica de 73 anuários, com levantamento de fontes e construção de síntese descritiva e interpretativa. Resultados: Verificámos a concentração de material nos anos 1896 a 1927. A análise, sintetizou 4 tópicos: 1) nomes e funções dos enfermeiros; 2) os enfermeiros, no decreto de reforma dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em 1911, o quadro e os vencimentos em 1915-16; 3) enfermeiros hípicos e militares em 1915-16 e 1917-18; 4) a escola de enfermagem de 1919-20 a 1926-27 e os professores universitários. Conclusão: Encontrámos 104 nomes de enfermeiros, com funções definidas, considerados pessoal auxiliar e não pessoal clínico. O enfermeiro chefe surge com destaque. Aparece a escola de enfermagem dos hospitais da universidade, com a identificação dos professores universitários regentes.<hr/>Background: The end of the 19th century and the beginning of the 20th century combine a period of profound transformations in care institutions and their professionals. Objective: To know this period of nursing history in Portugal, analyze the yearbooks of the University of Coimbra, considering them as the primary source. Methodology: Descriptive historical analysis of 73 yearbooks, with a survey of sources and construction of descriptive and interpretative synthesis. Results: The available material was centered on the years 1896 to 1927. The analysis synthesized 4 topics: 1) names and functions of nurses; 2) nurses, in the decree of the reform of the Hospitals of the University of Coimbra, in 1911, the staff and salaries in 1915-16; 3) equine veterinary nurses and military nurses in 1915-16 and 1917-18; 4) the nursing school from 1919-20 to 1926-27 and university professors. Conclusion: We found 104 names with defined functions, considered as auxiliary staff and non-clinical personnel. The head nurse comes out prominently. The nursing school of the university hospitals appears, with the identification of the university head teachers.<hr/>Contexto: El final del siglo XIX y el comienzo del siglo XX es un período de profundas transformaciones en las instituciones de asistencia y en sus profesionales. Objetivo: Conocer este período de la historia de la enfermería en Portugal. Analizar los anuarios de la Universidad de Coímbra, considerándolos como una fuente primaria. Metodología: Análisis descriptivo histórico de 73 anuarios, con estudio de las fuentes y construcción de síntesis descriptivas e interpretativas. Resultados: Comprobamos la concentración de material de los años comprendidos entre 1896 y 1927. El análisis resumió 4 temas: 1) nombres y funciones de los enfermeros; 2) los enfermeros en el decreto de reforma de los Hospitales Universitarios de Coímbra en 1911, el equipo y los sueldos en 1915-16; 3) los enfermeros ecuestres y militares en 1915-16 y 1917-18; 4) la escuela de enfermería de 1919-20 a 1926-27 y los profesores universitarios. Conclusión: Encontramos 104 nombres de enfermeros, con funciones definidas, considerados personal auxiliar y no personal clínico. El enfermero jefe aparece destacado. Aparece la escuela de enfermería de los hospitales universitarios, con la identificación de los profesores universitarios a cargo. <![CDATA[<b>Análise da teoria de Jean Watson de acordo com o modelo de Chinn e Kramer</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A teoria do cuidado humano, por ser de grande alcance, envolve aspetos abstratos que devem ser analisados para sustentar as investigações e a assistência prestada pelo profissional da enfermagem. Objetivo: Analisar a teoria do cuidado humano de Jean Watson, segundo o modelo de descrição elaborado por Chinn e Kramer. Principais tópicos em análise: Descrição da teoria do cuidado humano de Jean Watson, a partir de obras da autora, livros e artigos de outros estudiosos e de uma análise detalhada dos conceitos, definições, relações, estruturas e pressupostos da obra. Conclusão: A partir da descrição da teoria de Jean Watson verificou-se que esta permite que o enfermeiro realize um cuidado mais efetivo, direcionado também para os seus aspetos transcendentes. A descrição dos conceitos, definições, relações e estruturas podem facilitar a compreensão da obra, permitindo que a teoria do cuidado humano possa ser aplicada em diferentes contextos.<hr/>Background: Being a grand theory, the Theory of Human Caring involves abstract concepts that should be analyzed to support research and nursing care delivery. Objective: To analyze Jean Watson's Theory of Human Caring according to Chinn and Kramer's model description. Main topics under analysis: A description of Jean Watson's Theory of Human Caring based on her works, books and articles from other scholars, and a detailed analysis of the concepts, definitions, relationships, structures, and assumptions of her work. Conclusion: The description of Jean Watson's theory showed that it helps nurses provide a more effective care while considering its transcendent dimensions. The description of concepts, definitions, relationships, and structures can facilitate the understanding of her work, allowing the Theory of Human Caring to be applied to different contexts.<hr/>Marco contextual: La teoría del cuidado humano, por ser de gran alcance, implica aspectos abstractos que deben ser analizados para apoyar las investigaciones y la asistencia prestada por el profesional de enfermería. Objetivo: Analizar la teoría del cuidado humano de Jean Watson, según el modelo de descripción elaborado por Chinn y Kramer. Principales temas en análisis: Descripción de la teoría del cuidado humano de Jean Watson, basada en las obras de la autora, libros y artículos de otros académicos y un análisis detallado de los conceptos, definiciones, relaciones, estructuras y presupuestos de la obra. Conclusión: A partir de la descripción de la teoría de Jean Watson se constató que esta permite al enfermero realizar una atención más eficaz, dirigida también a sus aspectos trascendentes. La descripción de conceptos, definiciones, relaciones y estructuras puede facilitar la comprensión de la obra, lo que permite que la teoría del cuidado humano se aplique en diferentes contextos. <![CDATA[<b>Avaliação da cultura de segurança do doente em cirurgia ambulatória pelos enfermeiros</b>: <b>protocolo de <i>scoping review</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A enfermagem perioperatória tem por base uma abordagem dinâmica e global do doente, transversal à cirurgia ambulatória. Associada a este paradigma e no sentido de avaliar a qualidade dos cuidados de enfermagem e a segurança dos mesmos, é pertinente considerar a cultura de segurança do doente. Objetivo: Mapear a evidência disponível sobre a avaliação da cultura de segurança do doente em cirurgia de ambulatório pelos enfermeiros. Método de revisão: Metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. A estratégia de pesquisa será adequada a cada base de dados/repositório na identificação de estudos relevantes. Proceder-se-á à análise de títulos e resumos, excluindo aqueles que não apresentem os critérios delineados. Os artigos incluídos serão alvo de extração de dados. Este processo será executado por dois revisores independentes. Apresentação e interpretação dos resultados: Os resultados serão apresentados de forma narrativa e de tabelas. Conclusão: Esta scoping review contribuirá para identificar a perspetiva dos enfermeiros sobre a cultura de segurança do doente em cirurgia de ambulatório, reforçando o potencial impacto na segurança dos cuidados de enfermagem.<hr/>Background: Perioperative nursing is based on a dynamic and holistic approach to the patient that extends to ambulatory surgery. With this paradigm, it is essential to consider patient safety culture in the assessment of the quality and safety of nursing care. Objective: To map the evidence on nurses' assessment of patient safety culture in ambulatory surgery. Review method: Methodology proposed by the Joanna Briggs Institute. The search strategy will be adapted to each database/repository to identify relevant studies. Titles and abstracts will be screened, and those that do not meet the inclusion criteria will be excluded. The included articles will be subject to data extraction by two independent reviewers. Presentation and interpretation of results: The results will be presented in narrative and tabular form. Conclusion: This scoping review will contribute to identifying nurses' perspectives on patient safety culture in ambulatory surgery, reinforcing the potential impact on the safety of nursing care.<hr/>Marco contextual: La enfermería perioperatoria se basa en un enfoque dinámico y global del paciente, transversal a la cirugía ambulatoria. Asociada a este paradigma y con el objetivo de evaluar la calidad de la atención de enfermería y la seguridad, es pertinente considerar la cultura de seguridad del paciente. Objetivo: Mapear las pruebas disponibles sobre la evaluación de la cultura de seguridad del paciente en la cirugía ambulatoria por parte de los enfermeros. Método de revisión: Metodología propuesta por el Instituto Joanna Briggs. La estrategia de investigación será adecuada a la identificación de los estudios relevantes en cada base de datos/repositorio. Se procederá a analizar los títulos y resúmenes, excluyendo los que no presenten los criterios indicados. Los artículos incluidos estarán sujetos a la extracción de datos. Este proceso será realizado por dos revisores independientes. Presentación e interpretación de los resultados: Los resultados se presentarán en forma narrativa y en tablas. Conclusión: Esta revisión exploratoria (scoping review) contribuirá a identificar la perspectiva de los enfermeros sobre la cultura de seguridad del paciente en la cirugía ambulatoria, lo que reforzará el potencial impacto en la seguridad de la atención de enfermería.