Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204919960001&lang=pt vol. 11 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Gender, Expertise and Authority</b>: <b>The effect of gender and specialized knowledge on the perception of authority</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The experiment reported here belongs to a larger research project which aims at analyzing the effects of gender representation and expectatation on the perception of the authority of experts in their organization. In this experiment, an episode was presented to 118 managers of both sexes. The situation presented in the episode concerned the implementation of a technological change in a departement of an anonymous firm. Two independent variables were manipulated in the identification of the actor that have been chosen by the administration to lead the process - the actor's sex and his/her college degree (business administration, engeneering and none). After reading the episode subjects were asked to evaluate the difficulty of the task, to attribute causes for this difficulty and for the choice of that person by the administration. Results will be discussed within the framework of gender stereotypical roles, as well as power and knowledge.<hr/>A experiência aqui relatada integra-se num mais lato projecto de pesquisa que visa analisar os efeitos de representação dos sexos e das expectativas na percepção da autoridade dos especialistas na sua organização. Nesta experiência, um episódio foi apresentado a 118 gestores de ambos os sexos. A situação apresentada no episódio dizia respeito à implementação de uma transformação tecnológica num departamento de uma empresa anónima. Duas variáveis independentes foram manipuladas na identificação do actor escolhido pela administração para liderar o processo: o sexo do actor e a sua licenciatura (gestão de empresas, engenharia ou nenhuma). Após a leitura do episódio foi pedido aos sujeitos que avaliassem a dificuldade da tarefa, que atribuíssem causas a essas dificuldade e à escolha do actor realizada pela administração. Os resultados serão discutidos quer no âmbito dos estereótipos relativos aos papéis sexuais, quer no âmbito dos conceitos de poder e conhecimento. <![CDATA[<b>Effects of the social interaction context on social judgeability</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The social judgeability model States that in order to give a social judgment, people need to feel that they are in a position to judge. To give a social judgment is not only a question of integrating individual and categorical information about the target. It also depends upon the relationship between the judges and their judgments. Within the pragmatic context surrounding any social judgment, perceivers have to consider its social validity following their theories about that relation. Some factors, may increase this sense of social validity. According to the social judgeability model, having status may induce people to assume the have sufficient information to make a social judgment. An experiment was conducted to test this hypothesis, manipulating the position status of the judges: higher, equal or lower than the alvo. Two groups of students have participated in this study (first group N=63, secong group N=60). Results show that subjects with higher position status reported greater confidence in their judgments relatively to other subjects. These results are discussed within the framework of impression formation and social judgeability.<hr/>O modelo da julgabilidade social afirma que para que um julgamento possa ser realizado, as pessoas necessitam de sentir que estão em posição de julgar. Emitir um julgamento, não é apenas uma questão de integrar informção individual e categorial acerca de um alvo. Depende igualmente da relação que existe entre os juízes e os seus julgamentos. A partir do contexto pragmático que envolve qualquer julgamento social, os percipientes têm de considerar a validade social desse julgamento, basendo-se nas teorias de que dispõem sobre essa relação. Alguns factores podem promover este sentimento de validade social. De acordo com o modelo de julgabilidade social, um elevado estatuto social pode induzir as pessoas a pensarem que dispõem de informação suficiente para a emissão de um julgamento. Um estudo testando esta hipótese foi conduzido, manipulando o estatuto social dos juízes: mais elevado, igual ou menos elevado do que o alvo. Dois grupos de estudantes participaram neste estudo (primeiro grupo N=63, segundo grupo N=60). Os resultados indicaram que os sujeitos de estatuto mais elevado sentiram-se mais confiantes no seu julgamento do que os outros. Estes resultados são discutidos no âmbito da formação de impressões e da julgabilidade social. <![CDATA[<b>Towards the resolution of the apparent discrepancy between the incongruency effecte and expectancy</b>: <b>Based illusory correlations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Two of the most reliable effects of Social Cognition, the incongruency effect and the expectancy-based illusory correlation are apparently incompatible. The incompatibility seems even more acute, if the similarity of the conditions where these effects have, typically, been obtained is taken into account. There were however but a few conceptual attempts at the resolution of this apparent paradox. To make things worst, even these attempts have neither produced a desirable unifying framework or been able to completely account for the full pattern of known results. The author presents a new framework, the Generalized Hastie-Srull (GHS) Model which constitutes an effort to overcome this unfortunate State of aífairs. Also a new experimental paradigm that combines the typical features of the two original experimental paradigms is also presented, together with the results of the first studies that have used it. These results, showing a dissociation between free recall and the estimation of the frequency of expectancy-incongruent information, provide strong reasons to dismiss the paradox. The broad implications of this work to our understanding of impression formation processes are also addressed.<hr/>Dois dos mais robustos efeitos da Cognição Social, o efeito de incongruência e as correlações ilusórias baseadas nas expectativas, são aparentemente incompatíveis. Esta incompatibilidade torna-se mais aguda se for levada em consideração a similitude entre os contextos experimentais em que, tipicamente, se encontram ambos os efeitos. Não tem existido contudo senão um pequeno número de tentativas conceptuais de resolução deste aparente paradoxo. E pior, mesmo essas tentativas não produziram nem um desejável enquadramento global, nem foram capazes de abarcar completamente os dados disponíveis. O autor apresenta um novo enquadramento teórico, o modelo «Generalização de Hastie-Srall» (GHS), que representa um esforço de ultrapassar esta situação. Um novo paradigma experimental que combina as características típicas dos dois paradigmas experimentais originais, é também apresentado, concomitantemente com os resultados dos primeiros estudos que o utilizaram. Os resultados, mostrando uma forte dissociação entre a evocação livre e a estimação da frequência da informação incongruente com as expectativas, fornecem fortes razões para a dissolução do paradoxo referido. São igualmente discutidas as implicações mais latas destes estudo para a compreensão dos processos de formação de impressões. <![CDATA[<b>Social psychology in Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The author presents a broad overview of the development of Social Psychology in Portugal. The main guideline ideas that underly the different approaches that exist in Portugal are identified. Some of the most important research programs are singled out for brief analysis. The Portuguese Social Psychogy community is characterized as a whole, and some of its prospects for expansion are outlined.<hr/>O autor apresenta uma panorâmica geral do desenvolvimento da Psicologia Social em Portugal. Os principais conceitos orientadores que subjazem às diferentes abordagens existentes em Portugal são identificados. Alguns dos mais importantes programas de pesquisa são destacados e brevemente analisados. A comunidade portuguesa de Psicologia Social é caracterizada no seu conjunto, e algumas das vias para a sua evolução são traçadas. <![CDATA[<b>Spontaneous Activation of Schemata under Stress Getting control over earthquake threat</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The author presents a broad overview of the development of Social Psychology in Portugal. The main guideline ideas that underly the different approaches that exist in Portugal are identified. Some of the most important research programs are singled out for brief analysis. The Portuguese Social Psychogy community is characterized as a whole, and some of its prospects for expansion are outlined.<hr/>O autor apresenta uma panorâmica geral do desenvolvimento da Psicologia Social em Portugal. Os principais conceitos orientadores que subjazem às diferentes abordagens existentes em Portugal são identificados. Alguns dos mais importantes programas de pesquisa são destacados e brevemente analisados. A comunidade portuguesa de Psicologia Social é caracterizada no seu conjunto, e algumas das vias para a sua evolução são traçadas. <![CDATA[<b>The role of group status and history of the conflict on intergroup discrimination strategies</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt According to Tajfel Social Identity and Intergroup Relations Theory, perception of higher status in intergroup conflict is claimed to elicited both stronger Statements of ingroup identification and stronger ingroup favouritism than perceptions of lower status. It was hipothesized that the degree to which both higher and lower status conflicting groups assert ingroup identity and display ingroup favouritism also depends on the history of the conflict. This variable reflects the perceived ratio of gains and losses in the past, as well as the present expectations of positive or negative change of the status relations. A linear history of conflict (without a significant change on groups' status position) is expected to induce weaker comparisons between groups as well as lower expectations of change, thus eliciting lower ingroup favouritism and ingroup identification assertions in both groups. Non-linear history of the conflict (with significant reversal of group's status position in the mid-run) is expected, on the contrary, to enhance comparability between groups and expectation of change, thus eliciting stronger group categorizations, stronger assertations of group identification and higher ingroup favouritism. An experimental study was design to study these predictions. The experiment was a two factor design experiment (high vs. low status; linear vs. non-linear history of the conflict) where college students participated in a simulated conflict between two induced groups. Perceived legitimacy and stability of the status relations were controlled and group identification and intergroup differentation strategies were observed. Predictions about the importance of the conflict to moderate ingroup identification assertations and ingroup bias were confirmed.<hr/>De acordo com a Teoria da Identidade Social e das Relações Intergrupais de Tajfel, a percepção de um estatuto superior conduz a uma maior identificação com o grupo próprio e a um maior favoritismo para com o grupo próprio do que a percepção de um estatuto inferior. Foi hipotetizado que o grau em que grupos em conflito, quer sejam de estatuto inferior ou superior, afirmam a sua identidade grupal e exibem favoritismo para com o grupo próprio depende também da história do conflito. Esta variável reflecte quer a razão percebida entre os ganhos e as perdas passados, quer as expectativas de mudanças positivas ou negativas nas relações ao nível de estatuto. Uma história do conflito linear (sem mudanças significativas nas posições de estatuto dos grupos) induzirá quer comparações mais fracas entre os grupos, quer menores expectativas de mudança, conduzindo assim, em ambos os grupos, a um menor favoritismo pelo grupo próprio e uma mais fraca identificação com o grupo. Uma história de conflito não-linear (com inversões significativas das posições de estatuto dos grupos) induzirá, ao contrário, maior comparabilidade entre os grupos e mais fortes expectativas de mudança, dando origem assim a mais fortes categorizações grupais, mais fortes afirmações de identificação com o grupo próprio e maior favoritismo para com o grupo próprio. Um estudo experimental foi concebido para estudar estas previsões. O estudo teve um desenho factorial 2x2 (estatuto superior vs. inferior; história do conflito linear vs. não-linear) em que estudantes universitários participaram num conflito simulado entre dois grupos criados experimentalmente. A legitimidade percebida e a estabilidade das relações de estatuto foram controladas e a identificação grupal e as estratégias de diferenciação intergrupal foram observadas. Foram confirmadas as previsões acerca da importância do conflito na moderação das afirmações de identificação com o grupo próprio e nos enviesamentos a favor do grupo próprio. <![CDATA[<b>Gender and management Stereotypes and attributions for a sucessful career</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The experiment reported here belongs to a larger research project, which aims at analyzing the effects of gender representation and expectations on the perception of managerial power and success. In this experiment 240 high school students of both sexes received a short description of a successful manager. The actor's sex, marital status (married/divorced) and sector of activity of the organization (electronics/health) where the manager currently worked were manipulated in this description, but the 8 versions included the information that the organization was going through a particularly successful period since the actor has taken over as manager. Subjects were then asked to report their impressions of the actor in a list of traits, to attribute causes to the position currently reached by the actor in (his/her) career and to estimate to what extent they would like to reach a similar position in their future professional careers. Results will be discussed within the framework of gender and management representations, as well as gender identities.<hr/>O experimento aqui relatado integra-se num mais lato projecto de pesquisa que visa analisar os efeitos da representação dos sexos e das expectativas na percepção de poder empresarial e sucesso. Neste experimento, 240 estudantes do ensino secundário de ambos os sexos receberam uma curta descrição de um gestor de sucesso. O sexo do actor, o seu estado civil (casado/divorciado) e o seu sector de actividade na organização (electrónica/saúde) em que o gestor trabalhava actualmente eram manipulados nesta descrição, mas as 8 versões incluíam a informação de que a organização estava a atravessar um especial período de êxito, desde que o actor tinha tomado conta da gerência. Aos sujeitos era então pedido que exprimissem as suas impressões sobre o actor através de uma lista de traços, que atribuíssem causas à posição correntemente alcançada pelo actor na sua carreira e que estimassem em que medida eles próprios gostariam de alcançar uma posição semelhante na suas futuras carreiras profissionais. Os resultados são discutidos quer no âmbito das representações dos sexos e do poder empresarial, quer no âmbito das identidades sexuais. <![CDATA[<b>The influence of processing goals in a multitarget multidomain context: the quest for memory organisation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The person memory field has been witnessing a twofold diversification of research problems. First in what concerns the type and amount of experimental stimuli, and second in the introduction of new processing goals. Extending the experiments of Hamilton and colleagues (Hamilton, Katz & Leirer, 1979, and of Devine and colleagues (Sedidikes, Devine & Furnham, 1991, this research presents subjects with multitarget and multidomain information introducing new motivated encoding strategies and diverse information formats. Subjects were tested under conditions where they were to either to memorise, to form an impression, to choose one, or to anticipate an interaction with five different targets. The available information about a target concerns several attribute domains (i.e. major, trait, hobby, game and part time ob). The dependent variables were, among others, free and cued recall and ARC organization measures. The pattern of results is complex. The free recall results replicated the common findings in the literature. Choice processing goal, introduced for the first time in this experiment, showed a free recall level comparable to Memory. This result is in accordance to the use of choice heuristics. The cued recall results showed that Memory subjects had a higher gain that the other processing goals as predicted by the retrieval inhibition phenomena. Organiza tion results were inconclusive.<hr/>O estudo da memória de pessoas tem vindo a assistir a uma dupla diversificação dos problemas da pesquisa. Nomeadamente no que concerne ao tipo e à quantidade dos estímulos experimentais e na introdução de novos objectivos de processamento. Estendendo os experimentos de Hamilton e colegas (Hamilton, Katz & Leirer, 1979) e de Devine e colegas (Sedidikes, Devine & Furnham, 1991), a presente investigação apresenta aos sujeitos informação multi-alvo e multidomínio, para além de introduzir novos objectivos de processamento. Sujeitos foram testados em condições onde tinham de, ou memorizar, formar uma impressão, escolher um, ou antecipar uma interação com cinco diferentes alvos. A informação apresentada sobre os alvos era relativa a diversos domínios (i.e. curso, traço, passatempo, jogo preferido e ocupação). As variáveis dependentes foram, entre outras, evocação livre e com pistas, e medidas de organização da evocação livre. O padrão de resultados é complexo. Os resultados da evocação livre replicaram os dados mais comuns na literatura. O objectivo de processamento Escolha, introduzido aqui pela primeira vez, mostrou um nível de evocação equivalente ao da condição Memória. Este resultado está de acordo com o uso de heurísticas de escolha. Os resultados da evocação indicada mostraram que os sujeitos da condição Memória mostraram um maior ganho do que os outros objectivos de processamento como o predito. Os resultados das medidas de organização da evocação livre foram inconclusivos. <![CDATA[<b>Os processos de pensamento em Psicologia da Educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The person memory field has been witnessing a twofold diversification of research problems. First in what concerns the type and amount of experimental stimuli, and second in the introduction of new processing goals. Extending the experiments of Hamilton and colleagues (Hamilton, Katz & Leirer, 1979, and of Devine and colleagues (Sedidikes, Devine & Furnham, 1991, this research presents subjects with multitarget and multidomain information introducing new motivated encoding strategies and diverse information formats. Subjects were tested under conditions where they were to either to memorise, to form an impression, to choose one, or to anticipate an interaction with five different targets. The available information about a target concerns several attribute domains (i.e. major, trait, hobby, game and part time ob). The dependent variables were, among others, free and cued recall and ARC organization measures. The pattern of results is complex. The free recall results replicated the common findings in the literature. Choice processing goal, introduced for the first time in this experiment, showed a free recall level comparable to Memory. This result is in accordance to the use of choice heuristics. The cued recall results showed that Memory subjects had a higher gain that the other processing goals as predicted by the retrieval inhibition phenomena. Organiza tion results were inconclusive.<hr/>O estudo da memória de pessoas tem vindo a assistir a uma dupla diversificação dos problemas da pesquisa. Nomeadamente no que concerne ao tipo e à quantidade dos estímulos experimentais e na introdução de novos objectivos de processamento. Estendendo os experimentos de Hamilton e colegas (Hamilton, Katz & Leirer, 1979) e de Devine e colegas (Sedidikes, Devine & Furnham, 1991), a presente investigação apresenta aos sujeitos informação multi-alvo e multidomínio, para além de introduzir novos objectivos de processamento. Sujeitos foram testados em condições onde tinham de, ou memorizar, formar uma impressão, escolher um, ou antecipar uma interação com cinco diferentes alvos. A informação apresentada sobre os alvos era relativa a diversos domínios (i.e. curso, traço, passatempo, jogo preferido e ocupação). As variáveis dependentes foram, entre outras, evocação livre e com pistas, e medidas de organização da evocação livre. O padrão de resultados é complexo. Os resultados da evocação livre replicaram os dados mais comuns na literatura. O objectivo de processamento Escolha, introduzido aqui pela primeira vez, mostrou um nível de evocação equivalente ao da condição Memória. Este resultado está de acordo com o uso de heurísticas de escolha. Os resultados da evocação indicada mostraram que os sujeitos da condição Memória mostraram um maior ganho do que os outros objectivos de processamento como o predito. Os resultados das medidas de organização da evocação livre foram inconclusivos. <![CDATA[<b>Porque e para quem escrever?</b>: <b>Crenças sobre a escrita, sua função e audiência</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo enfatiza a importância das crenças no contexto da aprendizagem escolar, em particular no domínio da composição escrita. A investigação realizada com uma amostra de 103 jovens dos 5.º, 8.º e 11.º anos de escolaridade centra-se na exploração das crenças associadas às funções e audiências de três categorias de escrita: expressiva, transaccional e poética. A autora propõe uma reflexão sobre os resultados encontrados e sugere algumas pistas gerais de intervenção educacional.<hr/>The present study stresses the importance of beliefs as related to academic learning, particularly adressing written composition. Present research envolving 103 júnior anda high school students (5th, 8th, llth grades) focused on the assessment of beliefs regarding functions and audiences belonging to three categories of writing: expressive, transactional and poetic. The autor reflects on the results with the aim of sugesting some general leads regarding educational intervention. <![CDATA[<b>O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os processos cognitivos de auto-regulação têm sido alvo de numerosos estudos que procuram compreender como aqueles podem afectar os resultados da aprendizagem ou como podem ser estimulados e desenvolvidos nos estudantes. Neste artigo começa-se por referir as características centrais do treino de auto-instrução, procedimento clínico criado inicialmente para a instrução das competências de autocontrolo e que cedo se constitui como via adequada para o desenvolvimento da regulação dos processos cognitivos e metacognitivos nos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Em seguida, são sumariados alguns dos mais conhecidos modelos de metacognição, que fundamentam a importância de considerar as componentes metacognitivas na aprendizagem escolar. Por fim, é estabelecido um paralelismo entre os procedimentos adoptados na auto-instrução para a resolução de problemas de aprendizagem e os propósitos da metacognição, considerando-se os primeiros como um via priveligiada para o desenvolvimento dos processos de autoregulação na aprendizagem.<hr/>In this article we review the main characteristics of the self-instruction training, a clinical procedure first developed to promote self-control competencies. The application of this procedure to the development of the cognitive and metacognitive regulatory processes in students with learning problems soon followed. Second, we present some of the most well known metacognitive models that highlight the metacognitive components of the learning process. Last, we draw a parallel between the self-instruction procedures applied to solving learning problems and the goals of metacognition. We consider the first a privileged way of access to the goals of metacognition. <![CDATA[<b>A relação entre cognição e motivação ao nível da aprendizagem escolar</b>: <b>Uma análise do modelo das «abordagens à aprendizagem»</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor procede a uma análise do modelo das «abordagens à aprendizagem», que dá conta da congruência entre padrão motivacional e tipo de estratégia utilizada na aprendizagem escolar. Faz assim a análise das três abordagens identificadas e que se evidenciam pelo cruzamento entre uma motivação que pode ser «de evitamento do insucesso», «intrínseca» ou «orientada para o sucesso» e uma estratégia de aprendizagem que pode ser «superficial», «profunda» ou «mista».<hr/>The author analysis the «approaches to learning» model. This model illustrates the congruency between motivational pattern and type of strategy used in student learning. The three identified approaches are analysed. They consubstantiate an interaction between a motivation that can be either «based in a fear of failure», «intrinsic» or «based in a hope for sucess» and a strategy either «superficial», «deep» or «achiever». <![CDATA[<b>O pensamento do professor na fase interactiva do ensino</b>: <b>meta-reflexões, dos professores aos investigadores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo pretende-se reflectir sobre uma investigação levada a cabo no quadro do paradigma do pensamento do professor e que teve por objectivos gerais a exploração e descrição de variáveis significativas no domínio do pensamento interactivo do docente e o estudo de algumas relações entre essas variáveis. A investigação realizada baseou-se essencialmente na análise aprofundada de um número restrito de casos - dez professoras do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário - e no recurso a metodologias qualitativas. De acordo com as exigências metodológicas da investigação qualitativa, utilizou-se uma diversidade de procedimentos de recolha e de análise de dados dos quais se destacam o processo de estimulação da recordação, a análise de conteúdo e as análises de frequências, de correlações e classificatória hierárquica. No final do artigo procurar-se-á reflectir sobre o significado dos resultados obtidos e sobre algumas das suas implicações para a formação de professores.<hr/>This article reflects on and analizes a research made in the context of teacher thinking paradigm. The major goals of this studie were the description, understanding and explanation of some significa tive variables in teachers' interactive thoughts domain - what, how and why teachers think while interacting with students in the classroom. Therefore, ten indepth case-studies were made, using qualitative methodologies, namely stimulated recall techniques. Finaly, the article tries to clarify the meaning of the results and the implications for teacher education. <![CDATA[<b>Que confiança podemos ter nas conclusões estatísticas que apresentamos ?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os testes estatísticos são um instrumento utilizado em investigação com vista a decidir/concluir sobre a presença/ausência de um efeito. Este artigo aborda a questão da potência dos testes estatísticos nas suas implicações para a validade das conclusões da análise de uma investigação. São também discutidos os dois tipos de erros associados à abordagem inferencial e as suas relações com a hipótese que rege a investigação (se coincidente com a hipótese nula, Ho, ou não). Paralelamente são discutidos assuntos como significância estatística, significância pragmática e representatividade.<hr/>Statistical analysis in research allow us to decide about the presence or absence of an effect in our data. How confident are we about this decision? The power of the statistical tests, the relation between Type I and Type II errors with the acceptance of Ho, statistical significance, pragmatic significance and representativity are covered in this article. <![CDATA[<b>Papel e Importância da Pessoa do Psicoterapeuta à Luz da História da Psicoterapia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo procede-se a uma breve resenha histórica da psicoterapia e do papel atribuído ao psicoterapeuta em diferentes modelos. Com base nesta análise, o autor tenta contribuir para a compreensão de resultados actuais da investigação que apontam para o facto de as variáveis do psicoterapeuta explicarem cerca de oito vezes mais da variância dos resultados terapêuticos do que a respectiva orientação teórica e/ou técnicas que utiliza.<hr/>After sketching a brief history of psychotherapy and analysing the role played by the psychotherapist in different models of psychotherapy, the author tries to uggest reasons to account for research results showing that therapists' variables explain eight times more of the therapeutic variance than theoretical orientation and/or techniques do.