Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204919960002&lang=en vol. 11 num. 2-3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>O desenvolvimento da carreira em mulheres, algumas considerações e implicações no aconselhamento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo abordam-se alguns dos aspectos e conceitos mais importantes no estudo do desenvolvimento da carreira em mulheres, com especial incidência nas que trabalham. Os principais modelos teóricos que se têm debruçado sobre o tema são também analisados, e referidos os contributos mais relevantes para uma melhor compreensão dos problemas de carreira no actual quadro da investigação. Finalmente, tecem-se algumas considerações sobre as possibilidades de intervenção e sobre as implicações no aconselhamento da carreira.<hr/>In this paper some of the issues and some important concepts in the study of career development in women, specially working women, are analised. The principal theorethical models in this field and some references about contributions fbr a better comprehension of career problems, in the actual research framework, are also discussed. At last, some considerations about interventions possibilities and implications in career counsellng, are made. <![CDATA[<b>Consciência e estados modificados de consciência em psicoterapias</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Define-se consciência e estabelece-se a relação entre aquela e cérebro e estados modificados de consciência (EMC). Faz-se referência aos principais estados de consciência modificados tanto fisiológicos como provocados. Modos de indução de EMC. Fenomenologia (dimensões básicas) dos EMC e sua relação com a psicopatologia. Referência sucinta a EMC usados em etnopsicoterapias. Psicoterapias de origem ocidental sob EMC: hipnose, sonho acordado dirigido de Desoille, vivência catatímica de imagens de Leuner e imaginário vivencial regressivo personalizado (terapia regressiva de vivências passadas).<hr/>Consciousness is defined and a relation is established between its altered States of consciousness (ASC) and brain. A reference is made to the main physiological and induced ASC and as well to the ways how they are provoked. Phenomenology of ASC is described and related to psychopathology. A short commentary is made about ASC used in some ethnopychotherapy. Psychotherapy, of western origin, using ASC, specially hypnosis, directed day-dream (rêve éleillé dirigé) of Desoille, katathymic experienced imagery (katathymes Bilderleben) of Leuner and regressive personalized and experienced imaginary (regression and past-lives therapy) are presented and commented. <![CDATA[<b>Categorização e Interdependência</b>: <b>Duas perspectivas sobre formação de grupos e relações intergrupais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo revemos o debate que tem sido travado entre as perspectivas da interdependência e da identificação social sobre a formação de grupos e o comportamento intergrupal. O cerne deste debate consiste no papel atribuído por cada uma das perspectivas à interdependência e à categorização. Mostramos como a perspectiva da identificação social pretendeu ter excluído a interdependência da formação do grupo e dos processos de discriminação entre grupos, a favor da categorização, e como dados recentes obtidos pelos autores da perspectiva da interdependência vieram questionar a legitimidade dessas conclusões.<hr/>This article presents the controversy between interdependence and social Identification perspectives. This debate concerns the role assigned to interdependence and categorization on group formation and intergroup behaviour. We explain how the social Identification perspective has pretended to exclude interdependence from group formation and intergroup discrimination and how the data obtained by the interdependence authors throw doubts on those conclusions. <![CDATA[<b>Tendência formativa e tendência actualizante</b>: <b>Reflexões à luz das teorias do caos e da complexidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en À luz das modernas teorias da ciência e da complexidade, o autor analisa dois conceitos de Carl Rogers - tendência formativa e tendência actualizante. Esta análise permite concluir a actualidade e valor heurístico dos conceitos para a psicoterapia.<hr/>In light of modern theories of Science and complexity, the author reflects on two of Carl Rogers' central concepts -formative tendency and actualizing tnedency. This comparazion allows to stress the centrality and heuristic valne of both concepts for psychotherapy. <![CDATA[<b>Estereótipos sociais</b>: <b>Definição e abordagens</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en É apresentada uma definição de estereótipo social. São analisadas as suas principais características e funções e estabelecida a relação entre as funções sociais e as psicológicas. São enunciadas as principais abordagens teóricas do conceito. No âmbito das abordagens metodológicas, especial atenção é conferida ao estudo descritivo de Katz e Braly, pioneiro de uma série de outros estudos descritivos dos estereótipos sociais.<hr/>A definition of social stereotype is presented. We analyse its major features and functions and establish the relation between social and psychological functions. The major theoretical views of the concept are also presented. Among the methodological views, special attention is given to the descriptive study of Katz and Braly, which was pionner of a serial of other descriptive studies of social stereotypes. <![CDATA[<b>Desenvolvimento intra-individual das atribuições e dimensões causais durante a adolescência</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A análise do desenvolvimento intra-individual e dos padrões inter-individuais (sexo, ano de escolaridade, zona de residência e nível sócio económico) na mudança intra-individual das dimensões atribucionais de locus de causalidade, estabilidade, controlabilidade e influência/importância das causas, no âmbito de um estudo longitudinal sequencial, revelou a ausência de qualquer tipo de evolução com o tempo destas variáveis motivacionais, bem como a ausência de influência das variáveis inter-individuais na mudança intra-individual, contrariamente às hipóteses formuladas. Estes resultados conduziram a uma análise mais detalhada das características dos sujeitos «perdidos» e dos sujeitos que permaneceram no estudo longitudinal, quanto às variáveis em estudo que justificassem a ausência de qualquer tipo de evolução. A hipótese da selecção escolar de alunos com determinados padrões atribucionais (causas externas e incontroláveis), foi levantada para explicar os resultados da análise da mudança intra-individual das dimensões atribucionais e da influência dos padrões inter-individuais nesta mudança. Tal hipótese reforça a importância da implantação de uma intervenção psicológica deliberada, no sentido de promover o desenvolvimento de estratégias mais adequadas para lidar com as situações de fracasso e com a pressão avaliativa do contexto escolar.<hr/>The analysis of intra-individual development of attributional dimensions of locus of causality, stability, controllability and influence/importance of the causes for success and failure, and of the influence of inter-individual patterns (sex, school grade, area of residence and socio economical status) in the intra-individual change, in the scope of a longitudinal sequential design, evidenced the absence of evolution with time of these motivational variables, as well as the absence of influence of the inter-individual variables in intra-individual change, contrarily to our predictions. These results led to the analysis of the motivational characteristics of the «lost» subjects in the longitudinal study, and of those that remained in the study, that could explain the absence of any kind of evolution in the attributional dimensions. The hypothesis of «school selection» of those students with specific attributional patterns (external and uncontrollable causes), was raised to explain the results. This hypothesis reinforces the importance of introducing deliberate psychological intervention in the school context, in order to promote the development of more adequate strategies to deal with failure and with the evaluative pressure of the competitive school context. <![CDATA[<b>Notas sobre as Representações Sociais e o Habitu</b>: <b>Esboço de uma análise comparada</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tenta fazer uma breve análise crítica de dois dos conceitos que mais utilização têm vindo a ter em Sociologia e em Psicologia Social: o conceito de habitus proposto por P. Bourdieu e o conceito de «representação social» proposto por S. Moscovici. Tenta-se demonstrar como ambos são tentativas, disciplinarmente diferenciadas, de superação dos tradicionais pólos de discussão paradigmática em ciências sociais (objectivismo versus subjectivismo), tentativas que muito têm de análogo, mas que apesar de tudo não conseguem escapar às suas inserções disciplinares, nem a aspectos teóricos condutores que delas advêm - a excessiva reprodutividade da teoria do campo em Bourdieu e a redução dos âmbitos sociais de construção das representações sociais a meras interacções grupais (não estruturais) em Moscovici.<hr/>This paper tries to make a brief critical analysis of two major concepts in Sociology and Social Psychology: P. Bourdieu's concept of habitus and S. Moscovici's concept of «social representations». One seeks to demonstrate how both concepts, having their origin in different disciplines, are attempts to overcome traditional paradigmatic dichotomies in social Sciences (objectivism versus subjectivism). Attempts which have much in common, but which, nevertheless, are not able to escape neither their respective disciplinary insertions, nor some theoretical conducting aspects grounded on those traditions, i.e., the excessive reproductiveness of Bourdieu's Field Theory and the reduction to mere non structural group interactions of the social processes by which social representations are constructed in Moscovici's theoretical approach. <![CDATA[<b>Spontaneous activation of schemata under stress</b>: <b>getting control over eathquake threat</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Beliefs of personal control over uncontrollable events have often been found to be related to a sense of well being (Taylor & Brown, 1988). In this paper we argue that, under threat and when personal control is impossible, subjects will automatically activate other types of control beliefs (secondary control beliefs) to cope with the threat. In three studies, earthquake threat and the feeling of personal uncontrollability were made salient in the experimental condition, and the RT to secondary-related control words were assessed. Results show that two types of secondary control beliefs were activated under threat: religious control and political control. This result shows that these more social types of beliefs are used to cope with threat when more personal beliefs are not available.<hr/>A percepção de controlo pessoal sobre acontecimentos incontroláveis tem sido associada à procura de um sentimento de bem-estar psicológico (Taylor & Brown, 1988). Neste artigo procuramos mostrar que, quando os sujeitos estão sob ameaça e o controlo pessoal é impossível, os sujeitos activam automaticamente outros tipos de crenças de controlo (as crenças de controlo secundário) de modo a conseguirem lidar com a ameaça. Nos três estudos que apresentamos, tornámos saliente a ameaça sísmica e a ausência de controlo pessoal sobre a ameaça (condição experimental) e o tempo de reacção a palavras associadas ao controlo secundário foi avaliado. Os resultados mostram que há dois tipos de crenças de controlo automaticamente activadas em condição de ameaça: o controlo religioso e o controlo político. Estes resultados mostram que estes tipos de crenças mais sociais são utilizadas para lidar com situações de ameaça quando as crenças pessoais não estão disponíveis. <![CDATA[<b>The role of group status and history of the conflict on intergroup discrimination strategies</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en According to Tajfel's Social Identity Theory, members ofhigher status groups are claimed to present both stronger statements of ingroup identification and stronger ingroup fayouritims than members of lower status groups. In this study it was hipothesised that the history of the conflict would moderate those results. This variable reflects the perceived ratio of gains and losses in the past, as well as the present expectations of positive or negative change of the status relation between the two groups. A linear history of the conflict (without a significant change on group status position) is expected to induce weaker comparisons between groups and lower expectations of change, thus eliciting lower ingroup favouritism and ingroup identification assertions in both groups. A non-linear history of the conflict (with significant reversal of group status positions in the mid-run) is expected, on the contrary, to enhance comparability between groups and expectations of change, thus eliciting stronger assertions of group identification and higher ingroup favouritism. A field study and a laboratory one were conducted, where real or simulated conflicts between two groups were made salient and intergroup differenciation strategies were observed. Predictions about the importance of the conflict to moderate ingroup identification and intergroup discrimination were confirmed in both studies.<hr/>De acordo com a Teoria da Identidade Social e das Relações Intergrupais de Tajfel, membros grupos com estatuto superior manifestam uma maior identificação com o grupo próprio e um maior favoritismo face ao seu grupo do que a percepção de um estatuto inferior. Neste estudo, colocamos como hipótese que estas variáveis, tanto no caso de grupos de estatuto superior como inferior, dependem também da história do conflito entre os grupos. Esta nova variável, reflecte quer o balanço percebido entre ganhos e perdas no passado, como quer as expectativas de mudanças no estatuto relativo dos grupos em conflito. Uma história de conflito linear (sem mudanças significativas nas posições relativas dos grupos) induzirá comparações mais fracas entre os grupos e menores expectativas de mudança conduzindo assim a um nível mais baixo tanto de identificação grupal como de favoritismo pelo grupo próprio. Pelo contrário, uma história de conflito não linear, com inversões significativas de estatuto relativo dos grupos) induzirá, pelo contrário, maior comparabilidade entre os grupos e mais fortes expectativas de mudança dando por isso origem a afirmações mais fortes de identificação grupal e de favoritismo relativamente ao grupo próprio. Realizaram-se dois estudos em que se analisou o impacto desta variável nas estratégias de discriminação intergrupal. O primeiro estudo utilizou conflitos reais existentes em duas empresas, e no segundo fez-se uma recriação experimental de diferentes historias de conflito. Os resultados obtidos apoiam a hipótese da moderação pela história do conflito das estratégias de diferenciação intergrupal.