Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920010002&lang=en vol. 15 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Fundamentals for an integrative model of "Pradigmatic Complementary"</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Introduz-se o conceito de "complementaridade paradigmática" enquanto utilização, sequencial ou complementar, de instrumentos de avaliação, conceptualizações e intervenções oriundos de diferentes orientações teóricas (e "visões do mundo"). Traçam-se paralelos entre os processos de desenvolvimento pessoal e científico, salientando o modo como estes parecem apontar para uma lógica integrativa. Apresentam-se alguns dados de investigação com psicoterapeutas que parecem sugerir que, relativamente ao desenvolvimento das suas crenças metateóricas e prática clínica, funcionam, espontaneamente, num registo de "complementaridade paradigmática". Termina-se, analisando o modo como diferentes visões do mundo influenciam as conceptualizações e atribuições causais de diferentes orientações teóricas, salientando a potencial importância de todas elas, utilizadas de modo complementar, para capturar a complexidade dos processos psicoterapêuticos.<hr/>The concept of "pomd igma t ic complemcnla rity " is presented. this concept implies the sequential or complementary use of assessment intrtmniiints, concepts and interventions stem mg from different theoretical orientations (and "world-views"). Similarities between processes of personal and scientific development are drawn, stressing how they seem to point to an integrative logic. Some research data regarding psychotherapists are also presented to illustrate how the development of their ntetatheoretical believes and clinical paractice seems to shows a spontaneous pattern of “paradigmatic complementarity". The way different world-views influence the conceptualizations and causal atri hut ions of different theoretical orientations is also analysed, stressing the potencial contributions of all of them, used in a complementary way, to capture the complexities of the therapeutic process. <![CDATA[<b>A case study of borderline personality disorder in light of the Paradigmatic Complementarity model</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base num modelo terapêutico integrativo, designado por "complementaridade paradigmática", que articula conceitos cognitivo-comportamentais, de traço, interpessoais dinâmicos e experienciais, os autores procedem a uma apresentação exaustiva de um caso de "perturbação borderline da personalidade". Para além destes referenciais, que são essencialmente utilizados para a "conceptualização do paciente e do problema", recorre-se, igualmente, a uma "conceptualização do processo terapêutico", sendo este entendido como constituído por cinco fases sequenciais. Este modelo funciona como um guia para a tomada de decisão clínica.<hr/>Based on an integrative therapeutic model, named "paradigmatic complementarity", that articulates cognitive-behavioral, trait like, interpersonal dynamic and experiential concepts, the authors discuss the case of a borderline patient. Besides the concepts mentioned, essentially used in terms of "case and problem conceptualization", the model also makes use of "process conceptualization". The therapeutic process is understood as being composed by five sequencial phases. The model put forward works as a guide-line for clinical decision making. <![CDATA[<b>Psychotherapists, team-work and integration in psychotherapy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Contrariamente ao que ocorre na prática privada, os psicoterapeutas que trabalham em meio institucional encontram-se menos isolados e podem, pelo menos potencialmente, trabalhar em equipa. No Núcleo de Aconselhamento Psicológico (NAP) do Instituto Superior Técnico, é exactamente isso que acontece - é constituído, em permanência, por uma equipa de seis a oito elementos, oriundos de diferentes orientações teóricas, que procuram trabalhar num modelo integrativo. As orientações teóricas de base representadas no serviço incluem a cognitiva-comportamental, a experiencial, a interpessoal e a familiar sistémica. Os autores propõem-se reflectir sobre o modo como o trabalho em equipa permite prevenir o stress e o esgotamento dos terapeutas. Referem-se ainda a alguns aspectos do funcionamento da equipa, incluindo a supervisão e a intervisão, a partilha e a intimidade, a co-terapia, o treino e as actividades de "construção" da equipa, a comunicação e a gestão de conflitos, as rivalidades, o planeamento, a resolução de problemas, a liderança, e ainda a partilha de objectivos e tarefas no seio da equipa. Esta exploração tem ainda como objectivo estimular a reflexão sobre uma hipótese que julgamos útil para o "movimento integrativo, " em geral, e para os psicoterapeutas interessados em trabalhar num quadro integrativo, em particular: poderá o trabalho em equipa promover/facilitar uma atitude integrativa em psicoterapia? Como? Como poderão os clínicos portugueses, nomeadamente os que trabalham em contexto institucional, tirar partido desta "oportunidade especial"?<hr/>Contrary to what is usual in private practice, psychotherapists working in an institution are less isolated and more often work as a team. This is the case at the Counseling Center, Technical University, where a team of 6 to 8 psychotherapists, who started with different theoretical orientations, including the cognitive-behavioral, the experiential, the interpersonal and the systemic family therapy, try to work together. The authors will explain how teamwork helps prevent stress and burnout among therapists. The authors will also explore some aspects of the work of this recently created team (2-5 years), including: leadership, supervision and intervision, self-disclosure, sharing and intimacy, co-therapy, training and team-building activities, communication and conflict management, rivalry, planning, problem-solving and shared goals and tasks. This exploration is meant to stimulate reflection upon an idea we believe might be useful for the "integrative movement," in general, and for clinicians interested to work within an integrative framework, in particular: can teamwork facilitate psychotherapy integration? how? How could we take advantage of this "special opportunity"? <![CDATA[<b>Eclectic trends among Portuguese psychotherapists</b>: <b>Comparasions with a previous study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na sequência de um estudo anterior, psicoterapeutas portugueses membros de diferentes sociedades de psicoterapia foram estudados não só com o objectivo de estabelecer, comparativamente a um estudo anterior, a incidência e tipos de eclectismo professados, mas também para comparar os terapeutas eclécticos com os não-eclécticos num conjunto de variáveis: (1) idade, treino e experiência profissional; (2) dificuldades terapêuticas experimentadas e estratégias de coping utilizadas; e (3) satisfação com o trabalho terapêutico e com a vida pessoal.<hr/>Following a previous study, Portuguese psychotherapists members of different societies were studied not only with the aim of establishing, comparatively, the incidence and types of professed eclecticism, but also to compare eclectics and non-eclectics in a number of variables: (1) age, training and professional experience; (2) therapeutic dificulties and coping strategies; and (3) satisfaction with therapeutic work and personal life. <![CDATA[<b>Therapists' and clients' world-views: Impacts on the therapeutic alliance</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Uma das questões que permanece polémica no tocante ao contributo de diferentes variáveis de pacientes e terapeutas para a qualidade da aliança terapêutica e, consequentemente, para a eficácia da terapia, é exactamente a do valor relativo de semelhanças e diferenças entre pacientes e terapeutas. Um destes grupos de variáveis é o das de personalidade, particularmente as relativas a "visões do mundo". O presente estudo foi desenhado com o objectivo central de testar se semelhanças entre "visões epistémicas do mundo" de terapeutas e pacientes se reflectem positivamente na qualidade da aliança terapêutica. Para o efeito foram estudadas 34 d\íades de terapeuta/cliente. Alguns dos resultados parecem confirmar a hipótese. Apontam-se limitações e sugerem-se novas investigações.<hr/>An open question regarding the contribution of therapists' and clients' variables for the quality of the therapeutic alliance, and for therapeutic efficacy, is the relative value of similarities and differences between them. One of this variables is personality, particularly what concerns "epistemic world-views". This study was designed with the main objective of testing if similarities of "world-views between therapist and client make a positive contribution to the quality of the therapeutic alliance. 34 therapist/client dyads were tested. Some of the results seem to confirmate the hypothesis. Some limitations and future research are stressed. Semelhanças iniciais, a nível de variáveis da personalidade, entre terapeuta e cliente afectarão positivamente a qualidade da aliança terapêutica? Ou as dissemelhanças serão igualmente importantes para o estabelecimento de uma boa aliança, como alguns autores têm defendido (Beutler & Consoli, 1992; Beutler, Machado & Neufeldt, 1994)? No mínimo, parece recomendável que, no início, terapeuta e cliente estejam em sintonia nas suas atitudes mais relevantes (Beutler & Consoli, 1992). <![CDATA[<b>Schema focused therapy</b>: <b>Some questions about its empirical validation</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en São discutidas questões relacionadas com a validação empírica da terapia focada nos esquemas (TFE), um modelo para a compreensão e intervenção nos distúrbios de personalidade proposto por Young (1990), encarando a TFE como um desenvolvimento da terapia cognitiva para os distúrbios de personalidade (Beck et al, 1990). Partindo do princípio que a validação da TFE passa pela possibilidade de avaliar, válida e fidedignamente, os esquemas precoces mal-adaptativos (EPM), postulados como subjacentes à psicopatologia, centramo-nos na discussão das várias estratégias de avaliação clínica e em investigação destas estruturas cognitivas. É analisada criticamente a avaliação de EPM por questionários de auto-respota, nomeadamente através do Questionário de Esquemas de Young (Young & Brown, 1990). Por fim, é apresentada uma nova metodologia de avaliação de EPM, o IAECA - Inventário de Avaliação de Esquemas por Cenários Activadores (Rijo & Pinto-Gouveia, 1999), que procura ultrapassar as limitações dos instrumentos de avaliação actualmente disponíveis.<hr/>Some questions related to the empirical validation of Schema Focused Therapy (SFT) are discussed. SFT was developed by Young (1990) as a way of conceptualizing and treating personality disordered patients. Rather than a completely new approach, SFT is better conceptualized as a development of Beck's Cognitive Therapy for personality disorders (Beck et al., 1990). SFT postulates that Early Maladaptive Schemas (EMS) underlie psychopathology. Therefore, SFT validation may require the clinical/research assessment of these cognitive structures in a valid and reliable way. The present paper aims to discuss the possibility of using different methodologies in assessing such cognitive structures critically analyzing self-report questionnaires in such an assessment, namely Young's Schema Questionnaire (Young & Brown, 1990). Finally, we present a new method developed by the authors for the assessment of EMS (Rijo & Pinto-Gouveia, 1999), which tries to overcome the limitations of the assessment instruments currently available. <![CDATA[<b>Colective knowledge structures and work organization options in Portuguese banks</b>: <b>A case study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho visa, genericamente, o estudo da vertente cognitiva da estruturação organizacional, inserindo-se assim numa perspectiva interpretativa do estudo das organizações. Com ele propomo-nos não só explorar a existência de uma estrutura colectiva de conhecimento sobre organização numa dada instituição de crédito, mas também explorar as relações entre esta e o projecto de reestruturação organizacional dos seus balcões. Um estudo de caso simples exploratório (Yin, 1993, 1994) foi realizado numa instituição bancária portuguesa, e com ele construímos, a partir da agregação dos mapas cognitivos individuais dos participantes no processo de reestruturação organizacional dos balcões, um mapa colectivo. As características dominantes da estrutura deste mapa foram posteriormente comparadas com as do projecto escrito de reestruturação dos balcões. Para representar graficamente e analisar o conhecimento colectivo sobre organização, utilizámos a metodologia de mapeamento cognitivo e o instrumento Graphics COPE (Eden, 1988; Jones, 1994; Ackerman & Sweeney, 1995). Para análise das características estruturais dos balcões, utilizámos a diferenciação clássica entre estruturas de tipo estável - mecânica e de tipo orgânica - adaptável (Kast & Rosenzweig, 1985,1992; Bums & Stalker, 1992). Os resultados evidenciam uma estrutura colectiva do conhecimento sobre organização claramente comprometida com uma lógica tradicional ou funcionalista (Burrell & Morgan, 1994), traduzindo os pressupostos subjacentes ao modelo tradicional de organização e de comportamento do homem no trabalho. A única nota discordante é o tipo de conhecimento que este banco evidencia relativamente ao meio externo, pois este é perspectivado como sendo essencialmente instável e concorrencialmente muito agressivo, pressupostos habitualmente ausentes nos modelos de organizações e gestão tradicionais. As características organizativas do balcão, tal como constam do Projecto Atendimento, revelaram-se consonantes com estas características, evidenciando ser uma estrutura de tipo mecânica-estável (Kast & Rosenzweig, 1985,1992; Bums & Stalker, 1992), aquelas que são afinal menos apropriadas para enfrentar meios instáveis e complexos. Finalizaremos reflectindo sobre a necessidade da realização de mais estudos, cujo objectivo seja não só o de estudar as relações entre as estruturas cognitivas e as estruturas organizacionais, assim como o de explorar as origens das estruturas de conhecimento.<hr/>Generally, the objective of this work is the study of cognitive dimension of organizational structuring, within a general interpretative perspective of the organisations study. Our specific aim is twofold, on the one hand, we intend to explore the existence of a collective knowledge about organization in a specific Portuguese bank and, on the other hand, to explore the relationship between this colective structure and the organizational structuring project that recently took place over agencies. A exploratory simple study case (Yin, 1993,1994) was realised in a Portuguese banking organization in which we elicit from the aggregation of individual cognitive maps belonging to the members that have participated in the restructuring process of the agencies, a collective structure concerning knowledge about organizing. The characteristics of this collective structure were later compared to the restructuring project as written down for agencies which has recently taken place in that Organization. Therefore, we have analysed and graphically represented the collective knowledge about organizing based upon a methodology of cognitive mapping and with the Graphics Cope technique (Eden, 1988; Jones, 1994; Ackerman e Sweeney, 1995). To analyse the structural caratheristics of agencies, we have used the two polar organization types which have been emphasised in the literature - stable-mechanistic and adaptive-organic (Kast e Rosenzweig, 1985,1992; Bums e Stalker, 1961). The results shown a collective structure of knowledge about organizing clearly compromised with a traditional or functionalist logic (Burrell e Morgan, 1994) of organizing that evidenced the underlying assumptions of the traditional organizational model and of Human behavior in the workplace. The organizational characteristics of the agencies as they have been planned at the Attend Project, manifest themselves as being in agreement with these characteristics, thereby showing that it is a stable-mechanistic structure (Kast e Rosenzweig, 1985,1992; Bums e Stalker, 1961) that they are less efficient to complex and unstable environments. Finally, we'll reflect the necessity of realise others studies to explore not only the relationships between cognitive structures and work organization options but also to explore the origins of the knowledge structures. <![CDATA[<b>Justice perceptions of university teachers</b>: <b>a confirmatory study</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492001000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende evidenciar empiricamente o carácter multidimensional das percepções de justiça dos professores do ensino superior. A amostra é constituída por 206 docentes de seis instituições. Os resultados convergem com os anteriormente apresentados por Rego (2000e): a) os professores distinguem cinco facetas da justiça: distributiva das recompensas, distributiva das tarefas, procedimental, interpessoal e informacional; b) este pentamodelo ajusta-se melhor aos dados do que os modelos alternativos de dois, três ou quatro factores; c) o instrumento de medição parece satisfazer requisitos fundamentais de parcimónia, consistência interna e clareza da estrutura dimensional.<hr/>This article aims at showing how the construct of justice perceptions of university teachers is multi-dimensional. The sample comprises 206 teachers from 6 higher education institutions. The findings converge with those of Rego (2000e) and show that: a) teachers distinguish 5 justice dimensions: rewards distribution, work distribution, procedural, interpersonal and informational; b) this five-factor model fits the data better than the alternative models containing 2,3 or 4 factors; c) the measurement instrument shows good psychometric properties regarding parsimony, internal consistency and clarity of dimensional structure.