Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920020001&lang=pt vol. 16 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Um modelo para o estudo da influência da estimulação cultural na organização biofuncional do cérebro humano</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente texto faz-se a revisão sumária de resultados obtidos num projecto dedicado ao estudo da influência da cultura na organização biofuncional do cérebro. Dá-se realce particular ao enquadramento teórico que permitiu elaborar as hipóteses de trabalho. Fica claro que é possível estabelecer um nexo entre o domínio de determinadas capacidades e o desenvolvimento particular de determinadas regiões do cérebro.<hr/>The main focus concerns the theoretical framework from which working hypothesis were driven. It is shown that it is possible to establish a connexion between the mastering of certain capacities and the activity of particular regions of the brain. <![CDATA[<b>Perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem</b>: <b>Avaliação, classificação, diagnóstico diferencial, prognóstico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Perturbações Específicas do Desenvolvimento da Linguagem (PEDL) são síndromas caracterizadas por um desenvolvimento inadequado da linguagem na ausência de: defeitos sensoriais (surdez), perturbações morfológicas ou motoras do aparelho articulatório, doença psiquiátrica ou atraso mental. As PEDL são síndromas heterogéneas, quer no tipo e na gravidade do defeito neuro-linguístico quer no seu prognóstico. Embora cerca de metade destas crianças compensem o defeito de linguagem, a maioria mantém dificuldades subclínicas que interferem com a aprendizagem escolar. Noutras, as perturbações verbais persistem de forma significativa, incapacitando-as para a vida social, escolar e profissional. A origem destas perturbações é provavelmente genética. Embora as PEDL sejam conceptualizadas como disfunções primárias dos sistemas necessários à compreensão, elaboração e produção da linguagem, elas não se associam a lesões cerebrais evidentes. Contudo, relacionam-se com padrões atípicos de especialização cerebral e com perturbações das infra-estruturas cognitivas essenciais à linguagem (processamento fonológico, memória verbal de curto termo, aquisição da morfologia gramatical, etc.). A intervenção terapêutica (treino e reeducação da linguagem, aprendizagem de estratégias alternativas de comunicação, apoio psicoterapêutico e ensino especializado) deve ser interdisciplinar e individualizada, sendo essencial para evitar o isolamento social, perturbações emocionais e comportamentais e a exclusão escolar destas crianças.<hr/>Specific Language Impairment (SLI) is an heterogeneous disorder characterized by an inadequate language development that cannot be explained by an auditory sensory defect, a motor-neurological defect, a general cognitive impairment nor an unwillingness to communicate. There are many subtypes of SLI, both in severity and type that may be associated with a different outcome. Although many of these children recover clinically, the majority will maintain minor language impairments leading to a poor school achievement and learning difficulties. A proportion of cases remain severely impaired causing social isolation and an occupational/professional handicap. The origin of these syndromes is probably genetic. Although they are assumed to reflect a dysfunction of the neuronal networks subserving the comprehension, elaboration and production of language, they are not due to evident focal brain lesions, but are associated with atypical patterns of cerebral dominance and specialization for language. A variety of language processing impairments have been described in these children, namely a difficulty in analysing rapidly changing speech sounds, acquiring language morphology and grammar and a poor phonological memory. Therapeutic intervention in these children must be individualized and interdisciplinary (speech therapy, alternative forms of communication, psychological support and special education). This is essential to prevent social isolation, low self-esteem, emotional and behavioural symptoms and educational problems. <![CDATA[<b>Diagnóstico de demência</b>: <b>Uma questão de critérios DSM-IV ou ICD-10?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existem vários critérios para o diagnóstico de demência, sendo o DSM-IV e a ICD-10, os mais usados. Estes dois critérios, porque apresentam algumas diferenças entre si, classificam como tendo demência um número diferente de sujeitos. Estudámos 897 sujeitos com suspeita de demência os quais foram submetidos a avaliação neuropsicológica e foram classificados como tendo ou não demência, em função das exigências do DSM-IV e da ICD-10. Encontrámos que 82,6% dos casos eram classificados como dementes pelo DSM-IV, enquanto só 63,8% tinham este diagnóstico se utilizássemos a ICD-10. A concordância de diagnóstico verificava-se em 61,4% dos sujeitos. A diferença de percentagem de sujeitos classificados com tendo demência, dependendo do critério utilizado, tem implicações significativas, não só na investigação como também na terapêutica.<hr/>There are several widely used sets of criteria for the diagnosis of dementia. ICD-10 and DSM-IV are the usual criteria for the diagnosis of dementia, but they can differ in the number of subjects classified as having dementia. In this study we analyzed the agreement of the two sets of clinical diagnostic criteria. We examined 897 subjects with suspected dementia syndrome. The subjects were submitted to a neuropsychological assessment and were classified as demented based on DSM-IV and on ICD-10 or as non-demented. We found that 82,6% of the cases were classified as demented by the DSM-IV criteria while only 63,8% of subjects were given a diagnosis of dementia according ICD-10 criteria. The agreement on the two criteria was 61,4%. The different percentage of demented subjects, depending the criteria used, has significant implications for research and treatment. <![CDATA[<b>Envelhecimento e declínio cognitivo ligeiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Várias capacidades cognitivas sofrem alterações com a idade. Nalguns casos estas alterações são superiores às esperadas num envelhecimento normal, podendo ser indicativas de estados iniciais de demência. As situações de transição entre o envelhecimento normal e a demência têm merecido particular atenção nos últimos anos. Vários conceitos surgiram para caracterizar estas situações de declínio cognitivo sem demência. O declínio cognitivo ligeiro (DCL de MCI - mild cognitive impairment) (Petersen et al, 1999) é um desses conceitos e o que mais tem sido utilizado ultimamente. Saber se essas situações evoluem para demência, em particular para-doença de Alzheimer (DA), é uma das preocupações actuais nesta área.<hr/>Normal aging of the nervous system is characterized by slow, most of the time continuous, changes in several cognitive processes. Sometimes this changes exceed what is expected for normal aging. This is frequently the case with memory changes. The problem, for the clinician, is to know whether these changes reflect normal aging or represent an incipient dementia. A number of clinical labels have been proposed to describe these states of cognitive impairment without dementia. The concept of mild cognitive impairment (MCI, Petersen et al, 1999) has predominated. To determine if the presence of MCI leads to an increased risk of developing Alzheimer's disease (AD) is one of the major concerns in this area. <![CDATA[<b>Bateria para avaliação neuropsicológica de adultos com epilepsia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A observação neuropsicológica faz parte da avaliação do doente epiléptico. O objectivo deste trabalho é a normalização de uma bateria de avaliação para doentes com epilepsia focal de origem temporal ou frontal. Cento e sessenta indivíduos, sem patologia neurológica, ou psiquiátrica, foram submetidos a avaliação neuropsicológica, através de um conjunto de testes com reconhecida capacidade de detecção de disfunções focais de natureza comicial. Os resultados são apresentados de acordo com os grupos etários e graus de escolaridade. Verifica-se que existem diferenças no desempenho nas provas verbais e não verbais, relacionadas com as características demográficas: escolaridade, idade e sexo. Assim, é demonstrada a importância da normalização de qualquer bateria. Testes que, em outras culturas, não demonstram variabilidade sociodemográfica foram, na nossa população, sensíveis às diferença de sexos e estratos etários e culturais.<hr/>In order to create a battery adequated to Portuguese epileptic patients with epilepsy secondarily to temporal or frontal foci, we elaborated a battery of selected cognitive tests. A control group of one hundred and sixty healthy individuals were submitted to this battery in order to collect normative data. Results were analysed according to age, literacy and sex and confirm demographic influences in several tasks. Comparison of groups revealed variation of capacities both on verbal and visual tasks. These findings show the critical importance of neuropsychological tests normalization so as to clearly determine the meaning of results. <![CDATA[<b>Traumatismos crânio-encefálicos</b>: <b>características e evolução</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os traumatismos crânio-encefálicos constituem um grave problema de saúde pública, com uma incidência muito elevada, sobretudo na população adulta jovem, principalmente como resultado dos acidentes de viação. A autora faz uma revisão da literatura relativa às principais características dos traumatismos crânio-encefálicos, aos mecanismos de recuperação e à evolução e sequelas mais frequentemente observadas nestas situações, em sujeitos adultos. As consequências, mesmo a longo prazo, isto é, passados anos após o traumatismo, podem ser dramáticas, quer para as pessoas que sofreram traumatismo, quer para os seus familiares, e envolver vários tipos de deficiência - física, cognitiva, emocional e do comportamento. Estas deficiências, em função da sua gravidade, das características individuais e das condições de vida, podem conduzir a handicaps de natureza variada, impedindo, frequentemente, a integração profissional e social destes sujeitos.<hr/>Traumatic brain injury is a severe problem of public health, with a high incidence in the young adult population, mainly as the result of traffic accidents. The author reviews the literature concerning the principle characteristics of this injury, recovery mechanisms, and the most frequent sequelae observed in these situations, in adult subjects. The consequences even years after injury can be dramatic for the subjects who suffered injury, as well as for their close relatives, and involve different types of impairments - physical, cognitive, emotional and behavioural. These impairments, depending on their severity, individual characteristics, and life conditions, can lead to handicaps of different nature preventing the professional and social integration of these subjects. <![CDATA[<b>Síndromes frontais</b>: <b>Avaliação do lobo frontal (LF) e suas conexões</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Revê-se a literatura referente ao(s) lobo(s) frontal (LF) numa perspectiva neuropsicológica e neurológica, a partir sobretudo dos estudos de doentes com lesão focal e dos modernos estudos funcionais de activação do LF em indivíduos normais. Os quadros neuropsicológicos associados a lesão do LF, sobretudo do córtex pré-frontal (CPF), são variados e de difícil sistematização, descrevendo-se alguns casos típicos. Discute-se se o papel do CPF é determinado pelo estabelecer e regular/modular ligações entre ou com outras áreas cerebrais ("vias ou circuitos" anatomo-funcionais envolvendo o CPF e outros córtices/sistema límbico/tálamo), ou se implica alguma característica intrínseca. As teorias neuropsicológicas discutem "funções frontais" executivas e comportamentais ou, pelo contrário, uma função única e unitária do CPF (ex.: memória de trabalho, controlo inibitório)? Revê-se ainda a correlação entre as funções e subdivisões do CPF (nomeadamente direita/esquerda e interna/orbitária/dorso-lateral). Descrevem-se testes laboratoriais que procuram avaliar iniciativa e fluência, regulação, planeamento, atenção, capacidade de resistir à interferência, capacidade de abstracção, flexibilidade mental e aspectos específicos da memória, emoções e comportamento.<hr/>The author summarizes the literature concerning the frontal lobes (FL) in a neuropsychological and neurological perspective, based in patient lesion studies and activation/functional data in normal individuals. The neuropsychological features of frontal lobe lesions (mainly prefrontal cortex-PFC ones) are heterogeneous and exemplified by clinical cases. The FL role is more probably due to its specific functional connections between or with different brain areas, including other cortices, limbic system and thalamus, then to an intrinsic quality. Former authors have discussed different PFC executive and behavioural functions versus one single unitary one (e. g. working memory, inhibitory control). The correlations between functions and specific PFC areas (right/left or dorsolateral/internal/orbital) are also reviewed. Finally, laboratorial tests that aim at evaluating initiative and fluency, planning capacity, regulation, attention, inhibition of interference, abstraction capacity, mental flexibility and specific aspects of memory, emotion and behaviour are described. <![CDATA[<b>Recuperação e reabilitação da afasia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O campo de actuação da terapêutica da fala é muito vasto e abrange várias patologias. Uma dessas patologias é a afasia. Entende-se por afasia a perturbação de linguagem resultante de uma lesão cerebral que afecta vários aspectos da comunicação, nomeadamente a expressão oral, a compreensão de linguagem, a leitura e a escrita. Os autores fazem uma revisão da literatura acerca da importância que a terapêutica da fala tem na recuperação dos doentes com afasia. Expõe-se resumidamente o resultado de estudos de eficácia no tratamento da afasia, realizados por investigadores nacionais e estrangeiros, fala-se de recuperação espontânea, de factores de prognóstico, de avaliação e de tratamento da afasia. Como comentário final, os autores consideram que um aumento do número de técnicos especializados nesta área e também a investigação, poderão ajudar a melhorar a qualidade de vida dos afásicos.<hr/>The scope of speech therapy is large and includes different pathologies. One of these is aphasia. Aphasia is a language disorder caused by brain damage and may involve different aspects of communication namely oral expression, language understanding, reading and writing. In this paper, the authors review the literature about the role of speech therapy in the rehabilitation of aphasia. This paper summarizes the efficacy studies on aphasia treatment conducted by national and foreign investigators, assessment and treatment of aphasia. As a final comment the authors hope that the number of professionals, specialized in this area, increase and that research in this issue help the aphasics to improve their quality of life. <![CDATA[<b>Técnicas de reabilitação</b>: <b>na inatenção hemiespacial selectiva</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O neglect constitui o defeito cognitivo que, mais frequentemente, decorre de uma lesão do hemisfério cerebral direito. As suas manifestações clínicas são muito heterogéneas e acarretam ao doente graves repercussões na sua qualidade de vida. O facto de a sintomatologia mais evidente recuperar espontaneamente nos primeiros dez dias após a instalação da lesão, leva, possivelmente, à ideia generalizada, entre técnicos de saúde, de que o neglect tem geralmente um prognóstico favorável. Na realidade, as suas manifestações podem persistir, embora de forma subtil, durante muitos meses. Daí a importância da implementação de programas de reabilitação. As primeiras técnicas de reabilitação do neglect surgiram intuitivamente da prática clínica. Só mais tarde foi desenvolvido, de forma mais sistematizada, o treino da capacidade de pesquisa visuoespacial. Embora este tipo de técnica possa ter limitações quanto à generalização que proporciona para actividades funcionais, mostrou-se útil no treino de tarefas específicas. Um conjunto de outras técnicas tem sido implementado com o objectivo de minorar as manifestações do neglect, embora os resultados não sejam conclusivos.<hr/>Neglect is the major cognitive deficit that results from a lesion on the right cerebral hemisphere. The clinical manifestations are very heterogeneous and bring .to the patient serious repercussions on his quality of life. The fact that the more evident manifestations recover spontaneously during the first 10 days after lesion, could explain the generalized idea, among health staff, that neglect has always a favourable prognostic. In reality, the manifestations of neglect can persist, although subtly, for a long period. That's why the implementation of programs of rehabilitation is so important. The first techniques of rehabilitation for neglect were developed, intuitively, from the clinical practice. Later, a training of the visuospatial scanning was developed on a systematic way. Although this type of intervention may not permit a generalization for functional activities, is useful for training specific activities. A number of other techniques have been implemented to reduce the manifestations of neglect; however, the results are not conclusive. <![CDATA[<b>Estereótipos e percepção de variabilidade de grupo</b>: <b>O caso dos angolanos residentes em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa, no contexto português, o conhecimento que membros de um grupo étnico maioritário e minoritário têm do seu endogrupo e do exogrupo. Estudantes angolanos e portugueses, residentes na região de Lisboa, participaram no estudo. De acordo com resultados anteriores, os estudantes portugueses perceberam maior variabilidade do endogrupo que do exogrupo (efeito de homogeneidade do exogrupo), enquanto que os estudantes angolanos percebem mais variabilidade do exogrupo que do endogrupo (efeito de diferenciação do exogrupo). A familiaridade com os membros dos grupos não explica estes resultados. São discutidas outras explicações possíveis.<hr/>The current article addresses ethnic perceptions of ingroup and outgroup variability in the Portuguese context. Angolan and Portuguese students living in Portugal participated in the study. Portuguese students perceived more ingroup than outgroup variability (the outgroup homogeneity effect) and Angolan students perceived more outgroup than ingroup variability (outgroup differentiation). Familiarity did not explain these results. Further explanations are discussed. <![CDATA[<b>Linguagem em humanos e chimpanzés</b>: <b>um problema de semântica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo revêem-se os principais trabalhos dedicados à investigação da chamada "linguagem em chimpanzés" ou "capacidades cognitivas dos chimpanzés", tentando analisar e filtrar o que de concreto tais estudos demonstraram, os pressupostos e motivações que lhes estiveram subjacentes, bem como os seus problemas metodológicos. Reviu-se também um considerável número de conceitos, dado que o uso da palavra "linguagem" em sentido lato tem gerado grande confusão relativamente ao significado real e alcance da descoberta de capacidades cognitivas em Pongídeos, que, sendo condições fundamentais para a emergência de linguagem, ficam muito distantes da complexidade que define a linguagem humana.<hr/>In this paper we review some of the major studies investigating the so called "chimpanzee language" or the "linguistic abilities of apes" and try to sort out what exactly have they demonstrated, what are the assumptions underlying such studies, their motivations and their methodological problems. A considerable number of concepts have also been reviewed, since a broad use of the term "language" generated a great deal of confusion about the real meaning and extent of the finding of cognitive abilities in apes that are important requirements for the emergence of language, but by no means reach the level of complexity that defines the human language. <![CDATA[<b>Teorias implícitas acerca da inteligência</b>: <b>Aspectos desenvolvimentistas e de género</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492002000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho apresentamos uma revisão de literatura, nomeadamente de pesquisas empíricas, sobre as teorias implícitas acerca da inteligência, de acordo com as variáveis desenvolvimento e género. Procurou-se também enquadrar o conjunto de investigações em três linhas teórico-empirícas: uma perspectiva cognitivo-desenvolvimentista, a perspectiva das teorias pessoais da inteligência enunciada por Carol Dweck, e a dos estudos multidimensionais sobre concepções de senso comum acerca da inteligência, ligados, sobretudo no que diz respeito aos estudos europeus, à teoria das representações sociais. Clivagens e aspectos comuns são discutidos.<hr/>In this work we present a review of empirical researches on lay theories about intelligence, according to gender and developmental perspectives. We try to fit the researches in three theoretical and empirical frameworks: a cognitive-developmental perspective, the theory of the personal conceptions about intelligence and multidimensional studies on common sense conceptions about intelligence, linked to social representations theory, in particular the European researches. Common and distinct aspects are discussed.