Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920030002&lang=es vol. 17 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Hegemony and polemic in the social memory of the discovery of Brazil</b>: <b>Presentation of the volume</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto procura cumprir três objectivos. O primeiro é apresentar a história e os objectivos do projecto de cuja realização resultaram os artigos que integram este número temático da revista Psicologia - o projecto O descobrimento do Brasil 500 anos depois: memória social e representações de portugueses e brasileiros. O segundo é propor um breve enquadramento para a questão que estruturou este estudo - a análise das relações entre representações sociais e memória social - de modo a esclarecer desde logo a lógica que presidiu à escolha dos objectivos específicos do projecto. O terceiro é esboçar uma síntese dos artigos temáticos que se seguem, e articular as suas principais conclusões.<hr/>This text tries to accomplish three aims. Firstly, to present the story and aims of the project that originated the texts presented in this volume of PSICOLOGIA - the project "O descobrimento do Brasil 500 anos depois: memória social e representações dos portugueses e brasileiros“ The discovery of Brazil 500 years latter: social memory and representations of Portuguese and Brazilians”. Secondly, to propose briefly the framework that underlies this project - the analysis of the relations between social representations and social memory. Finally, to sketch a summary of the contributions to this volume, as well as their general conclusions. <![CDATA[<b>Colective memories of the doscovery of Brazil</b>: <b>Common images and differential judgements in Portuguese and Brazilian samples</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata da actualização da memória do descobrimento do Brasil em função da comemoração do seu quinto centenário. Considerando a memória colectiva como o conjunto de representações sociais acerca do passado, tomou-se como referencial teórico a abordagem psicossocial estrutural, segundo a qual o sistema central de uma representação está ligado à memória colectiva e à história do grupo que a sustenta. Para o levantamento do conteúdo do sistema central e dos elementos periféricos, aplicou-se, por volta de Abril de 2000, a técnica de evocação livre a sujeitos adultos com escolarização mínima de oito anos, sendo 500 portugueses, em Lisboa, e 789 brasileiros, distribuídos pelas cinco regiões geográficas do país. Os dados foram tratados através do software EVOC, de análise das evocações. Os resultados obtidos a partir das duas amostras globais mostram que o central na representação social do descobrimento é a imagem descritiva maciçamente divulgada no nível elementar da educação escolar: os índios, as caravelas, Cabral, o mar (para os brasileiros) e as praias (para os portugueses). A essa memória primordial acrescentam-se, em nível periférico, duas outras ordens de evocação: em primeiro lugar, a escravidão e a exploração das riquezas brasileiras, como um juízo crítico consolidado no âmbito das duas amostras; em segundo lugar e evocados apenas pela amostra brasileira, o massacre dos índios e o termo invasão, para desqualificar o descobrimento, como críticas mais recentes, geradas no contexto polémico da comemoração do quinto centenário de 1492. Em lugar deste último juízo, os portugueses preferem exaltar a figura dos navegadores e a aventura a que se lançaram para descobrir o Brasil. São, ainda, apresentados e discutidos resultados comparativos entre os seguintes recortes da amostra brasileira: quanto ao grau de escolaridade (primária, média, superior); quanto à idade (18 a 34 anos, 35 a 49 anos, 50 anos ou mais); quanto à orientação política (direita, esquerda e sem definição política); quanto à pertença ou referência nacional / étnica (brasileira, latino-americana, descendente de portugueses, branca, índia e descendente, negra e descendente). Conclui-se que as estruturas das representações dessas subdivisões da população brasileira são muito semelhantes, mas apresentam diferenças suficientes para confirmar a proposição clássica de que as memórias colectivas são tão numerosas quanto os grupos sociais que buscam recordar o seu passado ou representá-lo.<hr/>This paper deals with the updating of memory of the discovery of Brazil in the commemoration of its fifth centennial. Considering collective memory as a group of social representations concerning the past, we used as theoretical framework the psychosocial structural approach according to which the central system of a representation is linked to the collective memory and to the history of the group that sustains it. In order to collect the content of the central system and of the peripheral elements of this representation, a free evocation technique was applied to adult subjects, on April 2000, with a minimum education level of eight years, 500 being Portuguese living in Lisbon, and 789 Brazilian, distributed by five geographical areas of this country. The data were analysed using the EVOC software, specifically designed to analyse evocation data. The results obtained from the two global samples show that the central system in the social representation of the discovery of Brazil is the descriptive image massively spread in the elementary school level: the Indians, the caravels, Cabral, the sea (for the Brazilians), and the beaches (for the Portuguese). To this primordial memory is added, in a peripheral level, two other evocation orders: in the first place, the slavery and the exploration of the Brazilian wealth, evoked as a critical judgement in both samples; in the second place, and just evoked by the Brazilian sample, massacre of the Indians and the idea of invasion, to disqualify the discovery, generated recently in the polemical context of the commemoration of the fifth centennial of 1492. Instead of this last evocation, Portuguese prefer to exalt the navigators and their adventure towards the discovery of Brazil. Also, comparative results of the Brazilian sample are presented, namely education level (primary, average, superior); age (18 to 34 years, 35 to 49 years, 50 years or more); political orientation (right, left and without political definition); national or ethnic belonging (Brazilian, Latin-American, descendent of Portuguese, white, Indian and descendents, blacks and descendents). These results enable us to conclude that the structures of the representations of these subdivisions of the Brazilian sample are very similar to each other, but they present enough differences to confirm the classic idea that collective memories are as numerous as the social groups that try to remember their past or try to represent it. <![CDATA[<b>Historical circumstances and construction of social memory of the discovery of Brazil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A passagem do quinto centenário do descobrimento do Brasil ensejou, além das celebrações oficiais, a realização de diversos trabalhos no âmbito académico. Neste sentido, dentre outras iniciativas, destaca-se o projecto desenvolvido no campo da psicologia social, por especialistas brasileiros e portugueses, que se debruçaram sobre o estudo das representações do descobrimento nas duas margens do Atlântico, antes e depois das comemorações, com o objectivo de investigar a actualização da memória social daquele evento. Lucien Febvre, um dos fundadores da chamada escola dos Annales, movimento que revolucionou a historiografia no século XX, nos seus Combates pela história, costumava alertar os historiadores para a prática dos estudos interdisciplinares. Destacava, em especial, a importância da psicologia social para a história, uma vez que defendia a necessidade de compreender os processos de construção do que denominava de utensilagens mentais. Ou seja, o modo como as representações são produzidas, conservadas, elaboradas e transmitidas por um grupo, através da interacção de seus membros. As relações entre a psicologia social e a história, contudo, ultrapassam as possibilidades apontadas por Febvre. Constituem-se em uma via de mão dupla, por assim dizer. Se, por um lado, a teoria psicossocial das representações sociais pode contribuir para a exploração dos fenómenos sociais da memória, por outro, o método histórico ajuda a determinar em que circunstâncias históricas essa memória se forjou, permitindo identificar quais os elementos que, ao longo do tempo, interferiram na dialéctica da lembrança e do esquecimento. Com base nessas premissas, são comentados os resultados de uma das investigações - empreendidas pelos psicólogos sociais que se ocuparam da problemática da actualização da memória social do descobrimento do Brasil. Uma ocupação especial, a propósito da existência de uma imagem comum e extensamente difundida do descobrimento, é concedida às relações entre a construção do saber histórico e a sua actualização pelo ensino básico e pela comunicação de massa.<hr/>The celebration of the fifth centennial of the discovery of the Brazil included not only the program of official celebrations, but also the accomplishment of several academic researches. In this sense, among other initiatives, the project developed in the field of the social psychology, by Brazilian and Portuguese specialists, aimed at the study of the representations of the discovery in the two margins of the Atlantic Ocean, before and after the commemorations, with the aim of investigating the social memory of this event. Lucien Febvre, one of the founders of the so called school of Annales, a movement that revolutionized the historiography in the XXth century, in his Combats for history alerts the historians for the practice of interdisciplinary studies. This author highlighted especially the importance of social psychology for history, because he defended the need to understand the construction processes of what he called mental uses, i. e., the way representations are produced, conserved, elaborated and transmitted by a group through the interaction of its members. The relationships between social psychology and history, however, go beyond the possibilities tracer by Febvre. They can be envisaged as a two-way road. If, on one hand, the psychosocial theory of social representations can contribute to the exploration of the social phenomena of memory, on the other hand, the historical method helps tc determine the kind of historical circumstances in that memory was forged, allowing the identification of the elements that, along the time, interfered in the dialectics of memory and of forgetfulness. Basing in these premises, results of one of the researches undertaken by social psychologists are commented, especially those concerning the problem of the update of social memory relatively to the discovery of Brazil. A special place, concerning the existence of a common and widely spread image of the discovery, is granted to the relationships between the construction of the historical knowledge and its update by the basic teaching and by mass communication. <![CDATA[<b>Primordial memory of the discovery of Brazil in the Brazilian population</b>: <b>The content of school textbooks</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo sintetiza as análises realizadas quanto ao conhecimento veiculado sobre o descobrimento do Brasil nos manuais escolares brasileiros. O facto de constituir uma informação recebida pelos estudantes de forma sistemática e já a partir de pouca idade, contribui decisivamente para configurar, mais do que um saber, algo como uma memória primordial de tão importante acontecimento histórico. A metodologia empregue consistiu na análise do conteúdo dos capítulos relativos ao período que antecede o descobrimento do Brasil até à colonização em nove manuais escolares utilizados no ensino público fundamental e médio no Brasil. A análise dos textos foi realizada através da técnica de análise de lexemas co-ocorrentes num enunciado simples de texto, utilizando-se o software Alceste 4.5. Foram compostos quatro corpus de análise: o primeiro contexto o conjunto de todos os textos; e os três restantes constituídos, respectivamente, pelos textos relativos aos períodos históricos do pré-descobrimento, do descobrimento e do pós-colonialismo. O resultado da análise do conjunto de textos revela a segmentação do conteúdo em cinco classes temáticas, que se referem: aos primeiros habitantes da nova terra; ao expansionismo português; ao comércio europeu e à busca de novas rotas comerciais; à expansão marítima europeia; à organização política, social e económica da Europa. No corpus do período do descobrimento observam-se quatro classes temáticas, a propósito de: a intencionalidade da viagem de Cabral; o quotidiano indígena; a chegada dos portugueses e as riquezas da nova terra; o domínio dos povos através da escrita e da tecnologia. No corpus relativo ao período do pós-descobrimento são observadas seis classes, abordando: o etnocentrismo branco; o período pré-colonial; as capitanias hereditárias; a escravidão negra no Brasil; a exploração colonial portuguesa; a dominação e a aculturação indígena. Nas quatro análises realizadas salientam-se, com efeitos estruturantes sobre a memória do descobrimento, duas temáticas centrais: as questões comerciais portuguesas e europeias e a questão indígena. Os resultados revelam ainda uma orientação comum entre os autores dos diferentes manuais, o que pode responder pela homogeneidade frequentemente assinalada da memória primordial. Caracteriza-se tal tratamento comum por: uma narrativa factual com pouca análise dos processos e factos históricos; um posicionamento de defesa dos sujeitos explorados, sobretudo dos índios; o privilégio a uma perspectiva económico-comercial do descobrimento do Brasil, em detrimento de uma visão humana e social do mesmo processo. Concluindo, os textos analisados ressaltam a negatividade da colonização, ao expressarem uma visão crítica do tratamento dado pelos colonizadores aos índios e negros, da exploração económica e da imposição cultural. Não deixam, entretanto, de enfatizar o carácter empreendedor europeu no período das navegações e da expansão colonial.<hr/>This article synthesizes the results concerning knowledge transmission on the discovery of Brazil in the Brazilian school manuals. The fact that this kind of information is received by the students in a systematic way and starting from early age, contributes decisively to configure more than knowledge, something as a primordial memory of such important historical event. The methodology used in this study consisted of content analysis of the content of chapters of nine school manuals used in the fundamental and medium public teaching in Brazil, relatively to the period that precedes the discovery of Brazil until the colonization. The analysis of the texts was done through the technique of co-occurent lexeme analysis in simple text, using the Alceste 4. 5 software. Four corpus of text were analysed: the first contained the group of all of the texts; the remaining three were composed, respectively, by texts of the historical period of pre-discovery, of the discovery and of post-colonialism. The result of the analysis of this group of texts reveals the segmentation of its content in five thematic classes: the first inhabitants of the new earth; the Portuguese expansionism; the European trade and the search of new commercial routes; the European marine expansion, the organization of Europe in terms of politics, society and economy. In the corpus of the period of the discovery four thematic classes are observed: the intentionality of Cabral's voyage; the everyday life of the indigenous people; the arrival of the Portuguese and the wealth of the new earth; the power over the people through writing and technology. In the corpus relative to the period of post-discovery six classes were observed: the white ethnocentrism; the pre-colonial period; the hereditary "capitanias"; the black slavery in Brazil; the Portuguese colonial exploration; the dominance and the indigenous acculturation. In the four analyses results point out, with structuring effects for the memory of the discovery, two central themes: the Portuguese and European commercial themes and the indigenous theme. The results also reveal a common orientation among the authors of the different manuals, a result that can state the homogeneity frequently marked of the primordial memory. This homogeneity is characterized by a factual narrative with few analysis of the processes and historical facts; a defence positioning of the explored subjects, above all of the Indians; the privilege to an economical-commercial perspective of the discovery of Brazil, in detriment of a human and social vision of the same process. To conclude, the texts analyzed emphasize the negativity of colonization, such as expressing a critical vision of the treatment given by the colonizers to the Indians and black people, of the economical exploration and of the cultural imposition. Nevertheless, these same texts still emphasize the European enterprising character in this period of navigations and of colonial expansion. <![CDATA[<b>Social memory and representations of the dicovery of Brasil</b>: <b>Portuguese history textbooks</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es As representações das memórias da sociedade portuguesa, e da própria história, circulam e são transmitidas no campo das comunicações sociais, mas também são difundidas, e (re)legitimadas, através das temáticas que compõem os curricula escolares. O objectivo deste estudo foi analisar os conteúdos dos manuais de história do ensino básico e complementar, enquanto instrumentos privilegiados na construção e actualização das representações sobre a história da descoberta do Brasil, nos grupos sociais mais jovens. Foram seleccionados dois manuais, em três níveis escolares, e o material recolhido foi submetido a duas metodologias de análise. Os resultados obtidos permitiram verificar diferenças quanto à estrutura e aos conteúdos temáticos dos manuais, o que revela alguma heterogeneidade entre eles, e entre os níveis escolares analisados. Esta heterogeneidade sugere a existência duma diferenciação qualitativa ao nível das representações sociais que são difundidas aos grupos mais jovens, através dos manuais escolares.<hr/>The representations of the memories of the Portuguese society, and of its history, circulate and are transmitted through the media, but are also spread and (re)legitimated through the themes that compose school curricula. The aim of this study was to analyse the contents of history textbooks used in grammar and high schools. For the younger groups of our society, these textbooks are a privileged mean in the construction and actualization of the social representations of the history of the discovery of Brasil. Two textbooks were selected from three different educational levels, and they were analysed via two different methodologies. The results show differences concerning the structure and the thematic content of the textbooks, revealing some heterogeneity between them, as well as between the three educational levels. This heterogeneity suggests the existence of a qualitative differentiation at the level of social representations that are spread through young people by means of the textbooks. <![CDATA[<b>The teaching of history in post-colonial times</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os resultados da sondagem efectuada a manuais de história usados em escolas de Portugal e do Brasil são muito reveladores acerca da imagem do descobrimento do Brasil. No que respeita a Portugal, verifica-se que a representação do descobrimento continua a ser estruturada por uma série de crenças que entroncam no antigo imaginário colonial lusitano. Quanto aos manuais brasileiros, transmitem uma imagem mais ambígua do descobrimento, onde colonização se confunde com ocidentalização, e onde a avaliação positiva do "adiamento" do Brasil convive com severas críticas à destruição provocada pela chegada dos europeus à América do Sul. No seu conjunto, os manuais de ambos os lados do Atlântico tornam bem patente que continua a ser difícil olhar para o descobrimento fora das narrativas mestras sobre a história dos dois países. Tal dificuldade dever-se-á, em parte, à incapacidade dos historiadores para promoverem uma reflexão crítica sobre as condições de produção do saber acerca dos contactos entre europeus e sul-americanos. Sem essa reflexão, será difícil construir um conhecimento menos luso-centrado e mais sensível à diferença cultural.<hr/>The results of the survey on textbooks used in Portuguese and Brazilian schools are very revealing about the representation of the discovery of Brazil. In what Portugal is concerned, it is clear that the nowadays understanding of the discovery is still closely connected to the old Portuguese colonial imaginary. As for the Brazilian textbooks, they provide a more ambiguous representation of the discovery: colonization is often taken as a synonym of westernization. In addition, in the Brazilian textbooks the positive evaluation coexists with severe critics about the negative impact of the European arrival to South America. On the whole, the textbooks from both sides of the Atlantic show that nowadays it is still difficult to achieve an understanding of the discovery of Brazil outside the master-narrative about both countries' history. This situation is, in part, the outcome of the incapacity of historians from both countries to promote a critical discussion of the European presence in South American lands during the early-modern period. Without such a discussion, it will be difficult to achieve a knowledge less focused on Portugal and more sensible to cultural difference. <![CDATA[<b>The discovery of Brazil seen by brazilian newspapers</b>: <b>The gradual actualisation of social memory</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo busca descrever a participação gradativa de, pelo menos, uma parte dos media brasileiros no processo de actualização da memória social do descobrimento do Brasil, através da análise das matérias veiculadas pela imprensa escrita diária a respeito do descobrimento, do início da colonização e da comemoração do quinto centenário. A recolha das matérias, realizada durante três anos consecutivos, de 1 de Janeiro de 1998 a 31 de Dezembro de 2000, incidiu sobre quatro jornais de grande circulação na cidade do Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, O Globo (representantes cariocas do que se convencionou chamar de "grande imprensa"), a Folha de São Paulo (veículo incorporado aos hábitos de leitura das classes média e média-alta do Rio de Janeiro) e O Dia (jornal de grande penetração popular). Os instrumentos de registo das matérias englobaram os seguintes itens: (1) aspectos formais, como a forma discursiva, autoria e suas fontes de informação, procedência da informação (nacional, portuguesa ou doutro país) e instituições citadas; (2) conteúdo substantivo, focalizando as esferas privilegiadas (política / económica, religiosa, cultural / artística, historiográfica, educativa / científica), as categorias de sujeitos históricos envolvidos, o tratamento descritivo ou analítico; (3) pertinência da matéria, ou seja, se a mesma possuía referência directa ou somente alusiva ao tema; (4) orientação comunicativa subjacente, em termos de valorização e tomada de posição frente ao descobrimento do Brasil, com a utilização da distinção feita por S. Moscovici entre difusão, propagação e propaganda. A análise global mostra que, durante todo o período analisado, as transformações são lentas, incidindo principalmente sobre aspectos formais, como o aumento gradativo do número de artigos e reportagens, e quanto à pertinência das matérias, com a diminuição daquelas apenas alusivas. Somente no primeiro semestre do 2000, com a aproximação da data do quinto centenário (22 de Abril), observam-se inflexões significativas nas curvas de desenvolvimento, que indicam a introdução de novos saberes e juízos polémicos no processo de actualização da memória social do descobrimento. Os principais resultados nesse sentido mostram que: (1) os conteúdos substantivos predominantes deixam de ser a comemoração do facto e o facto histórico em si, enquanto as temáticas contemporâneas relacionadas passam a adquirir maior importância nos media; (2) os navegadores portugueses cedem o lugar de principais sujeitos históricos focalizados pelos média aos índios, em função da repercussão das manifestações populares contra as comemorações oficiais; (3) há um aumento na quantidade de análises e juízos críticos a respeito do descobrimento do Brasil, que caracterizam uma orientação subjacente de propaganda, associado a uma diminuição das matérias de difusão, ou seja, que não possuem tomadas explícitas de posição. A memória social actualizada do descobrimento toma-se, assim, ao final do período, mais complexa e politicamente polarizada.<hr/>The present paper looks for the description of the gradual participation of part of the Brazilian media in the process of update of social memory of the discovery of Brazil, through the analysis of the matters transmitted by the daily written press regarding the discovery, concerning the beginning of the colonization process and the commemoration of the fifth centennial. Data collection of matters, run during three consecutive years (January 1,1998, until December 31, 2000), was undertaken in four newspapers of great circulation in the city of Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, O Globo (representative newspapers of Rio de Janeiro), Folha de São Paulo (representative of the middle classes and average-high class of Rio de Janeiro readers) and O Dia (a popular newspaper). The coding instruments of the matters included the following items: (1) formal aspects, discursive form, authorship and their sources of information, origin of the information (national, Portuguese or other country) and mentioned institutions; (2) substantive content, focusing the privileged spheres (political / economical, religious, cultural / artistic, historical, educational / scientific), the categories of involved historical subjects, the descriptive or analytical treatment; (3) pertinence of the matter, i. e., if it possesses direct or allusive reference to the theme; (4) underlying communicative orientation, in terms of valorization or opinion relatively to the discovery of Brazil, with the use of the distinction done by S. Moscovici among diffusion, propagation and propaganda. The global analysis shows that, during the whole analyzed period, the transformations are slow, happening mainly on formal aspects, as the gradual increase of the number of articles and reports, and as for the pertinence of the matters with the decrease of those just allusive. Only in the first semester of the 2000, with the approach of the date of the fifth centennial (April 22), significant inflections are observed in the development curves, that indicate the introduction of new knowledge and polemical judgements in the process of updating of the social memory of the discovery. The main results show that: (1) the predominant substantive contents stop being the commemoration of the facts and of the historical facts in itself, while the related contemporary themes start to acquired larger importance in average; (2) the Portuguese navigators give up the place of main historical subjects focused by the media and are substituted by the Indians, in function of the repercussion of the popular manifestations against the official commemorations; (3) there is an increase in the amount of analyses and critical judgements regarding the discovery of Brazil, that characterize an underlying orientation of propaganda, associated to a decrease of the diffusion matters, i. e., don't possess explicit position standings. The updated social memory of the discovery becomes, at the end of the period, more complex and politically polarized. <![CDATA[<b>The discovery of Brasil in the Portuguese press</b>: <b>Looking at the future</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem dois objectivos principais. O primeiro é descrever a imagem da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil que a imprensa portuguesa nos ofereceu durante os anos de 1999 e 2000, com os conteúdos, fontes e sujeitos que privilegiou nas notícias que publicou, a fim de examinar quais os temas e os protagonistas que foram destacados, e quais os que ficaram na sombra. O segundo objectivo foi o de examinar o tratamento dado aos temas publicados. Pois é possível organizar as nossas narrativas de formas muito diversas. Para enquadrar a concretização deste segundo objectivo, recorreu-se a uma proposta para a análise dos diferentes tipos de tratamento que os mesmos assuntos podem receber na imprensa, com origem no trabalho de Moscovici (1976), que identifica três tipos de modalidade comunicativa - difusão, propagação e propaganda. Estes objectivos foram concretizados através da análise de todas as notícias relacionadas com o descobrimento do Brasil e a comemoração dos seus 500 anos que surgiram em quatro jornais portugueses entre 1 de Janeiro de 1999 e 30 de Junho de 2000. Dois destes jornais são diários (Público e Correio da Manhã) e os outros dois são semanários (O Expresso e O Independente). O total de notícias publicadas nestes orgãos de imprensa durante este período foi de 528, e estas foram analisadas com a grelha de cotação também utilizada para cotar as notícias surgidas na imprensa brasileira.<hr/>The present paper has two main aims. The first aim is to describe the image of the Commemoration of the 500 years of the discovery of Brasil transmitted through the Portuguese press between 1999 and 2000: contents, sources and subjects that were privileged in the texts published, in order to examine themes and main characters as well as those that remained in the shadow. The second aim was to examine the treatment given to the articles published, once it is possible to organise our narratives in very different ways. This second aim was accomplished through Moscovici's (1976) proposal that identifies three communicator modalities - diffusion, propagation and propaganda - a useful framework to study the different treatment given to the texts published by newspapers. The present paper presents the analyses run on every text published between January 1st 1999 and July 30th 2000 in four Portuguese newspapers concerning the discovery of Brasil and the Commemoration of its 500 years. Two of these newspapers are daily papers (Público and Correio da Manhã) and the other two are weekly newspapers (O Expresso and O Independente). The total number of articles published by these newspapers during this period was 528, and these texts were analysed with the same list of categories used in a Brazilian sample of newspaper articles. <![CDATA[<b>Commemoration, imperial nostalgia and social strain</b>: <b>Portugal-Brazil divergence</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es As comemorações do descobrimento do Brasil estabeleceram um campo de conflitos semânticos ao nível dos governos dos dois estados-nação, Brasil e Portugal. Neste último, o acento tónico foi colocado na ideia de "descobrimento"; no primeiro foi-o na ideia de celebração dos 500 anos do Brasil. Nos movimentos sociais empenhados no que se pode denominar "política cultural", militantes de grupos minoritários e identidades étnicas subalternas e intelectuais "orgânicos" contestaram as comemorações. Em Portugal, todavia, as comemorações serviram para reforçar a tendência nostálgica imperial que parece presidir às reconfigurações da identidade nacional pós-colonial - prisioneira da retórica dos descobrimentos e cega a novas realidades multiculturais e migratórias.<hr/>The commemorations of the discovery of Brazil set the stage for semantic conflict between the governments of both nation states - Brazil and Portugal. In the latter, the rhetoric was focused on the notion of "discovery", whereas in the former it was on the notion of "500 hundred years of Brazil". Social movements in Brazil which are engaged in cultural politics - Black movement, Indigenous rights' organizations, and the progressive inteligentsia - challenged the rationale of the commemorations. In Portugal, however, these reinforced imperial nostalgia, thus making clear that Portuguese postcolonial identity is still represented around the imagery of the discoveries - and it is blind regarding the new migratory and multicultural aspects of the nation. <![CDATA[<b>Social representations of the discovery of Brazil</b>: <b>Actors and colonization process</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo analisamos a representação social (RS) do descobrimento do Brasil, no quadro da hipótese segundo a qual a evocação de acontecimentos remotos ancora em princípios identitários. Primeiramente é estudada a representação dos actores da colonização (colonizadores portugueses, índios e escravos africanos), seguidamente esta representação é relacionada com outras dimensões da memória do descobrimento do Brasil. Os dados analisados foram recolhidos na região de Lisboa (N=500) e na cidade do Rio de Janeiro (N=401) através de amostragem por quotas. Os resultados mostram que a identidade nacional e a identidade política, quer em Portugal quer no Brasil, se encontram associadas a representações diferentes sobre os actores. Porém, quando se relacionam as imagens dos colonizadores com outras dimensões da colonização encontramos representações consensuais em Portugal e no Brasil. A valência destas RS é globalmente positiva no caso de Portugal e negativa no caso do Brasil.<hr/>In the framework of the hypothesis according to which the evocation of remote events anchors in identitarian principles, this paper analyses the social representation (SR) of the discovery of Brazil. Firstly the representation of the actors of the colonization (Portuguese colonisers, native Indians and African slaves) is studied. Secondly, this representation is related with other dimensions of the memory of the discovery of Brazil. Data were collected in the Lisbon area (N=500) and in Rio de Janeiro (N=400) through quota sampling. Results show that national and political identities in Portugal as well as in Brazil are associated with representations of colonization actors. However, when images of the actors are brought together with other dimensions of the colonization consensual representations are founded in Portugal and in Brazil. These SR are consensual in each country but antagonistic between them. <![CDATA[<b>Living social representations of the discovery of Brazil</b>: <b>updated socil memory of Portuguese and Brazilians</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo são evidenciados aspectos comparativamente importantes da memória social actualizada de portugueses e brasileiros a propósito do descobrimento do Brasil. Tal estado da memória é descrito em termos das representações sociais vivas, ou seja, aquelas actuantes nas duas populações por ocasião mesmo da comemoração do quinto centenário. Para isso, foram aplicados questionários, de características semelhantes, sobre diversas questões relacionadas ao descobrimento e à colonização do Brasil - históricas, económicas, políticas, culturais - a 500 sujeitos portugueses em Lisboa e a 789 brasileiros, em sete diferentes cidades do país, todos adultos, de ambos os sexos, com no mínimo oito anos de escolarização. Alguns dos principais resultados dessa investigação são os seguintes: (1) dois terços dos sujeitos brasileiros e um terço dos portugueses citam o descobrimento do Brasil como um dos três factos mais marcantes da história dos seus países; (2) a maioria dos portugueses atribui o descobrimento do Brasil ao acaso, enquanto a maioria dos brasileiros o representa como resultado de uma acção intencional; (3) para a amostra brasileira, uma menor proporção das características favoráveis do Brasil e uma maior proporção das desfavoráveis se devem à influência europeia, em comparação com as influências indígena e africana; (4) a cultura brasileira é representada, tanto pelos brasileiros como pelos portugueses, como uma fusão das culturas europeia, indígena e africana; (5) mais da metade das amostras brasileira e portuguesa remetem a redação da população indígena à matança pelos colonizadores, seguindo-se, como outros factores importantes, as guerras entre tribos rivais, para os portugueses, e as doenças trazidas pelos europeus, para os brasileiros; (6) quanto aos sentimentos associados à memória dos acontecimentos de quinhentos anos atrás, os portugueses sentem-se principalmente orgulhosos ou, em menor proporção, indiferentes, enquanto os sentimentos dos brasileiros se distribuem entre a revolta, a vergonha, mas também o orgulho e a indiferença; (7) para os portugueses, a principal fonte de representações do descobrimento é o aprendizado na escola, seguido da televisão, que são também fontes importantes para os brasileiros, mas em menor grau, pois jornais, revistas e livros recentes contribuem igualmente para a actualização da sua memória; (8) não obstante, metade da amostra brasileira, tanto quanto a portuguesa, não vê muita diferença entre o que se fala hoje sobre o descobrimento e o que se lembra de ter lido nos manuais escolares; (9) dentre os que rejeitam o termo "descobrimento", a maioria dos portugueses preferiria substituí-lo por "encontro entre dois povos", enquanto, em uma proporção maior, os brasileiros julgam mais adequado falar de "invasão" ou "conquista"; (10) finalmente, a quase totalidade dos portugueses e dois terços dos brasileiros são favoráveis à comemoração do descobrimento do Brasil nos respectivos países. Estes resultados comparativos são interpretados em termos das razões pelas quais podem ser semelhantes, mas também distintas e distantes, as memórias actualizadas de um mesmo acontecimento remoto em duas populações ligadas por complexos vínculos históricos e culturais.<hr/>In this paper we evidence important aspects of the process of updating Portuguese and Brazilian social memory concerning the discovery of Brazil. This social memory is described in terms of social representations, i. e., those active in the two populations on the occasion of the commemoration of the fifth centennial. Thus, we applied questionnaires of similar characteristics on several subjects related to the discovery and to the colonization of Brazil - historical, economical, political, and cultural - to 500 Portuguese subjects in Lisbon and to 789 Brazilian in seven different cities of the country, all adults of both sexes, with at least eight years of education. Some of the main results of this study were the following: (1) two thirds of the Brazilian subjects and a third of the Portuguese state the discovery of Brazil as one of the three most outstanding factors of the history of these countries; (2) most of the Portuguese attribute the discovery of Brazil to random factors, while most of the Brazilians represent it as a result of an intentional action; (3) for the Brazilian sample, a smaller proportion of the favourable characteristics of Brazil and a larger proportion of the unfavourable ones are due to the European influence, in comparison with the native and African influences; (4) the Brazilian culture is represented both by Brazilians and Portuguese as a fusion of European, indigenous and African cultures; (5) more than half of the Brazilian and Portuguese samples blame the reduction of the indigenous population to the slaughter commanded by the colonizers, as well as other important factors such as the wars among rival tribes, for the Portuguese, and the diseases brought by the Europeans, for the Brazilians; (6) as for the feelings associated to the memory of the events of five hundred years ago, the Portuguese feel mainly proud or, in smaller proportion, indifference, while the feelings of the Brazilians are distributed among revolt, shame, but also pride and indifference; (7) for the Portuguese, the main source of representations of the discovery is school learning, followed by television, that are also important sources for the Brazilians, but in smaller degree, because newspapers, magazines and recent book publications contribute equally to the updating of this social memory; (8) nevertheless, half of the Brazilian sample, as much as the Portuguese, does not see a lot of difference among what is spoken today about the discovery and what remembers to have read in school manuals; (9) among the ones that reject the term "discovery", most of the Portuguese would prefer to substitute it for "encounter among two civilisations", while, in a larger proportion, the Brazilians judge more appropriate to speak of "invasion" or "conquer"; (10) finally, almost the totality of the Portuguese and two thirds of the Brazilians are favourable to the commemoration of the discovery of Brazil in their respective countries. These comparative results are interpreted in terms of the reasons why the updated memories of a same remote event are similar, but also different and distant, in two linked populations by complex historical and cultural bonds. <![CDATA[<b>(Un)Encounters of memory</b>: <b>A brief commentary to the symposium "The discovery of Brasil, 500 years latter: Social memory and representations of Portuguese and Brazilians'</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo abordam-se de modo sucinto alguns aspectos relativos à problemática da memória social, dando-se um relevo particular aos contibutos oriundos da sociologia e da antropologia. Defende-se que a memória nacional deve ser entendida como ideologia ou representação, como produto de processos de construção do passado, nos quais o poder de estado desempenha um papel crucial. Aborda-se também com brevidade o questionário, referindo-se que o mesmo mostra como certas caracterizações do carácter nacional (brasileiro) moldam algumas das suas interrogações. Finalmente, debruça-se sobre a persistência de certas imagens dos portugueses ligadas à expansão ultramarina e suas implicações.<hr/>The concept of social memory is briefly analysed in this paper, especially the contributions given by sociology and anthropology to this concept. It is sustained that social memory can be understood as an ideology or a representation, a product of a processes of construction of the past, on which state power is fundamental The survey presented on Vala's and Saint-Maurice paper is also commented, namely in what concerns the role of characterisations of the national character (Brazilian) in the answers to particular questions. Finally, a brief glance is drawn to the Portuguese images about overseas expansion and its implications. <![CDATA[<b>Direct and indirect assessment of group homogeneity perceptions in a natural group setting</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es The present study addressed the hypothesis that a group with low-status and small size (Angolan immigrants living in Portugal) is homogenized more than the corresponding high-status majority group (Portuguese natives). Angolan immigrants and native Portuguese performed an impression formation task of ingroup and outgroup members, and then answered direct and indirect measures of group homogeneity. In support of our hypothesis, results showed that participants homogenized Angolan group members more than Portuguese group members. Results further showed that this effect was corroborated with most of the six direct measures and the two indirect measures. The discussion focuses on the role of the groups' positioning within a social structure on homogeneity perceptions assessed by means of direct and indirect measures.¹<hr/>No presente estudo investigámos a hipótese de que o posicionamento dos grupos na estrutura social, tanto em termos do estatuto social como em termos do estatuto numérico, assume um papel moderador nas percepções de homogeneidade do endogrupo e do exogrupo. Neste caso, os portugueses autóctones representam o grupo maioritário e de estatuto social mais elevado e os imigrantes angolanos residentes em Portugal representam o grupo minoritário e de menor estatuto social. Jovens de ambos os grupos, imigrantes angolanos e portugueses autóctones, participaram numa tarefa de formação de impressões sobre membros do endogrupo e do exogrupo e depois responderam a medidas directas e indirectas de homogeneidade grupai. Em concordância com a nossa hipótese, os resultados demonstraram que o grupo dos angolanos é percebido de forma mais homogénea do que o grupo dos portugueses. Os resultados demonstraram ainda que este efeito foi corroborado na maior parte das seis medidas directas e nas duas medidas indirectas. A discussão focaliza-se no papel do posicionamento dos grupos na estrutura social nas percepções de homogeneidade do endogrupo e do exogrupo, averiguadas através de medidas directas ou indirectas. <![CDATA[<b>Quality of attachment towards mother and teacher</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Embora, desde o início da formulação da teoria da vinculação com Bowlby e Ainsworth, se tenha reconhecido a existência de figuras alternativas de vinculação, a maioria das investigações realizadas têm-se centrado na relação de vinculação entre a criança e a figura de vinculação privilegiada: a mãe. A inclusão de diferentes pessoas que regularmente cuidam e interagem com a criança, nomeadamente a educadora, no estudo das relações de vinculação, veio, segundo Howes, Hamilton e Philipsen (1998), colocar novas questões de carácter teórico e empírico na investigação da vinculação. Este estudo procura comparar a qualidade da vinculação à mãe e à educadora no sentido de melhor clarificar a organização das várias representações das relações de vinculação no modelo interno dinâmico da criança. Participaram neste estudo 50 díades, mãe-criança e educadora-criança. Assinalou-se uma média de idades de aproximadamente 41 meses para as crianças, 32 anos para as mães e 42 anos para as educadoras de infância. Foi aplicado às mães e às educadoras de infância o questionário Attachment Q-Sort (Vaughn &Waters, 1990). Através da análise de clusters, e com base nas descrições das mães, foram identificados três grupos: grupo 1 (seguro e independente), grupo 2 (inseguro e dependente) e grupo 3 (inseguro e independente). As educadoras distinguem as crianças apenas com base no critério da segurança e na escala de "interacção suave", e consideram que as crianças que mais interagem com elas são as que apresentam maior segurança na relação. Este estudo reafirma a qualidade da vinculação como uma característica da relação e não da criança. Ou seja, não existem crianças seguras ou inseguras, mas crianças com relações seguras ou inseguras com determinadas figuras.<hr/>Even if in recent research, the monotropic model of attachment is contested, most part of the studies on the area still focus on mother-child relation. The inclusion of different partners, namely the father or the preschool teacher brought new theoretical and empirical questions to the study of attachment (Howes, Hamilton, & Philipsen, 1998). The present study attempts to compare the quality of the attachment to the mother and teacher, in order to better clarify the organization of the different relations at the level of the internal models of the child. The participants were 50 mother-child dyads and 50 teacher-child dyads from Lisbon, Portugal. Children mean age level was 41 months, 27 girls, and 23 boys. Mothers' age ranged from 21 to 42 years (M=32,26, SD=4,34), teachers mean age was 42 years old. Children spend in average 6,80 hours in school. All the families were from middle class for Portuguese standards. Mothers and teachers were asked to complete the Attachment Q-Sort (Vaughn, & Waters, 1990). Cluster analyses of obtained Q profiles revealed three distinct types of attachment relationships, group 1 (secure, independent), group 2 (insecure, dependent) and group 3 (insecure, independent). Teachers consider the security score the most relevant to describe the children. Results were not conclusive at the level of agreement between mothers and teachers. This study stresses the idea that attachment is a relational construct depending on the characteristics of both partners. <![CDATA[<b>Apresentação</b>: <b>Encontros com a Psicologia ao fim da tarde, na Livraria Barata, ou o desafio de trazer a investigação em psicologia até às pessoas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Embora, desde o início da formulação da teoria da vinculação com Bowlby e Ainsworth, se tenha reconhecido a existência de figuras alternativas de vinculação, a maioria das investigações realizadas têm-se centrado na relação de vinculação entre a criança e a figura de vinculação privilegiada: a mãe. A inclusão de diferentes pessoas que regularmente cuidam e interagem com a criança, nomeadamente a educadora, no estudo das relações de vinculação, veio, segundo Howes, Hamilton e Philipsen (1998), colocar novas questões de carácter teórico e empírico na investigação da vinculação. Este estudo procura comparar a qualidade da vinculação à mãe e à educadora no sentido de melhor clarificar a organização das várias representações das relações de vinculação no modelo interno dinâmico da criança. Participaram neste estudo 50 díades, mãe-criança e educadora-criança. Assinalou-se uma média de idades de aproximadamente 41 meses para as crianças, 32 anos para as mães e 42 anos para as educadoras de infância. Foi aplicado às mães e às educadoras de infância o questionário Attachment Q-Sort (Vaughn &Waters, 1990). Através da análise de clusters, e com base nas descrições das mães, foram identificados três grupos: grupo 1 (seguro e independente), grupo 2 (inseguro e dependente) e grupo 3 (inseguro e independente). As educadoras distinguem as crianças apenas com base no critério da segurança e na escala de "interacção suave", e consideram que as crianças que mais interagem com elas são as que apresentam maior segurança na relação. Este estudo reafirma a qualidade da vinculação como uma característica da relação e não da criança. Ou seja, não existem crianças seguras ou inseguras, mas crianças com relações seguras ou inseguras com determinadas figuras.<hr/>Even if in recent research, the monotropic model of attachment is contested, most part of the studies on the area still focus on mother-child relation. The inclusion of different partners, namely the father or the preschool teacher brought new theoretical and empirical questions to the study of attachment (Howes, Hamilton, & Philipsen, 1998). The present study attempts to compare the quality of the attachment to the mother and teacher, in order to better clarify the organization of the different relations at the level of the internal models of the child. The participants were 50 mother-child dyads and 50 teacher-child dyads from Lisbon, Portugal. Children mean age level was 41 months, 27 girls, and 23 boys. Mothers' age ranged from 21 to 42 years (M=32,26, SD=4,34), teachers mean age was 42 years old. Children spend in average 6,80 hours in school. All the families were from middle class for Portuguese standards. Mothers and teachers were asked to complete the Attachment Q-Sort (Vaughn, & Waters, 1990). Cluster analyses of obtained Q profiles revealed three distinct types of attachment relationships, group 1 (secure, independent), group 2 (insecure, dependent) and group 3 (insecure, independent). Teachers consider the security score the most relevant to describe the children. Results were not conclusive at the level of agreement between mothers and teachers. This study stresses the idea that attachment is a relational construct depending on the characteristics of both partners. <![CDATA[<b>Daniel Kahneman</b>: <b>Mental economy and the Nobel of economy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em Outubro de 2002 Daniel Kahneman foi galardoado pela Royal Swedish Academy of Sciences com o prémio Nobel da economia por ter integrado insights resultantes da investigação psicológica nas ciências económicas, especialmente no que concerne o julgamento humano e a tomada de decisão em condições de incerteza. Em Abril de 2003, os "Encontros ao Fim da Tarde com a Psicologia", da responsabilidade da Associação Portuguesa de Psicologia (APP) em articulação com a Livraria Barata, prestaram homenagem ao trabalho de Kahneman, apresentando, em duas sessões de divulgação, algumas das maiores contribuições deste autor para o estudo da decisão e julgamento na incerteza, e discutindo as consequências destas contribuições para a reflexão contemporânea sobre o conceito de racionalidade. Este artigo resume e discute as principais ideias apresentadas nestas sessões.¹<hr/>In October 2002, Daniel Kahneman was ingratiated by the Royal Swedish Academy of Sciences with the Nobel prize of economy for his integration of insights that stemmed from psychological research on the economy field, especially in what concerns human judgement and decision making under uncertainty In April 2003, the "Encontros ao Fim da Tarde com a Psicologia" organised by the Associação Portuguesa de Psicologia (APP), in colaboration with Livraria Barata, a tribute was payed to Kahneman's work, presenting, during two sessions, some of the greatest contributions of this author to the study of decision making and judgement under uncertainty, and discussing the consequences of these contributions to the contemporary thinking about the concept of rationality. The present paper summarises and discusses the main ideas presented during these sessions. <![CDATA[<b>Psicoterapia sim! eficácia, efectividade e psicoterapeutas (em Portugal)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo resulta de uma intervenção realizada na Livraria Barata, no âmbito dos "Encontros com a Psicologia", organizados pela Associação Portuguesa de Psicologia. Os autores equacionam três temáticas, inevitavelmente articuladas: (1) eficácia geral e comparativa da psicoterapia; (2) efectividade da psicoterapia (em Portugal); e (3) características dos psicoterapeutas portugueses. Estas duas últimas temáticas tomam em consideração estudos empíricos realizados em Portugal. <![CDATA[<b>Nothing ventured, nothing gained?</b>: <b>Psycology and research on behavous towards risk</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000200018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Vivemos numa sociedade em que os riscos que corremos estão cada vez mais mediatizados, e este artigo salienta alguns dos caminhos que a psicologia tem seguido para estudar a forma como encaramos estes riscos e como agimos face a eles. Depois de uma introdução geral sobre a percepção de riscos numa perspectiva psicológica, descrevem-se estudos realizados em Portugal sobre riscos que são geralmente banalizados (acidentes domésticos e acidentes de trabalho) e sobre riscos que são alarmantes (incineração).<hr/>We live in a world where the risks we take have huge media coverage. This paper presents some of the paths that Psychology has created to study the way we think about risk and how we face it. After a brief introduction on the psychological approach to risk perception, some studies conducted in Portugal will be summarized. These studies analyze risks which are usually underestimated (home injuries or work accidents) but also risks that are usually considered as dread (incineration).