Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920040002&lang=pt vol. 18 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Vinculação aos pais e ansiedade em jovens adultos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como principal objectivo analisar a relação entre os estilos de vinculação aos pais, baseados no modelo de Bartholomew e Horowitz (1991) e a ansiedade em jovens. Na presente investigação foi utilizada uma amostra de 511 jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 17 e os 26 anos, que frequentavam diferentes cursos universitários em estabelecimentos de ensino superior da área metropolitana do Porto. De modo geral, verificam-se correlações significativas baixas da qualidade de laço emocional e inibição da exploração e individualidade à mãe e ao pai, com os medos e características obsessivo-compulsivas, e correlações significativas positivas baixas ou moderadamente baixas entre a dimensão ansiedade de separação e dependência à mãe e ao pai com a ansiedade. Relativamente aos estilos de vinculação, registam-se efeitos significativos nos vários tipos de medo e nos pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos. Verifica-se que os sujeitos com estilo de vinculação insegura assumem médias mais elevadas, na maior parte dos medos e nas características obsessivo-compulsivas. São ainda discutidas as implicações desta investigação para a intervenção psicológica junto dos jovens, no sentido de promover o desenvolvimento psicológico, particularmente uma visão positiva de si próprio e dos outros, e prevenir a estruturação da ansiedade.<hr/>The main goal of this study was the analysis of the relationship between attachment to parents style, based in Bartholomew & Horowitz (1991) and anxiety in young adults. The present research was developed in a sample of 511 portuguese youngsters, with ages between 17 and 26 years, which attended several higher education courses in the Porto area. In general, we have found significant low correlations between the quality of bonding and exploration and individuation inhibition to mother and father and fears and obsessive-compulsive characteristics. We also have found significant low positive correlations or moderately low correlations between the separation anxiety and dependency to mother and father and anxiety. With respect to attachment style, we have registered significant effects in the different kinds of fear and in the obsessive thoughts and compulsive behaviors: subjects with insecure attachment style have presented higher means in most of the fears and obsessive-compulsive characteristics. We discuss implications of results to psychological development, specifically a more positive view of themselves and of the others and to prevent anxiety structuration as well. <![CDATA[<b>A influência da vinculação nos sentimentos de solidão nos jovens universitários</b>: <b>implicações para a intervenção psicológica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado numa perspectiva desenvolvimental da vinculação, o presente estudo tem como objectivo fundamental estudar a influência da vinculação na vivência do sentimento de solidão. Assumindo que a vinculação pode operar como um factor de risco (vinculação insegura) ou como um factor protector (vinculação segura) do desenvolvimento, pretende-se compreender como é que a segurança da vinculação interfere na vivência do sentimento de solidão, em dois dos principais contextos relacionais dos jovens: a relação com os pais e a relação amorosa. Os resultados demonstraram que uma maior segurança na vinculação está associada a níveis menores de solidão, em ambos os contextos relacionais. A compreensão da interacção existente entre a vinculação formada e os sentimentos de solidão abre caminho a novas hipóteses de intervenção na experiência de solidão.<hr/>Attachment can work as a risk factor (attachment security) or as a protective factor (attachment insecurity) toward adolescent development. Based on a life-span attachment perspective, the following study attempts to explore the influence of attachment security in loneliness felt in parental and romantic relationships. As expected, higher security of attachment was related to lower levels of loneliness in both interpersonal contexts. Implications of these findings in designing therapeutic interventions according to the individual needs of the lonely are discussed <![CDATA[<b>Estilos de vinculação e percepções de satisfação com os papéis parental e conjugal em tríades de famílias intactas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo primordial de qualquer investigação psicológica é contribuir para que a intervenção do psicólogo se ajuste às necessidades e modo de funcionamento do sujeito em situação de consulta psicológica. Como a família é um contexto transversal e presente em todos os processos, este estudo procurou perceber o modo como os seus diferentes elementos constitutivos (utilizando uma amostra de 230 tríades familiares compostas por pai, mãe e respectivo filho(a) adolescente) percepcionam a satisfação decorrente dos papéis familiares e a sua relação com a vinculação aos pais. De facto, a forma como cada indivíduo atribui significado é única e contribui para a formação de expectativas relacionais que são incorporadas nos modelos de representação internos. Verificou-se que mais importante do que a forma como cada um dos pais retira satisfação do desempenho dos papéis conjugal e parental é a forma como os filhos o percebem, sendo os sujeitos seguros aqueles que percepcionam os seus pais como retirando mais satisfação do desempenho dos papéis familiares. À luz dos resultados obtidos, procurou-se sistematizar as principais questões de intervenção psicológica ao nível dos pais e do adolescente, de modo a possibilitar a construção de relações adultas seguras e satisfatórias.<hr/>The primordial aim of any psychological research is to contribute to the adjustment of psychological intervention to the subjects’ needs and ways of functioning in counselling. Since the family is a transversal context present in all psychological interventions, this study tried to understand the way tin which its different constitutive elements (using a sample of 230 family triads, composed by father, mother and its adolescent child) perceive the satisfaction derived from the family roles and its relation with the attachment to parents. In fact, the way each individual attributes signification is unique and contributes to the formation of relational expectations that are incorporated in internal working models. We found that more important than the way parents obtain satisfaction in the performance of the marital and parental roles is the way in which child perceives it. Besides that, secure subjects are the ones who perceive their parents as getting more satisfaction derived from family roles. On the light of the obtained results, we’ve tried to systemize the main psychological intervention questions at parents and adolescent levels, fostering the construction of secure and satisfactory adult relations. <![CDATA[<b>A experiência da gravidez</b>: <b>o corpo grávido, a relação com a mãe, a percepção de mudança e a relação com o bebé</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se um estudo de exploração da experiência da gravidez que utiliza o Maternal-Fetal Attachment Scale de Cranley (1981) para avaliar a relação mãe-bebé, e o Questionário de Avaliação da vivência da Gravidez (Meireles & Costa, 2004) para avaliar a vivência do corpo grávido, a relação com a própria mãe e a percepção de mudança pessoal com a gravidez. Os resultados obtidos com uma amostra de 329 grávidas foram tratados em termos das diferenças quanto ao trimestre de gravidez, à paridade, ao estado civil, ao planeamento da gravidez e ao apoio social. Testou-se ainda a associação entre a relação mãe-bebé e a vivência da gravidez, encontrando-se uma correlação muito significativa entre estas dimensões, em que se destacam os valores obtidos em relação à vivência do corpo grávido, o que é discutido em termos do papel da vivência corporal na construção da identidade materna e na construção da relação mãe-bebé na gravidez, enfatizando-se as suas potencialidades em termos da intervenção psicológica.<hr/>This paper presents a study of exploration of the experience of the pregnancy, as a contribution to the understanding of the body experience's role in the significant relationships that adults establish and their psychological development. So we evaluate the perception of personal change, the relationship with the own mother and the relationship with the baby in the pregnancy, besides the evaluation of the experience of the pregnant body. For that, the Maternal-Fetal Attachment Scale (MFA - Cranley et al., 1981-1993) and a new pregnancy questionnaire (QAG -Questionário de Avaliação da Vivência da Gravidez) were used with 329 pregnant women in the three different pregnancy stages, evaluating their relationship with the unborn baby, the experience of the pregnant body, the relationship with their own mother and their perception of personal change with the pregnancy. The QAG and the MFA were tested according to the pregnancy stages, the parity, the marital status, the pregnancy planning and the social support. The association among the mother-baby relationship and the experience of the pregnancy was also tested, finding a very significant correlation among these dimensions, standing out the values obtained for the experience of the pregnant body. These results are discussed considering the body experience role in relation to identity development in the processes of the acquisition of the maternal role, and of the construction of the mother-child relationship during pregnancy, being emphasized their potentialities for the psychological intervention. <![CDATA[<b>Concepções pessoais de competência</b>: <b>da integração conceptual à intervenção psicopedagógica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As concepções pessoais de competência podem ser definidas como teorias globais e implícitas acerca da competência pessoal, integrando construtos motivacionais que estão intimamente associados aos comportamentos de realização dos alunos no contexto escolar. Neste artigo, as concepções pessoais de competência são apresentadas como um modelo integrador e compreensivo das características motivacionais dos alunos (tais como as atribuições e dimensões causais, as concepções pessoais de inteligência, o autoconceito e a auto-eficácia), que propõe que a vivência de sucessos e de insucessos contribui para a formação e desenvolvimento da noção de competência pessoal, ao mesmo tempo que esta se constitui como um determinante da realização escolar. Finalmente, demonstra-se como a acção do psicólogo, apoiada neste modelo integrador das concepções pessoais de competência, pode contribuir para a compreensão e explicação do fenómeno do (in)sucesso escolar e, por conseguinte, para a organização de uma intervenção psicopedagógica mais adaptada e mais eficaz.<hr/>Can be described as global and implicit theories about the personal competence that integrate motivational constructs, which are closely associated with students achievement behavior in the school context. In this article personal conceptions of competence are presented as a comprehensive model of students motivational characteristics (such as attributions and causal dimensions, personal conceptions of intelligence, self-concept and self-efficacy), assuming that success and failure experiences influence the development of personal conceptions of competence which determine the academic achievement. Finally, we evidence the role of psychologist’s intervention, supported by the model of personal conceptions of competence, in order to promote the understanding and the explanation of school failure towards a fruitful and more adapted psychopedagogical intervention. <![CDATA[<b>Jovens e delinquências</b>: <b>(sobre)vivências na família</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As concepções pessoais de competência podem ser definidas como teorias globais e implícitas acerca da competência pessoal, integrando construtos motivacionais que estão intimamente associados aos comportamentos de realização dos alunos no contexto escolar. Neste artigo, as concepções pessoais de competência são apresentadas como um modelo integrador e compreensivo das características motivacionais dos alunos (tais como as atribuições e dimensões causais, as concepções pessoais de inteligência, o autoconceito e a auto-eficácia), que propõe que a vivência de sucessos e de insucessos contribui para a formação e desenvolvimento da noção de competência pessoal, ao mesmo tempo que esta se constitui como um determinante da realização escolar. Finalmente, demonstra-se como a acção do psicólogo, apoiada neste modelo integrador das concepções pessoais de competência, pode contribuir para a compreensão e explicação do fenómeno do (in)sucesso escolar e, por conseguinte, para a organização de uma intervenção psicopedagógica mais adaptada e mais eficaz.<hr/>Can be described as global and implicit theories about the personal competence that integrate motivational constructs, which are closely associated with students achievement behavior in the school context. In this article personal conceptions of competence are presented as a comprehensive model of students motivational characteristics (such as attributions and causal dimensions, personal conceptions of intelligence, self-concept and self-efficacy), assuming that success and failure experiences influence the development of personal conceptions of competence which determine the academic achievement. Finally, we evidence the role of psychologist’s intervention, supported by the model of personal conceptions of competence, in order to promote the understanding and the explanation of school failure towards a fruitful and more adapted psychopedagogical intervention. <![CDATA[<b>Variáveis psicológicas associadas á adesão ao tratamento da diabetes mellitus</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492004000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo, de carácter exploratório e transversal, teve como objectivo identificar e analisar variáveis psicológicas associadas à adesão aos autocuidados da diabetes. Foi avaliada uma amostra de conveniência de 316 indivíduos com diabetes, dos quais 44,6% do sexo masculino; com idades compreendidas entre os 16 e os 84 anos (M = 48,39; DP = 16,90); 41,8% apresenta diagnóstico de diabetes tipo 1 e a duração da doença varia entre 4 meses e 43 anos (M = 13,66; DP = 9,32). A análise dos dados sugere que a satisfação com o apoio social está modesta e positivamente correlacionada com a adesão aos auto-cuidados. As estratégias de coping instrumentais revelam estar modesta e positivamente correlacionadas com a adesão, ao contrário da ansiedade, que está modesta e negativamente correlacionada com os autocuidados da diabetes. Os dados sugerem, ainda, que o stresse e depressão não estão correlacionados de forma estatisticamente significativa com a gestão desta doença.<hr/>The objective of the present exploratory and transversal study is to identify and analyse psychological variables that can be related to treatment adherence in diabetic patients. A convenience sample included 316 diabetic patients; 44,6% males; aged between 16 and 84 years (M = 48,39; SD = 16,90), 41,8% (n = 132) with type 1 diabetes and 58,2% (n = 184) with type 2 diabetes. Disease duration varies between 4 months e 43 years (M = 13,66; SD = 9,32) and 59,8% of those patients suffers from diabetes chronic complications. Results suggest that satisfaction with social support and instrumental coping strategies are modestly and positively correlated to self-care activities. Positive and negative life events, as well as total stress and depression, are not significantly correlated with treatment adherence in diabetic patients. Finally, anxiety symptoms showed to be modestly and negatively related to diabetes self-care activities adherence.