Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920110001&lang=pt vol. 25 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Diferenças de género no conflito trabalho-família</b>: <b>um estudo com famílias portuguesas de duplo-emprego com filhos em idade pré-escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Portugal apresenta uma crescente participação feminina no mercado de trabalho, levando a que o modelo familiar de um único elemento a trabalhar fora de casa tenha perdido expressão. Actualmente, as famílias de duplo-emprego ultrapassam em número as famílias com um único emprego, pelo que homens e mulheres debatem-se com as novas exigências do seu trabalho e da sua família. Assim, as responsabilidades do trabalho profissional, tarefas domésticas e cuidado dos filhos não se confinam mais à divisão tradicional dos papéis de género. Deste modo, uma relação conflitual entre as duas esferas é cada vez mais evidente. Neste estudo evidenciam-se as vivências de conflito profissional e familiar de homens e mulheres de famílias de duplo-emprego (n= 492) com filhos em idade pré-escolar. Os resultados apontam que o conflito trabalho-família é distinto do conflito família-trabalho e que este processo é particularmente distinto para homens e mulheres. Os antecedentes de cada tipo de conflito são também explorados em função do género.<hr/>Portugal has one of the highest rates of female employment in Europe. Therefore the male breadwinner model has become less prevalent. Nowadays, dual-earner families outnumber single earner families. Consequently, traditional gender roles seem to be outdated and men and women have to deal with new demands both in the work and family spheres. In this context, conflict relations between work and family occur. This study aims to analyse the experiences of inter-role conflict in men and women from dual-earner families with pre-school children (n= 492). Results showed that work to family and family to work conflict have different antecedents and that men and women deal and experience it differently. The antecedents of each type of conflict are also explored according to gender. <![CDATA[<b>O Serviço de Psicoterapia e Aconselhamento (Adultos) Aberto à Comunidade da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (12 anos de serviço)</b>: <b>Caracterização, Perfis de Utentes e Resultados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo caracteriza o Serviço Aberto à Comunidade de Psicoterapia e Aconselhamento da FPCEUL relativamente ao atendimento de casos de adultos, os perfis de utentes e os resultados das intervenções aí conduzidas entre 1990 e 2002. Os utentes são, na sua maioria, cidadãos naturais de Portugal (87,3%), do género feminino (76,5%), com idades compreendidas entre os 20 e os 25 anos (29,6%), solteiros (56,6%), com frequência num curso universitário (37,1%), referenciados por funcionários ou alunos da Faculdade (30,7%), com uma queixa inicial de sintomas depressivos (31,3%), com comorbilidade de perturbações sintomáticas e de personalidade (57,2%), que tiveram entre 6 a 10 sessões de terapia (25,1%), e que no final do processo psicoterapêutico, a grande maioria, relatou melhorias no seu estado geral de funcionamento (82,5%). Finaliza-se, elaborando, a partir dos resultados obtidos, algumas conclusões.<hr/>The present study sketches a characterization of the Counselling and Psychotherapy Open Community Centre of the FPCEUL in terms of the clinical services provided to adults, as well as the profiles of users and results of the interventions between 1990 and 2002. The vast majority of users are Portuguese citizens (87,3%), female (76,5%), ages between 20 and 25 years (29,6%), single (56,6%), attending college (37,1%), referenced by staff or by Psychology and Education students (30,7%), with an initial complaint of a depressive nature (31,3%), showing comorbirdity of Axis I and II (57,2%), with between 6 and 10 therapy sessions (25,1%), and that, again the vast majority, reported, at the end of treatment, significant improvement (82,5%). The authors end by drawing a number of conclusions, based on the results. <![CDATA[<b>O excesso de trabalho mata ou dá prazer? Uma exploração dos antecedentes e consequentes do workaholismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo deste trabalho é examinar o workaholismo em termos dos seus antecedentes e consequentes. A problemática tem sido pouco tratada na literatura especializada, pelo que a investigação aproveitou esta lacuna para realizar uma análise exploratória de alguns temas associados ao workaholismo. Utilizou-se o Work Addiction Risk Test (Robinson, 1998) para identificar os indivíduos que, numa empresa de cosméticos, maiores valores registaram no teste. Posteriormente, esses indivíduos foram entrevistados, a fim de explorar e conhecer as suas perspectivas relativamente aos conteúdos sob observação. Os resultados encontrados permitem tecer comparações entre o que é proposto na literatura e a realidade prática. O artigo discute a noção de workaholismo, as suas causas, os seus efeitos sobre as pessoas, e a perspectiva dos sujeitos sobre o tópico. Contrastam-se ainda os resultados da fase quantitativa com a fase qualitativa da investigação.<hr/>The goal of this research is to examine workaholism as far as its antecedents and consequences are concerned. The topic is generally understudied, and therefore the current research explored actors’ subjective views over relevant topics in the area. The current research used the Work Addiction Risk Test (Robinson, 1998) in order to identify workaholics in a cosmetics company. The individuals with the highest scores were later interviewed, in order to understand their accounts and views of the subject matters under study. Results are interesting since they allow building an initial picture of workaholism in the real world. Topics discussed are the concept of workaholism, its causes, its consequences, and what people think of the phenomenon. <![CDATA[<b>Escalas de medição do Quociente de Empatia/Sistematização</b>: <b>Um ensaio de validação para a população portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A teoria da empatia - sistematização, desenvolvida por Baron-Cohen (2002), assume a existência de dois principais tipos cognitivos, um mais característico do género feminino (com maior capacidade para empatizar) e outro mais característico do género masculino (com maior capacidade para sistematizar). Para avaliar estes conceitos, Baron-Cohen e os seus colegas (2003) desenvolveram as escalas do Quociente de Empatia (QE) e do Quociente de Sistematização (QS) . O principal objectivo deste estudo consistiu em validar a versão curta da escala do QE (desenvolvida por Wakabayashi et al., 2006) para a população portuguesa, utilizando uma amostra de 506 participantes. Realizou-se uma análise factorial exploratória para a escala do QE, tendo sido encontrados quatro factores na escala do QE, os quais foram denominados de 1) Empatia Cognitiva; 2) Reactividade Emocional; 3) Capacidades Sociais; e 4) Dificuldades Empáticas.<hr/>The empathizing - systemizing theory, developed by Baron-Cohen (2002), assumes the existence of two main cognitive styles, one more characteristic of female gender (with greater capacity to empathize), and the other more characteristic of male gender (with greater capacity to systemize). To assess these concepts, Baron-Cohen and his colleagues (2003) developed the Empathy Quotient (EQ) and Systemizing Quotient (SQ) scales. This study central aim was to validate the short version of the EQ scale (developed by Wakabayashi et al., 2006) for the Portuguese population, using a sample of 506 participants. It was carried out an exploratory factor analysis EQ scale, and there was found four factors in the EQ scale, which were denominated by 1) Cognitive empathy; 2) Emotional reactivity; 3) Social skills; and 4) Empathic difficulties. <![CDATA[<b>Fundamentos para o Desenho de Estratégias de Prevenção para a Promoção da Satisfação e da Resiliência Conjugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existe actualmente uma vasta investigação sobre relações amorosas que valida intervenções eficazes com casais. No entanto, em Portugal, o campo da prevenção conjugal carece de fundamentação empírica. Tendo isto em consideração, este artigo pretende: 1) apresentar uma revisão crítica da literatura especializada sobre os principais contributos relativos à educação e enriquecimento conjugal e 2) reflectir sobre aspectos relevantes, ao nível do conteúdo e do processo, para o desenho de estratégias de prevenção para a promoção da satisfação e da resiliência conjugal, em geral, e em particular considerando o contexto português. Foram identificados vários conteúdos pertinentes: a promoção da intimidade, a gestão construtiva de conflitos, o coping diádico positivo, e a consciencialização de diferenças de género relativas a estas dimensões, atendendo a diferentes tipologias de casais felizes. Ao nível do processo, propomos uma cuidada avaliação quantitativa e qualitativa dos perfis de resiliência e de risco dos casais, e a discussão sobre os objectivos a atingir. Consideramos igualmente, a partir da revisão de literatura efectuada, que uma abordagem integrativa - baseada na aplicação de inventários, no feedback, na transmissão de informação e no desenvolvimento de competências relacionais - poderá ser a mais útil, eficaz e eficiente.<hr/>There is currently a vast research in romantic relationships that validates effective interventions with couples. However, in Portugal, the field of couples’ prevention lacks empirical validation. Considering this, this article aims: 1) to make a critical review of the literature regarding the main contributions on couples` education and enrichment, and 2) to reflect on relevant aspects,in terms of content and process, for the development of strategies of prevention and promotion of couples’ satisfaction and resilience, in general, and particularly considering the Portuguese context. We considered several contents as relevant: promotion of intimacy, constructive management of conflicts, positive dyadic coping, awareness of gender differences related to the latter dimensions, considering different typologies of happy couples. Regarding the process, we propose a careful quantitative and qualitative assessment of couples resilience and risk profiles, and a discussion on the achievement goals. We also consider, based on this literature review,that an integrative approach - based on the application of inventories, feedback, transmission of information, and development of relational skills - may be the most useful, effective and efficient one. <![CDATA[<b>Cognição social</b>: <b>Fundamentos, formulações actuais e perspectivas futuras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Cognição Social emergiu em meados dos anos 70 como uma abordagem conceptual genérica com o objectivo de compreender e explicar como é que as pessoas se percebem a si próprias e aos outros, e como é que essas percepções permitem explicar, prever e orientar o comportamento social. Esta nova abordagem constituiu-se com base na vasta tradição teórica e de investigação da Psicologia Social, e integra ideias e metodologias da Psicologia Cognitiva na exploração dos fundamentos cognitivos dos fenómenos sociais. Inicialmente, apoiada no paradigma do processamento da informação, a abordagem sócio-cognitiva procurou explorar as estruturas e os processos cognitivos subjacentes à percepção e comportamento social. Mais recentemente, a disciplina tem vindo a integrar novos contributos, que enfatizam os constrangimentos emocionais, motivacionais, corporais e os efeitos situacionais na cognição e comportamento humanos, e a beneficiar dos desenvolvimentos teóricos e tecnológicos das neurociências sócio-cognitivas. Da revisão de literatura realizada constata-se ainda um interessante paradoxo que resulta da oposição entre o esforço de integração da cognição social situada e a natureza simplificadora das abordagens das neurociências.<hr/>Social Cognition emerged in the mid 70’s as a generic conceptual approach to understand and explain how people make sense of themselves and of others and how such perceptions explain, predict and shape their social behavior. This new approach was based on a well-established theoretical research tradition in Social Psychology and integrates ideas and methods from Cognitive Psychology to elucidate the cognitive determinants of social phenomena. Adopting a social information-processing paradigm, socio cognitive approaches explored the cognitive structures and processes that underlie social perception and social behavior. More recently, this discipline has integrated new contributions which emphasize the emotional, motivational, bodily and situational constrains to cognition and behavior and has benefited from theoretical and technological developments in social cognitive neuroscience. The literature reviewed here also highlights an interesting paradox that results from the integrative efforts of socially situated cognition and the simplifying nature of the neurosciences. <![CDATA[<b>Relação entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social na transição para o trabalho em estudantes finalistas do ensino superior</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com base na teoria sócio-cognitiva de Bandura (1995), a presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre as crenças de auto-eficácia na transição para o trabalho e o apoio social percebido em estudantes finalistas do ensino superior. A amostra foi constituída por 221 participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Auto-eficácia na Transição para o Trabalho (Vieira & Coimbra, 2005) e a Escala de Apoio Social (Vaux et al., 1986; versão adaptada por Antunes & Fontaine, 1994/5). Os resultados indicaram uma relação positiva e significativa entre as crenças de auto-eficácia e o apoio social percebido no que diz respeito ao apoio social percebido por parte de amigos e de outros em geral.<hr/>Based on the socio-cognitive theory of Bandura (1995), the aim of the present research was to study the relation between self-efficacy beliefs in the transition to work and perceived social support of college students. The sample was constituted by 221 participants. The instruments used were the Scale of Self-efficacy in the Transition to Work (Vieira & Coimbra, 2005) and the Social Support Scale (Vaux et al., 1986; adapted version by Antunes & Fontaine, 1994/5). The results revealed a positive and significant relation between self- efficacy beliefs and perceived social support, especially regarding perceived social support from friends and general others. <![CDATA[<b>Movimentação e Diferenciação Narrativa ao Longo do Processo Terapêutico</b>: <b>Um Estudo de Caso Longitudinal à Luz do Modelo de Complementaridade Paradigmática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As narrativas são frequentemente consideradas o meio por excelência de reconhecimento e reorganização da experiência interna dos pacientes. Neste estudo procurou-se diferenciar e identificar potenciais marcadores narrativos de capacidade de processamento e, ao quantificá-los em diferentes momentos do processo terapêutico, verificar se existia evidência a favor da proposta de sequencialização do trabalho terapêutico do Meta-modelo de Complementaridade Paradigmática, em termos de estratégias gerais. Foram definidos, reconhecidos e analisados processos narrativos a nível molecular (a partir da revisão de literatura) e a nível molar (a partir da teoria do meta-modelo supra-referido) . Em ambos os casos, enfatizou-se as formas e capacidades de processamento da informação em detrimento dos conteúdos narrados. Os resultados evidenciaram diferenciação e movimentação entre as fases consideradas para processos moleculares e molares, e nestes últimos reconheceu-se um padrão de progressão narrativa de acordo com a sequencialidade proposta pelo modelo, para as fases em estudo.<hr/>Narratives are frequently considered the best means for recognizing and reorganizing patients’ internal experience. In this study we tried to differentiate and identify potential narrative markers of processing capacity and, by quantifying them at different moments in the therapeutic process, check if there was evidence in favor of the proposal of sequencing of the therapeutic work, in terms of general strategies, as postulated by the Meta-model of Paradigmatic Complementarity. Narrative processes were defined, recognized and analyzed at a molecular level (based on literature review on narrative) and at a molar level (based on the meta-model identified above). In both cases processing capacities were emphasized rather than the narrated contents. Both at the molecular and molar levels, the results show differentiation and movement along the phases under scrutiny. Besides, a pattern of narrative progression was recognized at the molar level, according to the sequence proposed by the meta-model regarding the phases tapped.