Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920120001&lang=pt vol. 26 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Apresentação do Número Temático</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b><i>Bullying</i> homofóbico no contexto escolar em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretendeu explorar o fenómeno do bullying homofóbico em Portugal relativamente à sua prevalência, consequências e formas de agressão. Mediante um questionário online, distribuído pelos núcleos locais da Associação rede ex aequo e preenchido por 184 estudantes, verificou­‑se que, à semelhança de resultados internacionais, o recinto escolar é o local privilegiado para a ocorrência deste fenómeno. Os resultados indicam que prevalece a violência psicológica e a vitimização de rapazes; os comportamentos de agressão são desvalorizados; subsiste uma não intervenção nas situações presenciadas; existem consequências psicológicas significativas para as vítimas de bullying homofóbico, em comparação com as não­‑vítimas. Defende­‑se a importância de conceber programas de sensibilização, de criar medidas de protecção para as vítimas, e ainda de aprofundar a investigação desta temática.<hr/>The present study intended to explore the phenomenon of homophobic bullying in Portugal, concerning its prevalence, consequences and ways of aggression. Through an online questionnaire, distributed to the local core network of the ex aequo association, and completed by 184 students, it was found that the school grounds is a main location for the occurrence of this phenomenon, just as the international studies revealed. The results indicate that psychological violence and victimization of boys are more prevalent; aggressive behaviors are devalued; the witnessed situations lack intervention; there are significant psychological consequences for the victims of homophobic bullying, compared to non­‑victims. It is argued for the importance of developing awareness programs, creating protective measures for victims, and further investigation of this issue. <![CDATA[<b>Consequências da (não) revelação da homossexualidade e preconceito sexual</b>: <b>o ponto de vista das pessoas homossexuais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo examina a representação dos/as homossexuais na forma como os homens gays são percepcionados pela população em geral e a relação entre esta representação e a percepção das consequências de revelar ou não a homossexualidade. Os resultados indicam que os/as respondentes julgam pouco provável que os homossexuais assumidos experimentem sentimentos negativos e que os homossexuais não assumidos sejam discriminados. Adicionalmente percepcionam como fracos os níveis de preconceito e de motivação das pessoas heterossexuais para responder sem preconceito. Ao contrário do esperado, as consequências da revelação da homossexualidade não estão relacionadas com os níveis de preconceito percepcionados mas com a percepção da motivação para responder de forma não preconceituosa, estando uma maior motivação de fonte interna relacionada com uma menor probabilidade dos homossexuais assumidos serem discriminados.<hr/>The study examines homosexuals’ representation of the way gay men are perceived by the population in general, and the relationship between this representation and the perception of the consequences of disclosing or concealing homosexuality. Results indicate that respondents view as little probable that gay men who disclose their sexual orientation experiment negative feelings and that gay men who conceal homosexuality be discriminated. They perceive as low heterosexuals’ levels of prejudice and of motivation to respond without prejudice. Contrary to our expectative, the consequences of disclosing homosexuality are not related with the perceived levels of homophobia but with the perception of the motivation to respond without prejudice, higher levels of internal motivation being related with the perception of a lower probability that gay men who disclose homosexuality suffer discrimination. <![CDATA[<b>Homoparentalidade</b>: <b>o estado da investigação e a procura da normalização</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As competências parentais de mulheres lésbicas e de homens gays têm sido contestadas com base em diversos argumentos assentes no pressuposto de que a sua orientação sexual implica uma menor capacidade parental. Esta contestação legal, política e social, parece no entanto não conhecer eco na comunidade científica. A quantidade de estudos dedicados à parentalidade homossexual tem crescido exponencialmente e revelado que a orientação sexual de pais e mães não influencia negativamente o desenvolvimento das crianças. Através de uma revisão teórica de estudos pretende­‑se situar o estado da investigação na área da homoparentalidade adoptando uma visão crítica dos principais paradigmas de investigação e da forma como estes influenciam as conclusões dos estudos. Conclui­‑se que a inexistência de diferenças entre famílias homoparentais e famílias heteroparentais é equívoca, e que os esforços de normalização e minimização de eventuais diferenças comprometem o conhecimento científico sobre estas famílias.<hr/>Parenting skills of lesbian women and gay men have been challenged based on a number of arguments that are based on the assumption that sexual orientation is an indicator of lesser parental capacity. Nevertheless, this legal, political, and social argument, does not seem to echo in the scientific community. The amount of studies dedicated to homosexual parenting have grown exponentially and consistently revealed that parents’ sexual orientation does not negatively influence child development. Through a theoretical review of studies, it is intended to place the state of research on parenting by homosexuals taking a critical view of the main research paradigms and how these influence the conclusions drawn from the studies. It is concluded that the inexistence of differences between homosexual and heterosexual families is misleading, and that efforts of normalization and minimization of differences undermines the scientific knowledge about these families. <![CDATA[<b>Atitudes relativamente à homoparentalidade de futuros/as intervenientes da rede social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo procurámos caracterizar as atitudes relativamente à homoparentalidade feminina e masculina, por parte de um conjunto de futuros/as intervenientes da rede social. Cada participante (N = 1288) leu uma de 14 vinhetas contendo a descrição de uma situação de adoção, na qual a orientação sexual e o estatuto conjugal dos/as candidatos/as a adotantes foram manipulados experimentalmente. Posteriormente, os/as participantes pronunciaram­‑se sobre diversos aspetos da competência parental dos/as candidatos/as. Apesar de as competências parentais dos/as candidatos/as terem sido avaliadas positivamente, a parentalidade heterossexual foi avaliada de forma mais positiva do que a homoparentalidade. Além disso, os/as participantes consideraram que as lésbicas ou os gays celibatários receberiam mais apoio da comunidade do que os casais do mesmo sexo (femininos ou masculinos). No caso das lésbicas, verificou­‑se ainda uma maior probabilidade de atribuição da custódia da criança a uma pessoa solteira do que a um casal. Esta visão heteronormativa da parentalidade é discutida e são consideradas implicações para a formação académica dos/as futuros/as intervenientes da rede social, nomeadamente no que diz respeito à necessária inclusão desta temática nos curricula universitários.<hr/>In this study, we sought to characterize the attitudes of future professionals of the social network towards lesbian and gay parenting. Each participant (N = 1288) read one of 14 vignettes describing an adoption situation. The vignettes were identical except for the sexual orientation and the relational status of the candidates. After reading the vignette, participants rated various aspects of the parental competence of the candidates. Results showed that although all candidates were rated positively, heterosexual parents were favored over homosexual parents. Additionally, participants considered that single lesbian or gay candidates would receive more social support from the community than same­‑sex couples. In the case of lesbian parents, custody was also awarded with greater probability to a single woman than to a couple. This heteronormative view of parenting is discussed and implications are drawn in terms of the students’ academic training, namely the necessary inclusion of this issue in the curricula of university degrees. <![CDATA[<b>Como Promover a Qualidade das Intervenções Psicológicas com Pessoas LGB</b>: <b>As percepções dos/as clientes sobre as competências para a diversidade de psicólogos/as clínicos/as e psicoterapeutas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt While clinicians are becoming increasingly aware of the need to be competent in terms of cultural and individual diversity, European professional associations have made little progress in establishing guidelines and standards of care, practice and training - contrary to their North American counterparts. The purpose of the present paper is to contribute to the recognition of clinician diversity competences as viewed by LGB clients. It further aims to describe the perceptions that these clients have of these competences, in terms of their dimensions, illustrations, and their presence/absence in actual clinical practice. The present study utilizes a qualitative methodological approach, involving the use of 3 focus groups with 15 LGB persons. A focus group plan was developed and focus groups were conducted in a non­‑clinical setting, after recruitment through LGBT associations. Content analysis was conducted on the transcripts of the focus groups. Results included similar proportions of units of analysis in the dimensions of awareness (31%), knowledge (37%) and skills (32%). Clinician LGB awareness, however, was evaluated as more central in relation to the other two dimensions; and, overall, perceptions of competences actually present in clinical practice only made up 6% of units of analysis. The results argue for the foundational role of clinicians’ LGB diversity competences when working with sexually diverse individuals.<hr/>Apesar do facto de ser cada vez mais reconhecida a necessidade dos/as psicólogos/as clínicos/as e psicoterapeutas serem competentes em termos da diversidade individual e cultural, as organizações profissionais Europeias ainda não desenvolveram guidelines e standards para a prática e a formação nesta área - contrariamente ao que acontece na América do Norte. O objectivo deste artigo é contribuir para o reconhecimento das competências clínicas para a diversidade na perspectiva dos próprios clientes LGB. Pretende ainda descrever as percepções que estes clientes têm destas competências, em termos das suas dimensões, ilustrações, e a sua presença/ausência na prática clínica. O estudo utiliza uma metodologia qualitativa, envolvendo a participação de 15 pessoas LGB em 3 grupos de discussão focalizada. Foi desenvolvido um plano para os grupos de discussão focalizada, que decorreram em contexto não­‑clínico, após recrutamento junto de associações comunitárias LGBT. A análise de conteúdo foi realizada com base nas transcrições dos grupos. Os resultados revelaram uma proporção semelhante de unidades de análise nas dimensões de consciência (31%), conhecimento (37%) e competências práticas (32%). A consciência LGB foi, ainda assim, avaliada como mais central do que as restantes duas dimensões; e, de um modo geral, as competências avaliadas como presentes actualmente na prática clínica foram apenas 6% das unidades de análise. Os resultados alertam para o papel fundamental das competências clínicas para a diversidade LGB. <![CDATA[<b>Utilização de serviços de saúde relacionados com a infecção VIH por parte de homens gays</b>: <b>acesso a informação, prevenção e teste</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo tem como objectivo descrever a utilização de serviços de saúde para informação, prevenção e teste do VIH por parte de homens gays em Portugal e identificar factores associados a ter efectuado o teste VIH em diferentes serviços. Para este estudo de abordagem participativa foi aplicado um inquérito por questionário a 1046 homens gays. Cerca de 27% dos participantes refere que recorreu ao CAD para obter informação sobre VIH/sida. Cerca de 83% recebeu gratuitamente preservativos no último ano. A maioria (88%) já efectuou o teste do VIH. Destes, 74% realizou­‑o no SNS, 22.5% num serviço privado e 6.5% numa ONG, verificando­‑se diferenças significativas quanto à idade, escolaridade, rendimento e nacionalidade. Os resultados indicam uma utilização dos serviços de saúde para informação, prevenção e teste do VIH pela maioria dos participantes. No entanto, é importante continuar a desenvolver esforços para promover a utilização dos serviços, em especial pelos grupos desta população que se encontram em maior vulnerabilidade, trabalhando em proximidade com as comunidades.<hr/>This study aims to describe utilization of health services for HIV information prevention and testing by gay men in Portugal and identify factors associated with having been tested for HIV in different settings. In this study based on a participatory approach a questionnaire was applied to 1046 gay men. About 27% of participants referred to have used CAD to obtain information about HIV/Aids. Around 83% received free condoms during last year. The majority (88%) have been tested. Among these, 74% had a test in the NHS, 22.5% in a private service and 6.5% in an NGO, with significant differences regarding age, education, income and nationality. The results point to a utilization of health services for HIV information, prevention and testing among most of participants. Nevertheless, it is important to undertake efforts continuously to promote health services utilization, in particular by groups of gay men population that are in greater vulnerability, working closely with communities. <![CDATA[<b>As experiências dos cuidados de saúde de pessoas transexuais em Portugal</b>: <b>perspetivas de profissionais de saúde e utentes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende contribuir para dois objetivos, um de caráter teórico e outro de natureza empírica, no contexto português em que recentemente o papel dos/as profissionais de saúde se tornou mais relevante na avaliação clínica, apoio e mudança de nome/sexo legal de pessoas transexuais. Deste modo, o primeiro objetivo consiste em rever a literatura e os ”standards of care” internacionais no que diz respeito aos cuidados de saúde com pessoas transexuais. O segundo objetivo remete para a apresentação de um estudo empírico qualitativo, que explora as perspetivas de clínicos/as (n=6) e de pessoas transexuais (n=7) sobre as suas experiências em serviços de saúde em Portugal. Os resultados são demonstrativos de certas competências destas equipas clínicas, mas também alertam para a existência de práticas contrárias às recomendações internacionais. Estes resultados são discutidos à luz da literatura respeitante à transexualidade mas também das abordagens relativas à sensibilidade clínica para a diversidade individual e cultural.<hr/>The present paper aims to contribute to two objetives, one of a theoretical nature and one of empirical nature, in the Portuguese context where recently the role of clinicians has become more relevant in assessment, support, sex reassignment and legal change of sex for transsexual persons. Hence, the first goal consists in a review of the literature and international standards of care for the treatment of transexual persons. The second goal involves the presentation of an empirical qualitative study, exploring the perspetive of clinicians (n=6) and transsexual persons (n=7) regarding their experiences of health care in Portugal. The results show certain competences and skills of these clinical teams, but also reveal the existence of practices contrary to international recommendations. These results are discussed in light of the literature concerning transsexuality but also of the approaches to the clinical sensitivity to individual and cultural diversity.