Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920120002&lang=pt vol. 26 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Teste de cancelamento em pacientes com AVC ou TCE</b>: <b>uma revisão da literatura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar testes de cancelamento que são administrados em pacientes que sofreram traumatismo cranioencefálico (TCE) e acidente vascular cerebral (AVC). Revisaram­‑se todos os tipos de intervenções em que testes de cancelamento eram descritos na população estudada. Foram realizadas buscas com palavras­‑chave com paradigmas de cancelamento, AVC e TCE nas bases de dados: PubMed, PsycINFO e LILACS. De 216 resumos inicialmente encontrados, após análise de critérios de exclusão, 86 estudos completos foram analisados. Foram encontrados 26 paradigmas de cancelamento, sendo que o Star Cancellation foi mais amplamente utilizado seguido do Line Bissection, Line Crossing e Letter Cancellation. Em indivíduos com AVC o instrumento mais usado foi o Line crossing, e em TCE o Teddy Bear Cancellation Task. Desta forma, os achados sugerem que testes de cancelamento em pacientes com AVC são utilizados principalmente para diagnosticar heminegligência enquanto que em pacientes com TCE são avaliados com paradigmas com perfil atencional.<hr/>The aim of this review is to identify and characterize cancellation tests that are administered to patients who have suffered a traumatic brain injury (TBI) or a stroke. We reviewed all types of interventions in which cancellation tests were described in the study population. Studies were searched on the databases PubMed, PsycINFO and LILACS, by means of keywords representing three main constructs: cancellation paradigms AND [stroke OR TBI]. Among 216 abstracts initially found, 86 full text articles were included. We found 26 cancellation paradigms. Star Cancellation was the most widely used, followed by Line Bissection, Line Crossing and Letter Cancellation. In individuals with stroke the most used instrument was Line Crossing, and in TBI patients, the Teddy Bear Cancellation Task. Then, general findings suggested that cancellation tests in stroke patients are used mainly to diagnose hemineglect, while TBI patients have been assessed by these paradigms towards an attention profile. <![CDATA[<b>Prevenção, adesão, promoção de saúde e reabilitação sob o acompanhamento terapêutico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho narra a gênese do acompanhamento terapêutico (AT) no Brasil, lembrando as circunstâncias históricas, sociais e filosóficas que permitiram seu desenvolvimento. Enfatiza­‑se a contribuição do AT na prevenção de crises, adesão ao tratamento, promoção de saúde e reabilitação de transtornos psiquiátricos. O panorama sociopolítico das últimas quatro décadas é tido por condição de possibilidade para a produção de um saber e de uma práxis correlativos ao AT, compreendido como uma modalidade híbrida de intervenção em saúde mental. Seu fértil diálogo com a psicanálise e a intervenção comunitária em saúde mental o coloca num processo ambíguo de renovação em que sua função, por um lado, consolida­‑se e, por outro, dispersa­‑se. Esta modalidade de suporte está diretamente relacionada com a Reforma Psiquiátrica em curso no Brasil. O artigo conclui que o suporte psicoterápico regular e as intervenções comunitárias constituem duas vertentes distintas, mas potencialmente complementares que caracterizam o AT como prática autóctone com as virtudes e defeitos reveladores do panorama local e nacional.<hr/>This article describes the genesis of psychotherapeutic accompaniment in Brazil through philosophical, social and historical circumstances which made it possible. Its contribution concerning crisis prevention, treatment adherence, health promotion and rehabilitation of psychiatric disorders is stressed. The sociopolitical scenario of the last four decades is considered condition of possibility to psychotherapeutic accompaniment's knowledge and praxis, understood as hybridization of some mental health intervention 'rationalities. The prolific dialogue with psychoanalysis and mental health community interventions places psychotherapeutic accompaniment amidst an ambiguous process of renewal which, paradoxically, consolidates but disperses its function. Psychotherapeutic accompaniment understood as a modality of mental health support is deeply related with ongoing Brazilian's Psychiatric Reform. The conclusion states that regular psychotherapeutic support techniques and community interventions constitute two different although complementary therapeutic strategies, which characterize psychotherapeutic accompaniment as a local practice with its flaws and virtues, deeply revealing national and local scenario. <![CDATA[<b>O jogo­‑relacional de um grupo de pacientes psicóticos em atividade física</b>: <b>um estudo psicanalítico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é um relato de pesquisa que apresentou uma técnica de tratamento para pacientes psicóticos em crise Institucionalizados. O objetivo foi estudar a prática de atividades físicas como fator atenuante dos sintomas psicóticos, investigando, nesse setting não convencional, a atividade grupal como elemento propiciador da percepção do outro enquanto objeto relacional. Utilizou­‑se como procedimento a técnica denominada Grupo de Atividades Físicas, que compreendia três momentos principais: caminhada (de ida e volta da Instituição à Praça de Esportes da comunidade), atividade física coletiva e fechamento simbólico da sessão. A psicanálise foi o referencial teórico usado para a discussão e interpretação dos resultados. Conclui­‑se que a técnica utilizada direcionou o grupo no sentido da organização psíquica, oportunizando a relação com o outro se constituindo num espaço para legitimar afetos. Propiciou um cenário para o estabelecimento de processos de identificação ao funcionar como elemento facilitador do contato intersubjetivo no aqui e agora, agindo no sentido de atenuar os sintomas psicóticos, possibilitando ao sujeito a restauração dos laços com o mundo externo.<hr/>This article is a research report that presented a treatment technique for Institutionalized psychotic patients in crisis. The aim of this research was to study the physical activity as a mitigating factor of psychotic symptoms, investigating, in this unconventional "setting", the group activities as a favorable element in the perception of others as relational objects. This approach was used as a procedure technique called Group of Physical Activities, which comprised three main stages: walk (round trip institution to a community sports park), sports activities and a symbolic closing of the session. The psychoanalysis represents the theoretical referential for discussion and interpretation of the results. It was concluded that the technique used has led the group towards psychic organization and generated an environment that nurtured the relationship amongst the components of the group, which constitutes itself a legitimate space for expressing affections. The physical activity provided a stage for the establishment of procedures of identification, by acting in this sense as a facilitator of inter­‑subjective contact, here and now. Hence, this unconventional "setting" acted to alleviate psychotic symptoms, allowing the subject to restore his/her ties with the outside world. <![CDATA[<b>Concepções de aprendizagem com o computador em estudantes universitários</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo como objectivo conhecer as representações dos estudantes sobre a aprendizagem mediada pelo computador, este estudo pretendeu testar a eventual replicação, no que toca à ideia do computador como meio de aprendizagem, das variantes da concepção de aprendizagem propostos pela perspectiva “fenomenográfica”, assim como revelar concepções possivelmente novas. Este estudo baseou­‑se em entrevistas semi­‑estruturadas centradas em quatro dimensões de análise das concepções de aprendizagem com o computador: dimensão referencial (o que é a aprendizagem com o computador); processual (como se aprende com o computador); contextual (onde se aprende com o computador) e dimensão funcional (para que se aprende com o computador). Os resultados derivaram de uma análise de conteúdo das respostas e revelaram alguma correspondência entre as concepções de aprendizagem com o computador e as concepções de aprendizagem em geral, conhecidas da investigação fenomenográfica (i.e. a aprendizagem enquanto acumulação de informação, enquanto compreensão ou enquanto obtenção de classificações). Estas concepções comportam variantes que o estudo permitiu diferenciar e que replicam ou inovam o leque de concepções de aprendizagem conhecido. Para além disso emergiu uma concepção nova, que salienta a eficiência e organização envolvida na aprendizagem com o computador.<hr/>This study had the goal of knowing about students’ representations on computer mediated learning by testing the eventual replication, concerning the idea of the computer as a learning medium, of the variants of conceptions of learning proposed by “phenomenography”. The study was based on semi­‑structured interviews centred on four dimensions of conceptions of learning with the computer: referential dimension (what is computer­‑based learning); procedural dimension (how does learning with computers occur); contextual dimension (where does learning with computers occur); functional dimension (what is the function of learning with computers). Students` answers were subjected to content analysis and results showed that conceptions of learning with computers match, to some extent, with the major general learning conceptions found by phenomenographic research (i.e. learning as cumulating information, as understanding or as making the grade). These conceptions vary in sub­‑conceptions that the study allowed to differentiate, and that replicate or innovate de range of known conceptions of learning. Besides, a new conception of learning emerged that emphasizes efficiency and organization involved in learning with computers. <![CDATA[<b>Competência percebida no ensino secundário</b>: <b>do conceito à avaliação através de um questionário compósito</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A competência percebida no domínio da realização académica corresponde aos juízos que os alunos constroem acerca das suas capacidades e competências pessoais, influenciando a respectiva motivação e desempenho. Este construto será analisado no quadro de um modelo conceptual compreensivo que integra diferentes dimensões motivacionais: concepções pessoais de inteligência, dimensões causais, auto­‑conceito e auto­‑eficácia académicos e competência emocional, propondo­‑se uma medida de avaliação compósita com 162 itens, o Questionário Compósito de Competência Percebida (QCCP). Serão apresentadas as fases de construção e adaptação - estudo­‑piloto com 385 alunos e estudo de validação com 1794 alunos, todos do secundário -, bem como os resultados de análises psicométricas com o QCCP. Este extraiu 44% da variância total, revelou alphas entre 0,73 e 0,94, correlações positivas entre a maior parte das dimensões, e um ajustamento local e global aceitável, após reespecificação do modelo estrutural mais representativo dos dados empíricos.<hr/>Perceived competence in the academic achievement domain is described as students’ judgments on their personal capacities and competences that influence their own motivation and achievement. This construct will be analysed in the scope of a comprehensive conceptual model that integrates different motivational dimensions: personal conceptions of intelligence, causal dimensions, academic self­‑concept and self­‑efficacy and emotional competence, together with a new composite evaluation measure with 162 items, the Perceived Competence Composite Questionnaire (PCCQ). The construction and adjustment phases - pilot study with 385 students and validation study with 1794 students, all from secondary -, and the results of psychometric analyses with PCCQ will be presented. PCCQ extracted 44% of total variance, revealed alphas between .73 and .94, positive correlations between the majority of its dimensions, and an acceptable local and global adjustment, after re­‑specification of the structural model that better represents empirical data. <![CDATA[<b>Cognição social fora do laboratório não é peixe fora de água</b>: <b>o caso do efeito de ancoragem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A aplicabilidade da investigação laboratorial a contextos “reais” é um problema comummente discutido nas ciências sociais, em particular na psicologia experimental. Ou seja, até que ponto os estudos feitos em ambientes artificiais nos permitem retirar conclusões e aplicações em contextos “reais”? Este artigo propõe­‑se a contribuir para a desmistificação deste “problema”, recorrendo ao caso do efeito de ancoragem. O efeito de ancoragem - a assimilação de uma estimativa numérica sobre um alvo a um valor­‑standard - descrito inicialmente por Tversky e Kahneman (1974), cedo se revelou um efeito experimental extremamente consistente e com implicações práticas. Assim, revemos aqui exemplos de manifestações do efeito de ancoragem em diversos contextos, como nas decisões de consumo, económicas ou judiciais. Exploramos, ainda, as principais hipóteses explicativas do efeito de ancoragem e em que medida, essas teorias e testes às mesmas, permitiram compreender o fenómeno e gerar evidências das suas manifestações em variados contextos aplicados.<hr/>The applicability of laboratory investigation to “real­‑life” contexts is a common problem attributed to social sciences, in particular to experimental psychology. The question is: to what extent do the studies conducted in artificial environments allow us to draw conclusions and applications in real­‑life contexts? This article proposes to contribute to the demystification of this "problem", using the anchoring effect as a case­‑study. The anchoring effect - the assimilation of a numerical estimate about a target to a standard value - described by Tversky and Kahneman (1974), soon proved to be an experimental effect with great consistency and a lot of practical implications. Therefore, we present some evidences of anchoring effects in several contexts such as consumer, economic or judicial decisions. We also explore the main hypothesis about anchoring effect, and to what extent these theories and tests to these theories allowed to understand the anchoring phenomenon and to generate evidence of its manifestations in multiple applied contexts.