Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920140002&lang=pt vol. 28 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A versão portuguesa do NEO-FFI</b>: <b>Caracterização em função da idade, género e escolaridade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem como objetivo apresentar dados descritivos e multivariados obtidos com o NEO-FFI, uma versão reduzida do NEO-PI-R, com uma amostra de participantes portugueses. Para tornar possível este objetivo, o inventário de personalidade foi administrado a 1178 sujeitos, 68% do sexo feminino, e com idades compreendidas entre os 18 e os 90 anos (M = 41.8, DP = 22.3). A versão portuguesa do NEO-FFI reflete a universalidade das dimensões básicas da personalidade podendo, por conseguinte, ser usada como uma versão fiável do NEO-PI-R. Estes dados reforçam os resultados obtidos internacionalmente, e serão discutidos no presente artigo à luz da literatura sobre o modelo dos cinco fatores. Os resultados revelam ainda um efeito significativo do sexo e da escolaridade ao nível da personalidade (controlando a variável idade), especificamente, no que diz respeito às dimensões de Abertura à Experiência, Neuroticismo, Conscienciosidade e Amabilidade. No que se refere à Extroversão não foram encontrados efeitos significativos das variáveis individuais referidas. Verificámos ainda que à medida que a idade avança diminuem as pontuações de Extroversão e de Abertura à Experiência.<hr/>The present study aims to present descriptive and multivariate data obtained with the NEO-FFI, a reduced version of the NEO-PI-R, with a sample of Portuguese participants. To make possible this objective, the personality inventory was administered to 1178 subjects, 68% were female, with ages between 18 and 90 years (M = 41.8, SD = 22.3). The Portuguese version of the NEO-FFI reflects the universality of basic dimensions of personality and may, therefore, be used as a reliable version of the NEO-PI-R. These data reinforce the results obtained internationally, and will be discussed in this article at the light of the literature about the five factor model. The results also reveal a significant effect of gender and educational level on personality (controlling age), specifically with regard to the dimensions of Openness, Neuroticism, Conscientiousness and Agreeableness. Concerning Extroversion this significant effects were not found. We also encountered that, with age, the scores in Extroversion and Openness tend to get lower. <![CDATA[<b>A redução de itens como uma alternativa para a Escala Triangular do Amor</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse estudo foi verificar as propriedades psicométricas da Escala Triangular do Amor de Sternberg Reduzida (ETAS-R). Responderam à escala 1523 sujeitos de 13 estados brasileiros. Os resultados indicaram que a versão reduzida possui boa precisão e itens com cargas fortes num único fator. Análise fatorial confirmatória mostrou invariância da estrutura fatorial da ETAS-R por sexo e região, mas não para tipo de relacionamento. A Teoria de Resposta ao Item sugere que a ETAS-R é informativa. Os itens são discriminativos, mas relativamente fáceis. Os resultados sugerem que a ETAS-R é um excelente instrumento de medida. No entanto, não se deve abandonar a versão completa da ETAS.<hr/>The aim of this study was to assess the psychometric properties of Reduced Sternberg's Triangular Love scale (STLS-R). 1523 subjects of 13 Brazilian states responded the scale. The results indicated that the short version has good precision and items with high loads on a single factor. Confirmatory Factorial Analysis showed invariance of the factor structure of STLS-R for sex and region, but not for relationship type. The Item Response Theory suggests that the STLS-R is informative. Items are discriminatory, but relatively easy. The results suggest that the STLS-R is an excellent measurement instrument. However, it’s not recommended to leave the STLS full version. <![CDATA[<b>A Entrevista Cognitiva Melhorada</b>: <b>Pressupostos teóricos, investigação e aplicação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A entrevista de testemunhas é um procedimento fundamental no decurso das investigações policiais e avaliações forenses. No entanto, o conhecimento, formação e treino destes profissionais para entrevistar testemunhas é frequentemente insuficiente, levando ao uso de técnicas de entrevista inadequadas e à obtenção de informação limitada e pouco fidedigna. Neste artigo abordamos a Entrevista Cognitiva Melhorada, atualmente aceite como um dos métodos mais eficazes para obter bons testemunhos. Descrevemos pormenorizadamente esta entrevista, quais os pressupostos teóricos que justificam a sua utilização, incidindo ainda sobre a investigação relevante. Por fim, elaboramos um guia de utilização para esta entrevista baseado nos resultados da investigação e no modelo utilizado pelas forças policiais de Inglaterra e Gales (i.e. “PEACE”). Não existindo nenhum outro protocolo publicado em língua portuguesa para a aplicação da Entrevista Cognitiva Melhorada, consideramos a leitura deste artigo um primeiro passo para todos os profissionais que pretendam utilizar este modelo de entrevista.<hr/>Interviewing witnesses is a fundamental procedure during police investigations and forensic evaluations. However, professionals” knowledge, training and experience to interview witnesses is often scant, leading to the use of improper interview techniques and the obtaining of limited and unreliable information. In this paper we address the Enhanced Cognitive Interview, currently accepted as one of the most effective methods to obtain good accounts. We fully describe this interview, the theoretical principles that justify its use, and the relevant research. Lastly, we have developed a Portuguese guide for using this interview, based on research and on the interviewing approach used by police forces in England and Wales (i.e. “PEACE”). Since no other protocol for the implementation of the Enhanced Cognitive Interview has been published in Portuguese, we consider reading this article a first step for all professionals that wish to use this style of interviewing. <![CDATA[<b>Tradução, adaptação e evidências de validade da versão brasileira do Overexcitability Questionnaire Two</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Três estudos foram realizados para traduzir, adaptar para a língua portuguesa e analisar as propriedades psicométricas do Overexcitability Questionnaire Two (OEQ-II) - uma medida de cinco padrões de sobre-excitabilidade (Intelectual, Psicomotor, Sensorial, Emocional e Imaginativo). No primeiro estudo, foram efetuadas tradução, retrotradução, análise por juízes e aplicação piloto a fim de obter evidências de validade de conteúdo do OEQ-II. O Estudo 2 contou com a participação de 282 universitários e analisou a confiabilidade e as evidências de validade baseadas na estrutura interna dessa medida. No terceiro estudo, que teve como amostra 368 universitários, almejou-se obter evidências de validade para o OEQ-II baseadas nas relações com medidas que avaliam constructos análogos. Os resultados revelaram que a versão em português desse questionário possui boa confiabilidade e boas evidências de validade. As limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas no artigo.<hr/>Three studies was performed in order to translate, adapt to Portuguese language and analyze the psychometric properties of the Overexcitability Questionnaire Two (OEQ-II) - a measure of five overexcitabilities patterns (Intellectual, Psychomotor, Sensual, Emotional, and Imaginational). In the first study, translation, back translation, analysis by judges, and pilot application were performed for obtaining validity evidence of content of the OEQ-II. The Study 2 involved the participation of 282 undergraduate students and it was analyzed reliability and validity evidence based on internal structure of the measure. In the third study, which had as sample 368 undergraduate students, it was aimed to obtain for the OEQ-II validity evidence based on relations with measures that assess similar constructs. The results showed that the version of OEQ-II in Portuguese language has good reliability and good validity evidence. Limitations of this study and suggestions for future researches are analyzed in this article. <![CDATA[<b>Criatividade em contexto organizacional</b>: <b>o impacto de recompensas extrínsecas e do feedback negativo no desempenho criativo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A criatividade, em contexto organizacional, tem sido definida enquanto a produção de ideias originais, úteis e apropriadas (Zhou & Su, 2010) e constitui um passo necessário para a inovação (Amabile, 1988). No entanto, existem questões sobre as condições convenientes que estimulam a criatividade que não estão esclarecidas (Mumford, Hester & Robledo, 2012), nomeadamente o impacto de recompensas extrínsecas (Oldham & Baer, 2012) e o impacto do feedback negativo (Zhou, 2008). O presente estudo examina o efeito destes dois fatores anteriores na geração de ideias criativas. Foi realizado um estudo experimental com quatro condições (2x2 inter-individual), com 80 enfermeiros de um hospital central. Esta investigação contribui para obter mais conhecimento sobre as condições apropriadas para que a criatividade e a inovação prosperem nas organizações.<hr/>In the organizational context, creativity has been defined as the production of original, useful and appropriate ideas (Zhou & Su, 2010) and it constitutes to be a necessary step for innovation (Amabile, 1988). However, some questions about the convenient conditions that stimulate creativity are not clearly answered (Mumford et al., 2012), namely the impact of extrinsic rewards (Oldham & Baer, 2012) and the impact of negative feedback (Zhou, 2008). The present study examines the effect of extrinsic rewards and negative feedback. We conducted an experimental study with four conditions (2x2 between) with 80 nurses from a central hospital. This research contributes to gain more insights regarding the right conditions for creativity and innovation to flourish in organizations. <![CDATA[<b>Os efeitos (in)visibilizadores do cárcere</b>: <b>as contradições do sistema prisional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A prisão é historicamente reconhecida por produzir a uniformização dos indivíduos submetidos às suas normas, bem como o apagamento das identidades pessoais. Às tentativas institucionais de invisibilização - expressas através do controle constante dos comportamentos - correspondem estratégias pessoais de afirmação das singularidades e de diferenciação. Considerando as dinâmicas invisibilizadoras da prisão, o objetivo deste trabalho é discutir a aparente contradição envolvida no reconhecimento da possibilidade de a prisão - entendida como um instrumento de segregação social - se constituir em um espaço de visibilidade para homens e mulheres encarcerados. Tal contradição é discutida a partir do contexto social e econômico da população usualmente encarcerada no Brasil, alijada historicamente de direitos sociais básicos. É neste contexto mais amplo de marginalização, portanto, que a prisão pode potencialmente visibilizar subjetividades socialmente marginalizadas.<hr/>Prison is historically recognized for uniformizing individuals submitted to its rules, as well as for erasing personal identities. To the institutional attempts to promote invisibility - expressed through constant behavior control - correspond personal strategies of affirmations of uniqueness and differentiation. Considering the invisibilization promoted by prison, the aim of this paper is to discuss the apparent contradiction involved in recognizing the possibility for prison - understood as an instrument of social segregation - to constitute a space of visibility for both incarcerated men and women. This contradiction is discussed within the social and economic context of the population usually incarcerated in Brazil, historically excluded from the access to social rights. It is in this broader context of marginalization that prison can potentially make visible socially marginalized subjectivities.