Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920150002&lang=en vol. 29 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>But why? A multitheoretical study of the predictors of infidelity</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo pretendeu contribuir para o avanço do conhecimento acerca da infidelidade conjugal, através da identificação dos seus principais preditores, partindo de múltiplas perspetivas teóricas e comparando a sua capacidade preditiva. As variáveis foram avaliadas através de instrumentos de autorrelato, numa amostra de 545 indivíduos da comunidade, recolhida através da Internet. Um ano depois, 53 participantes forneceram novos dados, para avaliação da continuidade dos comportamentos. Verificou-se um predomínio de dois tipos de preditores: (a) a baixa qualidade e investimento na relação primária, e (b) o uso de uma estratégia reprodutiva a curto prazo. O primeiro preditor foi mais saliente no sexo feminino e para o envolvimento afetivo, o segundo no sexo masculino e para o envolvimento sexual. Outros preditores significativos surgiram em contextos específicos, mostrando que, embora algumas teorias se tendam a confundir em termos do seu papel preditivo, nenhuma permite por si só compreender o fenómeno do envolvimento extrarrelacional.<hr/>This study intended to contribute to the advancement of knowledge on marital infidelity, through the identification of its main predictors, from multiple theoretical perspectives and comparing their predictive capacity. Variables were measured by self-report, in a sample of 545 individuals from the community, responding over the Internet. One year later, 53 participants provided further data, to allow for the evaluation of behavior continuity. Two predictors were found to predominate: (a) low quality and investment the primary relationship and (b) the use of a short-term reproductive strategy. The first predictor was more salient among females and for affective involvement, the second among males and for sexual involvement. Other significant predictors were found in specific contexts, showing that, although some theories tend to be confounded in their predictive capacity, none of them singly allows for a sufficient comprehension of the phenomenon of extra-relational involvement. <![CDATA[<b>Religiosity, Spirituality, and Mental Health in Portugal</b>: <b>a call for a conceptualisation, relationship, and guidelines for integration (a theoretical review)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en In the Portuguese research society, particularly in the mental health field, little has been done regarding religiosity, spirituality and mental health. Thus, this paper strives to stimulate the interest in this area by providing an overview of the body of research on religiosity, spirituality and mental health, highlighting the role and importance these dimensions represent in the life of many people, whether in health or mental distress and illness. A brief review of the conceptualisation of religion (religiosity) and spirituality is provided, as well as some areas of disagreement and contention. Guidelines for the integration and professional training are also included, not discarding the ethical considerations inherent in this process. Finally, reflections are offered as to why bringing religiosity and spirituality into mental health field is important, as well as some implications for clinical practice, with particular focus on Portuguese mental health system.<hr/>Em Portugal, a investigação científica tem sido escassa no domínio do estudo da religiosidade, espiritualidade e saúde mental. Assim, este artigo propõe-se estimular o interesse pela área, fornecendo uma visão geral do corpo de investigação relativo a religiosidade, espiritualidade e saúde mental. Realça-se o papel e a importância que estas dimensões desempenham na vida de muitos indivíduos, quer estes sofram de doença ou mal-estar físico ou mental. É fornecido um resumo da conceptualização da religião (religiosidade) e espiritualidade, incluindo algumas áreas de desacordo e controvérsia. Incluem-se também orientações para a integração e formação profissional, tendo em consideração os aspectos éticos inerentes ao processo. Por fim, segue-se uma reflexão sobre a importância de integrar a religiosidade e a espiritualidade no campo da saúde mental, bem como algumas implicações para a prática clínica, com especial enfoque no sistema de saúde mental português. <![CDATA[<b>Overview of research on teacher's collective efficacy beliefs</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Eficácia coletiva docente refere-se às crenças de um professor na capacidade dos membros do seu grupo para obterem sucesso numa determinada ação pedagógica. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva de professores, na perspectiva social cognitiva. Torna-se por base a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Para tanto, foram analisados 30 artigos resultantes de buscas realizadas nas bases de dados da CAPES-periódicos, referentes ao período entre 2000 a 2014. Para análise dos dados aplicou-se estudo das redes de relações para identificar as conexões entre as variáveis investigadas nos artigos por meio de grafos. Os resultados indicaram que nos artigos investigados algumas variáveis alcançaram destaque, pois foram mais frequentemente relacionadas à eficácia coletiva, a saber: autoeficácia docente, desempenho de alunos e situação socioeconômica. Isto indica que estas variáveis podem influenciar a eficácia coletiva. Notou-se que os estudos indicaram uma influência recíproca entre autoeficácia e eficácia coletiva. Isto sugere que, apesar de serem construtos distintos, estas variáveis são interdependentes.<hr/>Teacher collective efficacy refers to the beliefs of a teacher regarding the capacity of group members to succeed in a particular pedagogical action. This article aims to make an overview of research on collective efficacy of teachers in a social cognitive perspective framed by the Social Cognitive Theory of Albert Bandura. A total of 30 articles were analyzed resulting from searches in the databases of the CAPES-Journals from 2000 to 2014. For data analysis, we applied the study of networks relations to identify the connections among the variables investigated on the articles through graphs. Results indicate that in those papers some variables were most often related to collective efficacy, namely: teachehs self-efficacy, student performance and socioeconomic status. This indicates that these variables can influence collective efficacy. It was observed that the studies indicate a reciprocal influence between self-efficacy and collective efficacy. This suggests that, even if different constructs, these variables are interdependent. <![CDATA[<b>The prevalence of ADHD</b>: <b>a literature review</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo expõe as principais características metodológicas e os resultados apresentados pelos estudos de prevalência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) através de artigos publicados no período de 2003 a 2014. Realizou-se uma busca em uma das principais bases de dados da área da saúde, o PubMed/MEDLINE que resultou em 23 artigos. Investigou-se as estimativas de prevalência; o processo de amostragem; o tipo de estudo; os critérios diagnósticos; e, as principais variáveis exploradas. O processo de mineração foi realizado pelos programas: EXCEL; NVIVO-IO, SPSS 20; e MENDELEY. Resultados: Observou-se a média central de 11.26% entre as estimativas de prevalência encontradas; 99% dos estudos foram transversais; e o processo de amostragem mais utilizado foi o probabilístico por conveniência em 26.08% dos estudos. Os resultados alcançados apoiam a premissa de que os critérios metodológicos e diagnósticos ampliam a variabilidade das estimativas de prevalência a nível global.<hr/>This article presents the main methodological characteristics and the results reported by the studies of the prevalence of ADHD through the articles published in the 2003-2014. We performed a search on one of the major health care databases, PubMed / MEDLINE which resulted in 23 articles. We investigated the prevalence estimates; the sampling process; the type of study; the diagnostic criteria; and the main variables explored. The mining process was carried out by the programs: EXCEL; NVivo-10, SPSS 20; and Mendeley. Results: We observed the central average of 11.26% and among estimates of prevalence found; 99% of the studies were cross-sectional; and the most widely used sampling process was the probabilistic for convenience in 26.08% of the studies. Conclusion: The results support the premise that the methodological criteria and diagnoses, increased the variability of estimates of prevalence globally. <![CDATA[<b>Collaborative Inhibition Effect</b>: <b>Review of some influent variables</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem como objetivo proporcionar a compreensão do efeito de inibição colaborativa. Este efeito, traduz-se no facto de o desempenho mnésico de um grupo colaborativo ser inferior ao desempenho de um grupo nominal. Para tal, ao longo desta revisão focaremos os principais estudos e resultados no âmbito da memória colaborativa; identificaremos os fatores e variáveis que influenciam este efeito; e, finalmente debateremos as principais hipóteses explicativas do efeito de inibição colaborativa.<hr/>This article aims to provide an understanding of collaborative inhibition effect. This effect is reflected in the fact that the memory performance of collaborative group is less than the performance of the nominal group. To this end, throughout this review we will focus on the main studies and results in the context of collaborative memory; identify the factors and variables that influence this effect; and finally we will discuss the main explanatory hypotheses of collaborative inhibition effect. <![CDATA[<b>Are victims also judged more positively if they say their lives are just?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492015000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Non-victims who express high versus low personal belief in a just world (PBJW) are judged as having more social value, both social utility (i.e., market value) and social desirability (i.e., affective value). Our goal was to test whether this pattern differed when the targets were presented as innocent or non-innocent victims of enduring suffering. A hundred and eighty-six participants of both sexes took part in our 2 (degree of PBJW expressed: high/low) X 3 (Target identity: innocent victim/ non-innocent victim/ non-victim) between-subjects experimental study. Participants rated the targets on four measures: positive/negative social utility/desirability. Targets were judged more positively and less negatively if they expressed high versus low PBJW, regardless of their being non-victims or (non-innocent victims. This pattern is taken as further evidence that the expression of high PBJW is a judgment norm, that is, a socially valued discourse irrespective of it being true or untrue.<hr/>Alvos apresentados como não-vítimas e que exprimem uma crença num mundo pessoal justo (CMJ pessoal) alta versus baixa são julgados como tendo mais valor social, tanto utilidade social (i.e., valor de mercado) como desejabilidade social (i.e., valor afetivo), 0 nosso objetivo foi testar se este padrão difere quando os alvos são apresentados como vítimas inocentes ou não inocentes de sofrimento prolongado. Cento e oitenta e seis indivíduos de ambos os sexos participaram num estudo experimental inter-participantes 2 (grau de CM) pessoal expressa: alta/baixa) X 3 (identidade dos alvos: vítima inocente/ vítima não inocente/ não vítima), Os/as participantes avaliaram os alvos em quatro medidas: utilidade social positiva e negativa e desejabilidade social positiva e negativa. Os alvos foram avaliados mais positivamente e menos negativamente se exprimiram CM) pessoal alta versus baixa, independentemente de serem vítimas (não) inocentes ou não vítimas. Interpretamos este padrão como representando mais evidência de que a expressão de CM) pessoal constitui uma norma de julgamento, isto é, um discurso valorizado socialmente, independentemente de ser ou não verdadeiro.