Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920200001&lang=pt vol. 34 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Garra dos líderes e capital psicológico dos liderados</b>: <b>Uma exploração concetual de condições moderadoras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A garra (termo aqui traduzido de grit ) tem sido encarada como crucial para o sucesso dos indivíduos e a eficácia dos líderes, embora alguns autores não sustentem essa tese. A investigação empírica é escassa e pouco conclusiva. Um possível caminho para melhor compreender este construto passa por considerar condições moderadoras. Aqui discutimos três dessas condições: (1) garra veiculada pelo líder versus garra autoatribuída; (2) humildade expressa pelo líder; (3) apoio social expresso pelo líder. O modelo concetual argumenta que o líder que veicula mais garra perante os liderados desenvolve o capital psicológico destes, mas esse efeito é mitigado, ou mesmo anulado, se o líder for desprovido de humildade e não facultar apoio social aos liderados. Distintamente, o líder estimula o capital psicológico dos liderados se, além de veicular garra, também expressar humildade e apoio social aos liderados.<hr/>While it has been argued that grit (i.e., passion and perseverance for long-term goals) is crucial to the success of individuals and the effectiveness of leaders, some authors do not espouse such a perspective. Empirical research is scarce and inconclusive. We argue that, to better understand this construct, studies should include moderating conditions. We discuss three conditions: (1) conveyed leader grit versus self-attributed grit; (2) humility expressed by the leader; (3) social support expressed by the leader. In accordance with our conceptual model, (a) a leader who conveys high level of grit toward employees develop their psychological capital, (b) although this effect is mitigated or even nullified if the leader is devoid of humility and does not provide social support to employees. Distinctly, the leader fosters employees’ psychological capital if, in addition to convey a high level of grit, he also expresses humility and social support toward employees. <![CDATA[<b>O modelo das exigências-controlo e a saúde mental dos empregados</b>: <b>O papel mediador do conflito trabalho-família</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper has two goals: examine the effect of job characteristics proposed in the Job Demands-Control (JDC) model on work-family conflict (WFC) and the effect of this variable on employees’ mental health; examine the mediate role of WFC between these job characteristics and employees’ mental health. The hypotheses, using structural equation modeling, were tested with cross-lagged analyses based on two waves over a 6-months period in a sample of 958 employees with different functions in a Portuguese organization from service sector. The findings show that job demands are significant in determining WFC, which in turn mediates the relationship between these job characteristics and employees’ mental health six months later. No relationship is found between job control and WFC. The paper highlights the relevance to intervene on job demands and WFC to control employees´ mental health.<hr/>Este estudo dois objetivos: analisar o efeito das características do trabalho propostas no modelo Job Demands-Control no conflito trabalho-família (WFC), e o efeito desta variável na saúde mental; considerar o papel mediador do WFC entre estas características do trabalho e a saúde mental dos trabalhadores. As hipóteses foram testadas, usando modelos de equações estruturais, em dois momentos, separados por um período de 6 meses, numa amostra de 958 empregados com funções diferentes numa organização portuguesa do setor de serviços. Os resultados mostram que as exigências do trabalho são significativas na determinação do WFC, o qual, por sua vez medeia a relação entre essas exigências do trabalho e a saúde mental dos funcionários seis meses depois. No entanto, a relação entre o controle e o WFC não foi significativa. O artigo destaca a relevância de intervir nas exigências do trabalho e no WFC para controlar a saúde mental dos trabalhadores. <![CDATA[<b>Trabalho em equipa em Portugal</b>: <b>Uma década de progresso.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na última década em Portugal assistimos à explosão do número de estudos acerca dos fatores psicológicos e contextuais que antecedem a eficácia das equipas em ambientes de trabalho complexos e extremos. Esta investigação tem-se centrado em torno dos aspetos comportamentais (e.g. coordenação, liderança), cognitivos (e.g. modelos mentais partilhados, sistemas de memória transitiva) e afetivos (e.g. coesão, teamwork engagement) que nos ajudam a explicar por que razão algumas equipas têm um desempenho melhor, estão mais satisfeitas com o seu trabalho e acreditam que são mais viáveis (mesmo as que trabalham em condições adversas). Ao longo deste artigo, fazemos não só uma revisão da investigação feita sobre o tema do trabalho em equipa nos últimos dez anos em Portugal, como estabelecemos pontes com outros trabalhos internacionais e apresentamos algumas sugestões para o futuro da investigação desta área na próxima década.<hr/>In the last decade in Portugal, we have witnessed the explosion of the number of studies about the antecedents of the effectiveness of work teams in complex and extreme work environments. Research has focused on behavioral (e.g. coordination, leadership), cognitive (e.g. shared mental models, transactive memory systems) and affective (e.g. team work engagement) factors that help us explaining why some teams perform better, are more satisfied with their work, and believe that they are more viable (even the ones that work in adverse conditions). Throughout this article, we review team studies conducted in Portugal over the last ten years, we establish bridges with other international contributions, and present suggestions for the future of teamwork research in the next decade. <![CDATA[<b>Impacto da redução de recompensas no comportamento dos colaboradores</b>: <b>E quando o trabalho é um chamamento?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No cenário global de severa crise económica e financeira, governos e empresas enfrentam um período de grande austeridade o que os conduziu como nunca a elevados cortes dos custos de trabalho, com destaque para o corte e redução das recompensas dos colaboradores. Este artigo apresenta, então, um modelo concetual que teoriza acerca da orientação para o trabalho (Emprego, Carreira e Chamamento) enquanto variável moderadora da relação entre o corte ou redução das recompensas e o comportamento dos colaboradores, nomeadamente, no que ao desempenho e intenção de saída diz respeito. Este modelo acarreta tanto implicações teóricas como práticas, quer para a compreensão do comportamento organizacional, quer para as práticas de gestão de recursos humanos, especialmente, para a gestão das recompensas.<hr/>In the global context of severe economic and financial crisis, governments and companies face a period of great austerity which has led them, as never before, to high cuts in labour costs, especially the cutbacks and reduction of rewards. This paper explores a conceptual model that presentation of work orientation (job, career and calling) as a moderating variable in the relationship between the reduction or cuts of rewards and the employees’ behaviours, highlighting performance and turnover intentions. This conceptual model has both theoretical and practical implications for both the understanding of organizational behaviour and for human resources practices, especially for the rewards' management. <![CDATA[<b>O impacto da liderança e do contexto organizacional na aceitabilidade ética de práticas de Gestão de Recursos Humanos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Recent research has found that human resource (HR) practitioners judge the acceptability of ethically questionable practices based on the importance their organization attributes to ethical infrastructure (e.g., codes of conduct) and corporate social responsibility practices. This study sought to evaluate the effects of ethical leadership and the aforementioned factors on other non-HR organizational actors. More specifically, this research examined how these individuals judge the acceptability of three ethically dubious HR management practices: discrimination, disregard for the individual, and favoring those in power. Results obtained from data collected through an online survey indicate that ethical leadership is negatively associated with the acceptability of all three practices. Individuals in organizations with a stronger ethical infrastructurealso find discrimination and disregard for the individual less acceptable. The same is true of participants in organizations perceived as more socially responsible regarding employees and economic aspects.<hr/>Pesquisa recente verificou que os profissionais de Recursos Humanos (RH) julgam a aceitabilidade de práticas eticamente questionáveis com base na importância que a sua organização atribui à infraestrutura ética e às práticas de responsabilidade social. Este estudo avaliou os efeitos da liderança ética e dos fatores mencionados sobre o modo como outros atores organizacionais, que não os profissionais de RH, julgam a aceitabilidade de três práticas eticamente duvidosas de gestão de RH: discriminação, desrespeito pelo indivíduo e favorecimento de quem está no poder. Os resultados indicam que a liderança ética está negativamente associada à aceitabilidade das três práticas. Os indivíduos provenientes de organizações nas quais a infraestrutura ética é mais forte também consideram as práticas de discriminação e de desrespeito pelo indivíduo menos aceitáveis. O mesmo é verdade para os participantes de organizações percebidas como mais socialmente responsáveis em relação aos trabalhadores e no domínio económico. <![CDATA[<b>Trabalho em <i>call-center</i></b>: <b>Comparação entre os serviços <i>inbound</i> e <i>outbound</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O impacto do trabalho em call-center em várias dimensões físicas e psicológicas do indivíduo tem sido alvo de diversos estudos; no entanto, pouca investigação tem comparado os tipos de serviços neste contexto de trabalho. Assim, este estudo, além de fazer uma análise das características do trabalho, das principais fontes de stresse do compromisso com a organização neste tipo de contexto, comparou os serviços inbound e outbound em função de tais dimensões. No total, participaram 274 operadores de call-center, 191 do serviço inbound e 83 do serviço outbound. Na recolha de dados foi usado um protocolo de investigação constituído por diversas escalas, em formato papel e online. Verificou-se que participantes do grupo inbound percecionam uma maior variedade de competências no seu trabalho e níveis superiores de stress relacionados com problemas familiares do que os participantes do grupo outbound. Não foram encontradas diferenças significativas em relação ao compromisso com a organização.<hr/>The impact of call-center work on various physical and psychological dimensions of the individual has been subject of several studies; however, research comparing the types of services in this work context is scarce. Thus, in this study, besides analysing the characteristics of the work, the main sources of stress and the organizational commitment in this type of context, also compared the inbound and outbound services according to such dimensions. In total, 274 call-center operators participated, 191 of the inbound service and 83 of the outbound service. In the data collection the protocol used consisted in several scales, in paper format and online. It was found that participants in the inbound group perceive a greater variety of skills in their work and higher levels of stress related to family problems than the participants of the outbound group. No significant differences were found relatively to the commitment to the organization. <![CDATA[<b>O benefício do enriquecimento trabalho-família para a saúde dos professores</b>: <b>O papel da autoeficácia percebida num estudo diário</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretendeu analisar de que forma o enriquecimento trabalho-família afecta a saúde dos professores numa base diária. Baseando-nos na teoria da conservação dos recursos (Hobfoll, 1989, 2002) hipotetizámos que o nível diário de enriquecimento trabalho-família (ETF) sentido aumentaria os recursos do indivíduo, nomeadamente a perceção que este tem da sua autoeficácia, o que, por sua vez, afetaria positivamente a sua saúde. Os 66 professores que participaram no estudo preencheram questionários durante 8 dias de trabalho consecutivos, resultando num total de 528 observações. Os resultados evidenciaram que nos dias em que os professores consideram que o seu trabalho enriquece o papel que desempenham na sua família, reportam um menor número de sintomas somáticos. Os resultados mostraram ainda que o efeito do ETF na saúde é parcialmente explicado pelo aumento da perceção de autoeficácia do indivíduo. As limitações do estudo, sugestões para pesquisas futuras, e implicações dos resultados são discutidas.<hr/>The present study aimed to analyze how work-family enrichment affects the health of teachers on a daily basis. Based on the conservation of resources theory (Hobfoll, 1989, 2002) we hypothesized that the daily level of work-family enrichment (WFE) would increase individual’s resources, namely their self-efficacy which, in turn, would positively affect their health. The 66 teachers who participated in the study completed questionnaires during 8 consecutive days of work, resulting in a total of 528 observations. The results showed that on days when teachers consider that their work enriches the role they play in their family, they report fewer somatic symptoms. In addition, the results showed that WFE’s effect on health is partially explained by the increase in the individual's perception of self-efficacy. The limitations of the study, as well as the theoretical and practical implications of the results found and the suggestions for future research, are discussed. <![CDATA[<b>Trabalho por turnos e vida familiar e social</b>: <b>Perspetivas do trabalhador(a) e do cônjuge</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A investigação sobre o impacto do trabalho por turnos na vida familiar e social tende a privilegiar apenas a perspetiva dos trabalhadores, sendo rara a investigação que compara a perspetiva de terceiros. Considerando esta limitação, o presente estudo contempla a perspetiva dos cônjuges de trabalhadores por turnos rotativos na compreensão do impacto do trabalho por turnos em dimensões da vida familiar e social, procurando avaliar se existem diferenças na perceção dos impactos na díade. Participaram no estudo 51 casais. Verificou-se um acordo moderado nas análises de diferenças das díades, no que diz respeito ao impacto do trabalho por turnos. Por outro lado, tendo em conta os diferentes horários de trabalho de cada membro do casal, os resultados mostraram uma diferença significativa, entre os dois grupos de díades, nas correlações entre o ponto de vista do cônjuge e o ponto de vista do trabalhador sobre a dimensão “Vida de Casal”.<hr/>Research on the impact of shift work on family and social life tends to privilege the perspective of workers, being rare the research that compares the perspective of third parties. Considering this limitation, the present study includes the perspective of the spouses of rotating shift workers in the understanding of the impact of shift work on family and social life dimensions, trying to assess whether there are differences in the perception of impacts on the dyad. 51 couples participated in the study. There was a moderate agreement in the analyses of differences of dyads with regard to the impact of shift work. On the other hand, considering the different working hours of each member of the couple, the results showed a significant difference among the two groups of dyads in the correlations between the spouse's point of view and the worker's point of view on the “Life of Couple “dimension. <![CDATA[<b>Dark, smoke-filled room</b>: <b>Política nas organizações, revisitar o passado e perspetivar o futuro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A política é, reconhecidamente, uma componente relevante da vida e das dinâmicas organizacionais que, atuando de um modo mais ou menos encapotado, pode ter um profundo impacto, construtivo ou nefasto, no comportamento organizacional. Num trajeto que cobre as últimas quatro décadas de desenvolvimentos teóricos e empíricos da política nas organizações, com a presente revisão de literatura pretende-se traçar uma visão completa e ampla sobre esta área. Neste sentido, a par da discussão em torno das (in)definições dos diversos conceitos, perspetivas teóricas e linhas de pesquisa que lhe estão associados, levantam-se um conjunto de interrogações, propostas e pistas para reflexão que, ao decorrerem das atuais lacunas de conhecimento, estabelecem novas agendas para investigação futura. Esperamos, com este artigo, reenergizar uma área que tem registado pouco interesse em Portugal, estimulando e promovendo vindoiros desenvolvimentos teóricos e empíricos em torno da política nas organizações.<hr/>Politics is, admittedly, a relevant component of the organizational life and dynamics that, acting in a more open or concealed manner, can have a profound, constructive or harmful impact on organizational behavior. Tracing a path that encompasses the last four decades of theoretical and empirical developments of politics in organizations, this literature review intends to draw a complete and comprehensive overview of this area. To that end, besides discussing the (in)definitions of the various concepts, theoretical perspectives and streams of research, a set of questions and proposals is raised, to provide grounds for reflecting and that, attending to the present gaps of knowledge, set new agendas for future research. We hope, with this article, to reenergize an area that has registered little interest in Portugal, as well as stimulate new theoretical and empirical developments regarding politics in organizations. <![CDATA[<b>Impacto dos fatores psicossociais de risco na qualidade de vida da população no processo de reforma</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo principal deste estudo é compreender e caracterizar a relação entre os fatores de risco psicossocial relacionados ao trabalho e as dimensões de qualidade de vida (QV) em adultos profissionalmente ativos e reformados em Portugal. Os dados foram recolhidos ao nível nacional. Participaram 1.330 indivíduos, sendo 62,2% do género feminino, com idades entre 55 e 75 anos. Foram analisadas as diferenças de género, idade e situação profissional (profissional ativo e reformado) em relação aos fatores psicossocial de risco e QV. Para analisar esta relação foram testados cinco modelos de regressão. Os resultados mostraram que a gestão do stress/burnout e a sobrecarga de trabalho são os fatores de risco psicossocial que apresentaram um impacto mais forte na qualidade de vida. O estudo permitiu concluir que a QV no processo de reforma é influenciada pelos riscos psicossociais relacionados com o trabalho, principalmente a gestão do stress e a sobrecarga de trabalho.<hr/>The main objective of this study is to better understand and characterize the relationship between work-related psychosocial risk factors and quality of life dimensions in working and retired population. The data were collected at national level in Portugal. Participants were 1,330 persons, 62.2% of which female, with ages ranging between 55 and 75 years old. Were analyzed gender, age and professional status (professional active and retired) differences in relation to psychosocial risk factors and quality of life. Five regressions models were tested. Results showed that the stress/burnout management and work overload are the psychosocial risk factors that presented a strong impact in quality of live. Quality of live dimensions. Our study allowed to conclude that quality of life in retirement and aging process is influenced by work-related psychosocial risks, especially stress management and work overload. <![CDATA[<b>Separação-individuação aos pais e bem-estar psicológico em jovens adultos</b>: <b>Papel mediador da personalidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As ligações estabelecidas precocemente com as figuras parentais assumem um papel importante no desenvolvimento da individuação dos jovens adultos, na construção da sua personalidade e na manifestação do bem-estar psicológico. O presente estudo tem como objetivo estudar o papel preditor da separação-individuação aos pais e da personalidade no bem-estar psicológico e, ainda, testar o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra é composta por 948 sujeitos com idades entre os 18 e os 30 anos de idade. Os resultados indicam que a separação-individuação aos pais positiva prediz positivamente o bem-estar psicológico e a personalidade emocionalmente ajustada. Por outro lado, o neuroticismo prediz negativamente o bem-estar psicológico. A personalidade emocionalmente ajustada assume um papel de mediação total na associação entre a separação-individuação na mãe positiva e no bem-estar psicológico. Por sua vez, a personalidade emocionalmente ajustada assumiu uma mediação parcial na associação entre a separação-individuação no pai positiva e o bem-estar psicológico.<hr/>The quality of the early relationships with parents have an important role in the development of the individuation of young adults in the construction of their personality and in the psychological well-being. This study aim to study the predictor role of separation-individuation to parents and the personality in the psychological well-being. It also tests the mediator role of personality in the previous association. The sample is composed by 948 people with ages between 18 and 30.The results show that the separation-individuation to parents predicts positively the psychological well-being and the adjusted emotional personality. The neuroticism predicts negatively the psychological well-being. The adjusted emotional personality assumes a total mediator role in association between the positive separation- individuation mother and the psychological well-being. The adjusted personality assumes a partial mediation in association between the positive separation-individuation father and the psychological well-being. <![CDATA[<b>Perceções dos psicólogos portugueses acerca da inibição comportamental/ retraimento social e das necessidades de intervenção que lhes subjazem durante a infância precoce</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Given the high prevalence of anxiety disorders, there has been an increasing need to intervene on the early risk factors for their development, namely behavioral inhibition and social withdrawal (BI/SW) during early childhood. However, the participation rates in preventive evidence-based interventions targeted at BI/SW have been modest, due to the gaps in parents’ and key gatekeepers’ (teachers and pediatricians) problem recognition. Given their pivotal role in enhancing problem recognition, this study aimed to explore the perceptions of Portuguese psychologists about BI/SW and their related intervention needs. Eighteen psychologists were distributed into three focus groups. Each focus group was moderated by a trained researcher, using a semi-structured interview guide. The thematic analysis revealed that Portuguese psychologists identified the manifestations and consequences of BI/SW, particularly in the social domain. Portuguese psychologists recommended the development of multi-component family interventions and interventions targeted at preschool teachers to promote social skills in the classroom.<hr/>Dada a elevada prevalência das perturbações de ansiedade, verificou-se uma necessidade emergente de intervir nos fatores de risco precoce para o seu desenvolvimento, nomeadamente na inibição comportamental e no retraimento social (IC/RS) em idade pré-escolar. Porém, a participação em intervenções preventivas para a IC/RS é modesta, devido ao reduzido reconhecimento do problema pelos pais e profissionais (educadores e pediatras) que trabalham com o público-alvo. Dado o seu papel central na promoção do reconhecimento do problema, este estudo teve como objetivo explorar as perceções dos psicólogos portugueses acerca da IC/RS e das necessidades de intervenção que lhes subjazem. Dezoito psicólogos foram distribuídos em três grupos focais. Cada grupo foi moderado por um investigador, seguindo um guião semiestruturado. Os participantes identificaram as manifestações e consequências da IC/RS (particularmente no domínio social) e recomendaram o desenvolvimento de intervenções familiares multimodais e de intervenções para educadores, destinadas à promoção de competências sociais no jardim-de-infância. <![CDATA[<b>O papel do locus de controlo na relação entre a liderança situacional e a satisfação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo estudar a relação entre a liderança situacional e a satisfação com a chefia direta, assim como o efeito mediador do locus de controlo nesta relação. A amostra do presente estudo é composta por 149 trabalhadores recrutados através do método snowball. Todos os participantes reportaram ter supervisão direta. Os resultados sugerem que existe uma relação positiva entre a liderança situacional e a satisfação com o supervisor que não é mediada pelo locus de controlo externo, de tal forma que B = 0,04, SE = 0,04, IC 95% (-0,05; 0,13). No entanto esta relação é mediada pelo locus de controlo interno, de tal forma que B = 0,12, SE = 0,05, IC 95% (0,04; 0,23). Os resultados deste estudo vêm ajudar a perceber o processo através do qual os comportamentos de liderança das chefias diretas se relacionam com o desenvolvimento de atitudes positivas por parte dos colaboradores no local de trabalho.<hr/>The present study intends to explore the relationship between situational leadership and satisfaction with direct leadership, and how employees’ locus of control contributes to this same relationship. The study’s sample is composed of 149 workers selected via snowball recruitment. All participants reported they worked under a direct supervisor. The results suggest that there is a positive relationship between situational leadership and satisfaction with the supervisor that is not mediated by an external control locus, with B = .05, SE = .07, 95% CI (-090,. 189). This relationship, however, is apparently mediated by an internal locus of control, with B = .18, SE = .06, 95% CI (0.070, 0.321). The results of this study assist in comprehending the process by which leadership behavior of one’s direct superior is related to the development of employees' attitudes in the workplace. <![CDATA[<b>Lifetime Experiences Scale (LIFES)</b>: <b>Desenvolvimento e validação em amostras da comunidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper describes the development, validation, and reliability of a new measure to assess life experiences reported by adults, the Lifetime Experiences Scale (LIFES). This scale is important because no available measure focuses on both positive and negative life experiences and covers childhood, adolescence, and adulthood. LIFES is a self-report measure consisting of two sections: 75 items (organized into eight domains: school, work, health, leisure, life conditions, adverse experiences, achievements, and people and relationships) regarding lived experiences and blank spaces for non-lived (but desired) experiences. The procedures involved in the development of LIFES are described in detail (e.g., construct, generation of items and questions). Moreover, evidence based on test content, response processes, relations to other variables, and different classes of reliability for community samples are presented. Overall, the results suggest that LIFES presented good evidence of validity and reliability and can be a valuable tool for research and clinical purposes.<hr/>Este artigo descreve o processo de desenvolvimento e validação de um novo instrumento para avaliar experiências de vida, reportadas por adultos: a Lifetime Experiences Scale (LIFES). A originalidade deste instrumento prende-se com a inclusão quer de experiências positivas, quer negativas ocorridas na infância, adolescência e vida adulta. A LIFES é uma medida de autorrelato organizada em duas secções: 75 itens (abrangendo oito domínios: percurso escolar, percurso profissional, saúde, tempos livres, condições de vida, experiências adversas, realizações e pessoas e relações) sobre experiências vividas e espaços em branco para as experiências não vividas (mas desejadas). Os procedimentos realizados para o desenvolvimento da LIFES são apresentados detalhadamente (e.g., construto, criação de itens e questões). Além disso, são apresentadas evidências baseadas no conteúdo, processo de resposta, relação com outras variáveis e diferentes tipos de fiabilidade, em amostras da comunidade. Genericamente, os resultados da LIFES indicam boas evidências de validade e fiabilidade, apresentando-se como um instrumento útil quer para fins de investigação, quer clínicos. <![CDATA[<b>Avaliação da saúde dos professores portugueses</b>: <b>O Questionário de Saúde Docente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas últimas décadas temos assistido a uma crescente deterioração da saúde docente, que afeta os professores e a escola enquanto organização. Este estudo pretendeu avaliar a saúde dos professores portugueses através do Questionário de Saúde Docente, numa amostra de 5009 professores. Os resultados das análises fatoriais suportam uma estrutura penta-fatorial (bem-estar profissional, esgotamento, distúrbios cognitivos, distúrbios musculosqueléticos, alterações da voz), com bons indicadores de qualidade do modelo com cinco fatores correlacionados (modelo 2). Os resultados indicaram que mais da metade dos professores apresenta problemas de saúde. Os do ensino público, 1.º ciclo, género feminino, com mais de 50 anos e 21 ou mais anos de serviço, são os que apresentam menor bem-estar e maior perda de saúde. A análise de clusters forneceu uma solução de três grupos: saúde alta, média e baixa. São discutidos os resultados e suas implicações individuais e organizacionais, bem como são fornecidas diretrizes para investigações futuras.<hr/>In the last decades we have witnessed a deterioration of teacher’s health, which affected teachers and the school as an organization. This study aimed to evaluate the health of Portuguese teachers through the “Teacher’s Health Questionnaire”, in a sample of 5009 teachers. The results of the factor analysis supported a five-factor structure (professional well-being, exhaustion, cognitive disorders, musculoskeletal disorders, and voice alterations), with good fit indexes that supported the quality of the model with five-correlated factors (model 2). The results indicate that more than half of teachers have health problems. Those from public education, 1st cycle, feminine gender, with more than 50 years and 21 or more years of service are those that present less well-being and more health loss. Cluster analysis provided a solution of three groups: high, medium, and low health. The results and their individual and organizational implications are discussed, as well as guidelines for future research. <![CDATA[<b>Medida de desumanização baseada em traços: Adaptação para a população portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Although dehumanization (i.e., the denial of full humanness to others; Haslam, 2006) has been a frequent subject in social psychology, a set of traits designed to evaluate this phenomenon has not been validated to the Portuguese population. The main purpose of this study was to translate, culturally adapt and validate a set of dehumanization traits proposed by Haslam and colleagues (Haslam & Bain, 2007; Haslam, Bain, Douge, Lee & Bastian, 2005), which measure both the denial of uniquely human and human nature traits. A sample of 597 individuals (Mage = 40.83; SD = 11.50) were asked to rate a set of 52 traits on how much they perceived each as a characteristic of human nature and human uniqueness, as well as its desirability. T-tests were conducted to distinguish between low and high rated traits in each dimension, and to construct clusters of traits that differ in each dimension. We successfully provide a measure containing positive traits in both senses of humanness dimensions; however, we were only able to validate a human uniqueness measure with negative valence. Implications of this measure for future research on dehumanization processes are discussed.<hr/>O fenómeno da desumanização (i.e., a negação de humanidade a terceiros; Haslam, 2006) tem sido um tópico frequentemente estudado na Psicologia Social; no entanto, um conjunto de traços para avaliar este fenómeno não foi ainda validado para a população portuguesa. Este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar e validar, para a população portuguesa, o conjunto de traços proposto por Haslam e colegas (Haslam & Bain, 2007; Haslam, Bain, Douge, Lee & Bastian, 2005), que medem a negação de traços de duas dimensões: “uniquely human” e “human nature”. Uma amostra de 597 participantes (Midade = 40.83; DP = 11.50) avaliaram em que medida percebiam cada um de 52 traços como uma característica da natureza humana e unicamente humanos, bem como a sua desejabilidade. Foram conduzidos testes de forma a distinguir entre traços com avaliações baixas e altas em cada dimensão, e construídos grupos de traços que diferenciam entre cada uma das dimensões. Apresentamos a validação de uma medida com valência positiva que distingue entre ambas as dimensões de “humanness”; no entanto, foi apenas possível validar uma medida de “human uniqueness” com valência negativa. As implicações desta medida para a investigação futura são abordadas. <![CDATA[<b>Criatividade e reserva cognitiva na idade avançada</b>: <b>um estudo exploratório na população portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The present study aims to investigate the relationship between creativity, particularly divergent thinking, and cognitive reserve (CR), in a sample of older adults without cognitive impairment. 53 community-dwelling subjects met the inclusion criteria and were submitted to the Creativity Test (ProCriativ) and the Cognitive Reserve Questionnaire (CRQ). The correlational analysis revealed that ProCriativ’s fluency and flexibility indexes were positively and significantly correlated with the CRQ. However, according to the backward stepwise regression analysis, only flexibility was a significant predictor of CRQ. Our results are in line with former studies that found a clear association between creativity and CR. Additionally, in other studies fluency and originality were also predictors of CR proxies besides flexibility. It is speculated that creativity could represent another indicator of CR. Further investigation is needed to corroborate the previous findings.<hr/>O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre a criatividade, particularmente o pensamento divergente, e a reserva cognitiva (RC), numa amostra de pessoas com idade avançada e sem defeito cognitivo. 53 participantes provenientes da comunidade cumpriram os critérios de inclusão e foram avaliados através da Prova de Criatividade (ProCriativ) e do Questionário de Reserva Cognitiva (QRC). A análise correlacional revelou que os índices de fluência e flexibilidade da ProCriativ estavam positiva e significativamente correlacionados com o QRC. Contudo, segundo a análise de regressão, a flexibilidade foi o único preditor da RC. Estes resultados estão em conformidade com estudos prévios que encontraram uma clara associação entre a criatividade e a RC. Adicionalmente, em outros estudos a fluência e a originalidade foram também preditores dos indicadores de RC. Especula-se que a criatividade possa representar outro indicador da RC. Investigação adicional é necessária para corroborar estes resultados. <![CDATA[<b>Adaptação das versões completa e breve da Escala de Relação Coparental (ERC) em uma amostra comunitária de pais e mães portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Escala de Relação Coparental (ERC) é uma das medidas mais utilizadas para avaliar a relação de coparentalidade. Pretendeu-se avaliar as propriedades psicométricas das versões completa e breve da ERC numa amostra comunitária de 779 pais e mães portugueses, com idades entre os 23 e os 65 anos (M = 42.73; DP = 5.27). As análises fatoriais confirmatórias forneceram evidências de um bom ajustamento dos dados, fiabilidade interna e validade convergente, ainda que em ambas as versões tenha sido eliminada a dimensão Divisão de tarefas parentais. Quando à validade discriminante, duas das sete dimensões - Acordo nas práticas parentais e Suporte coparental - não evidenciaram validade discriminante. A validade concorrente também foi testada e confirmada através das correlações entre das dimensões da ERC e as dimensões da RDAS (ajustamento diádico) e do SDQ (ajustamento infantil).<hr/>The Coparenting Relationship Scale (ERC) is one of the most used measures to evaluate coparenting relationship. The aim of this study was to evaluate the psychometric properties of the complete and brief versions of the ERC in a community sample of 779 Portuguese fathers and mothers, aged between 23 and 65 years (M = 42.73, SD = 5.27). Confirmatory factor analyzes provided evidence of good model fit, internal reliability, and convergent validity, although in both versions the Division of labor dimension was eliminated. Regarding discriminant validity, two out of the seven dimensions - Coparenting agreement and Coparenting support - did not show evidence of discriminant validity. Concurrent validity was also tested and confirmed through the correlations between the dimensions of the ERC and the dimensions of the RDAS (dyadic adjustment) and the SDQ (child adjustment).