Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920200002&lang=pt vol. 34 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Contribuições da abordagem sócio-normativa para o estudo do preconceito racial na infância</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A investigação sobre o preconceito racial na infância recebeu influência das teorias do desenvolvimento sócio-cognitivo e do desenvolvimento da identidade social, as quais destacaram o papel das habilidades cognitivas e da pertença grupal sobre as manifestações de atitudes raciais nas crianças. O estudo das atitudes preconceituosas na infância, a partir de uma abordagem sócio-normativa, foi impulsionado por pesquisas mais recentes, as quais verificaram que as crianças, tal como os adultos, inibem expressões flagrantes de preconceito. Neste trabalho, as contribuições da abordagem sócio-normativa para o estudo do preconceito racial na infância são discutidas a partir de pesquisas que analisam as manifestações de atitudes raciais em crianças como resultado da interação entre uma série de fatores, tais como a percepção da norma da igualdade, a Teoria da Mente e o julgamento moral.<hr/>Research on racial prejudice in childhood was influenced by The Social-Cognitive Theory and The Social Identity Development Theory, which highlighted the role of cognitive skills and group membership on the manifestations of racial attitudes in children. The study of prejudiced attitudes in childhood, based on a Socio-Normative approach, was driven by more recent research, which found that children, like adults, inhibit flagrant expressions of prejudice. In this work, the contributions of The Socio-Normative Approach to the study of racial prejudice in childhood are discussed based on research that analyzes the manifestations of racial attitudes in children as a result of the interaction between a series of factors, such as the perception of the norm of equality, Theory of Mind and moral judgment. <![CDATA[<b>A casa dos avós</b>: <b>O papel do contacto com os avós nas perceções idadistas de crianças do ensino básico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Existem evidências de que crianças a partir dos seis anos de idade já partilham a conceção paternalista das pessoas mais velhas como “simpáticas, mas incompetentes”. De forma inovadora, o presente trabalho visa estudar este tema no contexto português procurando explorar o papel da frequência e qualidade do contacto com os avós como uma via para a diminuição destas representações negativas. Para tal, 145 crianças do ensino básico (M = 12.14; SD = 0.81) responderam a um inquérito com o intuito de explorar a relação entre estas variáveis. De acordo com as hipóteses, os resultados revelaram um elevado grau de contacto com os avós e um efeito significativo da frequência e da qualidade do contacto na diminuição do idadismo face às pessoas idosas. Estes resultados são discutidos à luz das suas implicações para a teoria e intervenção neste domínio de relevância crucial no contexto demográfico atual.<hr/>There is evidence that children from the age of six already share the paternalistic conception of older people as "doddering but dear". In an innovative way, this research aims to study this theme in the Portuguese context, seeking to explore the role of frequency and quality of contact with grandparents as a way of diminishing these negative representations. To that end, 145 elementary school children (M = 12.14; SD = 0.81) responded to an inquiry to explore the relationship between these variables. According to the hypothesis, the results revealed a high degree of contact with grandparents and a significant effect of the frequency and the quality of the contact in the decrease of ageism towards older people. These results are discussed in light of their implications for theory and intervention in this area of crucial relevance in today's demographic context. <![CDATA[<b>O poder organizacional é preditor da qualidade da tomada de decisão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of this study was to analyze the link between power and the quality of decision. Participants were 50 employees from an organizational company, consisting of two groups (High-Power, N=24; Low-Power, N=26) based on the organization's hierarchical power position. To evaluate the quality of the decisions, all participants performed tasks involving choice among several alternatives in two separate moments of the same day: in the morning (at the beginning of the workday) and late afternoon (at the end of the workday). Additional subjective measures (fatigue, alertness, effort) and skin conductance were obtained. Results indicated that having high power in the organization was related to making better decisions, over and above the subjective levels of fatigue, alertness, effort, and physiological arousal. No effects of time-of-day were found on the decision making. Consistent with experimental research, having power facilitated decision-making performance in an organizational context.<hr/>O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre poder e qualidade na decisão. Participaram 50 funcionários de uma empresa organizacional, divididos em dois grupos (Elevado-Poder, N = 24; Baixo-Poder, N = 26) em função da sua posição de poder hierárquico na organização. Para avaliar a qualidade das decisões, todos os participantes realizaram tarefas envolvendo escolhas entre alternativas em duas fases no mesmo dia: manhã (início do período de trabalho) e final de tarde (a terminar o período de trabalho). Foram recolhidos dados adicionais de medidas subjetivas (fadiga, alerta, esforço) e de atividade eletrodérmica. Os resultados indicaram que o elevado poder na organização associou-se a melhor tomada de decisão, controlando os níveis subjetivos de fadiga, alerta, esforço e ativação fisiológica. Não foram encontrados efeitos da fase do dia na tomada de decisão. Consistente com a investigação experimental, o poder facilitou o desempenho na tomada de decisão num contexto organizacional. <![CDATA[<b>“É cada um para o que nasce?”</b>: <b>Desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil na infância e soluções percebidas para a pobreza</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo analisa o desenvolvimento das atribuições causais da pobreza infantil, o papel do estatuto sócio económico nestas atribuições e as soluções que as crianças identificam para a pobreza. Foram entrevistadas crianças com idades entre os 6 e 12 anos (N = 107), e os resultados mostram a prevalência da externalização das causas da pobreza, nomeadamente através de explicações fatalistas (e.g. sorte) e estruturalistas (e.g. desemprego). Este estudo permite, ainda, verificar que as crianças percecionam dois tipos de soluções para a pobreza, que variam no grau de agência imputado à criança pobre. Análises de mediação mostram que a indicação de soluções que requerem a ação da criança pobre aumenta com a idade através do aumento da perceção de que a pobreza é causada por fatores sociais. Os resultados são discutidos em termos do desenvolvimento sociocognitivo, refletindo sobre as consequências das atribuições causais da pobreza na perpetuação das desigualdades sociais.<hr/>This study investigates the development of causal attributions of child poverty in childhood, the role of socio-economic status in these attributions, and the solutions that children identify for poverty. Children aged 6 to 12 years were interviewed (N = 107). The results show the prevalence of external attributions of causes of poverty, namely through fatalistic (e.g., luck) and social (e.g., unemployment) explanations. This study also identifies two types of children’s suggestions of solutions to poverty, which vary in the degree of agency attributed to poor children. Mediation analyzes show that indicating solutions that require the action of the poor child increases with age via an increase in the belief that poverty is caused by social factors. The results are discussed in terms of socio-cognitive development and in terms of the consequences of causal attributions of child poverty in the perpetuation of social inequalities. <![CDATA[<b>Preconceito racial em crianças</b>: <b>Identificação e pertença grupal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt De acordo com a Teoria da Identidade Social, basta tornar saliente a pertença de um indivíduo a uma categoria/grupo social para que existam enviesamentos endogrupais e discriminação face a membros de outros grupos. O presente estudo procurou analisar a existência de diferenças no preconceito racial (face a negros, mulatos e brancos) em função da identidade étnica (autocategorização e avaliação emocional da pertença), bem como a relação existente com as variáveis contacto interétnico e distância social. Participaram neste estudo 258 crianças do 2.º ciclo de 4 escolas públicas portuguesas, que se autocategorizaram como brancas e mulatas. Os principais resultados parecem indicar que o preconceito subtil é diferente consoante o nível da componente afetiva da identidade étnica, que o contacto interétnico se relaciona com menores níveis de preconceito subtil e flagrante e que existem diferenças no contacto interétnico e distância social por grupo de autocategorização.<hr/>According to Social Identity Theory emphasizing the belonging of an individual to a category / social group it is enough to foster ingroup bias and discrimination against members of other groups. The present study aims to analyze the differences between racial prejudice (against black, mulatto and white) according to ethnic identity (in terms of self-categorization and emotional evaluations of belonging) and also it’s relation with the interethnic contact and social distance variables. A total of 258 children from 5th and 6th grades of 4 Portuguese public schools, selfcategorizated as white or mulatto, participated in the study. The main results seem to suggest that subtle prejudice is different depending on the level of the affective component of ethnic identity, interethnic contact relates to lower levels of subtle and blatant prejudice, and that there are differences in interethnic contact and social distance per group of selfcategorization. <![CDATA[<b>Conhecimentos, atitudes e comportamentos de estudantes Portugueses do ensino secundário relacionados com a prevenção da COVID-19</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo pretendeu avaliar conhecimentos, atitudes e comportamentos acerca da COVID-19 em estudantes do Ensino Secundário em Portugal, considerando a sua importância para a adesão a medidas de prevenção desta doença. Estudantes do Ensino Secundário de todas as regiões do país (N=1258) preencheram um questionário online em maio de 2020. Os/as estudantes revelaram bons conhecimentos sobre a COVID-19, respondendo corretamente, em média, a 12 dos 14 itens, e reportaram atitudes maioritariamente positivas face aos comportamentos preventivos. Contudo, quanto à adoção destes comportamentos, em média, apenas 6 dos 12 comportamentos preventivos foram adotados. Ser do sexo feminino, frequentar cursos de Artes Visuais ou de Línguas e Humanidades, e mais atitudes positivas em relação à prevenção da COVID-19 aumentam as probabilidades de adotar comportamentos preventivos. Apresentam-se diferenças por sexo, ano de escolaridade, região e curso. Assim, é fundamental investir em campanhas preventivas que potenciem a adesão a comportamentos preventivos nesta população.<hr/>This cross-sectional study aimed to assess knowledge, attitudes and behaviours about COVID-19 among high school students in Portugal, given its importance for adherence to measures aimed at preventing this disease. High school students from all regions of the country (N = 1258) completed an online questionnaire in May 2020. Students revealed good knowledge about COVID-19, correctly answering 12 out of 14 items, and reported mostly positive attitudes towards preventive behaviours. However, the adoption of these behaviours was lower: only 6 out of 12 behaviours were adopted, on average, by students. Differences by sex, school year, region and course are presented. Being a female, attending courses on Visual Arts or Languages and Humanities, and having more positive attitudes towards prevention of COVID-19 increase the likelihood of adopting preventive behaviours. The investment in preventive campaigns is essential to enhance adherence to preventive behaviours in this population. <![CDATA[<b>Quando a casa não é um porto seguro</b>: <b>Efeitos da pandemia COVID-19 em adolescentes e jovens adultos LGBTQ em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quarantine situations have deleterious effects on the mental health of the general population, but it is expected that LGBTQ (lesbian, gay, bisexual, transgender, and queer) individuals are even more affected. We aimed to investigate the extent to which the psychosocial effects of the COVID-19 pandemic are associated with changes in the mental health of LGBTQ adolescents and young adults (N = 403). The findings indicated that (i) not having or entered into a university degree, (ii) the daily negative impact of the pandemic, and (iii) a negative family climate were associated with higher levels of depression and anxiety. Furthermore, family climate partially mediated the association between the pandemic's individual impact and both depression and anxiety. Organizations promoting the rights of LGBTQ individuals, health and educational services, and other support networks, should remain available to meet the needs of this population.<hr/>As situações de quarentena têm efeitos deletérios na saúde mental da população geral, mas é de esperar que as pessoas LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e queer) sejam ainda mais afetadas. Objetivámos investigar em que medida os efeitos psicossociais da pandemia do COVID-19 estão associados a mudanças na saúde mental de adolescentes e jovens adultos LGBTQ (N = 403). Os resultados indicaram que: (i) não ter ou não frequentar um curso universitário, (ii) o impacto negativo da pandemia no quotidiano e (iii) um clima familiar negativo estavam associados a níveis mais elevados de depressão e ansiedade. Além disso, o clima familiar mediou parcialmente a associação entre o impacto individual da pandemia e a depressão e a ansiedade. As organizações que promovem os direitos de pessoas LGBTQ, os serviços de saúde e educação, bem como as demais redes de apoio, devem permanecer disponíveis para atender às necessidades desta população. <![CDATA[<b>A congruência de valores e o stress ocupacional em guardas prisionais</b>: <b>Congruência de valores e stress ocupacional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pressupondo que as organizações e os guardas prisionais detêm um conjunto de valores sobre como reduzir o crime, correspondente a uma abordagem reabilitativa e/ou punitiva, que podem, ou não, coincidir, pretende-se explorar com base no Modelo Person-Environment fit, a relação entre a congruência de valores e o stress ocupacional vivenciado por guardas prisionais portugueses. Os dados foram recolhidos através da análise documental e entrevista semiestruturada individual realizada a oito guardas prisionais. Conclui-se que os valores, punir e ressocializar, são independentes e interagem entre si e que a congruência de valores, que se manifesta através de três conceitos independentes, fit, misfit e conflito de valores, é um elemento crítico da vida nas prisões. Constata-se, de facto, a existência de dois tipos distintos de conflito e que a ausência de fit não é indicador de conflito. Estes resultados são interpretados considerando-se as implicações teóricas e práticas para as organizações e guardas prisionais.<hr/>Assuming that organizations and prison guards possess a set of values about the best way to reduce crime - corresponding to a rehabilitative and/or punitive approach - which can either coincide or not, is intended to exploit, based on the P-E Fit Model, the relationship between congruence of values and occupational stress experienced by Portuguese prison guards. The data were collected through documental analysis and individual semi structured interviews performed to eight prison guards. It is concluded that the values punish and resocialize are independent and interact with each other and that the congruence of values, which manifests itself through three independent concepts (fit, misfit and conflict of values) is a critical element of prisons. In fact, we found two distinct types of conflict and the absence of fit is not an indicator of conflict. These results are interpreted considering the theoretical and practical implications for organizations and prison guards. <![CDATA[<b>Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico</b>: <b>Avaliação do programa KidsTalentum</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretende avaliar a efetividade do programa de outdoor trainingKidsTalentum na aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do ensino básico. No programa, realizado ao ar livre, as crianças são retiradas da sua zona de conforto e estimuladas a enfrentar vários desafios. Foi adotado um desenho quase experimental com pré-teste e pós-teste, com duas turmas de cada ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, distribuídas num grupo de controlo (n=78) e num grupo experimental (n=78). Para avaliar as competências sociais e emocionais foram utilizados tanto instrumentos de desempenho como de auto e heteroperceção. O efeito do programa foi avaliado através da análise da mudança de scores. Os alunos que participaram no programa KidsTalentum apresentaram uma melhoria nas competências de tomada de decisão e autoconhecimento. Os resultados apontam a metodologia outdoor training como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem das competências sociais e emocionais.<hr/>The present study intends to assess the effectiveness of the KidsTalentum outdoor training program for the social and emotional learning of elementary school children. In this outdoor program, children are removed from their comfort zone and encouraged to face various challenges. A quasi-experimental design with pre-test and post-test was adopted, with two classes of each year of elementary school, distributed in a control group (n = 78) and in an experimental group (n = 78 ). In order to evaluate the social and emotional competences, both performance and self and heteroperception instruments were used. The effect of the program was evaluated through the analysis of the change of scores. Students who participated in the KidsTalentum program showed improved decision-making and self-knowledge skills. The results point to the methodology of outdoor training as a tool to facilitate the learning of social and emotional skills. <![CDATA[<b>O papel da personalidade e das estratégias de <i>coping </i>no investimento na aparência em jovens adultos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo teve como objetivo principal analisar o papel moderador das estratégias de coping na associação entre personalidade e investimento na aparência. A amostra foi constituída por 948 jovens adultos (327 do sexo masculino - 34.5 % e 621 do sexo feminino - 65.5 %), entre os 18 e os 30 anos (M = 21.76, DP = 3.31), tendo sido utilizados instrumentos de autorrelato, nomeadamente: Inventário de Personalidade NEO-FFI-20; COPE - Inventory; e o Inventário de Esquemas sobre a Aparência - Revisto (ASI-R). Os resultados apontam que a presença de traços de personalidade emocionalmente ajustados e estratégias de coping consideradas adaptativas têm um papel preditor positivo no investimento ajustado na aparência dos jovens (menor saliência auto-avaliativa). Constata-se ainda o efeito moderador das estratégias de coping adaptativas e não adaptativas na associação supracitada, revelando que apesar de traços de personalidade emocionalmente ajustados, na presença de baixas estratégias de coping adaptativas, a saliência auto-avaliativa aumenta.<hr/>The objective of this study was to analyze the moderator role of coping strategies in the association between personality and schematic investment in appearance. The sample consisted of 948 young adults aged between 18 and 30 years (M = 21.76, DP = 3.31) of both genders, having been used self-report instruments, namely: the NEO-FFI-20 Personality Inventory; COPE-Inventory; and the Appearance Schemas Inventory - Revised (ASI-R). The results show that an emotionally adjusted personality and adaptive coping strategies have a positive predictive role in the adjusted schematic investment in appearance in young people (minor self-evaluative salience). The results showed also that a moderating effect of adaptive and nonadaptive coping strategies in the association between personality and schematic investment in appearance, revealing that despite the emotionally adjusted personality, in the presence of low adaptive coping strategies, the self-evaluative salience increases. <![CDATA[<b>Crenças sobre o papel do pai numa amostra de homens Portugueses</b>: <b>Implicações para uma parentalidade positiva</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objetivo analisar variáveis explicativas da qualidade da parentalidade na perspetiva do pai, nomeadamente: as crenças sobre o seu papel e variáveis sociodemográficas como a idade, habilitações literárias e trabalho. Participaram 207 pais de famílias nucleares com crianças a frequentar o pré-escolar (105 rapazes). Os resultados indicam que existem associações significativas e positivas entre as habilitações literárias do pai, as suas crenças e a parentalidade positiva; e associações negativas entre a idade do pai e as suas crenças, e entre estas e a parentalidade negativa. Para a parentalidade positiva, as crenças sobre o papel do pai são o único preditor significativo existindo, ainda, um efeito de interação entre as crenças e as habilitações literárias. Os resultados sugerem a importância de se considerar e integrar o modo como o pai concebe o seu papel, no âmbito de programas de promoção do envolvimento parental.<hr/>The present study aimed to analyze, from father’s perspective, predictors of parenting quality, especially his beliefs about the role of the father and sociodemographic variables such as age, education and work. Participants were 207 men, from nuclear families, with children attending pre-school (105 boys). Results showed positive and significant associations between father’s education, beliefs about the role of the father and positive parenting; and a negative association between his age and beliefs, and father’s beliefs and negative parenting. For positive parenting father’s beliefs was the only significant predictor, plus an interaction effect between beliefs and education was found. Our results suggest the importance of considering the way the father understands and constructs his role, when delineating programs aiming to promote father involvement. <![CDATA[<b>Os efeitos da ordem de apresentação das imagens na avaliação emocional subjetiva das imagens</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In the last twenty years, a great number of studies on subjective emotional evaluation of affective pictures have been published. However, it is well-known that the order of presentation may entail sequential effects, which is the perception of a previous stimulus that may influence the next stimulus's perception. Our study examines whether the order of picture presentation influences the subjective evaluation of their affective valence and arousal. The results showed some influence of the order of presentation on affective valence: unpleasant pictures at the end were less unpleasant than unpleasant pictures at the beginning, and the neutral picture, when presented after unpleasant pictures, was more pleasant than when presented after pleasant pictures. No effect of presentation order on arousal was found. These findings suggest that several picture presentation orders should be used in future experiments on emotions to avoid possible effects of the order on affective valence.<hr/>Nos últimos vinte anos, um grande número de estudos sobre avaliação emocional subjetiva de imagens afetivas foi publicado. No entanto, é sabido que a ordem de apresentação pode acarretar efeitos sequenciais, ou seja, a perceção de um estímulo anterior pode influenciar a perceção do próximo estímulo. Este estudo examinou se a ordem de apresentação da imagem influencia a avaliação subjetiva da sua valência afetiva e excitação. Os resultados mostraram alguma influência da ordem de apresentação na valência afetiva: imagens desagradáveis no final foram avaliadas como menos desagradáveis do que imagens desagradáveis apresentadas no início, e a imagem neutras, quando apresentada após imagens desagradáveis, era avaliada como mais agradável do que quando apresentada após imagens agradáveis. Nenhum efeito da ordem de apresentação na excitação foi encontrado. Várias ordens de apresentação de imagens devem ser usadas em estudos futuros sobre emoções para evitar possíveis efeitos da ordem na valência afetiva. <![CDATA[<b>Preditores da empregabilidade individual de profissionais em transição de carreira</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os novos paradigmas económicos e tecnológicos imprimem a necessidade dos indivíduos se manterem ativos, adaptáveis às mudanças do mercado de trabalho e capazes de implementar estratégias de promoção de empregabilidade. Este estudo tem como objetivo investigar variáveis individuais que possam ser preditoras da empregabilidade de profissionais em transição. Participaram 181 sujeitos que responderam a um questionário online de avaliação da empregabilidade, adaptabilidade de carreira, decisão de carreira, autorreflexão e insight. Os resultados indicaram que o insight, as dimensões controlo e confiança da adaptabilidade de carreira e a decisão de carreira foram capazes de predizer a empregabilidade, explicando 51% da variância do modelo. Tais resultados corroboram estudos anteriores, mas também acrescentam a importância que o insight assume no desenvolvimento da empregabilidade individual. Em termos de implicações para a prática, este estudo contribui para munir os profissionais desta área de um maior conhecimento acerca dos preditores da empregabilidade individual nas transições de carreira.<hr/>The new economic and technological paradigms imply the need for individuals to remain active, adaptable to constant changes in the labor market and capable of implementing employability promotion strategies. This study aimed at investigating predictors of employability among professionals in career transition. Participants were 181 individuals who answered an online questionnaire that assessed employability, career adaptability, career decision, self-reflection and insight. Results indicated that employability was predicted by insight, control, confidence and career decision, that together explained 51% of the total variance. These results corroborate previous studies but also add the importance that insight assumes in the development of individual employability. In terms of implications for practice, this study contributes to providing professionals in this area with greater knowledge about the predictors of individual employability in career transitions. <![CDATA[<b>Validação do School Liking and Avoidance Questionnaire para a população Portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta o estudo de validação das versões portuguesas da Escala de Gosto pela Escola e Evitamento Escolar (SLAQ) para a crianças e para pais. Esta escala pretende avaliar o grau em que a criança gosta e evita a escola, na perspetiva da mesma e dos pais. A amostra é constituída por 394 alunos, do 2º ao 4º ano de escolaridade e respetivos pais. Na versão para crianças, a análise fatorial confirmatória revela uma estrutura bifatorial (Gosto pela Escola e Evitamento Escolar) equivalente à versão original e uma elevada consistência interna. Na versão para pais, não se verificou um ajustamento adequado entre os dados e a estrutura bifatorial original. Da análise fatorial exploratória, surgiu um ajustamento mais adequado de um modelo tri-fatorial da versão para pais (Gosto pela Escola; Evitamento Escolar; Comunicação sobre a Escola), com níveis bons de consistência interna.<hr/>This study aimed to validate the Portuguese version of the School Liking and Avoidance Questionnaire (SLAQ) for children and parents. This scale pretends to evaluate the degree to which the child likes school and avoids school from the perspective of the child and parents. The sample consists of 394 students, from the 2nd to the 4th grade, and their parents. In the children's version, confirmatory factor analysis reveals an equivalent structure to the original two-factor version (School Liking and School Avoidance) and a high internal consistency. In the parent version, there was no adequate fit between the data and the original two-factor structure. From the exploratory factor analysis, a more appropriate adjustment of a three-factor model of the parent version (School Liking; School Avoidance; Communication about School) emerged, with good levels of internal consistency. <![CDATA[<b>Estrutura fatorial da escala “Me as A Parent” numa amostra comunitária de mães Portuguesas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study aimed to examine the factor structure of the Portuguese version of a parental self-regulation measure: "Me as a Parent" (MaaP). A confirmatory factor analysis was conducted with an online convenience sample of 370 mothers of children aged between 3 and 15 (M = 9, SD = 3.74). Results showed that in this sample, the original structure of the MaaP was not confirmed. The revised model with three first-order factors showed good fit indices, χ2 = 202.37, p < .001, χ2/df = 101, CFI = .92, TLI = .91; SRMR = .05, RMSEA = .05, 90% CI = (0.046, 0.063). The factors of MaaP showed good internal consistency, except for Personal Agency. The instrument achieved discriminant validity and showed good test-retest reliability. Although the MaaP seems to be a promising measure, the present results show that more research is needed to validate this new scale.<hr/>Este estudo teve como objetivo examinar a estrutura fatorial da versão portuguesa de um instrumento de avaliação da autorregulação parental: “Me as A Parent”. Uma análise fatorial confirmatória foi realizada com uma amostra de conveniência on-line de 370 mães de crianças com idades entre 3 e 15 anos (M = 9; DP = 3.74). Os resultados não confirmaram a estrutura original da MaaP nesta amostra. O modelo revisto, com três fatores de primeira ordem, mostrou bons índices de ajuste (χ2 = 202.37, p < .001, χ2/df = 101, CFI = .92, TLI = .91; SRMR = .05, RMSEA = .05, 90% CI = (0.046, 0.063)). Os fatores do MaaP mostraram boa consistência interna, à exceção da subescala de Agência Pessoal. O instrumento alcançou validade discriminante e mostrou boa fiabilidade teste-reteste. Embora promissor, os resultados do presente estudo parecem mostrar que serão necessários mais estudos para alcançar a validação da MaaP. <![CDATA[<b>Psicologia vocacional no ensino da psicologia em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo procura perceber a representatividade da Psicologia Vocacional nos cursos de Psicologia lecionados no ano letivo 2019/20 em Portugal. Recorreu-se a análises de frequência e de conteúdo das unidades curriculares de cada curso, de forma a distribuí-las pelas especialidades gerais e avançada de Psicologia Vocacional e Desenvolvimento da Carreira, definidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Entre 173 instituições de ensino superior português, 31 ministram cursos de Psicologia, perfazendo um total de 109 cursos. Destes, 26 são licenciaturas, 55 mestrados, cinco mestrados integrados e 23 doutoramentos. Das 1.167 unidades curriculares analisadas, entre os 46 cursos selecionados, constatou-se que aproximadamente 2.7% abordam temáticas da Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento de Carreira. Isto demonstra a necessidade de afirmar esta área no ensino da Psicologia, de forma a promover competências-chave essenciais à gestão pessoal de carreira. Assim, os/as psicólogos/as estarão capazes de enfrentar múltiplos desafios de carreira e intervir junto da comunidade.<hr/>This study aims to understand the representativeness of Vocational Psychology across Psychology courses taught in 2019/20 academic year, in Portugal. Frequency and content analysis of each courses’ curricular units were run, to distribute these units by general Psychology specialties and advanced Vocational Psychology specialty, defined by Portuguese Psychologists Association. Among 173 Portuguese higher education institutions, 31 teach Psychology courses, making a total of 109 courses. Of these, 26 are undergraduate, 55 masters, five integrated masters and 23 doctorates degrees. In regard to the 1167 curricular units analyzed, from de 46 courses selected, approximately 2.7% address themes of Vocational and Career Development Psychology. This demonstrate the need to affirm this area of knowledge in Psychology training, to promote useful key competencies for personal career management. Therefore, psychologist will be able to face multiple career challenges and intervene among the community. <![CDATA[<b>Uma meta-síntese sobre o conceito de masculinidade hegemónica utilizado como recurso para o estudo dos comportamentos sexuais masculinos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492020000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of this study is to understand how men experience sexual behavior in relation to dominant masculine norms in heteronormative social organizations. After a systematic search and a careful study selection process, we analyzed 15 scientific qualitative studies on men's sexual practices that draw on hegemonic masculinity. We then carried out a thematic synthesis of the results that collectively covered 438 male narratives ranging in age from 11 to 71. The results include (hetero)sex as a signifier of manhood, male sexual collectivity; sexual hierarchies; sexual risk; and the invisibility of sexual diversity. This meta-synthesis emphasizes the complex relationship between male sexuality and the influence of hegemonic masculinity, revealing important health and well-being effects on men. Also, this highlights a dynamic relationship that affects not only men but also their partners in sexual relationships.<hr/>O objetivo deste estudo é compreender o modo como os homens experienciam o comportamento sexual em relação com as normas da masculinidade e de uma organização social heteronormativa. Após uma pesquisa sistemática e um detalhado processo de seleção, analisámos 15 estudos qualitativos sobre práticas sexuais masculinas e que se baseiam na teoria da masculinidade hegemónica. Depois, realizámos uma síntese temática dos resultados que coletivamente contemplam 438 narrativas de homens com idades entre os 11 e os 71 anos. Os resultados incluem sexo(hetero) como significante da masculinidade; coletividade sexual masculina; hierarquias sexuais; risco sexual; e invisibilidade da diversidade sexual. Esta meta-síntese enfatiza a complexa relação entre a sexualidade masculina e a influência da masculinidade hegemónica, revelando importantes efeitos ao nível da saúde e do bem-estar nos homens. Além disso, destaca uma relação dinâmica que afeta não apenas os homens, mas também as/os seus/suas parceiras/os nas relações sexuais.