Scielo RSS <![CDATA[Psicologia]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-204920210001&lang=pt vol. 35 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Violência na intimidade: Crenças da comunidade Africana Lusófona residente em Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo teve como objetivo identificar as crenças da comunidade luso-africana, residente em Portugal, sobre a violência na intimidade. Os participantes (n=70) responderam a um questionário online, adaptado da Escala de Crenças sobre a Violência Conjugal. Os resultados apontaram para uma reduzida legitimação da violência, na intimidade, sendo a “pequena” violência a mais legitimada. Os participantes do sexo masculino, sem contacto com a problemática e que avaliaram os episódios como “não graves” apresentaram maior legitimação da violência. Os participantes de zonas urbanas e os residentes há mais tempo em Portugal apresentavam uma menor tolerância à violência. Dos participantes, 17.3% admitiu ter experienciado violência na intimidade, sendo maioritariamente do sexo feminino. Esta investigação visa contribuir para uma maior consciencialização sobre o tema, para a transformação progressiva dos discursos sobre violência na intimidade e para o desenvolvimento de ações político-legais que visem o combate à elevada ocorrência da violência na intimidade.<hr/>Abstract This study aims to identify the beliefs of the Lusophone African community, living in Portugal, about intimate partner violence. Participants (n=70) answered to an online survey, adapted from the Scale of Beliefs on Conjugal Violence. The results indicated a reduced legitimation of intimate partner violence, except when it refers to "small” violence. The male participants, those who had no contact with the intimate violence and also those who evaluated the episodes as "not serious” legitimized more intimate violence. Participants that were urban residents and also those who lived longer in Portugal had a lower tolerance to violence. The participants who admitted being victims of intimate partner violence (17.3%) were mostly female. This research aims to contribute to a greater awareness about the theme, to the progressive transformation of discourses about violence in intimacy and the development of political-legal actions to combat the high occurrence of violence in intimacy. <![CDATA[Adaptação e Análise da Estrutura Psicométrica da Escala de Inteligência Emocional de Nowack (EIV) para o Contexto Português]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract During the last two decades, several studies have demonstrated the usefulness of emotional intelligence (EI) to understand job performance, job satisfaction, and well-being and quality of life (Nowack, 2006, 2014). This study analyzes the psychometric properties of the Emotional Intelligence View (EIV) in the Portuguese population. Participants were 708 professionals working in different job sectors (banking, management, and health) from the whole country. The EIV is a self-report scale composed of 74 items assessing emotional intelligence in organizations. It is organized in five dimensions: General EI competence, self-management, adaptability, relationship management, and leadership. The results showed that EIV presents a coherent factor structure. Results pointed to differences between men and women concerning leadership and emotional self-management. Positive correlations were found between age and educational level. It is concluded that EIV is a valid and reliable measure to evaluate EI in professionals working in different job sectors.<hr/>Resumo Nas últimas duas décadas, vários estudos mostraram a utilidade da inteligência emocional (EI) para compreender o desempenho e a satisfação profissional, o bem-estar e a qualidade de vida (Nowack, 2014). O objetivo deste estudo é analisar as propriedades psicométricas do Questionário de Inteligência Emocional (EIV) na população portuguesa. Participaram 708 profissionais de todo o país. O EIV é uma escala de autorrelato composta por 74 itens, que avalia a inteligência emocional em contexto organizacional, está estruturado em cinco dimensões: competência geral de IE, autogestão, adaptabilidade, gestão de relações e liderança. Os resultados encontrados mostraram que o EIV apresenta uma estrutura fatorial semelhante à composição original americana (Nowack, 2004, 2014). Foram encontradas diferenças favoráveis aos homens nos fatores de liderança e autogestão emocional e correlações positivas com a idade e o nível educacional. Conclui-se que o EIV é uma medida válida para avaliar a IE em profissionais de diferentes áreas. <![CDATA[Escala de Desenvolvimento de Carreira de Universitários: Estudo Confirmatório com Estudantes Portugueses]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A contemporaneidade, marcada por um mercado de emprego flexível e competitivo, exige que os jovens, nomeadamente universitários, sejam capazes de gerir a sua carreira. Para que os profissionais de carreira consigam auxiliar estes jovens, precisam de ter à sua disposição instrumentos válidos e fiáveis que lhes possibilitem avaliar comportamentos de carreira, como as respostas adaptativas. Este estudo tem por objetivo analisar as propriedades psicométricas da Escala de Desenvolvimento de Carreira de Universitários numa amostra de universitários portugueses. Participaram 216 estudantes divididos em duas subamostras: subamostra A com 111 estudantes entre os 19-36 anos (M = 22.67, DP = 2.56), e subamostra B com 105 estudantes entre os 19-36 anos (M = 22.42, DP = 2.08). As análises fatoriais exploratórias indicam solução penta-fatorial com boa consistência interna, após se eliminarem quatro itens. As análises fatoriais confirmatórias indicam ajustamento moderadamente aceitável para o modelo penta-fatorial. Mais estudos psicométricos com a medida são necessários.<hr/>Abstract Contemporaneity, characterized by a flexible and competitive job market, requires that young people, namely college students, are able to manage their careers. For career professionals to be able to help young people, valid and reliable instruments are needed to evaluate career behaviors, such as adaptative responses. This study sought to analyze the psychometric properties of the University Career Development Scale on a sample of Portuguese college students. Participants included 216 students divided into two sub-samples: sub-sample A with 111 students aged 19-36 (M = 22.67, SD = 2.56), and sub-sample B with 105 students aged 19-36 (M = 22.42, SD = 2.08). Exploratory factor analyses indicate penta-factorial solution, with good internal consistency, after eliminating four items. Confirmatory factor analyses indicate a moderately acceptable fit for the penta-factorial model. Further psychometric studies with the measure are necessary. <![CDATA[O estigma da tuberculose afeta o reconhecimento de emoções? Estudo realizado com uma amostra portuguesa]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract TB stigma constitutes a major barrier to disease control and social distress. This study aims to understand better the inherent social processes on the perception of emotions. Thus far, the specific role of TB stigma in this respect was not tested. We hypothesize that individuals in TB treatment (vs. a control non-clinical group) would identify more negative emotions in the faces of others, specifically rejecting emotions (e.g., disgust) when preoccupied with TB stigma. Two groups of participants completed a questionnaire with 23 faces, identified the emotions portrayed in the pictures, and reported their level of Stigma Consciousness, Interpersonal-Rejection Related to Stigma, and Rejection Sensitivity. Results show that the two groups significantly differ in their perceptions of negative emotions: participants in treatment identify less disgust and more sadness, fear, and anger versus the control group. Findings are discussed concerning the literature on stigma and its consequences.<hr/>Resumo O estigma da Tuberculose causa sofrimento social e é uma barreira importante no seu controlo. Pretende-se compreender melhor os processos sociais, a ele subjacentes, na perceção de emoções. Até agora, o papel do estigma da Tuberculose a este respeito não foi testado. Como hipótese propõe-se que os indivíduos em tratamento para a Tuberculose (versus grupo de controlo) identificarão mais emoções negativas na face dos outros, especialmente emoções de rejeição (i.e., nojo) quando preocupados com o estigma., Dois grupos de participantes responderam a um questionário com 23 faces onde identificaram a emoção, a Consciência do Estigma, Rejeição Interpessoal Relacionada com o Estigma e Sensibilidade à Rejeição. Mostra-se que os dois grupos diferem na perceção de emoções negativas: os doentes em tratamento identificam menos nojo, e mais tristeza, medo e raiva que o grupo de controlo. Os resultados são discutidos à luz da literatura do estigma e das suas consequências. <![CDATA[Uma análise do progresso científico da Cognição Social à luz da perspetiva do “novo Experimentalismo”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Cognição Social é uma abordagem conceptual e empírica que tenta explicar os fenómenos psicossociais através das estruturas e dos processos cognitivos que lhe são subjacentes. Esta abordagem com a sua génese nos anos oitenta, tem contribuído para a compreensão da mente do ser humano, tomando-o como um ser eminentemente social. Neste artigo procuramos debater a sua contribuição para o progresso científico na conceção da abordagem epistemológica do “novo experimentalismo”, que caracteriza este progresso como o resultado da acumulação de “bons paradigmas experimentais”. Exemplificamos o tipo de paradigmas experimentais, que se definem como “bons paradigmas” na Cognição Social, focando o paradigma das Correlações Ilusórias na perceção de grupos humanos; o paradigma da Mera-Exposição, o paradigma de Supressão de Pensamentos; e o paradigma do Estado de Espírito como Moderador do Processamento Cognitivo.<hr/>Abstract Social Cognition is a conceptual and empirical approach that attempts to explain psychosocial phenomena through the structures and cognitive processes underlying it. This approach, with its genesis in the 1980s, has contributed to the understanding of the human mind taking it as eminently social. In this article, we discuss its contribution to scientific progress in the conception of the "new experimentalism" epistemological approach. New experimentalism characterizes scientific progress as the result of the accumulation of "good experimental paradigms". We offer a number of examples of what should be considered as "good paradigms" in social cognition, focusing on the paradigms of Illusory Correlations in the perception of human groups; the Mere-Exposure paradigm, the Suppressing Thoughts paradigm; and the Mood as Moderator of cognitive processing paradigm. <![CDATA[A escrita científica da ciência portuguesa: Algumas métricas das ciências sociais e psicológicas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100061&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste trabalho, procuramos conhecer as formas que a escrita científica da ciência portuguesa, nomeadamente das ciências sociais e psicológicas, assumem em termos de grandes bases de dados internacionais. Para isso, pesquisámos a produção científica tendo como principais instrumentos a PorData; a Scimago; a Scopus; Web of Science e a Journal of Citation Report. Interessou-nos saber quais as unidades de contagem do impacto; de que forma se organizam as autorias; os temas de escrita; a presença das revistas científicas portuguesas nessas bases de dados; as valorizações e rankings em que surge a produção nacional e, finalmente, quisemos identificar outras métricas, para além das nomeadas inicialmente, que começam agora surgir.<hr/>Abstract In this work we try to know the ways in which the portuguese science writing, mainly the national social science and psychological writing, appears in the biggest scientific databases of the world. To reach that aim we research the national scientific production using PorData; Scimago; Scopus; Web of Science and the Journal of Citation Report. We wanted to know the kind of scores use to evaluate the scientific impact; the authorships patterns; the paper’s main themes; the presence of national scientific journal in the international arena. Finally, we wanted to identify other metrics that started to show up. <![CDATA[Estilos parentais e o risco no uso das redes sociais em adolescentes e jovens adultos: Papel mediador da personalidade]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo De acordo com Baumrind, a relação entre a díade pais-filhos constitui-se como base da aprendizagem de competências e interações sociais. Um estilo parental baseado na assertividade e responsividade assume um papel significativo e protetor face ao risco do uso das redes sociais dos adolescentes e jovens adultos. Pretende-se analisar o efeito dos estilos parentais e da personalidade no uso das redes sociais por adolescentes e jovens adultos e testar o papel mediador da personalidade numa amostra de 936 indivíduos com idades entre os 14 e 20 anos. Os resultados apontam que o uso problemático das redes sociais é predito negativamente pelo estilo parental democrático e, positivamente pelo estilo autoritário e permissivo. Sugere-se ainda um efeito mediador negativo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo parental democrático e uso problemático das redes socias e um efeito mediador positivo entre os estilos parentais negativos e o uso problemático.<hr/>Abstract According to Baumrind, relationship between parents-children dyad is the base for learning skills and social interactions. A parental style based on assertiveness and responsiveness, assumes a significant and protective role regarding the dangers of social media when used by adolescents and young adults. We intend to analyze the effect of parental styles and the personality on the use of social media by adolescents and young adults, and test the mediational role of personality, in a sample of 936 individuals 14 to 20 aged. The results showed that the problematic use of social media was negatively predicted by the democratic parental style and positively predicted by the authoritarian and permissive style. Data also suggests a negative mediating effect between the emotionally adjusted personality in the democratic parental style and the problematic use of social media, and a positive mediating effect between negative parenting styles and the problematic use of social media. <![CDATA[Estrutura factorial e proposta de revisão do sistema de cotação da Escala Tridimensional de Dor Psicológica]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The development of psychometrically sound measures to assess mental pain are important because research has consistently demonstrated a robust relationship to suicide risk. The current research evaluated the Three-Dimensional Psychological Pain Scale (TDPPS) structure, a suicide-relevant measure intended to articulate pain into affective, cognitive, and behavioral facets. As the first Western study to evaluate the TDPPS structure with non-Chinese respondents, six samples comprising 1,627 adults participated. Neither confirmatory factor analyses nor exploratory structural equation modeling supported the hypothesized three-dimensional structure of the TDPPS but, instead, identified two dimensions: pain escape and pain emotions. Scales based on these two dimensions demonstrated replicability in cross-validation and score internal consistency reliability. Furthermore, validity for scores on these two scales was confirmed through moderate associations with another pain measure and scales of suicidal behavior and depression. Findings extend knowledge of TDPPS’s structure of psychological pain and suggest a scale scoring revision.<hr/>Resumo O desenvolvimento de instrumentos de medida adequados do ponto de vista psicométrico para a avaliar a dor psicológica é importante, dado que a investigação tem demonstrado a existência de uma relação robusta com o risco suicidário. O presente estudo avaliou a estrutura da Escala Tridimensional de Dor Psicológica (TDPPS), uma medida relevante para o suicídio, destinada a avaliar três facetas da dor psicológica: afetivas, cognitivas e comportamental. Participaram seis amostras num total de 1,627 adultos. Nem uma análise fatorial confirmatória nem a modelagem de equações estruturais exploratória sustentaram a hipótese da estrutura tridimensional do TDPPS; antes identificaram duas dimensões: fuga da dor e emoção de dor que demonstraram replicabilidade numa validação cruzada e adequada consistência interna. Além disso, a validade dos resultados nessas duas escalas foi confirmada por associações com outra medida de dor e escalas de comportamento suicida e depressão. Os resultados ampliam o conhecimento da estrutura do TDPPS. <![CDATA[O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100095&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O principal objetivo deste artigo é sintetizar as principais normas de escrita científica definidas na 7ª edição do Publication Manual da American Psychological Association (APA, 2020). Especificamente, iremos focar as recomendações relativas à estrutura e conteúdos de um manuscrito, formatação do texto, citações e referências bibliográficas. Este artigo destina-se a estudantes e investigadores que estão a iniciar a sua atividade de escrita científica, mas também a investigadores familiarizados com a versão anterior do Publication Manual da APA. Para tal, e com vista a facilitar a integração destas novas recomendações, iremos também sistematizar as principais diferenças entre estas últimas edições.<hr/>Abstract The main goal of this paper is to summarize the main guidelines of scientific writing presented in the 7th edition of the Publication Manual of the American Psychological Association (APA, 2020). Specifically, we will focus on the recommendations regarding the structure and content of a manuscript, formatting styles, citations, and references. This paper is useful for students and researchers who are initiating scientific writing and researchers trained to use the previous edition of the Publication Manual. In particular, to facilitate the integration of the revised guidelines, we will also systematize the main differences between the last two editions. <![CDATA[Papéis e dinâmicas de género em tempos de COVID-19: Mudanças e continuidades nos acordos de partilha de tarefas domésticas e de prestação de cuidados]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100147&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This paper intends to understand the effects of the COVID-19 pandemic on shared unpaid work between men and women living as a couple during the confinement, to assess whether this situation influenced family dynamics, especially when professional status changed to teleworking. With this goal, weekly hours spent in housework and caregiving, perceptions of justice about sharing arrangements, and the impact of COVID in the housework and caregiving workload were analyzed, in a sample of 128 working-age participants, living as a couple, and mostly in telework (58%). The asymmetries identified in recent literature were also found in our study, particularly for couples with underage children. Women reported doing much more work than it would be fair, both in household and caregiving tasks. Parents reported a workload increase in caregiving tasks, compared to participants without children, independently of sex.<hr/>Resumo Este artigo pretende contribuir para compreeder os efeitos da pandemia COVID-19 na partilha do trabalho não pago entre homens e mulheres a viver em casal, durante oconfinamento, percebendo se esta situação contribui para uma equidade das dinâmicas familiares, especialmente em situação de teletrabalho. Para tal, analisámos as horas gastas por homens e mulheres nas tarefas domésticas e nos cuidados; as perceções de justiça sobre a partilha de tarefas; e o impacto da COVID-19 no volume de horas percebidas. Nos 128 participantes em idade ativa, a viver em casal e, grande parte, em teletrabalho (58%), verificaram-se as assimetrias identificadas na literatura. A perceção das mulheres foi de que fizeram muito mais trabalho do que seria justo, tanto em tarefas domésticas quanto de cuidados, em relação aos seus parceiros. Os participantes com filhos indicaram um aumento na carga de trabalho nas tarefas de cuidados comparativamente aos participantes sem filhos, independentemente do sexo. <![CDATA[Gestão de fronteiras entre papéis durante a pandemia Covid-19: Um estudo qualitativo com recurso a focus group junto de mães trabalhadoras-estudantes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100157&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This qualitative study explores the experiences of role boundary management of working-student mothers during COVID-19 pandemic shelter in place order. A thematic analysis was used to examine the experiences and consequences of role blurring due to remote work, school closures, and remote learning and the strategies used to cope with the demands of three roles - being a mother, a worker, and a student. Eight participants enrolled in higher education programs participated in a focus group using Zoom technology. Several experiences of role blurring and barriers to satisfactorily manage all the roles emerged from the analysis. Strategies to cope with permanent demands seemed to have had only a small effect on working-student mothers' adjustment and well-being as they navigated through the days of shelter in place order. Implications for a better understanding of the experience and impacts of role boundary management during COVID-19 are discussed.<hr/>Resumo Este estudo qualitativo aborda as experiências de mães trabalhadoras-estudantes na gestão de fronteiras entre papéis durante o período de confinamento devido à pandemia por COVID-19. Recorreu-se à análise temática para analisar as experiências e as consequências do esbatimento de fronteiras entre papéis decorrente das circunstâncias de trabalho remoto, encerramento das escolas e aprendizagem à distância assim como as estratégias usadas para lidar com as solicitações decorrentes dos três papéis, a saber: mãe, trabalhadora e estudante. Participaram no focus group via Zoom oito estudantes do ensino superior, tendo emergido diversas experiências do esbatimento de fronteiras entre papéis e barreiras a uma conciliação satisfatória de todos estes. Analisaram-se as estratégias para lidar com as solicitações permanentes, sendo que estas parecem ter um efeito reduzido no ajustamento e no bem-estar das mães trabalhadoras-estudantes no dia-a-dia de confinamento. Analisaram-se ainda as implicações da experiência e do impacto do confinamento na gestão dos papéis desempenhados. <![CDATA[Encurralados na pandemia de COVID-19: O efeito da preocupação com o risco e das emoções no burnout nos profissionais de saúde]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492021000100163&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The COVID-19 pandemic poses critical challenges for the health care workers (HCWs) around the world due to the increasing demands imposed on health care systems. This study aims to investigate how risk concern impacts burnout via positive and negative affect. Further, the moderating role of risk exposure (low, medium, and high) in this parallel mediation model is examined. A sample of 257 Portuguese HCWs answered a questionnaire. Structural equation modeling (SEM) analysis was applied. Results showed that risk concern positively influences negative affect - but not positive affect - and, consequently, burnout. Contrary to our expectations, this indirect effect was not greater for individuals in the high-risk group (vs. low-risk group), which can be explained by individual and organizational factors' buffering role. These findings draw healthcare organizations' attention to the hazardous effects of risk concern on HCWs' well-being.<hr/>Resumo A pandemia de COVID-19 acarreta desafios para os profissionais de saúde em todo o mundo, devido às exigências impostas aos sistemas de saúde. Pretendemos investigar o modo como a preocupação com o risco influencia o burnout via afeto positivo e negativo. O papel moderador da exposição ao risco (baixa, média e alta) é também examinado. Uma amostra de 257 profissionais de saúde portugueses respondeu a um questionário. A análise de modelos de equações estruturais foi aplicada. Os resultados mostraram que a preocupação com o risco influencia positivamente o afeto negativo - mas não o positivo - e, consequentemente, o burnout. Este efeito indireto não foi superior para os indivíduos do grupo de alto risco (vs. baixo risco), o que poderá ser explicado por fatores individuais e organizacionais atenuantes. Estas evidências chamam a atenção das organizações de saúde para os efeitos adversos da preocupação com o risco no bem-estar destes profissionais.