Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-556020100002&lang=pt vol. num. 22 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Introdução</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Cityness. Pensamentos errantes sobre construir e vivenciar o urbano.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The text problematizes the term «urbanity», as used in the West, and proposes the notion of «cityness» as a tool and as an intersection of differences which may open to something new, namely, other ways of appropriation of public spaces.<hr/>O artigo problematiza o termo «urbanidade», tal como é usado no ocidente, e propõe a noção de cityness como uma ferramenta conceptual e como uma intersecção das diferenças que podem trazer algo de novo, como por exemplo, outras formas de apropriação dos espaços públicos.<hr/>Le texte questionne le terme «urbanity», tel qu'il est dit dans l'occident et propose la notion de «cityness» comme instrument et intersectionalité de differences que peuvent ouvrir a quelque chose de nouveau, à savoir, des divers chemins d'appropriation des espaces publics. <![CDATA[É em comum que nós habitamos]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de tentar sair a questão da habitação das oposições entre sujeito/ objecto e liberalismo/comunismo, inspirando-se no pensamento de Heidegger, de Derrida e de Nancy. O acento é posto na aprendizagem dos usos da tribo que vai alterando cada agente ao longo da vida. Termina acenando ao papel inspirador da arte no habitar dos humanos.<hr/>The text consists of an attempt to release the question of habitation from the subjectobject and liberalism-communism opposites, drawing inspiration from Heidegger, Derrida and Nancy's thought. Emphasis is placed on the learning of tribe uses which changes each agent throughout life. It ends by considering the inspiring role of art in human inhabiting.<hr/>Il s'agit d'essayer de sortir la question de l'habitation des oppositions entre sujet/objet et libéralisme/communisme, avec inspiration dansla pensée de Heidegger, Derrida et Nancy. L'accent est posé sur l'apprentissage des usages de la tribu, qui altère chaque agent tout au long de sa vie. Pour finir, le rôle inspirateur de l'art dans l'habiter des humains. <![CDATA[<b>Os feminismos habitam espaços hifenizados - A Localização e interseccionalidade dos saberes feministas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio revisita alguma produção teórica na área da teoria feminista e dos espaços hifenizados que com ela se foram gerando, como sejam os feminismos negros e os feminismos lésbicos. Esta re-visita a lugares recentes assume uma preocupação com a situação e contextualização dos conhecimentos, para a partir deles derivar alguns pressupostos que permitam posicionamentos críticos dentro da pesquisa feminista. Destacamos a produção de Donna Haraway que nos mostra como os feminismos devem habitar em lugares cada vez mais hifenizados e marcados pela interseccionalidade.<hr/>This text revisits some of the theoretical production in the area of feminist theory and of the spaces of intersection that generated from feminist theory such as black feminism and lesbian feminism. This re-vision to these recent places in feminist theory is aimed at the location and contextualization of knowledges to generate some propositions for critical positions in feminist research. We focus the production of Donna Haraway that shows us how feminism should inhabit spaces marked by intersectionality.<hr/>Ce texte revisite une partie de la production théorique dans le domaine de la théorie féministe et des espaces d'intersection qui sont générés a partir de la théorie féministe comme le féminisme noir et le féminisme lesbien. Cette re-vision de ces lieux récents de la théorie féministe envisage une localization et une contextualization des connaissances pour générer des propositions pour quelques positions critiques dans la recherche féministe. La production de Donna Haraway nous montre comment le féminisme doit habiter des espaces marqués par l'intersectionnalité. <![CDATA[<b>O papel do consumo na construção do habitar imaginário feminino apresentado no filme "Confessions of a Shopaholic"</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apontar o papel da imaginação e do consumo no universo constitutivo feminino e a humanização atribuída aos manequins e produtos de vestuário impulsionado por grandes marcas famosas. Observou-se a construção da personagem Rebeca, do filme «Confessions of a Shopaholic», sua relevância no contexto e fatores que cercam seu habitat. Optou-se pela abordagem da moda e a utilização das vitrines como analogia aos espelhos do consumo, a fantasia e a necessidade de aceitação feminina que cerca as relações de consumo no filme. Como principais teorias de base utilizaram-se as obras de Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman que abordam as relações de consumo, Guy Debord sobre espetacularização da mídia, Juremir Machado sobre o imaginário humano e Michael Maffesoli pesquisador dos grupos sociais.<hr/>The aim of this paper is to highlight the role of imagination and consumption in the universe and the humanization of incorporation granted to female mannequins and clothing products driven by big brands. It was noted the building's character Rebecca in the movie «Confessions of a Shopaholic», its relevance in the context and factors surrounding its habitat. We opted for the approach to fashion and use of windows and mirrors analogy to consumption, fantasy and need for acceptance that some female consumer relations in the film. Main theories as a basis we used the works of Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky and Zygmunt Bauman that address consumer relations, Guy Debord on the media spectacle, Juremir Machado on the human imagination and Michael Maffesoli researcher of social groups.<hr/>Le but de cet article est de souligner le rôle de l'imagination et de la consommation dans l'univers et l'humanisation des statuts accordés aux mannequins femmes et d'habillement entraîné par les grandes marques. Il a été noté le caractère du bâtiment Rebecca, le film «Confessions of a Shopaholic», et sa pertinence dans le contexte entourant les facteurs de son habitat. Nous avons opté pour l'approche de la mode et de l'utilisation des fenêtres et des miroirs comme analogie à la consommation, de la fantaisie et la nécessité de l'acceptation que certaines relations avec les consommateurs femmes dans le film. Principales théories de base, nous avons utilisé les travaux de Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky et Zygmunt Bauman pour les relations des consommateurs, Guy Debord sur le spectacle médiatique, Juremir Machado sur l'imagination de l'homme et Michael Maffesoli chercheur de groupes sociaux. <![CDATA[<b>Habitar um corpo sexualizado</b>: <b>Identidades de género construídas numa modernidade ambígua</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo baseia-se nos resultados duma investigação sobre a construção social das identidades de género nas crianças. No contexto da modernidade reflexiva marcado pela individualização e pela possibilidade dum projecto identitário do self, notou-se um limitado espaço para a performatividade de género, experienciando os sujeitos ambiguidades e tensões ao habitarem um corpo sexualizado, habitado por um sexo naturalizado. Ainda assim, foi possível observar alguma transversalidade de género na construção identitária das crianças, o que permite pensar na desconstrução do binário de género normalizado.<hr/>This paper is based in the results of a research about the social construction of gender identigties in children. In the context of reflexive modernity characterized by individualization and the possibility of an identity project of self, we could see little space for gender «performativity» and individuals living ambiguities and tensions in inhabiting their sexualized bodies, inhabited by a naturalized sex. Nevertheless, it was possible to see some gender transversality, pointing to the importance of reflecting on the deconstruction of the normalized gender binary.<hr/>Cet article se base sur les résultats d'une investigation sur la construction sociale des identités de genre dans les enfants³. Dans le contexte de la modernité reflexive marqué par l' individualisation et par la possibilité d'un projet identitaire du «self», on a remarque un espace borné pour la performativité de genre, expérienciant les sujets des am2iguïtés et des tensions en habitant um corp sexualisé, habité par un sexe naturalisé. Pourtant, on a pu observer quelque transversalité de genre dans la construction identitaire des enfants, ce qui permet de penser à la déconstruction du binaire de genre normalisé. <![CDATA[<b>A Explosão dos úteros</b>: <b>Mulheres palestinianas entre o patriarcal e o colonial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas diferentes guerras através da história, as mulheres e os seus corpos foram sempre objecto do exercício do poder das forças em conflito. Desde a ocupação israelita da Palestina em 1948, o conflito israelo-palestiniano tornou-se um dos mais complexos na história contemporânea. O discurso nacionalista e patriarcal palestiniano faz dos corpos das palestinianas uma arma contra estas e contra o inimigo, enquanto Israel utiliza os mesmos corpos para controlar o povo palestiniano. As mulheres palestinianas usam, por um lado, os seus corpos para resistir à sua sociedade patriarcal e por outro para resistir à ocupação israelita. Recorrendo à análise das representações dos corpos de mulheres palestinianas em «histórias de vida», procuro neste artigo analisar simultânea e comparativamente os silenciamentos e a resistência dos corpos das mulheres.<hr/>In different wars throughout history, women and their bodies were always considered «objects» of different conflicting forces to practice their power and influence. Since the Israeli occupation of Palestine in 1948, the Israeli-Palestinian conflict has become one of the most complicated in modern history. The Palestinian nationalist patriarchal discourse consider the bodies of Palestinian women as a weapon against the women themselves and against the enemy, while Israel uses the same bodies to control the Palestinian people in general. Palestinian women, on the other hand, bring their bodies to be the resisting tool of its patriarchal society and the Israeli occupation at the same time. By analyzing the representations of Palestinian women's bodies in «life histories», this article looks through the resistance and silencing of women's bodies simultaneously and comparatively.<hr/>Aux différentes guerres à travers l'histoire, les femmes et leurs corps ont toujours été considérés des «outils» pour l'exercice du pouvoir des forces antagonistes. Depuis l'occupation israélite de la Palestine en 1948, le conflit israélo palestinien a devenu un des plus complexes de l'histoire contemporaine. Le discours palestinien nationaliste et patriarcal rend les corps des femmes palestiniennes une arme contre elles mêmes et contre l'ennemie, tandis que Israël utilise les mêmes corps pour contrôler le peuple palestinien. Les femmes palestiniennes font usage de leurs corps pour résister à leur société patriarcal d'un côté, et pour résister à l'occupation israélite. Faisant recours aux représentations des corps des femmes palestiniennes en «histoires de vie» j'essaye dans cette article d'analyser simultanément et relativement les silences et la résistance des corps des femmes. <![CDATA[<b>Seguindo o conselho do poeta</b>: <b>"Repetir, repetir, até ficar diferente"</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt «Manter a distância na proximidade», eu escrevia na tese de doutorado e no livro depois publicado, para expressar a minha própria relação e posição como antropóloga ao etnografar a relação entre patroas e empregadas domésticas no Brasil, anos atrás. Neste artigo, evoco aquela pesquisa e escrita, contextualizando as proximidades e o sentido da expressão «manter a distância», singularizando a sua relação na experiência narrada.<hr/>The «Distance in proximity» was the expression I used in my doctoral thesis and later my published book. Its purpose was to define my own position as an anthropologist when writing the ethnographic relationship between mistresses and maids in Brazil some years ago. In this article, I evoke this research and writing, contextualizing the proximities and the singular sense of the expression «Keep the distance» and its relationship in the narrated experience.<hr/>Maintenir une distance à proximité, ce que j'ai écrit en ma thèse de doctorat - plus tard publié en livre - pour définir en tant que anthropologue ma position dans l'expérience ethnographique sur la relation entre les maîtresses et les servantes au Brésil. Dans cet article, j'évoque la recherche et l'écriture, la contextualisation de la proximité et le sens singulier de la distance dans l'expérience que j'y raconte maintenant. <![CDATA[<b>Inhabiting friendship, resisting precariousness. Friends in precarious times</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La intención de este artículo es analizar la intersección entre los conceptos de precariedad y amistad. En primer lugar, se exponen algunos pasajes clave de la emergencia del concepto de precariedad determinados por el devenir de los movimientos de resistencia a las lógicas y políticas neoliberales. En segundo lugar, se sugiere una reflexión sobre la amistad como relación capaz de dar lugar a un pensamiento y acción en común. Finalmente, analizamos cómo las condiciones específicas de precariedad obstaculizan la posibilidad de tener experiencia de lo común incluso disminuyen la inquietud por construir alianzas de amigas.<hr/>Habitar a amizade, resistir a precariedade. Amigas em tempos precários A intenção do artigo é analisar a intersecção entre os conceitos de precariedade e de amizade. Em primeiro lugar, apresentam-se algumas etapas chave da emergência do conceito de precariedade, determinadas pelo desenvolvimento dos movimentos de resistência às lógicas e políticas neoliberais. Em segundo lugar, sugere-se uma reflexão sobre a amizade como relação capaz de dar lugar a um pensamento e acção comuns. Por último, analisa-se o modo como as condições específicas da precariedade constituem um obstáculo à possibilidade de ter a experiência do comum e reduzindo a inquietação por criar alianças de amigas.<hr/>The article's purpose is to analyze the intersection between the concept of precariousness and the concept of friendship. First, we report some key stages of the emergence of the concept of precariousness determined by the development of the social movements of resistance to the neoliberal logic and policies. Second, we suggest a reflection on friendship as a kind of relationship that gives rise to common thinking and acting. Finally, we analyze the specific conditions of precariousness hampering the possibility of having experience of the common and creating alliances of friends. <![CDATA[<b>Individualidade e crise da identidade feminina</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto se estructura en tres partes: en primer lugar, se argumentará que todas las sociedades, las del Norte y las del Sur, las ricas y las pobres, comparten estructuras transculturales de dominio masculino. Estas estructuras «se sienten»: a pesar de que son difusas e invisibles y, por ello, difíciles de conceptualizar, podemos sentir su peso sobre nuestras vidas en forma de trabajo gratuito o de brecha laboral, por ejemplo. En la segunda parte, se reflexionará sobre las transformaciones sociales que el feminismo ha introducido en las sociedades patriarcales, debilitando así sus estructuras más opresivas y desigualitarias para las mujeres en algunas regiones del mundo. En la última, se analizarán brevemente algunos cambios legislativos y políticos que han tenido lugar en España en los últimos años con el objetivo de acelerar esas transformaciones a las que aspira el feminismo.<hr/>O artigo estrutura-se em três partes. Na primeira argumenta-se que todas as sociedades – as do Norte e as do Sul, as ricas e as pobres – partilham estruturas transculturais de domínio masculino. Essas estruturas «sentem-se». Apesar de difusas e invisíveis e, por isso, difíceis de conceptualizar, podemos sentir o peso dessas estruturas nas nossas vidas sob a forma, por exemplo, de trabalho gratuito ou de desigualdade laboral. Na segunda parte reflecte-se sobre as transformações sociais que o feminismo introduziu nas sociedades patriarcais, enfraquecendo, assim, as suas estruturas mais opressivas e desigualitárias para as mulheres em algumas regiões do mundo. Na terceira parte procede-se, brevemente, à análise de algumas alterações legislativas e políticas que, nos últimos anos, ocorreram em Espanha com o objectivo de acelerar essas transformações a que aspira o feminismo.<hr/>The text is divided into three parts: first, we will argue that all societies, Northern and Southern, share cross-cultural structures of male dominance. These structures can be perceived: although they are diffuse and even invisible and therefore difficult to be conceptualized, we can suffer them in our own lives, as free labour or labour gap, for example. In the second part, we think over the social changes that feminism has made in patriarchal societies, by weakening their oppressing structures that affect women in every part of the world. Finally, some legislative and policy changes that have taken place in Spain in recent years in order to accelerate these transformations as an aim of feminism are briefly discussed. <![CDATA[<b>A persistência dos estereótipos tradicionais de género nas revistas para raparigas adolescentes</b>: <b>resistências à mudança e propostas de alteração</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los mass media tienen gran importancia en el mantenimiento, producción, reproducción y cambio de las imágenes estereotipadas de género y adecuan sus líneas editoriales teniendo en cuenta criterios de mercado. Sabiendo que las revistas juveniles femeninas afectan a un colectivo cuantitativamente importante, realizamos una investigación con objeto de poner de manifiesto las contradicciones que aparecen entre la idea de igualdad desde una perspectiva feminista y la que estas revistas transmiten a través de sus portadas. Hemos analizado a 7 cabeceras juveniles femeninas a lo largo de 6 meses totalizando un corpus de 83 publicaciones. Se ha combinado la investigación de tipo cuantitativo y cualitativo construida en torno a técnicas de comunicación gráfica y análisis de contenido, con enfoque de género. Los resultados confirman que se mantienen los estereotipos tradicionales bajo la máscara de la opacidad de género.<hr/>Os mass media são muito importantes para a manutenção, a reprodução e a alteração das imagens estereotipadas de género e adequam as suas linhas editoriais aos critérios de mercado. Sabendo que as revistas juvenis têm efeitos num colectivo quantitativamente importante, procedeu-se a uma investigação que visou evidenciar as contradições entre a ideia de igualdade numa perspectiva feminista e a ideia de igualdade veiculada através das capas destas revistas. Analisaram-se sete revistas juvenis femininas, durante seis meses, totalizando um corpus de 83 publicações. Combinou-se a análise quantitativa e a análise qualitativa construída em torno de técnicas de comunicação gráfica e análise de conteúdo, na perspectiva de género. Os resultados confirmam a manutenção dos estereótipos tradicionais sob a máscara da opacidade de género.<hr/>The mass media are of great role in the maintaining, production, reproduction and change of the gender stereotyped images and adequate their editorial guidelines taking into account market criteria. Knowing that female youth magazines affect a quantitatively important collective, we carried an investigation out with the aim of highlighting the contradictions that appear between the idea of equality from a feminist perspective and what the magazines transmit from their covers. We have analysed 7 female youth magazines over six months, totalling a corpus of 83 publications. It was combined the quantitative and qualitative-type investigation built around graphic communication techniques and content analysis, with gender focus. The results confirm that traditional stereotypes under the mask of gender opacity are maintained. <![CDATA[<b>La maternité au travail: une revue de la législation nationale, Conditions d´emploi et de travail</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los mass media tienen gran importancia en el mantenimiento, producción, reproducción y cambio de las imágenes estereotipadas de género y adecuan sus líneas editoriales teniendo en cuenta criterios de mercado. Sabiendo que las revistas juveniles femeninas afectan a un colectivo cuantitativamente importante, realizamos una investigación con objeto de poner de manifiesto las contradicciones que aparecen entre la idea de igualdad desde una perspectiva feminista y la que estas revistas transmiten a través de sus portadas. Hemos analizado a 7 cabeceras juveniles femeninas a lo largo de 6 meses totalizando un corpus de 83 publicaciones. Se ha combinado la investigación de tipo cuantitativo y cualitativo construida en torno a técnicas de comunicación gráfica y análisis de contenido, con enfoque de género. Los resultados confirman que se mantienen los estereotipos tradicionales bajo la máscara de la opacidad de género.<hr/>Os mass media são muito importantes para a manutenção, a reprodução e a alteração das imagens estereotipadas de género e adequam as suas linhas editoriais aos critérios de mercado. Sabendo que as revistas juvenis têm efeitos num colectivo quantitativamente importante, procedeu-se a uma investigação que visou evidenciar as contradições entre a ideia de igualdade numa perspectiva feminista e a ideia de igualdade veiculada através das capas destas revistas. Analisaram-se sete revistas juvenis femininas, durante seis meses, totalizando um corpus de 83 publicações. Combinou-se a análise quantitativa e a análise qualitativa construída em torno de técnicas de comunicação gráfica e análise de conteúdo, na perspectiva de género. Os resultados confirmam a manutenção dos estereótipos tradicionais sob a máscara da opacidade de género.<hr/>The mass media are of great role in the maintaining, production, reproduction and change of the gender stereotyped images and adequate their editorial guidelines taking into account market criteria. Knowing that female youth magazines affect a quantitatively important collective, we carried an investigation out with the aim of highlighting the contradictions that appear between the idea of equality from a feminist perspective and what the magazines transmit from their covers. We have analysed 7 female youth magazines over six months, totalling a corpus of 83 publications. It was combined the quantitative and qualitative-type investigation built around graphic communication techniques and content analysis, with gender focus. The results confirm that traditional stereotypes under the mask of gender opacity are maintained.