Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-556020150002&lang=es vol. num. 32 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Introdução</b>: <b>Austeridade e regimes de bem-estar e de sexo/género</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Mujeres y austeridad en Italia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es The paper considers how the severe and long downturn in the first phase of the crisis, followed by fiscal consolidation (austerity policies) in its second phase, have heavily impacted on women and men in Italy. It argues that the effects are considerably different - in terms of job loss, income loss, impact on jobs quality and unpaid work - because of the gendered nature of the family-employment system and the characteristics of the Italian social model.<hr/>O documento analisa como a crise grave e longa na sua primeira fase, seguida de consolidação fiscal (políticas de austeridade) na segunda fase, teve forte impacto em mulheres e homens na Itália. Argumenta-se que os efeitos são muito diferentes - em termos de perda de emprego, perda de rendimento, qualidade do emprego e trabalho não remunerado - por causa das normas de género na formação do sistema família-trabalho e as características do modelo social na Italia.<hr/>El documento considera cómo la recesión severa y larga en la primera fase de la crisis, seguida de la consolidación fiscal (políticas de austeridad) en la segunda fase de la crisis, en gran medida han impactado en las mujeres y los hombres en Italia. Se argumenta que los efectos son muy diferentes - en términos de pérdida de empleo, pérdida de ingresos, el impacto en la calidad del empleo y el trabajo no remunerado - a causa de la naturaleza de género del sistema de la familia-empleo y las características del modelo social italiano. <![CDATA[<b>Las políticas de género en españa</b>: <b>retrocesos y resistencias en tiempos de austeridad</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabajo realiza un análisis de los principales retrocesos en materia de políticas de igualdad en España. En primer lugar, expone los cambios acontecidos en aspectos centrales de esta área competencial, como los organismos, los presupuestos o la agenda política en materia de igualdad. En segundo lugar, repasa las transformaciones en políticas clave, como las relativas al Estado de Bienestar y su impacto sobre la situación de las mujeres. Final-mente, expone las resistencias del movimiento feminista y de mujeres ante estos evidentes retrocesos. Como conclusión, plantea que la crisis económica y la presencia de gobiernos conservadores en el poder constituyen factores explicativos para entender esta involución.<hr/>This article analyses the setbacks experienced by gender equality policies in Spain. First, changes in regard to key elements of this policy field, like the institutional mechanisms, the budgets or the equality policy agenda, are mapped. Second, transformations concerning key policies such as the ones related to the welfare state, and their impact on the situation of women, are reviewed. Finally, the article addresses the resistances of the feminist and the women’s movements against these remarkable setbacks. To conclude, it is argued that both the economic crisis and the presence of conservative governments in power represent explanatory factors to understand this involution.<hr/>Este artigo analisa os principais retrocessos nas políticas para a igualdade em Espanha. Em primeiro lugar, expõe as mudanças que ocorreram em aspetos centrais desta área de competência, tais como os organismos, os orçamentos ou a agenda política em matéria de igualdade. Em segundo lugar, revê as mudanças nas políticas-chave, tais como o Estado Providência e seu impacto sobre a situação das mulheres. Por fim, discute os pontos fortes do movimento feminista e de mulheres, de resistência a esses retrocessos óbvios. Em conclusão, alega que a crise económica e a presença de governos conservadores no poder são fatores explicativos para a compreensão desta involução. <![CDATA[<b>Austeridad, empleo e regimen de bienestar social en Portugal</b>: <b>en processo de refamilización?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho parte do pressuposto de que a crise não é neutra, antes tendo impactos diferenciados nas condições de vida de mulheres e de homens. Analisamos os impactos da crise e das medidas tomadas em nome do seu combate pelos XVIII e XIX Governos Constitucionais, desde 2009, bem como os respetivos efeitos complexos e diferenciados sobre a situação individual, social e económica de mulheres e homens, em Portugal. Exploramos a forma como as transformações ocorridas no emprego, e nas condições de proteção social associadas determinam uma generalização da precariedade a ambos os sexos, e perdas significativas de autonomia para as mulheres, refamilização dos cuidados e um risco de retorno a um passado desigualitário e assimétrico.<hr/>This paper assumes that the crisis is not neutral, having different impacts on the living conditions of women and men. We analyse the impacts of the crisis and of the measures taken to tackle it by the 18th and 19th Constitutional Governments since 2009. We analyse as well its complex and differentiated effects on individual, social and economic situation of women and men in Portugal. The paper explores how the changes occurred in employment and associated social protection conditions determine a generalization of job precariousness to both sexes, and significant losses of autonomy for women, refamilisation of care and a significant risk of return to an unequal and unbalanced past.<hr/>En este trabajo se asume que la crisis no es neutral, pero que tienen diferentes impactos en las condiciones de vida de mujeres y hombres. Hemos analizado los impactos de la crisis y de las medidas adoptadas para combatirla por los XVIII y XIX gobiernos constitucionales, desde el año 2009. Analizamos también los respectivos efectos complejos y diferenciados sobre la situación individual, social y económica de las mujeres y de los hombres en Portugal. El artículo explora cómo los cambios en el empleo y en las condiciones de protección social asociadas están determinando una generalización de la precariedad laboral a ambos sexos, y la pérdida significativa de la autonomía de las mujeres, refamilización de los cuidados y el riesgo de regreso a un pasado desigual y desequilibrado. <![CDATA[<b>Unemployment and gender equality within the family in portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper analyses the impact of unemployment on the gender division of household work. A sample of 643 dual full-time employed couples and 160 with an unemployed partner was considered. Variance analysis and chi-square tests were performed to analyse the differential impact of the spouses’ employment status on the time devoted to domestic and parental work and on the division of household chores among partners. Results show that male unemployment increases men’s participation in domestic work only on weekdays while female unemployment constrains women into domestic activities both on week and weekend days. Gender patterns of task division also showed to relate significantly to partners’ employment status.<hr/>O artigo analisa o impacto do desemprego na divisão sexual do trabalho familiar. Foi utilizada uma amostra de 643 casais com duplo emprego a tempo completo e 160 com um parceiro desempregado. Recorreu-se a análises de variância e testes de qui-quadrado para analisar o impacto diferencial da situação dos cônjuges face ao emprego sobre o tempo dedicado ao trabalho doméstico e parental e a divisão das tarefas familiares. Os resultados mostram que o desemprego dos homens aumenta a sua participação somente nos dias de semana, enquanto o desemprego feminino restringe as mulheres às atividades domésticas, todo o tempo. Os padrões de género na repartição de tarefas também revelaram depender de forma significativa da situação profissional dos cônjuges.<hr/>Cet article analyse l'impact du chômage sur la division sexuelle du travail familial. Un échantillon de 643 couples employés à plein temps et 160 avec un partenaire chômeur a été considéré. Analyses de la variance et tests du chi carré ont été appliqués pour déterminer l'impact différentiel de la situation professionnelle sur le temps de travail domestique et parental et sur la division des tâches ménagères. Les résultats montrent que le chômage des hommes fait accroître leur participation au travail domestique seulement en semaine tandis que le chômage des femmes les contraint aux activités domestiques tout le temps. Les profils de genre des tâches se relient aussi, de manière significative, à la situation professionnelle des partenaires. <![CDATA[<b>Portugal's masculinities crisis</b>: <b>gender equality in the era of flagging economies</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Europe’s financial crisis has precipitated the implementation of adjustment programs, led by a «Troika» of global institutions (European Union, International Monetary Fund, the European Central Bank). A disruption of the economic environment is taking place, with serious effects on social and family cohesion. The fast impoverishment of already vulnerable populations has led to an increase in social inequalities, while shifting relations between men and women in public and private spaces. The ramifications of the European crisis are not entirely detectable yet. Using existing literature and data from Portugal, this article attempts to bridge this gap by understanding the impact of the economic crisis on masculinities and gender relations.<hr/>A crise financeira na Europa tem precipitado a implementação dos programas de ajustamento estrutural, liderados por uma «Troika» de instituições (União Europeia, Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu). A destruição da vida económica está em curso, com repercussões na coesão social e familiar. O empobrecimento de populações vulneráveis tem como resultado tanto o aumento de desigualdades sociais como uma mudança nas relações entre homens e mulheres.. As ramificações da crise europeia não são ainda inteiramente detectáveis. Usando literatura existente e dados de Portugal, o presente artigo tenta colmatar esta lacuna através da análise do impacto da crise económica sobre masculinidades e relações de gênero.<hr/>La «Troïka» composée par l’Union Européenne, le Fond Monétaire International et la Banque Centrale Européenne, est à l’origine des programmes d’ajustements structurels amenés par la crise financière Européenne. Ces programmes ont créé une instabilité économique et ont des répercussions sur le tissu social et familial. L’appauvrissement de ces populations vulnérables, creuse des inégalités sociales croissantes, tout en modifiant les relations hommes femmes dans les espaces publics et prives. Les conséquences de la crise Européenne ne sont pas complètement dévoilées. Utilisant la littérature existante et des données du Portugal, cet article afin de comprendre l’impact de la crise économique sur les masculinités et les relations de genre. <![CDATA[<b>Reconciliation experiences</b>: <b>analysing gender relations in the current economic crisis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, pretendemos analisar os papéis de género nas relações familiares entre mulheres e homens durante a atual crise económica, partindo dos discursos sobre práticas de conciliação de 22 pessoas, recolhidos através de 4 grupos de discussão focalizada, realizados em freguesias rurais de Viana do Castelo. Verificámos que as mulheres elaboram inúmeras estratégias para organizar o seu dia-a-dia, procurando conciliar a profissão com a vida familiar, sem contar com o apoio dos maridos, mesmo quando estes se encontram em situação de desemprego. Concluímos que a partilha das expectativas que atribuem às mulheres a responsabilidade pelo cuidado da família impossibilita a consciência da desigualdade de género e a sua reivindicação social.<hr/>In this paper, we analyse gender roles in family relations between women and men during the current economic crisis, using the discourses of reconciliation practices of 22 people, collected through four focus groups that were conducted in rural districts of Viana do Castelo. We found that women develop and employ several strategies to organise their daily routine, in order to reconcile professional and family life, without relying on their husbands’ support, even when they are unemployed. We concluded that shared expectations that hold women alone responsible for family care preclude the awareness of gender inequality and its related social claim.<hr/>Dans cet article, nous analysons les rôles de genre dans les relations familiales entre les femmes et les hommes dans le contexte actuel de crise économique, en utilisant les témoignages de 22 personnes sur leurs pratiques de conciliation, recueillis lors de quatre groupes de discussion réalisés dans les districts ruraux de Viana do Castelo. Nous avons constaté que les femmes recourent à de nombreuses stratégies pour organiser leur quotidien, en essayant de concilier vie professionnelle et familiale, sans pouvoir compter sur le soutien de leurs maris, même quand ceux-ci sont au chômage. Nous en avons conclu que les attentes partagées social quant à la responsabilité des soins de la famille incombant aux femmes, empêche la prise de conscience de l'inégalité des sexes et leur revendication sociale. <![CDATA[<b>Las mujeres jóvenes en españa</b>: <b>(Nuevas) precariedades y (viejas) desigualdades</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es La crisis económica y el incremento de la precariedad en el mercado laboral producida por el contexto de neo-liberalismo, desregulación y globalización en el que nos hallamos, ha afectado mayormente a la población joven en la Unión Europea. El artículo analiza la situación de precariedad de las mujeres jóvenes en el mercado laboral así como su desigualdad respecto a los jóvenes varones y la percepción que tienen dichas jóvenes respecto a si su situación es desigual a la de sus compañeros. La metodología empleada ha consistido en la explotación de datos secundarios obtenidos de fuentes oficiales españolas y europeas y en el análisis de los discursos de 24 mujeres y hombres comprendidos entre los 16 y los 34 años en España.<hr/>A crise económica e o aumento da precariedade no mercado de trabalho produzida pelo contexto de neoliberalismo, desregulação e globalização no qual nos encontramos, tem afectado maioritariamente a população jovem na União Europeia. O artigo analisa a situação de precariedade das mulheres jovens no mercado de trabalho assim como a desigualdade em relação aos jovens do sexo masculino e a percepção que têm as jovens acerca de se a sua situação é desigual em relação à dos seus companheiros. A metodologia utilizada consistiu na exploração de dados secundários, obtidos de fontes oficiais espanholas e europeias, e a análise dos discursos de 24 pessoas, mulheres e homens com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos, em Espanha.<hr/>The economic crisis and increased precariousness in the labour market resulting from the current context of neoliberalism, deregulation and globalisation have mostly affected the young population of the European Union. The article analyses the situation of labour market precariousness faced by young women and their inequality with young men, to get to know if such young women perceive their situation to be unequal to that of their male counterparts. The methods used in each case have been, respectively, the exploitation of secondary data obtained from official Spanish and European sources, and the analysis of the discourses of 24 women and men aged between 16 and 34 years living in Spain. <![CDATA[<b>Preservación de la relación con los descendientes menores</b>: <b>patrones de comunicación en la maternidad y la paternidad en reclusión</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo em conta o elevado número de pais e mães em reclusão e comprovada a importância da comunicação entre progenitores/as em reclusão e seus/suas descendentes, o presente estudo visou avaliar a frequência de comunicação estabelecida entre pais e mães em reclusão e seus/suas descendentes menores, a perceção da qualidade da relação e a competência parental percebida por parte destas figuras. Foi administrado um questionário, construído para o efeito deste estudo, a 100 mães e 100 pais a cumprirem pena prisional. Para além dos maiores obstáculos enfrentados pelas mães devido à maior distância geográfica dos descendentes, os resultados registam, também, diferenças relativas aos papéis socialmente atribuídos à maternidade e paternidade.<hr/>Given the high number of incarcerated fathers and mothers and the proven importance of communication between parents in reclusion and their descendants, the present study aimed to assess the frequency of communication between fathers and mothers in prison and their minor offspring, the perception of quality in the relationship and perceived parental competence, by these figures. A questionnaire constructed for the purposes of this study was administered to 100 mothers and 100 fathers with a prison sentence. In addition to the major obstacles faced by mothers due to the increased geographical distance of their descendants, results also suggested differences concerning the socially assigned roles of motherhood and fatherhood.<hr/>Dado el elevado número de padres y madres encarcelados y comprobada la importancia de la comunicación entre los padres y madres en la prisión y sus descendientes, el presente estudio tuvo como objetivo evaluar la frecuencia de la comunicación que se establece entre padres y madres en la cárcel y su descendencia menor, la percepción de calidad de la relación y competencia parental percibida por estes padres y madres. Se administró un cuestionario, construido para el estudio, a 100 madres y 100 padres a cumplir pena de prisión. Además de los principales obstáculos que enfrentan las madres debido al aumento de la distancia geográfica de los descendientes los resultados también presentan diferencias a respecto de las funciones socialmente asignadas de la maternidad y la paternidad. <![CDATA[<b>The pathologisation of sexual diversity</b>: <b>a critical scrutiny of the DSM</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) is the standard reference for the classification of mental disorders. This article draws on contributions from different areas of expertise to discuss three classifications concerning sexual orientations and identities created within the DSM throughout decades. The aim of this paper is two-fold: 1) it will focus on the creation of psychiatric diagnoses for sexual practices, orientations and identities and 2) it will describe the resistance on the part of different groups whose behaviour is described within those terms. Three examples will be examined: homosexuality as a mental illness, trans* identity as ‘gender dysphoria’ and asexuality as ‘hypoactive sexual desire disorder’.<hr/>Le Manuel Diagnostique et Statistique des Troubles Mentaux (DSM) est la norme de référence pour la classification des troubles mentaux. Cet article s’appuie sur les contributions de différents domaines d'expertise pour discuter trois classifications concernant les orientations sexuelles et les identités crées dans le DSM tout au long des décennies. Le but de cet article est double: 1) il se concentrera sur la création de diagnostics psychiatriques pour les pratiques, les orientations et les identités sexuelles et 2) il décrira la résistance de la part des différents groupes dont le comportement est décrit dans ces termes. Trois exemples seront examinés: l'homosexualité comme maladie mentale, trans* identité en tant que ‘dysphorie du genre’ et l'asexualité comme ‘trouble du désir sexuel hypoactif’.<hr/>O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) é o padrão de referência para a classificação dos transtornos mentais. Este artigo baseia-se em contribuições de diferentes áreas do conhecimento para discutir três classificações relativas a orientações e identidades sexuais criadas pelo DSM ao longo de décadas. O objetivo deste artigo é duplo: 1) incide sobre a criação de diagnósticos psiquiátricos para práticas, orientações e identidades sexuais e 2) descreve a resistência por parte de diferentes grupos cujo comportamento é descrito dentro desses termos. Três exemplos serão examinados: a homossexualidade como uma doença mental, a identidade trans* como ‘disforia de género’ e assexualidade como ‘distúrbio de desejo sexual hipoativo’. <![CDATA[<b>La inclusión de las poblaciones lesbianas y gay a la investigación en salud</b>: <b>una revisión sistemática de la literatura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es This paper presents a systematic review of the literature and research conducted with the lesbian, gay and bisexual population in 10 years in the framework of health and mental health. A search in the Pubmed database for publications between 2001 and 2011 (inclusive) produced 404 articles. We firstly systematically mapped the empirical studies (n=314) from among these articles and then did a detailed systematic literature review of those publications that are focused on health (n=14). The analysis revealed that issues such as physical and sensory disabilities, sexual dysfunctions, and even the evaluation and integration of their sexual orientation in patients’ sexual histories have been neglected.<hr/>Cet article présente une revue systématique de la littérature et des recherches menées auprès de la population lesbienne, gay et bisexuels en 10 dernières années dans le cadre de la santé et de la santé mentale. La recherche dans la base de données PubMed pour les publications entre 2001 et 2011 (inclus) produit 404 articles. Nous d'abord systématiquement cartographié les études empiriques (n = 314) parmi ces articles, puis fait un examen systématique de la littérature détaillée des publications de Qué sont axés sur la santé (n = 14). L'analyse a révélé des problèmes de Qué tels que les handicaps physiques et sensoriels, troubles sexuels, et même de l'évaluation et de l'intégration de l'orientation sexuelle dans les histoires sexuelles de leurs patients ont été négligés.<hr/>Este trabajo pretende presentar una revisión sistemática de la literatura y la investigación llevada a cabo con la población de gays, lesbianas y bissexuales en los últimos 10 años en el cuidado de la salud. Una búsqueda en la base de datos PubMed (MEDLINE) para las publicaciones entre 2001 y 2011, 404 artículos fueron encontrados. En este estudio, primero realizamos una prospección sistemática de los estudios empíricos (n =314) de estos artículos, y más tarde se llevó a cabo una revisión detallada sistemática de la literatura con los que se centró en el tema de la salud (n = 14). El análisis reveló que estos temas vacíos como las discapacidades físicas o sensoriales, disfunción sexual e incluso la evaluación y la integración de la orientación sexual en la historia sexual de los pacientes, se han descuidado <![CDATA[<b>Home-based sex education</b>: <b>The case of family intergenerational relations in Poland</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es In school practice, sex education is often a field of stereotypes. Also, very little is known about the quality and content of home-based sex education. Therefore, the objective of this research was the analysis of gender socialization experiences of young men and women in their families of origin. The quantitative and qualitative analyses of very detailed questionnaires were made in the context of the «null curriculum» theory proposed by Eisner (1979). The research showed that, in families, of every fifth man and every sixth woman, sexuality and sex activity were taboo topics. Parents tended to educate - mostly according to gender stereotypes - girls rather than boys, who gained their knowledge about sex either from peers or erotic media.<hr/>Dans les pratiques scolaires, l’éducation sexuelle fait souvent l’objet de stéréotypes. De même, beaucoup reste à apprendre sur la qualité et le contenu de l’éducation sexuelle dans le cadre familial. Par conséquent, l’objectif de cette recherche a été d’analyser les expériences de socialisation genrée de jeunes femmes et jeunes hommes, dans leurs familles d’origine. L’analyse quantitative et qualitative de questionnaires repose sur la théorie du «curriculum nul» d’Eisner (1979). Les résultats montre que, pour tous les cinq hommes et toutes les six femmes, la sexualité et l’activité sexuelle sont des sujets tabou au niveau familial. Les parents eduquent - en se basant sur les stéréotypes de genre - les filles, plus que les garçons. Ces derniers accumulent de la connaissance sur le sexe soit des pairs, soit des médias érotiques.<hr/>Na prática escolar, a educação sexual é habitualmente um campo fértil para os estereótipos. Sabe-se pouco também acerca da qualidade e conteúdos da educação sexual realizada em contexto familiar. Por este motivo, o objetivo da presente investigação consiste em analisar as experiências de socialização em função do género de homens e de mulheres jovens nas suas famílias de origem. As análises quantitativas e qualitativas de dados, recolhidos através de questionários, foram feitas no âmbito da teoria do «currículo nulo» de Eisner (1979). A investigação mostrou que para um quinto dos homens e para um sexto das mulheres a sexualidade e a atividade sexual eram tabu. Pais e mães tendiam a educar - em consonância com os estereótipos de género - mais as raparigas do que os rapazes, procurando estes informar-se junto dos pares e dos meios de comunicação eróticos. <![CDATA[<b>A Vez e a Voz da Mulher</b>: <b>Relações e Migrações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es In school practice, sex education is often a field of stereotypes. Also, very little is known about the quality and content of home-based sex education. Therefore, the objective of this research was the analysis of gender socialization experiences of young men and women in their families of origin. The quantitative and qualitative analyses of very detailed questionnaires were made in the context of the «null curriculum» theory proposed by Eisner (1979). The research showed that, in families, of every fifth man and every sixth woman, sexuality and sex activity were taboo topics. Parents tended to educate - mostly according to gender stereotypes - girls rather than boys, who gained their knowledge about sex either from peers or erotic media.<hr/>Dans les pratiques scolaires, l’éducation sexuelle fait souvent l’objet de stéréotypes. De même, beaucoup reste à apprendre sur la qualité et le contenu de l’éducation sexuelle dans le cadre familial. Par conséquent, l’objectif de cette recherche a été d’analyser les expériences de socialisation genrée de jeunes femmes et jeunes hommes, dans leurs familles d’origine. L’analyse quantitative et qualitative de questionnaires repose sur la théorie du «curriculum nul» d’Eisner (1979). Les résultats montre que, pour tous les cinq hommes et toutes les six femmes, la sexualité et l’activité sexuelle sont des sujets tabou au niveau familial. Les parents eduquent - en se basant sur les stéréotypes de genre - les filles, plus que les garçons. Ces derniers accumulent de la connaissance sur le sexe soit des pairs, soit des médias érotiques.<hr/>Na prática escolar, a educação sexual é habitualmente um campo fértil para os estereótipos. Sabe-se pouco também acerca da qualidade e conteúdos da educação sexual realizada em contexto familiar. Por este motivo, o objetivo da presente investigação consiste em analisar as experiências de socialização em função do género de homens e de mulheres jovens nas suas famílias de origem. As análises quantitativas e qualitativas de dados, recolhidos através de questionários, foram feitas no âmbito da teoria do «currículo nulo» de Eisner (1979). A investigação mostrou que para um quinto dos homens e para um sexto das mulheres a sexualidade e a atividade sexual eram tabu. Pais e mães tendiam a educar - em consonância com os estereótipos de género - mais as raparigas do que os rapazes, procurando estes informar-se junto dos pares e dos meios de comunicação eróticos. <![CDATA[<b>Trabalho, igualdade e diálogo social</b>: <b>Estratégias e desafios de um percurso</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es In school practice, sex education is often a field of stereotypes. Also, very little is known about the quality and content of home-based sex education. Therefore, the objective of this research was the analysis of gender socialization experiences of young men and women in their families of origin. The quantitative and qualitative analyses of very detailed questionnaires were made in the context of the «null curriculum» theory proposed by Eisner (1979). The research showed that, in families, of every fifth man and every sixth woman, sexuality and sex activity were taboo topics. Parents tended to educate - mostly according to gender stereotypes - girls rather than boys, who gained their knowledge about sex either from peers or erotic media.<hr/>Dans les pratiques scolaires, l’éducation sexuelle fait souvent l’objet de stéréotypes. De même, beaucoup reste à apprendre sur la qualité et le contenu de l’éducation sexuelle dans le cadre familial. Par conséquent, l’objectif de cette recherche a été d’analyser les expériences de socialisation genrée de jeunes femmes et jeunes hommes, dans leurs familles d’origine. L’analyse quantitative et qualitative de questionnaires repose sur la théorie du «curriculum nul» d’Eisner (1979). Les résultats montre que, pour tous les cinq hommes et toutes les six femmes, la sexualité et l’activité sexuelle sont des sujets tabou au niveau familial. Les parents eduquent - en se basant sur les stéréotypes de genre - les filles, plus que les garçons. Ces derniers accumulent de la connaissance sur le sexe soit des pairs, soit des médias érotiques.<hr/>Na prática escolar, a educação sexual é habitualmente um campo fértil para os estereótipos. Sabe-se pouco também acerca da qualidade e conteúdos da educação sexual realizada em contexto familiar. Por este motivo, o objetivo da presente investigação consiste em analisar as experiências de socialização em função do género de homens e de mulheres jovens nas suas famílias de origem. As análises quantitativas e qualitativas de dados, recolhidos através de questionários, foram feitas no âmbito da teoria do «currículo nulo» de Eisner (1979). A investigação mostrou que para um quinto dos homens e para um sexto das mulheres a sexualidade e a atividade sexual eram tabu. Pais e mães tendiam a educar - em consonância com os estereótipos de género - mais as raparigas do que os rapazes, procurando estes informar-se junto dos pares e dos meios de comunicação eróticos. <![CDATA[<b>Percursos Feministas</b>: <b>Desafiar os tempos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200016&lng=es&nrm=iso&tlng=es In school practice, sex education is often a field of stereotypes. Also, very little is known about the quality and content of home-based sex education. Therefore, the objective of this research was the analysis of gender socialization experiences of young men and women in their families of origin. The quantitative and qualitative analyses of very detailed questionnaires were made in the context of the «null curriculum» theory proposed by Eisner (1979). The research showed that, in families, of every fifth man and every sixth woman, sexuality and sex activity were taboo topics. Parents tended to educate - mostly according to gender stereotypes - girls rather than boys, who gained their knowledge about sex either from peers or erotic media.<hr/>Dans les pratiques scolaires, l’éducation sexuelle fait souvent l’objet de stéréotypes. De même, beaucoup reste à apprendre sur la qualité et le contenu de l’éducation sexuelle dans le cadre familial. Par conséquent, l’objectif de cette recherche a été d’analyser les expériences de socialisation genrée de jeunes femmes et jeunes hommes, dans leurs familles d’origine. L’analyse quantitative et qualitative de questionnaires repose sur la théorie du «curriculum nul» d’Eisner (1979). Les résultats montre que, pour tous les cinq hommes et toutes les six femmes, la sexualité et l’activité sexuelle sont des sujets tabou au niveau familial. Les parents eduquent - en se basant sur les stéréotypes de genre - les filles, plus que les garçons. Ces derniers accumulent de la connaissance sur le sexe soit des pairs, soit des médias érotiques.<hr/>Na prática escolar, a educação sexual é habitualmente um campo fértil para os estereótipos. Sabe-se pouco também acerca da qualidade e conteúdos da educação sexual realizada em contexto familiar. Por este motivo, o objetivo da presente investigação consiste em analisar as experiências de socialização em função do género de homens e de mulheres jovens nas suas famílias de origem. As análises quantitativas e qualitativas de dados, recolhidos através de questionários, foram feitas no âmbito da teoria do «currículo nulo» de Eisner (1979). A investigação mostrou que para um quinto dos homens e para um sexto das mulheres a sexualidade e a atividade sexual eram tabu. Pais e mães tendiam a educar - em consonância com os estereótipos de género - mais as raparigas do que os rapazes, procurando estes informar-se junto dos pares e dos meios de comunicação eróticos. <![CDATA[<b>Women and Austerity</b>: <b>The Economic Crisis and the Future for Gender Equality</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602015000200017&lng=es&nrm=iso&tlng=es In school practice, sex education is often a field of stereotypes. Also, very little is known about the quality and content of home-based sex education. Therefore, the objective of this research was the analysis of gender socialization experiences of young men and women in their families of origin. The quantitative and qualitative analyses of very detailed questionnaires were made in the context of the «null curriculum» theory proposed by Eisner (1979). The research showed that, in families, of every fifth man and every sixth woman, sexuality and sex activity were taboo topics. Parents tended to educate - mostly according to gender stereotypes - girls rather than boys, who gained their knowledge about sex either from peers or erotic media.<hr/>Dans les pratiques scolaires, l’éducation sexuelle fait souvent l’objet de stéréotypes. De même, beaucoup reste à apprendre sur la qualité et le contenu de l’éducation sexuelle dans le cadre familial. Par conséquent, l’objectif de cette recherche a été d’analyser les expériences de socialisation genrée de jeunes femmes et jeunes hommes, dans leurs familles d’origine. L’analyse quantitative et qualitative de questionnaires repose sur la théorie du «curriculum nul» d’Eisner (1979). Les résultats montre que, pour tous les cinq hommes et toutes les six femmes, la sexualité et l’activité sexuelle sont des sujets tabou au niveau familial. Les parents eduquent - en se basant sur les stéréotypes de genre - les filles, plus que les garçons. Ces derniers accumulent de la connaissance sur le sexe soit des pairs, soit des médias érotiques.<hr/>Na prática escolar, a educação sexual é habitualmente um campo fértil para os estereótipos. Sabe-se pouco também acerca da qualidade e conteúdos da educação sexual realizada em contexto familiar. Por este motivo, o objetivo da presente investigação consiste em analisar as experiências de socialização em função do género de homens e de mulheres jovens nas suas famílias de origem. As análises quantitativas e qualitativas de dados, recolhidos através de questionários, foram feitas no âmbito da teoria do «currículo nulo» de Eisner (1979). A investigação mostrou que para um quinto dos homens e para um sexto das mulheres a sexualidade e a atividade sexual eram tabu. Pais e mães tendiam a educar - em consonância com os estereótipos de género - mais as raparigas do que os rapazes, procurando estes informar-se junto dos pares e dos meios de comunicação eróticos.