Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-556020170001&lang=pt vol. num. 35 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Ensaio Sobre Cegueiras</b>: <b>Cruzamentos Intersecionais e (In)Visibilidades nos <i>media</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Investigação Feminista Intersecional em Comunicação</b>: <b>Origens, Contributos e Tensões</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The text considers some of the important work in intersectionality that has been done by critical feminist and postcolonial scholars in media and other communication fields since the 1990s, focusing particularly on the kinds of problems they have examined and their contributions to feminist theory building. The discussion also explores some of the challenges and tensions that accompany scholarship conducted from a standpoint of intersectionality.<hr/>O texto considera alguns dos trabalhos importantes sobre intersecionalidade que foram elaborados por investigadores/as feministas críticos/as e pós-coloniais na área dos media ou em outros campos da comunicação desde a década de 1990, focalizando particularmente nos tipos de problemas que levantaram e nas suas contribuições para a construo da teoria feminista. A discussão também explora alguns dos desafios e tensões que acompanham a investigação conduzida do ponto de vista da intersecionalidade.<hr/>El texto considera algunos de los importantes trabajos sobre intersecionalidad elaborados por investigadores/as feministas críticos/as y post-coloniales en el área de los media o en otros campos de la comunicación desde la década de 1990, centrándose especialmente en los tipos de problemas que plantearon y en sus contribuciones para la construcción de la teoría feminista. La discusión también explora algunos de los retos y tensiones que acompañan la investigación conducida desde el punto de vista de la intersecionalidade. <![CDATA[<b>Mulher Jovem e Cibercultura</b>: <b>Liberdade, Subordinação e Reminiscências Patriarcais no meio Virtual</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo versa sobre a exposição de imagens femininas e de suas múltiplas formas de exploração, fetichização e espetacularização em contextos de ampla divulgação e circulação através da cibercultura. Toma-se como recurso a revisão historiográfica, mas especialmente a construção de ambientes virtuais de grande exposição imagética feminina, podendo constituir violência e crime. Deste modo, o objetivo é abordar as representações de mulheres - corpos e sexualidades - no ciberespaço, perpassando temas como cibercultura, culturas juvenis, dominação masculina e violência contra a mulher, marcos legais específicos e ciberfeminismos.<hr/>The present work is about the exposure of female images and their multiple ways of exploitation, fetishization and spectacularization in a context of huge disclosure and circulation though the cyberculture. The resource is historiographic review, especially construction of virtual environments of great exposure of female imagery, which can configure violence and crime. The aim is to address women ́s representations - body and sexuality - in the cyberspace through themes such as cyberculture, young culture, male domination and violence against women, specific legal rights frameworks and cyberfeminism.<hr/>En este artículo se trata de la exposición de imágenes del sexo femenino y sus múltiples formas de explotación, fetichismo y espectáculo en contextos de amplia difusión y circulación a través de la cibercultura. Toma como recurso la revisión historiográfica, pero sobre todo la construcción de entornos virtuales de gran exposición de la imagen femenina que puede constituir violencia y crimen. Por lo tanto, el objetivo es abordar las representaciones de las mujeres - cuerpo y sexualidad - en el ciberespacio, a través de temas tales como cibercultura, culturas juveniles, dominación masculina y violencia contra las mujeres, ciberfeminismos y marcos legales específicos. <![CDATA[<b>Género, Sexualidade e Ativismo Online</b>: <b>Um Olhar Intersecional para o Papel da Participação Cívica na Internet por Jovens Portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte de um trabalho exploratório sobre como pessoas jovens, em Portugal, usam e pensam os novos media na construção da sua subjetividade, no campo do ativismo online em questões ligadas com a cidadania íntima. Usa-se o conceito de intersecionalidade para compreender como esta atividade é interpretada ou moralmente valorizada por pessoas em diferentes interseções de posições sociais. A partir de onze entrevistas a jovens residentes em Portugal, trabalhadas através de Análise Foucauldiana de Discurso, pretendemos aqui compreender como estas pessoas entendem os potenciais problemas deste uso dos novos media, considerando as interseções entre cidadania, género e sexualidade.<hr/>This paper results from an exploratory work about how youngsters living in Portugal use and think about new media in the process of constructing their subjectivity when it comes to engaging in online activism in the area of intimate citizenship. We employ intersectionality here to understand how this activity is interpreted or morally valued by people in different intersecting social positions. From eleven interviews conducted with youngsters residing in Portugal, analyzed through Foucauldian Discourse Analysis, we seek to understand how these people comprehend the potentialities and problems that come from using new media, considering the intersections between citizenship, gender and sexuality.<hr/>Cet article résulte d'un travail exploratoire sur la façon dont les jeunes vivant au Portugal utilisent et pensent les nouveaux médias dans le processus de construction de leur subjectivité, quand il s'agit de s'engager dans un activisme en ligne dans le domaine de la citoyenneté intime. Nous employons ici le concept de l'intersectionnalité pour comprendre comment cette activité est interprétée ou moralement valorisée par des personnes dans différentes positions sociales croisées. Sur la base de onze entretiens menées avec des jeunes résidant au Portugal, analysés à travers l'Analyse Foucauldienne du Discours, nous cherchons à comprendre comment ces personnes comprennent les potentialités et les problèmes liés à l'utilisation des nouveaux médias, compte tenu des intersections entre citoyenneté, genre et sexualité. <![CDATA[<b>Poder, Resistência E Intersecionalidade</b>: <b>As Disputas Discursivas por Identidade no Seriado Brasileiro «Sexo e as Negas»</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objeto deste artigo é o polêmico seriado televisivo brasileiro «Sexo e as Negas». Consideramos que a mídia não tem uma função essencial, determinada previamente, ao contrário, trata‑se de uma instituição atravessada pelo processo social interativo. Os produtos televisivos refletem as controvérsias sociais e atuam sobre elas. Sendo assim, nosso objetivo é analisar como as disputas discursivas que envolvem identidades de raça e gênero aparecem no seriado. Nossa hipótese é que o programa se apropria de linhas de força discursivas sobre raça e gênero presentes na sociedade brasileira. A perspetiva intersecional auxilia na percepção das linhas normativas que operam este dispositivo.<hr/>The object of this article is the controversial Brazilian television series: «Sexo e as Negas» (Sex and black women). We consider that the media does not have an essential function previously determined, on the contrary, it is an institution crossed by the interactive social process. Television products reflect and act on social controversies. Thus, our objective is to analyze how the discursive disputes involving race and gender identities appear in the series. Our hypothesis is that the program appropriates discursive lines of force about race and gender present in Brazilian society. The intersectional perspective helps to perceive the normative lines that operate this device.<hr/>L'objet de cet article c'est la série télévisée brésilienne controversée « Sexo e as Negas » (Sexe et les femmes noires). Nous croyons que les médias n'ont pas une fonction essentielle préalablement déterminée. Au contraire, c'est une institution traversé par le processus social interactif. Les produits de télévision reflètent les questions sociales et, au même temps, ils agent sur eux. Ainsi, notre objectif est d'analyser comme les conflits discursifs, qu'impliquent les identités de race et de genre, apparaissent sur la série. Notre hypothèse est que le programme s'approprie des lignes de force discursives sur la race et le sexe présents dans la société brésilienne. La perspective intersectionnelle contribue à la perception des lignes normatives de fonctionnement de ce dispositif. <![CDATA[<b>Das Margens para o Ecrã</b>: <b>Mulheres na Ficção Cinematográfica Moçambicana</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A singularidade da história do cinema feito em Moçambique depois da independência do país faz com que o cinema moçambicano seja alvo, nos últimos anos, de forte interesse da academia a nível internacional. São, no entanto, ainda muito raros, ou mesmo inexistentes, estudos específicos sob a perspetiva de género no cinema moçambicano. O presente artigo é uma aproximação intersecional a dois (2) filmes moçambicanos contemporâneos: relacionam‑se aspetos de género, raça e classe, numa análise de caráter crítico discursivo, para perceber a forma como são representadas as mulheres no cinema moçambicano dos nossos dias e como essas representações propõem, ou não, olhares alternativos às representações hegemónicas da mulher na sociedade moçambicana.<hr/>The singularity of the history of cinema made in Mozambique after the independence of the country has made the Mozambican cinema in recent years a target of international interest in the academy. However, there are still very few, if any, specific studies on gender in Mozambican cinema. This article is an intersectional approximation to two (2) contemporary Mozambican films: gender, race and class aspects are related in a critical discursive analysis to understand the way women are represented in today's Mozambican cinema, and how these representations propose, or not, alternatives to the hegemonic representations of women in Mozambican society.<hr/>La singularidad de la historia del cine realizado en Mozambique después de la independencia del país hace con que las películas de Mozambique tengan asumido gran interés de la academia internacional en los últimos años. Sin embargo, en el cine de Mozambique, los estudios específicos sobre el género son muy poco frecuentes o incluso inexistentes. Este artículo presenta un enfoque interseccional de dos películas contemporáneas de Mozambique: se relacionan aspectos de género, raza y clase, en una análisis de carácter discursivo, para entender cómo se representan las mujeres en el cine de Mozambique en los días de hoy y cómo estas representaciones proponen, o no, enfoques alternativos a las representaciones hegemónicas de las mujeres en la sociedad de Mozambique. <![CDATA[<b>A construção mediática do estigma da prostituta em Espanha</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los medios construyen un discurso que simplifica la realidad de la prostitución y estigmatiza a quien la ejerce. Este artículo parte de un análisis del discurso de la representación de la prostitución en los periódicos El País y ABC, desde la Transición española al 2012. A pesar de ser ideológicamente opuestos (conservador y católico el ABC, e identificado con la ideología de centroizquierda próxima al PSOE El País), en ambos está presente el estigma. Es un estigma construido de forma diferente, ya que la imagen de la prostituta está articulada en torno a la moral en ABC y alrededor del ideario progresista en El País, pero que cuenta con un mismo punto de partida y una confluencia final. En ambos, la mujer que se prostituye es prostituta antes que mujer y persona y ambos acabarán coincidiendo en reducir la representación de la prostituta a la «hipervíctima» desde una perspectiva abolicionista.<hr/>Os media constroem um discurso que simplifica a realidade da prostituição e estigmatiza quem a exerce. Este artigo parte de uma análise do discurso da representação da prostituição nos jornais El País e ABC, desde a transição espanhola até 2012. Apesar de serem ideologicamente opostos (conservador e católico o ABC e identificado com a ideologia de esquerda do PSOE, o El País), em ambos está presente o estigma. É um estigma construído de forma diferente, já que a imagem da prostituta é articulada em torno da moral no ABC e em torno da ideologia progressista no El País, mas que tem o mesmo ponto de partida e uma confluência final. Em ambos, a mulher que se prostitui é prostituta antes de ser mulher e pessoa e ambos acabarão por coincidir na redução da representação da prostituta à de «hipervítima» numa perspetiva abolicionista.<hr/>The media construct a speech that simplifies the reality of prostitution and stigmatizes those who exercise it. This article is based on an analysis of the discourse of the representation of prostitution in the newspapers El País and ABC, from the Spanish transition to 2012. Despite being ideologically opposed (conservative and Catholic ABC, and identified with the progressive ideology next to PSOE El País), in both the stigma is present. It is a stigma constructed differently, since the image of the prostitute is articulated around the morality in ABC and around the progressive ideas in El País, but with the same starting point and a final confluence. In both, the woman who prostitutes herself is a prostitute before being a a woman and a person and both will coincide in reducing the representation of the prostitute to the «hypervictim» from an abolitionist perspective. <![CDATA[<b>O Cruzamento entre Género e Nacionalidade e a Perspetiva da Regulação de Conteúdos Mediáticos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tem como missão regular e supervisionar os media em Portugal. A ação do regulador no combate à discriminação de género nos conteúdos mediáticos enquadra‑se nos seus Estatutos, que vinculam esta intervenção à proteção de direitos, liberdades e garantias constitucionalmente protegidos. O exercício do regulador na eliminação dos estereótipos e combate à discriminação de género através dos media é coadjuvado pelos normativos setoriais e diplomas nacionais e internacionais. O presente artigo reflete sobre a ação da ERC no combate à discriminação e à estereotipização baseada no género nos conteúdos mediáticos e sobre como tem intervindo em situações em que esta forma de discriminação se associa a outras assentes, designadamente, na nacionalidade.<hr/>The Regulatory Authority for the Media (ERC) is responsible for media regulation in Portugal. The role of the regulator in the fight against gender stereotyping and discrimination through the media is framed by its Statutes, which direct its intervention in the protection of constitutionally protected rights, freedoms and guarantees. The task of the Regulatory Authority for the Media in eliminating stereotypes and combating gender discrimination through the media is supported by existing national and international legal frameworks. The present paper discusses the intersection of various forms of gender discrimination and stereotyping in media contents, namely in relation with the country of origin.<hr/>La Entidad Reguladora para la Comunicación Social (ERC) tiene como misión regular y supervisar las entidades dedicadas a la comunicación social en Portugal. La ERC, en el combate de la discriminación de género en los medios de comunicación social, actúa para proteger los derechos, las libertades y las garantías consagrados en la Constitución, como también vela por el cumplimiento de los reglamentos sectoriales y los acuerdos nacionales e internacionales que evocan la eliminación de los estereotipos y que luchan contra la discriminación de género en los contenidos mediáticos. El presente artículo tiene como objetivo discutir las diversas formas de discriminación y los estereotipos de género en los contenidos mediáticos, en particular, aquellos relacionados con el país de origen. <![CDATA[<b>O Pecado da Carne</b>: <b>Neomaterialismo e a (Re)Descoberta do Corpo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo objetiva discutir alguns fundamentos conceituais do emergente paradigma neomaterialista no contexto dos debates sobre relações de gênero e diferenças sexuais. Persigo tal objetivo mediante uma atenta leitura das principais formulações da teórica feminista norte‑americana Karen Barad, uma das mais destacadas vozes vinculadas à «virada material» em curso na teoria e na prática feminista. Debruço‑me, nomeadamente, sobre aspectos basilares do «realismo agencial» de Barad, que sustenta sua proposta de uma «teoria performativa pós‑humanista». Em um segundo momento do trabalho, busco apresentar em linhas gerais alguns espaços de tensão entre as propostas de Karen Barad e Judith Butler, evidenciando assim as diferenças de perspectiva entre as abordagens do corpo sexuado por teóricas/os queer e neomaterialistas.<hr/>This article aims to present the conceptual basis of the so‑called new materialism in the context of the debates concerning gender relations and sexual difference. I pursue this goal through a close reading of the main formulations of the feminist theorist Karen Barad, one of the leading voices linked to the «material turn» underway in feminist theory and practice. My focus is, namely, on the fundamental aspects of Barad's proposal of «agential realism», which underpins her account of «post‑humanist performativity». After that, I seek to outline some spots of tension between the theoretical perspectives of Karen Barad and Judith Butler, in order to highlight the different approaches of the sexed body by Queer and new materialist theorists.<hr/>Este artículo tiene como objetivo discutir algunos fundamentos conceptuales del emergente paradigma neomaterialista en el contexto de los debates sobre las relaciones de género y las diferencias sexuales. Persigo este objetivo a través de una lectura atenta de las principales formulaciones de la teórica feminista estadounidense Karen Barad, una de las voces más importantes vinculadas a lo «giro material» en la teoría y la práctica feminista. Me centro, en particular, en los aspectos fundamentales de la propuesta de Barad del «realismo agencial», en que se basa su propuesta de una «teoría performativa posthumanista». En una segunda etapa del trabajo, busco delinear algunas áreas de tensión entre las propuestas de Karen Barad y Judith Butler, subrayando así las diferencias de perspectiva entre los enfoques del cuerpo sexuado por parte de los teóricos queer y neomaterialistas. <![CDATA[<b>O uso do subtexto como propaganda machista na personagem de Lois Lane em Man of Steel (Zack Snyder, 2013)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo del presente artículo es desvelar la existencia y analizar el contenido de un subtexto asociado al personaje de Lois Lane, novia de Superman, en la película de Zack Snyder Man of Steel, 2013. En primer lugar definiré los conceptos «texto» y «subtexto», y los relacionaremos con la histórica técnica de «escritura entre líneas» descrita por el filósofo Leo Strauss. A continuación llevaré a cabo el análisis textual (y subtextual) del personaje, para comprobar que su diseño responde a la intención de emitir dos tipos de mensajes contradictorios: a nivel textual es una mujer inteligente, independiente y capaz, pero a nivel subtextual se revela como una mujer estúpida, dependiente e incapaz de completar satisfactoriamente sus funciones sin la ayuda de un hombre.<hr/>O objetivo deste artigo é revelar a existência e analisar o conteúdo de um subtexto associado à personagem de Lois Lane, a namorada do Superman, no filme de Zack Snyder Man of Steel, 2013. Primeiro, irei definir os conceitos de «texto» e «subtexto», relacionando‑os com a técnica de «escrita entre linhas», descrita pelo filósofo Leo Strauss. Posteriormente, farei a análise textual (e subtextual) da personagem, para verificar que o seu desígnio responde à intenção de emitir dois tipos de mensagens contraditórias: a nível textual, na superfície, é uma mulher inteligente, independente e capaz. Mas, na realidade, sob a superfície, a nível subtextual, revela‑se como uma mulher estúpida, dependente e incapaz de concluir com êxito as suas funções sem a ajuda de um homem.<hr/>The aim of this article is to uncover the existence and analyze the content of a subtext associated with the character of Lois Lane, eternal girlfriend of Superman, in the film of Zack Snyder Man of Steel, 2013. First I will define the concepts «text» and «subtext», and I will relate them to the historical technique of «writing between lines» described by the philosopher Leo Strauss. Then I will carry out the textual (and subtextual) analysis of the character. My conclusion is that the character has been designed with the intention of emitting two types of contradictory messages: at the textual level she is an intelligent, independent and capable woman, but at the subtextual level she reveals herself as a stupid and dependent woman, unable to complete satisfactorily her tasks without the help of a man. <![CDATA[<b>Uma Sabedoria no Desespero. Há que Gritar aos Ouvidos da Aparente Surdez</b>: <b><i>Somos Todas Carolina!</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo neste artigo é retomar a poesia transformadora como inspiração e negação frente à realidade enfrentada por mulheres negras e periféricas. Para tal intento, esquadrinharemos o trabalho de Carolina de Jesus, escritora negra que trabalhou como catadora de lixo no Brasil. Nosso² propósito é evocar esta voz silenciada que gritava. A metodologia é a sintaxe sociológica de algumas obras de Carolina, objetivando resgatar, para aqueles que desconhecem, as violências que permeiam o existir desta voz que segue marginalizada. Afirmamos que Carolina não foi uma coletora, foi, sim, uma revolucionária que merece ser descoberta!<hr/>The aim in this paper is to present the transforming poetry as a form of inspiration and denial for black and peripheral women. For this purpose, we will research Carolina Maria de Jesus works, a black poet who worked as a garbage collector in Brazil. Our aim is to evoke her silenced voice as it was silenced in unawareness. Using the sociological syntax of some of Carolina's works as a methodological resource, we aim to revive the violence that permeated her existence as her voice remains marginalized. We affirm that besides being a garbage collector, Carolina was a revolutionary whose works deserve to be revealed!<hr/>El objetivo en este ensayo es reanudar la poesía transformadora como fuente de inspiración y de negación frente a la realidad que enfrentan las mujeres negras en las regiones periféricas. Con este fin enunciaremos Carolina María de Jesús, escritora negra que trabajaba como recolectora de basura en Brasil. Nuestro objetivo es evocar esta voz silenciada pero que gritaba. La metodología es la sintaxis sociológica de algunas obras de Carolina, con el fin de rescatar, para aquellos que de eso no son conscientes, la violencia que impregna la existencia de esta voz que sigue marginada. Afirmamos que Carolina no era una recolectora de basura, ella fue una revolucionaria que merece ser descubierta! <![CDATA[Rethinking Gender in Revolutions and Resistance. Lessons from the Arab World: edited by Maha El Said, Lena Meari, & Nicola Pratt. London: Zed Books, 2015, 262 pp.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo neste artigo é retomar a poesia transformadora como inspiração e negação frente à realidade enfrentada por mulheres negras e periféricas. Para tal intento, esquadrinharemos o trabalho de Carolina de Jesus, escritora negra que trabalhou como catadora de lixo no Brasil. Nosso² propósito é evocar esta voz silenciada que gritava. A metodologia é a sintaxe sociológica de algumas obras de Carolina, objetivando resgatar, para aqueles que desconhecem, as violências que permeiam o existir desta voz que segue marginalizada. Afirmamos que Carolina não foi uma coletora, foi, sim, uma revolucionária que merece ser descoberta!<hr/>The aim in this paper is to present the transforming poetry as a form of inspiration and denial for black and peripheral women. For this purpose, we will research Carolina Maria de Jesus works, a black poet who worked as a garbage collector in Brazil. Our aim is to evoke her silenced voice as it was silenced in unawareness. Using the sociological syntax of some of Carolina's works as a methodological resource, we aim to revive the violence that permeated her existence as her voice remains marginalized. We affirm that besides being a garbage collector, Carolina was a revolutionary whose works deserve to be revealed!<hr/>El objetivo en este ensayo es reanudar la poesía transformadora como fuente de inspiración y de negación frente a la realidad que enfrentan las mujeres negras en las regiones periféricas. Con este fin enunciaremos Carolina María de Jesús, escritora negra que trabajaba como recolectora de basura en Brasil. Nuestro objetivo es evocar esta voz silenciada pero que gritaba. La metodología es la sintaxis sociológica de algunas obras de Carolina, con el fin de rescatar, para aquellos que de eso no son conscientes, la violencia que impregna la existencia de esta voz que sigue marginada. Afirmamos que Carolina no era una recolectora de basura, ella fue una revolucionaria que merece ser descubierta! <![CDATA[<b>Introdução às Teorias Feministas do Direito</b>: <b>de Rita Mota Sousa. Porto: Edições Afrontamento, 2015, 96 pp</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo neste artigo é retomar a poesia transformadora como inspiração e negação frente à realidade enfrentada por mulheres negras e periféricas. Para tal intento, esquadrinharemos o trabalho de Carolina de Jesus, escritora negra que trabalhou como catadora de lixo no Brasil. Nosso² propósito é evocar esta voz silenciada que gritava. A metodologia é a sintaxe sociológica de algumas obras de Carolina, objetivando resgatar, para aqueles que desconhecem, as violências que permeiam o existir desta voz que segue marginalizada. Afirmamos que Carolina não foi uma coletora, foi, sim, uma revolucionária que merece ser descoberta!<hr/>The aim in this paper is to present the transforming poetry as a form of inspiration and denial for black and peripheral women. For this purpose, we will research Carolina Maria de Jesus works, a black poet who worked as a garbage collector in Brazil. Our aim is to evoke her silenced voice as it was silenced in unawareness. Using the sociological syntax of some of Carolina's works as a methodological resource, we aim to revive the violence that permeated her existence as her voice remains marginalized. We affirm that besides being a garbage collector, Carolina was a revolutionary whose works deserve to be revealed!<hr/>El objetivo en este ensayo es reanudar la poesía transformadora como fuente de inspiración y de negación frente a la realidad que enfrentan las mujeres negras en las regiones periféricas. Con este fin enunciaremos Carolina María de Jesús, escritora negra que trabajaba como recolectora de basura en Brasil. Nuestro objetivo es evocar esta voz silenciada pero que gritaba. La metodología es la sintaxis sociológica de algunas obras de Carolina, con el fin de rescatar, para aquellos que de eso no son conscientes, la violencia que impregna la existencia de esta voz que sigue marginada. Afirmamos que Carolina no era una recolectora de basura, ella fue una revolucionaria que merece ser descubierta! <![CDATA[<b>Nas Filigranas do Discurso jurídico, a (des)construção de sentidos na Lei Maria da Penha</b>: <b>de William Diego de Almeida. Campo Grande: Editora UFMS, 2015, 163 pp.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo neste artigo é retomar a poesia transformadora como inspiração e negação frente à realidade enfrentada por mulheres negras e periféricas. Para tal intento, esquadrinharemos o trabalho de Carolina de Jesus, escritora negra que trabalhou como catadora de lixo no Brasil. Nosso² propósito é evocar esta voz silenciada que gritava. A metodologia é a sintaxe sociológica de algumas obras de Carolina, objetivando resgatar, para aqueles que desconhecem, as violências que permeiam o existir desta voz que segue marginalizada. Afirmamos que Carolina não foi uma coletora, foi, sim, uma revolucionária que merece ser descoberta!<hr/>The aim in this paper is to present the transforming poetry as a form of inspiration and denial for black and peripheral women. For this purpose, we will research Carolina Maria de Jesus works, a black poet who worked as a garbage collector in Brazil. Our aim is to evoke her silenced voice as it was silenced in unawareness. Using the sociological syntax of some of Carolina's works as a methodological resource, we aim to revive the violence that permeated her existence as her voice remains marginalized. We affirm that besides being a garbage collector, Carolina was a revolutionary whose works deserve to be revealed!<hr/>El objetivo en este ensayo es reanudar la poesía transformadora como fuente de inspiración y de negación frente a la realidad que enfrentan las mujeres negras en las regiones periféricas. Con este fin enunciaremos Carolina María de Jesús, escritora negra que trabajaba como recolectora de basura en Brasil. Nuestro objetivo es evocar esta voz silenciada pero que gritaba. La metodología es la sintaxis sociológica de algunas obras de Carolina, con el fin de rescatar, para aquellos que de eso no son conscientes, la violencia que impregna la existencia de esta voz que sigue marginada. Afirmamos que Carolina no era una recolectora de basura, ella fue una revolucionaria que merece ser descubierta! <![CDATA[<b>Rewriting Academia. The development of the Anglicist Women´s and Gender Studies of Continental Europe</b>: <b>edited by Renate Haas. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2015, 442 pp</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo neste artigo é retomar a poesia transformadora como inspiração e negação frente à realidade enfrentada por mulheres negras e periféricas. Para tal intento, esquadrinharemos o trabalho de Carolina de Jesus, escritora negra que trabalhou como catadora de lixo no Brasil. Nosso² propósito é evocar esta voz silenciada que gritava. A metodologia é a sintaxe sociológica de algumas obras de Carolina, objetivando resgatar, para aqueles que desconhecem, as violências que permeiam o existir desta voz que segue marginalizada. Afirmamos que Carolina não foi uma coletora, foi, sim, uma revolucionária que merece ser descoberta!<hr/>The aim in this paper is to present the transforming poetry as a form of inspiration and denial for black and peripheral women. For this purpose, we will research Carolina Maria de Jesus works, a black poet who worked as a garbage collector in Brazil. Our aim is to evoke her silenced voice as it was silenced in unawareness. Using the sociological syntax of some of Carolina's works as a methodological resource, we aim to revive the violence that permeated her existence as her voice remains marginalized. We affirm that besides being a garbage collector, Carolina was a revolutionary whose works deserve to be revealed!<hr/>El objetivo en este ensayo es reanudar la poesía transformadora como fuente de inspiración y de negación frente a la realidad que enfrentan las mujeres negras en las regiones periféricas. Con este fin enunciaremos Carolina María de Jesús, escritora negra que trabajaba como recolectora de basura en Brasil. Nuestro objetivo es evocar esta voz silenciada pero que gritaba. La metodología es la sintaxis sociológica de algunas obras de Carolina, con el fin de rescatar, para aquellos que de eso no son conscientes, la violencia que impregna la existencia de esta voz que sigue marginada. Afirmamos que Carolina no era una recolectora de basura, ella fue una revolucionaria que merece ser descubierta! <![CDATA[<b>Contemporary issues and perspectives on gender research in adult education</b>: <b>edited by Maja Maksimovic, Joanna Ostrouch‑Kaminska, Katarina Popovic, & Aleksandar Bulajic. Belgrade: Institute for Pedagogy and Andragogy, Faculty of Philosophy, University of Belgrade; ESREA - European Society for Research on the Education of Adults; Adult Education Society, 2016, 284 pp.</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602017000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo neste artigo é retomar a poesia transformadora como inspiração e negação frente à realidade enfrentada por mulheres negras e periféricas. Para tal intento, esquadrinharemos o trabalho de Carolina de Jesus, escritora negra que trabalhou como catadora de lixo no Brasil. Nosso² propósito é evocar esta voz silenciada que gritava. A metodologia é a sintaxe sociológica de algumas obras de Carolina, objetivando resgatar, para aqueles que desconhecem, as violências que permeiam o existir desta voz que segue marginalizada. Afirmamos que Carolina não foi uma coletora, foi, sim, uma revolucionária que merece ser descoberta!<hr/>The aim in this paper is to present the transforming poetry as a form of inspiration and denial for black and peripheral women. For this purpose, we will research Carolina Maria de Jesus works, a black poet who worked as a garbage collector in Brazil. Our aim is to evoke her silenced voice as it was silenced in unawareness. Using the sociological syntax of some of Carolina's works as a methodological resource, we aim to revive the violence that permeated her existence as her voice remains marginalized. We affirm that besides being a garbage collector, Carolina was a revolutionary whose works deserve to be revealed!<hr/>El objetivo en este ensayo es reanudar la poesía transformadora como fuente de inspiración y de negación frente a la realidad que enfrentan las mujeres negras en las regiones periféricas. Con este fin enunciaremos Carolina María de Jesús, escritora negra que trabajaba como recolectora de basura en Brasil. Nuestro objetivo es evocar esta voz silenciada pero que gritaba. La metodología es la sintaxis sociológica de algunas obras de Carolina, con el fin de rescatar, para aquellos que de eso no son conscientes, la violencia que impregna la existencia de esta voz que sigue marginada. Afirmamos que Carolina no era una recolectora de basura, ella fue una revolucionaria que merece ser descubierta!