Scielo RSS <![CDATA[Ex aequo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-556020210001&lang=pt vol. num. 43 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Editorial <em>ex æquo</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Apresentação: masculinidades em debate]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Antropoceno patriarcal, petro-masculinidades e masculinidades industriais: diálogos feministas sobre a crise climática]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa criticamente a forma como as elites políticas masculinas da ultradireita persistem em negar as alterações climáticas, uma estratégia político-discursiva de preservação do status quo, do qual sempre beneficiaram. Servindo-se dos conceitos de “petro-masculinidade”, de “masculinidades industriais” e introduzindo o conceito de “Antropoceno patriarcal”, este trabalho argumenta que o negacionismo climático destes líderes políticos está inextricavelmente ligado às suas identidades masculinas. Neste sentido, estes discursos contribuem para (re)produzir masculinidades autoritárias e ecologicamente irresponsáveis.<hr/>Abstract This article critically analyzes how far-right political male elites persistently deny climate change, a political-discursive strategy of maintaining the status quo, which has historically benefited them. Making use of concepts such as “petro-masculinity” and “industrial masculinities”, and introducing the concept of “patriarchal Anthropocene”, this paper argues that climate denial is inextricably linked to these leaders’ masculine identities. Thus, these discourses contribute to the (re)production of authoritarian and ecologically irresponsible masculinities.<hr/>Résumé Cet article analyse de manière critique comment les élites politiques masculines d'extrême-droite nient de façon persistante le changement climatique, une stratégie politico-discursive de préservation du statu quo dont elles ont toujours bénéficié. En utilisant les concepts de «pétro-masculinité», de «masculinités industrielles» et en introduisant le concept d’ «Anthropocène patriarcal», cet article considère que le négationnisme climatique de ces dirigeants est inextricablement lié à leurs identités masculines. En ce sens, leurs discours contribuent à la (ré)production de masculinités autoritaires et écologiquement irresponsables. <![CDATA[A evolução da masculinidade na Disney por meio de <em>A Bela e o Monstro:</em> da versão animada de Kirk Wise e Gary Trousdale (1991) à versão <em>live action</em> de Bill Condon (2017)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El clásico Disney La Bella y la Bestia (Kirk Wise y Gary Trousdale, 1991) es considerado un icono de la cultura popular, que no sólo fue un éxito de taquilla en el momento de su estreno, sino que se convirtió en el primer largometraje animado en ser nominado al Óscar a la Mejor Película. Casi treinta años después, en 2017, el mismo estudio realizó su remake en acción real dirigido por Bill Condon, alcanzando de nuevo una gran audiencia y diversas nominaciones debido a su calidad estética y de producción. Apoyándose en los estudios de género y utilizando una metodología centrada en el aspecto psicológico del personaje de ficción, en este artículo se analiza la representación de la masculinidad en ambas películas con el objetivo de observar su evolución y, especialmente, qué discursos articulan este tipo de textos audiovisuales que tienen la capacidad de llegar a todos los públicos.<hr/>Resumo O clássico da Disney A Bela e o Monstro (Kirk Wise e Gary Trousdale, 1991) é considerado um ícone da cultura popular, que não só foi um êxito de bilheteira na época do seu lançamento, mas também se tornou a primeira longa-metragem de animação a ser nomeada para o Óscar de Melhor Filme. Quase trinta anos depois, em 2017, o mesmo estúdio fez o seu remake em live action, realizado por Bill Condon, alcançando novamente um grande público e várias nomeações devido à sua qualidade estética e de produção. Apoiando-se nos estudos de género e utilizando uma metodologia focada no perfil psicológico da personagem ficcional, este artigo analisa a representação da masculinidade em ambos os filmes com o objetivo de observar a sua evolução e, principalmente, que discursos articulam este tipo de textos audiovisuais que têm a capacidade de chegar a todos os públicos.<hr/>Abstract Disney’s classic Beauty and the Beast (Kirk Wise and Gary Trousdale, 1991) is considered an icon of popular culture, which was not only a box office success at the time of its release, but also became the first animated feature film to be nominated to an Academy Award for Best Picture. Almost thirty years later, in 2017, the same studio made a live-action remake directed by Bill Condon, reaching a large audience and obtaining several nominations due to its aesthetic and production quality. From a gender studies approach and applying a methodology focused on the psychological profile of the fictional character, this article analyzes the representation of masculinity in both films. The aim is to examine its evolution, and especially the discourses conveyed by audiovisual texts that are able to reach all kinds of audiences. <![CDATA[Análise da inclusão dos homens e das masculinidades nos planos estratégicos para a igualdade em Espanha]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen La desigualdad entre mujeres y hombres hace necesaria la acción de los poderes públicos para su erradicación. Tras 30 años de Políticas de Igualdad, son necesarias estrategias que aborden con mayor eficacia la complejidad de las relaciones de género. Las políticas de igualdad han puesto el foco en la lucha contra la discriminación de las mujeres y en el fomento de su participación en la sociedad. Sin embargo, no son muchas las medidas concretas que se han diseñado para promover el cambio en los hombres, a pesar de las recomendaciones de diferentes organismos internacionales. A través de una revisión de los planes de igualdad elaborados en España, estatales y autonómicos, analizaremos el tipo de medidas dirigidas a los hombres que se están diseñando. El análisis se enmarca en la discusión sobre cómo las políticas públicas pueden promover la transformación de los hombres y del significado de la masculinidad en nuestras sociedades.<hr/>Abstract The inequality between women and men makes the action of the public powers necessary for its eradication. After 30 years of equality policies, strategies are needed that more effectively address the complexity of gender relations. Equality policies have focused on combating discrimination against women and promoting their participation in society. However, few concrete measures have been designed to promote change in men, despite the recommendations of different international organizations. Through a review of the equality plans drawn up in Spain, at both state and autonomous community level, we will analyze the type of measures aimed at men that are being designed. This analysis is part of the discussion on how public policies can promote the transformation of men and the meaning of masculinity in our societies.<hr/>Resumo A desigualdade entre mulheres e homens torna necessária a ação dos poderes públicos para a sua erradicação. Após 30 anos de políticas de igualdade, são necessárias estratégias que abordem eficazmente a complexidade das relações de género. As políticas de igualdade têm-se focado no combate à discriminação contra as mulheres e na promoção da sua participação na sociedade. Porém, poucas medidas concretas foram concebidas para promover a mudança nos homens, apesar das recomendações de diferentes organizações internacionais. Através de uma revisão dos planos para a igualdade elaborados em Espanha, tanto a nível estatal como das comunidades autónomas, analisaremos o tipo de medidas dirigidas aos homens que estão a ser construídas. A análise enquadra-se na discussão sobre o modo como as políticas públicas podem promover a transformação dos homens e do significado da masculinidade nas nossas sociedades. <![CDATA[Reimaginando os contornos de gênero: intervenções artísticas no campo das masculinidades]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo situa-se a discussão sobre gênero e masculinidades no contexto das suas qualificações e desqualificações hierárquicas da nossa humanidade. Partindo da violência estrutural e estruturante que marca as pós-colónias, como o Brasil, questionam-se as dinâmicas de violências raciais-genderizadas que reproduzem as normas, padrões e pactos imbricados de masculinidades hegemónicas. Desta forma, propõe-se um diálogo com práticas artístico-culturais periferizadas que redimensionam como incorporamos tais idealizações de gênero. Para esse fim, centramo-nos na produção do espetáculo Na Manha - desenvolvido no âmbito da residência artística do projeto de pesquisa-ação GlobalGRACE (Gênero e Culturas Globais de Igualdade), com a Companhia de Dança Passinho Carioca e sob a direção do coletivo de dança Mulheres ao Vento no Rio de Janeiro.<hr/>Abstract In this paper we situate the discussion on gender and masculinities in the context of their hierarchical qualifications and disqualifications of our humanness. Taking as a point of departure the structural and structuring violence that marks postcolonies, such as Brazil, we question the dynamics of racial-gendered violence that reproduce the imbricated norms, standards and pacts of hegemonic masculinities. In this way, we propose a dialogue with peripherized artistic-cultural practices that reshape how we incorporate such idealizations of gender. To this end, we focus on the production of the performance Na Manha - developed within the scope of the artistic residency of the GlobalGRACE (Global Gender and Cultures of Equality) research-action project, with the Dance Company Passinho Carioca and under the direction of the dance collective Mulheres ao Vento (Women in the Wind) in Rio de Janeiro.<hr/>Resumen Em este trabajo situamos la discusión sobre género y masculinidades en el contexto de sus calificaciones y descalificaciones jerárquicas de nuestra humanidad. Tomando como punto de partida la violencia estructural y estructurante que marca las poscolonias, como Brasil, cuestionamos las dinámicas de violencias raciales-generizadas que reproducen las normas, estándares y pactos imbricados de las masculinidades hegemónicas. De esta forma, proponemos un diálogo con prácticas artístico-culturales periferizadas que redimensionan cómo incorporamos tales idealizaciones de género. Para este propósito, nos centramos en la producción de la performance Na Manha - elaborado en el contexto de la residencia artística del proyecto de investigación-acción GlobalGRACE (Género y Culturas Globales de Igualdad), con la Compañía de Danza Passinho Carioca y bajo la dirección del colectivo Mulheres ao Vento (Mujeres al viento) en Río de Janeiro. <![CDATA[Homossocialidade e sigilo na experiência de homens que usam a prostituição em Espanha]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El consumo de prostitución es una práctica masculina que trasciende la individualidad de los sujetos que la llevan a cabo, ya que ha de ser conectada con la construcción de la masculinidad y los rituales de confraternización sobre los que se articulan estas experiencias. El consumo de prostitución para muchos hombres se constituye como un ritual grupal de la masculinidad y, para otros, adquiere carácter colectivo cuando la experiencia es compartida a través de la narración vinculada al secretismo del pacto entre caballeros. Para dar cuenta de la homosocialidad y del secretismo que gira en torno las experiencias de los hombres que consumen prostitución, se presentan resultados de investigación cualitativa en la que se han realizado entrevistas en profundidad a hombres que han consumido prostitución femenina en España.<hr/>Resumo O consumo da prostituição é uma prática masculina que transcende a individualidade dos sujeitos que a praticam, devendo ser associada à construção da masculinidade e aos rituais de confraternização nos quais essas vivências se articulam. O consumo da prostituição para muitos homens constitui-se como um ritual grupal de masculinidade e, para outros, adquire um caráter coletivo quando a experiência é compartilhada por meio da narração vinculada ao sigilo do acordo de cavalheiros. Para dar conta da homossocialidade e do sigilo que giram em torno das experiências de homens que usam a prostituição, são apresentados resultados de investigação qualitativa na qual foram realizadas entrevistas em profundidade com homens que usaram a prostituição feminina em Espanha.<hr/>Abstract Paying for prostitution is a male practice that transcends the individuality of the subjects who carry it out, since it has to be connected with the construction of masculinity and the fraternization rituals in the context of which these experiences occur. The consumption of prostitution for many men is a group ritual of masculinity and, for others, it acquires a collective dimension when the experience is shared through narration linked to the secrecy of the gentlemen's agreement. In order to explain the homosociality and secrecy involved in the experiences of men who pay for prostitution, this paper presents the results of a qualitative research study which included in-depth interviews with men who payed for female prostitution in Spain. <![CDATA[Prostitucão e confinamento: o putanheiro 2.0]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En este artículo analizamos el comportamiento de los clientes de prostitución o “puteros” durante los meses de confinamiento derivados de la pandemia global que estamos padeciendo. Pese al riesgo para la vida y la salud, en estos meses la demanda de sexo comercial en España no ha cesado, tal y como se desprende de los testimonios de las mujeres en prostitución y de los contenidos de los chats de puteros. Este hecho contradictorio demuestra la fortaleza actual del mandato de masculinidad patriarcal en España - primer país europeo en consumo de prostitución - y la hegemonía de un modelo de masculinidad fallido en su humanidad, incompatible con el momento de vulnerabilidad total que estamos sufriendo como sociedad.<hr/>Resumo Neste artigo analisamos o comportamento dos clientes de prostituição ou “puteros” durante os meses de confinamento da pandemia global que estamos a viver. Apesar do risco para a vida e a saúde, nestes meses a procura de sexo comercial em Espanha não cessou, como se pode ver pelos testemunhos de mulheres na prostituição e pelos conteúdos dos chats dos clientes de sexo pago. Este facto contraditório demonstra a força atual do mandato patriarcal da masculinidade em Espanha - o primeiro país europeu em consumo de prostituição - e a hegemonia de um modelo de masculinidade que falhou na sua humanidade, incompatível com o momento de vulnerabilidade total que estamos a sofrer como sociedade.<hr/>Abstract In this article we analyze the behavior of prostitution clients, or “whorers”, during the months of confinement derived from the global pandemic that we are experiencing. Despite the risk to life and health, the demand for commercial sex in Spain has not ceased in recent months, as can be seen from the testimonies of women in prostitution and the contents of the chat rooms of prostitution clients. This contradictory fact demonstrates the current strength of the patriarchal masculinity mandate in Spain - the first European country in the consumption of prostitution - and the hegemony of a failed model of masculinity in its humanity, incompatible with the moment of total vulnerability that we are suffering as a society. <![CDATA[(Des)construção de masculinidades de homens trans, entre Portugal e Brasil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo, pretende-se explorar as formas como homens trans (des)constroem as suas masculinidades enquanto lidam com as imposições para aderir à masculinidade hegemónica. Tendo por base o construcionismo social e a teoria queer, procuramos desconstruir modelos dominantes que restringem as suas vivências. Foram entrevistados 12 homens trans, em Portugal e no Brasil, e procedeu-se à análise temática (Braun e Clarke 2006), emergindo cinco temas, dos quais exploramos dois: (i) Negociações com a masculinidade hegemónica; e (ii) Construção de masculinidades alternativas. Estes temas denotam a necessidade de reconhecer a diversidade de formas de “ser homem” e “ser masculino”, contribuindo para a promoção de vidas mais livres e espontâneas.<hr/>Abstract The present paper aims to explore the ways in which trans men (de)construct their masculinities while having to deal with the impositions to adhere to hegemonic masculinity. Based on social constructionism and queer theory, we seek to deconstruct dominant models that restrict their experiences. We interviewed 12 trans men, in Portugal and Brazil, and then carried out a thematic analysis (Braun and Clarke 2006). From the five themes that emerged, we focus on two here: (i) Negotiations with hegemonic masculinity; and (ii) Construction of alternative masculinities. These themes denote the need to recognize the multiplicity of ways of “being a man” and “being masculine”, contributing to the promotion of freer and more spontaneous lives.<hr/>Résumé Cet article se propose d'explorer la manière dont les hommes trans (dé)construisent leurs masculinités tout en faisant face aux impositions d’une masculinité hégémonique. Ayant pour base le constructionnisme social et une perspective queer, nous avons cherché à déconstruire les modèles dominants qui limitent leurs expériences de vie. Des entretiens individuels ont été menés avec 12 hommes trans, au Portugal et au Brésil, et on a procédé à une analyse thématique (Braun et Clarke 2006), d’où ont émergé 5 thèmes, deux desquelles nous explorons ici: (i) Négociations avec la masculinité hégémonique; (ii) Construction de masculinités alternatives. Ces thèmes révèlent la necessite de reconnaître la diversité de formes d’«être un homme» et d’«être masculin», contribuant ainsi à la promotion de vies plus libres et plus spontanées. <![CDATA[A I República Portuguesa e a II República Espanhola numa perspetiva de género. Estudo comparativo]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Las conexiones entre los procesos políticos experimentados en Portugal y en España, a lo largo de su historia contemporánea, nos han llevado a preguntarnos si tales similitudes se producirían también entre la I República portuguesa y la II República española, en concreto en el tratamiento que dichos regímenes confirieron a las mujeres. Para aclarar esta cuestión hemos utilizado las políticas de género como instrumento de análisis de la naturaleza y las características de las Repúblicas de la Península Ibérica, como se ha realizado para otros periodos, y la historia comparada, para valorar sus respectivas respuestas a las reivindicaciones de los derechos de las mujeres y de la igualdad, llegando a interesantes conclusiones.<hr/>Resumo As ligações entre os processos políticos vividos em Portugal e na Espanha ao longo da sua história contemporânea levaram-nos a questionar se tais semelhanças ocorreriam também entre a Primeira República Portuguesa e a Segunda República Espanhola, especialmente no tratamento que estes regimes deram às mulheres. Para esclarecer esta questão, utilizamos as políticas de género como instrumento de análise da natureza e características das Repúblicas da Península Ibérica, como tem sido feito para outros períodos, e a história comparada, para avaliar as suas respetivas respostas às reivindicações dos direitos das mulheres e da igualdade, chegando a conclusões interessantes.<hr/>Abstract The connections between the political processes experienced in Portugal and Spain throughout their contemporary history have led us to wonder whether such similarities would also occur between the First Portuguese Republic and the Second Spanish Republic, specifically in the treatment that said regimens accorded to women. To clarify this question, we have used gender policies as an instrument for analyzing the nature and characteristics of the Republics of the Iberian Peninsula, as has been done for other periods, and comparative history to assess their respective responses to the claims of women's rights and equality, reaching interesting conclusions. <![CDATA[Saúde e população LGBTI + no Chile: da invisibilidade a uma abordagem identitária]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Las políticas públicas sobre las sexualidades LGBTI+ no heterosexuales en Chile han pasado de una invisibilización intencionada hasta un reciente posicionamiento identitario. Luego de la dictadura, la categoría de la “diversidad sexual” en salud se ha ido posicionando como un derecho, a la vez que estableciendo regulaciones respecto a cuáles son las prácticas legitimadas de ser/hacer de las personas LGBTI+. A través de un análisis discursivo de normativas, planes y directrices de salud, se analiza históricamente cómo se han ido sedimentando en esta área las visiones sobre la orientación sexual e identidad de género desde el fin de la dictadura (1990) hasta la actualidad. Se condensan tres formas de actuación en el tiempo: a) la invisibilidad como norma o la “política de la no política”; b) una construcción problemática de la orientación sexual e identidad de género; y c) la sobre-especificación identitaria de la política pública en salud.<hr/>Resumo As políticas públicas sobre sexualidades não heterossexuais no Chile passaram de uma invisibilidade intencional a um posicionamento identitário recente. Após a ditadura, a categoria “diversidade sexual” em saúde foi-se estabelecendo como um direito, ao mesmo tempo que se regulamentaram as práticas legítimas de ser/fazer das pessoas LGBTI+. Por meio de uma análise discursiva das normas, planos e diretrizes de saúde, analisa-se historicamente como se foram sedimentando nesta área as visões sobre orientação sexual e identidade de género no Chile desde o fim da ditadura (1990) até o presente momento. Emergem três formas de ação ao longo do tempo: a) a invisibilidade como norma ou a “política da não política”; b) uma construção problemática da orientação sexual e identidade de género; e c) a sobre-especificação identitária nas políticas públicas de saúde.<hr/>Abstract Public policies on non-heterosexual sexualities in Chile have shifted from an intentional invisibility to a recent focus on the identity of LGTBI+ people. After the dictatorship, the category of “sexual diversity” in health became gradually acknowledged as a right, at the same time that regulations were established about legitimate practices of making/being for LGBTI+ people. Through a discourse analysis of health regulations, plans and guidelines, we present an historical analysis of the way in which views about sexual orientation and gender identity have evolved in this area from the end of the dictatorship (1990) to the present. Three forms of action have emerged over time: a) invisibility as a norm or “policy of non-policy”; b) a problematic construction of sexual orientation and gender identity; c) identity overspecification of public health policies. <![CDATA[Joana Semião, <em>homo œconomicus</em> e <em>homo politicus</em>: urdindo uma epistemologia “tolerante” moçambicana]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100165&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tendências globais sobre o neoliberalismo colocaram Moçambique (mais) exposto aos jargões, às correntes teóricas e às práticas das ideologias dominantes. Discursos sobre movimentos de mulheres, feminismo, género e mulher, de uma forma geral associados aos palcos das decisões, às mesas do poder e aos meandros políticos, são localmente propostos como sistemas cosmológicos de parâmetros de estruturação da sociedade, propondo uma teoria e prática glocal, num contexto enfraquecido pela sua condição de país em vias de desenvolvimento. Com o pretexto de pensar o processo de emancipação da mulher moçambicana a partir da cultura do silenciamento da trajetória da moçambicana Joana Semião, neste artigo, o objetivo é compreender a “representação” da ausência da mulher na sociedade moçambicana no contexto dos fantasmas do homo ɶconomicus e homo politicus.<hr/>Abstract Global trends in neoliberalism have left Mozambique (more) exposed to the jargon, the theoretical currents and the practices of dominant ideologies. Discourses about women's movements, feminism, gender and women, in general associated with places of decision-making, with power, and political intricacies, are presented at the local level as cosmological systems of parameters for structuring society, proposing a glocal theory and practice, in a context weakened by its condition as a developing country. With the pretext of thinking about the process of emancipation of Mozambican women, based on the culture of silencing the trajectory of the Mozambican Joana Semião, this article aims to understand the 'representation' of the absence of women in Mozambican society, in the context of homo ɶconomicus and homo politicus ghosts.<hr/>Resumen Las tendencias mundiales del neoliberalismo han expuesto (más) a Mozambique a la jerga, corrientes teóricas y prácticas de las ideologías dominantes. Los discursos sobre los movimientos de mujeres, feminismo, género y mujeres, en general asociados a los escenarios de decisión, a las mesas de poder y a los meandros políticos, se proponen localmente como sistemas cosmológicos de parámetros para estructurar la sociedad, proponiendo una teoría y una práctica glocal, en un contexto debilitado por su condición de país en desarrollo. Con el pretexto de pensar el proceso de emancipación de la mujer mozambiqueña desde la cultura de silenciar la trayectoria de la mozambiqueña Joana Semião, en este artículo se pretende comprender la "representación" de la ausencia de la mujer en la sociedad mozambiqueña en el contexto de los fantasmas de homo ɶconomicus y homo politicus. <![CDATA[Recensão: Problemas de género]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tendências globais sobre o neoliberalismo colocaram Moçambique (mais) exposto aos jargões, às correntes teóricas e às práticas das ideologias dominantes. Discursos sobre movimentos de mulheres, feminismo, género e mulher, de uma forma geral associados aos palcos das decisões, às mesas do poder e aos meandros políticos, são localmente propostos como sistemas cosmológicos de parâmetros de estruturação da sociedade, propondo uma teoria e prática glocal, num contexto enfraquecido pela sua condição de país em vias de desenvolvimento. Com o pretexto de pensar o processo de emancipação da mulher moçambicana a partir da cultura do silenciamento da trajetória da moçambicana Joana Semião, neste artigo, o objetivo é compreender a “representação” da ausência da mulher na sociedade moçambicana no contexto dos fantasmas do homo ɶconomicus e homo politicus.<hr/>Abstract Global trends in neoliberalism have left Mozambique (more) exposed to the jargon, the theoretical currents and the practices of dominant ideologies. Discourses about women's movements, feminism, gender and women, in general associated with places of decision-making, with power, and political intricacies, are presented at the local level as cosmological systems of parameters for structuring society, proposing a glocal theory and practice, in a context weakened by its condition as a developing country. With the pretext of thinking about the process of emancipation of Mozambican women, based on the culture of silencing the trajectory of the Mozambican Joana Semião, this article aims to understand the 'representation' of the absence of women in Mozambican society, in the context of homo ɶconomicus and homo politicus ghosts.<hr/>Resumen Las tendencias mundiales del neoliberalismo han expuesto (más) a Mozambique a la jerga, corrientes teóricas y prácticas de las ideologías dominantes. Los discursos sobre los movimientos de mujeres, feminismo, género y mujeres, en general asociados a los escenarios de decisión, a las mesas de poder y a los meandros políticos, se proponen localmente como sistemas cosmológicos de parámetros para estructurar la sociedad, proponiendo una teoría y una práctica glocal, en un contexto debilitado por su condición de país en desarrollo. Con el pretexto de pensar el proceso de emancipación de la mujer mozambiqueña desde la cultura de silenciar la trayectoria de la mozambiqueña Joana Semião, en este artículo se pretende comprender la "representación" de la ausencia de la mujer en la sociedad mozambiqueña en el contexto de los fantasmas de homo ɶconomicus y homo politicus. <![CDATA[Recensão: Mulheres Invisíveis. Como os dados configuram o mundo feito para os homens]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100188&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tendências globais sobre o neoliberalismo colocaram Moçambique (mais) exposto aos jargões, às correntes teóricas e às práticas das ideologias dominantes. Discursos sobre movimentos de mulheres, feminismo, género e mulher, de uma forma geral associados aos palcos das decisões, às mesas do poder e aos meandros políticos, são localmente propostos como sistemas cosmológicos de parâmetros de estruturação da sociedade, propondo uma teoria e prática glocal, num contexto enfraquecido pela sua condição de país em vias de desenvolvimento. Com o pretexto de pensar o processo de emancipação da mulher moçambicana a partir da cultura do silenciamento da trajetória da moçambicana Joana Semião, neste artigo, o objetivo é compreender a “representação” da ausência da mulher na sociedade moçambicana no contexto dos fantasmas do homo ɶconomicus e homo politicus.<hr/>Abstract Global trends in neoliberalism have left Mozambique (more) exposed to the jargon, the theoretical currents and the practices of dominant ideologies. Discourses about women's movements, feminism, gender and women, in general associated with places of decision-making, with power, and political intricacies, are presented at the local level as cosmological systems of parameters for structuring society, proposing a glocal theory and practice, in a context weakened by its condition as a developing country. With the pretext of thinking about the process of emancipation of Mozambican women, based on the culture of silencing the trajectory of the Mozambican Joana Semião, this article aims to understand the 'representation' of the absence of women in Mozambican society, in the context of homo ɶconomicus and homo politicus ghosts.<hr/>Resumen Las tendencias mundiales del neoliberalismo han expuesto (más) a Mozambique a la jerga, corrientes teóricas y prácticas de las ideologías dominantes. Los discursos sobre los movimientos de mujeres, feminismo, género y mujeres, en general asociados a los escenarios de decisión, a las mesas de poder y a los meandros políticos, se proponen localmente como sistemas cosmológicos de parámetros para estructurar la sociedad, proponiendo una teoría y una práctica glocal, en un contexto debilitado por su condición de país en desarrollo. Con el pretexto de pensar el proceso de emancipación de la mujer mozambiqueña desde la cultura de silenciar la trayectoria de la mozambiqueña Joana Semião, en este artículo se pretende comprender la "representación" de la ausencia de la mujer en la sociedad mozambiqueña en el contexto de los fantasmas de homo ɶconomicus y homo politicus. <![CDATA[Recensão: Bisexuality in Europe: Sexual Citizenship, Romantic Relationships, and Bi+ Identities]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-55602021000100192&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tendências globais sobre o neoliberalismo colocaram Moçambique (mais) exposto aos jargões, às correntes teóricas e às práticas das ideologias dominantes. Discursos sobre movimentos de mulheres, feminismo, género e mulher, de uma forma geral associados aos palcos das decisões, às mesas do poder e aos meandros políticos, são localmente propostos como sistemas cosmológicos de parâmetros de estruturação da sociedade, propondo uma teoria e prática glocal, num contexto enfraquecido pela sua condição de país em vias de desenvolvimento. Com o pretexto de pensar o processo de emancipação da mulher moçambicana a partir da cultura do silenciamento da trajetória da moçambicana Joana Semião, neste artigo, o objetivo é compreender a “representação” da ausência da mulher na sociedade moçambicana no contexto dos fantasmas do homo ɶconomicus e homo politicus.<hr/>Abstract Global trends in neoliberalism have left Mozambique (more) exposed to the jargon, the theoretical currents and the practices of dominant ideologies. Discourses about women's movements, feminism, gender and women, in general associated with places of decision-making, with power, and political intricacies, are presented at the local level as cosmological systems of parameters for structuring society, proposing a glocal theory and practice, in a context weakened by its condition as a developing country. With the pretext of thinking about the process of emancipation of Mozambican women, based on the culture of silencing the trajectory of the Mozambican Joana Semião, this article aims to understand the 'representation' of the absence of women in Mozambican society, in the context of homo ɶconomicus and homo politicus ghosts.<hr/>Resumen Las tendencias mundiales del neoliberalismo han expuesto (más) a Mozambique a la jerga, corrientes teóricas y prácticas de las ideologías dominantes. Los discursos sobre los movimientos de mujeres, feminismo, género y mujeres, en general asociados a los escenarios de decisión, a las mesas de poder y a los meandros políticos, se proponen localmente como sistemas cosmológicos de parámetros para estructurar la sociedad, proponiendo una teoría y una práctica glocal, en un contexto debilitado por su condición de país en desarrollo. Con el pretexto de pensar el proceso de emancipación de la mujer mozambiqueña desde la cultura de silenciar la trayectoria de la mozambiqueña Joana Semião, en este artículo se pretende comprender la "representación" de la ausencia de la mujer en la sociedad mozambiqueña en el contexto de los fantasmas de homo ɶconomicus y homo politicus.