Scielo RSS <![CDATA[Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-688520240002&lang=es vol. num. 52 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[O que queremos nós para as mulheres? Que o seu campo de acção nunca mais lhes seja cerceado!]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[“Uma vez quiseram-me louca, a arder”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Elina Guimarães. A mulher do futuro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Elina Guimarães’ transnational feminist activism through the manuscript <em>La Femme Portugaise</em> and some letters after 28 May 1926]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200025&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo contribui para a história comparada e transnacional das mulheres e do género no século XX e para a história contemporânea, através da análise do ativismo feminista transnacional de Elina Guimarães, focando-se num manuscrito, La Femme Portugaise, e em algumas cartas escritas no período ditatorial pós-28 de Maio de 1926. Elina Guimarães era secretária-geral do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP), filiado no International Council of Women (ICW - Conselho Internacional das Mulheres) e na International Woman Suffrage Alliance (IWSA - Aliança Internacional pelo Sufrágio da Mulher), o que lhe deu uma dimensão internacional e fez dela uma feminista transnacional.<hr/>Abstract This article contributes to a comparative and transnational women and gender history of the 20th century and to contemporary history, through the analysis of Elina Guimarães’s transnational feminist activism, focusing on a manuscript, La Femme Portugaise, and some letters, in the dictatorial period after May 28, 1926. Elina Guimarães was general secretary of the Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP - National Council of Portuguese Women) affiliated with the International Council of Women (ICW) and the International Woman Suffrage Alliance (IWSA), which gave her an international dimension and made her a transnational feminist. <![CDATA[Monstrous/Menstrous: blood menstruation and feminine hygiene in the work of Ana Palma and Paula Rego]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200045&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As artes visuais que focam a menstruação (“menstrala”: a terminologia formulada por Vanessa Tiegs) e temas associados (parto, maternidade, tabu) constituem uma vertente que acarreta associações com o movimento feminista, a discriminação e a natureza da existência da mulher em contextos desiguais no que diz respeito ao género. Estes temas permeiam aspetos importantes da obra de duas artistas portuguesas expatriadas em Inglaterra: Ana Palma e, embora menos central a este estudo, Paula Rego.<hr/>Abstract The branch of the visual arts related to menstruation (‘menstrala’: a term first used by Vanessa Tiegs) and associated themes (childbirth, motherhood, taboo) carries associations with the feminist movement, discrimination and the nature of female existence in gender-unbalanced contexts. These themes define important aspects of the work of two artists Portuguese artists expatriated in the United Kingdom: Ana Palma and, focused here to a lesser extent, Paula Rego. <![CDATA[Women and child abuse in <em>The Secret Diary of Laura Palmer</em>: a systemic-functional perspective]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200073&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Themes of social criticism like child and women sexual abuse have constantly raised interest in literary works. Among them, we highlight The Secret Diary of Laura Palmer (1980) by Jennifer Lynch. This literature breaks the silence around taboo subjects, exploring drugs, prostitution, sexual abuse, and fear. This article uncovers psychological effects of a lost adolescent who, breaking from conservative norms, often self-destructs. Using Systemic-Functional Linguistics, Logogenesis, and Resonance, it identifies ideology coded in ideational meaning associated with Laura’s episodes of abuse.<hr/>Resumo Temas de crítica social, como o abuso sexual de crianças e mulheres, têm constantemente despertado interesse em obras literárias. Entre elas, destacamos O Diário Secreto de Laura Palmer (1980), de Jennifer Lynch, obra que quebra o silêncio em torno de assuntos tabus, como drogas, prostituição, abuso sexual e medo. Este artigo revela os efeitos psicológicos de uma adolescente perdida que, rompendo com normas conservadoras, se autodestrói. Utilizando a Linguística Sistêmico-Funcional, Logogênese e Ressonância, o texto identifica a ideologia codificada no significado ideacional associados aos episódios de abuso de Laura. <![CDATA[Women of the <em>Incelenças</em> Group in a position of leadership and power dispute in the catholic religious field of Barbalha, Ceará, Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Busca-se narrar, neste artigo, a trajetória de Maria Rodrigues de Lima e de Sueli Matos Azevedo como lideranças religiosas do Grupo de Incelenças de Barbalha, Ceará. Por intermédio da história oral, as reflexões apresentadas perpassam as experiências das narradoras a partir do lugar de poder que ocupam como líderes de um grupo de mulheres religiosas e católicas no extremo sul do Ceará, bem como as disputas e tensões internas e externas ao grupo que lideram. Para entender o protagonismo dessas mulheres como força de resistência, de renegociação e de liderança ao disputarem posições e conquistarem espaços de poder, mobilizam-se os conceitos de campo religioso, proposto por Bourdieu, e gênero.<hr/>Abstract The aim of this article is to tell the story of Maria Rodrigues de Lima and Sueli Matos Azevedo as religious leaders of the Incelenças Group in Barbalha, Ceará. Using oral history, the reflections presented go through the narrators’ experiences from the position of power they occupy as leaders of a group of religious and Catholic women in the far south of Ceará, as well as the internal and external disputes and tensions within the group they lead. To understand the protagonism of these women as a force of resistance, renegotiation and leadership as they dispute positions and conquer spaces of power, the concepts of the religious field proposed by Bourdieu and gender are mobilized. <![CDATA[Soroptimist International - “A global voice for women”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200123&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Busca-se narrar, neste artigo, a trajetória de Maria Rodrigues de Lima e de Sueli Matos Azevedo como lideranças religiosas do Grupo de Incelenças de Barbalha, Ceará. Por intermédio da história oral, as reflexões apresentadas perpassam as experiências das narradoras a partir do lugar de poder que ocupam como líderes de um grupo de mulheres religiosas e católicas no extremo sul do Ceará, bem como as disputas e tensões internas e externas ao grupo que lideram. Para entender o protagonismo dessas mulheres como força de resistência, de renegociação e de liderança ao disputarem posições e conquistarem espaços de poder, mobilizam-se os conceitos de campo religioso, proposto por Bourdieu, e gênero.<hr/>Abstract The aim of this article is to tell the story of Maria Rodrigues de Lima and Sueli Matos Azevedo as religious leaders of the Incelenças Group in Barbalha, Ceará. Using oral history, the reflections presented go through the narrators’ experiences from the position of power they occupy as leaders of a group of religious and Catholic women in the far south of Ceará, as well as the internal and external disputes and tensions within the group they lead. To understand the protagonism of these women as a force of resistance, renegotiation and leadership as they dispute positions and conquer spaces of power, the concepts of the religious field proposed by Bourdieu and gender are mobilized. <![CDATA[Entrevista a Major-General Ana Baltazar]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200135&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Busca-se narrar, neste artigo, a trajetória de Maria Rodrigues de Lima e de Sueli Matos Azevedo como lideranças religiosas do Grupo de Incelenças de Barbalha, Ceará. Por intermédio da história oral, as reflexões apresentadas perpassam as experiências das narradoras a partir do lugar de poder que ocupam como líderes de um grupo de mulheres religiosas e católicas no extremo sul do Ceará, bem como as disputas e tensões internas e externas ao grupo que lideram. Para entender o protagonismo dessas mulheres como força de resistência, de renegociação e de liderança ao disputarem posições e conquistarem espaços de poder, mobilizam-se os conceitos de campo religioso, proposto por Bourdieu, e gênero.<hr/>Abstract The aim of this article is to tell the story of Maria Rodrigues de Lima and Sueli Matos Azevedo as religious leaders of the Incelenças Group in Barbalha, Ceará. Using oral history, the reflections presented go through the narrators’ experiences from the position of power they occupy as leaders of a group of religious and Catholic women in the far south of Ceará, as well as the internal and external disputes and tensions within the group they lead. To understand the protagonism of these women as a force of resistance, renegotiation and leadership as they dispute positions and conquer spaces of power, the concepts of the religious field proposed by Bourdieu and gender are mobilized. <![CDATA[<em>Through England on a Side Saddle</em>: Celia Fiennes (1662-1741)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200147&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Busca-se narrar, neste artigo, a trajetória de Maria Rodrigues de Lima e de Sueli Matos Azevedo como lideranças religiosas do Grupo de Incelenças de Barbalha, Ceará. Por intermédio da história oral, as reflexões apresentadas perpassam as experiências das narradoras a partir do lugar de poder que ocupam como líderes de um grupo de mulheres religiosas e católicas no extremo sul do Ceará, bem como as disputas e tensões internas e externas ao grupo que lideram. Para entender o protagonismo dessas mulheres como força de resistência, de renegociação e de liderança ao disputarem posições e conquistarem espaços de poder, mobilizam-se os conceitos de campo religioso, proposto por Bourdieu, e gênero.<hr/>Abstract The aim of this article is to tell the story of Maria Rodrigues de Lima and Sueli Matos Azevedo as religious leaders of the Incelenças Group in Barbalha, Ceará. Using oral history, the reflections presented go through the narrators’ experiences from the position of power they occupy as leaders of a group of religious and Catholic women in the far south of Ceará, as well as the internal and external disputes and tensions within the group they lead. To understand the protagonism of these women as a force of resistance, renegotiation and leadership as they dispute positions and conquer spaces of power, the concepts of the religious field proposed by Bourdieu and gender are mobilized. <![CDATA[Regina Santos (1904-1969): mulher artista, militante, professora, condecorada com a ordem do esquecimento]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200157&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Busca-se narrar, neste artigo, a trajetória de Maria Rodrigues de Lima e de Sueli Matos Azevedo como lideranças religiosas do Grupo de Incelenças de Barbalha, Ceará. Por intermédio da história oral, as reflexões apresentadas perpassam as experiências das narradoras a partir do lugar de poder que ocupam como líderes de um grupo de mulheres religiosas e católicas no extremo sul do Ceará, bem como as disputas e tensões internas e externas ao grupo que lideram. Para entender o protagonismo dessas mulheres como força de resistência, de renegociação e de liderança ao disputarem posições e conquistarem espaços de poder, mobilizam-se os conceitos de campo religioso, proposto por Bourdieu, e gênero.<hr/>Abstract The aim of this article is to tell the story of Maria Rodrigues de Lima and Sueli Matos Azevedo as religious leaders of the Incelenças Group in Barbalha, Ceará. Using oral history, the reflections presented go through the narrators’ experiences from the position of power they occupy as leaders of a group of religious and Catholic women in the far south of Ceará, as well as the internal and external disputes and tensions within the group they lead. To understand the protagonism of these women as a force of resistance, renegotiation and leadership as they dispute positions and conquer spaces of power, the concepts of the religious field proposed by Bourdieu and gender are mobilized. <![CDATA[Bento, A., Barata, F., Pinto. H., Ortiz, P., & Cunha, S. M. (Coord.) (2024). <em>50 anos de Abril. 5 anos FEM. Causas. Resistências. Conquistas Feministas.</em> Feministas em Movimento (82 pp.)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200167&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Busca-se narrar, neste artigo, a trajetória de Maria Rodrigues de Lima e de Sueli Matos Azevedo como lideranças religiosas do Grupo de Incelenças de Barbalha, Ceará. Por intermédio da história oral, as reflexões apresentadas perpassam as experiências das narradoras a partir do lugar de poder que ocupam como líderes de um grupo de mulheres religiosas e católicas no extremo sul do Ceará, bem como as disputas e tensões internas e externas ao grupo que lideram. Para entender o protagonismo dessas mulheres como força de resistência, de renegociação e de liderança ao disputarem posições e conquistarem espaços de poder, mobilizam-se os conceitos de campo religioso, proposto por Bourdieu, e gênero.<hr/>Abstract The aim of this article is to tell the story of Maria Rodrigues de Lima and Sueli Matos Azevedo as religious leaders of the Incelenças Group in Barbalha, Ceará. Using oral history, the reflections presented go through the narrators’ experiences from the position of power they occupy as leaders of a group of religious and Catholic women in the far south of Ceará, as well as the internal and external disputes and tensions within the group they lead. To understand the protagonism of these women as a force of resistance, renegotiation and leadership as they dispute positions and conquer spaces of power, the concepts of the religious field proposed by Bourdieu and gender are mobilized. <![CDATA[Ballesteros, M. P., Duque, M. C., & Sánchez, J. M. E. (Coords.) (2024). <em>Feminismo(s). Historia y retos actuales</em>. Universidad Nacional de Educación a Distancia (580 pp.)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852024000200173&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Busca-se narrar, neste artigo, a trajetória de Maria Rodrigues de Lima e de Sueli Matos Azevedo como lideranças religiosas do Grupo de Incelenças de Barbalha, Ceará. Por intermédio da história oral, as reflexões apresentadas perpassam as experiências das narradoras a partir do lugar de poder que ocupam como líderes de um grupo de mulheres religiosas e católicas no extremo sul do Ceará, bem como as disputas e tensões internas e externas ao grupo que lideram. Para entender o protagonismo dessas mulheres como força de resistência, de renegociação e de liderança ao disputarem posições e conquistarem espaços de poder, mobilizam-se os conceitos de campo religioso, proposto por Bourdieu, e gênero.<hr/>Abstract The aim of this article is to tell the story of Maria Rodrigues de Lima and Sueli Matos Azevedo as religious leaders of the Incelenças Group in Barbalha, Ceará. Using oral history, the reflections presented go through the narrators’ experiences from the position of power they occupy as leaders of a group of religious and Catholic women in the far south of Ceará, as well as the internal and external disputes and tensions within the group they lead. To understand the protagonism of these women as a force of resistance, renegotiation and leadership as they dispute positions and conquer spaces of power, the concepts of the religious field proposed by Bourdieu and gender are mobilized.