Scielo RSS <![CDATA[Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=0874-688520220002&lang=en vol. num. 48 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Arte: O que diz e o que omite]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Dança]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Paula Rego: Genius, generosity and courage]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Paula Rego]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The <em>art of storytelling</em> and the <em>duty of the storyteller</em>: Paula Rego and Martin McDonagh, a visual and literary dialogue]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200029&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Martin McDonagh’s play The Pillowman (2003) has directly influenced Paula Rego’s compositions that bear the same name (2004-05). I propose to look at the work of both artists in the light of a shared conviction: the belief that “the first duty of a storyteller is to tell a story”. There lies the right of the storyteller. And the freedom of the artist is to reject becoming a “legislator of mankind” and to elude censorship through strategies that involve the ambivalence of the absurd, as well as transgression. Rego claims that the overpowering presence of the world of instincts, the grotesque and the abject in her work, are “naturally” there, as something moving and palpitating at the heart of the very reality she depicts.<hr/>Resumo Paula Rego criou em 2004-05 um conjunto de composições (pastel e litografias) inspiradas na peça de Martin McDonagh The Pillowman (2003), à luz de um princípio partilhado por ambos: “o dever do(a) contador(a) de histórias é contar uma história”. Este pretensamente inocente axioma assenta no princípio da rejeição da função social do artista enquanto “legislador” da Humanidade, face à sua liberdade e ao seu direito de iludir a censura e rejeitar o autoritarismo. Daí o recurso estratégico ao grotesco, ao absurdo e à transgressão, que tanto a artista como o dramaturgo privilegiam declaradamente na sua estética. <![CDATA[Até sempre, Paula: ‘In paradise, how you will enchant the angels!’]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200048&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This text focuses on the figure of unorthodox mothers in the work of Paula Rego and how it questions the centrality of maternity within dominant patriarchal and religious norms. It engages with images that span her early works of the nineteen eighties to her most recent ones, drawing upon religious texts (the Old and New Testaments), literary texts (Eça de Queirós’ The Crime of Father Amaro/O crime do padre Amaro; Alexandre Herculano’s The Dame with a Goat’s Foot/A Dama Pé de Cabra; Hélia Correia’s Enchantment/Fascinação); to social polemics (abortion rights, female genital mutilation).<hr/>Resumo Este texto considera a figura da mãe inconforme na obra de Paula Rego, e como a sua apresentação visual desafia a importância da maternidade no pelouro do patriarcado e de regras religiosas. Abrange obras da artista desde os anos 1980 até ao presente, e textos e narrativas que incluem as Escrituras (o Antigo e o Novo Testamentos), textos literários (Eça de Queirós, O Crime do Padre Amaro; Alexandre Herculano, A Dama Pé de Cabra; Hélia Correia, Fascinação) e polémicas sociais em torno do direito ao aborto e da mutilação genital feminina. <![CDATA[Feminist practices of the self in the poetics of Panmela Castro]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200079&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Como as práticas de si feministas presentes na criação de artistas contemporâneas podem germinar modos de vida mais comprometidos eticamente com o outro? Tal pergunta nasce da articulação que aqui nos propomos a fazer: tomamos os estudos de Michel Foucault sobre o cuidado de si como um mobilizador conceitual para pensar a poética da artista brasileira Panmela Castro. Ao acionarmos as teorizações foucaultianas, sem desconsiderar as críticas que pensadoras feministas fazem ao autor, aproximamos as práticas de si, estudadas por ele, à poética da artista, que é pautada por um desejo de encontro com o outro.<hr/>Abstract How can feminist practices of the self, contained on the works of contemporary artists, produce new ways of living, more ethically committed with the Other? This issue starts with the debate we hereby propose: to consider Michel Foucault’s studies regarding taking care of oneself as a conceptual mobilizer to discuss the poetics of Brazilian artist Panmela Castro. By adding Foucauldian theorizations, not forgetting the criticisms of feminist theorists regarding the French philosopher, we bring together the practices of the self, as he theorized, and the artist’s poetics, which are guided by the desire for the encounter with the Other. <![CDATA[Cais-do-Sodré Té Salamansa: Marginal existences in Orlanda Amarilis’ short stories]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200098&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho propõe uma revisitação ao livro de contos Cais-do-Sodré Té Salamansa (1974), da escritora cabo-verdiana Orlanda Amarilis (1942-2014), provocada pela atualidade das questões que, passados quarenta e oito anos à data da escrita do presente estudo, continuam a despertar interesse. Neste percurso, enfatiza-se a permanência in continuum de existências à margem, intensificadas pelas imagens da mulher cabo-verdiana situada/sitiada dentro ou fora das dez ilhas. Neste contexto, pretende-se realçar o carisma destes seres de resistência, enformado por vidas em retalhos e pelo desencanto revitalizado pela memória.<hr/>Abstract This paper aims to reread and rethink the short story collection Cais-do-Sodré Té Salamansa (1974) by the Cape Verdean writer Orlanda Amarilis (1942-2014). The revisitation is motivated by the actuality of the issues that, after forty-eight years, remain to arouse interest in issues that are still being discussed. On this journey, emphasis is placed on the permanence of a continuum of marginalized existences, intensified by the images of Cape Verdean women located/besieged inside, or outside the ten islands. In this context, is the present study intends to highlight the charisma of resistance being shaped by patchwork lives and disenchantment revitalized by memory. <![CDATA[Why do we need to keep reading <em>New Portuguese Letters</em> 50 years after its publication]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200113&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Novas Cartas Portuguesas, das “três Marias”, assinalam 50 anos (1972-2022) de atualidade e pertinência da sua mensagem. O texto constitui-se como uma reescrita progressista, subversiva e diferencial das Cartas Portuguesas atribuídas à freira de Beja, em que a clausura por imposição paterna, a figura de Mariana e o modelo discursivo epistolar são tópicos reinventados pelas autoras. Em Novas Cartas a história de Mariana e Chamilly é desconstruída, servindo de mote a um propósito marcadamente político-ideológico e feminista, sendo simultaneamente uma obra de ficção, cuja temática central é o amor livre e liberto da opressão dos sexos.<hr/>Abstract New Portuguese Letters of the “three Marias” mark 50 years (1972-2022) of relevance and pertinence of their message. The text is a progressive, subversive, and differential rewriting of the Portuguese Letters attributed to the nun of Beja, in which cloistered life due to paternal imposition, the figure of Mariana, and the epistolary discursive model are topics reinvented. The story of Mariana and Chamilly is deconstructed, serving as a motto for a markedly political-ideological and feminist purpose, and, simultaneously, it is constituted as a work of fiction whose central theme is love free and liberated from the oppression of the sexes. <![CDATA[The composition of “landscape-woman” in Charles Baudelaire’s <em>Les Fleurs du Mal</em>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200131&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Propõe-se, neste artigo, pensar a noção de “mulher-paisagem” no imaginário literário de Charles Baudelaire. Articuladas com as considerações do autor sobre a maldade, tal noção será analisada em diversos textos ensaísticos, nomeadamente em Notes Nouvelles sur Edgar Poe, em Le Peintre de la Vie Moderne e em Salon de 1859, como em alguns poemas de Les Fleurs du Mal, onde a mulher e a paisagem devêm uma na outra, sendo a mulher toponomizada e a natureza feminilizada, formando uma composição híbrida e indiscernível no que respeita à definição de fronteiras conceptuais.<hr/>Abstract In this paper, will analyze the notion of “landscape-woman” in the literary imaginary of Charles Baudelaire. In articulation with the author’s considerations on evil, such notion will be analyzed in several essayistic texts, namely in Notes Nouvelles sur Edgar Poe, in Le Peintre de la Vie Moderne and in Salon de 1859, just like in some poems from Les Fleurs du Mal, where woman and landscape become each other, being woman toponomized and the landscape feminized, forming a hybrid and indiscernible composition as far as the definition of conceptual boundaries is concerned. <![CDATA[CIG Documentation Center: A repository of women’s history in Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200149&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Propõe-se, neste artigo, pensar a noção de “mulher-paisagem” no imaginário literário de Charles Baudelaire. Articuladas com as considerações do autor sobre a maldade, tal noção será analisada em diversos textos ensaísticos, nomeadamente em Notes Nouvelles sur Edgar Poe, em Le Peintre de la Vie Moderne e em Salon de 1859, como em alguns poemas de Les Fleurs du Mal, onde a mulher e a paisagem devêm uma na outra, sendo a mulher toponomizada e a natureza feminilizada, formando uma composição híbrida e indiscernível no que respeita à definição de fronteiras conceptuais.<hr/>Abstract In this paper, will analyze the notion of “landscape-woman” in the literary imaginary of Charles Baudelaire. In articulation with the author’s considerations on evil, such notion will be analyzed in several essayistic texts, namely in Notes Nouvelles sur Edgar Poe, in Le Peintre de la Vie Moderne and in Salon de 1859, just like in some poems from Les Fleurs du Mal, where woman and landscape become each other, being woman toponomized and the landscape feminized, forming a hybrid and indiscernible composition as far as the definition of conceptual boundaries is concerned. <![CDATA[Maria José Nunes de Brito: Viver a arte]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200169&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Propõe-se, neste artigo, pensar a noção de “mulher-paisagem” no imaginário literário de Charles Baudelaire. Articuladas com as considerações do autor sobre a maldade, tal noção será analisada em diversos textos ensaísticos, nomeadamente em Notes Nouvelles sur Edgar Poe, em Le Peintre de la Vie Moderne e em Salon de 1859, como em alguns poemas de Les Fleurs du Mal, onde a mulher e a paisagem devêm uma na outra, sendo a mulher toponomizada e a natureza feminilizada, formando uma composição híbrida e indiscernível no que respeita à definição de fronteiras conceptuais.<hr/>Abstract In this paper, will analyze the notion of “landscape-woman” in the literary imaginary of Charles Baudelaire. In articulation with the author’s considerations on evil, such notion will be analyzed in several essayistic texts, namely in Notes Nouvelles sur Edgar Poe, in Le Peintre de la Vie Moderne and in Salon de 1859, just like in some poems from Les Fleurs du Mal, where woman and landscape become each other, being woman toponomized and the landscape feminized, forming a hybrid and indiscernible composition as far as the definition of conceptual boundaries is concerned. <![CDATA[Dilma Rousseff - Brazil’s first female president: Misogyny and impeachment in the political scenario]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200179&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Propõe-se, neste artigo, pensar a noção de “mulher-paisagem” no imaginário literário de Charles Baudelaire. Articuladas com as considerações do autor sobre a maldade, tal noção será analisada em diversos textos ensaísticos, nomeadamente em Notes Nouvelles sur Edgar Poe, em Le Peintre de la Vie Moderne e em Salon de 1859, como em alguns poemas de Les Fleurs du Mal, onde a mulher e a paisagem devêm uma na outra, sendo a mulher toponomizada e a natureza feminilizada, formando uma composição híbrida e indiscernível no que respeita à definição de fronteiras conceptuais.<hr/>Abstract In this paper, will analyze the notion of “landscape-woman” in the literary imaginary of Charles Baudelaire. In articulation with the author’s considerations on evil, such notion will be analyzed in several essayistic texts, namely in Notes Nouvelles sur Edgar Poe, in Le Peintre de la Vie Moderne and in Salon de 1859, just like in some poems from Les Fleurs du Mal, where woman and landscape become each other, being woman toponomized and the landscape feminized, forming a hybrid and indiscernible composition as far as the definition of conceptual boundaries is concerned. <![CDATA[<strong>Allegory and dream vision in <em>The City of Ladies</em> (c. 1405), by Christine de Pizan (1364-1430)</strong>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200189&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Propõe-se, neste artigo, pensar a noção de “mulher-paisagem” no imaginário literário de Charles Baudelaire. Articuladas com as considerações do autor sobre a maldade, tal noção será analisada em diversos textos ensaísticos, nomeadamente em Notes Nouvelles sur Edgar Poe, em Le Peintre de la Vie Moderne e em Salon de 1859, como em alguns poemas de Les Fleurs du Mal, onde a mulher e a paisagem devêm uma na outra, sendo a mulher toponomizada e a natureza feminilizada, formando uma composição híbrida e indiscernível no que respeita à definição de fronteiras conceptuais.<hr/>Abstract In this paper, will analyze the notion of “landscape-woman” in the literary imaginary of Charles Baudelaire. In articulation with the author’s considerations on evil, such notion will be analyzed in several essayistic texts, namely in Notes Nouvelles sur Edgar Poe, in Le Peintre de la Vie Moderne and in Salon de 1859, just like in some poems from Les Fleurs du Mal, where woman and landscape become each other, being woman toponomized and the landscape feminized, forming a hybrid and indiscernible composition as far as the definition of conceptual boundaries is concerned. <![CDATA[Diniz, D., & Gebara, I. (2022). <em>Esperança feminista</em>. Rosa dos Tempos, 1ª edición, (254 pp.)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Propõe-se, neste artigo, pensar a noção de “mulher-paisagem” no imaginário literário de Charles Baudelaire. Articuladas com as considerações do autor sobre a maldade, tal noção será analisada em diversos textos ensaísticos, nomeadamente em Notes Nouvelles sur Edgar Poe, em Le Peintre de la Vie Moderne e em Salon de 1859, como em alguns poemas de Les Fleurs du Mal, onde a mulher e a paisagem devêm uma na outra, sendo a mulher toponomizada e a natureza feminilizada, formando uma composição híbrida e indiscernível no que respeita à definição de fronteiras conceptuais.<hr/>Abstract In this paper, will analyze the notion of “landscape-woman” in the literary imaginary of Charles Baudelaire. In articulation with the author’s considerations on evil, such notion will be analyzed in several essayistic texts, namely in Notes Nouvelles sur Edgar Poe, in Le Peintre de la Vie Moderne and in Salon de 1859, just like in some poems from Les Fleurs du Mal, where woman and landscape become each other, being woman toponomized and the landscape feminized, forming a hybrid and indiscernible composition as far as the definition of conceptual boundaries is concerned. <![CDATA[Collins, P. H., & Bilges, S. (2021). <em>Interseccionalidade</em>. Boitempo, (287 pp.)]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-68852022000200209&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Propõe-se, neste artigo, pensar a noção de “mulher-paisagem” no imaginário literário de Charles Baudelaire. Articuladas com as considerações do autor sobre a maldade, tal noção será analisada em diversos textos ensaísticos, nomeadamente em Notes Nouvelles sur Edgar Poe, em Le Peintre de la Vie Moderne e em Salon de 1859, como em alguns poemas de Les Fleurs du Mal, onde a mulher e a paisagem devêm uma na outra, sendo a mulher toponomizada e a natureza feminilizada, formando uma composição híbrida e indiscernível no que respeita à definição de fronteiras conceptuais.<hr/>Abstract In this paper, will analyze the notion of “landscape-woman” in the literary imaginary of Charles Baudelaire. In articulation with the author’s considerations on evil, such notion will be analyzed in several essayistic texts, namely in Notes Nouvelles sur Edgar Poe, in Le Peintre de la Vie Moderne and in Salon de 1859, just like in some poems from Les Fleurs du Mal, where woman and landscape become each other, being woman toponomized and the landscape feminized, forming a hybrid and indiscernible composition as far as the definition of conceptual boundaries is concerned.