Scielo RSS <![CDATA[Psicologia, Saúde & Doenças]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-008620020002&lang=pt vol. 3 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<B>O bem-estar psicológico em indivíduos de risco para doenças neurológicas hereditárias de aparecimento tardio e controlos</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No âmbito do protocolo do teste preditivo para doenças neurogenéticas de aparecimento tardio (Doença de Huntington, Doença de Machdo-Joseph e Polineuropatia Amiloidótica Familiar) aplicado a sujeitos em risco para estas doenças, investigamos o bem estar psicológico destes sujeitos. Averiguar se o bem estar psicológico dos sujeitos em risco, comparativamente com a população geral, é mais ou menos elevado. The Psychological General Well Being (PGWB) Index ( Escala de Bem Estar Psicológico Geral) foi desenvolvida com o objectivo de oferecer um índice que medisse as auto representações dos estados emocionais ou afectivos intrapessoais que reflectisse a noção subjectiva de bem estar ou distress. Comparamos os resultados do grupo de sujeitos em risco com o grupo de controlo: Existem diferenças significativas em relação aos factores ansiedade e bem estar positivo. O grupo em risco apresenta menos ansiedade e maior bem estar positivo. O grupo de risco tem indicadores de bem estar psicológico mais elevados do que o grupo de controlo. Seria de esperar que os sujeitos em risco de doença neurogenética de aparecimento tardio apresentassem valores mais baixos no que diz respeito ao bem estar psicológico geral, uma vez que estão relativamente conscientes do risco que correm de serem portadores duma doença desse tipo. Contudo, não é isso que verificamos, pelo contrário, o grupo de risco apresenta um maior bem estar psicológico em relação ao grupo de controlo. Concluímos que o grupo em risco de ser portador de gene de doença neurogenética de aparecimento tardio apresenta globalmente um maior bem estar psicológico do que o grupo de controlo. Os dados obtidos apontam para duas hipóteses: a) a de estarmos perante uma atitude defensiva e de negação por parte dos indivíduos de risco; b) a de estarmos perante indivíduos mais resistentes do ponto de vista psicológico, o que poderá ter motivado a auto-selecção para aderirem ao Teste Preditivo.<hr/>Psychological issues are important for counselling and intervention in late-onset diseases (Huntington Disease, Machado Joseph Disease and), namely in the process of adjustment to the results of genetic testing. Our aim was to evaluate psychological wellbeing in persons coming for pre-symptomatic testing comparing with normal population. The Psychological General Well Being (PGWB) Schedule was developed for the purpose of providing na index that could be used to measure self-representations of intrapersonal affective or emotional states reflecting a sense of subjective wellbeing or distress. We compared the results between the group of individuals at-risk and the control group: there are significative differences regarding the anxiety and positive wellbeing factors. The group at-risk presents less anxiety and more positive wellbeing. The group at-risk shows higher psychologycal wellbeing indicators than the control group. One may have expected that individuals at-risk who came for pre-symptomatic testing were more concerned about their health and showed more adverse indicators regarding their psychological wellbeing, since they are more aware of the risk of being or not a carrier of one of those diseases. Our results, however, proved to be different: the group at-risk presents less anxiety and more positive wellbeing and shows higher psychologycal wellbeing indicators than the control group. Facing those results we may suggest two possible explanations(a) a defensive and denial attitude from the group of individuals at-risk, and/or that (b) these are psychologically more resilient, what may have motivated adhesion to pre-symptomatic testing, through their own auto-selection. <![CDATA[<B>Revisão da literatura sobre avaliação da Qualidade De Vida (QDV) de adultos com Epilepsia. II </B>: <B>facilidades na abordagem do tema</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A revisão da literatura efectuada na primeira parte deste trabalho, sobre Qualidade de Vida (QDV) e Epilepsia em adultos, levantou questões às quais urge responder. Por isso, o objectivo deste trabalho é apresentar: (a) o(s) modelo(s) de integração existente(s)/resultados da investigação estabelecidos, de modo a esboçar(em)-se modelo(s) de integração; e (b) as diferenças e semelhanças entre/indicações dos instrumentos de QDV mais citados (SF-36 e QOLIE-89, -31, -10 e -AD-48). Espera-se que este trabalho, em que também é focada a investigação que é feita neste âmbito em Portugal, contribua para uma melhor avaliação e, consequentemente, promoção da QDV de indivíduos adultos com Epilepsia em Portugal.<hr/>The literature review on Quality of Life (QOL) and Epilepsy in adults, undertaken in the first part of this work, raised questions demanding urgent answers. Therefore, the aim of this paper is to present: (a) the existing integration model(s)/ established research data, in order to sketch integration model(s); and (b) the differences and similarities between/indications for use the most quoted QOL instruments (SF-36 and QOLIE-89, -31, -10 e -AD-48). We also focus on QOL research done in Portugal. It is hoped that this work may contribute to a better QOL assessment and promotion in Portuguese adults with epilepsy. <![CDATA[<B>Comportamento anti-social infantil e seu impacto para a competência social</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O termo anti-social (ou transtorno dissocial, segundo o DSM-IV) se refere ao comportamento que infringe regras sociais ou que seja uma ação contra os demais. O indivíduo que assim se comporta é percebido como socialmente incompetente, à medida que utiliza mecanismos inadequados de interação e de solução de problemas. As práticas educativas ineficientes dos pais são vistas como determinantes desse problema de comportamento infantil. O presente trabalho visa descrever um Programa de Intervenção Grupal para Pais que consta de sessões de orientação parental e desenvolvimento de habilidades sociais em crianças. Os principais componentes são: identificar, descrever e reforçar comportamento infantil adequado; analisar funcionalmente comportamento infantil e parental; aplicar procedimentos de solução de problemas. O Programa se mostrou adequado em produzir mudanças comportamentais positivas em 70% das famílias submetidas à intervenção e manutenção da melhora nos seguimentos de 3 e 9 meses.<hr/>The term antisocial (or conduct disorder according to the DSM-IV) means the behaviour which breaks social rules or which is an action against the other ones. The individual acting this way is perceived as socially incompetent since the individual uses inappropriate interaction mechanisms in problem solving. The inefficient educational practices of parents are seen as the key factors of this antisocial behaviour. The purpose of this study is to describe a Program of Intervention in Group for Parents that consists of sessions of parents guidance and social skills training in children. The main components are to identify, to describe and to reinforce the appropriate behaviour of children, as well as to analyse functionally both children and parents behaviour and to apply procedures of problem solving. The Program produced positive changes in behaviour in 70% of the families (both parents and children) who followed the treatment. Short term and long-term results do support the effectiveness of the treatment. <![CDATA[<B>A dinâmica da personalidade e o homesickness (saudades de casa) dos jovens estudantes universitários</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de uma abordagem metodológica enquadrada numa perspectiva empírico-analítica, esta investigação tem como objectivo alertar para a necessidade do desenvolvimento de competências para lidar com a situação de transição, propondo a criação e aplicação de medidas profilácticas ao nível do ensino secundário, que previnam o aparecimento dos quadros de insucesso, abandono e problemas pessoais e de estruturação da personalidade, promovendo a sua adaptação. Os resultados apontam como traços de personalidade mais visíveis nestes estudantes os de carácter extrovertido, no entanto, os estudantes do sexo feminino têm mais tendência para apresentar uma personalidade predominantemente de traço neurótico do que os do sexo masculino. Verifica-se uma correlação positiva entre o homesickness e o neuroticismo, isto é, quanto mais saudades de casa o estudante tem, mais tendência apresenta para o neuroticismo e vice-versa. Com a extroversão a correlação é negativa, ou seja, quanto mais extrovertidos são os alunos, menos saudades de casa têm. Perante este quadro de resultados é importante atender, à necessidade de proporcionar bem-estar na universidade promovendo um apoio pessoal, organizacional e de inter-relação que envolva os seus alunos e lhes permita investir na formação académica com sucesso.<hr/>From a methodological point of view framed in an empiric-analytic perspective this research aims to alert for the need of developing skills which will enable students to deal with this transition process, suggesting the application of prophylactic measures at the high school level, which will prevent the appearance of unsuccessful patterns, school drop-out and personality structuring problems, promoting student adaptation. The results show the most visible personality feature in such students is extroversion. Yet female students show more trends to present a personality feature of neuroticism than male students. We have verified a positive correlation between homesickness and neuroticism, i.e., the more homesick a student feels, the bigger the trend that same student shows towards neuroticism and vice-versa. With extroversion the correlation is negative, that is, the more extrovert students are the less homesick they feel. In light of these results it is important to meet the need to promote well-being at the university promoting personal support, organizational support and inter-relational support that involves the students and allows them to invest in their academic formation in a successful way. <![CDATA[<B>Questionário de problemas familiares</B>: <B>desenvolvimento da versão portuguesa de um instrumento de avaliação de sobrecarga familiar </B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com a reformulação dos modelos de prestação de cuidados em psiquiatria e saúde mental, tem-se verificado um aumento do número de doentes com perturbações mentais graves a viver com a família, cujos membros passam a estar assim potencialmente sujeitos a uma sobrecarga psicológica significativa. Dado o papel central dos familiares na prestação de cuidados informais, é de extrema relevância avaliar de forma padronizada as suas dificuldades, nomeadamente quanto à necessidade de intervenções de tipo psicoeducacional. Nos últimos anos têm sido elaborados vários instrumentos especificamente para a avaliação da sobrecarga familiar: neste trabalho, os autores descrevem o desenvolvimento da versão portuguesa do "Family Problem Questionnaire-FPQ". Após tradução e retroversão, foi feita a administração do FPQ a uma amostra de conveniência de 160 familiares de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia: numa análise preliminar, os resultados demonstraram boa aceitação e propriedades psicométricas satisfatórias. Este instrumento parece, pois, conter boas potencialidades de aplicação em actividades de investigação e monitorização de qualidade de cuidados prestados nos serviços de saúde mental, nomeadamente em intervenções psicoeducacionais.<hr/>Probably due to the shift from institutional care to community care, the research has shown that informal carers (eg, family members) of patients with severe and long-term mental illness may experience an important psychological and emotional burden. Given that the family members are becoming such valuable resources as carers, it is crucial to assess their difficulties and needs, namely for the proposal of a psycho-educational intervention. In order to achieve this goal, several instrument focused on family burden assessment have been developed in the last years: in this paper, the authors report the development of the portuguese version of the "Family Problem Questionnaire-FPQ". After the back-translation procedures, a sample of 160 informal caregivers of patients with schizophrenia was evaluated using the FPQ: on a preliminar analysis, the results showed good acceptance and satisfactory psychometric properties. Thus, the FPQ seems to be potentially useful in a wide range of research and practical settings, including clinical and quality of care assessments, as well on the monitoring of psychoeducational interventions. <![CDATA[<B>A psicologia do consumo de tabaco</B>: <B>uma revisão da literatura</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta um resumo da literatura sobre a relação entre perfil psicológico e consumo de tabaco nas últimas décadas. Estudos revelam que fumantes tendem a ser mais extrovertidos, ansiosos, tensos, impulsivos e com mais traços de neuroticismo, psicoticismo e histórico de desordens depressivas e traços de ansiedade, em relação a ex-fumantes e não-fumantes. Um corpo crescente de evidências sugere ainda que a prevalência de tabagismo é maior em portadores de quadros psicopatológicos, em especial a esquizofrenia. Contudo, essa relação não está completamente elucidada e ainda são necessários mais estudos, para comprovação dos resultados. O conhecimento acerca desse assunto, pode servir como suporte para o trabalho de profissionais da área de saúde, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas (entre outros). A identificação de traços de personalidade que dificultam o abandono do hábito, pode subsidiar a elaboração e aperfeiçoamento de terapias, como técnicas de aconselhamento, por exemplo, no sentido de aumentar as possibilidades de êxito dos pacientes durante o tratamento e minimizar as recaídas. Além disso, o conhecimento sobre características de personalidade que favorecem a iniciação do consumo de tabaco, pode facilitar a elaboração e aperfeiçoamento dos programas profiláticos (educativo / preventivo) contra o início e progressão do tabagismo.<hr/>The present study is a review of the literature concerning the relationship between psychological profile and smoking during the last decades. Studies have shown that smokers tend to be more extroverted, anxious, tense, impulsive, and present more traces of neuroticism, psychosis, a history of depressive disorders and traces of anxiety than ex-smokers and non-smokers. An increasing body of evidence even suggests that the prevalence of smoking is higher in subjects with psychopathological signs and symptoms, particularly subjects with schizophrenia. However, this relationship is still not completely understood and further studies are required to prove these results. An increased understanding of this subject can help the work of health professionals such as doctors, psychologists and physiotherapists, among others. The identification of personality traits that prevent individuals from giving up smoking may help in the elaboration and improvement of therapies, for example, counseling techniques, in order to increase the possibility of successful treatment and to minimize relapse. In addition, knowledge about personality characteristics that favor the initiation of smoking may facilitate the elaboration and improvement of prophylactic educational/preventive programs against the initiation and progression of smoking. <![CDATA[<B>Traumagraf</B>: <B>uma grelha de avaliação de acontecimentos traumáticos</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O grande número de pessoas afectadas com desordem de stress póstraumático requer a identificação dos indivíduos traumatizados de forma rápida no sentido de se avaliar a natureza e os efeitos dos acontecimentos traumáticos. O presente artigo descreve um estudo qualitativo sobre a aplicação duma grelha de avaliação de acontecimentos traumáticos (traumagraf) na população universitária que inclui os comentários doa alunos em relação ao uso do instrumento bem como a apresentação dos resultados do Traumagraf na amostra do nosso estudo. Os resultados mostraram que o traumagraf além de instrumento de avaliação possui também a potencialidade de "arrumar" os acontecimentos traumáticos. O facto dos sujeitos terem que rever os acontecimentos permitiu a muitos deles terem insight e consciencialização do que lhes aconteceu identificando a necessidade de apoio social e nalguns casos de apoio psicológico. O estudo quantitativo, por outro lado, permitiu revelar que uma grande parte dos sujeitos ainda se sente perturbado e tem sintomas em relação às situações traumáticas vivenciadas não tendo recebido nenhum apoio psicológico. Implicações em termos de intervenção são apresentadas.<hr/>The large amount of people affected with post-traumatic stress disorder requires the identification of traumatized individuals in a quick manner so that an assessment of the nature and impact of traumatic events can take place. This article presents a qualitative study regarding the application of an assessment tool (traumagraf) in a university population that includes students’ comments towards the instrument itself and the presentation of the results of the traumagraph in the sample of our study. Results showed that the traumagraf, besides being an assessment tool, can also "integrate" the traumatic events allowing for insight and a better understanding of what happened including in some cases the identification of the need for social or psychological support. The quantitative study, on the other hand, revealed that the great majority of our sample is still bothered by the symptoms towards the experienced traumatic events and have not received any kind of psychological help. Implications for intervention are discussed. <![CDATA[<B>Estudo dos prejuízos cognitivos na dependência do álcool</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho objetiva verificar se há alterações na área de percepção visual e na memória imediata em 152 participantes masculinos com o diagnóstico de alcoolismo. Para a avaliação neurocognitiva foi utilizado o teste Figuras Complexas de Rey, aplicado em dois momentos, com um intervalo de três meses entre os mesmos. Aplicou-se uma única vez o SADD, objetivando avaliar a gravidade da dependência do álcool. Os resultados encontrados no teste Figuras Complexas de Rey, no que tange à memória, foram significativos (p=0,0001). Os resultados obtidos no SADD mostram que 72% dos participantes apresentaram dependência grave e 28% moderada. Dentre os participantes com dependência grave, houveram diferenças significativas quanto à memória (p=0,0001). No que tange à manutenção da abstinência, 66,3% dos sujeitos mantiveram-se abstinentes, e 33,7% recaíram. Nos abstinentes, encontraram-se resultados significativos em relação às duas funções cognitivas, percepção visual e memória. Aqueles que não mantiveram-se abstinentes, apresentaram melhoras quanto à memória (p=0,02).<hr/>The objective of the present work is verify if there are changes on visual perception and in the immediate memory, in a sample of 152 masculine inpatients, with the alcoholism diagnostic. For the neurocognitive valuation was used the test Figuras Complexas de Rey, applyed in two moments, between three months. Was applyed once the SADD, to avalue the dependence gravity. The results of the test Figuras Complexas de Rey, in the memory variable, was significant (p=.0001). The results obtained on the SADD, showed that 72% of the patients had serious dependence and 28% had moderate. The serious ones, on memory variable, presented signicant diferences (p=.0001). In relation of the maintenance of abstinence, 66,3% keeped abstinence and 33,7% falled back. In the abstinence group, were found significat results in both variable, copy and memory. The patients that didn’t keep abstinence had significant results on memory variable (p=.25). <![CDATA[<B>O ensino de habilidades de vida em escolas no Brasil</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862002000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Habilidades de Vida são capacidades para comportamento adaptativo positivo, que possibilitam-nos negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano. Envolvem habilidades pessoais que potenciarão as relações interpessoais. A OMS sugere que programas sejam desenvolvidos para reduzir comportamentos de risco e aumentar cuidados com saúde física e mental. Adolescentes são uma população especial para estes programas, pela sua maior vulnerabilidade. Vimos desenvolvendo no Brasil programas para ensino de Habilidades de Vida com adolescentes, em escola pública de futuros professores, com conteúdo elaborado através de adaptação cultural de programas da OMS. O objetivo é capacitar adolescentes de hoje, e preparar multiplicadores para incorporar estas habilidades em suas práticas profissionais. Utiliza-se exposição oral, discussões, dramatizações e dinâmica de grupos, em sessões semanais. O programa foi adequadamente adaptado, e houve aumento do conhecimento sobre as habilidades. Os adolescentes incorporaram habilidades no seu cotidiano, melhorando a qualidade das relações interpessoais e aumentando sua competência social.<hr/>Life Skills are skills for positive adaptive behavior that enable us to deal efficiently with daily demands and challenges. They include personal skills that enhance interpersonal relationships. The WHO has suggested the development of programs to reduce health risk behaviors and to improve physical and mental health care. Teenagers are a special target population for these programs because of their increased vulnerability. We have been developing in Brazil programs to teach life skills to teenagers in a public school for future teachers, using culturally adapted material from WHO programs. The aim is to qualify today's teenagers and to train multipliers to incorporate these skills into their everyday professional practices. Oral expositions, group discussions, dramatization (role playing) and group dynamics techniques are utilized in weekly sessions. The program was adequately adapted and we observed an increase in knowledge concerning the skills. Teenagers incorporated skills into their everyday life, improving the quality of their personal interrelationships and increasing their social competence.