Scielo RSS <![CDATA[Psicologia, Saúde & Doenças]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-008620210001&lang=pt vol. 22 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Número da Revista dedicado à “Psicologia Positiva”]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Psicologia positiva e saúde: desenvolvimento e intervenções]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A Psicologia Positiva nasce com o enfoque voltado para o bem-estar e elementos que auxiliam os indivíduos a se desenvolverem de forma saudável. Buscando uma perspectiva positiva de saúde mental, as intervenções dentro desse campo se desenvolveram com o objetivo de prevenir e promover saúde nos indivíduos, atendendo então a atenção primária em saúde. Contudo, com o desenvolvimento do campo, muitos estudos foram realizados com populações que apresentavam algum tipo de patologia e demonstravam eficácia na redução de sintomas negativos relacionados as patologias, atendendo a atenção secundária. Nesse sentido, esse artigo buscou elucidar as relações entre a psicologia positiva e a psicologia da saúde, apresentando as intervenções em psicologia positiva como benéficas e eficazes quando aplicadas no contexto da saúde tanto em atenção primária, quanto secundária. As intervenções nesse campo contribuem com a visão integradora do indivíduo e da saúde, promovendo o bem-estar e não buscando somente a eliminação de doenças e mal-estar.<hr/>Abstract Positive Psychology was born with a focus on well-being and elements that help individuals to develop in a healthy way. Seeking a positive mental health perspective, interventions within this field were developed with the objective of preventing and promoting health in individuals, thus attending to primary health care. However, with the development of the field, many studies were carried out with populations that presented some type of pathology. These studies demonstrated effectiveness in reducing negative symptoms related to pathologies, attending to secondary care. In this sense, this article sought to elucidate the relationship between positive psychology and health psychology, presenting interventions in positive psychology as beneficial and effective when applied in the context of health in both primary and secondary care. In this way, interventions in this field contribute to the integrative vision of the individual and health, promoting well-being and not only seeking to eliminate diseases and unwell. <![CDATA[Psicologia positiva 2.0]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo No virar do século formalizou-se um movimento da Psicologia Positiva (PP) que, sendo também Psicologia e que a acompanhava desde os tempos de William James, não tinha sido assumida com uma amplitude tão geral como aconteceu agora. De facto, a psicologia, respondendo às necessidades da Segunda Grande Guerra, aos tempos de crise que a precederam e aos tempos posteriores de evolução social, tinha dado mais atenção aos aspetos negativos da vida, às falhas que as pessoas tinham, aos seus defeitos. É a partir dos anos revolucionários da década de 60 do século passado que novas formas de pensar a psicologia se estruturaram, nomeadamente passar a olhar para os aspetos positivos, como seja a promoção da saúde ou o bem-estar. Este movimento da Psicologia Positiva teve grande impacto e deu origem a fortes discussões entre os psicólogos. Essas discussões enriqueceram e clarificaram a PP, tornando-a mais abrangente. Hoje, não há área da psicologia que não toque, de algum modo, a PP. É esta história que nos propomos abordar aqui.<hr/>Abstract At the turn of the century, a Positive Psychology (PP) movement was formalized, which, since it was also Psychology and which had followed it since the times of William James, had not been taken on as broadly as it did now. In fact, psychology, responding to the needs of World War II to the times of crisis that preceded it and to the later times of social evolution, had given more attention to the negative aspects of life, to the failures that people had, to their defects. It is from the revolutionary years of the 60s of the last century that new ways of thinking about psychology were structured, namely, to start looking at positive aspects, such as health promotion or well-being. This movement of Positive Psychology had a great impact and gave rise to strong discussions among psychologists. These discussions enriched and clarified the PP, making it more comprehensive. Today, there is no area of psychology that does not touch PP in any way. It is this story that we propose to address here. <![CDATA[Psicologia positiva e COVID-19: potencialidades da cinematerapia]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pelas suas características, a COVID-19 acarreta desafios e riscos consideráveis a vários níveis, mas também possibilidades de crescimento psicológico positivo. Assim, apresentam-se evidências indiretas e diretas das potencialidades da implementação de programas de cinematerapia em contexto de COVID-19, considerando investigação no âmbito do lazer, Psicologia Positiva e cinematerapia relevante para a Psicologia da Saúde. Os aspetos essenciais da cinematerapia, desde a sua delimitação, denominações, (contra-)indicações, (des)vantagens, variantes, a etapas do processo, processos psicológicos potencialmente em jogo, apoios e cuidados a ter na seleção, uso e exploração de recursos existentes (filmes, curtas-metragens, séries e outros programas de televisão), sem esquecer inconsistências relatadas na literatura, são também sintetizados. Apresentando desafios clínicos e de investigação, mas também técnicas de intervenção/investigação e dicas úteis para além da cinematerapia, espera-se estimular a comunidade científica a conhecer melhor, desenvolver e testar programas de cinematerapia, integrando aportes da Psicologia Positiva, enriquecendo a prática baseada na evidência da Psicologia da Saúde.<hr/>Abstract Due to its characteristics, COVID-19 poses considerable challenges and risks at various levels, but also possibilities for positive psychological growth. Thus, indirect and direct evidence of the potentialities of the implementation of cinematherapy programs in the context of COVID-19 is presented, considering research on leisure, Positive Psychology and cinematherapy relevant to Health Psychology. The essential aspects of cinematherapy, from its delimitation, denominations, (contra-)indications, (dis)advantages, variants, to the stages of the process, psychological processes potentially at stake, supports and dangers in the selection, use and exploration of existing resources (films, short films, series and other television programs), without forgetting inconsistencies reported in the literature, are also synthesized. Presenting clinical and research challenges, but also intervention/research techniques and tips useful beyond cinematherapy, the author expects to encourage the scientific community to know better, develop and test cinematherapy programs, integrating contributions from Positive Psychology, enriching evidence-based practice of Health Psychology. <![CDATA[Forças pessoais/de caráter e autorregulação emocional: associações e evidências de validade.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo buscou evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis (autorregulação emocional) para a Escala de Forças de Caráter-Breve (EFC-Breve) e identificou possíveis diferenças de acordo com características sociodemográficas dos respondentes. Participaram 627 pessoas com idades entre 18 e 73 anos (M= 35,33; DP= 12,27; 66,19% mulheres) das cinco regiões do Brasil. Os participantes responderam à EFC-Breve e à Escala de Autorregulação Emocional-Adulto (EARE-AD). Foram identificadas correlações significativas entre todos os fatores da EFC-Breve e da EARE-AD (r variando entre 0,09 e 0,60), sendo que o fator estratégias de enfrentamento da EARE-AD apresentou as maiores magnitudes de associação com os fatores da EFC-Breve. Os homens apresentaram médias mais elevadas que as mulheres nos dois instrumentos. As forças de caráter e a autorregulação emocional possuem elementos comuns que afirmam evidências de validade para a EFC-Breve. Considera-se que a EFC-Breve possui propriedades psicométricas adequadas e a quantidade de itens facilitaria a aplicação do instrumento em contextos distintos.<hr/>Abstract The present study sought evidence of validity based on the relationship with other variables (emotional self-regulation) for the Scale of Character Strengths-Brief (SCS-Brief) and identified possible differences according to the sociodemographic characteristics of the respondents. The sample consisted of 627 people aged between 18 and 73 years (M = 35.33; SD = 12.27; 66.19% women) from the five regions of Brazil. Participants answered the SCS-Brief and the Emotional Self-Regulation Scale-Adult (ESRS-AD). Significant correlations were identified between all the factors of the SCS-Brief and the ESRS-AD (r ranging between 0.09 and 0.60), with the factor coping strategies of the ESRS-AD showing the highest magnitudes of association with the factors of the SCS-Brief. Men had higher averages than women in both instruments. Character strengths and emotional self-regulation have common elements that affirm evidence of validity for the SCS-Brief. The SCS-Brief is considered has adequate psychometric properties and number of items would facilitate the application of the instrument in different contexts. <![CDATA[Estratégias de avaliação de forças de caráter]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100050&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Na Psicologia Positiva, as forças de caráter são definidas como as características positivas dos seres humanos, que possuem um valor moral. Para sistematizar os estudos sobre o tema, Peterson e Seligman estabeleceram, inicialmente, um modelo de 24 forças e seis virtudes. A partir desse modelo teórico, pesquisas demonstraram que o desenvolvimento dessas características positivas está relacionado ao aumento de indicadores de bem-estar, engajamento e realização pessoal, a depender do foco da intervenção e do instrumento de medida utilizado. Os objetivos deste estudo foram: a) realizar uma revisão narrativa sobre os principais instrumentos que avaliam as forças de caráter e demonstram evidências de validade, e b) apresentar algumas das intervenções focadas em forças que demonstrem eficácia. Quanto aos instrumentos, a revisão apresenta diferenças culturais na avaliação das forças. Sobre as intervenções relatadas, identifica-se que o desenvolvimento das forças potencializa, sobretudo, o bem-estar subjetivo. Espera-se, com este estudo, instrumentalizar profissionais da área da saúde e da educação quanto a um construto promissor no desenvolvimento de indicadores positivos de bem-estar. Além disso, estima-se que a revisão estimule o desenvolvimento de futuras pesquisas empíricas sobre as forças de caráter em contextos e faixas etárias diversas.<hr/>Abstract In Positive Psychology, character strengths are defined as the positive characteristics of human beings, which have a moral value. To systematize studies on the topic, Peterson and Seligman established, initially a model of 24 forces and six virtues. From this theoretical model, researches have shown that the development of these positive characteristics is related to the increase in indicators of well-being, engagement, and personal achievement, depending on the focus of the intervention and the measuring instrument used. The objectives of this study were: a) to carry out a narrative review on the main instruments that assess the character strengths and demonstrate evidence of validity, and b) to present some of the interventions focused on strengths that demonstrate effectiveness. In relation to the instruments, the review presents cultural differences in the assessment of strengths. Regarding the reported interventions, it is identified that the development of strengths enhances, above all, subjective well-being. It is hoped, with this study, to equip health and education professionals about a promising construct in the development of positive indicators of well-being. In addition, it is estimated that the review will stimulate the development of future empirical researches on the character strengths in different contexts and age groups. <![CDATA[Dupla-excepcionalidade e altas habilidades/superdotação sob olhar da psicologia positiva.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100062&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A dupla-excepcionalidade vem sendo um tema de interesse de pesquisadores no que tange a compreensão de especificidades individuais. Este estudo visou traçar um perfil cognitivo, criativo e socioemocional de crianças com dupla-excepcionalidade e relacioná-los com o de crianças com alta habilidade/superdotação (AH/S). A amostra foi composta por dois grupos. O grupo 1 contemplou cinco crianças identificadas com dupla-excepcionalidade, com idades entre 9 e 11 anos (M= 10,40; DP= 0,89), três com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e duas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade associado às altas habilidades. O grupo 2 envolveu 80 crianças com diagnóstico isolado de AH/SD, com idade entre 9 e 12 anos (M=10,69; SD=1,17) que responderam a Bateria para Avaliação das Altas Habilidades/Superdotação (BAAH/S) que avalia inteligência, criatividade verbal e figural, por meio de testes de desempenho e a Escala de Identificação de Características associadas às Altas Habilidades/Superdotação (EICAH/S), um instrumento de autorrelato de características associadas ao fenômeno. Testes de diferenças de média indicaram que o desempenho do grupo com dupla-excepcionalidade não mostrou diferença nas medidas avaliadas, considerando-se o diagnóstico associado (TDAH ou TEA). Também não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Diante dos resultados, uma hipótese explicativa envolve a possibilidade de que a identificação das AH/SD e, consequentemente, o fornecimento de atendimento adequado às suas necessidades específicas, pode estar atuando como fator de proteção para essas crianças, especialmente as que apresentam outro diagnóstico associado visto que, seu desempenho nos construtos avaliados não se mostrou inferior àqueles que somente apresentam superdotação.<hr/>Abstract Twice-exceptionality has been a topic of interest to researchers in terms of understanding individual specificities. This study aimed to verify the cognitive, creative, and socioemotional profile of children with twice-exceptionality, comparing it to the profile of gifted children. For that, there were two groups of participants. Group 1 included five children identified with twice-exceptionality, aged 9 to 11 years old (M= 10.40; SD= 0.89), three with a diagnosis of Autism Spectrum Disorder and two with Attention and Hyperactivity Deficit Disorder associated with a giftedness condition. Group 2 involved 80 gifted children, aged 9 to 12 years old (M= 10.69; SD= 1.17) who answered the Battery for Giftedness Assessment (BAAH/S) which evaluates intelligence, verbal and figural creativity through performance tests, and the Scale to Identify Giftedness Characteristics (EICAH/SD), a self-report instrument of characteristics associated with the phenomenon. Tests of mean differences indicated that the performance of the group with double exceptionality did not show any difference in the measures evaluated, considering the associated diagnosis. Also, there were no significant differences between groups. In view of these results, an explanatory hypothesis involves the possibility that the giftedness identification and, consequently, the provision of appropriate care to their specific needs, may be acting as a protective factor for these children, especially those with another associated diagnosis, since, their performance in the evaluated constructs was not inferior to those that only present giftedness. <![CDATA[Relação com animais de estimação está associada com saúde de adultos portugueses?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100076&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo de natureza transversal teve como objetivo analisar se ter um animal de estimação e a forma como o dono se relaciona com ele poderão estar associados a diferenças na saúde. Foram estudados 263 adultos, 82,82% dos quais tinham animais de estimação e 17,18% que não tinham, que responderam a um protocolo que pretendia avaliar variáveis sociodemográficas, qualidade da relação dono-animal e variáveis relacionadas com a saúde. Os resultados revelam globalmente não existirem diferenças significativas entre quem tem e quem não tem um animal de estimação quanto a variáveis relacionadas com a saúde, ainda que os homens que têm um animal apresentem maior bem-estar mental, social e psicológico, e maior satisfação com a vida. Uma maior Proximidade Emocional revelou estar associada a menos sintomas de psicopatologia. Ao mesmo tempo, quanto maiores os Custos Percebidos de ter o animal, pior é a perceção de saúde e de qualidade de vida, e menor o bem-estar mental. Conclui-se que a qualidade da relação estabelecida com o animal é mais importante do que ter um animal de estimação. Face à complexidade dos fatores nela envolvidos, será importante desenvolver estudos longitudinais, com controlo de variáveis sociodemográficas, clínicas e relacionadas com os animais de estimação.<hr/>Abstract This cross-sectional study aimed to analyse whether having a pet and how the owner relates to it may be associated with differences in health. 263 adults were studied, 82.82% of whom had pets and 17.18% who did not, responded to a protocol that aimed to assess sociodemographic variables, quality of the owner-pet relationship and health-related variables. The results reveal that, globally, there are no significant differences between those who have and those who do not have a pet in terms of health-related variables, even though men who have a pet show greater mental, social and psychological well-being, and greater satisfaction with life. A greater Emotional Proximity is associated with fewer symptoms of psychopathology, whereas a higher Perceived Costs of having a pet is associated with poor health and quality of life perception, as well as lower mental well-being. It is concluded that the quality of the relationship that it is established with the pet is more important than having the pet in itself. In view of the complexity of the factors involved, it will be important to develop longitudinal studies, with control of sociodemographic, clinical and pet-related variables. <![CDATA[Validação da escala sbi-15 - systems of belief inventory.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100090&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A espiritualidade e a religiosidade são conceitos ligados de forma incontornável, considerados como independentes e sinónimos, porém são muitas das vezes estudados integralmente pela complexidade e dificuldade em estabelecer um consenso entre construtos, apesar de representarem diferentes medidas de crenças, compartilham alguns elementos, nomeadamente a crença no Divino e na participação de atividades religiosas organizadas. Dado que se encontram em constante investigação e o impacto presente na vida dos indivíduos tem sido cada vez mais preponderante, os instrumentos que permitem a avaliação destas dimensões têm sido fulcrais. O objetivo deste artigo baseia-se na validação para a população portuguesa de um instrumento que pretende avaliar a religiosidade e espiritualidade, designado por SBI-15 - Systems of belief inventory. Participaram 507 sujeitos, desde os 18 até aos 74 anos (M=2,41; DP=1,28). A recolha de dados ocorreu via software e papel e lápis. A escala apresentou valores satisfatórios em termos de validade e uma boa consistência interna (α=0,963) e uma correlação entre variáveis (p=&lt;0,001).<hr/>Abstract Spirituality and religiosity are concepts linked in an indispensable way, considered as independent and synonymous, however they are often studied in full because of the complexity and difficulty in establishing a consensus between constructs, despite representing different measures of beliefs, they share some elements, namely the belief in the Divine and in the participation of organized religious activities. Given that they are constantly under investigation and the impact on the lives of individuals has been increasingly prevalent, the instruments that allow the assessment of these dimensions have been central. The purpose of this article is based on the validation for the Portuguese population of an instrument that intends to assess religiosity and spirituality, called SBI-15 - Systems of belief inventory. 507 subjects participated, from 18 to 74 years old (M= 2,41; SD= 1.28). Data collection took place via software and paper and pencil. The scale showed satisfactory values in terms of validity and good internal consistency (α= 0.96) and a correlation between variables (p= &lt;0.001). <![CDATA[Escala brasileira de motivos para viver (bemviver): construção e validade de conteúdo.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Avaliar os motivos que as pessoas têm para viver pode fornecer dados de saúde em uma perspectiva positiva e medir indiretamente riscos e sintomas de diversos transtornos como a depressão, e o fenômeno do suicídio. Porém, além de existir poucos instrumentos que se propõem a mensurar esses aspectos, eles dificilmente contam com uma construção que considere a realidade vivencial das pessoas, bem como, amostras diferenciadas, aspecto que tem sido amplamente criticado nas pesquisas em psicologia. Desta forma, o objetivo desse estudo é apresentar o processo de construção de um instrumento pautado em categorias teóricas advindas do discurso de uma amostra heterogênea, bem como, buscar evidências de validade baseadas no conteúdo. Para isso, foram elaborados 72 itens, divididos em oito categorias denominadas: Suporte familiar, Suporte social, Espiritualidade/religiosidade, Perspectivas e planos para o futuro, Amor próprio, Saúde, Aproveitamento da vida e Realização profissional. Cada categoria contou com pelo menos sete itens. Posteriormente, o instrumento denominado como Escala Brasileira de Motivos para Viver (BEMVIVER) foi submetido à avaliação de cinco juízes especialistas e teve sua adequação semântica testada no estudo piloto com pessoas de baixa escolaridade. A análise de concordância entre os juízes medidas pelo Kappa revelou concordâncias substanciais (K=0,68) e, mediante análise das sugestões dadas, houve redução de 5 itens, ficando em uma versão de 67 itens para o estudo de estrutura interna, versão essa que se manteve ao final deste estudo.<hr/>Abstract Assessing people's reasons for living can provide health data in a positive light and indirectly measure risks and symptoms of various disorders such as depression and the phenomenon of suicide. However, in addition to the fact that there are few instruments that propose to measure these aspects, they hardly have a construction that takes into account people's living reality, as well as different samples, an aspect that has been widely criticized in research in psychology. Thus, the aim of this study is to present the process of building an instrument based on theoretical categories arising from the discourse of a heterogeneous sample, as well as to search for evidence of validity based on the content. For this, 72 items were prepared, divided into eight categories called: Family support, Social support, Spirituality / religiosity, Perspectives and plans for the future, Self-love, Health, Enjoyment of life and Professional fulfillment. Each category had at least seven items. Subsequently, the instrument called the Brazilian Scale of Reasons for Living (BEMVIVER) was subjected to the evaluation of five expert judges and had its semantic adequacy tested in the pilot study with people with low education. The analysis of agreement between the judges measured by Kappa revealed substantial concordances (K= 0.68) and, through the analysis of the suggestions given, there was a reduction of 5 items, remaining in a version of 67 items for the pilot study, a version that maintained at the end of the study. <![CDATA[Bem-estar psicológico, autoestima e felicidade entre alunos do ensino superior em Portugal.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100116&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo analisa os conceitos de bem-estar, Autoestima e Felicidade e procura perceber a sua relação, verificando se existem diferenças entre alunos que frequentam o ensino superior público e privado em Portugal. O estudo contou com um total de 541 participantes (325 alunos que frequentavam o ensino superior público e 216 o privado). Verificou-se que a maioria era do género feminino (70,8%), com uma média de idade de 23,9 anos e residia ainda com os pais (56,7%). Os resultados apontaram para a existência de uma associação positiva significativa, moderada a elevada, entre os conceitos de bem-estar, Autoestima e Felicidade. Verificou-se ainda que os alunos que frequentavam o ensino superior público apresentavam valores mais elevados em todos os conceitos analisados, quando comparados com os colegas do ensino superior privado. Espera-se que a presente investigação possa contribuir para futuros estudos na área, uma vez que se inscreve num domínio científico atual e estimulante porque a população universitária ainda é pouco estudada neste âmbito.<hr/>ABSTRACT The present study analyses the concepts of Welfare, Self-Esteem and Happiness and seeks to perceive their relationship, verifying if there are differences between students attending public and private higher education in Portugal. The study had a total of 541 participants, 325 students who attended public higher education and 216 private. It was verified that the majority were female (70.8%), with a mean age of 23.9 years and still lived with the parents (56.7%). The results pointed to the existence of a significant positive association, moderate to high, between the concepts of Welfare, Self-Esteem and Happiness. It was also verified that the students who attended the public higher education presented higher values in all the concepts analysed, when compared with the students of the private higher education. It is hoped that the present research can contribute to future studies in the area, since it is part of a current scientific field and stimulating because the university population is still little studied in this area. <![CDATA[Traços de personalidade, paixão e autoeficácia: um estudo correlacional com universitários brasileiros]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100128&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Diferentes estudos têm avaliado os efeitos da paixão em domínios da vida como estudos, trabalho e esporte. Contudo, ainda são escassos os investimentos para a compreensão das características pessoais que contribuam para o desenvolvimento da paixão por uma atividade. Esta pesquisa teve como principal objetivo explorar as associações entre traços de personalidade, paixão e percepção de autoeficácia em uma amostra de universitários brasileiros. A amostra foi composta por 416 estudantes universitários com idade entre 18 e 57 anos (M=24,81, DP=7,02, 78,1% mulheres). Os resultados provenientes de análises de correlação, regressões lineares múltiplas e análises de equações estruturais sugerem que características de personalidade como conscieciosidade, estabilidade emocional e abertura a experiências associadas à paixão harmoniosa pelos estudos afetaram positivamente a percepção de autoeficácia dos estudantes e, portanto, a potencialidade de resultados positivos no contexto educacional. Também se destaca o papel protetor da socialização para o desenvolvimento da paixão obsessiva pelos estudos. Corroborando estudos anteriores, os resultados sugerem que as características de personalidade associadas a paixão harmoniosa explicam diferenças individuais no envolvimento e obtenção de resultados positivos em relação aos estudos. Portanto, esses resultados configuram-se como informações relevantes para o desenvolvimento de intervenções baseadas em psicologia positiva que objetivem o engajamento de estudantes com as atividades e em relações estabelecidas no contexto universitário.<hr/>Abstract Several studies show the effects of passion in different life domains, such as studies, work, and sports. However, personal characteristics influencing the development of passion for an activity are little studied. This study main objective was to explore associations among personality traits, passion, and self-efficacy perception in Brazilian graduate students sample. The sample consisted of 416 graduate students between 18 and 57 years old (M=24.81, DP=7.02, 78.1% women). The results of correlation, multiple linear regression, and structural equation modeling suggest that personality trait, such as conscientiousness, emotional stability, and openness associated with harmonious passion for study positively affected self-efficacy perception in students and, therefore, the potentiality of positive results in the academic context. In addition, socialization had a protective role in the development of obsessive passion for studies. Corroborating previous studies, the results suggest that personality characteristics associated with harmonious passion explain individual differences in involvement and in obtaining positive results in studies. Therefore, this study results showed relevant information for the development of interventions in positive psychology aiming at engaging students in academic activities and in the relationships established in this environment. <![CDATA[Fatores psicossociais promotores de desenvolvimento positivo ao longo da vida.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100142&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A literatura evidencia a existência de uma relação entre a saúde mental, a perceção de qualidade de vida, o estado de saúde, os resultados académicos e profissionais e o suporte social. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a Qualidade de Vida (QV) e a Satisfação com Suporte Social (SSS) e é constituído por dois sub-estudos, um cuja população alvo são crianças e adolescentes e o segundo que se centra em adultos e idosos. Foram estudadas diferenças relacionadas com o género, idade, situação de saúde e Estatuto Socio Económico (ESSE). Independentemente da idade encontrou-se uma relação positiva entre a qualidade de vida percebida e a perceção positiva de suporte social, ao longo da vida, e especificidades relativas ao género, ESE, estatuto de saúde e estatuto laboral. A situação de grupos em maior risco sugere uma penalização dos participantes do género feminino, dos participantes mais velhos em cada um dos estudos (adolescentes e idosos), dos participantes com doença crónica, dos participantes com ESE baixo e ainda dos aposentados, entre os participantes adultos e idosos. Estes resultados têm importantes implicações em termos das políticas públicas da família, da escola e do trabalho, que urge ter em mente na organização de serviços amigos do cidadão no sentido de permitir criar e consolidar um suporte social e permitir uma maior qualidade de vida. Especial foco nas iniquidades socio económicas, de saúde e de género.<hr/>Abstract The literature shows the existence of a relationship between mental health, the perception of quality of life, health status, academic and professional results and social support. The present study aims to analyze the relationship between Quality of Life and Perception of Social Support and consists of two sub-studies, the first targeting children and adolescents and the second that focuses on adults and the elderly. There are differences related to gender, age, health status and socioeconomic status (SES). Regardless of age, was found a positive relationship is identified between the perceived quality of life and the positive perception of social support, throughout life, as well as specifics related to gender, SES, health status and employment status. The situation of groups at higher risk also penalizes female participants, older participants in each of the studies (adolescents and the elderly), participants with chronic illness, participants with medium/low SES and retirees, among adult and elderly participants. These results have important implications in terms of public policies for the family, school and work, which must be taken in consideration in the organization of citizen-friendly services in order to allow the creation and consolidation of social support and a higher quality of life. Special focus on socioeconomic, health and gender inequities. <![CDATA[Espiritualidade e autoestima de idosos residentes em uma instituição de longa permanência.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A espiritualidade é a busca por um significado da vida, a autoestima é o apreço em relação a si mesmo e ambas vem sendo amplamente exploradas como ferramenta terapêutica nos últimos anos. O presente estudo tem por objetivo avaliar a espiritualidade e autoestima de idosos de uma instituição de longa permanência e verificar a associação entre estas variáveis. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com coleta de dados primários e amostra não probabilística. A avaliação da espiritualidade e da autoestima, foi realizada por meio da aplicação da Escala de Bem-Estar Espiritual (EBE) e da Escala de Autoestima de Rosenberg, respectivamente, em 37 idosos residentes no Condomínio do Idoso, Maringá-PR, em dezembro de 2018. Todos os idosos que participaram do estudo apresentaram escore alto para todas as variáveis estudadas: Bem- estar Religioso, Bem- estar existencial, e Autoestima. A autoestima é influenciada por aspectos que compõe a espiritualidade e ambas são capazes de aprimorar a saúde.<hr/>Abstract Spirituality is the search for a meaning in life, self-esteem is the appreciation you fell for yourself. Both have been widely explored as a therapeutic tool in the last years. The present study aims to evaluate the spirituality and self-esteem of the elderly from a long-term institution and to verify the association between these variables. This is a cross-sectional, quantitative study with primary data collection and non-probabilistic sample. The evaluation of spirituality was performed by applying the Spiritual Welfare Scale and the Rosenberg Self-Esteem Scale, in 37 elderly residents of Condomínio do Idoso, Maringá-PR, in December 2018. All the elderly who participated in the study had a high score in all the variables studied: Religious Well-Being, Existencial Well-Being, Self-Esteem. Self-Esteem is influenced by the aspects that make up spirituality, and both are able to improve health. <![CDATA[Associação entre religiosidade, resiliência e bem-estar subjetivo em pessoas com dor crónica.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A dor crónica é uma experiência multidimensional, idiossincrática, privada e subjetiva, influenciada por fatores biológicos, psicológicos, socioculturais e espirituais/ religiosos, com um impacto económico e social significativo para sociedades e países. A resiliência e a religiosidade podem ser fatores protetores em pessoas com dor crónica. A associação entre religiosidade e medidas de ajustamento em pessoas com dor crónica pode ser explicada pela associação entre religiosidade e resiliência, por um lado, e de resiliência e ajustamento à condição de dor crónica por outro. O presente estudo tem como objetivos: (1) estudar os efeitos diretos e independentes da religiosidade e da resiliência no bem-estar; (2) estudar os efeitos diretos da religiosidade na resiliência, em pessoas portuguesas com dor crónica. A amostra foi constituída por 93 participantes adultos com dor crónica há pelo menos 3 meses. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e a medidas de bem-estar subjetivo (PANAS-10), resiliência (CD-RISC-10) e religiosidade (BIAC-P). Os resultados deste estudo mostram que apenas a resiliência é um preditor do bem-estar subjetivo nesta amostra. Estes resultados mostram que a resiliência, mas não a religiosidade, é um fator protetor e um recurso em pessoas portuguesas com dor crónica.<hr/>Abstract Chronic pain is a multidimensional, idiosyncratic, private and subjective experience, influenced by biological, psychological, sociocultural and spiritual/religious factors, with a significant economic and social impact for societies and countries. Resilience and religiosity can be a protective factor in people with chronic pain. The association between religiosity and measures of adjustment in people with chronic pain might be explained by the association between religiosity and resilience, on one hand, and by the association between resilience and adjustment on the other. This study aims to: (1) study the direct and independent effects of religiosity and resilience on well-being; (2) study the direct effects of religiosity on resilience, in Portuguese people with chronic pain. The sample consisted of 93 adult participants with chronic pain for at least 3 months. Participants competed a sociodemographic questionnaire, and measures of subjective well-being (PANAS-10), resilience (CD-RISC-10) and religiosity (BIAC-P). The results of this study show that resilience, unlike religiosity, predicts subjective well-being in this sample. These results show that resilience, but not religiosity, is a protective factor and a resource in Portuguese people with chronic pain. <![CDATA[Religiosidade/ espiritualidade, bem-estar e satisfação conjugal em casamentos de longa duração.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100182&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A literatura científica tem sinalizado que a religiosidade/espiritualidade (R/E) é um componente importante no relacionamento conjugal, podendo estar associado à sua manutenção ao longo do tempo, bem como a indicadores de bem-estar. O objetivo deste estudo foi avaliar as associações entre as medidas de bem-estar espiritual, bem-estar subjetivo, coping religioso-espiritual e satisfação conjugal em casais longevos. Participaram 111 brasileiros casados havia, no mínimo, 15 anos (M = 26,05; DP = 7,47), que responderam à Escala de Satisfação Conjugal-GRIMS, Escala de Bem-Estar Espiritual, Escala de Satisfação de Vida, Escala de Afetos Positivos e Negativos-PANAS C-8, Escala de Coping Religioso-Espiritual e Questionário Sociodemográfico. Foram realizadas análises descritivas e correlacionais. A interpretação baseou-se na Psicologia Positiva. Pode-se concluir que pessoas com maiores níveis de R/E e bem-estar tendem a ter menos problemas conjugais e a relatar mais satisfação com seus casamentos. A partir dos resultados, evidenciou-se que a R/E pode ser um componente importante na manutenção do casamento em uniões longevas.<hr/>Abstract The scientific literature has signaled that religiosity/spirituality (R/S) is an important component in the marital relationship, and may be associated with its maintenance over time, as well as with well-being indicators. The aim of this study was to evaluate how to measure the relation between spiritual well-being, well-being, religious-spiritual coping and marital satisfaction in long-term couples. The sample was collected from Brazilian married people (n = 111), at least 15 years old (M = 26.05, SD = 7.47). The instruments were the GRIMS Conjugal Satisfaction Scale, Spiritual Well-Being Scale, Life Satisfaction Scale, Positive and Negative Affective Scales - PANAS C-8, Religious-Spiritual Scale of Scale, and Sociodemographic Questionnaire. The descriptive and calculated measures were performed between the measures of the continuous variables of the factor of the instruments by the Spearman coefficient. The interpretation was based on Positive Psychology. People with higher levels of R/S and well-being tend to present more conjugated and more satisfactory problems with their marriages. From the results, it became evident that R/S can be an important component in maintaining marriage in long-lived unions. <![CDATA[Psicologia positiva do “desenrascanço” na multimorbilidade: a perspetiva dos médicos de família.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100195&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The untranslatable word desenrascanço, a Portuguese construct related to people’s ability to skilfully negotiate complex issues and to solve them with originality and creativity, was studied using a common medical complex scenario - multimorbidity. An online qualitative survey was carried out in the last trimester of 2018. A total of 117 general practitioners (GPs) completed the full survey. Ninety-one (77.8%) were familiar with the concept of desenrascanço. Responses were coded using thematic analysis. Desenrascanço is commonly used by GPs; 77 out of 91 GPs use desenrascanço in at least half of the appointments with multimorbid patients. Three components of desenrascanço were identified: adaptive response; creativity and art; and positivity. It could conceivably be hypothesised that the positive drive of desenrascanço (e.g. creativity) are used by GPs collectively to adapt to multimorbidity - a medical complex situation. Nonetheless, one should not forget that it may not be the ideal solution, as stated by participant GPs.<hr/>Resumo A palavra desenrascanço, sem tradução para inglês, construto português relacionado com a habilidade das pessoas em negociar, com habilidade, questões complexas, e de resolvê-las com originalidade e criatividade, foi estudado usando um cenário médico complexo e frequente: a multimorbilidade. Uma investigação qualitativa, online, foi realizada no último trimestre de 2018. Um total de 117 médicos de família (MF) completaram a pesquisa. Noventa e um (77,8%) estavam familiarizados com o conceito de desenrascanço. As respostas foram codificadas por meio de análise temática. Desenrascanço é comummente usado por MF; 77 de 91 participantes usam desenrascanço em pelo menos metade das consultas com pacientes com multimorbilidade. Foram identificados três componentes do desenrascanço: resposta adaptativa; criatividade e arte; e positividade. Pode-se supor que o impulso positivo do desenrascanço (por exemplo, a criatividade) é usado pelos MF coletivamente para se adaptarem à multimorbilidade - uma situação médica complexa. No entanto, não se deve esquecer que esta pode não ser a solução ideal, conforme afirmado pelos MF participantes. <![CDATA[Qualidade de vida, crianças, adolescentes e o Kidscreen-52: uma revisão de literatura.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A qualidade de vida reconhecida como área de conhecimento está inserida dentro de um campo de discussão interdisciplinar, é relacionada ao grau de satisfação achado na vida familiar, social, amorosa e ambiental. Nesse sentido, o presente estudo caracterizado como qualitativo, descritivo de revisão, objetivou analisar estudos oriundos de pesquisas que utilizaram o KIDSCREEN-52 como instrumento de coleta de dados que busca avaliar a saúde subjetiva e o bem-estar das crianças e adolescentes. A busca foi realizada em revistas científicas on-line disponíveis nas bases SCOPUS, LILACS e CAPES. Foi realizada a análise dos dados e a análise de conteúdo, para então criar as categorizações, onde os próprios artigos geram as categorias de discussão. Com isso, observou-se que houve um crescente número nas pesquisas de QVRS que utilizaram o KIDSCREEN-52 nos últimos 2 anos, bem como o KIDSCREEN-52 mostrou-se adaptado a vários países, pois encontramos estudos realizados no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e Suécia. Por fim, pode-se inferir que os estudos relacionados as questões físicas e psicossociais têm ganhado espaço no âmbito da qualidade de vida e a aptidão física e o bullying explanam que há impacto na qualidade de vida relacionada a saúde em crianças e adolescentes.<hr/>Abstract The subject quality of life as an area of knowledge is inserted within an interdisciplinary discussion field, it is related to the degree of satisfaction found in family, social, loving, and environmental life. In this sense, the present study characterized as qualitative, descriptive of review, aimed to analyze studies from research that used the KIDSCREEN-52 as a data collection instrument that seeks to assess the subjective health and well-being of children and teenagers. The search was carried out in online scientific journals available in the SCOPUS, LILACS, and CAPES databases. Data analysis and content analysis were carried out, to then create the categorizations, where the articles themselves generate the discussion categories. With that, it was observed that there was an increasing number of HRQoL surveys that used KIDSCREEN-52 in the last 2 years, as well as KIDSCREEN-52 proved to be adapted to several countries, as we found studies carried out in Brazil, Mexico, Argentina, Chile, Colombia, Portugal, and Sweden. Finally, it can be inferred that studies related to physical and psychosocial issues have gained space in the scope of quality of life and physical fitness and bullying explain that there is an impact on health-related quality of life in children and teenagers. <![CDATA[Quão felizes se sentem crianças e adolescentes hospitalizadas em uma unidade pediátrica?]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100218&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study aims to analyse: i) the relationship between socio-demographic, clinical and psychological variables, and feeling happy during hospitalization; ii) the differences on feeling happy during hospitalization according to clinical variables; iii) and the contribution of socio-demographic, clinical and psychological variables, to feeling happy during hospitalization. The participants were 101 children and adolescents hospitalized (51.5% are girls) in the Pediatric Unit of a Hospital in the northern region of Portugal. Ages ranged between 10 and 17 years (M = 14, SD = 2.35). Participants answered the following questionnaires: Hope Scale for Children; Positive and Negative Affect Scale; and Depression, Anxiety and Stress Scale - Children. Feeling happy during hospitalization was assessed by a single item asking how they feel since they are hospitalized, using the "faces" scale from 1 (extremely unhappy) to 7 (extremely happy). The assessment took place in a single moment and fulfilled all the ethical and deontological requisites. Feeling happy during hospitalization was not significantly associated with sociodemographic (e.g. gender, age) and clinical variables (e.g. chronic disease, type of hospitalization), except with the scheduling of hospitalization. It was found that a scheduled hospitalization, higher levels of positive affect, and greater hope in general contributed to higher feelings of happiness during hospitalization, explaining 30% of the variance. The knowledge of the individual variables that contribute to children and adolescents’ feelings of happiness during hospitalization may bring clinical implications for individual intervention, out or inside the hospital setting.<hr/>Resumo Este estudo pretende analisar: i) a relação entre variáveis sociodemográficas, clínicas e psicológicas e sentir-se feliz durante a hospitalização; ii) as diferenças no sentimento de felicidade durante a hospitalização em função de variáveis clínicas; iii) e a contribuição das variáveis sociodemográficas, clínicas e psicológicas para o sentimento de felicidade durante a hospitalização. Participaram 101 crianças e adolescentes hospitalizados (51,5% raparigas) na Unidade Pediátrica de um Hospital da região Norte de Portugal. As idades variaram entre 10 e 17 anos (M = 14, DP = 2,35). Os participantes responderam aos seguintes questionários: Escala de Esperança para Crianças; Escala de Afeto Positivo e Negativo; e Escala de Depressão, Ansiedade e Stress - Crianças. Sentir-se feliz durante a hospitalização foi avaliado por um único item que questionava como se sente desde que está internado, por meio da escala de "faces" de 1 (extremamente infeliz) a 7 (extremamente feliz). A avaliação ocorreu em um único momento e cumpriu todos os requisitos éticos e deontológicos. Sentir-se feliz durante a hospitalização não se associou significativamente com variáveis ​​sociodemográficas nem clínicas, exceto com a programação da hospitalização. A hospitalização programada, níveis mais elevados de afeto positivo e maior esperança contribuíram para maior sentimento de felicidade durante a hospitalização, explicando 30% da variância. O conhecimento das variáveis ​​individuais que contribuem para o sentimento de felicidade de crianças e adolescentes durante a hospitalização pode trazer implicações clínicas para a intervenção individual, dentro ou fora do ambiente hospitalar. <![CDATA[Resiliência, qualidade de vida, sintomas depressivos e a esperança de pacientes hemodialisados.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100230&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente estudo objetivou analisar a comparação de médias entre a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS), os níveis de sintomas depressivos e de esperança, segundo o nível de resiliência de pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise (HD). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal, exploratória e correlacional. Os dados foram coletados em 84 pacientes em HD. Para coletar os dados, utilizou-se o Questionário de Caracterização da Amostra, o Questionário Genérico de Avaliação de Qualidade de Vida Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Survey (SF-36), a Escala de Resiliência (ER), o Patient Health Questionnaire - 9 (PHQ-9) e a Escala de Esperança de Herth (EEH). Para tratar os dados, aplicou-se o Teste de Kruskal-Wallis, a fim de verificar a comparação dos escores médios entre a percepção da QVRS, níveis de sintomas depressivos e de esperança, segundo o nível de resiliência (alto, moderado e baixo) de pacientes em HD. O nível de significância adotado foi de 5%. Observou-se maior prevalência de homens (69%), com uma média de idade de 52,60±14,30 anos e com o tempo médio de HD de 39,20±50,30 meses. Os pacientes com alta resiliência apresentaram melhor percepção de QVRS, menor nível de sintomas depressivos e alto nível de esperança (p &lt; 0,001). Sendo assim, a resiliência demostrou ser uma alternativa, a qual pode estrategicamente contribuir para a manutenção de variáveis psicológicas e, portanto, aconselha-se ser explorada em pacientes com o diagnóstico de DRC e em tratamento hemodialítico.<hr/>Abstract The present study aimed to analyze the comparison of mean scores among the health-related quality of life (HRQoL), levels of depressive symptoms and hope according to the level of resilience in patients with chronic renal disease (CKD) on hemodialysis (HD). It had a quantitative, transversal, exploratory and correlational design. Data were collected in 84 HD patients. For data collection, the Sample Questionnaire, the 36-item Short-Form Survey (SF-36), the Resilience Scale (ER), the Patient Health Questionnaire - 9 (PHQ-9) and the Herth Hope Index (HHI) were used. The Kruskal-Wallis test was applied in order to verify the comparison of the mean scores between HRQoL perception, levels of depressive symptoms and hope, according to the level of resilience (high, moderate and low) in HD patients. The significance level adopted for the statistical test was 5%. There was a prevalence of men (69%), with a mean age of 52.60 ± 14.30 years and mean HD time of 39.20 ± 50.30 months. Patients with high resilience had a better perception of HRQoL, a lower level of depressive symptoms and a higher level of hope (p &lt;0.001). Resilience has evidenced to be an alternative, which can strategically contribute to the maintenance of psychological variables and, therefore, we suggest that it may be explored in CKD patients undergoing HD treatment. <![CDATA[QV E COPING em pacientes no período pós-cirurgia de cabeça e pescoço.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100240&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo desta pesquisa foi identificar as estratégias de coping utilizadas pelos pacientes de cirurgia de cabeça e pescoço no enfrentamento da doença e sua percepção associada de qualidade de vida relacionada à saúde. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, comparativo e de corte transversal. Foram incluídos 55 pacientes com atendimento entre 1-7 dias (primeira semana) após cirurgia de cabeça e pescoço em um hospital de Campo Grande, MS; sendo a amostra por conveniência, composta por 28 (50,9%) homens e 27 (49,1%) mulheres. Foram aplicados questionário sociodemográfico, EORTC QLQ-C30, EORTC QLQ-H&amp;N35 específico ao câncer de cabeça e pescoço e Escala de Coping de Billings e Moos. Observa-se que a qualidade de vida é afetada na doença sobretudo quanto aos referenciais de socialização, com recorrentes restrições nutricionais, tensões e risco de isolamento; sendo a disfagia um dos principais fatores de efeito negativo à qualidade de vida relacionada à saúde, a disfonia é outro fator de decréscimo desta condição, com forte relação à dificuldades financeiras. O sexo do paciente, a cidade de moradia, a recepção de tratamento e de atendimento nutricional tem papel determinante nos problemas nutricionais. As estratégias de coping de tipo comportamental com enfoque no problema são as mais utilizadas por mulheres. O coping nesta doença, de forma ideal, se mostrou como junção de emoção e foco no problema, sendo indicados estudos de acompanhamento em períodos posteriores cirúrgicos.<hr/>Abstract The objective of this research was to identify the coping strategies used by patients with head and neck surgery to cope with the disease and their associated perception of health-related quality of life. This is an exploratory-descriptive, comparative and cross-sectional study. 55 patients with care between 1-7 days (first week) after head and neck surgery at a hospital in Campo Grande, MS were included; the convenience sample was composed of 28 (50.9%) men and 27 (49.1%) women. Sociodemographic questionnaire, EORTC QLQ-C30, EORTC QLQ-H &amp; N35 specific to head and neck cancer and Billings and Moos Coping Scale were applied. It is observed that the quality of life is affected in the disease, especially regarding socialization references, with recurrent nutritional restrictions, tensions and risk of isolation; dysphagia being one of the main factors of negative effect on health-related quality of life, dysphonia is another factor that decreases this condition, with a strong relation to financial difficulties. The gender of the patient, the city of residence, the reception of treatment and nutritional assistance have a determining role in nutritional problems. Behavioral coping strategies with a focus on the problem are the most used by women. Coping in this disease, ideally, proved to be a combination of emotion and focus on the problem, with follow-up studies indicated in later surgical periods. <![CDATA[Articulação teórico-conceitual entre o modelo hitop e construtos da psicologia positiva.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100252&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Conceptual articulation between health and mental illness is an activity that demands theoretically consistent models. Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP) is a model for understanding multidimensional mental disorders organized by a quantitative logic. By contrast, positive psychology provides a wide range of psychological factors to understand mental health. Therefore, to propose a theoretical-conceptual articulation between HiTOP and positive psychology, this research consists of two studies. Study I sought to present the empirical findings and theoretical-conceptual discussions of the HiTOP model through a systematic review conducted in the Google Scholar, PsycINFO, and PubMED databases, using the descriptors “Hierarchical Taxonomy of Psychopathology” OR “HiTOP” in the period between 2017 and 2020. Study II aimed to discuss the possible relationships between the HiTOP domains and the positive psychology constructs, seeking to articulate the psychological factors that promote mental health and their corresponding psychopathological manifestations. Overall, it was observed that the scientific community shows a growing interest in studying the HiTOP model and that positive psychological resources can represent protective and intervention factors for symptoms and psychopathological traits. Finally, there is a need for more empirical evidence to support the structure of HiTOP, as well as evidence of models that integrate psychological factors promoting health and mental illness.<hr/>Resumo Articular saúde e doença mental é uma atividade que demanda modelos teoricamente consistentes. De um lado, o Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP) é um modelo de compreensão de transtornos mentais multidimensional organizado por uma lógica quantitativa. Por outro, a psicologia positiva fornece uma ampla gama de fatores psicológicos para compreensão da saúde mental. Assim, visando propor uma articulação teórico-conceitual entre o HiTOP e a psicologia positiva, a presente pesquisa constitui-se de dois estudos. O primeiro estudo um objetivou apresentar os achados empíricos e as discussões teórico-conceituais do modelo HiTOP por meio de uma revisão sistemática da literatura realizada nas bases de dados Google Scholar, PsycINFO e PubMED, utilizando os descritores “Hierarchical Taxonomy of Psychopathology” OR “HiTOP” no período entre 2017 e 2020. O segundo estudo objetivou discutir as possíveis relações entre os domínios do HiTOP e os construtos da psicologia positiva, buscando articular os fatores psicológicos promotores de saúde mental e as manifestações psicopatológicas correspondentes. De modo geral, observa-se que há um crescente interesse da comunidade científica em estudar o modelo HiTOP e que os recursos psicológicos positivos podem ser fatores de proteção e de intervenção para sintomas e traços psicopatológicos de acordo com esse modelo. Por fim, é indicada a necessidade de mais evidências empíricas que suportem a estrutura do HiTOP, assim como estudos que validem um modelo integral de saúde e doença mental. <![CDATA[A transcendência no cuidar: percepções de enfermeiros.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100270&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A religiosidade/espiritualidade (R/E) compõe uma força relacionada à transcendência, o que vem sendo investigado em contextos de cuidado à saúde a partir da Psicologia Positiva. O objetivo deste estudo é discutir como a força da transcendência pode se fazer presente no cotidiano profissional de enfermeiros que atuam em um hospital geral a partir da noção de R/E como estratégia ou intervenção na assistência prestada. Foram entrevistados 34 enfermeiros de um Hospital Geral do interior do estado de São Paulo (Brasil). Os entrevistados relatam não existir um consenso acerca de um protocolo de cuidado que abarque a R/E, sendo que alguns profissionais questionam o paciente sobre isso e outros não, mas a maioria reconhece essa dimensão como um recurso, fonte de significado e transcendência diante do adoecimento. Ao mesmo tempo, sinalizam resistências culturais/sociais e dificuldades para se sentirem melhor preparados para que cuidados dessa dimensão sejam mais presentes em suas práticas profissionais. As evidências deste estudo somam-se a outras disponíveis na literatura que consideram a R/E uma dimensão capaz de promover benefícios para os desfechos de saúde, mas destaca-se por trazer um reconhecimento de que essa dimensão não é só mais um componente a ser evocado no cuidado, mas uma necessidade humana que leva a uma conexão com o mais íntimo e sagrado para si, de sentimentos e capacidade de transcender as dificuldades. Reforça-se, portanto, a necessidade de uma formação em saúde mais humanizada, integralizada e com foco nos recursos para a superação, a transformação e o bem-estar.<hr/>Abstract Religiosity/spirituality (R/S) is a strength related to transcendence, which has been investigated in health care contexts based on Positive Psychology. The aim of this study is to discuss how the strength of transcendence can be present in the professional routine of nurses who work in a general hospital from the notion of R/S as a strategy or intervention in the care provided. 34 nurses were interviewed at a General Hospital in the interior of the state of São Paulo (Brazil). Respondents report that there is no consensus on a care protocol that encompasses R/S, with some professionals questioning the patient about it and others don’t, but most recognize this dimension as a resource, source of meaning and transcendence in the face of illness. At the same time, they signal cultural/social resistance and difficulties to feel better prepared so that care of this dimension is more present in their professional practices. The evidence in this study is added to others available in the literature that consider R/S to be a dimension capable of promoting benefits for health outcomes, but it stands out for bringing a recognition that this dimension is not just another component to be evoked in care, but a human need that leads to a connection with the most intimate and most sacred to oneself, of feelings and the ability to transcend difficulties. Therefore, the need for more humanized, integrated health training focused on resources for overcoming, transformation and well-being is reinforced. <![CDATA[Menopausa: preditores da qualidade de vida.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100284&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A menopausa é um período da vida da mulher associado a diversa sintomatologia, que pode influenciar a sua qualidade de vida. O objetivo do presente estudo foi identificar os preditores da qualidade de vida no período da menopausa e determinar as diferenças entre as mulheres no estádio da peri-menopausa e no estádio da pós-menopausa ao nível dos sintomas da menopausa, das representações da menopausa, da satisfação conjugal, das estratégias de coping, e da qualidade de vida física e psicológica. Participaram neste estudo 110 mulheres, na fase da menopausa, inscritas numa unidade de saúde do Norte de Portugal. Os resultados mostraram que apenas os sintomas da menopausa eram preditores de menor qualidade de vida física; por outro lado, o rendimento anual, a reinterpretação positiva e a satisfação conjugal foram preditores de maior qualidade de vida psicológica, e os sintomas da menopausa revelaram ser preditores de menor qualidade de vida psicológica. Ao nível das diferenças entre os estádios da menopausa em relação aos sintomas, representações da menopausa, satisfação conjugal, estratégias de coping e qualidade de vida física e psicológica, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas apenas ao nível da utilização da religião como estratégia de coping, sendo que as mulheres que se encontram na pós-menopausa utilizam mais esta estratégia. Os resultados do presente estudo poderão servir de guia para elaboração de programas de prevenção e promoção da saúde na menopausa.<hr/>Abstract Menopause is a period of women’s life that is associated with diverse symptomatology, which can influence their quality of life. The aim of this study was to identify predictors of quality of life during menopause and to determine the differences between women in perimenopausal stage at the level of menopausal symtoms, representations of menopause, marital satisfaction, coping strategies, and quality of physical life and psychological. Participants were 110 women, in the menopause phase enrolled in a health unit in Portugal. The results showed that only menopausal symptoms were predictors of lower physical quality of life; conversely, annual income, positive reinterpretation and marital satisfaction were predictors of higher psychological quality of life, and symptoms of menopause have proven to be predictors of lower mental quality of life. At the level of differences between menopausal stages in relation to symptoms, representations of menopause, marital satisfaction, coping strategies and quality of physical and psychological life, statistically significant differences were found only at the level of the use of religion as a coping strategy, and women who are in postmenopausal use this strategy more. The results of the present study may serve as a guide for the elaboration of health prevention and promotion programs in menopause. <![CDATA[Relações entre mindfulness, alimentação intuitiva e emocional em adultos.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Muitos estudos têm buscado compreender o que faz as pessoas escolherem e ingerirem determinados tipos de alimentos. Sabe-se que o comportamento alimentar humano é influenciado por uma serie de fatores e, entre estes, os fatores fisiológico e emocional tem ganhado destaque por seu potencial para desencadear dois tipos distintos de estilos alimentares: a alimentação intuitiva e emocional, respectivamente. Com o intuito de promover hábitos saudáveis e minimizar comportamentos alimentares patológicos, a habilidade de Mindfulness tem se mostrado uma ferramenta acessível para auxiliar os indivíduos no contexto das escolhas alimentares. Entretanto, a forma como essas relações acontecem permanece pouco clara no cenário brasileiro, assim como sua observação na população em geral. Desta maneira, a partir de um delineamento quantitativo e explicativo, a presente pesquisa buscou investigar as relações e valores preditivos desta habilidade e de suas dimensões para maiores níveis de alimentação intuitiva e para menores níveis de alimentação emocional. A amostra foi composta de 209 indivíduos com idade superior a 18 anos. Os resultados indicaram que maiores níveis de Mindfulness enquanto escore total e, principalmente, maiores níveis nas dimensões ‘observar’ e ‘não reagir’ predisseram o total da alimentação intuitiva, enquanto que maiores escores de Mindfulness e nas dimensões ‘agir com consciência’ e ‘não reagir’ predisseram menores índices de alimentação emocional. Conclui-se, portanto, que a habilidade de Mindfulness, de fato, contribui para a variação destes estilos alimentares, entretanto, novas pesquisas são necessárias a fim de verificar o impacto de variáveis mediadoras desta relação.<hr/>Abstract Many studies have sought to understand what makes people choose and eat certain types of food. It is known that human eating behavior is influenced by a number of factors, and among these, physiological and emotional factors have been highlighted by their potential to trigger two distinct types of eating styles: intuitive and emotional feeding, respectively. In order to promote healthy habits and minimize pathological eating behaviors, Mindfulness's ability has been shown to be an accessible tool to assist individuals in the context of food choices. However, the way these relationships occur remains unclear in the Brazilian scenario, as well as their observation in the general population. Thus, from a quantitative and explicative design, the present research sought to investigate the relationships and predictive values of this ability and its dimensions for higher levels of intuitive feeding and for lower levels of emotional feeding. The sample consisted of 209 participants aged over 18 years. The results indicated that higher levels of Mindfulness as a total score and, mainly, higher levels in the 'observe' and 'not react' dimensions predicted the total of the intuitive feeding, while higher Mindfulness scores and in the dimensions 'acting with conscience' not react’ predicted lower rates of emotional eating. It is concluded, therefore, that the ability of Mindfulness, in fact, contributes to the variation of these food styles, however, new research is necessary in order to verify the impact of mediating variables of this relation. <![CDATA[Grupos operativos como dispositivo na promoção da saúde.]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000100314&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O grupo operativo é uma técnica que auxilia no processo de conscientização e aprendizagem em saúde. O presente estudo visa analisar as produções científicas que empregaram intervenções grupais em promoção da saúde utilizando o referencial teórico dos grupos operativos. Utilizaram-se os descritores grupos operativos, promoção da saúde, operative groups and health promotion com filtragem dos últimos cinco anos, por meio de consulta às bases de dados EBSCO, LILACS, PEPSIC, SciELO, WEB OF SCIENCE e PSYCINFO. Foram selecionados 10 estudos a partir de análises por título e resumo, e posteriormente, segundo os conceitos e técnicas empregados nos grupos operativos. Os estudos foram divididos em duas categorias: grupos operativos em usuários dos serviços de saúde, assistência social e educação; e grupos operativos aplicados aos profissionais. Os grupos foram em sua maioria voltados para educação em saúde, possibilitando estratégias eficientes de escuta das necessidades, troca de conhecimentos e mudancas no modo de pensar e agir em saúde. Em geral, os estudos enfocaram a tarefa e o vínculo afetivo para alcançar os objetivos, que se constituem os princípios organizadores do grupo operativo. Para isso, salienta-se a necessidade do planejamento e conhecimento aprofundado sobre o manejo técnico para que os objetivos iniciais da intervenção grupal sejam alcançados. A escassez de trabalhos científicos publicados sobre a prática grupal operativa aplicada à promoção da saúde demonstra a necessidade de capacitação dos profissionais e maiores investimentos no ensino de tal metodologia.<hr/>Abstract The operative group is a technique that assists in the health awareness and learning process. In this study analyzes the scientific productions that used groups in health promotion using the theoretical reference of the operative groups. The descriptors were used operative groups, health promotion, operative groups and health promotion with filtering of the last five years, by consulting the databases EBSCO, LILACS, PEPSIC, SciELO, WEB OF SCIENCE and PSYCINFO. 10 studies were selected from analyzes by title and summary, and later, according to the concepts of operative groups. The studies were divided into two categories: operative groups on users of health services, social assistance and education; and operative groups to professionals. The groups were mostly focused on health education, enabling an efficient approach of need, exchange of knowledge and changes in the way of thinking and acting in health. In general, the studies focused on the task and the affective bond to achieve the objectives, which combine the organizing principles of the operative group. To this end, the need for planning and in-depth knowledge of technical management is emphasized so that the initial objectives of group intervention are achieved. The scarcity of published scientific works on operative group practice applied to health promotion demonstrates the need for training professionals and greater investments in teaching such a methodology.