Scielo RSS <![CDATA[Psicologia, Saúde & Doenças]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-008620230002&lang=en vol. 24 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Stress, surgical patient and nursing interventions: integrative literature review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200426&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract To identify, through scientific evidence, the nursing interventions used to manage stress in surgical patients in operative moments. This is an integrative review of the literature in LILACS, MEDLINE, SciELO, CINAHL and SCOPUS databases, with different methodological designs that described nursing interventions to reduce the stress of adult surgical patients; in the operative moments, published in the last ten years. In total, 17 studies were analyzed, 3 in Portuguese, 1 in Spanish and 13 in English. Nursing interventions were categorized as: Educational intervention and non-pharmacological interventional practices as a strategy of nursing care in the management of stress and anxiety in surgical patients. The surgical treatment profile is of great stressor. It is recommended to conduct prospective longitudinal studies linking stress and surgical patients in order to verify how the cause (of the factors considered stressful) and the effects (the onset of stress) are related, and thus to find the best way to minimize the experience of stressor factors. Thus, stress and ways to mitigate it should be the target of nursing planning as an item of care quality.<hr/>Resumo Identificar, por meio das evidências científicas, as intervenções de enfermagem utilizadas para o gerenciamento do estresse em pacientes cirúrgicos nos momentos operatórios. Trata-se de revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO, CINAHL e SCOPUS, com diferentes delineamentos metodológicos e que descrevem as intervenções de enfermagem para redução do estresse do paciente cirúrgico adulto; nos momentos operatórios, publicados nos últimos dez anos. No total, analisou-se 17 estudos, sendo 3 em português, 1 em espanhol e 13 em inglês. As intervenções de enfermagem foram categorizadas em: Intervenção educativa e Práticas intervencionais não farmacológicas como estratégia do cuidado de enfermagem no gerenciamento do estresse e da ansiedade no paciente cirúrgico. O perfil de tratamento cirúrgico é um grande estressor. Recomenda-se a realização de estudos prospectivos longitudinais vinculando estresse e paciente cirúrgico, a fim de verificar como se relacionam a causa (dos fatores considerados estressantes) e os efeitos (o surgimento do estresse), em busca de se encontrar a melhor forma de minimizar a vivência de fatores estressores. Assim, estresse e formas de amenizá-lo deve ser alvo de planejamento de enfermagem enquanto item de qualidade assistencial. <![CDATA[Burden in family caregivers in hematopoietic stem cell transplantation: integrative review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200440&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem como objetivo verificar a sobrecarga em cuidadores familiares de pacientes no pós-transplante de células-tronco hematopoéticas e identificar os instrumentos descritos na literatura utilizados para a sua avaliação. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com recorte temporal que abrangeu o período de 2010 a 2020, tendo a coleta de dados ocorrido no período de abril a maio de 2020, a partir das fontes de informação: PubMed, CINAHL, Scopus, BVS, SciELO e Web of Science. A amostra final foi constituída por sete artigos científicos, com base nos critérios de inclusão e exclusão. Como resultado, identificou-se que os estudos selecionados, publicados entre 2011 e 2016, no idioma inglês, eram todos originais, sendo seis descritivos e um estudo prospectivo, observacional, analítico de caso-controle. Os instrumentos utilizados foram: Shirom-Melamed Burnout Questionnaire, Caregiver Reaction Assessment, Caregiver Activities and Role Strain, Zarit Burden Interview e Burden Interview, tendo como origem os Estados Unidos, Turquia e Suécia. A sobrecarga avaliada por cada instrumento foi relacionada ao papel do cuidador, à execução da atividade de cuidar e às repercussões desta, como depressão, ansiedade e estresse. A sobrecarga evidenciada foi principalmente vinculada a sentimentos negativos, como desvalorização e ausência de apoio emocional. Concluiu-se que a relação da sobrecarga com os principais instrumentos utilizados mostra-se importante para que os profissionais que trabalham com essa população prestem melhor atendimento, não somente aos pacientes submetidos ao transplante referido, mas também aos seus cuidadores.<hr/>Abstract The paper has as objective to verify the burden in family caregivers of patients in post-hematopoietic stem cell transplantation and to identify the instruments described in the literature for their evaluation. It is a literature integrative review, contemplating the period from 2010 to 2020. The data collection happened between April and May of 2020, using as information sources: PubMed, CINAHL, Scopus, BVS, SciELO, and Web of Science. The final sample was constituted by seven scientific papers. As result, it was identified that the selected studies, published between 2011 and 2016, in English, were all original; six of them were descriptive studies, and a single prospective, observational, analytical of case control study. The applied instruments were: Shirom-Melamed Burnout Questionnaire, Caregiver Reaction Assessment, Caregiver Activities and Rolls Strain, Zarit Burden Interview and Burden Interview. The studies were development in United States, Turkey, and Sweden. The burden rated for each instrument was related to the caregiver's paper, to the execution of the activity of caregiving and to its repercussions, as depression, anxiety and stress. The burden was linked mainly to negative feelings, as depreciation and absence of emotional support. Therefore, the relation between the burden and the instruments is important, in order to the involved professionals provide better service, not only to the patients submitted to the referred transplant, but also to their caregivers. <![CDATA[The production of affection during the prenatal care: an integrative review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200451&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A assistência pré-natal na Estratégia Saúde da Família (ESF) implementa diversas práticas assistenciais de proteção e promoção de saúde, com aproximação entre usuários e equipe. Objetiva-se mapear produção científica sobre as tecnologias utilizadas na assistência pré-natal que favorecem a autonomia, corresponsabilização, vínculo e a produção de afeto entre profissionais e usuários da ESF. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa do tipo revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health (PubMed), ScienceDirect e Cochrane. Evidenciaram-se tecnologias que promovem a autonomia, corresponsabilização, vínculo e produção de afeto entre profissionais e usuários da ESF; envolvimento da figura paterna no cuidado pré-natal; criação de grupos educativos de gestantes; construção e aplicação de protocolos assistenciais; facilidade no acesso e no acolhimento do processo de cuidar pré-natal; e uso de exames de triagem neonatal e de aplicativos de mídia informativo para nortear a tomada de decisão inerente ao ciclo gravídico puerperal. Concluiu-se que o uso da tecnologia afetiva através das suas diferentes vertentes é umas das principais medidas para a promoção da qualidade da assistência pré-natal, trazendo maior envolvimento das mulheres no cuidado perinatal, refletindo assim diretamente na melhor adesão a assistência, vínculo, autonomia, confiança, envolvimento e produção do afeto entre profissionais e usuários da ESF.<hr/>Abstract The prenatal care on the Estratégia Saúde da Família (ESF) initiates several assistance exercices on promotion and protection of health, with approximation between users and team. It is our objective to map the scientific production about technology used on prenatal care which helps producing affection between the professionals and users of ESF. This is a bibliographical study with qualitative approach and integrative review of literature. The database used were: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health (PubMed), ScienceDirect e Cochrane. It was highlited the technology that promoted autonomy, the mutual engagement, the bond and production of affection between the workers and the users of ESF; involvement of the father figure during the prenatal care; creation of pregnant educational groups; production and application of assistance protocols; ease on the access and reception on the process of the prenatal care; and the use of neonatal screening exams and informational apps to guide the inherent decision on the gravid puerperal cycle. In conclusion, the usage of affective technology in all its forms is one of the main measures to the promotion of the quality in prenatal care, bringing greater involvement of women on the perinatal care, reflecting directly on better accession to assistance, bond, autonomy, trust, involvement and production of affection between workers and users of ESF. <![CDATA[Factors related to anxiety and depression in patients with inflammatory bowel disease]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200462&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A doença de Crohn e a colite ulcerativa são Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) caracterizadas por períodos de atividade e remissão, às vezes com grande comprometimento funcional e, portanto, podem estar associadas a sintomas psicológicos e estigmatização dos pacientes. O objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores associados à ansiedade e depressão em pacientes com DII. O aspecto psicológico foi analisado por meio de dois questionários validados globalmente - o Patient Health Questionnaire (PHQ-9) e o General Anxiety Disorder (GAD-7) - além de um questionário sociodemográfico, aplicado em três grupos, cada um composto por 100 indivíduos, o primeiro para pacientes ambulatoriais com diagnóstico de DII, o segundo para pacientes ambulatoriais sem diagnóstico de DII e o terceiro para indivíduos saudáveis. Os pacientes com DII apresentaram maior frequência de indicadores positivos para ansiedade (55%) e depressão (42%) em comparação com os outros grupos (p&lt;0,05). Além disso, os indivíduos do grupo com DII também apresentaram graus mais intensos de ansiedade e depressão do que os demais grupos (p&lt;0,05). Os principais fatores relacionados à maior prevalência de ansiedade e depressão foram menor frequência de trabalho estável, maior frequência da classe social E, além de autopercepção de não ser saudável (p&lt;0,05). Aqueles que foram diagnosticados com DII com menos de dois anos de sintomas apresentaram menos depressão e a maioria dos que tem ansiedade e depressão não usa ansiolíticos e antidepressivos.<hr/>Abstract Crohn's disease and ulcerative colitis are Inflammatory Bowel Diseases (IBD) characterized by periods of activity and remission, sometimes with major functional impairment, and thus may be associated with psychological symptoms and stigmatization of patients. The purpose of this study was to identify the main factors associated with anxiety and depression in patients with (IBD). The psychological aspect was analyzed using two globally validated questionnaires - the Patient Health Questionnaire (PHQ-9) and the General Anxiety Disorder questionnaire (GAD-7) - in addition to a sociodemographic questionnaire, which were applied to three groups, each composed by 100 individuals, the first for outpatients diagnosed with IBD, the second for outpatients without IBD diagnosis and the third for healthy individuals. IBD patients had a higher frequency of positive indicators for anxiety (55%) and depression (42%) compared to the other groups (p&lt;0.05), in addition, individuals in the IBD group also had more intense degrees of anxiety and depression than the other groups (p&lt;0.05). The main factors related to the higher prevalence of anxiety and depression were lower frequency of steady job, higher frequency of social class E, as well as having self-perception of unhealthy (p&lt;0.05). Those who were diagnosed with IBD with less than two years of symptoms had less depression and most who have anxiety and depression do not use anxiolytics and antidepressants. <![CDATA[Vulnerabilities of people living on the street during the pandemic: a review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200475&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa de literatura acerca das dificuldades enfrentadas pelas pessoas em situação de rua, durante a pandemia de COVID-19, e teorizá-las a partir das três dimensões de Ayres: vulnerabilidade individual, social e programática. Para tanto, foi feito um levantamento de artigos científicos em diferentes bases de dados - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Publons, Web of Sciences e portal PubMed -, referente ao período de janeiro de 2020 a julho de 2021, sendo coletados 42 textos. Os achados foram analisados a partir do quadro conceitual da vulnerabilidade, que engloba os comportamentos e características de vida de um grupo específico, sua dinâmica com a sociedade e acesso a recursos públicos, os quais contribuem para maior ou menor exposição a um agravo. Dentre as medidas aplicadas durante a pandemia, o cuidado em saúde mental das pessoas em situação de rua não foi prioridade, com registros de poucos serviços ofertados. Percebe-se como um grupo vulnerável se tornou ainda mais vulnerável e como sua invisibilidade dificultou a criação de respostas mais céleres.<hr/>Abstract The present study aimed to conduct a narrative review of the literature about the difficulties faced by people living on the street during the COVID-19 pandemic, and to theorize them based on Ayres' three dimensions: individual, social and programmatic vulnerability. To this end, a survey of scientific articles was made in different databases - Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), Publons, Web of Sciences and on the PubMed portal -, referring to the period from 2020 to 2021, 42 texts were collected. The findings were analyzed based on the conceptual framework of vulnerability, which encompasses the behaviors and characteristics of life of a specific group, its dynamics with society and access to public resources, which end contribute to the greater or lesser exposure to an injury. Among the measures applied during the pandemic, mental health care for homeless people was not a priority, with records of few services. It can be seen how a vulnerable group became even more vulnerable, and its invisibility made it difficult to create more productive responses. <![CDATA[Vortioxetine in mild cognitive impairment: literature review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200491&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo défice cognitivo ligeiro define-se por um estadio intermédio entre a cognição normal e a demência. Os tratamentos farmacológicos para esta condição clínica são escassos e têm uma taxa de eficácia ainda em avaliação. Esta revisão tem como objetivo reunir a atual evidência científica existente acerca do benefício da vortioxetina no défice cognitivo ligeiro. Foi efetuada uma pesquisa de meta-análises, revisões sistemáticas, ensaios clínicos, estudos observacionais e normas de orientação clínica indexados nas bases de dados eletrónicas MEDLINE/Pubmed, The Cochrane Library, Database of Abstracts of Reviews of Effects, National Guideline Clearinghouse, BMJ Evidence-Based Medicine, National Institute for Health and Care Excellence, Canadian Medical Association Practice Guidelines Infobase e Bandolier, utilizando-se os termos MeSH “Vortioxetine” e “Cognitive Dysfunction”. Não houve nenhuma restrição linguística nos artigos selecionados. O nível de evidência e a força de recomendação foram avaliados utilizando a escala Strength of Recommendation Taxonomy (SORT), da American Academy of Family Physicians. Da pesquisa inicial foram obtidos 127 artigos. Destes, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram excluídos 125, pelo que foram incluídos nesta revisão dois artigos. Estes demostraram que a terapêutica com vortioxetina parece ser mais eficaz do que o placebo na obtenção de melhoria da função cognitiva em indivíduos com défice cognitivo ligeiro, pelo que a sua utilização pode ser benéfica em indivíduos sem contraindicação à sua utilização (Força de Recomendação B). No entanto, são necessários estudos mais robustos para comprovar este benefício.<hr/>Abstract Mild cognitive impairment is a stage between the cognitive alterations and an initial stage of dementia. Pharmacologic treatments for this condition are scarce and their efficacy is still under assessment. This review aims at gathering existing scientific evidence regarding the benefits of vortioxetine in mild cognitive impairment. The research included metanalyses, systematic reviews, clinical trials, observational studies, and guidelines indexed in MEDLINE/Pubmed, The Cochrane Library, Database of Abstracts of Reviews of Effects (DARE), National Guideline Clearinghouse, BMJ Evidence-Based Medicine (BMJ EBM), National Institute for Health and Care Excellence (NICE), Canadian Medical Association Practice Guidelines Infobase, and Bandolier, using MeSH terms “Vortioxetine” and “Cognitive Dysfunction”. Publications from any linguistic background were considered, with no language restrictions. The evidence level and recommendation strength were defined using the American Academy of Family Physicians’ Strength of Recommendation Taxonomy (SORT). In the original research, 127 articles were found, of which 125 were excluded for not meeting inclusion criteria or for meeting exclusion criteria. In the end, two studies were included in the revision. Both studies showed that vortioxetine appeared more effective than placebo in obtaining an improvement of cognitive function in individuals with mild cognitive impairment, thus it may be beneficial in those without contraindications to its use (Strength of Recommendation B). However, further studies are needed to prove this benefit. <![CDATA[Postpartum depression in mothers of premature babies: an integrative literature review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200498&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo objetivou analisar produções científicas nacionais e internacionais sobre a depressão pós-parto (DPP) em mães de bebês prematuros e identificar repercussões psicológicas desse processo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir da busca por publicações científicas indexadas nas bases PUBMED, SCIELO, PePSIC, BVS-Psi e LILACS. Nas buscas, foram utilizados os seguintes descritores em inglês: mothers, depression, neonatal intensive care units e em português: mães, depressão e unidade de terapia intensiva neonatal. Ao final, 19 publicações atenderam aos critérios de inclusão, sendo selecionados. Diante dos achados, percebeu-se que as mães que enfrentam a experiência da prematuridade possuem riscos de desenvolverem DPP e outras variáveis associadas como ansiedade e estresse. Este estudo refletiu sobre a necessidade de apoio integral às mães com filhos em Unidade Neonatal (UN) visando minimizar as sequelas desse processo. Apesar de progressos nessa área, a equipe de saúde enfrenta desafios no diagnóstico precoce da DPP, nessa população.<hr/>Abstract The study aimed to analyze national and international scientific productions on postpartum depression (PPD) in mothers of premature babies and to identify psychological repercussions of this process. It is an integrative literature review, carried out based on the search for scientific publications indexed in the PUBMED, SCIELO, PePSIC, BVS-Psi and LILACS databases. In the searches, the following descriptors were used in English: mothers, depression, neonatal intensive care units, portuguese: mothers, depression and neonatal intensive care unit. In the end, 19 publications met the inclusion criteria, being selected. In view of the findings, it was noticed that mothers who face the experience of prematurity are at risk of developing PPD and other associated variables such as anxiety and stress. This study reflected on the need for full support for mothers with children in the Neonatal Unit (UN) in order to minimize the consequences of this process. Despite progress in this area, the health team faces challenges in the early diagnosis of PPD in this population. <![CDATA[Psychological risk indicator in oncology: development and evidence of validity]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200511&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The authors developed and validated a novel psychological screening instrument including a set of predictors of adaptation present in the literature. By combining meaningful predictors, the new scale's purpose is to screen vulnerable cancer patients before the development of higher levels of distress. This novel scale was named Psychological Risk Indicator in Oncology (i.e., in Brazilian Portuguese Indicador de Risco Psicológico em Oncologia - IRPO). The objective of this article is to describe the IRPO development and the finding of evidence of the validity. The method had two different phases: 1 - instrument development and factorial analysis; 2 - predictive validity analysis and normatizing of scale. In Phase 1, the Psychological Risk Indicator in Oncology (IRPO) was developed and administered to 300 cancer patients with five factors (27 items) identified in the exploratory factorial analysis: distress; active coping; emotional social support; instrumental social support; and negative perception of illness. The overall test score achieved a good level of reliability (α=0.90). In Phase 2, 98 cancer patients were evaluated with the IRPO and the Hospital Anxiety and Depression Scale (HAD), which was used as the criterion variable to verify predictive validity. The factorial structure of the IRPO maintained good stability and demonstrated good predictive power in relation to the HAD (R 2 = 0.59). Factorial, internal consistency, correlations, and regression analyses indicated that the IRPO demonstrated evidence of validity and reliability, and also confirmed the viability of the recommended psychometric parameters to evaluate cancer patients at psychological risk.<hr/>Resumo Os autores desenvolveram e validaram um novo instrumento de triagem psicológica incluindo um conjunto de preditores de adaptação presentes na literatura. Ao combinar preditores relevantes, a proposta da nova escala é rastrear pacientes oncológicos vulneráveis ​​antes de desenvolverem níveis mais elevados de distress. Essa nova escala foi denominada Indicador de Risco Psicológico em Oncologia (IRPO). O objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento do IRPO e a constatação de evidências de sua validade. O método teve duas fases: 1- elaboração do instrumento e análise fatorial; 2 - análise da validade preditiva e normatização da escala. Na fase 1, o Indicador de Risco Psicológico em Oncologia (IRPO) foi desenvolvido e aplicado a 300 pacientes com câncer identificando-se cinco fatores na análise fatorial: distress; enfrentamento ativo; suporte social emocional; suporte social instrumental e percepção negativa da doença. O escore geral teve bons níveis de confiabilidade ((=0,90). Na fase 2, 98 pacientes foram avaliados com o IRPO e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), que foi utilizada como variável critério para verificar a validade preditiva. O instrumento manteve boa estabilidade em sua estrutura fatorial e mostrou boa capacidade preditiva em relação a HAD (R 2 =0,59). Análises fatoriais, de consistência interna, de correlação e de regressão indicaram que o IRPO demonstra evidências de validade e fidedignidade, como também confirmaram a viabilidade dos parâmetros psicométricos recomendados para identificar pacientes com câncer em risco psicológico. <![CDATA[Social skills and self-esteem of adolescents of institutional care]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200524&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo dolescentes em situação de acolhimento apresentam maior risco de comprometimento no desenvolvimento social. O estudo das habilidades sociais e de fatores individuais associados permite identificar déficits, recursos e fatores relacionados com o desenvolvimento social nesse grupo. Nesse sentido, o estudo objetivou descrever o repertório total e das classes de habilidades sociais (empatia, autocontrole, civilidade, assertividade, abordagem afetiva e desenvoltura social) de adolescentes em serviços de acolhimento e verificar a associação dessas habilidades com a autoestima e com fatores sociodemográficos (sexo e idade). Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico realizado na cidade de Recife. A amostra foi censitária, totalizando 53 adolescentes. O instrumento de coleta foi composto pelo Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del Prette), Escala de Rosenberg para autoestima e questões relacionadas ao sexo e idade. Frequências absoluta e relativa, média e desvio padrão descreveram os participantes do estudo. Teste T e Teste de qui-quadrado foram empregados para avaliar associações, com nível de significância p≤0,05. No escore total das habilidades sociais, a maioria (69,7%) apresentou repertório satisfatório e, pouco mais da metade, baixa ou média dificuldade (50,9%). Apenas na desenvoltura social (71,7%) e na civilidade (52,8%) a maioria apresentou repertório deficitário. Baixa autoestima relacionou-se a déficits na assertividade (p=0,00), desenvoltura social (p=0,02) e autocontrole (p=0,04) e a uma maior dificuldade no autocontrole (p=0,04). Adolescentes mais novos apresentaram maior dificuldade na assertividade (p=0,02). Tais achados levam a crer que, apesar da complexidade da história de vida desses adolescentes, há fatores que favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais.<hr/>Abstract Adolescents in foster care are at greater risk of compromising social development. The study of social skills and associated individual factors allows the identification of deficits, resources and factors related to social development in this group. In this sense, the study aimed to describe the total repertoire and classes of social skills (empathy, self-control, civility, assertiveness, affective approach and social resourcefulness) of adolescents in care services and to verify the association of these skills with self-esteem and sociodemographic factors (gender and age). This is a cross-sectional, descriptive and analytical study carried out in the city of Recife. The sample was census, totaling 53 adolescents. The collection instrument consisted of the Social Skills Inventory for Adolescents (IHSA-Del Prette), Rosenberg scale for self-esteem and questions related to gender and age. Absolute and relative frequencies, mean and standard deviation described the study participants. T-test and chi-square test were used to assess associations, with a significance level of p≤0.05. In the total score of social skills, the majority (69.7%) had a satisfactory repertoire, and just over half, low or medium difficulty (50.9%). Only in social resourcefulness (71.7%) and civility (52.8%) did the majority present a deficient repertoire. Low self-esteem was related to deficits in assertiveness (p=0.00), social resourcefulness (p=0.02) and self-control (p=0.04) and greater difficulty in self-control (p=0.04). Younger adolescents had greater difficulty in assertiveness (p=0.02). These findings suggest that, despite the complexity of these adolescents' life histories, there are factors that favor the development of social skills. <![CDATA[Ecosystems of healthy learning environments: assessment tool ea2s]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200537&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Instituições de Ensino contribuem para o bem-estar, saúde e desempenho dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo o estudo de validação de um instrumento de avaliação dos ambientes de aprendizagem. O estudo do instrumento Ecossistemas dos Ambientes de Aprendizagem Saudáveis (EA2S) envolveu 521 estudantes, 359 (69,4%) do sexo feminino. Relativamente à idade dos estudantes, 26,2% possui até 19 anos (n=127), 64,3% entre 20 e 30 anos (n=311), 4,1% entre 31 e 40 anos (n=20) e 5,4% 41 ou mais anos (n=26). O Instrumento EA2S é constituído por um total de 62 itens organizados em 9 dimensões. O estudo psicométrico revelou resultados coerentes em termos conceptuais e de robustez ao nível da consistência interna e modelos adequados resultante da análise fatorial confirmatória das escalas, foram identificadas diferenças de sexo e idade na avaliação dos ambientes de aprendizagem. Considera-se o instrumento EA2S e as respetivas escalas um instrumento que vem responder a uma necessidade das instituições de ensino para avaliar o ambiente de aprendizagem saudável numa perspetiva ecológica e permite a monitorização de medidas de promoção da saúde e prevenção dos riscos com o objetivo central de melhorar o bem-estar e saúde dos estudantes.<hr/>Abstract Educational institutions contribute to students' well-being, health and performance. The present study aims to validate an instrument for the assessment of learning environments. The study of the Ecosystems of Healthy Learning Environments (EA2S) instrument involved 521 students, 359 (69.4%) females. Regarding the age of the students, 26.2% were up to 19 years old (n=127), 64.3% between 20 and 30 years old (n=311), 4.1% between 31 and 40 years old (n=20) and 5.4% 41 or older (n=26). The EA2S instrument consists of a total of 62 items organized into 9 dimensions. The psychometric study revealed coherent results in conceptual terms and robustness at the level of internal consistency and adequate models resulting from the confirmatory factor analysis of the scales, gender and age differences were identified in the evaluation of learning environments. The EA2S instrument and the respective scales are considered an instrument that responds to a need of educational institutions to evaluate the healthy learning environment from an ecological perspective and allows the monitoring of health promotion and risk prevention measures with the central objective of improving the well-being and health of students. <![CDATA[The university and its impact on academic’s quality of life]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200550&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo objetivou analisar a percepção da qualidade de vida (QV) dos acadêmicos de uma instituição promotora da saúde, por seriação, verificando o efeito que a experiência ao longo das séries exerce sobre a QV. Delineou-se um estudo de caso transversal, com amostra representativa de 390 universitários da instituição. Para avaliação da QV foi utilizado o instrumento WHOQOL-bref (OMS), juntamente com o questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados ​​com estatística descritiva e analítica, utilizando o IBM SPSS Statistics. Os resultados mostraram que o 1º ano da graduação apresentou o maior percentual de alunos que precisavam melhorar a QV e, conforme o avanço da seriação, aumentou gradualmente a percepção positiva da qualidade de vida, com índices estatisticamente significantes entre o 1º e 3º ano (p = 0,044) e 1º e 4º ano (p = 0,010). Verificou-se que, à medida em que o estudante progrediu na seriação, tendo mais tempo de vivência na instituição, ocorreu uma tendência ao aumento dos escores médios da qualidade de vida. Conclui-se que o ambiente universitário, quando promotor da saúde, pode contribuir positivamente para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.<hr/>Abstract The present study aimed to analyze the perception of quality of life (QOL) of students at a health-promoting institution, by grade, verifying the effect that experience throughout the grade has on QOL. A cross-sectional case study was designed, with a representative sample of 390 university students from the institution. To assess QoL, the WHOQOL-bref (OMS) instrument was used, together with the sociodemographic questionnaire. Data were analyzed with descriptive and analytical statistics using IBM SPSS Statistics. The results showed that the 1st year of graduation had the highest percentage of students who improved their QOL and, as the series progressed, the positive perception of quality of life gradually increased, with statistically significant rates between the 1st and 3rd year. (p = 0.044) and 1st and 4th year (p = 0.010). It was found that, as the student advanced in grade, having spent more time at the institution, there was a tendency for the average quality of life to increase. It is concluded that the university environment, by promoting health, can contribute positively to improving the quality of life of students. <![CDATA[Analysis of quality of life and chronic pain in elderly people]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200561&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The aim was to analyze the association of osteoarticular and musculoskeletal disorders (OMD) and chronic pain (CP) with successful aging, quality of life (QOL), body mass index (BMI), physical activity level (PAL). The study method has a quantitative, descriptive and cross-sectional design. The non-probabilistic sample comprises 101 Brazilian participants, over the age of 60, who regularly participate in water aerobics activities. The instruments were: Multidimensional Pain Assessment Scale, EUROHIS-QOL, SOC, IPAQ and Body Mass Index. The results of analyses of correlation and regression showed an association between QOL and PAL in the group with OMD and the presence of CP, that is, the promotion of PAL, fighting sedentary lifestyle, is associated with an increase of QOL. In the group with absence of OMD and presence of CP, a direct relationship between successful aging strategies and the BMI was identified and an indirect relationship with the length of time of participation in the water aerobics project. In this group, the promotion of successful aging is associated with the practice of water aerobics and body weight control. In conclusion, the choice of water aerobics is linked to OMD, with repercussions on the improvement of functionality, QOL and the scope of successful aging.<hr/>Resumo O objetivo do estudo foi analisar a associação de distúrbios osteoarticulares e musculoesqueléticos (DOM) e dor crônica (DC) com envelhecimento bem-sucedido, qualidade de vida (QV), índice de massa corporal (IMC), nível de atividade física (NAF) e tempo de permanência na pratica de hidroginástica. O método do estudo tem um delineamento quantitativo, descritivo e transversal. A amostra não probabilística, por conveniência, compreende 101 participantes, de ambos os sexos, com idade acima de 60 anos, que participam regularmente das atividades de Hidroginástica no Município de Dois Irmãos, RS. Foram utilizados os instrumentos: Escala Multidimensional da Avaliação da Dor, EUROHIS-QOL, SOC, IPAQ e Índice de Massa Corporal. Foram realizadas análises descritivas de frequência, comparação, correlação e regressão linear múltipla. Os resultados mostraram associação da QV e NAF no grupo que apresenta DOM e presença de DC, ou seja, a promoção do NAF, combatendo o sedentarismo, está associada ao incremento da percepção de QV. No grupo que apresenta ausência de DOM e presença de DC identificou-se a relação direta entre as Estratégias de Envelhecimento bem-sucedido e o IMC e indireta com o tempo de participação no projeto de hidroginástica; neste grupo a promoção do envelhecimento bem-sucedido está associada à prática da hidroginástica e ao controle do peso corporal. Conclui-se que a presença de DOM, assim como as queixas de DC não são impeditivas da prática de atividade física regular. Percebe-se que a escolha da atividade hidroginástica está atrelada às DOM, repercutindo na melhoria da funcionalidade, QV e no âmbito do envelhecimento bem-sucedido. <![CDATA[Emotional self-regulation of parents of children and adolescents with chronic disease]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200572&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Atopic Dermatitis (AD) is a chronic dermatological disease with both economic and psycho-social consequences that change the family routine and affect quality of life. The family system and the parent’s emotional self-regulation toward their children and adolescents must be considered in the health-disease process. The present study investigated the factors associated with emotional self-regulation of parents and family members of children and adolescents with atopic dermatitis. This is an analytical cross-sectional study. The sample was of 45 parents and family members of children and adolescents with AD. The instruments used were a biopsychosocial questionnaire, Positive and Negative Affect Schedule (PANAS), Mindful Attention Awareness Scale (MAAS), and Emotional Self Regulation Scale. The results showed that high scores in emotional regulation among parents and family members are associated with high levels of positive affects and low levels of negative affects, as well as raised levels of mindfulness. It also showed that leisure is associated to the emotional self-regulation of parents and family members of children and adolescents with AD. Therefore, it is necessary to consider intervention strategies that include emotional psychoeducation and incentives for social activities that involve leisure, in order to promote emotional self-regulation of parents and family members of children and adolescents with AD.<hr/>Resumo A Dermatite Atópica (DA) é uma doença dermatológica crônica com consequências econômicas e psicossociais que alteram a rotina familiar e afetam a qualidade de vida. O sistema familiar e a autorregulação emocional dos pais em relação aos filhos e adolescentes devem ser considerados no processo saúde-doença. O presente estudo investigou os fatores associados à autorregulação emocional de pais e familiares de crianças e adolescentes com dermatite atópica. Este é um estudo transversal analítico. A amostra foi de 45 pais e familiares de crianças e adolescentes com DA. Os instrumentos utilizados foram questionário biopsicossocial, Positive and Negative Affect Schedule (PANAS), Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) e Emotional Self-Regulation Scale. Os resultados mostraram que altos escores na regulação emocional entre pais e familiares estão associados a altos níveis de afetos positivos e baixos níveis de afetos negativos, bem como a níveis elevados de atenção plena. Também mostrou que o lazer está associado à autorregulação emocional dos pais e familiares de crianças e adolescentes com DA. Portanto, é necessário considerar estratégias de intervenção que incluam psicoeducação emocional e incentivos para atividades sociais que envolvam o lazer, a fim de promover a autorregulação emocional dos pais e familiares de crianças e adolescentes com DA. <![CDATA[Psychometric evidence of the QASCI-VR in caregivers of people with intellectual disabilities]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200586&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo buscou verificar as evidências iniciais de validade de estrutura interna e de validade convergente do Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal - versão reduzida (QASCI-VR) em familiares de pessoas com deficiência intelectual. A amostra foi composta por 185 familiares de pessoas com deficiência intelectual, usuários de um serviço de uma entidade não governamental de atendimentos a pessoas com deficiência, situada numa capital brasileira. Para isso foram realizadas análise fatorial exploratória, de precisão e de validade externa. Os resultados demonstraram uma estrutura interna bidimensional do instrumento adaptado, composto por onze itens, com adequados indicadores de precisão para o fator Apoio Familiar e Autocontrole (confiabilidade composta = 0,80; α = 0,76 e ω = 0,76) e para o fator Sobrecarga de Cuidados (confiabilidade composta = 0,81; α = 0,61 e ω = 0,66). Além disso, foram observadas evidências de validade convergente entre a medida adaptada do Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal - versão reduzida (QASCI-VR) e a Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study (MOS-SSS), e o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Com isso, os resultados apontam que a versão reduzida adaptada do instrumento apresentou adequadas propriedades psicométricas na amostra brasileira e pode ser utilizada neste contexto e população.<hr/>Abstract The present study sought to verify the initial evidence of internal structure validity and convergent validity of the Informal Caregiver Burden Assessment Questionnaire - short version (QASCI-VR) in family members of people with intellectual disabilities. The sample consisted of 185 caregivers of people with intellectual disabilities, users of a service provided by a non-governmental organization for assistance to people with disabilities, located in a Brazilian capital. For this, exploratory factor analysis, precision and external validity were performed. The results showed a two-dimensional internal structure of the adapted instrument, consisting of eleven items, with adequate precision indicators for factor Family Support and Self-Control (compound reliability = 0.80; α = 0.76 and ω = 0.76) and for factor Care Overload (Compound reliability = 0.81; α = 0.61 and ω = 0.66). Furthermore, evidence of convergent validity was observed between the adapted measure of the Informal Caregiver Burden Assessment Questionnaire - short version (QASCI-VR) and the Medical Outcomes Study Social Support Scale (MOS-SSS), and the Brazil Economic Classification Criteria (CCEB). Thus, the results show that the short adapted version of the instrument had adequate psychometric properties in the Brazilian sample and can be used in this context and population. <![CDATA[Interventions in older adults with low health literacy: review and meta-analyses]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200599&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract A systematic review and meta-analysis of randomized clinical trials was carried out to identify, synthesize, and assess the available evidence on the aims and effects of interventions used by health professionals for older adults with low health literacy. Relevant articles were selected from the databases from April 2017 to April 2020. The Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions was used to assess the quality of the studies retrieved. A total of 22 studies were reviewed. Only 5 studies were included in the meta-analysis because interventions were highly heterogeneous and studies targeted a variety of different outcomes. The results of the meta-analyses were not significant for glycemia or hypertension outcomes, confirming that health literacy interventions were ineffective for the diabetic and hypertensive populations. The positive effects observed for each type of intervention, yielding significant results for only some outcomes and improvements in intragroup scores, demonstrated the interventions had good acceptability by older adults with limited health literacy. It was not possible, however, to conclude which intervention strategies had a significant positive effect on improving health outcomes in these patients. Further high-quality randomized clinical trials employing greater methodological rigor in assessing results are needed to elucidate the potential benefits of interventions in this population.<hr/>Resumo Com o objetivo de identificar, sintetizar e avaliar a evidência disponível sobre os interesses e os efeitos das intervenções desenvolvidas por profissionais da saúde para idosos com baixa alfabetização em saúde realizou-se uma revisão sistemática e metanálise de estudos clínicos randomizados. De abril de 2017 até abril de 2020 foram encontradas citações nas bases de dados. Para avaliação de qualidade dos artigos utilizou-se o Manual Cochrane de revisões sistemáticas de intervenções. Vinte e dois estudos foram incluídos na revisão. A meta-análise foi realizada com apenas cinco estudos devido ao fato de que as intervenções eram pouco semelhantes e os estudos apresentaram desfechos variados. As meta-análises não mostraram resultado significativo para o desfecho glicemia e hipertensão, indicando que a intervenção para a alfabetização em saúde não tenha dado resultado para a população diabética e hipertensa. No entanto, a partir de efeitos positivos observados para cada tipo de intervenção aplicada, que resultou em resultados significativos para apenas algum dos desfechos, e na melhora de escores intragrupo, avaliou-se que as intervenções aplicadas tiveram boa aceitabilidade pelos idosos com habilidades limitadas de alfabetização em saúde, não sendo possível, contudo, concluir qual estratégia de intervenção teve efeito positivo significativo na melhora dos resultados de saúde destes idosos. Identificou-se a necessidade de novos estudos clínico randomizados, de alta qualidade e com maior rigor metodológico nas avaliações de resultados, no sentido de esclarecer o potencial benefício das intervenções nessa população. <![CDATA[Self-compassion assessment and emotional aspects in university students in the health]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200620&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Devido as adaptações necessárias após o ingresso ao curso superior, os universitários geralmente deparam-se com alguns sintomas de ansiedade, depressão e estresse, que podem ser minimizados através da autocompaixão. O presente estudo objetivou avaliar esses sintomas em universitários da área da saúde, relacionando-os com o índice de autocompaixão. Foi realizado um estudo transversal de abordagem quantitativa após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Para a coleta de dados foi utilizada a plataforma REDCap com instrumentos validados (DASS-21 e Escala de Autocompaixão) e questões sociodemográficas, contando com a participação de 121 universitários da área da saúde de uma universidade pública. Predominaram participantes do sexo feminino (67,7%), residentes da região metropolitana (95,8%) e com histórico de acompanhamento psicológico (57,8%). Foi observado que à medida que aumentam os níveis de estresse, ansiedade e depressão, também diminuem os índices de autocompaixão. Este estudo contribui para uma melhor compreensão da relação destes constructos.<hr/>Abstract Due to necessary adaptions after entering undergraduate courses, college students face symptoms of anxiety, depression and stress, which can be minimized through self- compassion. The present study aimed to assess these symptoms in college students, in relation to the self- compassion index. After approval by the Research Ethical Committee, a cross-sectional study with a quantitative approach was carried out. Data collection was performed with the REDCap platform using validated instruments (DASS-21 and Scale of Self-Compassion) and socio- demographic questions, with the participation of 121 college students of healthcare courses of a public university. Most participants were female (67.7%), residents of the metropolitan region (95.8%) and with a history of psychological monitoring (57.8%). It was observed that as the levels of stress, anxiety and depression increase, the index of self-compassion decreases. This study contributes to a better understanding of the relationship of these constructs. <![CDATA[Psychological impact COVID-19: moderated-mediation effect of social support and of psychological flexibility]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200632&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Com o aparecimento da COVID-19 as pessoas tiveram que lidar e se adaptar à nova realidade tal como aos seus impactos a nível psicológico, em particular o stress. O suporte social percebido e a flexibilidade psicológica são componentes que podem influenciar positivamente o stress provocado pelo contexto da pandemia. Esta investigação foi realizada com uma subamostra portuguesa do estudo COVID-IMPACT (Gloster et al., 2020). Recorreu-se a um Questionário sociodemográfico, e às medidas Inventário Breve de Saúde Mental, Escala de Stress Percebido, Escala de Suporte Social de Oslo e Medida de Flexibilidade Psicológica (Psyflex). Os resultados indicam que o stress percebido se relaciona com a saúde mental, e o suporte social percebido e a flexibilidade psicológica apresentam uma boa capacidade preditiva sobre o mesmo. O suporte social percebido modera a relação entre stress percebido e saúde mental, e a flexibilidade psicológica medeia a relação entre stress percebido e saúde mental. A realização deste estudo permitiu aprofundar o conhecimento do contexto pandémico, assim como a relação existente entre as variáveis saúde mental, stress percebido, suporte social percebido e flexibilidade psicológica, e do efeito moderador do suporte social percebido e mediador da flexibilidade psicológica, na relação entre o stress percebido e a saúde mental. Estes resultados podem ser úteis para o aumento e enriquecimento da literatura da temática COVID-19, da associação das variáveis em estudo e do conhecimento científico.<hr/>Abstract With the appearance of COVID-19 people had to deal with and adapt to the new reality as well as its psychological impacts, in particular stress. Perceived social support and psychological flexibility are components that can positively influence the stress caused by the context of the pandemic. This investigation was carried out with a portuguese sub-sample of the Impact of COVID-19 study (Gloster et al., 2020). A sociodemographic questionnaire was used, and the measures Mental Health Continuum-Short Form, Perceived Stress Scale, Oslo Social Support Scale and Measure of Psychological Flexibility (Psyflex). The results indicate that perceived stress is related to mental health, and perceived social support and psychological flexibility have a good predictive capacity for it. Perceived social support moderates the relationship between perceived stress and mental health, and psychological flexibility mediates the relationship between perceived stress and mental health. The realization of this study allowed to deepen our knowledge of the pandemic context, as well as the relationship between the variable mental health, perceived stress, perceived social support and psychological flexibility, and the moderating effect of perceived social support and mediator of psychological flexibility, in the relationship between perceived stress and mental health. These results may be useful for increasing and enriching the literature on the COVID-19 theme, the association of variables under study and scientific knowledge. <![CDATA[Age and nutritional state are associated with intuitive eating in diabetes]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200644&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo desse trabalho foi avaliar a associação entre variáveis sociodemográficas, clínicas e nutricionais e comer intuitivo em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Trata-se de um estudo observacional transversal, realizado com adultos e idosos de ambos os sexos, com DM2, atendidos pela equipe médica de um hospital universitário brasileiro. Foram avaliados os dados sociodemográficos, clínicos e nutricionais, além do comer intuitivo pela Intuitive Eating Scale - 2. Foram avaliados 179 indivíduos, sendo a maioria do sexo feminino (n=133; 74,3%) e com idade superior a 60 anos (n = 97; 54,2%). Dentre os participantes, a maioria era sedentária (n=93; 52%) e apresentava sobrepeso e obesidade (n=142; 79,3%). Com relação a percepção corporal, a maior parte relatou excesso de peso (n=114; 63,7%) e estava insatisfeita com o próprio corpo (n=95; 53,4%). Idosos apresentaram o dobro de chances de terem uma alimentação mais intuitiva (OR 1,996; IC 95% 1,084-3,676; p=0,027), comparativamente aos mais jovens. O excesso de peso associou-se com chance 58,1% menor do indivíduo ter uma alimentação intuitiva (OR 0,419; IC 95% 0,190-0,925; p=0,031) em comparação àqueles com baixo peso ou eutrofia, indicando que estar acima do peso pode se associar negativamente com o comer intuitivo. Portanto, ser idoso aumentou as chances de indivíduos com DM2 apresentarem uma alimentação mais intuitiva. Em contrapartida, estar com excesso de peso se associou negativamente com essa característica da alimentação. Esses achados podem, portanto, contribuir com importantes informações acerca de estratégias baseadas no comer intuitivo no tratamento do DM2.<hr/>Abstract The aim of this study was to evaluate the association between sociodemographic, clinical and nutritional variables and intuitive eating in individuals with type 2 diabetes mellitus (T2DM). This is a cross-sectional observational study, carried out with adults and the elderly of both sexes, with T2DM, attended by the medical team of a Brazilian university hospital. Sociodemographic, clinical and nutritional data were evaluated, in addition to intuitive eating using the Intuitive Eating Scale-2. 179 individuals were evaluated, most of them female (n=133; 74.3%) and older than 60 years (n=97; 54.2%). Among the participants, most were sedentary (n=93; 52%) and were overweight and obese (n=142; 79.3%). Regarding body perception, most reported feeling overweight (n=114; 63.7%) and was dissatisfied with their own body (n=95; 53.4%). Elderly people were twice as likely to have a more intuitive eating (OR 1.996; 95% CI 1.084-3.676; p=0.027), compared to younger people. Excess weight was associated with a 58.1% lower chance of the individual having an intuitive eating (OR 0.419; 95% CI 0.190-0.925; p=0.031) compared to those with low weight or normal weight, indicating that being overweight it can be negatively associated with intuitive eating. Therefore, being elderly increased the chances of individuals with T2DM to have a more intuitive diet. In contrast, being overweight was negatively associated with this characteristic of eating. These findings can, therefore, contribute with important information about strategies based on intuitive eating in the treatment of T2DM. <![CDATA[Nicknaming in adolescence: a scoping review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200657&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Foram analisadas as características dos estudos na literatura científica que abordam o tema “Apelidação na adolescência”. A metodologia envolveu a realização de uma revisão de escopo, que seguiu as diretrizes do PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse - Extension for Scoping Reviews). De 297 trabalhos encontrados, 23 compuseram a seleção final. Poucos foram os estudos cujos objetivos envolviam o termo “apelido”, sinônimos ou derivados. Constatou-se que a tendência das publicações tem sido abordar a temática da apelidação em sua dimensão pejorativa, dentro do bullying e/ou enquanto xingamento, e especificamente associada a questões de gênero e orientação sexual. Quase todos os estudos (21) foram realizados no contexto escolar. Além disto, observou-se uma predominância de estudos de abordagem quantitativa e de delineamento transversal. Diante da escassez da literatura e da influência que o fenômeno da apelidação pode exercer nas relações sociais e na construção identitária do adolescente, considera-se fundamental que sejam realizadas mais pesquisas a respeito da temática, sem que os apelidos sejam limitados à forma pejorativa. Destaca-se, além disso, a importância de serem realizados estudos com outros tipos de desenhos, de modo que possa ser dada abertura para os adolescentes adentrarem em aspectos mais subjetivos a respeito do tema.<hr/>Abstract They were analyzed characteristics of studies in the scientific literature that address the theme "Nicknaming in adolescence". The methodology involved a scoping review, which followed the PRISMA-ScR guidelines (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyze - Extension for Scoping Reviews). From the 297 works found, 23 made up the final selection. Few were the studies which objective involved the term “nickname”, synonyms or derivatives. It was found that the tendency of publications has been to address the theme of nickname in its pejorative dimension, within bullying and / or as name calling, and specifically associated with issues of gender and sexual orientation. Almost all studies (21) were carried out in the school context. In addition, there was a predominance of studies with a quantitative approach and cross-sectional design. Given the scarcity of literature and the influence that the phenomenon of nicknaming can apply to social relations and the construction of identity of adolescents, it is considered essential that more researchs be produced on the subject, without restrict the nicknames in your pejorative way. In addition, the importance of carrying out studies with other types of designs is highlighted, so that adolescents can be given an opening to delve into more subjective aspects of the subject. <![CDATA[Factors associated with burnout in higher education teachers in Brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200670&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores de risco à sintomatologia de Burnout (estresse, exaustão emocional, despersonalização e realização) em docentes de nível superior de instituições no sul do Brasil. Participaram do estudo 61 docentes que lecionavam em instituições particulares em uma cidade no sul do Brasil. Foi aplicado um questionário sobre dados sociodemográficos e de saúde, o inventário de Maslach e o Inventários de Sintomas de Stress desenvolvido por Lipp. Na análise de regressão logística, identificaram-se como fatores de risco à sintomatologia de Burnout o estresse, problemas familiares, uso prévio de medicação, diagnóstico prévio de adoecimento e exercício da atividade em nível de pós-graduação. Como fator protetor ao Burnout, verificou-se o maior tempo de exercício do magistério superior. Essas evidências indicam fatores que devem ser priorizados na formulação de políticas públicas em saúde e educação, bem como a fundamentação de legislações protetivas à saúde docente e práticas de gestão favoráveis ao equilíbrio psíquico do trabalhador.<hr/>Abstract The objective of this research was to identify risk factors for the symptoms of Burnout and stress in higher education professors from institutions in southern Brazil. 61 teachers participated in the study who taught at one or more private institutions. It was applied a questionnaire about sociodemographic and health data, the Maslach inventory and the Inventories of Symptoms of Stress developed by Lipp. In the logistic regression analysis, stress, family problems, previous use of medication, previous diagnosis of illness and exercise of activity at the graduate level were identified as risk factors for Burnout symptoms. As a protective factor against Burnout, there was a longer time for the exercise of higher education. This evidence indicates factors that must be prioritized in the formulation of public policies in health and education, as well as the basis for legislation that protects teachers' health and management practices favorable to workers' mental balance. <![CDATA[Satisfaction with life and associated variables in elderly: fibra continuity study]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200682&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo versa uma investigação quantitativa transversal, utilizando banco de dados do Estudo FIBRA 2016-2017, com o principal objetivo de identificar as variáveis que influenciam à satisfação global com a vida em idosos. A amostra contou com a participação de 419 sujeitos com idade entre 72 e 80 anos de idade, residentes nas cidades de Campinas e Ermelino Matarazzo. As variáveis selecionadas foram a satisfação global com a vida, sociodemográficas, autoavaliação de saúde, doenças autorrelatadas, participação social, satisfação com o apoio que recebe. Foram estimadas as prevalências de satisfação com a vida segundo as variáveis, as associações foram verificadas pelo teste Qui-Quadrado de Pearson, estimadas as razões de odds de SV e os respectivos intervalos de confiança de 95%, por meio de regressão logística. Os resultados apontaram a participação social distal e a satisfação com o apoio social que recebe como influenciadoras de níveis elevados de SV em idosos.<hr/>Abstract This present study is a cross-sectional quantitative investigation, using the FIBRA Study database 2016-2017, with the aim of identifying the variables that influence the overall satisfaction with life in the elderly. The sample included the participation of 419 subjects aged between 72 and 80 years old, residing in the cities of Campinas and the Ermelino Matarazzo district of São Paulo. The selected variables were overall satisfaction with life, sociodemographic, self-rated health, self-reported illnesses, social participation, and satisfaction with the support received. The prevalence of satisfaction with life was estimated according to the variables; the associations were verified with a Pearson's Chi-Square test, the odds ratios for VS and the respective 95% confidence intervals were estimated using logistic regression. The results indicated the distal social participation and satisfaction with the social support that it receives as influencing high levels of VS in the elderly. <![CDATA[The hospital psychologist’s perspective on anticipatory grief in cancer patients]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200696&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho teve como objetivo investigar as intervenções do psicólogo hospitalar frente ao luto antecipatório em pacientes oncológicos; compreender a relação do paciente e sua finitude, e a relação estabelecida entre o psicólogo hospitalar e os familiares do paciente. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória com abordagem qualitativa. A busca documental foi realizada nas bases de dados BVS, SciELO e PePSIC, entre os anos de 2016 e 2021, utilizando os descritores: Psicologia x Cuidados Paliativos x Câncer; Psicólogo x Cuidados Paliativos x Câncer; Psicólogo hospitalar x Morte x Câncer; Cuidado Paliativo x Luto Antecipatório; Luto Antecipatório x Câncer. Após a seleção, obteve-se nove artigos que foram submetidos a análise de conteúdo dando origem as seguintes categorias: os pacientes oncológicos; luto antecipatório; atuação do psicólogo hospitalar e equipes multidisciplinar; cuidadores e familiares: desenvolvimento e curso da terminalidade. A conclusão da pesquisa revelou que, o luto antecipatório presente em pacientes oncológicos desperta sentimentos de raiva, tristeza, frustação, culpa e ansiedade, além do desconforto físico e espiritual que acompanham a doença. Ainda, foram relatados pelos psicólogos hospitalares, uma série de intervenções com foco em um olhar humanizado com o paciente e seus familiares. Devido a produção científica reduzida sobre o tema e ainda pouco investigado, nota-se que o psicólogo detém um papel fundamental nas equipes multidisciplinares, a fim de proporcionar um olhar cuidadoso para esse contexto. Portanto, enfatiza-se a necessidade constante de novos estudos propiciando novas discussões a um tema tão sensível.<hr/>Abstract This study aimed to investigate the interventions of hospital psychologists in anticipatory grief in cancer patients and their families, in addition to investigating the patient's relationship with death. With this, an exploratory bibliographical research with a qualitative approach was carried out. The document search was carried out in the VHL, SciELO and PePSIC databases, between 2016 and 2021, using the descriptors: Psychology x Palliative Care x Cancer; Psychologist x Palliative Care x Cancer; Hospital Psychologist x Death x Cancer; Palliative Care x Anticipatory Grief; Anticipatory Grief vs. Cancer. After the selection process, nine articles were obtained and submitted to content analysis, giving rise to the following categories: the cancer patients; anticipatory mourning; role of the hospital psychologist and multidisciplinary teams; caregivers and family members: development and course of terminality. Results: The present research concluded that the anticipatory grief present in cancer patients arouses feelings of anger, sadness, frustration, guilt and anxiety, in addition to the physical and spiritual discomfort that accompanies the disease. Still, it was found that hospital psychologists use a series of interventions focused on a humanized look with the patient and their families. With limited scientific production on the subject and still little investigated, it is noted that the psychologist has a fundamental role in multidisciplinary teams, in order to provide a careful look at this context. We also emphasize that further studies are essential, providing new discussions on such a sensitive topic. <![CDATA[Literature review of translation and validation of the INQ and ACSS-FAD scales]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200707&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Pensamento suicida e tentativa de suicídio são comportamentos complexos e extremos do repertório humano e de difícil previsão. Apesar do aumento da prevalência de suicídios a cada ano, a compreensão de quais conjunturas levam um indivíduo a esse ato ainda não são claras e consensuais. Diversas ferramentas psicométricas se propõem a avaliar possíveis riscos de suicídio ou ideação suicida. Dentre elas, o Modelo Psicológico Interpessoal - MPI entende como condições necessárias para pensamento suicida e tentativa de suicídio o senso de onerosidade percebida, senso de alienação e destemor aprendido. O objetivo deste trabalho foi investigar artigos publicados sobre tradução e validação da Interpersonal Needs Questionnaire (INQ) e da Acquired Capability for Suicide Scale (ACSS) em outros países, para avaliar, discutir e relacionar os resultados apresentados nas diferentes publicações. A coleta de dados incluiu artigos publicados entre 2013 e 2019. A partir do Portal Pesquisa Integrada da Biblioteca do A.C Camargo e nas bases de dados: PubMed, Science Direct, ResearchGate e Jesar.su.edu.pk. Realizou-se uma análise categórica, os resultados apontaram semelhanças que contribuem para o fortalecimento da Teoria Interpessoal do Suicídio. As escalas demonstraram-se, adequadas para avaliar e rastrear o comportamento suicida, o que envolve ideação, tentativas e o próprio ato, quando consumado. A tradução e análise mostrou-se um desafio, considerando as particularidades de cada estudo, país e públicos selecionados. Mesmo diante de tantas facetas, os estudos apresentaram resultados que fortalecem os construtos apresentados no MPI.<hr/>Abstracts Suicidal thoughts and suicide attempts are complex and extreme behaviors within the human repertoire, difficult to predict. Despite the increasing prevalence of suicides each year, understanding the circumstances that lead an individual to such an act is still not clear and universally agreed upon. Several psychometric tools aim to assess possible suicide risks or suicidal ideation. Among these, the Interpersonal Psychological Model (IPM) considers the perceived burdensomeness, sense of alienation, and learned fearlessness as necessary conditions for suicidal thoughts and suicide attempts. The objective of this work was to investigate articles published on the translation and validation of the Interpersonal Needs Questionnaire (INQ) and the Acquired Capability for Suicide Scale (ACSS) in other countries to assess, discuss, and relate the results presented in different publications. Data collection included articles published between 2013 and 2019, gathered from the Integrated Research Portal of the A.C Camargo Library and databases such as PubMed, Science Direct, ResearchGate, and Jesar.su.edu.pk. A categorical analysis was conducted, and the results indicated similarities that contribute to strengthening the Interpersonal Theory of Suicide. The scales proved suitable for assessing and tracking suicidal behavior, involving ideation, attempts, and the act itself when completed. Translation and analysis proved to be a challenge, considering the specificities of each study, country, and selected audiences. Despite these varied aspects, the studies presented results that reinforce the constructs presented in the IPM. <![CDATA[Spirituality, religiosity and loneliness in old age during the COVID-19 pandemic]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200717&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias de enfrentamento para a solidão utilizadas pelas pessoas idosas durante a pandemia do COVID-19. Trata-se de um estudo de delineamento qualitativo. A referência deste estudo foi uma publicação postada em 05 de maio de 2020, na página oficial do Ministério da Saúde, na rede social Facebook: Durante a pandemia de coronavírus, pessoas idosas, principalmente aqueles que sofrem com condições como demência, podem ficar estressadas, ansiosas, com medo e insônia. Esta postagem obteve 92 mil curtidas; 3,2 mil comentários e 18 mil compartilhamentos. Diante dos comentários analisados emergiu a categoria: Solidão no idoso durante a Pandemia do COVID-19 e a subcategoria: Espiritualidade e Religiosidade como Estratégias para Enfrentamento da Solidão. A religiosidade e espiritualidade são importantes estratégias de enfretamento de doenças e da solidão, entre outras situações significativas, que possam contribuir para a redução da qualidade de vida das pessoas idosas.<hr/>Abstract The present study aims to understand the coping strategies for loneliness used by elderly people during the COVID-19 pandemic. This is a qualitative study. The reference for this study was a publication posted on May 5, 2020, on the official page of the Ministry of Health, on the social network Facebook: During the coronavirus pandemic, elderly people, especially those who suffer from conditions such as dementia, may be stressed, anxious, afraid and insomnia. This post got 92 thousand likes; 3,200 comments and 18,000 shares. In view of the comments analyzed, the category emerged: Loneliness in the elderly during the Pandemic of COVID-19 and the subcategory: Spirituality and Religiosity as Strategies for Coping with Loneliness. Religiosity and spirituality are important strategies for coping with diseases and loneliness, among other significant situations, which can contribute to reducing the quality of life of the elderly. <![CDATA[Becoming a father to a preterm child: a systematic review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200727&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da seguinte temática: a paternidade no contexto de prematuridade do(a) filho(a). Neste presente estudo, utilizou-se as seguintes bases de dados Scopus, Scielo e PubMed, das quais foram filtrados artigos em português e inglês, de método qualitativo, quantitativo e/ou misto. Destes, 26 estudos foram incluídos e, posteriormente, categorizados em 3 eixos temáticos a partir da semelhança entre estes, quais sejam: Estresse paterno, (In) Satisfação com o serviço, Enfrentamento paterno. O estresse paterno foi identificado na maioria dos estudos, representando o interesse científico em identificar os preditores de sofrimento psíquico. A (In)Satisfação com o serviço foi identificada como um fator de vulnerabilidade à disfunção psíquica e emocional e percebe-se que o enfrentamento paterno é abordado nos estudos a partir dos aspectos subjetivos dos pais frente a situação prematura do bebê. Este estudo demonstra uma lacuna nas pesquisas brasileiras acerca da temática em vigência, evidenciando a necessidade de pesquisas que contemplem a paternidade no contexto de prematuridade, com isso futuras investigações são recomendadas.<hr/>Abstract The study aimed to carry out a systematic review of the literature on the following theme: paternity in the context of the child's prematurity. In this present study, the following Scopus, Scielo and PubMed databases were used, from which articles in Portuguese and English, using qualitative, quantitative and/or mixed methods, were filtered. Of these, 26 studies were included and, later, categorized into 3 thematic axes based on the similarity between them, namely: Father stress, (In) Satisfaction with the service, Father coping. Paternal stress was identified in most studies, representing the scientific interest in identifying predictors of psychological distress. (In)Satisfaction with the service was identified as a vulnerability factor to psychic and emotional dysfunction and it is clear that the father's coping is approached in the studies from the subjective aspects of the parents in the face of the premature situation of the baby. This study demonstrates a gap in Brazilian research on the current theme, highlighting the need for research that addresses paternity in the context of prematurity, so future investigations are recommended. <![CDATA[Knowledge, beliefs and conducts about syphilis by maternal and child professionals]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200738&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A sífilis tem se mostrado um relevante indicador da qualidade da assistência em saúde, em especial do atendimento pré-natal, tendo em vista seu caráter de disseminação transplacentária. O objetivo deste artigo é identificar o conhecimento, as crenças e as condutas dos profissionais que prestam assistência direta às crianças diagnosticadas com sífilis congênita e as suas mães. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em um hospital e em dez unidades de Estratégia de Saúde da Família, localizados no sul do Brasil. Participaram do estudo 40 profissionais de saúde, dentre enfermeiros, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem. A coleta deu-se através de entrevistas semiestruturadas, analisadas por análise textual discursiva. Os resultados foram divididos em quatro categorias, as quais evidenciaram a sífilis como um problema de saúde pública, principalmente devido à falta de informações e de sensibilização acerca da temática. Os profissionais apontaram como dificuldade o manejo das parcerias sexuais. Ainda, verificou-se julgamentos e crenças incutidos na prática profissional, além de erros e acertos no atendimento, como quanto aos aspectos relacionados a notificação compulsória, testagem, tratamento e atendimento para além do pré-natal, tornando possível a identificação das principais potencialidades e fragilidades dos profissionais. Acredita-se que as intervenções baseadas no levantamento das necessidades, no direcionamento de recursos, nas ações de educação em saúde e na efetivação de políticas públicas, considerando as especificidades de cada serviço, podem ajudar a amenizar essa problemática.<hr/>Abstract Syphilis has proved to be a relevant indicator of the quality of health care, especially prenatal care, given its transplacental dissemination character. The objective of this article is to identify the knowledge, beliefs and behaviors of professionals who provide direct assistance to children diagnosed with congenital syphilis and their mothers. This is qualitative research, developed in a hospital and in ten units of the Family Health Strategy, located in the south of Brazil. A total of 40 health professionals participated in the study, including nurses, doctors, technicians and nursing assistants. The collection took place through semi-structured interviews, analyzed by discursive textual analysis. The results were divided into four categories, which showed syphilis as a public health problem, mainly due to the lack of information and awareness on the subject. The professionals pointed out the management of sexual partnerships as a difficulty. Still, judgments and beliefs instilled in professional practice were verified, as well as errors and successes in care, such as aspects related to compulsory notification, testing, treatment and care beyond prenatal care, making it possible to identify the main potential and weaknesses of professionals. It is believed that interventions based on needs assessment, resource allocation, health education actions and the implementation of public policies, considering the specificities of each service, can help to alleviate this problem. <![CDATA[Factors triggering anxiety in nursing workers: scoping review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200748&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores que contribuem para o desenvolvimento da ansiedade nos profissionais de enfermagem que trabalham em hospitais. Trata-se de uma revisão de escopo no qual analisou três bases de dados: PubMed, BVS e Psycnet, utilizando-se das seguintes palavras-chave: Anxiety, Nursing, Team, Nurse Practitioners, Nurses, Hospitals compondo AND e/ou OR na estratégia de busca. Dos resultados, foram encontrados 1.156 artigos ao todo, destes estudos encontrados, 77 duplicatas foram removidas e após leitura de títulos e resumos 915 artigos foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão do estudo. Em fase final, após leitura na íntegra, 20 artigos foram selecionados para compor parte deste estudo. Conclui-se que alguns dos fatores que desencadeiam a ansiedade encontrados nesta revisão foram sobrecarga, problemas nas relações, turnos de trabalhos noturnos ou com grande rotatividade, violência física e psicológica e falta de apoio da organização em que o profissional trabalha.<hr/>Abstract The objective this study was to identify the factors that contribute to the development of anxiety in nursing professionals working in hospitals. This is a scope review which analyzed three databases: PubMed, BVS and Psycnet, using the following keywords: Anxiety, Nursing, Team, Nurse Practitioners, Nurses, Hospitals composing AND and/or OR in the search strategy. The result was a total of 1,156 articles were found, 77 duplicates were removed, after reading titles and abstracts 915 articles were excluded because they did not meet the inclusion criteria of the study. In the final phase, after reading in full, 20 articles were selected to compose part of this study. Conclusion that some of the factors that trigger anxiety found in this review were overload, problems in relationships, night shifts or high turnover, physical and psychological violence and lack of support from the organization in which the professional works. <![CDATA[Motivation to follow fitness instagram profiles and body self-image repercussions: qualitative study]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200758&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The ideal body standards outspread by social media stands out in fitness Instagram profile. Only a few qualitative analysis studies have assessed the motivation that lead young women followers to follow such profiles and the repercussions that these profiles have on the perception and satisfaction of body self-image. Therefore, the objective of the present study is to evaluate such outcomes. Interviews were conducted with female undergraduate students who are regular followers of the Brazilian fitness Instagram profile. Data were subjected to thematic content analysis. Reports have shown that, nowadays, the female ideal body should be lean, have aesthetically pleasing muscles and lack of masculine features. Such body shape is sold as easily achievable by everyone as long as followers have dedication and willpower. Reasons for following such profiles lie on the encouragement and inspiration bloggers provide to their followers. However, the followers themselves suffer and are frustrated with their inability to reproduce what fitness profiles preachIt is concluded that followers of fitness profiles on Instagram are influenced by the content of these profiles, which seem to negatively (re)construct the perception and satisfaction with body self-image.<hr/>Resumo Os padrões corporais ideais difundidos pelas redes sociais se destacam nos perfis fitness do Instagram. Poucos estudos de análise qualitativa avaliaram a motivação que leva as jovens seguidoras a acompanhar tais perfis e as repercussões que esses perfis têm na perceção e na satisfação com a autoimagem corporal. Portanto, o objetivo do presente estudo é avaliar tais desfechos. As entrevistas foram realizadas com estudantes universitárias que são seguidoras regulares de perfis fitness brasileiros no Instagram. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. As narrativas mostram que, atualmente, o corpo ideal feminino deve ser esguio, ter músculos esteticamente agradáveis e carência de traços masculinos. Essa forma corporal é vendida como fácil de ser alcançada por todos, desde que se tenha dedicação e força de vontade. As razões para seguir esses perfis se ancoram no incentivo e na inspiração que os blogueiros fornecem a seus seguidores. No entanto, as próprias seguidoras relatam sofrimento e frustração com a incapacidade de reproduzir o que pregam os perfis fitness. Conclui-se que seguidoras de perfis fitness do Instagram são influenciados pelo conteúdo destes perfis, que parecem (re)construir negativamente a percepção e satisfação com a autoimagem corporal. <![CDATA[Worries about the COVID-19 pandemic in Brazil, june 2020]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200768&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo analisou as principais evocações da população brasileira sobre a Covid-19 em um período de crescimento acentuado de casos de contágio e óbitos pelo novo coronavírus, junho de 2020. Além disso, classificou-se o nível de preocupação relatado pelos participantes, buscando-se diferenças e similaridades nos modos de perceber a pandemia segundo a intensidade da preocupação. Participaram do estudo 4970 pessoas, que responderam a um questionário online contendo variáveis sociodemográficas, o questionário de metapreocupações e a solicitação para que escrevessem cinco evocações a partir do termo “coronavírus”. A análise de dados foi feita com o auxílio do software Open-Evoc gerando uma matriz de análise em quatro quadrantes. No primeiro quadrante, os afetos negativos predominaram em todos os níveis de preocupação. A palavra "ansiedade", no segundo quadrante, foi associada a maior sofrimento em pessoas com maior nível de preocupação. O terceiro e quarto quadrantes reforçaram um cenário de sofrimento mental e medo durante a pandemia. Como conclusão, descobrimos que pessoas com maiores níveis de preocupação parecem mais propensas a apresentar pior nível de ajustamento psicológico e, consequentemente, maiores chances de desenvolver problemas psicológicos e / ou psiquiátricos.<hr/>Abstract This study analyzed the main evocations of the Brazilian population about Covid-19 in a period of sharp growth of cases of contagion and deaths from the new coronavirus, in June 2020. In addition, the level of worry reported by the participants was classified, in order to seek differences and similarities in the ways of perceiving the pandemic according to the worries’ intensity. The study included 4,970 people who answered an online questionnaire containing sociodemographic variables, the meta-worries questionnaire and the request to write five evocations from the term "coronavirus". Data analysis was performed with the Open-Evoc software, which generates a matrix of analysis divided into four quadrants. In the first quadrant, negative affects predominated at all levels of worry. The word "anxiety", in the second quadrant, was associated with greater suffering in people with higher levels of worry. The third and fourth quadrant reinforced a landscape of mental suffering and fear during the pandemic. As conclusion, we found that people with higher levels of worry seem more likely to show worse level of psychological adjustment and, consequently, higher chances of developing psychological and/or psychiatric problems. <![CDATA[Adolescents’ sense of belonging and mental health: a scoping review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200779&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo mapeou e analisou, por meio de uma revisão de escopo, a relação entre os conceitos saúde mental e sentimento de pertença de adolescentes. A busca foi realizada nas bases de dados Web of Science, Scopus, Scielo e BVS, e os termos utilizados foram “sense of belong*”, teenage*, adolescen*, youth, "mental health" e “well-being”, e seus respectivos correspondentes nos idiomas português e espanhol. As buscas nas bases geraram 270 resultados, sendo que 30 artigos foram considerados elegíveis. Aponta-se que mais da metade das pesquisas foram desenvolvidas no contexto escolar. Sobre os dados qualitativos, analisados por meio da análise temática dos objetivos dos estudos, emergiram cinco categorias de análise: 1) A centralidade da escola na construção do sentimento de pertença de adolescentes; 2) Sentimento de pertença e o sofrimento psíquico em adolescentes; 3) Sentimento de pertença como fator de proteção da saúde mental de adolescentes; 4) Outros fatores relacionados ao sentimento de pertença de adolescentes; 5) Validação de escalas relacionadas ao sentimento de pertença. Mais estudos qualitativos, brasileiros e latino americanos em torno dessa temática são necessários, especialmente os desenhos participativos que abordem os diferentes contextos nos quais os adolescentes circulam e/ou possuem o direito de circular.<hr/>Abstract This study mapped and analyzed, through a scoping review, the relationship between the concepts of adolescents’ sense of belonging and mental health. The search was carried out in the Web of Science, Scopus, Scielo and BVS databases, and the terms used were “sense of belong*”, teenage*, adolescen*, youth, “mental health” and “well-being”, and their respective correspondents in Portuguese and Spanish. Database searches generated 270 results, of which 30 articles were considered eligible. It is pointed out that more than half of the researches were developed in the school context. On the qualitative data, analyzed through the Thematic Analysis of the objectives of the studies, five categories of analysis emerged: 1) The centrality of the school in the construction of the sense of belonging of adolescents; 2) Sense of belonging and the psychological suffering in adolescents; 3) Sense of belonging as a protective factor for Mental Health of adolescents; 4) Other factors related to the sense of belonging of adolescents; 5) Validation of scales related to the sense of belonging. More qualitative, Brazilian and Latin American studies on this theme are needed, especially participatory designs that address the different contexts in which adolescents circulate and/or have the right to circulate.