Scielo RSS <![CDATA[Psicologia, Saúde & Doenças]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-008620230003&lang=es vol. 24 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Attitudes toward seeking professional psychological help in Portugal]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300794&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Realizou-se o estudo de adaptação da escala Attitudes Toward Seeking Professional Psychological Help- Short Form (ATSPPH-SF) para a população portuguesa, amplamente utilizada e citada como medida de atitudes face ao tratamento profissional na saúde mental. O estudo à versão portuguesa da escala ATSPPH-SF, de análise fatorial confirmatória e de fiabilidade, mostra qualidades semelhantes, quer à versão original quer a outros estudos de adaptação, com uma estrutura unidimensional e bidimensional. O uso da estrutura bifatorial em investigação - fator de abertura à procura de apoio psicológico para resolução de problemas emocionais próprios, e o fator, que envolve as perceções sobre o valor do tratamento psicológico profissional - pode fornecer uma maior compreensão de determinantes atitudinais e correlatos sociodemográficos. Resultados evidenciaram que as mulheres e indivíduos que recorrem a apoio psicológico profissional têm atitudes mais favoráveis. Dada a sua brevidade, e adequação ao constructo que avalia, considera-se que a ATSPPH-SF poderá ser usada em estudos de investigação na população portuguesa.<hr/>Abstract The adaptation study of the Attitudes Toward Seeking Professional Psychological Help Scale - Short Form (ATSPPH-SF) for the Portuguese population was conducted. This scale is widely used and cited as a measure of attitudes towards professional mental health treatment. Confirmatory factor analyses and reliability analyses of the Portuguese version of the scale ATSPPH-SF showed that both the original single-factor model and the two-dimensional structure had good fit values. The use of the two-factor structure in research, with one factor relating to openness to seeking psychological support for emotional problems and the other factor involving perceptions of the value of professional psychological treatment, can provide a better understanding of attitudinal determinants and sociodemographic correlates. Results indicated that women and individuals who seek professional psychological support have more favourable attitudes. Due to its brevity and suitability to the assessed construct, it is considered that the ATSPPH-SF can be used in research studies with the Portuguese population. <![CDATA[Mournings in palliative care and pediatric oncology: a integrative review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300807&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O câncer é uma das principais causas de óbito em todo o mundo. Na fase terminal de pacientes pediátricos, a morte iminente gera uma crise difícil e o luto pelo adoecimento e morte de uma criança trata-se de um tema delicado. A presente pesquisa objetivou investigar a produção científica sobre os processos de luto em profissionais, pacientes e seus familiares em cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, com artigos publicados em português e inglês, entre 2013 e 2022 nas bases de dados PubMed, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS Saúde) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) combinando descritores e booleanos: (1) “grief” AND “child” AND “palliative” AND “cancer”; (2) “luto” AND “criança” AND “cuidados paliativos” AND “câncer”; (3) “grief” AND “child” AND “palliative care” e (4) “luto” AND “criança” AND “cuidados paliativos”. Após dos critérios, foram analisados 32 artigos e organizados nas categorias: “A família frente à perda de uma criança” (f=22) e “Especificidades em cuidados paliativos pediátricos” (f=14). Concluiu-se que os cuidados paliativos em pediatra apresentam especificidades da prática profissional que refletem nos processos de luto.<hr/>Abstract Cancer is one of the main causes of death worldwide. In the terminal phase of pediatric patients, as imminent death creates a difficult crisis and the mourning the illness and death of a child is a delicated topic. This research aimed to investigate the scientific production on the mourning processes in professionals, patients and their families in palliative care in pediatric oncology. An integrative literature review was conducted, with a survey of articles published in Portuguese and English, between 2013 and 2022, in the databases PubMed, Regional Portal of the Virtual Health Library (“BVS Saúde”) and Scientific Electronic Library Online (SciELO) matching descriptors and booleans (1) “grief” AND “child” AND “palliative” AND “cancer”; (2) “luto” AND “criança” AND “cuidados paliativos” AND “câncer”; (3) “grief” AND “child” AND “palliative care” e (4) “luto” AND “criança” AND “cuidados paliativos”. After the criteria, 32 articles were analyzed and organized into two categories: “The family in the face of the loss of a child” (f = 22) and “Specificities in pediatric palliative care” (f = 14). It was concluded that palliative care in pediatricians present specificities of professional practice that reflect on the processes of bereavement. <![CDATA[Communication process of bad news from the perspective of medical residents]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300819&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo objetivou compreender o processo de comunicação de más notícias na perspectiva de residentes de medicina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com 12 residentes de medicina que estão se especializando em Clínica Médica em um hospital do sul do Brasil. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e analisados por meio de análise de conteúdo. Os resultados foram agrupados em quatro categorias: concepção e comunicação de más notícias, formação profissional, critérios utilizados para a comunicação de más notícias e desdobramentos do processo de comunicação. A transmissão de más notícias foi descrita como complexa, devido aos aspectos emocionais associados, exigindo preparação e competência do profissional. A formação médica, na perspectiva dos residentes, foi considerada insuficiente na capacitação para comunicar más notícias. Isso foi justificado pelo enfoque prioritário ao conhecimento técnico-científico no currículo, em detrimento dos aspectos subjetivos da relação médico-paciente-família. Diante dessa dificuldade, a racionalização foi identificada como a estratégia de enfrentamento psicológico comumente usada pelos entrevistados para a manutenção da objetividade e o controle dos próprios sentimentos. Uma formação humanística em medicina busca integrar os aspectos emocionais e relacionais aos conhecimentos biomédicos, o que se configura um investimento complexo e desafiador, mas eminentemente necessário.<hr/>Abstract This study aimed to understand the process of communicating bad news from the perspective of medical residents. This is a qualitative, exploratory and descriptive research carried out with 12 medical residents who are specializing in Medical Clinic in a hospital in the south of Brazil. Data were collected through a semi-structured interview and analyzed through content analysis. The results were grouped into four categories: conception and communication of bad news, professional training, criteria used to communicate bad news and unfolding of the communication process. The transmission of bad news was described as complex, due to the emotional aspects associated, requiring professional preparation and competence. Medical training, from the residents' perspective, was considered insufficient in the capacity to communicate bad news. This was justified by the priority focus on technical-scientific knowledge in the curriculum, to the detriment of the subjective aspects of the doctor-patient-family relationship. Faced with this difficulty, rationalization was identified as the psychological coping strategy commonly used by the interviewees, to maintain objectivity and control their own feelings. Humanistic training in medicine seeks to integrate the emotional and relational aspects of biomedical knowledge, which constitutes a complex and challenging investment, but eminently necessary. <![CDATA[Mental health of health professionals in care COVID-19: an integrative review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300831&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Ser profissional de saúde durante a maior pandemia dos últimos tempos coloca o trabalhador em situação de exposição de sua saúde física e mental. Esta pesquisa tem como questão norteadora: qual a produção existente na literatura científica acerca da saúde mental dos profissionais de saúde durante a pandemia pelo novo coronavírus? Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Para o levantamento dos estudos foi utilizada a estratégia PICO. Realizou-se a busca pelos descritores cruzados com os operadores booleanos AND e OR com artigos publicados nos anos de 2019 e 2020. Inicialmente foram identificados 607 artigos. Destes, 68 duplicados foram excluídos. Após leitura de título e resumo, restaram 39 para leitura de texto completo. Ao final, 24 artigos foram selecionados para análise. Emergiram dados sobre sono, sofrimento psicológico, ser profissional da linha de frente, influência da idade/sexo e apoio social nas condições de saúde, bem como dados sobre sentimentos negativos como ansiedade, depressão, resiliência, Burnout, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e relatos de experiências anteriores em agravos de saúde pública. Conclui-se que estes estudos refletem como a pandemia influenciou na saúde física e mental dos profissionais de saúde trazendo dados sobre piores condições de sono, desenvolvimento de sofrimento e distúrbios psicológicos como ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático. Por outro lado, o acesso ao EPI previu melhor saúde física e satisfação no trabalho, levando a um menor nível de angústia; o apoio social e estar em um relacionamento sério podem ser tidos como fatores de proteção.<hr/>Abstract Being a healthcare professional during the biggest pandemic in recent times puts the worker in a situation where their physical and mental health is exposed. This research has as its guiding question: what is the existing production in the scientific literature on the mental health of health professionals during the new coronavirus pandemic? This is an integrative literature review. To survey the studies, the PICO strategy was used. A search was carried out for descriptors crossed with the Boolean operators AND and OR with articles published in 2019 and 2020. Initially, 607 articles were identified. Of these, 68 duplicates were excluded. After reading the title and summary, 39 remained to read the full text. In the end, 24 articles were selected for analysis. Data emerged on sleep, psychological distress, being a frontline professional, the influence of age/sex and social support on health conditions, as well as data on negative feelings such as anxiety, depression, resilience, Burnout, Post-Traumatic Stress Disorder and reports of previous experiences in public health problems. It is concluded that these studies reflect how the pandemic influenced the physical and mental health of healthcare professionals, providing data on loss of sleep conditions, development of suffering and psychological disorders such as anxiety, depression and post-traumatic stress disorder. On the other hand, access to PPE predicted better physical health and job satisfaction, leading to a lower level of distress; Social support and being in a serious relationship can be considered protective factors. <![CDATA[Observatory of psychological health and well-being: monitoring and action in portuguese schools]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300843&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O estudo “Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação” tem como principal objetivo inicial conhecer e monitorizar a saúde psicológica e bem-estar das crianças e adolescentes em idade escolar (educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade), dos seus professores e educadores, e identificar recomendações de ação e intervenção promotoras de melhor saúde psicológica e bem-estar nas escolas. O estudo integrou quatro tipos de instrumentos, dirigidos à educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico; 2.º ciclo do ensino básico; 3.º ciclo do ensino básico; ensino secundário; e docentes. Os resultados indicaram um panorama menos positivo da saúde psicológica e bem-estar nos alunos do género feminino, nos alunos mais velhos, bem como nos docentes do género feminino, com mais idade e anos de serviço. Nos alunos as competências socioemocionais (conexão e confiança e perceção de competência) e o estilo de vida mais saudável (boa higiene do sono, utilização moderada de ecrãs, e prática da atividade física) estiveram associados a melhor saúde psicológica. No que diz respeito aos docentes, a comunicação e o apoio por parte de colegas e o funcionamento da instituição assumiam a maior importância, especialmente a perceção das características da direção, sendo a sua otimização imprescindível na promoção da sua saúde psicológica e bem-estar. Com base nestes resultados, elaboraram-se recomendações para alunos, famílias e profissionais de educação e saúde, bem como para as políticas públicas do setor, comprometidas não só na mitigação da situação, mas na preparação atempada para futuros cenários, cumprindo 3As: Antecipar, Alertar e Agir.<hr/>Abstract The study "Observatory of Psychological Health and Well-being: Monitoring and Action" has the primary initial goal of identifying recommendations for action and intervention to promote better psychological health and well-being in schools, as well as knowing and monitoring the psychological health and well-being of school-age children and adolescents (pre-school to 12th grade), their teachers and educators. The instruments used in the study were divided into four categories: pre-school education and the first cycle of basic education; the second cycle of basic education; the third cycle of basic education; secondary education; and teachers. The results suggested a less favorable attitude for psychological health and well-being among female students, older students and female teachers with more years of service. Better psychological health was connected with socio-emotional skills (connection, confidence, and perceived competence) and a healthy lifestyle (excellent sleep hygiene, limited screen usage, and physical exercise) in students. Communication and support from colleagues, as well as the operation of the institution, were most significant to instructors, particularly the perception of managerial characteristics, and their optimization was critical in boosting their psychological health and well-being. Based on these findings, recommendations were developed for students, families, education and health professionals, as well as public policies in the sector, with the goal of not only mitigating the situation, but also preparing for future scenarios in advance, thereby fulfilling the 3As: Anticipate, Alert, and Act. <![CDATA[Psychological well-being and health: a consultation of portuguese schools]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300855&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Na sequência do estudo “Observatório Escolar: Monitorização e Ação | Saúde Psicológica e Bem-estar” (Matos et al., 2022), foi aplicado um questionário a 60 Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas que se voluntariaram, com o objetivo de conhecer a sua realidade, e tendo como finalidade identificar, antecipar, alertar e recomendar ações necessárias a curto, médio e longo prazo. No total foram obtidas 83 respostas, por parte dos diretores ou subdiretores escolares, coordenadores de educação para a saúde, psicólogos e outros membros do ecossistema escolar. Constatou-se que os diversos atores envolvidos convergem globalmente. Consideram a importância atribuída à saúde psicológica como superior ao conhecimento, às preocupações e às ações desenvolvidas, independentemente da sua função no ecossistema escolar. Em relação à saúde psicológica e bem-estar, num extremo, os psicólogos são percebidos como os agentes que lhes atribuem maior importância, que possuem mais conhecimentos, que têm mais preocupações e que desenvolvem mais ações na área. Noutro extremo, os alunos e os encarregados de educação são percebidos como os grupos que lhes atribuem menor importância, que possuem menos conhecimentos, que têm menos preocupações e que desenvolvem menos ações na área. Salienta-se a necessidade de se promover formações viradas para a ação transformadora, recomenda-se uma ação concertada entre as instituições de ensino e os serviços de saúde, bem como uma maior articulação entre os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas, na partilha de boas práticas.<hr/>Abstract Following the study “School Observatory: Monitoring and Action | Psychological Health and Well-being” (Matos et al., 2022), a questionnaire was applied to 60 voluntary Schools or School Groups, with the aim of understanding their reality, and identifying, anticipating, alerting and recommending short, medium and long term actions. In total, 83 responses were obtained from school directors or deputy directors, health education coordinators, psychologists and other members of the school ecosystem. It was found that the different actors involved converge globally. They considered the importance attributed to psychological health to be greater than the knowledge possessed, the concerns taken and the actions taken, regardless of their role in the school ecosystem. In relation to psychological health and well-being, at one extreme, psychologists are perceived as the agents who attach greater importance, who have more knowledge, who have more concerns and who develop more actions in the area. At the other extreme, students and parents or guardians are perceived as the groups that attach less importance, that have less knowledge, that have fewer concerns and that carry out fewer actions in the area. The need to promote teachers’ training focused on transformative actions is highlighted and recommended the relevance to align action between educational institutions and health services is highlighted, as well as greater coordination between Schools or School Groups (Agrupamentos), in sharing good practices. <![CDATA[Observatory of psychological health and well-being: case studies]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300869&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Tendo por base o primeiro relatório do "Observatório Escolar: Monitorização e Ação - Saúde Psicológica e Bem-estar", este estudo teve como objetivo de aprofundar o impacto da pandemia e das medidas decorrentes dos resultados do primeiro estudo. Foram realizados 14 grupos focais online, com base na seleção de um agrupamento de escolas/ escola não agrupada por NUTS II [Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos] para o estudo qualitativo, e obteve-se um total de 77 participantes no estudo quantitativo. Os resultados revelam um declínio dos indicadores de saúde mental entre os alunos, sobretudo nos alunos mais velhos e do sexo feminino, e entre os professores. Com base nos resultados conclui-se uma necessidade premente de intervenções direcionadas e baseadas em evidências, que respondam aos desafios enfrentados pelo ecossistema escolar, nomeadamente: o reforço de parcerias entre a escola e a comunidade; a implementação de estratégias de intervenção precoce; o fomento das relações entre professores e alunos; a capacitação parental; a integração da aprendizagem socioemocional no currículo; a criação de ambientes de aprendizagem favoráveis e a manutenção de um sistema de monitorização a nível nacional.<hr/>Abstract Based on the first report of the "School Observatory: Monitoring and Action - Psychological Health and Well-being", this study aimed to deepen the impact of the pandemic and the actions resulting from the first study. Fourteen online focus groups were conducted, based on the selection of one school grouping/ungrouped school per NUTS II [Nomenclature of Territorial Units for Statistical Purposes] for the qualitative study, and a total of 77 participants were recruited for the quantitative study. The results show a decline in mental health indicators among students, especially older and female students, and among teachers. Based on the findings, we conclude that there is an urgent need for targeted, evidence-based interventions that respond to the challenges faced by the school ecosystem, namely: strengthening school-community partnerships; implementing early intervention strategies; fostering relationships between teachers and students; building parental capacity; integrating socio-emotional learning into the curriculum; creating conducive learning environments; and maintaining a monitoring system at the national level. <![CDATA[Risk behavior for eating disorder and associated factors among college students]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300881&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo objetivou identificar a prevalência e os fatores associados ao comportamento de risco para transtorno alimentar entre estudantes universitários da área da saúde. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal, analítico, exploratório e abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de um questionário que abordava as características sociodemográficas, econômicas e hábitos de vida. Para avaliar o comportamento de risco para transtorno alimentar (variável dependente), utilizou-se o Eating Attitudes Test(EAT-26). Foram coletadas ainda as medidas antropométricas. Utilizou-se o modelo de regressão de Poisson para obter estimativas do efeito das variáveis no comportamento de risco para transtornos alimentares. Participou do estudo 364 universitários, com idade média de 22,8±4,7 anos. Foi possível observar prevalência de comportamento de risco para transtorno alimentar em 21,7% dos investigados. As variáveis que se mostraram associadas à maior prevalência do desfecho investigado na análise ajustada foram: presença de insatisfação com a imagem corporal (RP=2,63; IC 95%: 1,68-4,10), realizar tratamento para perder peso (RP=1,64; IC 95%: 1,05-2,57) e risco de doença cardiovascular avaliado através da circunferência da cintura (RP=1,54; IC 95%: 1,02-2,31). Conclui-se que a prevalência de comportamento de risco para transtorno alimentar entre os participantes do estudo foi elevada e hábitos de vida e perfil antropométrico são fatores que se associaram ao desfecho observado.<hr/>Abstract This study aimed to identify the prevalence and factors associated with risk behavior for eating disorders among university students in the health area. This is an epidemiological cross-sectional, analytical, exploratory study with a quantitative approach. Data were obtained through a questionnaire that addressed sociodemographic and economic characteristics and lifestyle habits. To assess risk behavior for eating disorders (dependent variable), the Eating Attitudes Test (EAT-26) was used. Anthropometric measurements were also collected. The Poisson regression model was used to obtain estimates of the effect of variables on risk behavior for eating disorders. 364 university students participated in the study, with a mean age of 22.8±4.7 years. It was possible to observe the prevalence of risk behavior for eating disorders in 21.7% of those investigated. The variables that were associated with a higher prevalence of the investigated outcome in the adjusted analysis were: presence of dissatisfaction with body image (PR=2.63; 95%CI: 1.68-4.10), undergoing treatment to lose weight (PR=1.64; 95%CI: 1.05-2.57) and risk of cardiovascular disease assessed through waist circumference (PR=1.54; 95%CI: 1.02-2.31). It is concluded that the prevalence of risk behavior for eating disorders among the study participants was high and lifestyle habits and anthropometric profile are factors that were associated with the observed outcome. <![CDATA[Depressive symptoms in college students: prevalence and associated factors]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300894&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Foram investigados 820 estudantes universitários, de uma instituição pública de ensino de Santa Catarina, com objetivo de verificar a prevalência e os fatores associados aos sintomas depressivos. Foram coletadas informações sociodemográficas, orientação sexual, área de conhecimento, turno de estudo, índice de massa corporal, nível de atividade física, sintomas de transtornos alimentares, autoestima e sintomas depressivos. A prevalência de sintomas depressivos foi de 12,8% (mulheres: 16,6%, homens: 8,0%; p&lt; 0,001). Os grupos mais expostos aos sintomas depressivos são os estudantes com autoestima baixa e média, das artes e das ciências humanas e da educação, com sobrepeso/obesidade, níveis insuficientes de atividade física e com sintomas de transtornos alimentares. Considerando a importância da experiência no ensino superior, na vida pessoal e profissional dos indivíduos, salienta-se a necessidade de intervenção precoce junto aos estudantes universitários, promovendo um ambiente saudável e adequado para o desenvolvimento cognitivo e individual dos estudantes.<hr/>Abstract 820 university students from a public educational institution in Santa Catarina were investigated in order to verify the prevalence and factors associated with depressive symptoms. Sociodemographic information, sexual orientation, area of knowledge, study shift, body mass index, level of physical activity, symptoms of eating disorders, self-esteem, and depressive symptoms were collected. The prevalence of depressive symptoms was 12.8% (women: 16.6%, men: 8.0%; p &lt;0.001). The groups likely to have depressive symptoms are students with low and average self-esteem, the arts and the humanities and education, with overweight/obese, insufficient levels of physical activity and with symptoms of eating disorders. Considering the importance of experience in higher education, in the personal and professional life of individuals, the need for early intervention with university students is emphasized, promoting a healthy and adequate environment for the cognitive and individual development of students. <![CDATA[Self-harming behaviors in brazilian adolescents: relationships with bullying, impulsivity, and suicidal behavior]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300907&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract We aimed to investigate the possible relationships between self-harm behaviors and bullying, as well as between self-harm behaviors and sociodemographic perfil of the sample. For this, 513 adolescents, between 15 and 19 years old, high school students living at four cities of Sergipe, Brasil, participated. We used the Adolescence Suicide Ideation, Self-harm and Impulse Questionnaire (ASISQ), the Bullying Victimization California Scale (BVCS), and a sociodemographic questionnaire. Overall, 35,9% of the participants already had selfinjuried mainly for decrease negative affective state (negative automatic reinforcement) and copy with unwanted social demands (negative social reinforcement), and they had moderate suicide ideation. The participants classified as bullies victims were 24,8% of the sample. About logistic regression, of the variables insert in the model, just suicide ideation, high impulsivity, bullying victimization and low religiosity increase chances of engage in self-harm behavior. Understanding the prevalence and accurately analyzing this relationship is essential for the most effective prevention and to impact both phenomena.<hr/>Resumo O presente estudo investigou as relações entre condutas autolesivas e bullying, bem como entre condutas autolesivas e o perfil sociodemográfico da amostra, caracterizando-se, assim, sua distribuição social. Participaram 513 adolescentes com faixa etária de 15 a 19 anos, estudantes de Ensino Médio, residentes na capital ou de três cidades do interior no Estado de Sergipe. Utilizou-se o Questionário de Impulso, Autodano e Ideação Suicida na Adolescência (QIAIS-A), a Escala Califórnia de Vitimização ao Bullying (ECVB) e um questionário sociodemográfico. Nos resultados, foi constatado que 35,9% dos participantes já cometeram autolesão, cujos objetivos principais foram reduzir estados afetivos negativos (reforço automático negativo) e escapar de demandas sociais indesejadas (reforço social negativo), além de possuir ideação suicida moderada. Os participantes classificados como vítimas de bullies totalizaram 24,8% da amostra. Quanto aos resultados da regressão logística para a prática da conduta autolesiva, viu-se que foram fatores de explicação significativos a ideação suicida, a alta impulsividade, a vitimização por bullying e a baixa religiosidade. Entender a prevalência e analisar acuradamente esta relação é essencial para prevenção mais efetiva e impacta ambos fenômenos. <![CDATA[Videos about self-mutilation in adolescents: in the light of martin heidegger's phenomenology]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300918&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do estudo foi analisar, à luz do referencial de Martin Heidegger, o conteúdo dos vídeos postados no site do YouTube® referentes a automutilação em adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, a coleta de dados ocorreu durante o mês de fevereiro de 2022. A amostra do estudo foi composta por 63 vídeos, que foram transcritos na íntegra e submetidos a análise temática indutiva, à luz do referencial de Heidegger. Identificou-se três categorias: caracterização dos adolescentes e da automutilação, motivos e as sensações trazidas pela automutilação aos adolescentes. Os adolescentes são, em maioria, do sexo feminino, tendo como método o corte. Dentre os motivos destaca-se o bullying, e quanto às sensações, os adolescentes relataram a substituição da dor emocional pela dor física. A compreensão da automutilação pelos diferentes atores sociais que compartilham a existência com os adolescentes é essencial para a redução das dores e a harmonia do Dasein com o mundo.<hr/>Abstract The objective of the study was to analyze, in the light of Martin Heidegger's framework, the content of videos posted on the YouTube® website referring to self-mutilation in adolescents. This is a qualitative study, data collection took place during the month of February 2022. The study sample consisted of 63 videos, which were transcribed in full and subjected to inductive thematic analysis, in the light of Heidegger's framework. Three categories were identified: characterization of adolescents and self-mutilation, motives and sensations brought about by self-mutilation in adolescents. Adolescents are mostly female, using the method of cutting. Among the reasons, bullying stands out, and as for the sensations, the adolescents reported replacing emotional pain with physical pain. The understanding of self-mutilation by the different social actors who share existence with adolescents is essential for reducing pain and harmony between Dasein and the world. <![CDATA[Self-perception of health in adolescents: prevalence and associated factors during COVID-19 pandemic]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300929&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Objetivou-se verificar a prevalência da autopercepção de saúde em adolescentes e fatores sociodemográficos, comportamentais e aspectos de saúde associados durante a pandemia da COVID-19. De delineamento transversal, uma amostra de adolescentes, responderam de forma online o Questionário de Comportamento do Adolescente Catarinense e o Inventário de Depressão de Beck-Segunda Edição. Para comparar proporções utilizou-se o teste Qui-quadrado (χ2) e para encontrar os fatores associados a autopercepção de saúde a Regressão de Poisson. Realizou-se as análises no software SPSS. Participaram 157 adolescentes, a maioria do sexo feminino (66,7%), com média de idade 15,91 anos (DP=0,8). A sintomatologia depressiva foi encontrada em 55,8% dos adolescentes, a prevalência em meninas foi significativamente superior à prevalência nos meninos (65,7% vs 36,5%, p&lt;0,05). Houve prevalência de 66,0% de autopercepção de saúde positiva em adolescentes. Adolescentes que dormiam bem às vezes (RP= 2,8; IC95%: 1,5 - 5,3), quase nunca ou nunca (RP= 3,6; IC95%:1,9 - 7,0; p=0,001) apresentaram maior razão de prevalência da autopercepção de saúde negativa quando comparadas aos adolescentes que dormiam bem sempre ou quase sempre. Adolescentes que possuíam sintomatologia depressiva apresentaram razão de prevalência (RP= 1,9; IC95%:1,0 - 3,5; p=0,024) maior de autopercepção de saúde negativa quando comparadas aos adolescentes sem sintomatologia depressiva. Conclui-se que a autopercepção de saúde associou-se ao sono e sintomatologia depressiva em adolescentes.<hr/>Abstract The objective was to verify the prevalence of self-perceived health in adolescents and sociodemographic, behavioral factors and associated health aspects during the COVID-19 pandemic. Using cross-sectional design, a sample of adolescents answered the Adolescent Behavior Questionnaire of Santa Catarina and the Beck Depression Inventory-Second Edition online. To compare proportions, the Chi-square test (χ2) was used and to find the factors associated with self-perception of health, the Poisson Regression. Analyzes were performed in SPSS software. A total of 157 adolescents participated, most of them female (66.7%), with mean age of 15.91 years (SD=0.8). Depressive symptoms were found in 55.8% of the adolescents, the prevalence in girls was significantly higher than in the boys (65.7% vs 36.5%, p&lt;0.05). There was a prevalence of 66.0% of positive self-perception of health in adolescents. Adolescents who slept well sometimes (PR= 2.8, 95%CI:1.5 - 5.3), almost never or never (PR=3.6, 95%CI:1.9 - 7.0, p=0.001) had a higher prevalence ratio of negative self-perception of health when compared to adolescents who always or almost always slept well. Adolescents who had depressive symptoms had a higher prevalence ratio (PR= 1.9, 95%CI:1.0 - 3.5, p=0.024) of negative self-perception when compared to adolescents without depressive symptoms It was concluded that self-perception of health was associated with sleep and depressive symptoms in adolescents. <![CDATA[Physical exercise, mental health, quality of life in higher education- systematic review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300941&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract This systematic review aims to evaluate the relationship between physical activity (PA)/physical exercise (PE)/sport, mental health (MH) and quality of life perception (QoL) of students enrolled in higher education. The databases used for the articles selection were Pubmed, Web of Science, Scopus and SPORTDiscus and descriptors were “university student”, “university student”, “higher education student”, “physical activity”, “sports”, “exercise”, “training”, “depressive mood”, “stress”, “anxiety”, and “quality of life”. Following the process provided by the PRISMA flow diagram, 37 articles were selected and, of these, 16 met the inclusion criteria for the study. In this systematic review the beneficial effects of the practice of PA/PE/sport on MH and on the QoL perception was registered. In the studies include in this systematic review anxiety, depression, and stress were lower in individuals who practiced PA/PE/sport and the greater their practice, the lower the symptoms of such comorbidities. At the same time there was also a significant correlation between PA/PE/sport and MH. On the other hand, higher levels of PA/PE/sport were also related to better QoL perception. This evidence reveals the relationship between PA/PE/sport with MH and the QoL perception of students enrolled in higher education. It is important to follow the World Health Organization (2020) recommendations for PA/PE/sport practice to further healthy lifestyles in students enrolled in higher education and to promote their MH and QoL perception.<hr/>Resumo Esta revisão sistemática tem como objetivo avaliar a relação entre atividade física (AF)/exercício físico (EF)/desporto, saúde mental (SM) e percepção de qualidade de vida (QV) de estudantes matriculados no ensino superior. As bases de dados utilizadas para a seleção dos artigos foram Pubmed, Web of Science, Scopus e SPORTDiscus e os descritores foram “university student”, “university student”, “higher education student”, “physical activity”, “sports”, “exercise”, “treino”, “humor depressivo”, “stress”, “ansiedade” e “qualidade de vida”. Seguindo os procedimentos metodológicos do fluxograma PRISMA, foram selecionados 37 artigos e, destes, 16 atenderam aos critérios de inclusão do estudo. Nesta revisão sistemática foram registados efeitos benéficos da prática de AF/EF/desporto na SM e na percepção da QV. Nos estudos incluídos nesta revisão sistemática a ansiedade, a depressão e o stress foram menores nos indivíduos que praticavam AF/EF/desporto e, quanto maior a sua prática, menores os sintomas dessas comorbidades. Ao mesmo tempo, houve também uma correlação significativa entre AF/EF/desporto e SM. Por outro lado, níveis mais elevados de AF/EF/desporto também foram relacionados à melhor percepção de QV. Essas evidências revelam a relação entre AF/EF/desporto com a SM e a percepção de QV dos estudantes matriculados no ensino superior. É importante seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (2020) para a prática de AF/EF/desporto para promover estilos de vida saudáveis nos estudantes matriculados no ensino superior e promover a sua perceção de SM e QV. <![CDATA[Anxiety and burnout in futsal athletes during a short-term competition]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300963&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este estudo investigou a ansiedade pré-competitiva e os indicativos de burnout de 12 atletas de uma equipe de futsal de Floresta-PR ao longo de uma competição de curta duração. O Inventário de Ansiedade Competitiva no Esporte (CSAI-2) e o Questionário de Burnout para atletas (QBA) foram utilizados como instrumentos. A análise de dados foi conduzida por meio dos testes de Shapiro-Wilk, Anova de Medidas Repetidas e correlação de Pearson (p &lt; 0,05). Os resultados evidenciaram aumento da ansiedade cognitiva (AC) e da exaustão física e emocional (EFE) ao longo da competição. Verificou-se correlação significativa entre a AC e a EFE nos jogos 2 (r = 0,48) e 3 (r = 0,56), e correlação negativa entre a autoconfiança e o reduzido senso de realização esportiva no jogo 3 (r = -0,47). Concluiu-se que a demanda de jogos pode ser considerada fator interveniente na AC e EFE jovens atletas de futsal.<hr/>Abstract This study investigated the pre-competitive anxiety and the indications of burnout of 12 athletes of a futsal team from Floresta-PR during a short competition. As instruments, the Competitive Anxiety in Sports Inventory (CSAI-2) and the Burnout Questionnaire for athletes were used. Data analysis was conducted using the Shapiro-Wilk, Repeated Measurement Anova and Pearson correlation tests (p &lt;0.05). The results showed an increase in cognitive anxiety (AC) and physical and emotional exhaustion (EFE) throughout the competition. There was a significant correlation between AC and EFE in games 2 (r = 0.48) and 3 (r = 0.56), and a negative correlation between self-confidence and the reduced sense of sporting accomplishment in game 3 (r = -0.47). It was concluded that the demand for games can be considered an intervening factor in CA and EFE young futsal athletes. <![CDATA[Bibliometric analysis on Burnout syndrome in sport]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300971&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste estudo é analisar as produções científicas, nacionais e internacionais, a partir de artigos publicados no período entre 2012 a 2019, relacionadas ao Burnout no esporte. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, amparada pela Bibliometria, através da seleção de uma amostra de conveniência com direcionamento temporal, propondo uma revisão sistemática de investigações científicas. Foram utilizados artigos completos publicados nas plataformas do Periódicos CAPES e Science Direct totalizando, 41 artigos. Os resultados sinalizam para um aumento expressivo das publicações nacionais e internacionais sobre Burnout. Cujo destaque relaciona-se ao aumento significativo sobre as pesquisas voltadas às modalidades coletivas e decréscimo dos estudos sobre os esportes individuais. Conclui-se que o Burnout no esporte é um tema relevante e recorrente nas pesquisas em âmbito nacional e internacional. O modo como o campo tem se organizado tenciona para um interesse maior para as modalidades individuais, todavia isso não significa o esgotamento para novos estudos no contexto das modalidades coletivas. Por fim, identifica-se a relevância das produções por artigos para mapear e discutir o modo como esse objeto tem circulado no campo científico do esporte.<hr/>Abstract The objective of this study is to analyze national and international scientific productions, based on articles published between 2012 and 2019, related to Burnout in sport. Therefore, a documental research was carried out, supported by Bibliometrics, through the selection of a convenience sample with temporal direction, proposing a systematic review of scientific investigations. Full articles published on the platforms of Periodicals CAPES and Science Direct were used, totaling 41 articles. The results indicate a significant increase in national and international publications on Burnout. The highlight is related to the significant increase in research focused on collective modalities and the decrease in studies on individual sports. It is concluded that Burnout in sport is a relevant and recurring theme in national and international research. The way the field has been organized is intended for greater interest for individual modalities, however this does not mean the exhaustion for new studies in the context of collective modalities. Finally, the relevance of productions by articles is identified to map and discuss the way in which this object has circulated in the scientific field of sport. <![CDATA[Predictors of professional and institutional dropout intention in teachers]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300982&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A mobilidade de professores tem sido uma preocupação por parte de gestores educacionais devido aos prejuízos causados no ensino e aprendizagem, além dos custos sociais e econômicos. A qualidade de vida no trabalho pode causar impacto para a redução deste fenômeno psicossocial. Assim, o presente estudo objetivou identificar o poder preditivo das variáveis sociodemográficas, laborais e dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho na Intenção de Abandono Institucional e Profissional. Foi utilizado um questionário de dados sociodemográficos e laborais, Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho e Escala de Intenção de Abandono no Trabalho. Participaram 189 professores da Educação Básica. Realizou-se análise de Regressão Linear Múltipla (método Stepwise). Os resultados indicaram três variáveis preditoras da Intenção de Abandono Institucional e cinco variáveis preditoras do Intenção de Abandono Profissional, que são discutidas no artigo. Sugere-se melhoria nas condições de trabalho e remuneração, programas de acompanhamento de carreira e de monitoramento da intenção de abandono.<hr/>Abstract Teacher mobility has been a concern on the part of educational managers due to the losses caused to teaching and learning in addition to the social and economic costs. The quality of life at work can have an impact on reducing this psychosocial phenomenon. Thus, this study aimed to identify the predictive power of the sociodemographic, labor and quality of life at work variables in the intention of institutional abandonment and intention of professional abandonment. The instruments used were a socio-demographic and labor data questionnaire, a Quality of Work Life Assessment Scale and a Work Abandon Intention Scale The sample consisted of 189 basic education teachers. Multiple linear regression analysis (Stepwise method) was performed for each intention of dropout. The results indicated three predictor variables of Intention to Leave Institutional and five predictor variables of Intention to Leave Professional, which are discussed in the article. We suggest actions to improve working conditions, compensation, career counseling programs, and monitoring the intention to abandon. <![CDATA[Anxiety and depression symptoms post-COVID-19: associated factors]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000300994&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As consequências negativas da pandemia da COVID-19 na saúde mental da população ainda estão sendo descritas. A “Síndrome Pós-COVID-19” (ou “COVID-19 pós-aguda ou tardia”) é definida como o conjunto de sinais e sintomas que pode acometer os sobreviventes da COVID-19 a médio e longo prazo. Este estudo teve como objetivo rastrear os sintomas psiquiátricos de ansiedade e depressão em 75 pacientes, com diagnóstico de COVID-19 por RT-PCR, que estiveram internados nas enfermarias e unidades de tratamento intensivo do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), destinadas a esse distúrbio, 90 dias após a alta hospitalar e avaliar os fatores associados. A conclusão desse estudo foi estimar a frequência dos sintomas ansiedade e depressão em 26,7% e 16,0%, 90 dias após alta hospitalar de pacientes internados pela COVID-19.<hr/>Abstract The negative consequences of the COVID-19 pandemic on the mental health of population are still being described. The “Post-COVID-19 Syndrome” (or “post-COVID-19 acute or late”) is defined as the set of signs and symptoms that can affect mid- and long-term COVID-19 survivors. This study aimed the screening of psychiatric symptoms anxiety and depression, in 75 patients that were hospitalized for the treatment of COVID-19 at the wards and unit for intensive care of the Hospital of Federal University of Santa Catarina, Florianóplois (SC), 90 days after hospital discharge and to evaluate associated factors. The conclusion of this study was to estimate the frequency of anxiety and depression symptoms at 26.7% and 16.0%, 90 days after hospital discharge of patients hospitalized for COVID-19. <![CDATA[Relation of self-assessment with life habits during COVID-19 pandemic]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do estudo foi verificar associação da autoavaliação da saúde e memória com manutenção de hábitos de vida, em adultos e idosos durante a pandemia da COVID-19. Foi feito um estudo transversal com dados secundários do estudo “Pandemia de COVID-19: percepção de risco, apoio e estratégias de enfrentamento de adultos e idosos”. Foi realizada coleta on-line das variáveis sociodemográficas, hábitos de vida durante a pandemia, autoavaliação de saúde e memória com 1.149 adultos e idosos do Brasil e de Portugal. A maioria dos participantes relatou autoavaliação de saúde e memória positivas, manutenção de alimentação saudável, boa qualidade do sono e ativos mentalmente. Nos adultos, somente a manutenção de boa alimentação associou-se à melhor percepção subjetiva da saúde; ainda os que conservaram hábitos saudáveis apresentaram maior chance de avaliar a sua memória positivamente. Nos idosos, houve relação positiva entre preservar-se ativo mentalmente e autoavaliação da memória. Sendo assim, pode-se concluir que a COVID-19 afetou os hábitos de vida da população estudada, porém de forma diferenciada entre adultos e idosos no que tange a autoavaliação de saúde e memória. Os resultados reforçam a importância da criação de estratégias voltadas para a população durante a pandemia, com a finalidade de manter comportamentos de saúde saudáveis e proporcionar o bem-estar dos indivíduos.<hr/>Abstract The objective of the study was to verify the association of self-rated health and memory with maintaining lifestyle habits in adults and elderly people during the COVID-19 pandemic. A cross-sectional study was carried out with secondary data from the study “COVID-19 Pandemic: risk perception, support and coping strategies of adults and elderly people”. An online collection of sociodemographic variables, lifestyle habits during the pandemic, self-assessment of health and memory was carried out with 1,149 adults and elderly people from Brazil and Portugal. The majority of participants reported self-rated health and positive memory, maintaining a healthy diet, good sleep quality and mental activeness. In adults, only maintaining good nutrition is associated with better subjective perception of health; even those who maintained healthy habits had a greater chance of evaluating their concrete memory. In the elderly, there was a positive relationship between remaining mentally active and self-assessment of memory. Therefore, it can be concluded that COVID-19 affected the lifestyle habits of the studied population, but differently between adults and elderly people in terms of self-assessment of health and memory. The results reinforce the importance of creating external strategies for the population during the pandemic, with the aim of maintaining healthy health behaviors and providing individuals with well-being. <![CDATA[Parenting competence in the pandemic: parents of children hearing and no-hearing impairment]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Pais de crianças pequenas, especialmente com deficiências, estiveram expostos a novos estressores resultantes da pandemia da COVID-19, com impactos para sua saúde mental, sua relação pais-filhos e seu senso de competência parental, que se relaciona à autoestima e bem-estar nas práticas educativas parentais. O objetivo deste estudo foi investigar o senso de competência parental de pais de crianças com e sem deficiência auditiva durante o período pandêmico. Uma amostra não probabilística com 74 pais e mães organizados em dois grupos (37 crianças com e 37 sem deficiência) responderam à Escala de Senso de Competência Parental via Google form. Análises descritivas e inferenciais foram usadas para descrever e analisar o senso de competência parental comparando os grupos. Observaram-se diferenças significativas entre os grupos, quando pais de crianças com deficiência mostraram menores escores de senso de competência parental. Evidências científicas sobre os desfechos negativos da pandemia sobre o senso de competência parental de pais de crianças com deficiência auditiva pode dar suporte ao atendimento a essa população.<hr/>Abstract Parents of young children, especially with disabilities, were exposed to new stressors resulting from the COVID-19 pandemic, with impacts on their mental health, their parent-child relationship and their sense of parenting competence, which relates to self-esteem and well-being in parental educational practices. The aim of this study was to investigate the parenting sense of competence of parents of children with and without hearing impairment during the pandemic period. A non-probabilistic sample with 74 parents organized into two groups (37 children with and 37 without disability) answered the Parenting Sense of Competence Scale via Google form. Descriptive and inferential analyzes were used to describe and analyze the sense of parental competence by comparing groups. Significant differences were observed between the groups, when parents of children with disabilities showed lower scores on the sense of parental competence. Scientific evidence on the negative outcomes of the pandemic on the sense of parental competence of parents of children with hearing impairment can support the care of this population. <![CDATA[Factors associated with the perception of the maternal experience in delivery]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301031&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo desse estudo foi conhecer os fatores associados à experiência materna no parto hospitalar. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados eletrônicas Medline (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde BVS, tendo sido usados os seguintes comandos de busca: (("pregnant women" OR "postpartum period") AND perception AND ("childbirth experience" OR "labor obstetric"), selecionando artigos publicados a partir de 2017. A pesquisa finalizou com 15 referências bibliográficas onde foi possível identificar três grupos de resultados que influenciam a experiência materna, sendo eles apoio, informação/preparação para o parto e intervenções. Os estudos apontaram que os três grupos de resultados são elementos que se complementam. A percepção da experiência materna no parto é influenciada pelas condições socioeconômicas da mulher, pela preparação educacional para o parto, pelo apoio familiar e assistência da equipe de saúde durante o processo, pela qualidade e quantidade de intervenções realizadas e pelo respeito à autonomia da mulher nas decisões terapêuticas.<hr/>Abstract The objective of this study was to determine the factors associated with the maternal experience of hospital birth. An integrative literature review was performed using the electronic databases Medline (PubMed) and Biblioteca Virtual em Saúde (BVS - Virtual Health Library). The following search terms were used: (("pregnant women" OR "postpartum period") AND perception AND ("childbirth experience " OR "labor obstetric"), only articles published from 2017 onwards were selected. After selection, 15 bibliographical references were selected, where it was possible to identify three distinct groups of results, which were support, information/preparation for childbirth, and interventions. Our results suggest that the three result groups complement each other. We concluded that the maternal perception of the childbirth experience is influenced by socioeconomic conditions of the woman, educational preparation for the birth, family support, health team support during the labor process, quality and quantity of the interventions performed and respect to the woman’s autonomy in the therapeutical decisions. <![CDATA[Quality of life and associated factors in high-complexity hospital care]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301043&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Buscou-se avaliar a qualidade de vida e fatores associados entre profissionais de saúde que atuam em setores de alta complexidade hospitalar para pacientes críticos e crônicos. Foi realizado um estudo epidemiológico, transversal e analítico com 490 profissionais de uma macrorregional de saúde no norte de Minas Gerais, Brasil. Utilizou-se o instrumento WHOQOL-bref associado a um questionário para investigar as condições sociodemográficas, ocupacionais e de saúde. Foi conduzida a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado e modelo múltiplo a partir de regressão logística múltipla, utilizando o teste Hosmer Lemeshow, estimando razão das chances (odds ratio). As menores médias de qualidade de vida foram observadas no domínio ambiente. No domínio relações sociais foram observadas as maiores médias. As menores percepções de qualidade de vida associaram-se a faixa etária, ocupação profissional, sintomas depressivos e sobrepeso, enquanto ocupação em dois ou mais vínculos, hipertensão e ser enfermeiro foram identificados como fatores protetores. Há diferenças significativas na qualidade de vida entre os profissionais de saúde em relação às condições avaliadas e são necessários esforços para melhoria da qualidade de vida entre os profissionais que se baseiem nessas singularidades.<hr/>Abstract We sought to evaluate the quality of life and associated factors among health professionals working in sectors of high hospital complexity for critical and chronic patients. An epidemiological, cross-sectional and analytical study was conducted with 490 professionals from a macro-regional health unit in the north of Minas Gerais, Brazil. The WHOQOL-bref instrument associated with a questionnaire was used to investigate sociodemographic, occupational and health conditions. Descriptive and bivariate analysis was conducted using the chi-square test and multiple model from multiple logistic regression, using the Hosmer Lemeshow test, estimating odds ratio. The lowest means of quality of life were observed in the environment domain. In the social relations domain, the highest means were observed. The lowest perceptions of quality of life were associated with age, professional occupation, depressive symptoms and overweight, while occupation in two or more bonds, hypertension and being a nurse were identified as protective factors. There are significant differences in quality of life among health professionals in relation to the conditions evaluated and efforts are needed to improve quality of life among professionals based on these singularities. <![CDATA[The importance of machine learning in affect studies]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301059&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Aprendizado de máquina é um campo da Inteligência Artificial no qual um sistema pode modificar um comportamento, de forma autônoma, baseando-se na sua própria experiência, com o uso de regras lógicas que modificam o desempenho de uma tarefa ou tomam a decisão mais apropriada para o contexto. Um dos seus principais desafios é pensar como uma máquina pode aprender a lidar com afetos ou seus correlatos na interação com seres humanos ou outros agentes. Para isso, este trabalho busca compreender o que se tem produzido em uma associação entre as áreas dos afetos e do aprendizado de máquina, através de uma revisão sistemática de literatura. Após as filtragens aplicadas, discute-se 22 artigos que tratam dos temas de pesquisa. Em geral, os trabalhos lidam diretamente com a afetividade humana ou esta aparece como elemento ligado aos conceitos gerais, como é no caso dos estudos acerca do engajamento. Os trabalhos discutidos se destacam pelo uso de aprendizado de máquina na leitura e análise de dados retirados de resultados de exames diagnósticos ou de redes léxicas, associados a equipamentos de análise da atividade cerebral, destacando o eletroencefalograma (EEG), ou mesmo, o uso de robôs, chatbots ou jogos eletrônicos.<hr/>Abstract Machine learning is a field of Artificial Intelligence in which a system can modify a behavior, autonomously, based on its own experience, using logical rules that modify the performance of a task or make the most appropriate decision. for the context. One of its main challenges is to think about how a machine can learn to deal with affects or their correlates in the interaction with human beings or other agents. For this, this work seeks to understand what has been produced in an association between the areas of affection and machine learning, through a systematic literature review. After the filters applied, 22 articles dealing with the research topics are discussed. In general, the works deal directly with human affectivity or it appears as an element linked to general concepts, as is the case of studies on engagement. The works discussed stand out for the use of machine learning in the reading and analysis of data taken from the results of diagnostic tests or lexical networks, associated with equipment for analyzing brain activity, highlighting the electroencephalogram (EEG), or even the use of robots, chatbots or electronic games. <![CDATA[Development and application of a cognitive training for the virtual environment]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301073&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O envelhecimento é algo natural na vida de todos os seres humanos, podendo causar alterações tanto físicas como cognitivas. Sabe-se que o treinamento cognitivo traz diversos benefícios e melhora a qualidade de vida dos idosos. No entanto, ainda há poucos estudos sobre o treinamento cognitivo por meio do teleatendimento. A partir disso, este estudo teve como objetivo elaborar um treino cognitivo para o meio virtual e verificar sua aplicabilidade e eficácia em idosas. Participaram da pesquisa duas idosas, ambas com 67 anos de idade, e três juízes especialistas. Como critério de inclusão as participantes deveriam: ter de 60 a 75 anos; ter o Português Brasileiro como primeira língua; ter disponibilidade para participar do treinamento cognitivo duas vezes por semana; nunca ter feito treinamento cognitivo; ter internet wi-fi e computador/celular; serem alfabetizadas (no mínimo primeira série do ensino fundamental). O treinamento cognitivo foi elaborado com base nas principais queixas apresentadas pelas idosas quanto à atenção e memória, a partir dos dados obtidos por meio da aplicação dos questionários: PTA-II questionário da atenção e Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ. As tarefas elaboradas para o treinamento foram julgadas por três psicólogas doutoras e experts na área da neuropsicologia geriátrica. Os treinamentos foram feitos por meio da plataforma Google Meet, com duração de 12 sessões de 50 minutos cada. Foi possível verificar efeitos positivos na cognição, principalmente nos domínios percepção, linguagem e memória. O treinamento cognitivo auxiliou as idosas a manterem os processos cognitivos saudáveis, bem como adquirir ganhos cognitivos.<hr/>Abstract Aging is something natural in the lives of all human beings, which can cause both physical and cognitive changes. It is known that cognitive training brings many benefits and improves the quality of life of the elderly. However, there are still few studies on cognitive training through telemarketing. From this, this study had the aim to develop cognitive training for the virtual environment and to verify its applicability and effectiveness in elderly women. Two elderly women, both 67 years old and three expert judges, participated in the research. As inclusion criteria, participants should: be between 60 and 75 years old; having Brazilian Portuguese as a first language; be available to participate in cognitive training twice a week; never having done cognitive training; have wi-fi internet and computer/cell phone; who were literate (at least the first grade of elementary school) Cognitive training was developed based on the main complaints presented by the elderly women regarding attention and memory, based on the data obtained through the application of the questionnaires: PTA-II questionnaire of attention and Prospective and Retrospective Memory Questionnaire - PRMQ. The tasks developed for the training were judged by three doctoral psychologists and experts in the field of geriatric neuropsychology. The training was carried out through the Google Meet platform, lasting 12 sessions of 50 minutes each. It was possible to verify positive effects on cognition, mainly in the domains of perception, language and memory. Cognitive training helped the elderly to maintain healthy cognitive processes, as well as to acquire cognitive gains. <![CDATA[Depressive disorders in elderly people: a bibliometric study]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301085&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O envelhecimento e os transtornos depressivos são fenômenos extremamente complexos, dinâmicos, heterogêneos e fortemente influenciados pelos aspectos biopsicossociais, sendo primordial uma abordagem mais integrada entre as diversas áreas. Este estudo tem como objetivo esboçar um panorama da produção científica sobre os sintomas dos transtornos depressivos em idosos. A coleta de dados foi realizada pela SCOPUS, o software Rayyan retirou as duplicidades e o VOSviewer efetuou as análises bibliométricas. Foram gerados dois bancos para explorar e aprofundar os dados referentes aos sintomas dos transtornos depressivos em idosos e sua dinâmica durante a pandemia da COVID 19, que trouxe modificações diretas e bruscas no comportamento social e psíquico. Os resultados encontrados corroboram com a literatura e teorias referentes ao envelhecimento e saúde mental, reportando sintomas clássicos, associação com as comorbidades e a predominância de pesquisas desenvolvidas pela medicina e suas vertentes. No entanto, também emergiram os termos como “esclerose múltipla”, “diabetes’, “dieta”, “psiquiatria geriátrica” e “sintomas neuropsiquiátricos” sinalizando que existem associações que ainda são pouco exploradas pelos estudos. Os dados bibliométricos indicam que os fenômenos ainda são pesquisados de maneira fragmentada, resultando em uma fraca interconexão entre os termos principais do estudo e os que emergiram na pesquisa. Parece-nos um grande desafio compreender como a teia de sintomas se relacionam e detectar como outras variáveis interferem nos transtornos depressivos em idosos.<hr/>Abstract Aging and depressive disorders are extremely complex, dynamic, heterogeneous phenomena that are strongly influenced by biopsychosocial aspects, and a more integrated approach between different areas is essential. This study aims to outline an overview of the scientific production on the symptoms of depressive disorders in the elderly. Data collection was carried out by SCOPUS, the Rayyan software removed duplicates and VOSviewer carried out the bibliometric analyses. Two databases were generated to explore and deepen the data regarding the symptoms of depressive disorders in the elderly and their dynamics during the COVID 19 pandemic, which brought direct and sudden changes in social and psychic behavior. The results found corroborate the literature and theories related to aging and mental health, reporting classic symptoms, association with comorbidities and the predominance of evolutionary trends in medicine and its aspects. However, terms such as “multiple sclerosis”, “diabetes”, “diet”, “geriatric psychiatry” and “neuropsychiatric symptoms” also emerged, signaling that there are associations that are still little explored by studies. Bibliometric data indicate that the phenomena are still researched in a fragmented way, caused by a weak interconnection between the main terms of the study and those that emerged in the research. It seems to us a great challenge to understand how the web of symptoms are related and to detect how other variables interfere with depressive disorders in the elderly. <![CDATA[Widow and old age - psychosocial and health factors: an integrative review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A viuvez é o “estado de uma pessoa depois da morte de seu cônjuge”. É considerada como um dos eventos de vida não normativos, de mais difícil manejo, particularmente em pessoas idosas, dado o conjunto de demandas emocionais, sociais e comportamentais que acarreta. Este estudo teve o objetivo de identificar as variáveis de saúde e/ou psicossociais relacionadas a viuvez em idosos. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio de busca nas bases de dados AgeLine, BVS, PsycoInfo, Pubmed e Scielo. Foram selecionados estudos publicados no idioma inglês, espanhol e português, com idosos de 60 anos ou mais, transversais ou longitudinais que incluíram descrições e detalhamentos sobre o processo de viuvez, como resultado primário e/ou secundário. Sintomas depressivos, suporte social, impacto das experiências prévias da relação marital no estado de viuvez, estado e/ou condição nutricional enquanto auto percepção de saúde, bem-estar psicológico, satisfação com a vida, religiosidade e espiritualidade podem atuar como fatores agravantes ou de proteção na viuvez.<hr/>Abstract Widowhood is “the state of a person after the death of his or her spouse”. It is considered one of the most difficult non-normative life events to manage, particularly in the elderly, given the set of emotional, social and behavioral demands that it entails. This study aimed to identify health and/or psychosocial variables related to widowhood in the elderly. An integrative literature review was carried out by searching the AgeLine, BVS, PsycoInfo, Pubmed and Scielo databases. Cross-sectional or longitudinal studies published in English, Spanish and Portuguese, with elderly aged 60 years and over, including descriptions and details about the widowhood process, as a primary and/or secondary result, were selected. Depressive symptoms, social support, impact of previous experiences of the marital relationship on the state of widowhood, nutritional state and/or condition as self-perception of health, psychological well-being, satisfaction with life, religiosity and spirituality can act as aggravating or debilitating factors. widowhood protection. <![CDATA[Experiences of sexuality in older heterosexual couples: findings from brazil]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301118&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The increase in the world elderly population brings with it the need for healthy aging, and understanding sexual satisfaction in elderly couples represents an important aspect to be considered in the concept of quality of life. To understand the experience of sexuality in elderly couples monitored in a geriatric outpatient clinic at a referral hospital in Pernambuco, Brazil. The methodological approach used was qualitative, with convenience sampling and semi-structured interviews with elderly couples. Six heterosexual couples were interviewed individually and the main results found were decreased sexual satisfaction over time, tendency of couples not to consider sexuality important at the present time, relationship conflicts, sexual activity restricted to the genital area in the perception of husbands and intense suffering of husbands for not completing the sexual act. The contextual and socio-cultural factors had a great influence on the sexual satisfaction of elderly couples throughout their lives. A phallocentric pattern of sexual activity and the absence of a female voice in the couple’s dynamics were found to perpetuate this pattern. Aging is a process of change and sexual dissatisfaction can make it more difficult.<hr/>Resumo O aumento da população mundial de idosos traz consigo a necessidade de um envelhecimento saudável, e a compreensão da satisfação sexual em casais idosos representa um aspecto importante a ser considerado no conceito de qualidade de vida. Entender a experiência da sexualidade em casais de idosos monitorados em um ambulatório geriátrico em um hospital de referência em Pernambuco, Brasil. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, com amostragem de conveniência e entrevistas semiestruturadas com casais de idosos. Seis casais heterossexuais foram entrevistados individualmente e os principais resultados encontrados foram a diminuição da satisfação sexual ao longo do tempo, tendência dos casais a não considerarem a sexualidade importante no momento atual, conflitos de relacionamento, atividade sexual restrita à área genital na percepção dos maridos e intenso sofrimento dos maridos por não completarem o ato sexual. Os fatores contextuais e socioculturais tiveram uma grande influência na satisfação sexual dos casais idosos ao longo de suas vidas. Um padrão falocêntrico de atividade sexual e a ausência de uma voz feminina na dinâmica do casal foram encontrados para perpetuar este padrão. O envelhecimento é um processo de mudança e a insatisfação sexual pode torná-lo mais difícil. <![CDATA[The complexity of dating violence in the adolescent stage]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301130&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Analisar a vivência de situações de violência no namoro na fase da adolescência. Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa social estratégica, realizada com 31 adolescentes de 14 a 19 anos, entrevistados de forma remota, com roteiro semi-estruturado, no período de novembro de 2020 a março de 2021. A análise dos dados foi fundamentada nos princípios dialógico, recurso organizacional e hologramático do Paradigma Complexo. Os participantes compreendem o que se configura como violência, elencando suas principais formas de manifestação. No entanto, mostram dificuldades em reconhecer as situações de abuso vivenciadas no relacionamento como atos violentos, muitas vezes naturalizando as agressões e legitimando as ações de dominação vivenciadas cotidianamente. Evidencia-se a importância do reconhecimento de situações vivenciadas nas rotinas das relações afetivas que possam se configurar como violência, de forma a se conscientizar sobre a não naturalização dos abusos e agressões dentro dessas relações, mesmo que verbais, principalmente na fase da adolescência.<hr/>Abstract Analyze the experience of situations of dating violence during adolescence. Qualitative approach research, of the strategic social research type, carried out with 31 teenagers aged 14 to 19, interviewed remotely, with a semi-structured script, from November 2020 to March 2021. Data analysis was based on dialogic principles, organizational and hologramatic resource of the Complex Paradigm. Participants understand what constitutes violence, listing its main forms of manifestation. However, they show difficulties in recognizing situations of abuse experienced in the relationship as violent acts, often naturalizing aggression and legitimizing the actions of domination experienced on a daily basis. The importance of recognizing situations experienced in the routines of emotional relationships that can be configured as violence is highlighted, in order to raise awareness about the non-naturalization of abuse and aggression within these relationships, even if verbal, especially during adolescence. <![CDATA[Men's health and access to primary health care: an integrative review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301142&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo desse artigo é identificar e evidenciar os fatores relacionados ao acesso dos homens na atenção primária à saúde. Trata-se de revisão integrativa, no qual se buscaram publicações nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO no período de 2011 a 2021. Foram selecionados artigos científicos, disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol e que abordassem a atenção integral à saúde do homem na atenção primária à saúde. Resultados: Identificou-se 14 publicações, os dados evidenciaram que os homens têm dificuldade de inserção nas ações e atividades de saúde ofertadas na atenção primária à saúde. Os fatores estão relacionados a conjuntura cultural, histórica, social e econômica e da organização do processo de atendimento, que acaba enfraquecendo a integralidade do cuidado. Conclusão: assim, é primordial esforços e envolvimento dos diversos atores que compõem a rede de saúde com o objetivo de garantir a integralidade, acolhimento e ampliação do acesso aos serviços.<hr/>Abstract The aim of this article is to identify and highlight the factors related to men's access to primary health care. This is an integrative review, in which publications were sought in the LILACS, BDENF, MEDLINE and SCIELO databases from 2011 to 2021. Scientific articles were selected, available in full, in Portuguese, English and Spanish and that addressed the integral attention to men's health in primary health care. Results: 14 publications were identified, the data showed that men have difficulty inserting themselves into health actions and activities offered in primary health care. The factors are related to the cultural, historical, social and economic situation and the organization of the care process, which ends up weakening the comprehensiveness of care. Conclusion: therefore, efforts and involvement of the various actors that make up the health network are essential in order to guarantee comprehensiveness, acceptance and expansion of access to services. <![CDATA[Hospital nutritional surveillance and its economic and social issues: scope review]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301153&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A vigilância alimentar e nutricional consiste em descrever continuamente e predizer as tendências das condições de alimentação e nutrição e fatores determinantes da população, abrangendo a vigilância nos serviços de saúde, dados de sistemas de informação em saúde, de inquéritos populacionais, de chamadas nutricionais e da produção científica. Realizar o levantamento de estudos e estratégias relacionadas a vigilância nutricional no âmbito hospitalar, incluindo questões econômicas e sociais relacionadas ao tema. Foram encontradas 418 publicações, sendo que destas apenas 7 foram selecionadas para esta revisão. Dos 7 estudos, 2 foram publicados no mesmo ano (28,6%) e 2 tiveram um autor principal em comum (28,6%). A investigação sobre a adequação da assistência nutricional oferecida pelas instituições hospitalares com o estabelecimento de diretrizes e a desnutrição hospitalar ou seu risco foram os temas mais encontrados nos estudos selecionados. Foi identificada uma imensa lacuna de estudos quando se pretender compreender como está ocorrendo o processo de vigilância nutricional hospital. Sugere-se que pesquisados da área tratem com afinco esta temática tão relevante para obtenção de melhores desfechos hospitalares.<hr/>Abstract Food and nutrition surveillance consists of describing and predicting trends in food and nutrition conditions and determining factors in the population, including surveillance in health services, data from health information systems, population surveys, nutritional calls and scientific production. Conduct a survey of studies and strategies related to nutritional surveillance in the hospital environment, including health and social issues related to the topic. A total of 418 publications were found, of which only 7 were selected for this review. Of the 7 studies, 2 were published in the same year (28.6%) and 2 had a common main author (28.6%). The investigation of the adequacy of nutritional assistance offered by hospital institutions with the establishment of guidelines and hospital malnutrition or its risk were the themes most frequently found in the selected studies. Identificou-se uma grande lacuna nos estudos ao se tentar entender como está ocorrendo o processo de vigilância nutricional hospitalar. Sugere-se que os pesquisados na área lidem com essa questão, tão relevante, a fim de obter melhores resultados hospitalares. <![CDATA[“Pleasure in the pain of another?”: relationship between sadism, personality and human values]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301162&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo IO presente estudo teve por objetivo geral avaliar a relação entre o sadismo, os valores humanos e os traços de personalidade (sombrios e virtuosos). Especificamente, buscou-se identificar em que medida e direção essas variáveis se relacionam e o papel dos traços de personalidade e dos valores humanos como preditores do sadismo. Contou-se com a participação de 351 pessoas, com idade média de 32 anos (DP= 7,70), a maioria do sexo feminino (63,8%). Estas responderam as medidas de Avaliação da Personalidade Sádica, Questionário dos Valores Básicos, Inventário de Personalidade Virtuosa, Dark Triad Dirty Dozen e Questões demográficas. Os achados indicaram que o sadismo se relacionou com diferentes traços de personalidade e com valores interativos e de experimentação, mas foi predito apenas pelo traço sóbrio de maquiavelismo e pelos traços virtuosos de beneficência e inexpressividade e pelos valores normativos. Estima-se que os achados reforçam o papel da personalidade e dos valores na compreensão do sadismo.<hr/>Abstract The present study had aimed to evaluate the relationship between sadism, human values and personality traits (dark and bright). Specifically, we sought to identify to what extent and direction these variables are related and the role of personality traits and human values as predictors of sadism. There was the participation of 351 people, with a mean age of 32 years (SD=7.70), most of them female (63.8%). These answered the measures of Assessment of Sadistic Personality, Basic Value Survey, Prosocial Personality Inventory, Dark Triad Dirty Dozen and demographic questions. The findings indicated that sadism was related to different personality traits and interactive and normative values, but it was predicted only by the dark trait of machiavellianism and by the virtuous traits of beneficence and inexpressiveness and normative values. It is estimated that the findings reinforce the role of personality and values in understanding sadism. <![CDATA[Functional dependence and depressive symptoms in community-dwelling elderly]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301173&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Depender de auxílio para a realização de atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) na velhice revela robustas relações com vulnerabilidades ao bem-estar e riscos à saúde mental. O presente estudo examinou a formação de agrupamentos de pessoas idosas residentes na comunidade segundo o tipo de atividades instrumentais nas quais há dependência e o relato de sintomas depressivos particulares. Foram utilizados os dados dos 419 participantes (80+ 4,5 anos; 69,4% feminino) da coleta de seguimento do estudo FIBRA - Fragilidade em Idosos Brasileiros. A prevalência de dependência para AIVDs foi de 49,64% de 29,1% para depressão, segundo o escore total da GDS-15. Por meio de análise de cluster foram identificados quatro grupos de manifestação de dependência segundo o número, tipo de AIVD e associações com condições sociodemográficas, saúde, autonomia e controle percebidos. Análises de regressão multinomial identificaram diferenças nas razões de chance para um dos sintomas depressivos que compõem a GDS-15, após ajuste de variáveis. Em relação ao cluster funcionalmente preservado (cluster 1), itens representativos de rebaixamento em afetos positivos e disposição física (“anedonia”) foram mais prováveis no cluster 2. O cluster 3, com maiores dependências para AIVDs realizadas fora do domicílio, foi caracterizado por experiências de isolamento social. O Cluster 4, com maior número de tipos de dependências, apresentou maior probabilidade de apresentar sintomas depressivos centrais de depressão clínica. As evidências sugerem validade em especificar relações entre dependências e experiências emocionais as quais podem fazer parte dos planos de cuidado e políticas públicas em saúde e envelhecimento.<hr/>Abstract Depending on help to carry out instrumental activities of daily living (IADLs) in old age reveals robust relationships with vulnerabilities to well-being and risks to mental health. The present study examined the formation of groups of elderly people living in the community according to the type of instrumental activities in which there is dependence and the report of particular depressive symptoms. Data from 419 participants (80+ 4.5 years old; 69.4% female) from the follow-up collection of the FIBRA study - Frailty in Brazilian Elderly people were used. The prevalence of dependence for IADLs was 49.64% of 29.1% for depression, according to the total GDS-15 score. Through cluster analysis, four groups of manifestation of dependence were identified according to the number, type of IADL, and associations with sociodemographic conditions, health, perceived autonomy, and control. Multinomial regression analyzes identified differences in odds ratios for one of the depressive symptoms that make up the GDS-15, after adjusting variables. Regarding the functionally preserved cluster (cluster 1), items representative of downgrading in positive affects and physical disposition (“anhedonia”) were more likely in cluster 2. Cluster 3, with greater dependencies for IADLs performed outside the home, was characterized by experiences of social isolation. Cluster 4, with the highest number of types of addictions, was more likely to have central depressive symptoms of clinical depression. The evidence suggests validity in specifying relationships between addictions and emotional experiences which may be part of care plans and public policies in health and aging. <![CDATA[Leprosy: the silence disclosing the stigma and the prejudice]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000301186&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que carrega forte estigma social. As décadas de internação compulsória em colônias resultaram no surgimento de comunidades em seus entornos que são importantes do ponto de vista epidemiológico e histórico pela alta prevalência da doença e pelas pessoas que viveram as consequências do isolamento e do estigma. Neste artigo é apresentado um estudo de análise do banco de dados, resultado de atividade de educação em saúde e prevenção da hanseníase, realizada em escolas de uma região de ex-colônia em Minas Gerais. O objetivo foi avaliar o conhecimento e os sentimentos sobre a hanseníase entre os estudantes. Para análise, utilizou-se estatística descritiva. Foram analisados 325 questionários respondidos por estudantes com idade entre 10 e 19 anos. Os resultados evidenciaram desconhecimento em relação à doença. O menor conhecimento em relação à doença se relacionou com sentimentos de indiferença e o maior conhecimento a angústia ou medo e altruísmo. Mais de 30% dos estudantes disseram nunca ter ouvido falar sobre hanseníase, mesmo morando em região de ex-colônia, o que sugere um silêncio que pode ser causa e consequência do estigma social que dificulta o controle da doença. Dessa forma, é necessário investir em educação em saúde em hanseníase nas áreas de ex-colônias como medida de vigilância epidemiológica e combate ao preconceito.<hr/>Abstract Leprosy is an infectious disease that carries a strong social stigma. Decades of compulsory hospitalization in colonies resulted in the emergence of communities in their surroundings that are important from an epidemiological and historical point of view. Usually they have a high prevalence of the disease and people who have experienced the consequences of isolation and stigma. This article presents a database analysis study, the result of health education and leprosy prevention activities, carried out in schools in an ex-colony region of Minas Gerais. The objective was to assess knowledge and feelings about leprosy among students. For analysis, descriptive statistics were used. We analyzed 325 questionnaires answered by students aged between 10 and 19 years. The results showed lack of knowledge about the disease. Less knowledge about the disease was related to feelings of indifference and greater knowledge to anguish or fear and altruism. More than 30% of students informed they have never heard about leprosy, even living in an ex-colony region, which suggests a silence that can be the cause and consequence of the social stigma that makes it difficult to control the disease. Thus, it is necessary to apply in health education in leprosy at areas of former colonies as a measure of epidemiological surveillance and prejudice fighting.