Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Ciências do Desporto]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-052320060001&lang=pt vol. 6 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Celebrações e evocações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<B>Características cinemáticas da pedalada em ciclistas competitivos de diferentes modalidades</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi comparar a cinemática de pedalada em ciclistas de duas modalidades diferentes (estrada e mountain-bike). A aquisição dos dados foi feita usando o sistema Peak Motus, sendo analisado o comportamento angular da coxa, joelho e tornozelo enquanto os ciclistas pedalaram em intensidade relativa ao segundo limiar ventilatório. Os resultados foram analisados estatisticamente com teste t de Student a cada 30º do pé-de-vela, não mostrando diferenças entre as modalidades. Entretanto, a cinemática do tornozelo apresentou grande variabilidade. A característica encontrada para o tornozelo possivelmente seja um fator decisivo para diferenças na técnica de pedalada entre os ciclistas destas duas modalidades, em relação à aplicação das forças no pedal.<hr/>The purpose of this study was to compare the pedaling kinematics of cyclists of two different disciplines (road and mountain-bike). Data collection and analysis were accomplished using the Peak Motus System, and the angular kinematics behavior for the thigh, knee and ankle were analyzed while the cyclists pedaled in relative intensity to the second ventilatory threshold. The results were statistically compared by Student’s t-test to every 30° of crank, showing no statistically differences among the cycling disciplines. However, the ankle kinematics presented high variability. This characteristic found for the ankle may be a decisive factor related to the differences in the pedaling technique among cyclists of these two disciplines. <![CDATA[<B>Efeito da cadência de pedalada sobre arelação entre o limiar anaeróbio e máxima fase estável de lactato em indivíduos ativos do sexo masculino</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi analisar a influência da cadência de pedalada na validade do limiar anaeróbio (LAn) em predizer a carga correspondente à máxima fase estável de lactato (MLSScarga), durante o exercício realizado no cicloergômetro. Vinte e oito indivíduos, fisicamente ativos, do sexo masculino (21,7 + 3,5 anos, 72,7 + 10,1 kg, 177,0 + 4,5 cm) realizaram em uma bicicleta de frenagem mecânica um teste incremental máximo, para determinar o LAn e de 2 a 4 testes de carga constante, para determinar a MLSScarga. Os testes foram realizados nas cadências de 50, 60, 70 e 100 rpm. O LAn foi determinado como sendo a carga correspondente a 3,5 mM de lactato sanguíneo. A MLSScarga foi definida como a maior carga na qual a concentração de lactato sanguíneo não aumentou mais do que 1,0 mM entre o 10º e o 30º minuto do teste de carga constante. Não houve diferença significante entre a MLSScarga (50 rpm = 187,1 + 26,7 ; 60 rpm = 182,8 + 31,0; 70 rpm = 180,2 + 24,5 e; 100 rpm =154,5 + 24,8 Watts e o LAn (50 rpm = 189,8 + 31,5; 60 rpm = 175,2 + 37,8; 70 rpm = 187,2 + 28,0 e; 100 rpm = 142,9 + 23,9 Watts ) em nenhuma das cadências analisadas. Com exceção da cadência de 100 rpm (r = 0,59; p > 0,05), o LAn foi significantemente correlacionado com a MLSScarga(50 rpm - r = 0,80; 60 rpm - r = 0,96; 70 rpm - r = 0,81). Pode concluir-se que, nas cadências de pedalada habitualmente utilizadas (50-70 rpm) em testes incrementais para avaliação de indivíduos sedentários, o LAn apresenta uma boa validade em predizer a lMLSScarga.<hr/>The aim of the present study was to analyse the influence of pedaling cadence on the validity of anaerobic threshold (AT) to estimate the exercise workload corresponding to the maximal lactate steady state (MLSSworkload) during cycle ergometer. Twenty-eight active male (21.7 + 3.5 yr, 72.7 + 10.1 kg, 177.0 + 4.5 cm) performed one incremental maximal-load test to determine AT and two to four constant submaximal load tests on a mechanically braked cycle ergometer to determine MLSSworkload. The tests were performed at pedal cadences of 50, 60, 70 and 100 rpm. AT was determined as the workload corresponding to 3.5 mM of blood lactate. The MLSSworkload was defined as the highest workload at which blood lactate concentration did not increase by more than 1.0 mM between minutes 10 and 30 of the constant workload. There was no significant difference between MLSSworkload (50 rpm = 187.1 + 26.7; 60rpm = 182.8 + 31.0; 70 rpm = 180.2 + 24.5 and; 100 rpm = 154.5 + 24.8 Watts and AT (50 rpm = 189.8 + 31.5; 60rpm = 175.2 + 37.8; 70 rpm = 187.2 + 28.0 and; 100 rpm = 142.9 + 23.9 Watts. With exception of cadence at 100 rpm (r = 0.59; p > 0.05), AT was significantly correlated with MLSSworkload (50 rpm - r = 0.80; 60 rpm - r = 0.96; 70 rpm - r = 0.81). We conclude that at cadences more frequently performed in incremental tests (50 - 70 rpm), AT presented good validity to estimate MLSSworkload in sedentary individuals. <![CDATA[<B>Indicadores de regulação autonômica cardíaca em repouso e durante exercício progressivo</B>: <B>Aplicação do limiar de variabilidade da freqüência cardíaca</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo se propôs verificar o grau de associação entre a freqüência cardíaca de repouso (FC Rep), diferentes índices de variabilidade da freqüência cardíaca (FC) em repouso e a intensidade de esforço referente ao limiar de variabilidade da FC. Vinte homens (21,3 ± 2,6 anos) iniciaram o protocolo do teste com um período de repouso sentado no cicloergômetro, em seguida realizaram um teste progressivo (14,6 W/minuto) até a exaustão. O limiar de variabilidade foi identificado na primeira carga inferior a 3 ms na curva de decréscimo da variabilidade da FC. A FC e sua variabilidade foram registradas utilizando-se um cardiofreqüencímetro Polar®. Para associação dessas variáveis (Spearman Rank) foi considerado p< 0,05. As correlações entre os diversos índices de variabilidade foram significantes (r≥0,80). A FC Rep apresentou associação significativa e negativa com os índices de variabilidade e com a intensidade no limiar de variabilidade da FC (r ≥ -0,63). A intensidade no limiar mostrou estreita relação com os índices: SD1 (r = 0,51), SD2 (r = 0,46), RMSSD (r = 0,48), pNN50 (r = 0,55), HF (r = 0,50) e LF/HF (r = -0,56). Nossos achados indicam que elevada atividade vagal de repouso pode postergar o aumento da predominância simpática em exercício progressivo.<hr/>This study aimed to verify the degree of association between the resting heart rate (HR Rest), different resting heart rate variability indexes and the exercise intensity related to the heart rate threshold variability. Twenty men (21,3 ± 2,6 years old) began the test protocol with a resting period sitting on a cycle ergometer and then were submitted to a progressive test (14,6W/minute) until exhaustion. In the first load, the threshold variability was identified as lower than 3 ms in the decreasing variability HR curve. The HR and the variability were registered with a Polar® heart rate device. Spearman Rank (r) correlation was used to calculate the associations among these variables (p<0,05). The correlations between various variability indexes were statistically significant with r≥0,80. The HR Rest showed a significant and a negative association with the variability indexes and with the threshold variability intensity (r ≥ -0,63). On the other hand, the threshold variability intensity showed a close relationship with the following indexes: SD1 (r = 0,51), SD2 (r = 0,46), RMSSD (r = 0,48), pNN50 (r = 0,55), HF (r = 0,50) e LF/HF (r = -0,56). These results showed that an elevate resting vagal activity can postpone the increase of the predominance of the sympathetic system during progressive exercises. <![CDATA[<B>Efeitos bioquímicos da suplementação de carboidratos após uma competição simulada de <I>Short Duathlon</I> Terrestre</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta do presente estudo foi investigar os efeitos bioquímicos da suplementação de carboidratos em uma competição simulada de short duathlon terrestre. A amostra foi constituída de quatorze duatletas, aos quais foram dados suplementos de uma bebida com carboidrato em uma solução a 6% de maltodextrina (g1), placebo (g2) e solução a 6% de glicose (g3), em três momentos distintos da competição simulada: 30 minutos antes da prova (500ml), a cada 15 minutos durante essa competição (200ml) e imediatamente após o término desta (300ml). Amostras de sangue foram coletadas em dois momentos - antes e imediatamente após o final da competição - para análise da glicemia, lactato, insulina e cortisol. Verificaram-se diferenças significativas, em relação aos níveis de glicemia entre g1 e g2, na fase pós-competição. Quando analisado o lactato, também se verificou uma diferença significativa em g1 e g2 na fase durante a competição. Da mesma forma, foram observadas diferenças significativas nas concentrações de cortisol durante a competição (g1) e pós-competição (g2). A conclusão desse estudo, baseada nos dados obtidos das amostras sanguíneas, foi que a suplementação de maltodextrina fornece indicativos bioquímicos que favorecem sua utilização em competições como o short duathlon terrestre.<hr/>This study aimed to investigate the biochemical effects of carbohydrates supplementation in a simulated short land duathlon competition. Sample size consisted of 14 athletes that ingested supplements of a 6% maltodextrin solution (G1), placebo (G2), and a 6% glucose solution (G3), in three different moments of the simulated competition: 30 min before de competition (500ml), every 15 min during the competition (200ml), and immediately after the end of the competition (300ml). Blood sampling was obtained during two stages of the competition - before and immediately after the end - to blood glucose, lactate, insulin and cortisol analyses. We found significant differences at glucose concentrations between G1 and G2 after competition. When lactate concentrations were analysed, it was also found a significant difference in G1 and G2 during the competition, as well, in the cortisol concentrations during the competition (G1) and after competition (G2). We conclude that the maltodextrin supplementation provides biochemical evidence that favors its ingestion in simulated short land duathlon competition. <![CDATA[<B>Tradução e validação do SAQ (<I>Sports Attitudes Questionnaire</I>) para jovens praticantes desportivos portugueses com idades entre os 13 e os 16 anos</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho procura contribuir para a avaliação do papel educativo do desporto infanto-juvenil organizado. Depois de proceder à tradução do Sports Attitudes Questionnaire (SAQ), o inventário foi aplicado a duas amostras independentes de atletas com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos. Com base nos resultados de 511 sujeitos (247 rapazes e 264 raparigas), a análise factorial exploratória identificou quatro dimensões. A análise factorial confirmatória evidenciou o ajustamento do modelo de quatro factores aos dados obtidos numa amostra de 482 sujeitos (248 masculinos e 234 femininos). Em resumo, a versão portuguesa do questionário de atitudes face ao desporto parece apta a ser utilizada em futuras pesquisas.<hr/>This study examines the assessment of the educational role of youth organized sports. After obtaining the Portuguese version of the Sports Attitudes Questionnaire (SAQ), the inventory was applied on two samples of 13- to 16-years-old athletes. Based on 511 subjects (247 boys, 264 girls) exploratory factor analysis identified four dimensions. In addition, confirmatory factory analysis showed the consistency between the 4-factor model and the data collected from 482 subjects (248 males, 234 females). In summary, the Portuguese version of SAQ suggested to be a reasonable instrument for future research. <![CDATA[<B>Efeitos do intervalo pós-conhecimento de resultados na aquisição do arremesso da Bocha</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de verificar os efeitos do intervalo após o fornecimento do conhecimento de resultados na aquisição do arremesso da bocha, trinta e seis universitários foram separados, formando três grupos: sem intervalo pós-conhecimento de resultados, intervalo de 5 segundos de pós-conhecimento de resultados e intervalo de 10 segundos de pós-conhecimento de resultados. A tarefa consistiu em arremessar uma bola em direção a um alvo circular posicionado no chão, com o objetivo de atingir um círculo no centro do alvo, que recebia a pontuação 6. A cada 10 cm do círculo central, uma nova área foi delimitada e decrescia em um ponto recebendo a área mais externa a pontuação 1. O experimento foi dividido em fase de aquisição (120 tentativas a 6,5 m de distância) e testes de Transferência 1 (10 tentativas sem conhecimento de resultados), Transferência 2 e 3 (10 tentativas cada sem conhecimento de resultados a 7,5 m). Não foram observadas diferenças estatísticas na análise da média do escore e do coeficiente de variação, não caracterizando efeito do intervalo pós-CR sobre a aprendizagem de habilidades motoras na condição utilizada.<hr/>Aiming to verify the post-knowledge of results interval effects in the acquisition of the bocce throw, thirty-six college students of both sexes were separated in three groups: no post- knowledge of results interval, 5-seconds post- knowledge of results interval and 10-seconds post- knowledge of results interval. The task consisted of throwing a ball towards a circular target positioned in the floor aiming to reach a circle in the center of the target, which received score 6. A new area was demarcated at each 10 cm of the central circle and decreased in one point receiving score 1 in the more external area. The experiment was divided in acquisition phase (120 trials at 6.5 m distance) and transfer test 1 (10 trials without knowledge of results at the same distance), transfer tests 2 and 3 (10 trials each one without knowledge of results at 7.5 m distance). Statistical differences were not observed in mean scores and coefficient of variation, that didn’t determine the effect of the post-knowledge of results interval on learning motor skills in the condition used. <![CDATA[<B>Análise da carreira desportiva de atletas das regiões sul e sudeste do Brasil</B>: <B>Estudo dos resultados desportivos nas etapas de formação</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A exigência de resultados elevados em desportistas em processo de formação tem sido amplamente questionada na literatura. De acordo com os especialistas, os resultados só devem ser valorizados na última das três etapas do período de formação. Com efeito, a utilização de estratégias tendo em vista a obtenção de resultados nas fases iniciais prejudicaria a obtenção de resultados elevados na etapa de alto rendimento. Neste sentido, o objetivo principal deste estudo foi verificar se atletas que atingiram resultados elevados no desporto de alto nível já apresentavam resultados relevantes durante os períodos de formação. A amostra foi constituída por 165 atletas de alto nível, das regiões sul e sudeste do Brasil, que faziam desporto em seis modalidades - ginástica olímpica, ginástica rítmica, natação, tênis, voleibol e futsal. A informação sobre os resultados obtidos durante as três etapas da formação desportiva propostas por Platonov, foi recolhida através de consultas às federações e da aplicação de um questionário aos atletas. O estudo permitiu concluir que: a) os atletas demonstraram um baixo percentual (27,5%) de altos resultados na primeira etapa, um percentual acima do esperado (67,3%) na segunda etapa, e um elevado percentual (87,3%) na terceira etapa; b) a comparação entre as modalidades revelou diferenças significativas (p<0,05) na primeira e na segunda etapas, todavia, na terceira etapa, os resultados indicaram grande relevância em todos os desportos.<hr/>The demand for high performances in young athletes is broadly questioned in literature. According to training experts, results should be understood as relevant only during the last stage of the long-term’s athlete development. The use of strategies focused on results during the initial stages of the long-term’s athlete development may reduce the possibilities of achieving good results during the advanced stages of high level sport. Therefore, the main purpose of this study was to verify, retrospectively, if high level athletes did present relevant results during the initial phases of training and competition. Sample size consisted of 165 high-level Brazilian athletes of Olympic gymnastics, rhythmic gymnastics, swimming, tennis, volleyball, and indoor soccer. Information concerning the results during the three phases of the long-term’s athlete development was obtained by consulting sport federations documents and through a questionnaire. We concluded that a) athletes showed a low percentage (27,5%) of relevant results during the first stage of their training process, higher than hypothesized percentage (67,3%) during the second stage, and an highest percentage (87,3%) during the third stage; b) comparison between sports revealed significant differences (p<0,05) during the first and the second stages; c) during the third stage, competitive results presented high relevance for all sports. <![CDATA[<B>O valor do atleta com deficiência</B>: <B>Estudo centrado na análise de um periódico português</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A prática de desporto por pessoas com deficiência tem vindo a desenvolver-se significativamente. Prova disso são os Jogos Paralímpicos, que representam o símbolo máximo do desporto para estas pessoas. Contudo, apesar desta evolução, estas competições parecem não ter uma cobertura relevante por parte dos mass media, parecendo reconhecer-se pouco valor ao atleta paralímpico. Através da análise de conteúdo a um jornal diário português, nos anos de 1996 e 2000, anos dos Jogos Paralímpicos de Atlanta e de Sydney, procurámos perceber qual o valor do atleta com deficiência e se ao longo desses anos existiram alterações nesse valor. A categorização inerente à análise de conteúdo realizou-se a priori e a posteriori, surgindo um sistema categorial constituído pelas categorias (i) nacionalismo, (ii) atleta com deficiência, (iii) prova, (iv) apoio ao atleta e (v) público. A análise de imprensa efectuada revelou um aumento significativo no número de notícias, parecendo demonstrar uma mudança de atitude da sociedade face ao atleta com deficiência. Porém, este não é valorizado sob o ponto de vista estético, mas sim em relação aos resultados obtidos. Na realidade, o resultado e o recorde parecem assumir uma grande importância, podendo afirmar-se que o desporto para pessoas com deficiência se encontra enquadrado na lógica do desporto moderno, esperando-se que o atleta incorpore o homem sem limites.<hr/>The practice of sports for disabled people has increased significantly. Paralympics Games (its maximum symbol) are a sound evidence. In spite of this, these competitions did not have enough mass media coverage, what suggests a neglect of the actual importance of paralympic movement and their representatives. Using content analysis, a Portuguese daily newspaper of the years 1996 and 2000, covering Atlanta and Sydney Paralympics Games, we investigated the value placed on athletes with disability as well as if there has been any significant change in the way society views them. A priori and a posteriori content analysis pointed out the presence of five categories, namely: (i) nationalism, (ii) athlete with disability, (iii) competition, (iv) athlete’s support and (v) public. There has been a significant improvement in the number of reports, which might demonstrate a different attitude in relation to these athletes. However, they are not valued aesthetically, but mainly through their accomplishment. Accomplishment and records seem to get an outstanding importance, suggesting that this kind of sport fits into the logic of modern sport, where the athlete is expected to incorporate a man without limits. <![CDATA[<B>Crescimento somático na população africana em idade escolar</B>: <B>Estado actual do conhecimento</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenvolvimento da investigação científica em torno do crescimento somático das populações tem-se justificado não só pela sua utilidade no âmbito da saúde pública e desenvolvimento humano, mas também pelo contributo que presta a diferentes domínios da ciência, como sejam a auxologia, a antropologia, a epidemiologia e a nutrição, entre outros. Por se encontrar associado aos estudos das populações afectadas por condições higiénico-nutricionais adversas, o continente africano encontra particular interesse no seu desenvolvimento e aplicação. A presente revisão da literatura, ao tentar estabelecer o estado do conhecimento actual, pretende auxiliar os pesquisadores de populações africanas em idade escolar. A partir da consulta de bases disponíveis, foram seleccionados todos os artigos que versassem estudos realizados em África, com sujeitos em idade escolar e referindo diferentes aspectos do seu crescimento somático. Os estudos revistos revelam uma preocupação centrada em torno do significado antropobiológico do crescimento infanto-juvenil, nomeadamente na influência das condições sócio-económicas no crescimento, sobretudo a partir de um enfoque diferencialista de meios e estratos sócio-económicos distintos. Um outro aspecto de relevo reside no uso generalizado de normas internacionais para avaliar-estimar o estado nutricional, bem como a validade dos pontos de corte usualmente utilizados. Finalmente, sugere-se abordagens mais amplas e diversificadas no entendimento da enorme variabilidade populacional. A epidemiologia genética, ou a genética de populações podem ser enfoques altamente promissores.<hr/>Scientific research in somatic growth has been justified by its utility in public health and human development as well as its major contribution to such fields as auxology, anthropology, epidemiology and nutrition. Since growth deficiencies are associated with adverse hygienic-nutritional conditions, the development and application of knowledge provided from auxology is increasing in Africa. The present literature review has been conducted in order to face the need of a systematisation of the few publications about growth in school aged populations of Africa. All the papers cited in available library databases which refer to studies within this framework of research with school aged African populations have been included. The study of the bio-anthropological meaning of child growth, namely the socio-economic influence, seems to be the main concern. Another issue is the interpretation and validity of using international norms and cut-offs to classify nutritional status. The review also suggests that, facing some of the methodological and substantive limitations of such research and the recent development within the broad field of genetics, new approaches will come out in the near future to solve some of the must relevant research problems. <![CDATA[<B>Alterações no funcionamento do sistema de controle postural de idosos</B>: <B>Uso da informação visual</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o avanço da idade, os seres humanos apresentam alterações no controle postural. Tais alterações têm sido consideradas ocorrer em função da diminuição da capacidade dos sistemas sensoriais em fornecer informações e do sistema motor em produzir ações motoras adequadas para manter o corpo equilibrado e em uma posição desejada. Estas alterações levariam a uma diminuição no desempenho do sistema de controle postural e estariam associadas ao aumento da incidência de quedas em idosos. Todavia, essa relação entre alterações sensoriais e motoras e a diminuição no desempenho do sistema de controle postural ainda não é bem compreendida. E, mais importante, os maiores problemas para o funcionamento do sistema de controle postural poderiam não estar associados a alterações em cada um desses sistemas, mas sim, poderiam estar relacionados a alterações no relacionamento entre informação sensorial e ação motora, que ocorrem em idosos. Assim, este trabalho de revisão visa apresentar e discutir os principais aspectos do controle postural, com ênfase no relacionamento entre informação visual e ação motora, e como estes aspectos podem auxiliar o entendimento das alterações observadas no controle postural em idosos.<hr/>Aging process has led human beings to exhibit changes in postural control. Such changes have been considered to occur due to problems in the sensory systems to provide information about body position on space, and also to problems in the motor system to produce adequate and coordinate muscle activation to maintain the body in a desirable position. These changes would lead elderly people to decline their performance in postural control and would be associated to the increase of incidence in falls of this population. However, this relationship between sensory and motor changes, and the decrease of the performance in postural control is poorly understood; more important, functioning problems of the postural control system would not be related to changes on each one of these systems. It could be related with changes in the relationship between sensory information and motor action in elderly people during the maintenance of the upright stance. Thus, the purposes of this paper are to present and to argue main aspects related to postural control, with emphasis in the relationship between visual information and motor action, and how these aspects can help us to understand the changes observed in the postural control in elderly people. <![CDATA[<B>A pesquisa com EEG aplicada à área de aprendizagem motora</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O eletroencefalograma (EEG) é o registro da atividade elétrica no córtex cerebral que corresponde ao fluxo de informações processado pelo córtex em suas atividades. O movimento envolve uma série de processos cognitivos específicos e a aprendizagem de um gesto passa por fases cognitivas que apresentam suas próprias características no encéfalo. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise dos estudos com EEG dentro da pesquisa em aprendizagem motora, suas aplicações e possibilidades de estudos empíricos, visando colaborar com o crescimento desta área na Educação Física. Os principais estudos revisados indicam que a aprendizagem motora provoca uma mudança na ativação cortical na área pré-motora e motora do cérebro, ou seja, existe um aumento da atividade alfa (lenta e rítmica entre 8-12 Hz) nessas áreas, indicando que o gesto foi automatizado. Desta forma, a aprendizagem está relacionada a um menor esforço e maior eficiência neural, principalmente, na área pré-motora, pois esta é responsável pelo planejamento motor. Concluiu-se que o EEG pode ser uma excelente alternativa de pesquisa em aprendizagem motora, enriquecendo ainda mais os estudos nesta área, pela investigação mais direta dos processos cognitivos fundamentais envolvidos na habilidade motora e no seu aprendizado.<hr/>The Electroencephalogram (EEG) is the record of the cortex electrical activity that corresponds to the flow of information processed by the cortex during its activities. Physical movement involves specific cognitive processes and motor learning goes through by different phases and shows different characteristics in encephalon. The purpose of this paper was to review studies using EEG within the field of Motor Learning research, its applications and empirical possibilities. The main articles reviewed in this study, point out that motor learning causes a change in the cortical activation in the pre-motor and motor areas, i. e., the alpha activity increases in these areas, indicating that the movement was learned. This way, motor learning is related to less effort and more neural efficiency mainly in the pre-motor cortex because this area is responsible for motor planning. Reviewing main results in empirical studies, we conclude that EEG may be an excellent tool in motor learning research, adding something more to this field studies by the direct investigation of the cognitive processes involved in motor ability and in its learning. <![CDATA[<B>A vitalidade da lusofonia</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O eletroencefalograma (EEG) é o registro da atividade elétrica no córtex cerebral que corresponde ao fluxo de informações processado pelo córtex em suas atividades. O movimento envolve uma série de processos cognitivos específicos e a aprendizagem de um gesto passa por fases cognitivas que apresentam suas próprias características no encéfalo. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise dos estudos com EEG dentro da pesquisa em aprendizagem motora, suas aplicações e possibilidades de estudos empíricos, visando colaborar com o crescimento desta área na Educação Física. Os principais estudos revisados indicam que a aprendizagem motora provoca uma mudança na ativação cortical na área pré-motora e motora do cérebro, ou seja, existe um aumento da atividade alfa (lenta e rítmica entre 8-12 Hz) nessas áreas, indicando que o gesto foi automatizado. Desta forma, a aprendizagem está relacionada a um menor esforço e maior eficiência neural, principalmente, na área pré-motora, pois esta é responsável pelo planejamento motor. Concluiu-se que o EEG pode ser uma excelente alternativa de pesquisa em aprendizagem motora, enriquecendo ainda mais os estudos nesta área, pela investigação mais direta dos processos cognitivos fundamentais envolvidos na habilidade motora e no seu aprendizado.<hr/>The Electroencephalogram (EEG) is the record of the cortex electrical activity that corresponds to the flow of information processed by the cortex during its activities. Physical movement involves specific cognitive processes and motor learning goes through by different phases and shows different characteristics in encephalon. The purpose of this paper was to review studies using EEG within the field of Motor Learning research, its applications and empirical possibilities. The main articles reviewed in this study, point out that motor learning causes a change in the cortical activation in the pre-motor and motor areas, i. e., the alpha activity increases in these areas, indicating that the movement was learned. This way, motor learning is related to less effort and more neural efficiency mainly in the pre-motor cortex because this area is responsible for motor planning. Reviewing main results in empirical studies, we conclude that EEG may be an excellent tool in motor learning research, adding something more to this field studies by the direct investigation of the cognitive processes involved in motor ability and in its learning.