Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Ciências do Desporto]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-052320060003&lang=pt vol. 6 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Da falácia da ‘actividade física’]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<B>Reprodutibilidade e validade do questionário Baecke para avaliação da atividade física habitual em adolescentes</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi analisar indicadores associados à reprodutibilidade e à validade do Questionário de Atividade Física Habitual preconizado por Baecke (BQHPA) em amostra específica de adolescentes. A amostra foi constituída por 161 sujeitos (92 moças e 69 rapazes) com idades entre 12 e 18 anos. Reprodutibilidade foi obtida por intermédio de réplicas de aplicação do questionário, com intervalo de duas semanas, envolvendo o coeficiente de correlação intraclasse (R) e a técnica de Bland e Altman (B-A). A validade foi analisada mediante comparações entre as informações apresentadas pelos adolescentes no BQHPA e por instrumento retrospectivo de auto-recordação das atividades diárias (R-24h). Para tanto, utilizou-se da proporção de concordância Kappa entre categorizações de acordo com a distribuição de quartis dos indicadores de atividade física. Os achados revelaram R entre 0,55 e 0,85 nas moças e entre 0,69 e 0,82 nos rapazes. Embora esses valores sejam semelhantes aos encontrados em outros estudos, mediante a técnica de B-A verifica-se limitada capacidade de concordância entre réplicas de aplicação do questionário. Quanto à validade, os escores de atividade física apresentados pelo BQHPA demonstraram proporção de concordância entre 33,5% e 76,6% com as informações provenientes do R-24h. Os indicadores de validação observados foram mais elevados entre os rapazes com mais idade. Em conclusão, os resultados apresentam evidências de que, em adolescentes de ambos os sexos com mais de 14 anos de idade, o BQHPA demonstra aceitáveis propriedades de medida para monitorar níveis habituais de atividade física. Em adolescentes mais jovens ( ≤ 14 anos), os achados sugerem que o BQHPA deverá ser utilizado com algumas precauções.<hr/>The present study was designed to analyze the reproducibility and validity of Baecke Questionnaire of Habitual Physical Activity (BQHPA) in specific sample of adolescents. A total of 161 subjects (92 girls and 69 boys) aged 12-17 years old were included in the study. For the assessment of reproducibility intraclass correlation coefficients and Bland-Altman plots were computed between administrations of the questionnaire at baseline, and after two weeks. Validity was determined by comparing questionnaire against a 24-hour recall instrument of the daily activities, which provided an estimate of the diary energy expenditure (kcal/kg/day). Proportion of agreement (kappa values) was calculated, based on categorization of the distributions of the physical activity variables into quartiles. The results showed correlation coefficients ranged from 0,55 to 0,85 in girls and 0,69 to 0,82 in boys. Although these data are comparable to most other self-report reproducibility studies, Bland-Altman plots demonstrated limited capacity of agreement between test-retest of the questionnaire. In terms of validity, the scores of physical activity reported in the BQHPA showed percentage of agreement between 33,5% and 76,6% with the 24-hour recall data. The indicators of validation observed were greater in boys older. In conclusion, these data provide evidence that, in adolescents of both sex with more than 14 years old, the BQHPA has acceptable measurement properties for monitoring levels of habitual physical activity. In youngest adolescents (≤ 14 years old), our findings indicate that the BQHPA should be used with some precautions. <![CDATA[<B>Feedback auto-controlado e aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da frequência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada e externamente controlada na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos. Vinte e dois idosos na faixa etária de 60 a 76 anos de idade foram utilizados como sujeitos, distribuídos em dois grupos em relação aos diferentes tipos de controle de frequência de CR utilizada: auto-controlada ou externamente controlada. A tarefa consistiu em arremessar um implemento em um alvo. A hipótese testada é que sujeitos que praticam com frequências auto-controladas de CR obtêm maior aprendizagem do que sujeitos que praticam com frequências externamente controladas, conforme resultados anteriores com adultos. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA One-way, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Os resultados mostraram forte tendência de superioridade para o grupo com CR auto-controlado, embora a diferença não seja significativa.<hr/>The objective of the present study was to compare the effects of the self-controlled frequency of knowledge of results (KR) and externally controlled frequency in the learning of a discrete motor ability in the elderly. Twenty-two elderly subjects in the age group of 60 to 76 were used as subjects, distributed into two groups in relation to the different types of KR frequency control: self-controlled or externally controlled. The task consisted of throwing an implement at a target. The tested hypothesis is that subjects who practice with self-controlled frequencies of KR obtain higher learning than subjects who practice with externally controlled frequencies, according to previous results with adults. The analysis of the data was carried out through ANOVA One-way, where the statistical SPSS package was used. The results showed a strong superiority tendency for the group with self-controlled KR, although the difference was not significant. <![CDATA[<B>Efeitos de dicas visuais na aprendizagem do nado crawl para alunos surdos</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta pesquisa foi de investigar os efeitos da utilização de diferentes dicas visuais na aprendizagem do nado crawl para alunos surdos. Participaram do estudo 22 alunos, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 17 anos. A pesquisa envolveu dois grupos (G1=dicas através de modelo e G2=dicas através de figuras e modelo) e três fases experimentais (pré-teste, aprendizagem e pós-teste). Tanto no pré-teste quanto no pós-teste os grupos foram filmados e avaliados por um "instrumento de avaliação do nado crawl". Utilizou-se como medida de aprendizagem o padrão do nado crawl, a distância nadada e a quantidade de paradas. Porém obteve-se resultados significantes apenas no padrão do nado crawl. Dessa forma, os resultados da análise intra-grupo mostraram que em ambos os grupos houve melhora do pré para o pós-teste em termos do padrão de movimento. Os resultados da análise inter-grupos mostraram superioridade do grupo G2 em relação ao G1 no padrão de movimento (componentes 2 e 3), no pós-teste. Pôde-se concluir que a utilização de dicas nas figuras ilustrativas associadas às dicas no modelo real e simulado adicionou informação que permitiu o direcionamento e a manutenção da atenção dos aprendizes aos pontos chaves da habilidade.<hr/>The goal of this study was to investigate the effect of different visual cues in the swim crawl learning to deaf students. Twenty-two students of both sex, between 10 and 17 years of age participate of the study. The research involved two experimental groups (G1=cues through model and G2=cues through figure and model) and three phases (pre-test, learning, and post-test). In both tests the groups were filmed and evaluated by the "swim crawl evaluation instrument". Were utilized measure of learning the movement pattern, the distance performed and the quantity of the stopped. However, significant results were obtained in the intra-group analysis. The results of the intra-group analyses showed that both groups bettered the movement pattern from pre to post-test. The results of the inter-group analyses shown superiority of the group G2 in comparing with the group G1 in terms of the components two and three of the movement pattern. Could conclude that the cues in both aspects (figure and model) permitted additional information in relation to cues only in the model. Furthermore, it does that the student direct and maintains her/his attention to the key points of the skill. <![CDATA[<B>Retenção da informação e percepção da justiça por parte dos alunos em relação ao controlo disciplinar em aulas de educação física</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretendeu analisar a retenção e a percepção da justiça dos alunos em relação aos comportamentos de regulação e controlo disciplinar por parte do professor, nomeadamente, nas reacções dos professores aos comportamentos de indisciplina. A amostra foi constituída por 147 respostas dos alunos às intervenções de regulação dos comportamentos de indisciplina, por parte do professor a partir de 30 aulas de Educação Física dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade. No presente estudo foram utilizadas, como variáveis independentes, as características dos alunos: idade, género, ano de escolaridade, número de reprovações e classificação na disciplina de Educação Física. Foram utilizadas, como variáveis dependentes, a quantidade de informação transmitida pelo professor (extensão, número de ideias e densidade da informação), a natureza da informação (forma, objectivo, direcção), a reprodução dessa informação pelo aluno, ao nível quantitativo (extensão, número de ideias, densidade) e qualitativo (coerência) e a percepção de justiça dessas reacções. Os comportamentos de indisciplina dos alunos e de controlo do professor foram gravados em suporte audiovisual, tendo sido solicitado aos alunos, de seguida, através de entrevista, que reproduzissem a mensagem transmitida pelo professor e que se pronunciassem acerca da justiça da reacção do professor. As respostas dos alunos foram gravadas em registo áudio. As reacções dos professores foram comparadas com as reproduções dos alunos através de procedimentos quantitativos e qualitativos (análise de conteúdo). Os resultados obtidos sugerem que a retenção da informação variou em função da natureza das mensagens e não de acordo com as características dos alunos. A coerência esteve inversamente relacionada com a quantidade de informação (extensão e o número de ideias). Globalmente os alunos perceberam as reacções dos professores como justas, condição fundamental de aceitação das reacções dos professores aos comportamentos de indisciplina.<hr/>The aim of the present study is to analyze students’ retention and acceptance (perception of justice) of teachers’ discipline control interventions, namely, teachers’ reactions to misbehaviors. We observed 30 physical education lessons and analyzed 147 student’s responses to misbehavior reactions. The independent variables were age, gender, school year, school reproofs and Physical Education marks. The dependant variables were the quantity of information on teacher instructions (extension, number of ideas and density of teacher’ information) and the nature of the information (objective, form and direction), the reproduction of that information by the students, both in a quantitative (extension, number of ideas, density) and qualitative (coherency) approach. The perception of justice depending on the teacher’s reaction was also studied. The student’s misbehaviors and teacher’s reactions were audio and video recorded and immediately afterwards students were asked (by interview) to reproduce the teacher’s information, being also asked about the fairness of the reaction. This procedure was audio-recorded. The information given by the teacher and the student’s answers were analyzed and compared through quantitative and qualitative procedures (content analysis). The results suggest that the retention of the information depends, generally, on its nature and not on the student’s personal characteristics. The coherency of the information was inversely related with the quantity of information (number of transmitted ideas and its extension). Globally, the students perceived teachers reaction as fair, a basic condition to obtain students acceptance of teachers behaviors. <![CDATA[<B>Comparação entre as abordagens ecológica e cognitivista para o treino da tomada de decisão no Ténis e no Rugby</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em qualquer modalidade desportiva a tomada de decisão é uma variável que condiciona a consistência de desempenhos de sucesso. Os dois estudos de carácter longitudinal aqui apresentados têm como objectivo determinar a existência de diferenças na evolução no desempenho das seguintes tarefas -; a placagem no Rugby e o primeiro serviço no Ténis - como resultado da adopção de metodologias sustentadas por diferentes abordagens para treino da tomada de decisão: i) a abordagem cognitivista, a qual assenta na procura de um modelo ideal de execução, e ii) a abordagem ecológica, baseada na manipulação dos constrangimentos visando que o atleta encontre o seu próprio padrão de execução. Com base nos resultados da análise de estabilidade e comparações intra e inter-grupo, podemos concluir que a abordagem baseada nos constrangimentos se apresenta como a metodologia mais eficaz para o treino da tomada de decisão. A nossa interpretação sugere que a procura de modelos ideiais de execução, resulta em prescrições de treino desajustadas às características dos jogadores, o que faz com que existam grandes oscilações nos seus desempenhos e que um treino baseado na manipulação dos constrangimentos permite ao atleta adaptar as suas características às exigências do envolvimento, numa exploração activa do melhor caminho para alcançar um objectivo.<hr/>On every sport decision-making is variable that influence the stability of successful performances. This two studies aim to set the existence of differences on the evolution of performance of the following tasks - tackle in Rugby and the first serve on Tennis - as a result of the adoption of two methodologies sustained by different approaches to decision making training: i) a cognitive approach, which is sustain by ideal models of performance, and ii) an ecological approach, sustain by constraints manipulation. Based on the results of stability analysis and intra and inter-group comparison we can conclude that the constraints based approach was a better methodology to the training of decision making. Our discussion suggest that a decision making training based on a cognitive approach result on performance prescriptions that doesn’t fit on the players individual characteristics, resulting on wide performance fluctuations. On the other side the constraints based approach allows the athlete to adapt his individual characteristics to the environment demands, on active searching of the better path to achieve a goal. <![CDATA[<B>Análise comparativa entre o jogador libero e os recebedores prioritários na organização ofensiva, a partir da recepção ao serviço, em voleibol</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos anos as regras do jogo de Voleibol alteraram-se, emergindo a necessidade de serem desempenhadas novas funções no jogo por um jogador especialista, o libero. O objectivo do presente estudo consiste na caracterização da intervenção do jogador libero e dos jogadores recebedores prioritários, na recepção do serviço e na sua associação com o efeito do ataque. Foram analisadas 2099 acções de recepção ao serviço num total de 79 Sets, pertencentes a 12 jogos, realizados por 4 equipas do grupo C da World League 2001 (Portugal, Jugoslávia, Cuba e Japão). O sistema de observação utilizado foi o SOS-vgs adaptado (Moutinho, 1993) referente ao efeito da recepção ao serviço e ao efeito do ataque. Para além da estatística descritiva habitual, recorreu-se ao teste do Qui-quadrado (c²), para determinar a associação entre as variáveis e a comparação entre os grupos. A fiabilidade da observação, mostrou valores mínimos, intra-observador e inter-observador, respectivamente, de 93,4% e 91,8% para o efeito da recepção e de 93,4% e 91,1% para o efeito do ataque. Os resultados obtidos permitem-nos inferir que houve uma elevada qualidade na recepção ao serviço aquando das acções do jogador libero comparativamente aos recebedores prioritários. Na associação das acções do libero e dos jogadores recebedores prioritários com o efeito do ataque, os resultados foram dissemelhantes entre equipas. Portugal mostrou ser a equipa em que o libero mais se distinguiu pela positiva em relação aos jogadores recebedores prioritários, seguido de Cuba e Japão, sendo que a Jugoslávia não evidenciou diferenças significativas entre os dois grupos de jogadores. O presente estudo veio realçar a influência do efeito da recepção ao serviço no efeito do ataque e as vantagens da utilização de um especialista para esta função, isto é, o jogador libero no Voleibol masculino de elevado nível de rendimento competitivo.<hr/>In the last few years volleyball game rules has been changing, causing the emergence of new functions by specific players, as libero. The aim of the present study is to characterize the actions of the libero and priority receivers on the reception and the association with the attack effectiveness. 12 matches performed by 4 teams integrated in the C group of Volleyball Word League 2001 have been analyzed, corresponding to 79 sets, of which emerged 2099 reception actions. The evaluation instrument used was the SOS-vgs system adapted (Moutinho, 1993), which considers reception’ effectiveness and attack’ effectiveness. A descriptive and frequency analysis of the results has been performed. To determine the degree of the association between variables and the comparison between groups a Pearson chi-square ( c²) was used, with a significant value of 5%. Observer’s reliability has been held and revealed minimum intra and inter-observer’s values respectively of 93,4% and 91,8% for the reception quality, and 93,4% and 91,1% for attack’ effectiveness. The results obtained, allowed us to infer that the reception quality was higher on the libero intervention, comparatively with priority receivers’ players. When the association between attack effectiveness and libero or priority receivers’ interventions was taken into account our results differ among the teams. The Portuguese team had the most positive libero player performance comparatively to priority receivers’ players, followed by Cuba and Japan teams, and no significant differences between those two players performance were found in the Yugoslavia team. This study enhances the influence of the reception in the attack effectiveness, alerting for the advantages of using a specialist in these actions, like libero player, on the top level Volleyball male teams. <![CDATA[<B>Perfil fisiológico de canoístas do sexo feminino de alto nível competitivo</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil fisiológico de atletas de canoagem do sexo feminino de alto nível competitivo. Para isso, as atletas passaram por protocolos de testes para determinação: (1) da velocidade crítica (VCrit) e capacidade anaeróbia da canoagem (CA Canoagem); (2) do limiar de lactato mínimo (LACmin) e; (3) do pico de lactato após esforços máximos de 130 e 500 m. Os resultados mostraram que os valores de VCrit (3,01-3,04 m/s) foram significantemente maiores que os de LACmin (2,75 ± 0,04 m/s). Já a CA Canoagem variou entre 94-105 m. Não foram encontradas diferenças entre os valores de pico de lactato no sangue após os esforços de 130 m (10,5 ± 1,2 mM >) e 500 m (10,2 ± 0,8 mM). A conclusão foi que as atletas estudadas apresentaram altos níveis específicos de capacidade aeróbia e lática, quando comparadas com amostras de outros estudos na literatura.<hr/>The aim of this study was to characterize the physiological profile of kayaking female athletes with high competitive level. For this, the athletes underwent testing protocols to determination of: (1) critical velocity (VCrit) and anaerobic kayaking capacity CA Canoagem ; (2) lactate minimum threshold (LACmin) and; (3) peak blood lactate after maximal efforts comprising the 130 and 500 m distances. The results showed that the VCrit values (3,01-3,04 m/s) were significantly greater than the LACmin values (2,75 ± 0,04 m/s ). The CA Canoagem ranged between 94-105 m. There were not found differences in the peak blood lactate after the efforts in 130 m (10,5 ± 1,2 mM ) compared to the 500 m (10,2 ± 0,8 mM). The conclusion was that the athletes here investigated presented high levels of specific aerobic and lactic capacity, when compared to samples of other studies in the literature. <![CDATA[<B>Respostas cardiorespiratórias em exercícios de hidroginástica executados com e sem o uso de equipamento resistivo</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo do presente estudo foi analisar a frequência cardíaca e o consumo de oxigénio em exercícios de hidroginástica executados com e sem equipamento resistivo. A amostra foi composta por dez mulheres jovens que realizaram duas sessões de testes aquáticos, com os exercícios jumping jack e cross country sky realizados nas situações sem equipamento resistivo, com equipamento aquafins e com equipamento aqualogger, respeitando intervalos de 30 minutos. Para a coleta de dados de frequência cardíaca foi utilizado um frequencímetro S610 de oxigênio, um analisador de gases KB1-C (AEROSPORT). Utilizou-se ANOVA para medidas repetidas, post-hoc de Bonferroni e teste-t pareado (p<0.05). O cross country sky comparado ao jumping jack apresentou um comportamento mais elevado para ambas as variáveis, provavelmente, devido a uma maior amplitude de movimento e massa muscular envolvida no exercício. Ao compararmos as diferentes situações, no cross country sky foi observado um aumento estatisticamente significativo do consumo de oxigénio da situação sem equipamento para as situações com equipamento, enquanto que no jumping jack não foram observadas diferenças entre as situações. Já a frequência cardíaca apresentou diferenças estatisticamente significativas entre as três situações para ambos os exercícios. Assim, o uso do equipamento resistivo pode ser eficaz para aumentar as respostas cardiorespiratórias associado ao exercício realizado.<hr/>The aim of the present study was to analyse the heart rate and the oxygen uptake in hydrogymnastics exercises performed with and without the use of resistive equipment. The sample has been composed by ten young women who have undergone two sessions of aquatic tests, with the exercises jumping jack and cross country sky performed in the situations without resistive equipment, with the use of the aquafins equipment and with the use of the aqualogger equipment, which respected 30-minute breaks. For collecting heart rate and oxygen uptake data a S610 frequencimeter (POLAR) and a KB1-C gas analyser (AEROSPORT) were respectively used. ANOVA was used for repetitive measures, post-hoc Bonferroni and paired t-test (p<0.05). The cross country sky compared to the jumping jack showed a higher behavior for both variables due, probably, to a greater movement amplitude and greater muscle mass involved during the execution of the exercise. An increase statistically significant in the oxygen uptake has been observed in the cross country sky from the situation without equipment when compared with the situations with equipment. On the other hand, in the jumping jack have been noticed no differences between the situations. However, the heart rate has presented differences statistically significant among the three situations for both exercises. Therefore, the use of resistive equipment may be efficient in order to increase the cardiorespiratory responses related to the exercise done. <![CDATA[<B>Relação entre a velocidade, a agilidade e a potência muscular de futebolistas profissionais</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A velocidade, agilidade e a potência muscular são qualidades importantes para a performance física do futebolista. No presente estudo, avaliou-se o desempenho de futebolistas em testes de terreno e de laboratório para as referidas capacidades e determinou-se a força de associação entre elas. Foram avaliados 23 futebolistas profissionais participantes na Super Liga de Futebol Portuguesa, aos quais foram aplicados os seguintes testes: velocidade em 15m (V15), velocidade em 35m (V35), agilidade (AGI) e potência máxima(MP) em dinamómetro isocinético (Biodex - System 3 , NY, USA). A força de associação entre as medidas dos testes V15, V35 e AGI revelou ser moderadamente elevada a elevada (r=0,60 a 0,86). A MP dos músculos extensores e flexores do joelho mostrou uma correlação moderada com a performance no V15 e no AGI, mas apenas na velocidade angular mais alta (6.28 rad.s-1). Os resultados do presente trabalho sugerem que a MP é fundamental para o desempenho nos testes V15 e AGI. A determinação da MP em dinamómetro isocinético deve ser obtida em velocidades angulares tão elevadas quanto o instrumento o possibilite. Finalmente, embora os testes não se substituam uns aos outros, os testes V15 e AGI estarão mais próximos nos atributos que cada um deles avalia.<hr/>Speed, agility and muscle power are important physical abilities for soccer player performance. The aim of this study was to evaluate the above-mentioned abilities and to determine the power of association between them, using the results obtained by soccer players in field and laboratory tests.Twenty three professional soccer players participating in Portuguese First League were evaluated in the following tests: 15m sprint test (V15), 35m sprint test (V35), agility (AGI) and isokinetic strength test (Biodex - System 3, NY, USA) from which maximal power (MP) was estimated. The power of association between V15, V35 and AGI was moderate high to high (r= 0,60 to 0,86). MP of knee extensors and flexors muscles was found to correlate moderately with the performance in V15 and AGI, but only at higher angular velocities (6.28 rad.s-1). The results of the present study suggest that MP has an important contribution to V15 and AGI performance. MP evaluation in isokinetic dynamometers must be determined at high angular velocities. Finally, although the tests couldn’t be used interchangeably, V15 and AGI seem to have many attributes in common. <![CDATA[<B>Efeito da idade cronológica na distribuição dos futebolistas por escalões de formação e pelas diferentes posições especificas</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo pretende analisar a distribuição das datas de nascimento de jogadores de Futebol em função do escalão competitivo e das suas posições específicas. Os jogadores (n=188) pertenciam na época 2004/2005 à Associação de Futebol de Lisboa e foram divididos pelos respectivos escalões competitivos: Escolas (n=26), Infantis (n=39), Iniciados (n=43), Juvenis (n=39), Juniores (n=21) e Seniores B (n=20) e pelas posições que ocupam dentro de campo: Guarda-Redes (n=24), Defesas (n=51), Médios (n=70) e Avançados (n=43). As datas de nascimento dos jogadores foram distribuídas por trimestre. A distribuição da população total e de cada grupo (por escalão e por posição) foi testada através do teste do Qui-Quadrado. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na distribuição da população total, nos escalões de Infantis, Iniciados e Juvenis e nas posições de Defesas e Médios, revelando uma tendência para os jogadores destes grupos apresentarem datas de nascimento mais próximas do início do ano de selecção. Estes resultados sugerem uma influência da data de nascimento na identificação e selecção de jovens jogadores talentos.<hr/>This study analysed the distribution of the birthdates from soccer players according to each player’s age-group and specific position on the field. The players from the Lisbon Soccer Association (n=188) were divided into their age-groups during the 2004/2005 season: Under 8s (n=26), Under 11s (n=39), Under 13s (n=43), Under 15s (n=39), Under 18s (n=21) and the Reserve Team (n=20) and according to their specific positions on the field: Goalkeepers (n=24), Defenders (n=51), Midfielders (n=70) and Forwards (n=43). Each player’s birth date was analysed and classified by trimesters. The distribution of all the players and of each group (in level and position) was compared through Chi-Square. Significant differences were found in the distribution of the total group, in the Under 11s, Under 13s and Under 15s levels, and among Defenders and Midfielders, revealing that the players from these groups tend to be born near the beginning of the selection year. These results suggest that the time of year when a player is born has some influence on the identification and selection of talented young players. <![CDATA[<b>Teste mabc</b>: <b>aplicabilidade da lista de checagem na região sudeste do Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para algumas crianças ações típicas da infância são grandes desafios. Essa condição, com forte impacto no desenvolvimento infantil, extrapolando o domínio motor, foi classificada pela Associação Americana de Psiquiatria, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Estudos sobre sua natureza, diagnóstico e possibilidades de intervenção têm sido realizados. Um dos instrumentos diagnósticos mais utilizados é o Teste ABC do Movimento, composto por duas partes: lista de checagem e testes de habilidades motoras. A lista de checagem trata de aspectos comportamentais da criança e estudos têm sugerido que diferenças contextuais poderiam comprometer a sua aplicabilidade. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar a aplicabilidade dessa lista por professores de uma região do sudeste do Brasil. Os sujeitos foram 30 professores de sala de aula os quais observaram três crianças de oito a nove anos, por sala. Três professores de Educação Física complementavam as observações, quando era necessário. Análise de conteúdo das listas apontou algumas dificuldades na sua aplicabilidade pelos professores de sala, associadas a fatores como a formação/experiência profissional e infra-estrutura escolar. Os resultados mostraram que, apesar das dificuldades, os professores de sala reconhecem os comportamentos descritos e que a atuação conjunta do professor de Educação Física com o generalista mostrou ser a solução mais adequada para o preenchimento da lista de checagem.<hr/>To some children typical actions of the childhood are big challenges. This condition, that has a strong impact in the child development overtaking the motor domain, was classified by the American Psychiatric Association as motor coordination disorder (DCD). Studies about its origin, diagnostic and possibilities of intervention have been done. One of the most used diagnostic instruments has been the Movement Assessment Battery for Children, which is composed by two parts: checklist and tests of motor skills. The checklist broaches the behavioral aspects of the children and researches have been suggested that contextual differences could affect the applicability of the list. Thus, the aim of the present study was to investigate the applicability of the checklist by teachers of a region at the southwest of Brazil. The subjects were 30 classroom teachers that observed three children from eight to nine years old, per classroom. Physical Education teachers completed these observations, when it was necessary. The analysis of the content of the lists showed that the classroom teachers found some difficulties on the applicability of the checklist; which is related to professional formation and the structure of the school. The results showed that, in spite of some difficulties, the classroom teacher recognize the behaviors described and that the join action of the Physical Education teacher and the generalist, was the most adequate solution for the filling of the checking list. <![CDATA[<B>Futebol e Cinema</B>: <B>relações</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre futebol e cinema no decorrer da história, bem como identificar representações deste esporte em filmes, de forma a entender uma das vias de sua popularização. A despeito de fatores limitantes e de muitos desafios, o estudo reconhece que o futebol esteve presente na obras de importantes cineastas e em algumas cinematografias mundiais. Só no Brasil, entre 4.500 películas analisadas e entre 204 filmes que de alguma forma representam o esporte, o futebol está presente em 117 produções. Nesse percurso, cinema e futebol se influenciaram mutuamente, algo que permite a pesquisadores entender melhor certos discursos sobre a sociedade.<hr/>This article has for objective to discuss the relations between soccer and cinema in history, as well to identify representations of this sport in films, trying to understand better one of the ways of its spreading. Altough we can observe certain difficulties and many challenges, the study recognizes that the soccer was present in the movies of important directors and in some world-wide cinematographies. In Brazil, between 4.500 analyzed films and between 204 movies that have some form of representation of sport, the soccer is present in 117 productions. In this historical development, cinema and soccer had influenced each other, something that allows the researchers to better understand certain speeches on the society. <![CDATA[<B>Aptidão física e actividade física em populações Africanas</B>: <B>Uma revisão da literatura</B>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232006000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estabelecimento de relações entre a aptidão física e saúde a partir de uma óptica epidemiológica deriva, de entre outras razões, do incremento conspícuo do sedentarismo que se observa nos países industrializado e que se apresenta associado a uma multiplicidade de factores de condições mórbidas. Em África, face à predominância de actividades de sobrevivência o sedentarismo e suas comorbilidades não se afiguram como prioridade ou matéria de relevo. Contudo, as preocupações em torno da aptidão física neste continente, ainda que de panorama distinto, são pertinentes face a crescente urbanização das sociedades Africanas tem concorrido para o incremento dos níveis de hipocinésia, o que começa a inquietar as autoridades sanitárias. A presente revisão da literatura foi realizada com o propósito de minorar a escassez e dispersão da pesquisa em populações Africanas. Recorrendo à consulta de bases disponíveis, foram seleccionados todos os artigos que versassem estudos realizados em África com indexação aptidão física e actividade física. Dos estudos revistos emerge (1) uma inquietação em torno do alcance antropobiológico da expressão da aptidão física e dos padrões de actividade física das populações africanas de diferentes idades, grupos étnicos e estratos sócio-económicos, designadamente da influência stress ambiental, do estado nutricional e das infecções parasitárias na variabilidade da sua expressão e (2) o facto da avaliação da aptidão física e dos critérios de normalização estatural se basearem em valores de referência construídos a partir de amostras de países desenvolvidos emprestarem a este processo problemas de transculturalidade, têm ultimamente suscitado polémica e investigação sobre a sua validade.<hr/>The established link between physical fitness and health is based on epidemiological evidence about sedentary lifestyles associated with multiple factors of morbid conditions. In Africa, survival activities demanding a lot of energy expenditure and moderate to high levels of physical fitness are not correlated with sedentary and its co-morbidities. Due to this major reason, no special attention was given to the relationship between fitness and health. Yet, there has been an increased interest and research about physical fitness of African children and adolescents due to the fact the urbanization is increasing in small to big African cities, and its potentiality in reducing physical activity levels. Such a fact is becoming a concern of health authorities. The present literature review was conducted with the aim of synthesising the available information. Based on a data base search, we selected all indexed papers with Africa, physical activity and physical fitness. From this search, two main issues are at hand: (1) a discussion about the clear anthropobiological meaning of physical fitness and physical activity patterns of African population of different ages, ethnicity, and socio-economic strata with a special emphasis on environmental stress, nutritional status and infection; (2) the fact that physical fitness assessment and normalizing criteria to height are based on reference data from developed countries that pose cross-cultural validity problems.