Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Estudos Africanos]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-379420120001&lang=en vol. num. 23 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Nota Editorial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>"It's a pity you're a mulatto!"</b>: <b>An essay on race relations</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto analisa a racialização da sociedade moçambicana em torno das demarcações entre a esmagadora maioria negra e a minoria mestiça/"mulata". O fenómeno social oscila entre a aceitação mútua (carga neutra) e a elaboração de estereótipos depreciativos também mútuos (carga negativa). Dos estereótipos dos "mulatos" - objecto da análise - destacam-se o de serem "filhos de uma quinhenta" (período colonial); "mulato não tem bandeira" (gerado na conjuntura de transição para a independência em 1974-1975); e "mulato ou é mecânico ou é ladrão" (gerado na transição do monopartidarismo e da guerra para a paz e o multipartidarismo na primeira metade da década de noventa). A instrumentalização simbólica da minoria "mulata" tem servido para domesticar ansiedades colectivas da população negra.<hr/>This text examines the racialization of Mozambican society around the social boundaries between the overwhelming black majority and the mestizo/"mulatto" minority. This phenomenon varies between mutual acceptance (neutral meaning) and mutually derogatory stereotypes (negative meaning). Certain negative stereotypes associated with the figure of the "mulatto" include, "the mulatto has no national flag" (which dates from the transition to Mozambique's independence, 1974-75) and "the mulatto is a mechanic or a thief" (which dates from the first half of the 1990s, during the transition from a wartime one-party state to a post-conflict multiparty system). In this paper, I will propose that the symbolic instrumentalization of the "mulatto" minority has been useful to tame the anxieties of the black majority. <![CDATA[<b>The influence of Africa on the cultural economy of Bahia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta um breve comentário sobre a influência africana na economia da cidade de Salvador, a terceira maior do Brasil em população e a maior do mundo, fora da África, em termos da população negra, sem pretensões de esgotar o assunto. Relata os resultados de uma pesquisa de campo que informa como os cultos religiosos, como o candomblé, se transformam nos veículos inspiradores e condutores de atividades econômicas que se materializam através do folclore. Espera fornecer elementos para uma discussão econômica e antropológica mais profunda.<hr/>While by no means an exhaustive account, this article discusses the influence of Africa on the economy of Salvador, Brazil's third most populous city and the largest concentration of people of African origin outside the continent. This paper details the findings of fieldwork that examined how religious cults such as Candomblé have become vehicles for folklore-inspired economic activity. It hopes to present an approach that results in a deeper economic and anthropological understanding of these phenomena. <![CDATA[<b>The Search for a Cameroonian Model of Democracy or the Search for the Domination of the State Party</b>: <b>1966-2006</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en 1996 and 2006 were two milestones in the political history of Cameroon. They represent, respectively, the establishment of a one-party system in the country and the parliament's passing of bill that created an independent body to organize country's elections. The road followed by Cameroon, when compared to those of most African countries, notably Niger and Benin, seems to be different in regards to what political framework was chosen. Analyzing discourse from Cameroonian newspapers in comparison with similar events in Benin and Niger, the article shows that since 1966 the country's rulers have laboured to create a 'Cameroonian exception' to its method of governance, with the eventual aim of having a Cameroonian model of democracy. In reality, the hidden aim has been to perpetuate the domination of the state party in the political landscape of the country.<hr/>1966 e 2006 constituem dois marcos da história política dos Camarões. Representam, respectivamente, o estabelecimento de um sistema de partido único e a passagem no parlamento de um projeto de lei que criou o órgão independente para organizar as eleições do país. O caminho seguido pelos Camarões, em termos das escolhas dos figurinos políticos, apresenta diferenças relativamente a muitos países africanos, nomeadamente o Níger e o Benim. Analisando os discursos dos jornais camaroneses e comparando-os com discursos similares no Benim e no Níger, este artigo demonstra que desde 1966 os governantes dos Camarões têm criado uma situação de "excepção" no seu método de governação, com o eventual objetivo de criar um modelo de democracia camaronês. Na realidade, o objetivo oculto tem sido o de perpetuar a dominação do partido-Estado no cenário político deste país. <![CDATA[<b>Angolans in higher education abroad</b>: <b>University students from Angola in Portugal and Brazil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente artigo desenvolver-se-á uma breve análise dos resultados do trabalho de campo realizado em Angola sobre a formação superior dos angolanos que partiram para Portugal ou para o Brasil com o objetivo de darem continuidade à sua formação. Serão analisados os motivos que levaram os entrevistados a optarem por estes países, o papel da família, o fator económico, a inserção na sociedade de acolhimento, bem como o posterior retorno a Angola depois de concluída a formação.<hr/>This article will be a brief analysis of the results of fieldwork carried out in Angola on the higher education of Angolans who have gone to Portugal or Brazil with the objective of continuing their education. We will analyze the students' reasons and motivations, the role of their families, economic factors, and their integration into the host society, as well as their return to Angola upon completion of training. <![CDATA[<b>Mozambicans in the Portuguese higher-education system</b>: <b>Trajectories, identities and social networks</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo analisam-se as trajetórias individuais e familiares de quadros superiores moçambicanos formados em Portugal, procurando compreender os fatores que influenciaram os seus percursos escolares e qual o impacto da experiência de formação em Portugal ao nível dos processos de estruturação identitários. Reflete-se sobre as redes sociais e de cooperação no domínio do ensino superior que influenciaram a ida, a integração em Portugal e posteriormente a reintegração e os percursos profissionais dos informantes em Moçambique. Por último, a análise aborda questões relacionadas com o impacto da formação superior de moçambicanos em Portugal no processo de desenvolvimento de Moçambique.<hr/>This article analyzes the individual and family trajectories of Mozambicans who have attended universities in Portugal. It seeks to understand the factors that have influenced their educational background and the impact that higher education in Portugal has had in terms of their identity formation. The paper also analyzes issues related to the cooperative social networks influencing their decision to pursue higher education in Portugal, their integration into Portuguese society, and their subsequent reintegration and professional careers in Mozambique. Finally, the article addresses the impact that higher education of Mozambicans in Portugal has had on the national development of Mozambique. <![CDATA[<b>Identidades em Trânsito</b>: <b>África 'na Pasajen': Identidades e Nacionalidades Guineenses e Cabo-verdianas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo analisam-se as trajetórias individuais e familiares de quadros superiores moçambicanos formados em Portugal, procurando compreender os fatores que influenciaram os seus percursos escolares e qual o impacto da experiência de formação em Portugal ao nível dos processos de estruturação identitários. Reflete-se sobre as redes sociais e de cooperação no domínio do ensino superior que influenciaram a ida, a integração em Portugal e posteriormente a reintegração e os percursos profissionais dos informantes em Moçambique. Por último, a análise aborda questões relacionadas com o impacto da formação superior de moçambicanos em Portugal no processo de desenvolvimento de Moçambique.<hr/>This article analyzes the individual and family trajectories of Mozambicans who have attended universities in Portugal. It seeks to understand the factors that have influenced their educational background and the impact that higher education in Portugal has had in terms of their identity formation. The paper also analyzes issues related to the cooperative social networks influencing their decision to pursue higher education in Portugal, their integration into Portuguese society, and their subsequent reintegration and professional careers in Mozambique. Finally, the article addresses the impact that higher education of Mozambicans in Portugal has had on the national development of Mozambique. <![CDATA[<b>The New Migration Paradigm of Tran-sitional African Spaces</b>: <b>Inclusion, Exclusion, Liminality and Economic Competition in Transit Countries: A Case Study on the Cape Verde Islands</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo analisam-se as trajetórias individuais e familiares de quadros superiores moçambicanos formados em Portugal, procurando compreender os fatores que influenciaram os seus percursos escolares e qual o impacto da experiência de formação em Portugal ao nível dos processos de estruturação identitários. Reflete-se sobre as redes sociais e de cooperação no domínio do ensino superior que influenciaram a ida, a integração em Portugal e posteriormente a reintegração e os percursos profissionais dos informantes em Moçambique. Por último, a análise aborda questões relacionadas com o impacto da formação superior de moçambicanos em Portugal no processo de desenvolvimento de Moçambique.<hr/>This article analyzes the individual and family trajectories of Mozambicans who have attended universities in Portugal. It seeks to understand the factors that have influenced their educational background and the impact that higher education in Portugal has had in terms of their identity formation. The paper also analyzes issues related to the cooperative social networks influencing their decision to pursue higher education in Portugal, their integration into Portuguese society, and their subsequent reintegration and professional careers in Mozambique. Finally, the article addresses the impact that higher education of Mozambicans in Portugal has had on the national development of Mozambique. <![CDATA[<b>Moçambicanidades Disputadas</b>: <b>Os Ciclos de Festas da Independência de Moçambique e da Comunidade Moçambicana em Lisboa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo analisam-se as trajetórias individuais e familiares de quadros superiores moçambicanos formados em Portugal, procurando compreender os fatores que influenciaram os seus percursos escolares e qual o impacto da experiência de formação em Portugal ao nível dos processos de estruturação identitários. Reflete-se sobre as redes sociais e de cooperação no domínio do ensino superior que influenciaram a ida, a integração em Portugal e posteriormente a reintegração e os percursos profissionais dos informantes em Moçambique. Por último, a análise aborda questões relacionadas com o impacto da formação superior de moçambicanos em Portugal no processo de desenvolvimento de Moçambique.<hr/>This article analyzes the individual and family trajectories of Mozambicans who have attended universities in Portugal. It seeks to understand the factors that have influenced their educational background and the impact that higher education in Portugal has had in terms of their identity formation. The paper also analyzes issues related to the cooperative social networks influencing their decision to pursue higher education in Portugal, their integration into Portuguese society, and their subsequent reintegration and professional careers in Mozambique. Finally, the article addresses the impact that higher education of Mozambicans in Portugal has had on the national development of Mozambique.