Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Estudos Africanos]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-379420130001&lang=en vol. num. 25 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Palavras sobre Mário Murteira I</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Palavras sobre Mário Murteira II</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Palavras sobre Mário Murteira III</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The Reinvention of Elite Accumulation in the Angolan Oil Sector</b>: <b>Emergent capitalism in a rentier economy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en The post-war transition in Angola has involved small shifts in strategies of elite accumulation to maintain the status quo and deepen the internal concentration of power and wealth. This paper hypothesizes that Angola is at the beginning of a fundamental political-economic shift - away from the peripheral rentier economy and towards an indigenous system of capitalist accumulation. Recent developments in the oil and oil services sectors such as the push for increased local content, or “Angolanisation”, show that the elite is engaged in a process of reinventing itself. Unfortunately, the tendency of the transition is towards the further entrenchment of the power of the Angolan elite and increasingly unequal distribution of wealth under the emerging social relations of production and accumulation.<hr/>A transição pós-guerra em Angola envolveu pequenas mudanças nas estratégias de acumulação da elite para manter o status quo e aprofundar a concentração interna de poder e riqueza. Este artigo coloca a hipótese de que Angola está no início de uma mudança político-económica fundamental - da economia rentista periférica para um sistema indígena de acumulação capitalista. Desenvolvimentos recentes no sector petrolífero e no sector da prestação de serviços como a pressão para aumentar o conteúdo local (“angolanização”), mostram que a elite está envolvida num processo de reinvenção de si própria. Infelizmente, a tendência da transição é para um maior entrincheiramento do poder da elite angolana e uma crescente desigualdade na distribuição de riqueza sob as relações sociais emergentes de produção e acumulação. <![CDATA[<b>The difficult process of defining boundaries and political-identitarian belongings in the debate of Cabinda</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo aborda as influências da colonização europeia na grande região da bacia do Zaire, em particular da região que vai da margem norte deste rio até à zona de Ponta Negra, onde, segundo os locais, começa o território efectivo de Cabinda. No estudo abordou-se os diferentes reinos iniciais e o seu espaço territorial e os tratados e acordos que serviram de base para as delimitações fronteiriças do atual Enclave de Cabinda e as reivindicações autonómicas. Analisou-se, ainda que um pouco sinteticamente, a economia de Cabinda e como ela está a ser pouco utilizada na vida social da província angolana.<hr/>The present study addresses the influence of European colonization in the great basin region of Zaire, in particular, the region extending from the north bank of the river to the area of Point Noire, where, according to the locals get the actual territory of Cabinda. In this study we dealt with the different kingdoms and their initial territorial space and the treaties and agreements that were the basis for the demarcation of the border today Enclave of Cabinda and the demands for autonomy. We analyzed, although somewhat briefly, Cabinda’s economy and how it is being underused in the Angolan province of social life. <![CDATA[<b>Teaching in Islamic policy of Portuguese colonial Mozambique</b>: <b>From islamophobic anxiety to the “Portuguese Islam” mirage</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao longo da trajectória colonial, a abordagem do Islão moçambicano pelas autoridades portuguesas passou de uma islamofobia renitente, por vezes com gestos esporádicos de aproximação, para um programa de sedução das lideranças islâmicas, desenvolvido entre 1968 e 1974. Partindo deste quadro evolutivo, o presente artigo procura traçar a transformação das políticas dedicadas ao ensino islâmico em Moçambique. Se o tempo islamofóbico viu nesse ensino um factor de “desnacionalização” da população colonizada, o período seguinte encarou-o como obstáculo à ideia de um “Islão português”, obstáculo que alguns pensaram contornar subordinando as escolas corânicas ao sistema oficial de ensino. O artigo analisa também as tensões suscitadas por estas políticas, focando a reacção de hostilidade por parte do meio católico mais conservador¹.<hr/>During the Portuguese colonial rule, the approach to Mozambican Islam evolved from a stubborn Islamophobia, sometimes with interspersed gestures of understanding, to a program aimed at seducing the Islamic leadership, developed between 1968 and 1974. With such an evolution in mind, this article tries to describe the changes in the policies that framed the Islamic education in Mozambique. Whereas the Islamophobic period thought the Islamic education was de-nationalizing the colonized population, the latter period deemed it a hindrance to the idea of a “Portuguese Islam”, an obstacle that some agents planned to overcome by subordinating the Koranic schools to the official education system. The article also analyses the tensions these policies aroused, particularly the hostile reactions of conservative Catholicism. <![CDATA[<b>Africanicity</b><b> and colonial architecture</b>: <b>Housing designed by the Colonial Planning Office (1944-1974)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pode um organismo oficial e centralizado produzir uma arquitectura de abordagem “regional”? A arquitectura praticada pelo Gabinete de Urbanização Colonial tem sido interpretada como homogénea e veículo de propaganda do Estado Novo. No início da década de sessenta, esta produção ombreou com experiências mais localizadas. Uma consciência sobre formas de “regionalismos africanos”, ainda que incipientes, despontou nas reflexões destes profissionais, também resultado da formação estrangeira que foram adquirindo. Duas abordagens foram entretanto desencadeadas: 1. A enormidade da tarefa de realojamento (proporcionar habitação a todos os estratos da sociedade colonial) e as especificidades das comunidades locais exigiam respostas que integrassem modos de vida e técnicas tradicionais, envolvendo as populações na construção dos seus alojamentos. 2. No alojamento destinado aos colonos europeus mantiveram-se expressões conotadas com a arquitectura tradicional portuguesa como modo de não desenraizar as comunidades transferidas da metrópole para as colónias. Enquanto para as comunidades predominantemente africanas se introduziram métodos de projecto mais progressistas - e respeitadores da sua potencial identidade -, nos bairros europeus manteve-se um discurso nostálgico de transposição de um “regionalismo” artificialmente recriado num ambiente estranho.<hr/>Can an official, centralised body produce architecture with a “regional” approach? The architecture of the Gabinete de Urbanização Colonial (Colonial Planning Office) in the former Portuguese colonies in Africa has been interpreted as a reflection of, and as propaganda for, the Estado Novo regime. In the early sixties, the office’s output began to engage with more localised ideas regarding architectural forms. An awareness of “African regionalisms”, albeit a tentative one, began to show itself in the reflections of the designers; this was also a result of the training they had received abroad. During this period, one can identify two approaches. The first regards the enormity of the rehousing task (i.e., the provision of housing for all social strata) and the specificities demanded by indigenous communities for an architecture that reflected their traditional lifestyles and methods. Second, in the housing for European settlers, references to traditional Portuguese architecture were incorporated as a way of helping people from the metropole not feel uprooted in the colonies. Thus, in predominantly African communities, internationally progressive design methods respecting local identities were introduced, while in European quarters, nostalgic and artificially re-created metropolitan regionalisms took root in an unfamiliar environment. <![CDATA[<b>Mothering Children in Africa</b>: <b>Interrogating single parenthood in African literature</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en The issue of motherhood in African women’s writings has transcended the façade of binary oppositions created by radical “Western” feminists who pitch women against men in their campaign for gender equality or, worse still, belittle or show disdain for the men-folk. The approach of African women writers takes issue with the collapse of social inequalities and its potentially disastrous implications. This essay examines the representations of African women in their struggle against the divisive impact of single parenthood in the present economic crisis and their lack of power to cope with the challenges that this crisis poses. By means of a critical and evaluative textual analysis, the essay looks at how contemporary fictional writing succeeds in representing this diffuse social reality.<hr/>A forma como as escritoras africanas abordam o assunto da maternidade transcende as oposições binárias de fachada criadas pelas feministas radicais do Ocidente e que colocam as mulheres contra os homens numa tentativa de luta pela igualdade dos sexos, ou, pior ainda, subalternizando ou desdenhando o papel dos homens. As teses das escritoras africanas vão mais longe ao interrogarem o colapso das desigualdades sociais e os resultados eventualmente desastrosos que daí podem derivar. Este ensaio analisa as representações das mulheres africanas na sua luta com as clivagens da monoparentalidade no actual contexto de crise económica e de ausência de poder para fazer face aos desafios que esta crise coloca. Através de uma exegese textual crítica e avaliativa, este artigo analisa a forma como a ficção contemporânea consegue representar essa difusa realidade social. <![CDATA[<b>Destabilized tragedy</b>: <b>Spaces of memory and transgression in the Congo dance from Nossa Senhora do Livramento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo analisa o conteúdo narrado pela dança do Congo de Nossa Senhora do Livramento, município situado no Estado de Mato Grosso, Brasil. Desde uma perspetiva pós-colonial, explora as possibilidades de produção e reprodução de discursos insubmissos, que desestabilizam a ordem social e simbólica vigentes. Através de uma narrativa caracterizada como “epistemologia do sul”, a poética do Congo é tratada como um exemplo de manutenção de memórias e de construção de discursos contrários ao que determinam as forças hegemónicas da modernidade.<hr/>This article analyzes the meaning of the Congo dance from Nossa Senhora do Livramento, located in the State of Mato Grosso, Brazil. From a postcolonial perspective, it explores the possibilities of the dance producing and reproducing resistance discourses, destabilizing structures both social and symbolic. Characterized as an “epistemology of the South”, the poetics of the Congo dance is treated as an example of memories and narratives against the hegemonic forces of modernity. <![CDATA[<b>From the “nàgó” of Bahia to the “pọ́rtúgérè” of Lisbon</b>: <b>A look at diaspora identity and religion</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende observar a construção da identidade religiosa yorùbá em duas diásporas distintas no tempo e no espaço: a primeira diz respeito à diáspora forçada pelo comércio negreiro para o Brasil, dando origem à constituição da identidade “nàgó” na Bahia de Todos os Santos oitocentista e em diante; a segunda diz respeito à diáspora contemporânea de yorùbás para Lisboa, fruto da procura de oportunidades no mercado de trabalho globalizado. É intento deste trabalho entender como uma cultura africana se adapta a novas contingências socioculturais, dialogando com os elementos que lhe são exógenos, observando como os yorùbás operaram e operam uma “invenção da tradição”.<hr/>The present paper aims to analyze the construction of the yorùbá religious identity in two of the diaspora’s historical moments. The first of these is the slave trade to Brazil, which gave rise to the “nàgó” identity in eighteenth-century Bahia de Todos os Santos. The second case-study refers to the contemporary yorùbá diaspora in Lisbon, which came about due to employment opportunities in the globalized labor market. The purpose of this article is to stress how an African culture has accommodated to new sociocultural contexts and entered into dialogue with exogenous elements. I conclude by examining the specific tools with which the yorùbá people operated an “invention of tradition”. <![CDATA[<b>Slavery by Any Other Name</b>: <b>African Life under Company Rule in Colonial Mozambique</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende observar a construção da identidade religiosa yorùbá em duas diásporas distintas no tempo e no espaço: a primeira diz respeito à diáspora forçada pelo comércio negreiro para o Brasil, dando origem à constituição da identidade “nàgó” na Bahia de Todos os Santos oitocentista e em diante; a segunda diz respeito à diáspora contemporânea de yorùbás para Lisboa, fruto da procura de oportunidades no mercado de trabalho globalizado. É intento deste trabalho entender como uma cultura africana se adapta a novas contingências socioculturais, dialogando com os elementos que lhe são exógenos, observando como os yorùbás operaram e operam uma “invenção da tradição”.<hr/>The present paper aims to analyze the construction of the yorùbá religious identity in two of the diaspora’s historical moments. The first of these is the slave trade to Brazil, which gave rise to the “nàgó” identity in eighteenth-century Bahia de Todos os Santos. The second case-study refers to the contemporary yorùbá diaspora in Lisbon, which came about due to employment opportunities in the globalized labor market. The purpose of this article is to stress how an African culture has accommodated to new sociocultural contexts and entered into dialogue with exogenous elements. I conclude by examining the specific tools with which the yorùbá people operated an “invention of tradition”. <![CDATA[<b>Understanding the Somalia Conflagration</b>: <b>Identity, Islam and Peacebuilding</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942013000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende observar a construção da identidade religiosa yorùbá em duas diásporas distintas no tempo e no espaço: a primeira diz respeito à diáspora forçada pelo comércio negreiro para o Brasil, dando origem à constituição da identidade “nàgó” na Bahia de Todos os Santos oitocentista e em diante; a segunda diz respeito à diáspora contemporânea de yorùbás para Lisboa, fruto da procura de oportunidades no mercado de trabalho globalizado. É intento deste trabalho entender como uma cultura africana se adapta a novas contingências socioculturais, dialogando com os elementos que lhe são exógenos, observando como os yorùbás operaram e operam uma “invenção da tradição”.<hr/>The present paper aims to analyze the construction of the yorùbá religious identity in two of the diaspora’s historical moments. The first of these is the slave trade to Brazil, which gave rise to the “nàgó” identity in eighteenth-century Bahia de Todos os Santos. The second case-study refers to the contemporary yorùbá diaspora in Lisbon, which came about due to employment opportunities in the globalized labor market. The purpose of this article is to stress how an African culture has accommodated to new sociocultural contexts and entered into dialogue with exogenous elements. I conclude by examining the specific tools with which the yorùbá people operated an “invention of tradition”.