Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Estudos Africanos]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-379420200001&lang=pt vol. num. 39 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[Educação e Cooperação: Desafios de uma Agenda Global]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O Poder Simbólico e a Cooperação Portuguesa: Uma análise sobre o papel da língua]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo procura analisar e refletir sobre o papel da língua portuguesa enquanto sistema de poder simbólico na Cooperação Portuguesa promovida pela Administração Central. A análise centra-se no período de 1999 a 2019, tendo por referência os diferentes documentos produzidos neste período. O presente artigo é, em parte, um exercício de autorreflexão, uma vez que os autores se posicionam como “amigos críticos” e não observadores externos da Cooperação Portuguesa. A reflexão realizada permite inferir que a língua, enquanto estratégia de soft power do Estado português, cria um viés aos objetivos inerentes à cooperação para o desenvolvimento, surgindo como um sistema de poder simbólico que perpetua relações de colonialidade.<hr/>Abstract This article aims to analyse and reflect on the role of the Portuguese language as a symbolic power system in the Portuguese Cooperation. This analysis is focused on the period between 1999 and 2019, based on the different documents published in this period. This article is in some extent a self-reflection, since the authors consider themselves as “critical friends” and not external observers of the Portuguese Cooperation. The article argues that the Portuguese language emerges as a symbolic power system that perpetuates coloniality relationships stemming from the fact that it is a soft power strategy from the Portuguese state, not a development objective. <![CDATA[(Re)edificação do Sistema Educativo de Timor-Leste: Evolução e desafios atuais]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Timor-Leste, enquanto nação independente, nasceu num quadro marcado pelo reforço da interação entre o local e o global e apresenta várias características peculiares: vivenciou um período de administração transitória por parte da Organização das Nações Unidas, necessitou de edificar um Estado e um sistema educativo de raiz e experienciou uma fase de forte dependência externa. Este artigo tem como escopo observar a evolução do sistema educativo do país e os desafios que atualmente se colocam ao setor. Na presente abordagem não é equacionado o ensino superior. As considerações explicitadas têm como suporte: (i) a Constituição da RDTL; os programas de governo; planos estratégicos; a Lei de Bases da Educação e normativos; e relatórios nacionais e dos parceiros de desenvolvimento; (ii) dados estatísticos do Ministério da Educação, da Direção-Geral de Estatística do Governo e dos Censos de 2004, 2010 e 2015; e (iii) as perceções de seis decisores políticos.<hr/>Abstract Timor-Leste, as an independent nation, was born within a framework marked by the reinforcement of the interaction between the local and the global and has several peculiar characteristics: it experienced a period of transitional administration by the United Nations, it needed to build from scratch a state and an educational system and experienced a period of strong external dependence. This article aims to observe the evolution of the country’s educational system and the challenges currently facing the sector. In this approach, higher education is not considered. The explicit considerations are supported by (i) the RDTL Constitution; government programs; strategic plans; the Basic Education Law and regulations; and national and development partner reports; (ii) statistical data from the Ministry of Education, the Directorate-General for Statistics of the Government and the Census of 2004, 2010 and 2015; and (iii) the perceptions of six policy makers. <![CDATA[Influências da Globalização e da Cooperação na Educação e na Formação de Professores em Angola]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo discutir as influências da globalização e da cooperação para o desenvolvimento na educação e na formação de professores em Angola, em particular nas províncias de Benguela, de Cabinda e do Cunene. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa e os resultados apresentados decorrem da análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas a vários atores nacionais e locais. Verifica-se assim que os parâmetros definidos para a formação de professores em Angola são fortemente influenciados pelos projetos de cooperação internacional nas suas conceções e práticas. Sugere-se a necessidade de monitorização e recontextualização da formação de professores em Angola, assim como a valorização da carreira de professor.<hr/>Abstract This article aims to discuss the influences of globalization and development cooperation on education and teacher training in Angola, particularly in the provinces of Benguela, Cabinda and Cunene. A qualitative methodology was used and the results stem from document analysis and semi-structured interviews conducted with various national and local actors. Thus, it appears that the parameters defined for teacher training in Angola are strongly influenced by international cooperation projects in their conceptions and practices. The need for monitoring and re-contextualization of teacher training in Angola, as well as valuing the teaching career, are suggested. <![CDATA[Impactos e Efeitos de Programas de Cooperação para o Desenvolvimento em Escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100085&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo procura analisar o impacto e efeitos do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PASEG) promovido pela Cooperação Portuguesa nas escolas onde interveio, através de uma análise em profundidade de quatro escolas. Neste estudo qualitativo foram recolhidos dados de alunos, professores e diretores de escolas através de entrevistas, grupos focais, notas de campo e análise documental. O artigo argumenta que o programa pode ser considerado um efeito exógeno que dissolveu a maioria dos possíveis efeitos endógenos que ocorreram, essencialmente relacionados com a formação contínua de professores, bem como proporcionou força anímica/elevada moral dos professores. Conclui-se também que há uma relação diretamente proporcional entre o número de anos que o PASEG esteve nas escolas e o grau de dependência da comunidade escolar nas ações do programa.<hr/>Abstract This article examines the impact and effects of the educational aid programme called PASEG from the Portuguese official aid. It explores an in-depth analysis of four schools following a qualitative approach. The data stems from interviews and focus groups with students, teachers and school principals, and field notes and document analysis. The article argues that PASEG can be considered an exogenous effect that dissolved most of the possible endogenous effects, particularly related to the continuous professional development of teachers and teacher’s moral. It also identifies that there is a directly proportional relationship between the number of years that PASEG has been in schools and the degree of dependence of the school on the actions of the programme. <![CDATA[Perceções sobre o Desenvolvimento Psicomotor da Criança Moçambicana em Idade Pré-Escolar, em Contexto Rural, com Enfoque no Chibuto]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Embora tenha ocorrido um foco maior no conhecimento sobre a criança e a infância, a partir da década de 50 do século passado, foi possível perceber que prevalecem as investigações e publicações baseadas no estudo de populações dos países industrializados. Há, em várias fontes, um reconhecimento da necessidade de maior investimento, pela comunidade científica, no estudo das populações africanas, e moçambicana em particular. As crianças, em Moçambique, representam 52% da população (menos de 18 anos). Dessas crianças, 48% vive em situação de pobreza absoluta; o acesso a serviços de aprendizagem precoce de qualidade (três-cinco anos) é de apenas cinco por cento (UNICEF, 2014) e os estudos sobre o desenvolvimento da criança são escassos.<hr/>Abstract Although there was a greater focus on knowledge about children and childhood, from the 50s of the last century, it was possible to realize that there is much more research and publications based on the study of populations in industrialized countries. There is, in several sources, a recognition of the need for greater investment, by the scientific community, in the study of African and Mozambican populations in particular. Children in Mozambique represent 52% of the population (under 18). Of these children, 48% live in absolute poverty; access to quality early learning services (three-five years) is only five percent (UNICEF, 2014) and there are few studies on child development. <![CDATA[A Universidade nos PALOP: Que Espelho Mirar? Uma discussão tomando como exemplo a disciplina Economia Regional e Urbana]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100133&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho irá discutir algumas questões relativas ao que seria uma “universidade necessária” para um país dos PALOP, tomando como exemplo o que poderia ser uma disciplina de Economia Regional e Urbana ministrada em um curso de Economia. O trabalho está focado na quase impossibilidade, e na discutível utilidade para o país, em formar pessoas com o mesmo perfil de um acadêmico saído das universidades ditas de padrão internacional. O primeiro problema a ser discutido será a definição do perfil esperado para esses formandos; em segundo lugar será o que deverá ser oferecido a eles dentro do amplo leque de conhecimento acumulado pela ciência regional; finalmente, como isso será ensinado, quais as técnicas e metodologias mais adequadas. O texto enfatiza a necessidade da adoção de metodologias de ensino baseadas na solução de problemas como a PBL (Problem Based Learning).<hr/>Abstract This paper will discuss some issues related to what would be the “necessary university” for a country of the PALOP (Portuguese-speaking African countries) taking as example a Regional and Urban Economics course taught in an undergraduate programme in Economics. The main argument is that it is almost impossible and useless for the universities of these countries to train people with the same profile of an academic out of the so-called world-class universities. Because of this, the PALOP would look for alternative models. The first issue discussed is the definition of the profile expected for the graduates; secondly is what should be offered to them among the options from regional science; finally, what are the most appropriate methodologies and techniques for learning this subject. The text emphasizes the need for adopting teaching methodologies based on solution of problems such as the PBL (Problem Based Learning). <![CDATA[“Em Moçambique… Epa, Porra! Os Filhos dos Dirigentes Tinham Uma Escola!” - Memórias de três gerações e suas narrativas escolares na África subsariana]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.<hr/>Abstract In this article it is argued that school, in a post-colonial context, is a space that (re)produces social inequalities. School is an institution that reproduces culture, a place of power in which reality is socially constructed by an elite that has been growing since colonial times until nowadays. School, in post-colonial settings, follows a Western European model and system of education. Looking at the last four decades of education in Mozambique, framed in three specific ideological and political periods, using ethnography and collection of life histories over three generations, this article aims to contribute for an understanding of learning in school as an institution, and how it contributes for the emancipation of social actors. <![CDATA[Diálogo com Alberto da Costa e Silva: A participação africana na agricultura brasileira e outros movimentos e contribuições transatlânticas]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-37942020000100189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo A entrevista realizada em 2018 com o historiador e africanista brasileiro Alberto da Costa e Silva objetivou explorar os desdobramentos da diáspora africana e suas influências na agricultura brasileira. A partir deste tema foram abordadas questões sobre a alimentação, adaptação de instrumentos agrícolas, escravidão, e mineração, na África, em Portugal e no Brasil. Costa e Silva relaciona as particularidades dos africanos reconhecendo-os como copartícipes na formação da sociedade brasileira. Em suas falas, o historiador relata modos de vida, costumes e conhecimentos típicos, e como estes comportamentos se misturaram formando um novo com marcas tanto portuguesas, quanto indígenas ou africanas, apesar de muitas vezes uma contribuição ser desvalorizada em benefício de outra.<hr/>Abstract The interview conducted in 2018 with the Brazilian historian and Africanist Alberto da Costa e Silva aimed at exploring the ramifications of the African diaspora and its influences on Brazilian agriculture. From this theme, he addressed the topics of food diet, adaptation of agricultural tools, slavery, and mining in Africa, Portugal and Brazil. Costa e Silva listed the peculiarities of the Africans, recognizing them as co-participants in the formation of the Brazilian society. In his speeches the researcher reported upon the typical ways of life, the customs and the knowledge, and how all these behaviours, mixed together, would form a new one with marks of Portuguese, indigenous and African origin, despite often devaluing one’s contribution to the benefit of the other.