Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420070002&lang=es vol. 6 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>O valor da rede</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Os novos princípios de um negócio baseado na lógica de enxame</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Dimensión integrante del planeamiento estratégico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho de investigação sobre estratégia e planeamento estratégico aborda-se o contributo da Escola da Configuração que, dada a sua capacidade de integrar no seu seio todas as outras escolas, se consubstancia na dimensão integrativa. Assim sendo, esta dimensão integra os contributos, as perspectivas e as reivindicações, quer das escolas prescritivas, quer das escolas descritivas. Por essa razão, a revisão da literatura sobre o tema fornece uma visão da estratégia e do planeamento estratégico mais abrangente.<hr/>This article on strategy and strategic planning explores the configuration school contribute. By itself, this school represents the integrative dimension because incorporate contributions, perspectives and claims of the prescriptive schools and descriptive schools. For that reason, the revision of the literature on the theme supplies a broader vision of strategy and strategic planning.<hr/>En este trabajo de investigación sobre estrategia y planeamiento estratégico se explora la contribución de la Escuela de Configuración, que en sí misma tiene la capacidad de integrar en su seno todas las otras escuelas, representando la dimensión integrante. Por tal razón, la revisión de la literatura en dicho tema suple una visión más amplia sobre la estrategia y planeamiento estratégico. <![CDATA[<b>Factores determinantes de la participación de empresas en separación selectiva y deposición de residuos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A prossecução de uma estratégia nacional capaz de solucionar o problema da produção excessiva de resíduos sólidos urbanos tem-se baseado, em larga medida, na promoção da separação e deposição selectiva de resíduos com vista à sua reciclagem junto das empresas e da sociedade civil em geral. Tendo por base uma sondagem realizada junto de 755 empresas da Área Metropolitana de Lisboa, este artigo faz uma caracterização das práticas de reciclagem das empresas, avalia as motivações para a participação e não participação na reciclagem, e investiga a influência de incentivos específicos para motivar as empresas a participar na separação e deposição selectiva de resíduos. Os resultados revelam que a maioria das empresas faz a separação e deposição selectiva de resíduos, mas com algumas deficiências. Os resultados sugerem ainda que a disponibilidade de informação e a melhoria das condições logísticas do sistema de recolha selectiva, são factores significativos para determinar a adesão das empresas à separação e deposição selectiva de resíduos.<hr/>The national strategy to deal with the problem of excessive solid waste production has been based, to a large extent, in promoting selective separation and deposition of residues for posterior recycling. Both citizens and companies have been targeted to cooperate. Based on a recent survey carried out on 755 companies in the Metropolitan Area of Lisbon, this paper characterizes recycling practices of companies, evaluates the reasons for their participation and non-participation in the recycling program and investigates the influence of specific incentives to activate the intention of companies to cooperate with selective separation and deposition of residues. Outcomes reveal that most companies do separate and deposit their residues for selective-recollection but do it with some incorrectness. Results also imply that more and better information on recycling and improved conditions of the logistic system of selective recollection are significant influences in companies’ decision to cooperate with the selective separation and depositation of residues.<hr/>La búsqueda nacional de una estrategia capaz de solucionar el problema de la producción excesiva de residuos sólidos urbanos, se ha basado en gran medida en la promoción de la separación selectiva para su posterior reciclaje. Esta estrategia ha sido dirigida tanto a empresas como a la sociedad civil en general. Teniendo como base un sondeo realizado a 755 empresas en el área metropolitana de Lisboa, este estudio hace una caracterización de las prácticas de reciclaje de las empresas, evalúa las razones de su participación y no participación en el programa de reciclaje, e investiga la influencia de incentivos específicos para activar la intención de las empresas a colaborar con la separación selectiva y deposición de residuos. Los resultados revelan que la mayoría de las empresas realizan la separación y depósito de sus residuos para la recolección selectiva de los mismos, pero lo hacen con deficiencias. Los resultados también implican que una mayor y mejor información sobre el reciclaje, y una mejora en las condiciones del sistema logístico de selectividad de recolección ejercen como influencias significativas in la decisión de las empresas para colaborar con la separación y deposición de residuos. <![CDATA[<b>El estilo de negociación brasileño</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Para muitas organizações, as negociações internacionais são cada vez mais a norma e não uma exceção que ocorre esporadicamente. Com a globalização, a compreensão de como a cultura afeta as negociações entre parceiros de diferentes regiões é fundamental para negociar eficazmente. A cultura influencia profundamente como as pessoas pensam, comunicam e se comportam. Negociações interculturais bem sucedidas requerem um entendimento do estilo negocial da outra parte, bem como a aceitação e respeito pelas suas crenças e normas culturais. Este estudo tem como objetivo identificar o estilo de negociação que tende a ser adotado pelos executivos brasileiros. Os participantes foram 683 negociadores experientes de 22 Estados Brasileiros. O estilo brasileiro de negociação é descrito com base em sete dimensões culturalmente sensíveis: a natureza da atividade negocial; o papel do indivíduo; a incerteza e o tempo; a comunicação; a confiança; o protocolo; e os resultados.<hr/>For many organizations, international negotiations have become the norm rather than an exception that occurs only occasionally. In this era of globalization, there is a great need to understand how culture influences negotiations between parties in different regions of the globe. Culture profoundly influences how people think, communicate, and behave. Successful cross-cultural negotiations require an understanding of the negotiation style of those on the other side of the table, and the acceptance and respect of their cultural beliefs and norms. The focus of this paper is to identify the styles of negotiation that tend to be most commonly adopted by Brazilian negotiators. Participants were 683 experienced negotiators from 22 Brazilian States. The Brazilian style of negotiation is described based on seven culturally sensitive dimensions that are present in negotiations: the nature of the activity; the role of the individual; uncertainty and time; communication; trust; protocol and outcomes.<hr/>Para muchas organizaciones, las negociaciones internacionales se han convertido em la norma, más que la excepción que sucede sólo ocasionalmente. En esta la era de la globalización, hay una gran necesidad de comprender como la cultura influencia las negociaciones entre partes in diversas regiones del globo. La cultura influencia profundamente como las personas piensan, se comunican, y se comportan. Las negociaciones interculturales exitosas requieren un entendimiento de los estilos de negociación de quienes están del otro lado de la mesa, y la aceptación y respeto de sus normas y creencias culturales. El objetivo de éste estudio es identificar los estilos de negociación que tienden a ser adoptados más comúnmente por negociadores brasileños. Los participantes fueron 683 negociadores experimentados desde 22 estados brasileños. El estilo de negociación brasileño es descrito basado en siete dimensiones culturalmente sensibles que están presentes en las negociaciones: naturaleza de la actividad de negocio, el rol del individuo, incertidumbre y tiempo, comunicación, confianza, protocolo y resultados. <![CDATA[<b>La interrrelación entre el marketing no intuitivo y ventas; una mirada al ambiente empresarial de Florianópolis/SC (Brasil)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O processo de globalização mundial aumentou a competição e forçou os empresários a repensarem sua atuação na área do marketing. Este fato levou os pesquisadores a investigar como configuram as relações entre o marketing não-intuitivo e as vendas, observando-se o ambiente empresarial de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil. Elaborado pelos métodos exploratório e bibliográfico, e por meio de uma observação não-participante assistemática, o trabalho sinaliza que, no município de Florianópolis, existe o princípio do marketing baseado apenas na intuição, adotado principalmente entre as micro, pequenas e médias empresas, em sua maioria familiares. Os esforços de marketing são administrados pelos proprietários que atuam em várias áreas da organização. Mesmo havendo empresários que buscam qualificação, poucos são os que põem em prática os conhecimentos adquiridos na academia. Se o enfoque dos empresários do município de Florianópolis fosse o de investir em pesquisa científica na área de marketing e aplicar os resultados destas pesquisas na prática, seus resultados com vendas, satisfação de clientes e resultados seriam melhores.<hr/>The process of world globalization increased the competition and it forced the managers to rethink their performance in the area of the marketing. This fact took the researchers to investigate as they configure the relationships among the non-intuitive marketing and sales, being observed the managerial atmosphere of Florianopolis/SC, Brazil. Elaborated from the exploratory and bibliographical methods and by a non-systematic no-participant observation, the article signals that in the municipal district of Florianopolis exists the principle of the marketing just based in the intuition adopted mainly among the micro, small and medium enterprises, in its majority family companies. The marketing efforts are administered by the proprietors that act in several areas of the organization. Some having managers that look for qualification, few are the ones that put into practice the knowledge acquired in the academy. If the focus of the managers of the municipal district of Florianopolis went to invest in scientific research in the area of marketing and to apply the results of these researches in the practice, their results with sales, customers’ satisfaction and results would be better.<hr/>El proceso de globalización mundial aumentó la competitividad forzando a los directivos a repensar su rendimiento en el área de marketing. Este hecho llevó a los investigadores a estudiar como dar forma a la relación entre el marketing no intuitivo y ventas, observando la atmósfera de gestión de Florianópolis/SC, Brasil. Elaborado de los métodos bibliográficos y exploratorios y por observaciones no participativas y asistemáticos, el artículo señala que en el distrito municipal de Florianópolis existe el principio basado únicamente en la intuición adoptada mayormente por las micro, pequeñas y medianas empresas, en su mayoría empresas familiares. Los esfuerzos de marketing son gestionados por los propietarios que ejercen en varias áreas de la organización. Aún teniendo directores que buscan aptitud, pocos son los que llevan a la práctica el conocimiento adquirido en la universidad. Si el foco de los directores del distrito de Florianópolis fuese el de invertir en estudios científicos en el área de marketing y aplicar los resultados de estos estudios a la práctica, sus ventas, satisfacción del cliente y resultados serían mejores. <![CDATA[<b>La sensibilidad política de la inversión extranjera portuguesa en Brasil</b>: <b>Caso de estudio</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A globalização económica associada a movimentos de capitais intensos e voláteis, colocam a análise do risco no centro da avaliação das decisões de investimento. Existem inúmeros estudos sobre o impacto dos diferentes tipos de riscos a que as empresas normalmente estão sujeitas. Este trabalho analisa a sensibilidade política do investimento português no Brasil, que não é tão elevada quanto os jornais económicos sugeriram. O estudo de caso permite determinar probabilidades implícitas na avaliação do risco de 52% no caso da expropriação, 12,33% nos rendimentos bloqueados, e 38% no caso de uma possível alteração da política fiscal. Estas probabilidades reflectem um grau de confiança razoável por parte dos gestores nacionais na tomada de decisão do investimento estrangeiro. A experiência recente demonstra que esta confiança não foi, de todo, exagerada.<hr/>Economic globalization associated with intense and volatile capital movements lead corporations to keep risk at the centre stage of the analysis of their investment decisions. There are several studies that analyze the impact of different types of risks that are faced by firms. In this particular study, we analyze the political sensitivity of the Portuguese investment in Brazil. The case study shows that the investment is not as politically sensitive as analyses in trade newspapers and magazines tends to suggest. In particular, the case study reveals that implicit probabilities of 52% in the case of expropriation, 12.33% in the case of blocked funds, and 38% in the case of change in fiscal policy. These probabilities reveal the confidence that Portuguese managers had when making their investments in Brazil. Recent experience shows that these levels of confidence did not turn out to be exaggerated.<hr/>La globalización económica asociada con intensos y volátiles movimientos de capital, llevan a las corporaciones a mantener el riesgo en el centro del escenario de análisis de sus decisiones de inversión. Existen varios estudios que analizan el impacto de diferentes tipos de riesgos a los que se enfrentan las empresas. En este estudio en particular, analizamos la sensibilidad política de las inversiones portuguesas en Brasil. El caso de estudio muestra que la inversión no es tan políticamente sensible como los análisis en revistas de comercio sugieren. En particular, el caso de estudio revela las probabilidades implícitas del 52% en caso de expropiación, 12,33% en bloqueo de rendimientos, y 38% en el caso de una posible alteración de política fiscal. Estas probabilidades reflejan un grado de confianza razonable por parte de gestores nacionales en la toma de decisión sobre la inversión extranjera. La experiencia reciente demuestra que esta confianza no fue del todo exagerada. <![CDATA[<b>Los pilares de estrategia</b>: <b>Caso de estudio de 5 empresas líderes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O desenvolvimento dos estudos de estratégia evoluiu significativamente nos últimos 50 anos, na tentativa de orientar as organizações na busca pela vantagem competitiva. Depois das críticas de Mintzberg ao planejamento estratégico na sua forma clássica na década de 1970, diversos autores preocuparam-se em definir taxonomias para as escolas do pensamento estratégico. De seu trabalho, em geral, surge o caráter evolucionário e complementar dessas escolas e até a proposta de integração de seus conceitos. O presente trabalho apresenta uma proposta de quatro novas dimensões, denominadas pilares da estratégia: líder e equipe executiva; foco estratégico; aposta; e sustentação pelos recursos. Estas dimensões, por sua vez, identificadas a partir de estudos de casos clássicos da literatura de estratégia, com referências escolhidas a partir da freqüência de citações em trabalhos acadêmicos brasileiros. As organizações selecionadas para estudo foram Honda, Swatch, GE, Southwest Airlines e Microsoft. Os pilares foram considerados elementos complementares e interdependentes que sustentam o sucesso de uma organização.<hr/>The development of strategy studies along the late 50 years attempted to guide the organizational search for competitive advantage. Several authors defined taxonomies for strategy schools of thought after Mintzberg critics to the classical use of strategic planning in the 1970’s. From their work, generally speaking, emerge the evolutionary and complementary character of the schools of thought, or the integration of their concepts. This work presents new dimensions named the four pillars of strategy: leader and executive team; strategic focus; bet (risk-taking); and resources support. These dimensions or elements were identified from classical case studies originated from literature. They were considered complementary and interdependent elements that sustain the success of an organization.<hr/>El desarrollo de estudios de estrategias durante los últimos 50 años ha sido un intento de guiar la investigación organizacional para ventajas de competitividad. Tras las críticas de Mintzberg a la utilización clásica de planes estratégicos en la década de los 70as, varios autores definieron taxonomías para escuelas de pensamiento de estrategias. De su trabajo, generalmente hablando, emerge el carácter evolutivo y complementario de las escuelas de pensamiento, o de la integración de sus conceptos. Este trabajo presenta una nueva propuesta de cuatro nuevas dimensiones, denominadas pilares de estrategia: líder y equipo ejecutivo; foco estratégico; apuesta (toma de riesgo); y apoyo de los recursos. Estas dimensiones o elementos fueron identificados de clásicos casos de estudio originados en la literatura estratégica. Fueron considerados elementos complementarios e interdependientes que sostienen el éxito de una organización.