Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420070003&lang=pt vol. 6 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Os quatro modelos de «intra-empreendedorismo»</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Competências de gestão</b>: <b>Um instrumento de medida para a realidade portuguesa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objectivo descrever a construção de um instrumento de avaliação de competênciasde gestão baseado no CVF («Competing Values Framework»), de R. Quinn, recorrendo, como metodologia, à análise factorial confirmatória. O modelo conceptual identifica oito papéis desempenhados pelos gestores eficazes, reunindo cada papel três competências, perfazendo um total de 24 competências de gestão. Os oito papéis e as 24 competências integram quatro grandes modelos da literatura de gestão. A construção do instrumento teve por base uma amostra de 194 respondentes reflectindo um vasto leque de empresas, maioritariamente industriais, e uma diversidade de funções ao nível da gestão. Deste trabalho resultou a versão portuguesa de uma escala perceptiva de competências de gestão constituída por 48 itens, com boas propriedades métricas. Com este instrumento pensamos proporcionar aos investigadores um meio que cremos útil e válido na análise das competências de gestão em estudos organizacionais; e aos profissionais da gestão de pessoas um efectivo utensílio de análise e desenvolvimento de gestores eficazes adaptado à realidade portuguesa.<hr/>The purpose of this study is to describe the construction of a perceptive instrument of management competencies based on the CVF («Competing Values Framework») proposed by R. Quinn. A confirmatory factor analysis is the methodology used. The conceptual model identifies eight roles played by efficient managers. Each role integrates three competencies, totalizing a set of 24 management competencies. The eight roles and the 24 competencies integrate four well-known models in the Management Sciences literature. A sample of 194 respondents was used, covering a wide range of companies and management tasks. As a result of this study, a Portuguese version of a perceptive scale of management competencies was obtained, with good psychometric properties. We provide researchers with a useful and valid instrument for analyzing management competencies in organizational studies; and management professionals with a utensil of analysis and development of efficient managers adapted to the Portuguese reality.<hr/>Este estudio tiene como objetivo puntualizar el desarrollo de un instrumento de evaluación de competencias de gestión con base en el CVF («Competing Values Framework» ), de R. Quinn, recorriendo, como metodología, al análisis factorial confirmatoria. El modelo conceptual identifica ocho papeles ejecutados por gestores eficientes, reuniendo cada papel tres competencias, en un total de 24 competencias de gestión. Los ocho papeles y las 24 competencias integran cuatro grandes modelos de la literatura de gestión. La construcción del instrumento ha tenido como base un abanico de 194 personas de lo variado tipo de empresas, mayoritariamente industriales, y una diversidad de funciones al nivel de gestión. Del trabajo ha resultado la versión portuguesa a una escala perceptiva de competencias de gestión compuesta por 48 puntos, con buenas propiedades métricas. Con este instrumento pensamos proporcionar a los investigadores un medio que creemos útil y valido en el análisis de las competencias de gestión en estudios organizacionales; y a los profesionales de gestión de personas, una herramienta de análisis y desarrollo de gestores eficientes adaptado a la realidad portuguesa. <![CDATA[<b>Organizações artesanais</b>: <b>um sistema esquecido na teoria das organizações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio trata das organizações de produção artesanal. Sobre elas levantam-se duas questões: porque não têm sido consideradas na teoria das organizações? E porque merecem ser estudadas? Para responder a estas questões, o artigo vale-se da reflexão exposta em argumentações. Considera que tais organizações não foram tratadas no campo da teoria das organizações porque esta voltou-se, predominantemente, para a questão empresarial e industrial. No entanto, organizações de produção artesanal sobreviveram ao processo de industrialização e na atualidade se colocam com potencial para a renovação dos valores do mercado e para acoplamento ao sistema produtivo. Organizações artesanais são uma alternativa para a geração de postos de ocupação e trabalho, com a revalorização do saber local e dos bens materiais e imateriais que formam a cultura e a identidade territorial.<hr/>This essay deals with the organizations of artisan production. In relation to them we can raise two questions: why they have not been considered in the theory of the organizations? And why do they deserve to be studied? To answer these questions, the article develops a reflection based in arguments. It considers that such organizations had not been treated in the field of the theory of the organizations because it has, predominantly, focused in the enterprise and industrial fields. However, organizations of artisan production had survived to the process of industrialization and at the present time they place themselves with great potential for the renewal of market values and for coupling the productive system. Artisan organizations are an alternative for the generation of employment and work, with the revaluation of local knowledge and of the material and immaterial assets that forms the culture and the territorial identity.<hr/>Este ensayo trata de las organizaciones de producción artesanal. Sobre las misma hay dos cuestion esesenciales: ¿porque no han sido consideradas en la teoría de las organizaciones? ¿Y porque no se merecen ser estudiadas? Para contestar a las preguntas, el artículo desarrolla una reflexión con base en argumentos. Considera que estas organizaciones no hicieran parte en el campo de la teoría de las organizaciones, porque la misma ha tratado de forma preferencial de las cuestiones empresariales e industriales. No obstante, las organizaciones de producción artesanal han sobrevivido a todo el proceso de industrialización y actualmente están posicionadas con el potencial de renovación de los valores de mercado y para el acoplamiento al sistema productivo. Las organizaciones artesanales son una alternativa para la generación de puestos de ocupación y trabajo, con la revalorización del saber local y de los bienes materiales e inmateriales que forman la cultura e identidad territorial. <![CDATA[<b>A relação entre a «performance» social e a «performance» económico-financeira</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O debate em torno da responsabilidade social centra-se actualmente a um nível da avaliação da «performance» social da organização e da captura das relações de causa-efeito com a «performance» económico-financeira. As dificuldades em estabelecer uma relação universal entre estas dimensões da «performance» sugerem que a abordagem empírica deste problema deve ser orientada para o caso concreto.<hr/>Corporate social performance measurement and its relation to financial performance have been an important issue in the corporate social responsibility debate. The literature results suggest that the link between these performance dimensions should be studied in a specific context.<hr/>El debate alrededor de la responsabilidad social centrase en la actualidad al nivel de la evaluación de la performance social de la organización y la integración de las relaciones causa-efecto con la performance económico-financiera. Las dificultades en el establecimiento de una relación universal entre estas dos dimensiones del performance sugieren que el análisis de este problema debe ser orientado para el caso concreto. <![CDATA[<b>A influência dos valores culturais na Responsabilidade Social das Empresas</b>: Um estudo empírico sobre a atitude dos gestores brasileiros]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na origem do comportamento empresarial estão decisões individuais dos dirigentes, cuja compreensão plena só é possível por meio da análise das suas motivações e dos fatores que influenciam e condicionam o julgamento humano. O sistema de valores e de crenças do dirigente pode ser determinante na tomada de decisões sobre questões que envolvam a relação da empresa com a sociedade. Assim, este artigo pretende avaliar como a atitude dos dirigentes empresariais perante a Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é influenciada pelos seus valores culturais. Numa pesquisa com 158 gestores brasileiros, foi identificada uma relação significativa entre a preocupação com a comunidade envolvente e os valores masculinos, contrastando com a maior resistência ao desenvolvimento destes laços com a comunidade por parte dos gestores mais conservadores. Foi testada uma escala para avaliação da atitude perante a RSE e exploradas as razões que podem justificar os resultados encontrados.<hr/>Corporate behavior is largely based on top managers’ individual decisions, which can only be fully understood through comprehensive analysis of the underlying factors that influence and shape human judgment.The managers’ personal system of values and beliefs can play a decisive role in corporate issues that address the relation between business and society. This study intends to assess how the attitude of top managers towards Corporate Social Responsibility (CSR) is influenced by their cultural values. A field study with 158 Brazilian managers revealed a significant relationship between managerial concern for community and masculine personal values. Results also showed that more conservative managers tend to resist developing a sustained relationship with society, beyond the corporation core business. A scale for assessment of attitudes towards CSR was tested and main results were discussed.<hr/>En el origen del comportamiento empresarial están las decisiones individuales de los dirigentes, cuya comprensión solo es posible por medio del análisis de sus motivaciones y los factores que influencian y condicionan el juzgar humano. El sistema de valores y creencias del dirigente puede ser fundamental en la toma de decisiones sobre cuestiones que condicionen la relación entre la empresa y la sociedad. Por ese motivo este artículo tiene como objetivo evaluar como la actitud de los dirigentes empresariales en relación a la Responsabilidad Social en la Empresas (RSE) es influenciada por sus valores culturales. En un análisis que se hizo con 158 gestores brasileños, fue identificada una importante relación entre la preocupación con la comunidad y los valores masculinos, contrastando la mayor resistencia al desarrollo de este lazos con la comunidad por parte de los gestores mas conservadores. Fue probada una escala para evaluación de la actitud sobre la RSE y exploradas las razones que pueden justificar los resultados encontrados. <![CDATA[<b>Determinantes da remuneração nas empresas portuguesas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A análise e explicação das determinantes das diversas formas de remuneração em Portugal são o principal objectivo deste trabalho. Apesar da existência de diversos estudos sobre remunerações, até agora não foram desenvolvidos estudos sobre quais as determinantes explicativas da realidade empresarial. Este estudo identifica o conjunto de características das empresas e dos colaboradores que explicam o montante e a probabilidade de auferir remuneração variável e quais as determinantes da remuneração base, comparando-se os dois modelos através do «colaborador padrão». Os resultados mostram que a remuneração variável é mais utilizada nos níveis hierárquicos superiores, na área comercial, em empresas de menor dimensão, em filiais de empresas estrangeiras e para colaboradores com educação superior. Quanto à rendibilidade, os resultados revelam uma relação positiva com a probabilidade de existência de remuneração variável. No entanto, os montantes de remuneração variável são mais elevados nas empresas com menor rendibilidade.<hr/>The main purpose of this work is the inquiry and explanation of the determinants of the different forms of remuneration in Portugal. Although the existence of several studies on remuneration, so far it had not been presented studies shedding light on which determinants firms stand for their pay practices. This study identifies the set of characteristics of the companies and collaborators that explain the amount and the probability to have variable remuneration and which the determinants are of base pay, using a ‘standard collaborator’ for comparison. The results reveal that variable remuneration is more common in top levels, in the commercial area, in small companies, affiliates of foreign companies (but with inferior amounts) and for collaborators with higher levels of education.Concerning profitability, there is a positive relation with the probability of existence of variable remuneration. However, the values of variable remuneration are higher in lower profitable companies.<hr/>El análisis y explicación de los factores en las diferentes formas de remuneración en Portugal son el principal objetivo de este trabajo. No obstante la existencia de varios estudios sobre remuneraciones, hasta la fecha no han sido desarrollados estudios sobre los factores explicativos de la realidad empresarial. Este estudio identifica el conjunto de características de las empresas y de sus colaboradores que revelan el valor y la probabilidad de recibir una remuneración variable y cuales los factores determinantes de la remuneración base, comparándose los dos modelos a través del “colaborador-padrón”. Los resultados muestran que la remuneración variable es mas utilizada en los niveles hieraquicos superiores, en el área comercial, en empresas de menor dimensión, en filiales de empresas extranjeras y para colaboradores con educación superior. Relativamente a la rentabilidad, los resultados revelan una relación positiva con la probabilidad de existencia de remuneración variable. Sin embargo, los valores de remuneración variable son más elevados en las empresas de menor rentabilidad. <![CDATA[<b>Processo de criação de empresas</b>: <b>Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.<hr/>This paper discusses the influence of human and social capital of entrepreneurs on new ventures creation. This work is based on 33 case studies of firms created in incubators, a method indicated for a longitudinal analysis about the processes of opportunity framing and firm creation. The evidence collected in case studies support the hypothesis that entrepreneurship can be understood as a collective phenomenon. Additionally, academic qualifications as well as work experience are fundamental resources in entrepreneurial teams, reinforcing the relevance of human capital. Social capital is also essential and is used by entrepreneurs for different purposes, such as access to finance, to partners and workers, as well as to clients and credibility.<hr/>Este articulo discute la influencia del capital humano y del capital social de los emprendedores en el proceso de creación de empresas. El trabajo tiene como base los estudios de 33 casos de empresas creadas en el seno de estructuras de incubación, en una metodología esencial para una análisis longitudinal de los procesos de creación de la oportunidad y de la empresa. La evidencia de los estudios del caso, soporta la hipótesis que el emprendedorismo puede ser pensado como un fenómeno colectivo, al mismo tiempo que fortalece la importancia del capital humano, a través de las calificaciones académicas y de la experiencia profesional de las equipas emprendedoras. En su todo, los casos analizados sugieren que las redes sociales tiene un papel relevante en el proceso emprendedor, ya sea en la búsqueda de financiación, socios de negocio, clientes, proveedores, colaboradores o como fuente de credibilidad para el negocio.