Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420090002&lang=pt vol. 8 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Dois desafios</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Taxa de insucesso na implementação da estratégia empresarial</b>: <b>Uma questão controversa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Vários autores estimaram taxas de insucesso na implementação de uma estratégia empresarial entre os 70 e os 90%. Estas estimativas foram usadas para propor alguns instrumentos novos de gestão e para abandonar outros. No presente artigo pretendemos demonstrar que, apesar de estas estimativas terem tido um impacto significativo na prática e na teoria da gestão, elas são, todavia, controversas. Pretendemos clarificar esta asserção e enfatizar que qualquer tentativa para produzir uma estimativa genérica da taxa de insucesso baseada no actual estado da arte tem pouco valor prático. Apoiados numa revisão extensa da literatura, concluímos que, não obstante ser amplamente reconhecida a dificuldade de implementar uma nova estratégia, ninguém sabe realmente qual a sua verdadeira taxa de insucesso. Muita desta incerteza resulta do facto de algumas das estimativas apresentadas na literatura se basearem em informação desactualizada, fragmentada, pouco fiável ou simplesmente inexistente. Recomenda-se, assim, alguma prudência no seu uso para promover modificações na prática e na teoria da gestão estratégica.<hr/>Several researchers claim that 70 to 90 percent of strategic initiatives fail. These claims have often been used to propose new management tools and to dismiss others. As we intend to show, although these claims have had a significant impact in management practice and theory, they are, however, controversial. We aim to clarify why this is the case and to emphasise that any attempts to produce a generic estimate of the rate of failure based on the current state of affairs are of little practical value. Based on an extensive review of the literature, we conclude that whilst it is widely acknowledged that the implementation of a new strategy can be a difficult task, no one seems to really know what the true rate of implementation failure is. Much of this uncertainty is due to the fact that some of the estimates presented in the literature are based on evidence that is outdated, fragmentary, fragile, or just absent. Careful consideration is therefore advised before using these estimates to promote changes in the theory and/or practice of strategic management.<hr/>Varios autores han estimado tasas de fracaso en la aplicación de una estrategia de negocios de entre 70 y 90%. Estas estimaciones se utilizan para proponer una serie de nuevas herramientas de gestión y abandonar otrasEn este artículo queremos demostrar que, aunque estas estimaciones han tenido un impacto significativo en la práctica y la teoría de la gestión, que son, sin embargo, polémicas. Queremos aclarar esta afirmación, y hacer hincapié en que cualquier intento de producir una estimación general de la tasa de fracaso sobre la base del estado actual de la técnica tiene poco valor práctico. Apoya una amplia revisión de la literatura, nos encontramos con que, a pesar de ser ampliamente reconocido la dificultad de aplicar una nueva estrategia, nadie sabe realmente cuál es la verdadera tasa de fracaso. Gran parte de esta incertidumbre se deriva del hecho de que algunas de las estimaciones presentadas en la literatura se basan en información obsoleta, fragmentada y poco confiables, o simplemente inexistentes. Es recomendable, por tanto, cierta cautela en su uso para promover cambios en la práctica y la teoría de gestión estratégica. <![CDATA[<b>Satisfação laboral na actividade hoteleira no Algarve e na Andaluzia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A satisfação laboral é um elemento de análise primordial em qualquer organização, em especial no sector terciário. O objectivo deste trabalho é a apresentação de um estudo sobre a satisfação laboral realizado em unidades hoteleiras, em dois destinos internacionais competitivos limítrofes - Algarve (Portugal) e Andaluzia (Espanha) -, com a finalidade de retirar algumas conclusões que permitam uma melhoria na gestão dos recursos humanos e que possam ser extrapoladas a outras áreas geográficas. A metodologia utilizada neste estudo consistiu num trabalho de campo baseado num inquérito por questionário estruturado e fechado, constituído por três blocos de questões colocadas aos trabalhadores dos hotéis seleccionados segundo uma amostra aleatória, estratificada por categoria e número de camas dos hotéis. Aos dados obtidos pelos questionários foram aplicados vários modelos econométricos. Entre as principais conclusões da investigação destacam-se o baixo nível remuneratório dos empregados, a importância das relações com os companheiros de trabalho e o inconveniente dos turnos rotativos.<hr/>Job satisfaction is a key element in any organization, especially within the service sector. The objective of this paper is to present a study on job satisfaction which has been developed in hotels of two competitive international bordering destinations - Algarve (Portugal) and Andaluzia (Spain). Our purpose was to draw some conclusions that might help human resources management to improve, and see if our results could be extrapolated to other geographic areas. The methodology has consisted in a fieldwork with a structured and closed questionnaire made up of three groups of questions, which were distributed among the personnel of a random hotel sample stratified by category and number of bedrooms. Several econometric models have been applied to collected data to obtain the results. Some of the main conclusions highlight the employees' low level of remuneration, the importance of relations with their colleagues, and the inconvenience of rotating shifts.<hr/>La satisfacción laboral es un elemento de análisis primordial en cualquier organización, especialmente en el sector servicios. El objetivo de este trabajo es presentar un estudio sobre la satisfacción laboral que se ha desarrollado en los hoteles de dos destinos competitivos internacionales limítrofes - Algarve (Portugal) y Andalucía (España) -, con la finalidad de extraer algunas conclusiones que permitan una mejora en la gestión de los recursos humanos y que puedan ser extrapoladas a otras áreas geográficas. La metodología utilizada en este estudio consiste en un trabajo de campo basado en un cuestionario estructurado y cerrado, constituido por tres bloques de preguntas y realizado a los trabajadores de los hoteles seleccionados según una muestra aleatoria, estratificada por categoría y número de habitaciones de los hoteles. A los datos obtenidos de los cuestionarios se le aplicaron varios modelos econométricos. Entre las principales conclusiones de la investigación se destaca el bajo nivel salarial de los empleados, la importancia de las relaciones con los compañeros del trabajo o el inconveniente de los turnos rotatorios. <![CDATA[<b>A relação entre preço, proveniência e qualidade intrínseca em vinhos do Novo e do Velho Mundo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo desenvolve e apresenta um modelo em torno do negócio vitivinícola que explica as diferenças de preço entre diversas marcas de vinho, testando variáveis com carácter inovador. Mais ainda, apoia-se numa técnica especialmente adequada para análises exploratórias, o «Partial Least Squares». O modelo foi desenvolvido numa amostra de vinhos portugueses e, a seguir, validado numa amostra que integrou vinhos portugueses, espanhóis, argentinos, chilenos e outros. Conclui-se que a qualidade intrínseca é uma variável especialmente relevante no mercado internacional e que a proveniência dos vinhos só pontualmente explica as diferenças de preço. No caso exclusivamente português, há a registar o aspecto interessante de se utilizarem os resultados de um júri amador e os de um júri profissional, constatando-se as respectivas diferenças. Em conclusão, este artigo contribui para desfazer mitos acerca do posicionamento quanto à qualidade e ao preço dos vinhos do Velho e do Novo Mundo. Por outro lado, fica claro que a qualidade intrínseca (a que é aferida por provas cegas) explica apenas uma pequena proporção das diferenças de preço observadas entre as marcas de vinho.<hr/>This paper develops and presents a model aimed at explaining the differences of price among several wine brands and tests innovative variables. Moreover, the data is analysed with Partial Least Squares, which is particularly useful for exploratory research. The model was firstly developed by exploring a sample of Portuguese brands and after it was validated in a new sample, including wines from Spain, Portugal, Argentina, Chile and others. It shows that intrinsic quality is a relevant variable in an international setting and that the origin of the wines only explains differences in price in very specific cases. As far as Portuguese wines are concerned, it was also possible to compare two kinds of evaluators of intrinsic quality - professional and amateurs tasters - and their differences were accordingly recorded. In conclusion, this paper contributes to undo current myths about the positioning of those brands and origins (representing the New World and the Old World) regarding their prices and intrinsic quality. Lastly, it becomes clear that intrinsic quality (which is measured by blind tests) only explains a fairly small proportion of the price variations.<hr/>Este artículo desarrolla y presenta un modelo alrededor del negocio vinícola que explica las diferencias de precios entre diferentes marcas de vino, con pruebas innovadoras variables. Por otra parte, es una técnica especialmente adecuada para el análisis exploratorio o «Partial Least Squares». El modelo fue desarrollado en una muestrade vinos portugueses y, a continuación, validado en una muestra que incluye el vino portugués, español, argentino, chileno y otros. Se concluye que la calidad intrínseca es una variable importante en el mercado internacional y que la procedencia de los vinos sólo de vez en cuando explica las diferencias de precios. En el caso exclusivamente portugués, hay que destacar el aspecto interesante de la utilización de los resultados de un grupo de aficionados y un jurado profesional, señalando sus respectivas diferencias. En conclusión, este artículo ayuda a disipar los mitos sobre el posicionamiento de la calidad y el precio de los vinos del Viejo y Nuevo Mundo. Además, es evidente que la calidad intrínseca (que se mide por medio de pruebas a ciegas) se explica sólo una pequeña proporción de las diferencias de precios entre las marcas de vino. <![CDATA[<b>A imagem turística de Portugal no Brasil</b>: <b>A influência dos atributos na formação da imagem de um destino turístico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A imagem turística influencia, consideravelmente, a preferência, a motivação e o comportamento dos indivíduos com relação ao processo de escolha de um destino turístico. Paralelamente, confere uma relevância estratégica para as regiões onde a actividade turística se desenvolve. Contudo, não foi identificado na literatura nenhum estudo evidenciando especificamente a imagem de Portugal como destino turístico no Brasil. A presente pesquisa procura aferir a imagem que o consumidor/turista brasileiro tem sobre Portugal como destino turístico, analisando a influência dos atributos do destino na formação dessa imagem. O estudo caracteriza-se como exploratório/descritivo, com dados colectados através de um inquérito por questionário, aplicados a uma amostra de 360 indivíduos brasileiros, divididos em dois grupos: os que já visitaram Portugal e os que não visitaram Portugal. Os resultados sugerem que a imagem turística é relativamente dependente da experiência de visita e que existem diferenças significativas na avaliação dos atributos que agregam valor positivo à imagem.<hr/>The image of the destination is one of the greatest drivers on tourists’ preferences, motivations and behaviors in their decision process. This paper, at the best of our knowledge, is the first analysis ever made of the Brazilian’s image of Portugal as a destination. A survey of 360 Brazilians was carried out in Fortaleza and assessed whether and in what extent there were differences between those who had visited the destination and those who had not. The results indicated that even though the cultural ties between the two countries sharing the same language, the experience of visiting the former colonizer was relevant.<hr/>La imagen turística influye, considerablemente, la preferencia, la motivación y el comportamiento de los individuos en el proceso de elegir un destino. Además, confiere una importancia estratégica para las regiones donde se desarrolla el turismo. Sin embargo, no fue identificado en la literatura ningún estudio específicamente dónde se muestre la imagen de Portugal como destino turístico de Brasil. Esta investigación tiene por objeto medir la imagen que el consumidor / visitante brasileño tiene de Portugal como destino turístico, teniendo en cuenta la influencia de los atributos del destino en la formación de esta imagen. El estudio se caracteriza por ser exploratorio / descriptivo, con datos recogidos a través de una encuesta por cuestionario, aplicado a una muestra de 360 individuos brasileños, divididos en dos grupos: los que ya visitaron Portugal y los que no visitaron Portugal. Los resultados sugieren que ajustala imagen turística es relativamente dependiente de la experiencia de la visita y que existen diferencias importantes en la evaluación de los atributos que agregan valor positivo a la imagen. <![CDATA[<b>Consórcios internacionais de empresas de construção civil</b>: <b>O caso da Mota-Engil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escolha, uso e gestão dos modos de entrada constitui uma componente crítica na estratégia de empresas internacionais que tem sido amplamente estudada ao nível do negócio internacional. Dentro dos modos de entrada, todavia, uma menor atenção tem sido dada aos modos de entrada como forma de acesso a mercados internacionais. Este estudo procura responder à questão de «como» internacionalizar, perspectivando o consórcio como o modo mais exequível de entrada em determinados mercados por parte das empresas de construção. As razões que determinam a sua escolha têm a ver com aspectos respeitantes às especificidades dos projectos, dos mercados e da empresa em causa. Na primeira parte deste estudo, é apresentada revisão de literatura relativamente a consórcios enquanto modo de entrada e instrumento de internacionalização utilizado pelas empresas de construção. Dali resulta uma matriz de análise que revela as motivações conducentes à sua escolha. Na segunda parte, é exposto o estudo de caso do grupo Mota-Engil, como fonte potencial de informação que poderá contribuir para a compreensão do fenómeno em estudo noutros contextos. O caso permite corroborar as motivações encontradas para a formação de consórcios. O estudo termina com um conjunto de contributos, limitações e sugestões para futuras investigações.<hr/>The choice, use and management of foreign operation modes are an important component of international business strategy, which has been widely studied within international business literature. However, amongst the entry modes, there is one that has been receiving less attention: consortia. This study intends to answer the question of «how» to internationalize, anticipating the consortium as the most feasible way for construction firms to enter in certain markets. The reasons which determine its choice are related with aspects concerning the specificity of the projects, markets and of the firm in question. In the first part of the study, is introduced the revision of literature already existing about consortia as an entry mode and a tool of internationalization used by construction firms, resulting in a framework which reveals the motivations that lead to their choice. In the second part, it is presented the case study of Mota-Engil, as a potential source of valuable information which may contribute to the understanding of the phenomenon under study. The case-study allows corroborating the motivations found to create the consortia. The study culminates with a combination of contributions, limitations and suggestions for future researches.<hr/>La selección, uso y manejo de los modos de entrada es un componente crítico en la estrategia de las empresas internacionales que han sido ampliamente estudiados en el comercio internacional. Entre los modos de entrada, sin embargo, se ha dado menos atención a los modos de entrada como un medio de acceso a los mercados internacionales. Este estudio trata de responder a la pregunta “cómo” internacionalizar, observa al consorcio como el modo más factible de entrada en determinados mercados de las empresas de construcción. Las razones que determinan la elección tienen que ver con aspectos relativos a proyectos específicos, los mercados y la empresa de que se trate. En la primera parte de este estudio se presenta la revisión de literatura sobre los consorcios, como forma de entrada y la herramienta utilizada por la internacionalización de las empresas de construcción. Sigue una serie de análisis que pone de manifiesto las razones de su elección. La segunda parte se expone a un estudio de caso del grupo Mota-Engil, como una fuente potencial de información que puede contribuir a la comprensión del fenómeno en estudio en otros contextos. El caso permite que las motivaciones encontradas que apoyan la formación de consorcios. El estudio concluye con una serie de contribuciones, limitaciones y sugerencias para futuras investigaciones. <![CDATA[<b>A indústria bancária brasileira</b>: <b>Construindo cenários prospectivos e identificando as estratégias de utilização mais provável</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta pesquisa é identificar quais as estratégias de utilização mais prováveis pelos bancos diante dos cenários prospectivos construídos para o período de 2008 a 2012. Para tanto, foram aplicados questionários com 20 especialistas da indústria bancária e com 154 diretores de bancos múltiplos e comerciais. Utilizou-se, para analisar os dados, a ferramenta MICMAC e a técnica de análise de clusters. Os resultados revelaram que, das doze estratégias consideradas, oito se mostraram de utilização mais provável frente a cada um dos cenários prospectivos construídos, sendo que sete foram apontadas nos dois cenários, quais sejam: governança corporativa; foco no segmento de micro e pequenas empresas; alianças estratégicas; associação com redes varejistas, acordos operacionais para financiamento ao consumo; integração de novos canais de distribuição que possibilitem presença junto a populações até então desassistidas; diversificação no nicho de mercado; e abertura de capital, com negociação de ações na bolsa nacional e internacional ou emissão de novas ações. A estratégia «mudanças na captação de recursos, priorizando a captação de longo-prazo, a emissão de papéis no mercado externo e o aumento de captação em mercados internacionais» foi apontada somente no cenário A, enquanto a estratégia «processos de fusão e aquisição» foi apontada somente no cenário B.<hr/>The purpose of this research is to identify to which the strategies of most likely use for the banks of the prospective scenes elaborated for the period from 2008 to 2012. Questionnaires with 20 specialists of the banking industry and with 154 directors of multiple and commercial banks had been applied. For the analysis of the data it was used the MICMAC tool and the technique of Clusters Analysis. The results had disclosed that, of twelve considered strategies, eight of them had shown of most likely use in face to each one of the elaborated prospective scenes, being that seven of them had been pointed in the two scenes. The strategy “changes in the capitation of resources, prioritizing the capitation of long stated period, the emission of papers in the external market and the increase of capitation in international markets» was only pointed out in the scene A, while the strategy «merger and acquisitions processes (F&A)” was only pointed in scene B.<hr/>El propósito de este estudio es identificar las estrategias más probables que deben utilizar los bancos delante de los osibles escenarios construidos ara el eríodo com rendido entre 2008 2012. Con este fin e administraron cuestionarios a 20 expertos en el sector bancario, con 154 directores de bancos múltiples y comerciales. Para analizar los datos se utilizó la herramienta MICMAC y Análisis de Clusters. Los resultados revelaron que de las doce estrategias consideradas, ocho eran más propensas ser usadas delante de cada uno de los posibles escenarios de construcción, mientras que siete fueron identificadas en los dos escenarios, cuales sean: El liderazgo empresarial se centran en el segmento de las micro y pequeñas empresas; alianzas estratégicas; asociación con las cadenas minoristas, que operan los acuerdos para financiar el consumo, la integración de nuevos canales de distribución que permitan la presencia de las poblaciones hasta ahora desatendida, la diversificación hacia nichos de mercado, y la apertura de capital, con el comercio de acciones en la bolsa de valores nacionales e internacionales o emisión de nuevas acciones. La estrategia de cambios en la recaudación de fondos, dando prioridad a la captura de largo plazo, la cuestión de los papeles en el mercado externo y el aumento de la captación en los mercados internacionales “se ha identificado sólo en el escenario A, mientras que la estrategia” de los procesos de fusión y adquisición “se identificado sólo en el escenario B.