Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420090003&lang=pt vol. 8 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b><i>Imperium femininis </i>...</b>: <b>Uma liderança de sucesso escondido</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho sintetiza um estudo sobre liderança e género no qual foram traçados dois objectivos: explorar potenciais diferenças na eficácia percebida de líderes femininos e masculinos; e conhecer o estilo de liderança dominante no género feminino. Utilizou-se o Questionário de Liderança Multifactorial para recolher informação junto a 80 colaboradores na área de telemarketing de uma empresa nacional. No que diz respeito ao primeiro objectivo, os resultados mostram que não há diferenças percebidas entre o sucesso de líderes femininos e masculinos. No que concerne ao segundo objectivo, e ao contrário do sugerido pela literatura, os dados sugerem que não existe uma associação entre género e estilo transformacional vs transaccional, i.e., homens e mulheres líderes tanto adoptam um estilo como o outro.<hr/>This text had two objectives: to explore how perception of success leadership depends on female versus male leaders; and to know what is the leadership style adopted by the female leader. 80 participants answered the Multifactor Leadership Questionnaire. As far as the first goal was concerned, no differences were found between success of male leaders and success of female leaders. With regards to the second goal, there were no differences between leadership style (transformational vs transactional) and gender, which goes against some of the literature in the area.<hr/>Este trabajo sintetiza un estudio sobre el liderazgo y el género en el que fueron asignadas a dos objetivos: estudiar las posibles diferencias en la eficacia percibida de los líderes femeninos y masculinos, y conocer el estilo de liderazgo dominante en el genero femenino. Se utilizó el Cuestionario de Liderazgo Multifactorial para recopilar información de los 80 colaboradores en el sector de telemarketing de una empresa nacional. En cuanto al primer objetivo, los resultados muestran que no se perciben diferencias entre el éxito de los líderes femeninos y masculinos. En cuanto al segundo objetivo, y la contrario de lo sugerido por la literatura, los datos sugieren que no hay asociación entre el género y el estilo de transformacional vs transaccional, es decir, hombres y mujeres, ambos adoptan un estilo de liderazgo u otro. <![CDATA[<b>Conselho de administração e confiança dos accionistas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A separação da propriedade e da gestão das empresas levou à implementação de órgãos e processos de administração e de órgãos e processos de direcção, cada um deles com responsabilidades próprias. Assim, as pessoas e órgãos que administram são diferentes das pessoas e órgãos que dirigem. Esta separação levou à assumpção de responsabilidades e de importância crescentes por parte de um dos órgãos de governo da empresa, o conselho de administração. Este é constituído por um conjunto de pessoas mandatadas para tomarem decisões, que são depositários da confiança dos accionistas. Ora, o conceito de confiança ocupou sempre uma posição central na vida das organizações. Factor-chave do êxito das transacções, a confiança permite ultrapassar os interesses egoístas e produzir benefícios para todas as partes interessadas, no quadro das relações de cooperação entre actores económicos. Apresentada como um processo que permite gerir a incerteza, a confiança encontra a sua justificação na falta de conhecimento sobre os acontecimentos futuros. Logo, remete-nos para o que não pode ser formalizado por escrito (contratos incompletos), o que implica a referência a normas sociais e a adesão a essas normas. O elemento fundamental que permite estabelecer a confiança são as relações recíprocas entre os indivíduos. Estas relações exprimem-se por referência a uma pessoa específica e não de um modo genérico. A personalização é, por isso, importante nas relações de confiança, já que, nas redes sociais a que os administradores pertençam, essas relações podem ter reflexo sobre o desempenho das organizações que eles administram.<hr/>Separation between property and management inside organizations implied the implementation of separate bodies and processes of management and business administration, each one with their own responsibilities. Then, people and bodies that manage are different from people who run businesses. This separation induces the increase of responsibilities and interests of one of the bodies of governance in the organization, the board of administrators. This structure is composed by a group of persons who are delegate to decide, because they are depositary of trust from stockholders . Trust had always occupied a central position in organizations lives’. As a key factor for transactions’ success, trust permit surpass selfish interests and produce benefits for all stakeholders, in the relationship framework of cooperation between economic agents. Presented as a process facilitating the management of uncertainty, trust finds justification in lack of knowledge about future events. Therefore, to forward us for what we don’t are able to formalize (incomplete contracts), it involves making references to social norms we must adhere. The fundamental key that permit to set up trust are relationships between people. These relations express respect to a specific person not trust in a generic mode. That personalization is important in relations based in trust because the social networks where administrators belong can regulate the performance of those organizations that they manage.<hr/>La separación de la propiedad y la gestión de las empresas ha llevado a la creación de los órganos y procedimientos de administración y los órganos y procesos de gestión, cada uno con sus propias responsabilidades. Así, las personas y organismos que gestionan son diferentes de las personas y órganos que gobiernan. Esta separación condujo a la asunción de responsabilidades y la creciente importancia de un órgano de gobierno corporativo, el consejo de administración. Este consiste en un conjunto de personas autorizadas a tomar decisiones, es decir, son titulares de la confianza de los accionistas. El concepto de confianza ha sido siempre un lugar central en la vida de las organizaciones. Factor clave en el éxito de las operaciones, la confianza para superar los intereses egoístas y producir beneficios para todos los interesados en el marco de la cooperación entre los agentes económicos. Presentado como un proceso para gestionar la incertidumbre, se justifica por la falta de conocimiento sobre hechos futuros. Así que nos lleva a lo que no se puede formalizar por escrito (contratos incompletos), lo que implica una referencia a las normas sociales y el cumplimiento de estas normas. El elemento clave para establecer la confianza son las relaciones recíprocas entre los individuos. Estas relaciones se expresan en relación con una persona específica y no una forma genérica. La personalización es importante en las relaciones de confianza, pues en las redes sociales que pertenecen los administradores, estas relaciones se puede reflejar en el desempeño de las organizaciones que gestionan. <![CDATA[<b>A perspectiva do género nas políticas de remuneração como requisito de governo justo das sociedades</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a persistência de diferenças salariais entre homens e mulheres no mercado de trabalho português, contribuindo para a explicação do diferencial de remuneração entre homens e mulheres exercendo funções de topo e de nível inferior das empresas portuguesas. Na sequência da investigação que tem vindo a ser realizada por Duarte et al. (2008), este trabalho propõe uma linha de investigação holística, abrangendo a análise e caracterização das determinantes de remuneração de executivos; remuneração de não-executivos; remuneração nas empresas familiares; presença dos sindicatos nas políticas de remuneração; e discriminação do empregador nos processos de recrutamento. É objectivo dos autores contribuir para um melhor conhecimento que permita rever e melhorar as políticas de igualdade como desafios e metas a atingir nos próximos anos.<hr/>This article examines the systematic differences between men and women in the Portuguese labour market, contributing to the explanation of the gender pay gap of executives and middle and lower level of Portuguese employees. Following the research that has been held by Duarte et al. (2008), this paper proposes a holistic line of research, covering the analysis and characterization of the determinants of executives’ pay; non-executives’ pay; pay in family businesses; the presence of unions in pay policies; and the employer discrimination in recruitment. We expect to contribute to a better understanding that reassesses and improves policies for equality as challenges and targets in the coming years.<hr/>Este trabajo analiza la persistencia de las diferencias salariales entre hombres y mujeres en el mercado laboral portugués, que contribuyen a la explicación de las diferencias salariales entre hombres y mujeres que ejercen funciones de nivel superior e inferior en las empresas portuguesas. A raíz de la investigación se ha llevado a cabo por Duarte et al. (2008), este documento propone una línea de investigación holística, incluido el análisis y caracterización de las determinantes de la remuneración de los ejecutivos, la remuneración de los no ejecutivos; remuneración en las empresas familiares, la presencia de los sindicatos en las políticas de remuneración, y la discriminación por el empleador en los procesos de contratación. El objetivo de los autores es contribuir a una mejor comprensión de la revisión y mejora de las políticas de igualdad como retos y objetivos a lograr en los próximos años. <![CDATA[<b>A redução da dimensão ética nas organizações</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt À luz da obra do sociólogo brasileiro Alberto Guerreiro Ramos, este artigo pretende expor o que o autor denominou de síndrome comportamentalista, considerado um reducionismo psicológico inerente à sociedade centrada no mercado e que, segundo o autor, enforma as bases psicológicas das atuais teorias organizacionais. Possui como traços principais, a fluidez da individualidade, o perspectivismo, o formalismo e o operacionalismo. Argumenta-se que enquanto os indivíduos estiverem sob as influências que mantêm atuando tal síndrome, haverá pouca oportunidade para a reativação da capacidade de reflexão ética do indivíduo. Portanto, pretender que a ética nas empresas seja possível requer a superação da síndrome comportamentalista, de modo que o indivíduo passe do estado de passividade, gerado pela síndrome, para um estado ativo e deliberativo, requerido para uma ação ética.<hr/>To the light of the Brazilian sociologist's work Alberto Guerreiro Ramos, this article intends to expose what the author denominated of behaviorist syndrome , considered an inherent psychological reductionism to the society centered at the market and that, according to the author, they are the psychological bases of the current organizational theories. It possesses as main lines the fluidity of the individuality, the perspectivism, the formalism and the operationalism. I argue that while the individuals are under the influences that maintain acting such syndrome, there will be little opportunity for the reactivation of the capacity of the individual’s ethical reflection. Therefore, if we intend that the ethics in the organization is necessary, it requests transcend the behaviorist syndrome, in order the individual passes from the passivity state for an active and deliberative one.<hr/>A la luz de la obra del sociólogo brasileño Alberto Guerreiro Ramos, en este artículo se pretende presentar lo que el autor denomina síndrome de comportamiento, considerado un reduccionismo psicológico inherente a la sociedad orientada hacia el mercado, y que, según el autor, da forma a la base psicológica de las teorías actuales de la organización. Tiene como características principales, la fluidez de la individualidad, el perspectivismo, el formalismo y el operacionalismo. Se argumenta que mientras que los individuos están bajo las influencias que mantienen actuando este síndrome, hay pocas oportunidades para la reactivación de la capacidad de la reflexión ética del individuo. Así que se pretendemos que la ética en las empresas sea posible requiere superar el síndrome de comportamiento, de modo que el individuo pase del estado de pasividad, generado por el síndrome, a un estado activo y deliberativo, necesarios para una acción ética. <![CDATA[<b>Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo reflecte sobre alguns dos vectores da gestão estratégica (estratégias empresariais e dimensões do enfoque de gestão: equipamentos e tecnologias, estrutura, vantagens concorrenciais, produtos e processos) nas empresas do sector automóvel. A técnica de investigação utilizada foi o inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas do sector português de componentes para automóvel. Os resultados indicam que a diferente conjugação das dimensões definidoras da gestão estratégica está na base de dois modelos contrastantes, a saber: um que inclui as empresas com estratégia assente na «inovação» e na «qualidade» e outro que inclui as empresas com estratégia assente nos «baixos custos». Concluímos que as empresas, ao possuírem diferentes estratégias de negócio, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes enfoques de gestão, num processo de retroalimentação mútua.<hr/>These paper intends to make a discussion on some strategic management components (business strategies and some management focus: equipment and technologies, structure, competing advantages, products and processes) in the Portuguese automotive industry. The research method used was the survey. The study covers 72 companies at automotive components industry. Results suggest that the different conjugation of dimensions that define strategic management originate two contrasting models: the first includes companies with a strategy build upon innovation and quality while the other one includes companies with a strategy build upon low cost. We conclude that the companies when possessing different business strategies, also possess different forms to praise these same strategies, which support and are supported by some different management focus, in a process of (backward) mutual feeding.<hr/>Este artículo reflexiona sobre algunos de los componentes de la gestión estratégica (estrategias de negocio y las dimensiones del enfoque de gestión: equipamientos y tecnología, la estructura, ventajas competitivas, productos y procesos) en las empresas de automoción. El método de investigación utilizado fue la encuesta de cuestionario. La muestra consta de 72 empresas en el sector de componentes de automóviles. Los resultados indican que la combinación de las diferentes dimensiones que definen la dirección estratégica esta en la base de dos modelos contrastantes, a saber, una que incluye a compañías con una estrategia basada en la «innovación» y «calidad» y otro que incluye a las empresas con la estrategia basada el «bajo coste». Concluimos que la comunidad empresarial por tener diferentes estrategias de negocio, también tienen diferentes maneras de abogar esas estrategias, que apoyan y son apoyados por diferentes enfoques de gestión en un proceso de retroalimentación mutua. <![CDATA[<b>Estudo do papel dos<i> Controllers d</i>e Gestão em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642009000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem por base um trabalho de investigação realizado no Reino Unido, nos anos 1990, pelos professores Scapens, Ezzamel e Burns em colaboração com o Chartered Institute of Management Accountants (CIMA) e pretende compreender a importância que o Controlo de Gestão tem vindo a assumir nas empresas, ao longo dos últimos anos, bem como analisar a natureza e causas de eventuais mudanças ocorridas no papel dos Controllers de Gestão. Nesse sentido, pretendemos responder à seguinte questão de investigação: «Qual o papel dos Controllers de Gestão nas empresas portuguesas, no Séc. XXI». Para esse efeito, utilizámos um inquérito dirigido aos gestores de 142 empresas e aplicámos a técnica univariada (frequências relativas, média, moda e mediana). Posteriormente, comparámos os resultados das empresas portuguesas com os resultados do Reino Unido. Em conformidade com os resultados obtidos, concluímos que o papel actual dos Controllers de Gestão é diferente do tradicional. No passado, os Controllers de Gestão eram encarados como controladores da «performance» financeira. Contudo, actualmente, estão mais concentrados na integração das diferentes fontes de informação, de natureza financeira e não financeira, e encontram-se crescentemente envolvidos nas estratégias de gestão.<hr/>Drawing on a investigation conducted in the UK by professors Scapens, Ezzamel and Burns in collaboration with the Chartered Institute of Management Accountants (CIMA) in the 1990’s this study aims to research the role that Management Control has been assuming in firms throughout the last years, and furthermore to analyse the nature and reasons of changes in the role of management accountants. The research question posed by researchers is “What is the role of management accountants in Portuguese firms in the 21st century”. A questionnaire was sent to managers of 142 firms and several statistical techniques were used to analyse results. Our findings were compared with the outcomes obtained in the UK. Similarly to the UK investigation we concluded that the actual role of management accountants is different from the role they played in the past. Before management accountants were regarded as controllers of firms’ financial performance. However, today they are focused in integrating different sources of information (financial and non-financial information) and are increasingly involved in firms’ business strategy.<hr/>Este estudio se basa en una investigación realizada en el Reino Unido en los años 90, por los profesores Scapens, Ezzamel y Burns en colaboración con la Chartered Institute of Management Accountants (CIMA) y trata de entender la importancia que el control de gestión ha tenido en las empresas en los últimos años, y analizar la naturaleza y las causas de los cambios en el papel de los Controladores de Gestión. En consecuencia, tenemos la intención de responder a la siguiente pregunta de investigación: «¿Cuál es el papel de los controladores de administración en las empresas portuguesas en el siglo XXI». Con este fin, se utilizó una encuesta entre los gerentes de 142 empresas y aplicamos la técnica univariante (frecuencias relativas, media, mediana y moda). Posteriormente, se compararon los resultados de las empresas portuguesas con las del Reino Unido. De acuerdo con los resultados obtenidos, la conclusión es que el papel actual de los controladores de gestión es diferente del tradicional. En el pasado, los controladores de gestión fueron considerados como los controladores de los resultados financieros. Hoy, sin embargo, están más concentrados en la integración de las diferentes fuentes de información, de naturaza financiera y no financiera, y cada vez más participan en las estrategias de gestión.