Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420100001&lang=pt vol. 9 num. 1-2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Estratégia como prática</b>: <b>Uma proposta de síntese</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar e discutir a perspectiva da «Estratégia como Prática» enquanto proposta de síntese paradigmática no campo dos estudos sobre estratégia, tendo sido revisada grande parte da literatura internacional sobre o tema. O artigo está estruturado em dois momentos. No primeiro, discutem-se os principais modelos e construtos teóricos relacionados à abordagem da «Estratégia como Prática», enquanto no segundo são analisadas e propostas algumas contribuições metodológicas que sugerem formas de se realizar pesquisas a partir dessa perspectiva. Na conclusão, propõe-se metodologia no sentido de viabilizar a realização de pesquisas sobre o processo de constituição de estratégia em empresas que atuam em mercados mais competitivos. A estratégia metodológica proposta, ao combinar múltiplas dimensões de análise, cobre importante lacuna no campo dos estudos da «Estratégia como Prática», pois enfatiza tanto a performance das pessoas e sua praxis em interações estratégicas, quanto a performance da firma, unindo, horizontalmente, conteúdo e processo, além de integrar, verticalmente, abordagens macro e micro.<hr/>The objective of this theoretical study is to present and discuss the perspective of “Strategy-as-Practice” as a proposal of paradigmatic synthesis in the field of studies on strategy, after a revision of the international literature on this topic. The article is structured in two phases. In the first, the principal models and theoretical constructs related to the “Strategy-as-Practice” approach are discussed. The second part analyzes a variety of methodological contributions that focus on suggesting forms of carrying out research based on this perspective. The study concludes by proposing methodology for research on the process of creation of strategies for companies that operate in competitive markets. Combining multiple dimensions of analysis, the methodological strategy proposed emphasizes people performance and their praxis in strategic interactions, without ignoring the performance of the firm. It unites, horizontally, process and content and, vertically, macro and micro approaches. In doing so, it reduces important gaps of the researches in the “Strategy-as-Practice” field of studies.<hr/>Este ensayo teórico tiene como objetivo presentar y discutir la perspectiva de “ La Estrategia como práctica" como una propuesta de síntesis paradigmática en los estudios sobre la estrategia y siendo revisado en gran medida la literatura internacional sobre el tema. El documento está estructurado en dos momentos. En un primer momento, se discuten los principales modelos y bases teóricas relacionados con el enfoque de "estrategia como práctica", mientras que el segundo, son analizadas y se proponen algunas aportaciones metodológicas que sugieren formas de realizar las búsquedas a partir de esa perspectiva. En la conclusión, se propone la metodología para hacer posible la investigación sobre el proceso de constitución de la estrategia de empresas que actúan en los mercados más competitivos. La estrategia metodológica propuesta, al combinar múltiples dimensiones de análisis abarca una importante brecha en los estudios de la Estrategia como Práctica, ya que hace énfasis tanto en el desempeño de las personas y sus prácticas en interacciones estratégicas, cuanto el desempeño de la empresa, uniendo, horizontalmente, el contenido y proceso, además de integrar verticalmente enfoques macro y micro. <![CDATA[<b>Determinantes da política de dividendos</b>: <b>Evidência empírica para as empresas não financeiras cotadas na <i>Euronext Lisbon</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A problemática dos dividendos distribuídos pelas empresas tem merecido a atenção de diversos estudos, teóricos e empíricos, no âmbito das finanças empresariais. Com o presente artigo, pretende-se dar um contributo para esta temática averiguando-se os factores determinantes da política de dividendos das empresas. Nesse sentido, investiga-se o efeito que um conjunto de factores exerce sobre os dividendos distribuídos pelas empresas não financeiras emitentes que integram a Euronext Lisbon. Os resultados obtidos sugerem a existência de indicadores específicos à empresa susceptíveis de influenciar a sua política de dividendos. O cash-flow gerado e o preço de mercado das acções da empresa parecem influenciar positivamente os dividendos distribuídos pela empresa. Nas empresas não financeiras emitentes que compõem o índice bolsista PSI 20, os resultados evidenciam ainda, para além do efeito positivo dessas mesmas variáveis, a existência de um efeito negativo do resultado líquido na distribuição de dividendos.<hr/>The problematic of dividends paid out by firms has deserved the attention of several studies, theoretical and empirical, on corporate finance. This article intends to contribute to the theme by determining the factors that influence a firm’s dividends’ policy. In this sense, it investigates the effect of a set of factors on the dividends paid out by issuing non financial firms belonging to Euronext Lisbon. Results suggest the existence of firm specific characteristics influencing its dividends policy. A firm’s cash-flow and its stocks’ market price seem to have a positive impact on the dividends paid out to stockholders. In issuing non financial firms that belong to the PSI 20 Index results additionally show the existence of a negative effect of net profits on dividend’s payment.<hr/>La cuestión de los dividendos pagados por las empresas ha atraído la atención de varios estudios, teóricos y empíricos, en el contexto de las finanzas empresariales. En este artículo se pretende hacer una contribución a este tema estudiando los factores determinantes de la política de dividendos de las empresas. En este sentido, el articulo hace una investigación de los efectos de una serie de factores sobre los dividendos distribuidos por sociedades no financieras emisoras que integra el Euronext Lisbon. Los resultados sugieren la existencia de indicadores específicos de la empresa que pueden influir en su política de dividendos. El flujo de caja generado en la empresa y el precio de mercado de las acciones parecen influir positivamente en los dividendos distribuidos por la sociedad. Sobre las empresas no financieras que emiten, que conforman el índice bursátil PSI 20, los resultados también muestran, además del efecto positivo de estas mismas variables, la existencia de un efecto negativo de los resultados netos de los dividendos <![CDATA[<b>Os determinantes da estrutura de capital de empresas do PSI 20</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho de investigação pretende-se analisar as características da estrutura de capital de empresas do mercado de capitais português (PSI 20). O objectivo centra-se no estudo das relações existentes entre o nível de endividamento e os indicadores que apresentam maior suporte na literatura financeira: dimensão, tangibilidade, oportunidade de crescimento, risco de negócio, vantagens fiscais não resultantes do endividamento, lucro, dividend payout e performance do preço das acções. A amostra utilizada neste estudo empírico foi recolhida a partir da base de dados Corporate Focus Premium para um horizonte temporal de 8 anos (2000 a 2007), com tratamento de dados em painel. O contributo deste trabalho está em adicionar as variáveis independentes dividend payout e performance do preço das acções ao modelo desenvolvido por Jorge e Armada (2001), aplicando-o às empresas do PSI 20. A análise destas variáveis pretende captar as variações da conjuntura económica que podem afectar as decisões da estrutura de capitais.<hr/>In this paper, we intend to analyze the characteristics of the capital structure of companies in the Portuguese capital market (Portuguese Stock Index, PSI 20 ). We will focus on the relationship between debt level and the indicators that are more relevant in the financial literature, namely: size, tangibility, growth opportunities, operational risk, non-debt tax shields, profit, dividend payout, and stock price performance. The sample used in this empirical study was collected from the database Corporate Focus Premium, for a time horizon of 8 years (2000 to 2007), treatment with panel data. The contribution of this work is to add independent variables dividend payout and performance of the share price to the model developed by Jorge and Armada (2001), applying it to companies in the PSI 20 . The analysis of these variables intends to capture changes in the economic environment that may affect the decisions of capital structure.<hr/>En este trabajo de investigación, nos proponemos analizar las características de la estructura del capital en las empresas del mercado de capitales portugués (PSI 20). El objetivo se centra en el estudio de las relaciones entre el nivel de la deuda y los indicadores que son más apoyo en la literatura financiera: el tamaño, tangibilidad, oportunidad de crecimiento, riesgo en el negocio, ventajas fiscales no derivadas de la deuda, beneficios, pago de dividendos, y el rendimiento del precio de la acción. La muestra utilizada en este estudio empírico se ha recogido de la base de datos Corporate Focus Premium , para un horizonte temporal de 8 años (2000 a 2007), con el tratamiento de datos en panel. La contribución de este trabajo está en agregar variables independientes dividend payout y el rendimiento del precio de las acciones del modelo desarrollado por Jorge y Armada (2001), y aplicándolo a las empresas del PSI 20. El análisis de estas variables pretende captar los cambios en el entorno económico que puede afectar las decisiones de la estructura de capitales. <![CDATA[<b>Competição e desempenho na gestão de fundos de acções</b>: <b>O caso Português (1996-2006)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa, por um lado, analisar o nível de competição existente na indústria de gestão de carteiras de valores mobiliários em Portugal, e por outro, avaliar o desempenho destas carteiras de investimento, pretendendo-se também compreender a natureza da relação existente entre estas duas vertentes. Neste sentido, é aplicado o modelo de Brown, Harlow e Starks (1996) para averiguar eventuais comportamentos de competição e o modelo de Treynor e Mazuy (1966) para a avaliação do desempenho. Os resultados obtidos evidenciam que os fundos nacionais demonstram comportamento de competição, contrariamente aos fundos da União Europeia e internacionais. É também observado um fraco desempenho dos fundos, tanto a nível das capacidades de selectividade como de timing, ainda assim com resultados mais favoráveis para os fundos nacionais. Adicionalmente, este grupo de fundos exibe um desempenho superior em ambientes de não competição e através de alguma especialização em selectividade.<hr/>The purpose of this article is to analyse the level of competition in the portfolio management industry in Portugal, as well as to evaluate the performance of investment portfolios. Additionally, we intend to assess the relationship between these two dimensions of competition and performance in the industry. In order to accomplish these goals, we apply the Brown, Harlow and Starks (1996) model to identify the possible competition behaviour of mutual funds and the Treynor and Mazuy (1966) model to evaluate fund performance. The results obtained suggest that domestic mutual funds do exhibit some competition behaviour, unlike European Union and international funds. Besides, in general funds exhibit poor performance, both in terms of selectivity and timing abilities. Even so, the performance of domestic funds is slightly better . Furthermore, this category of funds tends to show superior performance in scenarios assuming absence of competition, through some specialization in selectivity.<hr/>Este articulo tuvo como objetivo, en primer lugar, examinar el nivel de competencia existente en la industria de gestión de carteras de valores inmobiliarios en Portugal, y segundo, para evaluar el desempeño de estas carteras de inversión, buscando también comprender también la naturaleza de la relación entre estas dos vertientes . En este sentido, es aplicado el modelo de Brown, Harlow y Starks (1996) para investigar cualquier conducta de competición y el modelo de Treynor y Mazuy (1966) para la evaluación del desempeño. Los resultados obtenidos demuestran que los fondos nacionales muestran un comportamiento de competición, contrariamente a los fondos de la Unión Europea e internacionales. También se observa un bajo rendimiento de los fondos, tanto en las capacidades de la selectividad y el momento, pero con resultados más favorables para los fondos nacionales. Además, este grupo de fondos exhibe un altísimo desempeño en ambientes de no competitividad y través de cierta especialización en la selectividad. <![CDATA[<b>Uma abordagem relacional ao valor da marca</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As marcas não são meros sinais. As marcas não se resumem também a simples elementos que ajudam a posicionar produtos e empresas. Durante muitos anos, as marcas foram encaradas como elos de ligação entre os produtos/empresas e os seus clientes. Contudo, esta perspectiva mudou significativamente na medida em que as marcas são hoje encaradas como parceiras nos relacionamentos que se estabelecem com os consumidores. Neste contexto, este trabalho desenvolve um modelo integrado que tem por base uma perspectiva relacional do valor da marca.<hr/>Brands are not just a sign. Brands are not just elements that position products and companies. For many years, brands have been regarded as links between products/companies and their customers. However, this view has dramatically changed inasmuch as brands are now considered partners of the relationships they establish with consumers. In this line, this working paper develops a holistic model on the basis of a relational perspective of brand equity.<hr/>Las marcas no son meros signos. Las marcas no se limitan a simples elementos que también ayudan a posicionar los productos y empresas. Durante muchos años, las marcas eran vistas como los vínculos entre los productos/empresas y sus clientes. Sin embargo, esta perspectiva ha cambiado significativamente en que las marcas se ven ahora como socias en las relaciones que se establecen con los consumidores. En este contexto, el documento de trabajo desarrolla un modelo integrado que se basa en una perspectiva relacional del valor de la marca. <![CDATA[<b>Motivações para o ciberativismo anticonsumo em comunidades virtuais antimarca</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investigando a relação entre ciberativismo, anticonsumo e comunidades virtuais antimarca, o estudo identifica fatores que motivam consumidores à prática de ciberativismo anticonsumo em redes sociais virtuais. Entende-se ciberativismo ou ativismo online como uma forma de oposição e resistência a injustiças e desigualdades sociais, danos socioambientais e políticas governamentais discriminatórias e autoritárias, bem como manifestações anticonsumo contra indústrias, marcas e ideologias dominantes por meio de comunicação mediada por computador. A partir de uma perspectiva netnográfica, estudou-se uma das maiores comunidades virtuais antimarca hospedadas na ferramenta de redes sociais virtuais Orkut, com o objetivo de identificar motivações daqueles consumidores para o ciberativismo anticonsumo. A imersão na comunidade ocorreu durante todo o segundo semestre de 2009 e permitiu acesso a mais de 4000 mensagens de seus membros. Os resultados indicam a existência de quatro motivadores principais para o ciberativismo (preocupação com o impacto global do consumo, resistência à exploração do consumo, ética e simplicidade voluntária, e rejeição e evitação das marcas) e dois motivadores para o contraciberativismo anticonsumo (defesa das marcas, e dissociação entre consumo e alienação cultural).<hr/>Searching for the links between cyber activism, anti-consumption, and anti-brand virtual communities, this research identifies factors that motivate consumers in the practice of anti-consumerist cyber activism in virtual social networks. Cyber activism or online activism is a set of computer-mediated opposition and resistance acts against injustices and social disparities, socio-environmental offenses, and authoritarian and discriminatory public policies, as well as anti-consumption movements against industries, hegemonic brands and dominant ideologies. From a netnographic perspective, we studied one of the largest anti-brand virtual communities accessible through Orkut - a tool for virtual social networking - with the aim of unveiling the motivations of those consumers for anti-consumerist cyber activism. A six-month experience within that community in 2009 enabled us to access more than four thousand messages shared by members, and results show that there are four main drivers of cyber activism (a concern for the global impact of consumption, resistance against consumption, ethics and voluntary simplicity, and brand rejection and avoidance) and two drivers of counter-anti-consumerist cyber activism (pro-brand actions, and the separation between consumption and cultural alienation).<hr/>Investigando la relación entre el ciberactivismo, anticonsumerismo y comunidades virtuales antimarca, en las redes sociales virtuales, el estudio identifica los factores que motivan a los consumidores a la práctica del ciberactivismo en las redes sociales virtuales. Se entiende ciberactivismo en línea o el activismo como una forma de oposición y resistencia a la injusticia y las desigualdades sociales, los daños socioambientales y las políticas discriminatorias y autoritarias del gobierno, así como las manifestaciones frente a las industrias anticonsumerismo, marcas y las ideologías dominantes a través de la comunicación mediada por ordenador. Desde el punto de vista netnografica, se estudió una de las mayores comunidades virtuales antimarca alojados en la herramienta de redes sociales virtuales Orkut, con el objetivo de identificar las motivaciones de los consumidores para el ciberactivismo anticonsumerismo. La inmersión en la comunidad se produce en todo el segundo semestre de 2009 y permitió el acceso a más de cuatro mil mensajes de sus miembros. Los resultados indican la existencia de cuatro principales motivadores para el ciberactivismo (preocupaciones sobre el impacto global del consumo, la resistencia a la explotación del consumo, la ética y la simplicidad voluntaria, y la evitación y el rechazo de las marcas) y dos factores de motivación para contraciberativismo anticonsumo (protección de las marcas y la disociación entre el consumo y la alienación cultural). <![CDATA[<b>A universidade corporativa como instrumento de sustentação do negócio</b>: <b>A experiência das empresas estatais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo identifica as práticas das universidades corporativas das empresas estatais e verifica em que medida os projetos compõem o seu alicerce com os princípios propostos por Eboli (2004). A discussão da inserção da universidade corporativa na estratégia organizacional é o referencial teórico que sustenta pesquisa do tipo descritivo, assentada em estudos de casos múltiplos. A análise comparativa das experiências de empresas estatais, integrantes de diferentes segmentos (prestação de serviços, produção e intermediação financeira), evidenciou que as unidades incorporaram plenamente, em suas práticas, os princípios da competitividade, da perpetuidade e da disponibilidade. No entanto, deixaram de contemplar práticas consideradas essenciais para a estratégia dos negócios, em particular, a integração dos agentes da «cadeia de valor», o estímulo à parceria com líderes e responsáveis e a avaliação integral da sustentabilidade dos projetos.<hr/>This study identifies the practices of corporate universities of state-owned enterprises and verifies to which extent the foundations of the projects are composed by principles proposed by Eboli (2004). The discussion about the insertion of the corporate university in the organizational strategy is the theoretical referential that sustains a descriptive research, based on multiple-case studies. A comparative analysis of the experiences of the state-owned enterprises belonging to various segments of activity (service, production and financial intermediation) showed that the units have fully incorporated into their practices the principles of competitiveness, perpetuity and availability. However, they failed to contemplate practices considered essential for business strategy, particularly the integration of the agents of the “value chain”, the incentive to partnership with leaders and people in charge, and thorough assessment of the sustainability of the projects.<hr/>El estudio identifica las prácticas de las universidades corporativas de las empresas del estado y verifica en qué medida los proyectos forman parte de su fundación a los principios propuestos por Eboli (2004). La discusión de la integración de la universidad corporativa en la estrategia organizacional es la base teórica de este estudio descriptivo, basado en estudios de casos múltiples. El análisis comparativo de las experiencias de las empresas estatales, integrantes de distintos sectores (servicios, manufactura y servicios de intermediación financiera), mostró que las unidades incorporan plenamente en sus prácticas, los principios de competitividad, la perpetuidad y la instrumendisponibilidad. Sin embargo, dejaran de contemplar prácticas consideradas esenciales para la estrategia empresarial, en particular la integración de los agentes de la “cadena de valor”, el fomento a la colaboración con los líderes y responsables y la evaluación global de la sostenibilidad de los proyectos. <![CDATA[<b>Sustentabilidade Um possível caminho para o sucesso empresarial?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo aborda a relação entre o conceito de Sustentabilidade e o sucesso empresarial, seja em termos de resultados operacionais ou em termos de valor agregado junto aos seus stakeholders. Procura-se compreender como a Sustentabilidade pode ser transformada em uma forte vantagem competitiva e, consequentemente, geradora de mais lucros. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário a dez empresas portuguesas e de entrevistas com quadros exercendo funções de relações-públicas e com empresários. Por meio da análise de dados, constatou-se que quando os investimentos em actividades, acções corporativas ou programas são aliados às práticas de gestão sustentável e de boa comunicação, aumentam as hipóteses de sucesso empresarial.<hr/>This study is about the relationship between Sustainability and business success, be it in terms of operational results or in terms of increased value for stakeholders. It seeks to understand how Sustainability generates a strong competitive advantage and consequently more profits . The results were obtained from a questionnaire answered by ten Portuguese companies and through interviews with PR and business managers. Through data analysis, it was found that when investments in activities, corporate actions or programmes are connected to practices of sustainable management and good communication, the chances of business success increase.<hr/>Este estudio explora la relación entre el concepto de la sostenibilidad y el éxito empresarial, ya sea en términos de resultados operativos o en términos de valor añadido a sus stakeholders. Se trata de comprender cómo la Sostenibilidad se puede transformar en una fuerte ventaja competitiva y consecuentemente asi generando más beneficios. Los resultados fueron obtenidos a partir de la aplicación de un cuestionario a diez empresas portuguesas y entrevistas con el personal que ejerce funciones de relaciones públicas y los empresarios. A través de análisis de datos, se encontró que cuando las inversiones en actividades, acciones corporativas o programas se han aliado a la práctica de gestión sostenible y la buena comunicación, las posibilidades de éxito empresarial aumenta. <![CDATA[<b>A importância das exportações para o desenvolvimento local da fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul e do Extremo-Oeste de Santa Catarina</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objetivo caracterizar as exportações do Noroeste gaúcho e extremo-oeste catarinense, investigando qual é sua importância para o desenvolvimento local. Apoiado na análise de conteúdo da documentação temática, o estudo revelou que os exportadores locais não figuram entre os principais exportadores catarinenses, porém no caso gaúcho duas empresas se evidenciam. As principais exportações locais concentram-se no setor moveleiro (43,53% do total). No Noroeste gaúcho, o agronegócio é preponderante, principalmente no setor «antes da porteira» com uma indústria metal-mecânica muito forte, representando 62,89% da economia regional, seguida pela agroindústria de extração de óleo vegetal com 13,95%.<hr/>The aim of this study was to characterize exports of the Northeast of Rio Grande do Sul and far West of Santa Catarina, and investigate their importance for local development. Based on analysis of the thematic documentation content, the study revealed that local exporters do not appear among main exporters of Santa Catarina, but as for Rio Grande do Sul two companies show up. Main local exports are concentrated in the furniture sector (43.53% of total). In the Northeast of Rio Grande do Sul, agribusiness is prevailing, mainly in the sector of production within the farm boundaries, with a very strong metal-mechanic industry which accounts for 62.89% of regional economy, followed by agroindustry of vegetal oil extraction which represents 13.95%.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo identificar las exportaciones del noroeste „Gaucho“ y oeste de Santa Catarina, investigando su importancia para el desarrollo local. Apoyado por el análisis de contenido de la documentación temática, el estudio reveló que los exportadores locales no se encuentran entre los principales exportadores de Santa Catarina, pero si dos empresas se destacan. Las principales exportaciones se concentran en el sector del mueble local (43,53% del total). En el Noroeste gaucho la agroindustria es preponderante, especialmente en el sector «antes de la puerta» con una industria metal-mecánica muy fuerte, que representa el 62,89% de la economía regional, seguido por la agroindustria de extracción de aceite vegetal con un 13,95%.