Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420110001&lang=pt vol. 10 num. 1-2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Conselho de administração</b>: <b>Que funções?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A separação da propriedade e da gestão das empresas levou à criação de um órgão interno conhecido como conselho de administração. A essência das funções deste órgão consiste em arbitrar soluções para objetivos e reivindicações em conflito, as quais exigem complexos equilíbrios (juízos de gestão) sobre um amplo conjunto de metas e meios para as alcançar. São de destacar três funções: institucional, de governação e estratégica. A função institucional, externa, legitima as atividades da empresa com o seu meio envolvente, instigada pela obtenção de recursos. A função de governação, interna, procura conciliar os interesses dos diferentes constituintes organizacionais. A função estratégica consubstancia-se na tomada das decisões estratégicas, visando a adaptação da empresa ao seu meio envolvente. Contudo, as funções deverão evoluir, no sentido de se adaptarem às novas configurações organizacionais e aos novos processos de criação de valor.<hr/>The separation between ownership and management induced the creation of a board of directors in companies. The vital roles of boards of directors are mediate solutions to proposals and claims in conflict. Those, demand intricate balances of power above a large set of targets and resources to obtain. There are three roles: institutional, governance and strategic. The institutional role, external, legitimates enterprise activities regarding their environment, stimulates to get resources. The governance role, internal, searches to align the interests of different kinds of constituencies. The strategic role aims to take strategic decisions to adapt the enterprise to their environment. Although the management roles have to develop to new configurations and new processes of value creation.<hr/>La separación de la propiedad y de la gestión de las empresas llevó a que en estas he sido creado un órgano interno conocido como consejo de administración. La esencia de las funciones de este órgano consiste en arbitrar soluciones para objetivos y reivindicaciones en conflicto, las cuáles exigen complexos equilibrios (juicio de gestión) sobre un amplio conjunto de metas y medios para las alcanzar. Son de destacar tres funciones: institucional, de gobierno y estratégica. La funcione institucional, externa, legítima las atividades de la empresa con su entorno, instigada por la obtención de recursos. La función de gobierno, interna, procura conciliar los intereses de los diferentes constituyentes organizacionales. La función estratégica, consubstancia-se en la tomada de decisiones estratégicas, visando la adaptación de la empresa a su entorno. Todavía, las funciones deberán pasar por un proceso de evolución en el sentido de su adaptación a las novas configuraciones organizacionales y a los nuevos procesos de creación de valor. <![CDATA[<b>Gestão ambiental do produto</b>: <b>Rumo à sustentabilidade industrial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Vários estudos têm demonstrado que somente o melhoramento dos processos de manufatura não é suficiente para amenizar os problemas ambientais. Este artigo descreve a evolução das medidas adotadas para reduzir os impactos ambientais no setor industrial, destaca a importância da gestão ambiental como passo inicial e apresenta os benefícios de se considerar as questões ambientais na fase de desenvolvimento do produto. Define a gestão ambiental do produto e como esta pode conciliar competitividade e preservação ambiental e revela o panorama atual e perspectivas futuras do desenvolvimento de produtos de menor impacto ambiental. Conclui-se que é possível satisfazer os desejos e necessidades do consumidor através de processos industriais mais limpos e de objetos mais duráveis e assimiláveis pelos processos naturais, ou seja, é possível incorporar os aspetos ambientais no desenvolvimento de produtos e ao mesmo tempo aumentar a competitividade da empresa .<hr/>Several studies have shown that only the improvement of manufacturing processes is not sufficient to reduce environmental problems. This article describes the evolution of solutions to reduce environmental impacts in the industrial sector and reinforce the importance of environmental management as an initial step. The article also provides the benefits of considering environmental issues during product development. Furthermore it defines products environmental management and how it can integrate competitiveness and environmental protection revealing the current landscape and future prospects for product development with lower environmental impact. In conclusion, it is possible to satisfy the desires and needs of consumers through cleaner industrial processes and environmental friendly products. In other words, it is possible to implement environmental aspects into product development and to improve at the same time the company's competitiveness.<hr/>Varios estudios han demostrado que sólo la mejora de los procesos de fabricación no es suficiente para mitigar los problemas ambientales. En este artículo se describe la evolución de las medidas adoptadas para reducir los impactos ambientales en el sector industrial, se destaca la importancia de la gestión ambiental como un passo inicial y se presenta las ventajas de tener en cuenta las cuestiones ambientales durante el desarrollo del producto. Define la gestión ambiental del producto y cómo se puede conciliar la competitividad y la protección del médio ambiente y pone de manifiesto la situación actual y perspectivas futuras de desarrollo de productos con menor impacto ambiental. Llegamos a la conclusión de que es posible satisfacer los deseos y necesidades de los consumidores a través de procesos industriales más limpios y más duraderos que son asimilados por los procesos naturales, es decir, es posible incorporar aspectos ambientales en el desarrollo de productos y al mismo tiempo aumentar la competitividad de la empresa. <![CDATA[<b>Percepção de clientes em encontros de serviços</b>: <b>Um olhar sobre os atributos intangíveis do atendimento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo com abordagem qualitativa objetivou identificar os principais fatores que contribuem para a construção de percepção desfavorável, por parte de alunos de Instituições de Ensino Superior (IES), de um representativo grupo educacional brasileiro, sobre os serviços que lhes são prestados pelos funcionários de secretaria durante encontros presenciais. Ancorado na literatura de Marketing de Serviços que frisa a importância do papel dos funcionários das frentes de atendimento na percepção dos clientes sobre os serviços prestados, a pesquisa utilizou a Técnica do Incidente Crítico (TIC) para coletar episódios ocorridos durante atendimentos, relatados por 180 alunos. Os relatos foram analisados e categorizados por meio da análise dos conteúdos, resultando na classificação de 12 atributos, tendo-se destacado quatro deles: desatenção, incompetência, indisposição e falta de agilidade. Os resultados ajudam a entender os processos relacionados ao atendimento presencial, mais especificamente sobre impacto do papel dos funcionários das frentes de atendimento na percepção dos clientes sobre os serviços prestados em IES ou em outras empresas similares.<hr/>This qualitative study aimed to identify the main factors that contribute to the unfavorable perceptions of students of Higher Education Institutions (HEIs) in a Brazilian relevant one, arising from their interactions with service renderers of the secretaries. Supported by bestowed references about the distinctive features of Services Marketing concepts and about the service encounters, the Critical Incident Technique (TIC) was used to investigate events that occurred in these interactions from a 180 student sample, identifying the attributes of the events that caused a negative perception. After the analysis and the categorization of those incidents using the content analysis method, they were classified into 12 categories, especially lack of attention, incompetence, unwillingness and lack of agility. The results collaborate to the understanding of the processes related to service encounters, more specifically of the impact of the front-line employees´ role to the clients´ perception of services rendering in universities or in other similar service renderers.<hr/>Este estudio cualitativo tuvo como objetivo identificar factores clave que contribuyen a la construcción de una percepción desfavorable por parte de los estudiantes de Instituciones de Educación Superior (IES), un grupo representativo de la educación brasileña relativa a los servicios prestados por el personal de la secretaría durante encuentros presenciales. Anclado en la literatura de Servicios de Marketing en que se destaca la importancia del papel de los funcionarios que prestan un atendimiento al publico en la percepción de los clientes sobre los servicios prestados, en la investigación se utilizó la Técnica del Incidente Crítico (TIC) para recoger los episodios ocurridos durante los atendimientos, comentados por 180 estudiantes. Los informes fueron analizados y clasificados por medio del análisis de contenido, dando lugar a la clasificación de 12 atributos, y de los cuales cuatro de ellos se destacaron: la falta de atención, la incompetencia, la falta de voluntad y de agilidad. Los resultados ayudan a comprender los procesos relacionados con el atendimiento presencial, más específicamente sobre el impacto del papel de los funcionarios en el servicio de atendimiento en la percepción de los clientes sobre los servicios prestados por instituciones de educación superior u otras empresas similares. <![CDATA[<b>Criando valor para o acionista através da certificação ISO 14000</b>: <b>Um estudo múltiplo de casos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi efetuar um estudo descritivo e exploratório para verificar qual o impacto da obtenção da certificação pela ISO 14000 na geração de valor para o acionista em empresas brasileiras de capital aberto. Para medir a geração de valor para o acionista foi utilizado o índice TSR («Total Shareholder Return») por ser o que melhor reflete a geração de valor para o acionista. Como parâmetro de comparação foi utilizado o IBOVESPA (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo). Verificou-se que três das quatro empresas estudadas aumentaram a geração de valor para o acionista após a obtenção da certificação pela ISO 14000.<hr/>The purpose of this paper was to verify the impact of ISO 14000 certification in creating shareholder value in Brazilian public companies. The indicator Total Shareholder Return (TSR) was used to measure the creation of shareholder value. Several authors consider it the best indicator of the creation of shareholder value. The IBOVESPA index stock exchange (BOVESPA) was used as benchmark. It was found that three of the four companies studied increased creation of shareholder value after the certificate ISO 14000.<hr/>El objetivo de este trabajo fue realizar un estudio descriptivo y exploratorio para establecer el impacto de la obtención de la certificación ISO 14000 en la generación de valor para los accionistas en las empresas que cotizan en la bolsa brasileña. Para medir el índice de generación de valor para los accionistas se utilizó TSR (“Total Shareholder Return”) por ser el que mejor refleja la creación de valor para el accionista. Como punto de referencia se utilizó el índice IBOVESPA (Índice de la Bolsa de Valores de Sao Paulo). Se verificó que tres de las cuatro empresas estudiadas aumentaran la creación de valor para los accionistas después de haber obtenido la certificación ISSO 14000. <![CDATA[<b>A importância da certificação de sistemas de gestão da qualidade em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O aumento do número de empresas certificadas em Portugal e no Mundo tem vindo a demonstrar que a certificação é cada vez mais encarada como um objetivo estratégico. Mas quais serão as verdadeiras razões que justificam esta aposta dos gestores? O aumento da quota de mercado, maior competitividade ou simplesmente a melhoria da imagem organizacional? Tendo por base a evolução das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001/NP 4397 em Portugal, de 1995 até ao final de 2007, procurou analisar-se qual o nível de importância que as empresas portuguesas atribuem à certificação de uma forma geral e quais os fatores que mais contribuem para tal. A presente investigação baseou-se num estudo sobre a génese da Gestão da Qualidade e a sua evolução histórica, tendo sido suportada pela realização de um inquérito a 364 empresas certificadas com base nos referenciais acima mencionados. Os dados recolhidos foram tratados em SPSS e através da aplicação do modelo de regressão ordinal foi possível identificar os três fatores determinantes da importância da certificação - «Reduzir custos e desperdícios (retrabalho, devoluções)», «Melhorar internamente a organização (eficiência dos processos)» e «Aumentar a quota de mercado/número de clientes», referidos por ordem de importância. É de salientar a boa capacidade preditiva do modelo que classificou corretamente 72,3% dos casos.<hr/>The increased number of certified companies in Portugal and Worldwide has shown that certification is being seen as a strategic objective. But which are the true reasons that justify this commitment of managers? The increase of market share, higher competition or simply the improvement of organizational image? Based on ISO 9001, ISO 14001 and OHSAS 18001/NP 4397 evolution in Portugal from 1995 to the end of 2007, we intend to analyze the level of importance that Portuguese companies attribute to certification in a general way and which are the factors that influence it. This research was based on a study of quality management genesis and its historical evolution, and was supported on a survey addressed to 364 certified companies according to the standards mentioned above. The collected data were analysed using SPSS and the ordered regression model. The findings indicate that there are three variables that influence the overall importance of the certification - «Reduce costs and waste (re-work, returns)», «To improve the organization internally (efficiency of the processes)» and «To increase the market share/number of customers», indicated by order of importance. It is also important to note the model’s good predicted capacity, classifying correctly 72.3% of the cases.<hr/>El aumento del número de empresas certificadas en Portugal y en el mundo ha demostrado que la certificación es cada vez más un objetivo estratégico. ¿Pero cuáles son las verdaderas razones que justifican este compromisso por parte de los gestores? ¿El aumento de la cuota de mercado, la competitividad o simplemente para mejorar la imagen de la organización? Teniendo como base la evolución de la norma ISO 9001, ISO 14001 y OHSAS 18001/NP 4397 en Portugal desde 1995 hasta finales de 2007, tratamos de analizar cual el nivel de importância que las empresas portuguesas atribuyen a la certificación en general y los factores que más contribuyen a ella. Esta investigación se basó en un estudio sobre los orígenes de la gestión de la calidad y su evolución histórica, y fue apoyado por la realización de una encuesta a 364 empresas certificadas sobre la base de las referencias antes mencionadas. Los datos fueron procesados en SPSS y mediante la aplicación del modelo de regresión ordinal fue posible identificar tres factores que determinan la importancia de la certificación - “Reducción de costos y desperdícios (repetición del trabajo, devoluciones)”, “Mejorar la organización interna (eficiencia de los procesos)” y “El aumento de cuota de mercado/número de clientes” referidos en orden de importancia. Cabe destacar la buena capacidad predictiva del modelo que clasificó correctamente el 72,3% de los casos. <![CDATA[<b>A utilização de tecnologias <i>self-service</i> nos serviços bancários e a sua influência no comportamento do consumidor em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A banca comercial tem introduzido novas tecnologias self-service (TSS) no contacto com os clientes, que permitem ao cliente aceder ao serviço de uma forma autónoma e intemporal. Esta opção tem alterado a natureza do processo do serviço e o comportamento do cliente. A investigação aqui apresentada analisa o impacto no comportamento do consumidor da utilização de tecnologias self-service, nomeadamente das ATM, da banca telefónica e do Internet Banking. Apresenta-se uma revisão da literatura e um estudo empírico que recolheu dados através de um questionário efetuado a 300 indivíduos que representam em termos de região, sexo e classes etárias, a população adulta portuguesa residente no continente. A investigação mostra os dados demográficos dos utilizadores de tecnologias self-service dos serviços bancários portugueses, discute o seu comportamento e verifica que os utilizadores de TSS revelam uma maior intenção de recompra, propensão para reclamar e maior sensibilidade ao preço do que os não utilizadores.<hr/>Commercial banking has been introducing self-service technologies (SSTs), in the contact with customers, which allows the customer to accede service in an autonomous and timeless form. This option has changed the nature of the service process and customer's behavior. The research analyzes the impact on consumer behavior of self-service technologies, namely ATMs, telephone banking and internet banking. A literature review is presented, as well as, an empirical study that collected data, by means of a questionnaire realized to 300 individuals that represent a sample, by region, gender and age, of Portuguese adult population, living in mainland Portugal. The results call for a users profile and discuss consumer’s behavior of SSTs of Portuguese banking services, and show that SSTs users reveal a higher intention of repurchase, propensity to complain and higher price sensibility than non-users.<hr/>Los bancos comerciales han introducido nuevas tecnologías de auto-servicio en su contacto con el cliente, permitiendo a los clientes acceder al servicio de forma autónoma e intemporal. Esta opción ha cambiado lanaturaleza del proceso de servicio y comportamiento de los clientes. En la investigación aquí presentada se examina el impacto en el comportamiento de los consumidores el uso de tecnologías de auto-servicio, en particular en los cajeros automáticos, banca telefónica y banca por Internet. Se presenta una revisión bibliográfica y un estúdio empírico que ha recolectado datos a través de un cuestionario realizado a 300 personas que representan en términos de región, sexo y edades, la población adulta portuguesa residente en el continente. La investigación muestra los datos demográficos de los usuarios de servicios de tecnología del autoservicio bancario portugués, analiza su comportamiento y encuentra que los usuarios de TSS muestran una mayor intención de recompra, la propensión a la queja y una mayor sensibilidad a los precios que los no usuarios. <![CDATA[<b>Institucionalização de hábitos e rotinas na contabilidade gerencial à luz da teoria da contingência</b>: <b>Um estudo em indústrias de móveis em São Bento do Sul</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo objetiva analisar a institucionalização dos hábitos e rotinas organizacionais da contabilidade gerencial à luz da teoria da contingência em indústrias de móveis. Foi r ealizada pesquisa descritiva do tipo survey, com abordagem quantitativa e qualitativa. A população da pesquisa compreendeu as 73 indústrias de porte médio associadas ao Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul/SC - Brasil e uma amostra não-probalística de 15 indústrias foi selecionada. A coleta dos dados pautou-se em fontes primárias, levantadas por meio de questionário e de entrevista estruturada. Na análise dos dados foi utilizada abordagem quantitativa para as perguntas fechadas do questionário, basicamente freqüência e medidas centrais, e abordagem qualitativa para as perguntas abertas do roteiro de entrevista, através de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram as percepções dos contadores gerenciais em relação às mudanças ocorridas na contabilidade gerencial. Em suas explanações nota-se que a institucionalização de novos hábitos e rotinas na contabilidade gerencial não está acompanhando as mudanças do mercado. A influência da burocratização governamental e fatores contingenciais de estrutura inibem o desenvolvimento da contabilidade gerencial destas empresas. No entanto, observou-se que estes profissionais assimilaram as mudanças que estão ocorrendo no ambiente e se preocupam com a capacitação profissional continuada. Conclui-se que a institucionalização dos hábitos e rotinas organizacionais da contabilidade gerencial à luz da teoria da contingência vem ocorrendo de forma tímida nas indústrias de móveis pesquisadas.<hr/>The study examines the institutionalization of habits and organizational routines of management accounting, based on the contingency theory, in the furniture industry. A descriptive survey study was conducted, having a quantitative and qualitative approach. The study population consisted of 73 medium-sized industries associated with the Union of Building Industries and Furniture of São Bento do Sul / SC - Brazil and a non-probabilistic sample of 15 companies was selected . The d ata collection was based on primary sources, raised through a questionnaire and structured interview. To analyze data was used quantitative approach to the closed questions of the questionnaire, mainly frequency and central measures, and qualitative approach to the open questions of the interview, through content analysis. The results show the perceptions of management accountants related to the changes in management accounting. In their explanations is noticed that the institutionalization of new habits and routines in management accounting is not keeping up with the market changes. The influence of government bureaucracy and contingency structure factors inhibit the development of managerial accounting of these companies. However, it was observed that these professionals assimilate the changes that are occurring in the environment and are concerned about the continuing professional training. It is concluded that the institutionalization of habits and organizational routines of management accounting, based on the contingency theory, has been happening so timidly in the furniture industries assessed.<hr/>Este estudio analiza la institucionalización de los hábitos y las rutinas de organización de la contabilidad de gestión a la luz de la teoría de la contingencia en la industria del mueble. Se realizó una encuesta descriptiva de tipo survey, con enfoque cuantitativo y cualitativo. La encuesta consistió la población de las 73 industrias medianas asociadas al Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul/SC - Brasil y fue selecionada una muestra no probabilística de 15 industrias. La recolección de datos se basó en fuentes primarias, recaudada a través de un cuestionario y entrevista estructurada. En el análisis de los datos se utilizó una aproximación cuantitativa a las preguntas cerradas del cuestionario, sobre todo la frecuencia y las medidas centrales, y un enfoque cualitativo a las preguntas abiertas de la entrevista, a través del análisis de contenido. Los resultados de la encuesta muestran las percepciones de los contables en relación a los cambios en la contabilidad de gestión. En sus explicaciones nos damos cuenta que la institucionalización de nuevos hábitos y rutinas en la contabilidad de gestión no está a la altura de los cambios en el mercado. La influencia de la estructura burocrática gubernamental y los fatores de contingencia de estructura inhiben el desarrollo de la contabilidad de gestión de estas empresas. No obstante, encontramos que estos profesionales asimilan los cambios que se producen en el medio ambiente y están preocupados por la formación profesional continua. Se concluye que la institucionalización de los hábitos y las rutinas de organización de la contabilidad de gestión a la luz de la teoría de la contingencia ha estado ocurriendo de forma muy tímida en la industria del mueble analizada en la encuesta. <![CDATA[<b>Fatores demográficos na percepção do risco de compra pela Internet</b>: <b>O caso de um site brasileiro de venda de ingressos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa o comportamento de compra de ingressos em um site brasileiro de comércio eletrônico, examinando aspectos relacionados ao risco percebido pelo comprador. O objetivo é testar a influência de indicadores demográficos selecionados sobre a percepção de risco. Foi realizada uma pesquisa eletrônica junto aos cadastrados no site, obtendo-se 3235 questionários válidos. Os testes estatísticos indicaram que compradores com maior grau de instrução percebem mais o risco de comprar na Internet e que e-compradores têm menos preocupação em fornecer o número do cartão de crédito do que não-compradores. A experiência na utilização da Internet influencia positivamente o volume de compras e negativamente o risco percebido. Pode-se concluir que as empresas que atuam no e-comércio devem não apenas divulgar as medidas de segurança que adotam, mas também facilitar e acelerar o processo de adoção do comércio eletrônico, familiarizando cada vez mais os internautas com a compra online.<hr/>The paper investigates whether demographic variables can be associated to the risk of buying via the Internet as perceived by a convenience sample of users registered in a site selling entertainment tickets. The main purpose was to search for significant associations between demographics and perceived risk. An online survey comprising 3235 respondents has been conducted and all responses have been considered valid. Findings indicate that more educated buyers more frequently perceive the risk of buying, irrespective of how risk has been represented in the questionnaire. In addition to implementing more effective security initiatives, firms selling online should also segment their communication regarding them, so that required credit card and other personal data become either minimally employed or increasingly secured.<hr/>El trabajo analiza el comportamiento de compra de entradas en un sitio de comercio electrónico en Brasil, analizando las cuestiones relacionadas con el riesgo percibido por el comprador. El objetivo es poner a prueba la influencia de algunos indicadores demográficos sobre la percepción del riesgo. Se realizó una encuesta electrónica a los usuarios registrados en el sitio, y se obtuvieran 3.235 cuestionarios válidos. Las pruebas estadísticas indican que los compradores con niveles más altos de educación perciben más riesgo de comprar en Internet y los e-.compradores tienen menos problemas de proporcionar el número de tarjeta de crédito que los no compradores. La experiencia en el uso de Internet influye positivamente en el volumen de compra y negativamente el riesgo percibido. Se puede concluir que las empresas que operan en el comercio electrónico no sólo deben explicar las medidas de seguridad que adoptan, sino también facilitar y acelerar la adopción del comercio electrónico, haciendo cada vez más familiar a los usuarios la compra en línea. <![CDATA[<b>O caleidoscópio da estratégia</b>: <b>O papel das consultorias externas no <i>strategizing</i> de uma organização</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva investigar como consultores participam do strategizing (planeamento de uma estratégia) de uma organização. A base teórica empregada faz uso da abordagem de estratégia como prática e procura conjugá-la com a teoria institucional. Realizou-se um estudo de caso no Banco CNH Capital, um banco brasileiro, a partir da análise de seis programas que envolvem consultorias. Para a coleta de dados, empregaram-se entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação não-participante e, para a análise de dados, se fez uso da análise de conteúdo. No que tange ao contexto, destaca-se que o momento da aplicação da pesquisa coincidiu com a deflagração da mais recente crise econômica mundial. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a variação existente no grau d e atuação e de responsabilidade das consultorias, na promoção de aprendizado e no grau de customização. O estudo permitiu inferir que as consultorias podem atuar, dependendo do programa, como parceiras da organização contratante, conselheiras ou executoras do projeto. A respeito do papel das consultorias no strategizing, observou-se que estas podem atuar na legitimação de estratégias, no auxílio ao processo e como agentes isomórficos .<hr/>This study aims to investigate how consultants participate in the strategizing of an organization. The theoretical basis employed makes use of the strategy approach as practice and seeks to combine it with the institutional theory. To achieve this goal, a case study was performed in a Brazilian bank, Banco CNH Capital, from the analysis of six programs involving consultancies. For data collection, were used semi-structured interviews, documental analysis and non-participant observation, and for the data analysis, it was done the content analysis and categorization, as proposed by Straus and Corbin (2008). Referring to the context, it is detached that the research application moment coincided with the outbreak of the most recent global economic crisis, which exerted b influence on the researched organization. Among the obtained results, it is detached the existing variation in the performance and responsibility degree of the consultancies, in promoting learning and in the customization degree. The results permitted to infer that the consultancies can actuate, depending on the program, as partners of the contracting organization, advisors or executors of the project. Regarding the role of consultancies in strategizing, it was observed that they can act in the strategy legitimation, in the process aid and as isomorphic agents.<hr/>Este artículo investiga cómo las empresas consultoras participan en el strategizing (planificación estratégica) de una organización. El marco teórico que hace uso de la estrategia como práctica y busca cómo se conjuga con la teoría institucional. Se realizó un estudio de caso en el Banco CNH Capital, un banco brasileño, a partir del análisis de los seis programas que involucran a consultoras. Para recopilar los datos, se utilizaron entrevistas, análisis de documentos y la observación no participante, y para el análisis de datos, se hizo uso del análisis de contenido. En cuanto al contexto, se hace hincapié en que el momento de aplicación de la encuesta coincidió con el estallido de la última crisis económica mundial. Entre los resultados, hay una variación en el grado de actuación y responsabilidad de las consultoras, la promoción del aprendizaje y el grado de personalización. El estudio también ha demostrado que las consultoras pueden actuar, en función del programa, como socios de la organización contratante, consejeros o en la ejecución del proyecto. En cuanto al papel de las consultoras en el strategizing, se observó que pueden actuar en la legitimación de estrategias, para facilitar el proceso y cómo agentes isomorfos.