Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420110002&lang=pt vol. 10 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>O clima ético das organizações e a temática do meio ambiente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo explora o tema do meio ambiente como componente do clima ético das organizações. Partindo-se da aplicação, de forma adaptada, dos indicadores propostos pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, são utilizados dados oriundos de uma survey, conduzida junto a alunos-trabalhadores de empresas da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Após o levantamento teórico a respeito do clima ético e do tema ambiental, no contexto da sustentabilidade das organizações, é exposta a análise estatística dos dados revelando que o único componente do clima ético que consegue explicar 26,4% da variável dependente, satisfação dos funcionários, é o público interno. A análise de clusters, conduzida sobre o tema do meio ambiente revela que 20% das empresas da amostra são pró-ativas no contexto da sustentabilidade ambiental.<hr/>The paper explores the environment as a component of the ethical climate of organizations. Based on an adapted form of the indicators proposed by the Ethos Institute for Business and Social Responsibility, we used data from a survey conducted among student/employees from companies based on the northeast region of Rio Grande do Sul. We developed a theoretical research about the ethical climate and environmental theme into the context of organizations sustainability. The statistical analysis shows that the only component of the ethical climate that can explain 26.4% of the dependent variable - employee satisfaction within their respective companies - is the internal public. Cluster analysis considering the component of the environment shows that 20% of the sample companies are proactive in the context of environmental sustainability.<hr/>Este artículo explora la temática del medio ambiente como un componente del clima ético de las organizaciones. Con base en la aplicación, de una forma adaptada, de los indicadores propuestos por el Instituto Ethos de Empresas y Responsabilidad Social, se utilizan datos de una encuesta, llevado a cabo con los estudiantes, lós empleados del nororiental estado de Rio Grande do Sur. Después de la encuesta teórico sobre el clima ético y problemática ambiental en el contexto de la sostenibilidad de las organizaciones, el análisis estadístico reveló que el único componente del clima ético de logra explicar el 26,4% de la variable dependiente, la satisfacción empleados, es el publico interno. El análisis de clusters realizado sobre el tema del medio ambiente muestra que el 20% de las empresas de la muestra son proactivos en el contexto de la sostenibilidad ambiental. <![CDATA[<b>Seleção adversa no crédito a particulares em Portugal</b>: <b>Papel dos «bureaus» de crédito privados</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa o fenómeno da seleção adversa no mercado de crédito português e os principais fatores que o caracterizam. Para tal foram desenvolvidos uma simulação real, um inquérito de opinião e uma análise comparativa entre os dois bureaus de crédito presentes no mercado português. Os resultados demonstram que a partilha de informação é reduzida e existem dificuldades na obtenção do crédito, no caso de particulares. Adicionalmente, o trabalho ilustra as potencialidades sobre a redução do incumprimento e diminuição da perda de negócios rentáveis que resultariam de um melhor aproveitamento do bureau de crédito privado a atuar em Portugal.<hr/>This paper examines the phenomenon of adverse selection in the Portuguese credit market and the main factors that characterize it. For that, were developed a real simulation, an opinion survey and a comparative analysis between the two credit bureaus present in the Portuguese market. Results confirm that sharing of information is reduced and there are difficulties in obtaining credit, in the case of individuals. Additionally, the paper underlines the potential benefit on the reduction either on default as well as loss of profitable business, which can be provided by using better the private credit bureau operating in Portugal.<hr/>Este artículo analiza el fenómeno de selección adversa en los mercados de crédito en Portugal y los principales factores que la caracterizan. Con este fin, hemos desarrollado una simulación real, una encuesta de opinión y un análisis comparativo entre estas dos agencias de crédito que operan en el mercado portugués. Los resultados muestran que el intercambio de información es escaso y hay dificultades para obtener créditos en el caso de las personas. Además, el trabajo ilustra el potencial de la reducción del incumplimiento y la reducción de la pérdida de negocios rentables que se derivarían de un mejor uso de los organismos privados de crédito que operan en Portugal. <![CDATA[<b>Valores pessoais dos consumidores de vinhos do Vale do São Francisco (Brasil)</b>: <b>Uma proposição tipológica de perfis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Vale do São Francisco, no Brasil, tem surgido como um novo centro produtor de vinhos finos. Entretanto, o Brasil não se encontra entre os grandes consumidores de vinho, o que pode ser entendido por não ter história na produção da bebida se comparado a outros países. Desta forma, um passo inicial no desenvolvimento de uma cultura de consumo do vinho da região é a identificação das características de seus consumidores. Os valores pessoais se apresentam como um dos principais critérios psicográficos da segmentação de mercado. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo a identificação dos valores pessoais dos consumidores de vinhos do Vale do São Francisco, bem como a elaboração tipológica de perfis destes consumidores. Para tal, utilizamos a técnica de entrevistas em profundidade e análise de discurso funcional em duas etapas: codificação dos textos, gerando elementos e categorias referentes a aspectos e valores de consumo; e análise das relações horizontais e verticais entre estes elementos. Com base nos achados sugerimos uma tipologia dos consumidores do vinho do Vale do São Francisco com dois perfis: sequiosos e altivos. Contribuições para o conhecimento da área e para as vinícolas da região, bem como indicações para futuras pesquisas são consideradas.<hr/>São Francisco Valley has emerged as a new production area of fine wines. Although, Brazil is not amongst the largest wine consumers, what can be understood by the lack of the beverage production history compared to other countries. Thus, an initial step towards a consumer culture development of this wine region is to identify their consumer’s characteristics. Personal values are presented as major psychographic market segmentation criteria. In this sense, present study aimed to identify the São Francisco Valley wines’ consumer personal values, as well as elaborate a typological profile of these consumers. To this, we used in-depth interviews technique and functional discourse analysis in two steps: text coding, generating elements and categories referring to consumption values and aspects; and analysis of horizontal and vertical relationships between these elements. Based on the findings we suggest a typology of São Francisco Valley’s wine consumer’s with two profiles: thirsty and haughty. Contributions to the knowledge of the area and the wineries of the region, as well as directions for future research are considered.<hr/>El Valle de São Francisco, en Brasil ha emergido como un nuevo centro de producción de vinos finos. Sin embargo, Brasil no está entre los mayores consumidores de vino, que puede ser entendido por no tener antecedentes en la producción de la bebida en comparación con otros países. Por lo tanto, un primer paso en el desarrollo de una cultura de consumo de vino en la región es el de identificar las características de sus consumidores. Los valores personales se presentan como uno de los principales criterios psicográficos de segmentación del mercado. En este sentido, el presente estudio tuvo como objetivo identificar valores personales de los consumidores de vino en el Valle de São Francisco, así como el desarrollo de los perfiles tipológicos de estos consumidores. Con este fin, utilizamos la técnica de entrevistas en profundidad y análisis de discurso funcional en dos etapas: la codificación de los textos, generando elementos y categorías relacionadas con los aspectos y las cifras de consumo, y el análisis de las relaciones horizontales y verticales entre estos elementos. Con base en los hallazgos sugieren una tipología de consumidores de vino del Valle de São Francisco con dos perfiles: ansiosos y orgullosos. Las contribuciones al conocimiento de la zona y las bodegas de la región, así como direcciones para futuras investigaciones son consideradas. <![CDATA[<b>Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornecedores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compradores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.<hr/>The interorganizational purchases increasingly present the cooperative relationships with suppliers as a key point for an effective management in the supply chain. In this direction, this research aims to explore the generators of trust in the interorganizational purchase relationships. The methodology used has been exploratory and descriptive. It is also characterized for its qualitative approach and content analysis. The results have shown that in the buyers’ perception, independent of branch of activity, there is trust between the buyer and the supplier. The definition of trust has come from analysis as a synonym of competitive advantage referring to the capacity of the supplier in contributing for the organizational success of the purchasing company. As a conclusion, it may be said that the generators of interorganizational trust emerge from a mix of three aspects: the good operational performance, a special relationship and the business ethics.<hr/>Las compras entre organizaciones cada vez más presentan relaciones de cooperación con los proveedores como la clave para una gestión eficaz en la cadena de suministro. En este sentido, la investigación tiene como objetivo estudiar la generación de confianza en las relaciones de compra entre organizaciones. La metodología usada fue exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo y análisis de contenido. Los resultados indicaron que en la percepción de los compradores, independientemente de la rama de actividad, hay confianza entre el comprador y el proveedor. La definición de la confianza ha salido del análisis, como sinónimo de ventaja competitiva, al referirse a la capacidad del proveedor para contribuir al éxito de la organización de la empresa compradora. Se concluyó que los generadores de confianza entre organizaciones surgen de una combinación de tres aspectos: el buen desempeño operativo, una relación especial y la ética empresarial. <![CDATA[<b>Percepção da qualidade de ensino em uma instituição pública de Ensino Superior</b>: <b>Um estudo multimétodos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetivou analisar, de maneira não-linear, a percepção dos alunos de um curso de Administração sobre a qualidade do ensino. Empregaram-se multimétodos, realizando a coleta de dados por meio de um método qualitativo (grupos de foco) e de um quantitativo (questionário), bem como utilizando, para a análise dos dados, análise de conteúdo e um método inovador que, desenvolvido neste estudo, combina aspectos da Análise da Penalidade e Recompensa (PRC) e regressão logística binária. Os resultados indicaram que influenciam a percepção da qualidade de ensino as seguintes dimensões: atendimento dos funcionários e grade curricular, consideradas obrigatórias (com desempenho abaixo da média afetam negativamente); imagem, qualificação dos professores e aprendizagem percebida, consideradas unidimensionais (afetam proporcionalmente o desempenho, positiva e negativamente); e flexibilidade da grade e atividades complementares, consideradas atrativas (com desempenho acima da média afetam positivamente). Esta pesquisa pode contribuir para futuros estudos por meio do método de análise desenvolvido e por identificar o impacto não-linear de dimensões na percepção da qualidade de ensino.<hr/>This study aims to examine in a non-linear way the students’ perception of an Administration course on the education quality. Multimethods were used, performing the data collection through a qualitative method (focus groups interviews) and a quantitative (structured questionnaire), and using content analysis and a novel method, developed in this study, which combines PRC analysis aspects to binary logistic regression for data analysis. The results indicated what influence the education quality perception: staff attendance and curricular grid, considered mandatory (affecting adversely if performance is below average); image, teachers’ qualification and perceived learning, considered mono-dimensional (affecting proportionally to performance, positively and negatively); and grid and additional activities flexibility considered attractive (affecting positively if performance is above average). This research may contribute to future studies through the developed analysis method and by identifying the dimensions non-linear impact in the education quality perception.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo analizar, de manera no lineal, la percepción de los estudiantes en un curso de Administración la calidad de la educación. Fueron empleados Multimétodo, la realización de la recogida de datos a través de un método cualitativo (focus group) y un cuantitativos (en un cuestionario), y el uso de análisis de datos, análisis de contenido y un método innovador, desarrollado en este el estudio combina los aspectos del Análisis de la Penalidad y de la Recompensa (PRC) y la regresión logística binaria. Los resultados indicaron que influyen en la percepción de las dimensiones de calidad de la educación: el atendimiento de los funcionarios y plan de estudios, consideradas obligatorias (con un rendimiento por debajo del promedio afectan negativamente), la imagen, calificación de los maestros y el aprendizaje percibido,considerado unidimensionales (afectan proporcionalmente al rendimiento, positiva y negativamente), y la flexibilidad de las actividades complementarias, consideradas atrativas (por encima del promedio de rendimiento afectan de manera positiva). Esta investigación puede contribuir a los estudios de futuro por el método de análisis desarrollado e identificar el impacto no-lineal de las dimensiones de la percepción de la calidad de la enseñanza. <![CDATA[<b>O tempo de mandato do CEO e o desempenho das organizações</b>: <b>Um estudo em grandes empresas brasileiras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo avalia a relação entre desempenho da organização e o tempo de mandato do seu Presidente Executivo (CEO) em grandes empresas brasileiras, entre 1999 e 2008. Os resultados indicaram uma tendência para uma relação em forma de U-invertido, sendo o desempenho inferior para tempos de mandato intermédios. Assim, não há uma relação linear entre o tempo de mandato dos CEO e o desempenho das empresas. Também há diferentes tipos de curva U-invertido, em que as organizações podem alcançar picos de resultados diferentes em momentos diferentes. As evidências mostram que a curva de tendência das organizações brasileiras tende a ser semelhante às norte-americanas, logo possibilitando, pelo menos em parte, extrapolar as conclusões obtidas para a realidade do Brasil.<hr/>This article examines the relation between organizational performance and the Chief Executive Officers’ (CEO) tenure in large Brazilian companies, between 1999 and 2008. The results indicate a U-inverted shape relating CEO tenure to firm performance, whereby firms have lower performance for intermediate tenure lengths. Therefore, we failed to detect linear relationship tenure to performance. Moreover, there are different U-inverted shapes and firms may achieve performance peaks in different moments. Evidence reveals that the tendency curve of Brazilian firms follows identical patterns to those of US firms, possibly allowing, at least in part, to extrapolate to Brazil US-based research.<hr/>Este artículo aborda la relación entre el desempeño de la organización y la duración del mandato de su consejero delegado (CEO) en grandes empresas brasileñas entre 1999 y 2008. Los resultados indicaron una tendência hacia una relación en forma de U invertida-, y siendo el rendimiento inferior al tiempo de mandato intermedio. Por lo tanto, existe una relación lineal entre la duración del mandato del consejero delegado y del rendimiento de la empresa. También hay diferentes tipos de curva en U invertida, las organizaciones pueden lograr resultados pico en diferentes momentos. Las evidencias muestran que la línea de tendencia de las organizaciones Brasileñas tiende a ser similar en la organizaciones en los EE.UU., por lo que es posible, al menos en parte, extrapolar los hallazgos obtenidos para la realidad de Brasil.