Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420110003&lang=pt vol. 10 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Pesquisa estruturada <i>versus</i> pesquisa em texto livre na seleção de imóveis em <i>sites</i> imobiliários</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de pesquisa de imóveis em sites de imobiliário pode revelar-se uma tarefa árdua e demorada. A quantidade e a diversidade de imóveis disponíveis, assim como a variedade das características que os descrevem, tornam a eficácia e a eficiência das pesquisas um fator crítico de sucesso. Este artigo analisa o desempenho da pesquisa estruturada versus a pesquisa em texto livre na execução da referida tarefa. Os resultados da experiência efetuada revelam que as características de ambos os métodos se podem complementar e proporcionar um poder de pesquisa acrescido, quando reunidos numa mesma ferramenta.<hr/>The process of property search in real estate websites tends to be an arduous and time consuming task. The quantity and diversity of properties available, as well as the variety of characteristics that describe them, make the effectiveness and efficiency of the search a critical success factor. This paper analyzes the performance of the structured versus free text search in the property selection process. Experiment results show that the features of both methods can complement each other and provide added search power, if assembled in a single tool.<hr/>El proceso de búsqueda en los sitios web de bienes raíces puede resultar en una tarea ardua y tardada. La cantidad y diversidad de propiedades disponibles, así como la variedad de las características que los describen, hace de la eficacia de la búsqueda un factor crítico de éxito. Este articulo analiza el rendimiento de la búsqueda estructurada en comparación con la búsqueda de texto libre en la ejecución de esa tarea. Los resultados de los experimentos llevados a cabo muestran que las características de ambos métodos pueden ser complementarias y dar así mayor poder a la búsqueda, cuando reunidos en una sola herramienta <![CDATA[<b>Proposta de um modelo de maturidade para Gestão do Conhecimento</b>: <b>KM<sup>3</sup></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A implementação da Gestão do Conhecimento (GC) ocorre em estágios, ou seja, é um processo que demanda mudanças na organização. O objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um modelo de maturidade de gestão do conhecimento. Esta pesquisa adotou os princípios da Teoria do Ciclo de Vida. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório. Inicialmente, a partir da análise dos modelos de GC existentes foi desenvolvida uma proposta de Modelo de Maturidade para Gestão do Conhecimento, denominado KM³. Na sequência, esta proposta foi analisada por profissionais. Estes confirmaram os estágios do modelo de maturidade de GC e contribuíram para o refinamento dos fatores alocados em cada estágio. O KM³ é formado por cinco estágios: Falta de Consciência (2 fatores), Planejamento (15 fatores), Iniciação (20 fatores), Desenvolvimento (24 fatores) e Integração (24 fatores).<hr/>The Knowledge Management (KM) implementation occurs in stages. It demands changes in the organization. The research goal is to develop a knowledge management maturity model. This research adopted the Life Cycle Theory principles. The research is qualitative with exploratory character. First, a proposal of knowledge management maturity model, named KM³, was developed based on existing models. Following that, the proposal was analyzed by professionals. The model stages and factors have been confirmed. The KM³ has five stages: Unawareness (2 factors), Planning (15 factors), Initiation (20 factors), Development (24 factors) and Integration (24 factors).<hr/>La implementación de la Gestión del Conocimiento (GC) se produce en etapas, es decir, es un proceso que exige cambios en la organización. El objetivo principal de esta investigación es desarrollar un modelo de madurez de la gestión del conocimiento. En esta investigación se adoptaron los principios de la teoría de los ciclos de vida. La investigación es cualitativa y de carácter exploratoria. Inicialmente, a partir del análisis de los modelos existentes de GC se ha desarrollado una propuesta de Modelo de Madurez para la Gestión del Conocimiento, llamada KM³. A continuación, esta propuesta ha sido revisada por profesionales. Estos confirmaron las etapas del modelo de madurez de la GC y han contribuido al perfeccionamiento de los factores asignados a cada etapa. El KM³ consta de cinco etapas: la Falta de Conciencia (2 factores), Planificación (15 factores), Iniciación (20 factores), Desarrollo (24 factores) y Integración (24 factores). <![CDATA[<b>TAM e Gol</b>: <b>Casos representativos da aviação brasileira em tempos de crise</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho objetiva identificar a situação econômico-financeira das duas maiores empresas de transporte aéreo brasileiro (TAM e Gol) nos anos de 2007 a 2009. O Brasil, como país emergente, busca melhorar sua infraestrutura e preparar-se para uma de suas maiores demandas turísticas: a Copa do Mundo de 2014. Assim, a análise das demonstrações contábeis destas empresas possibilitará acompanhar as necessidades do setor. Este trabalho caracteriza-se em uma abordagem metodológica qualitativa, sendo seu objetivo descritivo. O modelo indicado por Fleuriet para classificação das empresas demonstrou uma situação divergente entre as mesmas, considerando a empresa Gol como a mais estável financeiramente nestes anos. A mbas precisam buscar mecanismos de proteção contra possíveis crises econômicas mundiais que venham a prejudicar novamente seu resultado, como no ano de 2008. Além disso, o país necessita incentivar o desenvolvimento deste setor, visando um contínuo crescimento de sua economia.<hr/>The purpose of this study is the verification of the economic-financial index of the two biggest Brazilian airline companies (TAM and Gol) in 2007 until 2009. Brazil, as an emergent country, seeks to improve its infrastructure and to prepare itself for one of its biggest tourist demands: the 2014 World Soccer Championship. Therefore, the accountable analysis for these two companies will make possible to follow the sector necessities. This study is characterized as a qualitative methodological approach, and a descriptive objective. The model indicated by Fleuriet for classification of these companies demonstrated a divergent situation between them, showing Gol as the most financially steady for the analyzed years. Both need to search protection mechanisms against possible world-wide economic crises that may harm the operational results again. Moreover, the country needs to stimulate the sector development, aiming at a continuous economy growth.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo identificar la situación económica y financiera de las dos maiores aerolíneas brasileñas (TAM y Gol) en los años 2007 a 2009. Brasil, como país emergente, busca mejorar su infraestructura y prepararse para una de sus mayores demandas de turismo: La Copa Mundial de Fútbol del 2014. Así, el análisis de los estados financieros de estas empresas permitirá acompañar las necesidades de la industria. Este trabajo se caracteriza en un enfoque metodológico cualitativo, siendo su objetivo descriptivo. El modelo iniciado por Fleuriet para la clasificación de las empresas mostró una divergencia entre ambas, teniendo en cuenta la compañía Gol como la más estable económicamente en los últimos años. Ambas han tenido la necesidad de encontrar mecanismos para protegerse contra posibles crisis económicas mundiales que puedan afectar una vez más su rendimiento, como en 2008. Por otra parte, el país necesita impulsar el desarrollo de este sector, con el objetivo de un crecimiento continuo de su economía. <![CDATA[<b>Gestão de comunidades mediadas pela Internet em estágios</b>: <b>evidências empíricas preliminares</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é um dos primeiros estudos sobre a presença de ações gerenciais nos estágios de evolução de comunidades mediadas pela Internet (CMI), em particular focando ações necessárias para que essas comunidades percorram o seu ciclo de vida na sua totalidade. O modelo teórico inclui ações gerenciais de indivíduos caracterizados como idealizadores, moderadores, líderes e animadores de rede, bem como os estágios de idealização, criação, crescimento, maturidade e encerramento de comunidades. Realizou-se investigação empírica para validação preliminar do modelo mediante levantamento (survey) junto a 63 gestores de três CMI pertencentes à plataforma de redes sociais virtuais Ning. Resultados sugerem a validade do modelo e uma relação positiva entre ações gerenciais desenvolvidas em estágios e as chances de uma comunidade alcançar o sucesso. A construção teórica e as evidências empíricas também contribuem para reavivar o debate sobre papéis gerenciais em comunidades, dado que parte da literatura defende o voluntarismo de membros e a regulação mútua de condutas como aspetos essenciais para a efetiva existência de uma comunidade.<hr/>This is among the very few studies that deal with the intervention of management within the life cycle of Internet-mediated communities (IMCs), with a particular interest in managerial actions that help communities to experience a complete life cycle . The conceptual model includes the actions of owners, facilitators, leaders and net weavers, as well as the stages of conceptualization, opening, growth, maturity and closing . By means of a survey with 63 managers of three IMCs available in Ning - an online platform for building virtual social networks -, we were able to validate the model and assess the relative importance of each managerial action. The theoretical framework and the empirical evidences contribute to the debate about the presence of management in communities, given that part of the sociological literature espouses strict volunteerism and mutual adjustment as major attributes of actual communities.<hr/>Este es uno de los primeros estudios sobre la presencia de acciones de gestión en las etapas de evolución de comunidades mediadas por Internet (CMIs), en particular centrándose en las acciones necesarias para garantizar que estas comunidades puedan seguir el ciclo de vida en su totalidad. El modelo teórico incluye acciones de gestión de personas caracterizadas como creadores, moderadores, líderes y animadores de la red, así como las fases de ativiideación, creación, crecimiento, madurez y el cierre de las comunidades. Hemos llevado a cabo una investigación empírica para una validación preliminar del modelo a través de un estudio (encuesta), junto a 63 directivos de três CMIs pertenecientes a la plataforma de redes sociales virtuales Ning. Los resultados sugieren la validez del modelo y una relación positiva entre las acciones de gestión desarrolladas en las etapas y las posibilidades de éxito de una comunidad. La construcción teórica y las evidencias empíricas también contribuyen a reavivar el debate sobre las funciones de gestión en las comunidades, pues parte de la literatura apoya el voluntariado de los miembros y la regulación mutua de las conductas como aspectos esenciales para la existencia real de una comunidad. <![CDATA[<b>Análise da produção científica sobre <i>earnings management</i> em periódicos brasileiros e internacionais de contabilidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como forma de contribuir com pesquisadores da temática de gerenciamento de resultados, este estudo se propôs a responder a seguinte questão de pesquisa: como está caracterizada a produção científica sobre earnings management em periódicos brasileiros e internacionais de Contabilidade? A revisão de literatura se direcionou a apresentar conceitos e estudos anteriores sobre gerenciamento de resultados. O delineamento metodológico classifica o estudo como exploratório, descritivo, bibliométrico, documental e qualitativo. Utilizou-se da análise de conteúdo para decompor 15 periódicos da área contábil, sendo encontrados 6394 artigos ao total e 72 sobre o tema. Os resultados evidenciam que os autores dos artigos estudados são em número de 128; 40% dos temas tratados estiveram contidos na temática contábil e 26% em finanças. Dentre as principais referências utilizadas, a mais citada foi Dechow, Sloan e Sweeney (1995), com 5,9% do total de 555 referências específicas. S obre os autores seminais do tema, destacaram-se Dechow, Sloan e Skinner, que aparecem nas referências mais de 50 vezes cada um. Essas são algumas das informações que a pesquisa revelou, enfatizando que pesquisas brasileiras são necessárias para que o tema possa se tornar desenvolvido, organizado e estruturado cientificamente no País.<hr/>As a contribution to research the topic of earnings management, this study sought to answer the following research question: is characterized as the scientific literature on earnings management in Brazilian and international accounting periodicals? The literature review is directed to present concepts and previous studies on earnings management. The design methodology called the study as exploratory, descriptive bibliometric, documentary and qualitative. We used content analysis to decompose the 15 accounting journals, and articles found in 6394 and 72 on the subject. The results show that: the authors of articles are studied in number of 128, 40% of treated subjects were contained in the subject and 26% in accounting and finance. The main references used the most often cited was Dechow, Sloan and Sweeney (1995), 5,9% of the total of 555 specific references, about the authors of the seminal theme stood out Dechow, Sloan and Skinner, which appear in references more than 50 times each. These are some of the information the survey revealed, emphasizing that Brazilian researches are needed so that the subject can become developed, scientifically organized and structured in the country.<hr/>Con el fin de contribuir con investigadores de la temática de la gestión de los ingresos, este estudio trata de contestar a la pregunta de investigación: ¿como se caracteriza la literatura científica sobre los earnings management en las revistas brasileñas y internacionales de contabilidad? La revisión de la literatura se dirige a los conceptos actuales y los estudios previos sobre la gestión de los ingresos. El diseño metodológico clasifica el estúdio como exploratorio, descriptivo, bibliométrico, documental y cualitativo. Se utilizó el análisis de contenido para descomponer 15 revistas de contabilidad, y se encontraran 6.394 artículos en total y 72 sobre el tema. Los resultados muestran que los autores de los artículos que se estudian son 128; el 40% de los temas tratados está inserido en la temática contable y el 26% de las finanzas. Entre las principales referencias utilizadas, la más citada fue Dechow, Sloan y Sweeney (1995), con el 5,9% del total de 555 referencias específicas. Acerca de los autores del tema seminal destacó Dechow, Sloan y Skinner, las referencias que aparecen en más de 50 veces cada uno. Estos son algunos de los datos que la investigación puso de manifiesto, destacando que la investigación Brasileña es necesaria para que el tema pueda llegar a ser desarrollado, organizado y estructurado científicamente en el país. <![CDATA[<b>Medição da incerteza da procura numa cadeia de abastecimento com múltiplos pontos de inventário</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal objetivo deste estudo é a definição de um indicador para medir o impacto da incerteza da procura, nas diferentes fases da cadeia de abastecimento. Em concreto, pretendemos demonstrar a importância da medida da incerteza, em diferentes pontos de uma cadeia de abastecimento, de forma a auxiliar os gestores na definição de níveis ótimos de inventário. Com esta métrica, os gestores serão capazes de estabelecer uma meta mais confiável e alinhada para o seu nível de inventário, considerando a exposição ao risco, com o objetivo de promover a otimização do capital investido. O modelo vai ser desenvolvido com base na metodologia das opções reais. De uma forma geral, este trabalho contribui para o conhecimento da otimização de inventários e do desempenho da cadeia de abastecimento em condições de incerteza. Os testes efetuados evidenciaram os efeitos desfavoráveis no valor do capital investido, como consequência da introdução de valores não ótimos nas sucessivas fases, tendo em conta diferentes níveis de penetração da incerteza.<hr/>The main goal of this study is the definition of an indicator able to measure the impact of demand volatility in different supply chain stages. Specifically, we aim the importance of the uncertainty measurement, at different points in a supply chain, in order to support managers in defining the optimal inventory levels. With this metric, managers are able to establish more reliable and aligned inventory targets, considering the risk exposure and promoting the invested capital optimisation. The model is based on the real options methodology. Overall, our investigation increases the knowledge related with inventory optimisation and supply chain performance under uncertainty environments. The numerical application supports the conclusion about the adverse effects on the invested capital value, as a result of the introduction of non-optimal values ??in sequential stages, considering different uncertainty penetration levels.<hr/>Las compras entre organizaciones cada vez más presentan relaciones de cooperación con los proveedores como la clave para una gestión eficaz en la cadena de suministro. En este sentido, la investigación tiene como objetivo estudiar la generación de confianza en las relaciones de compra entre organizaciones. La metodología usada fue exploratoria y descriptiva, con un enfoque cualitativo y análisis de contenido. Los resultados indicaron que en la percepción de los compradores, independientemente de la rama de actividad, hay confianza entre el comprador y el proveedor. La definición de la confianza ha salido del análisis, como sinónimo de ventaja competitiva, al referirse a la capacidad del proveedor para contribuir al éxito de la organización de la empresa compradora. Se concluyó que los generadores de confianza entre organizaciones surgen de una combinación de tres aspectos: el buen desempeño operativo, una relación especial y la ética empresarial.