Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420120003&lang=pt vol. 11 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Avaliação imobilária</b>: <b>Dois casos da importância das vistas como externalidades</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz parte de uma investigação académica sobre a avaliação imobiliária em Portugal. O seu principal objetivo é o de avaliar as externalidades positivas geradas pelas vistas para o mar e pelo layout do empreendimento, de forma a saber quais são as variáveis com maior impacto. A nível metodológico foram analisados dois empreendimentos: um em Espinho, vocacionado para o segmento residencial, e outro em Troia, vocacionado para o segmento de turismo/lazer. Constata-se que a externalidade mais relevante no empreendimento de Espinho é a variável «vista para o mar», seguida da variável «piso», verificando-se que, quanto mais elevado for o piso, maior o valor económico do imóvel. Quanto ao empreendimento em Troia, a variável que mais contribui para a externalidade positiva é a proximidade à «marina». Ao contrário do empreendimento residencial, o rés-do-chão é o piso mais importante no empreendimento de Troia.<hr/>This article is part of an academic research about real estate appraisal in Portugal. Its main objective is to evaluate, on one hand, positive externalities generated by the views to the ocean and by the project layout and, on the other hand, its impact on property values. Methodologically, two real estate properties were analyzed. One is located in Espinho, targeted to the residential market segment, and another in Troia, belonging to the tourism and leisure segment. In the Espinho property, the most influential positive externality with the largest contribution, is the variable “views to the ocean”, being followed by the variable “floor”. As regards the Troia Resort property, the variable that most contributes to positive externalities is the proximity to the “marina”. Unlike the analyzed residential property, the ground floor is the most important one in the Troia property.<hr/>Este artículo es parte de una investigación académica sobre la tasaciones inmobiliaria en Portugal. Su objetivo principal es evaluar como externalidad el impacto positivo generado por las vistas al mar y la disposición del desarrollo inmobiliario, a fin de conocer cuáles son las variables con mayor impacto. Metodológicamente se analizaron dos proyectos: uno en Espinho, diseñado para el segmento residencial, y otro en Troia, ideal para el turismo/ocio. Parece que la externalidad más importante en el desarrollo de Espinho es la variable “vistas al mar”, seguido de la variable “piso”, comprobando que cuanto más alto este el piso, mayor es el valor económico de la propiedad. En cuanto al desarrollo en Troia, la variable que más contribuye a la externalidad positiva es la proximidad a la “marina”. A diferencia del desarrollo residencial, la planta baja es el piso más importante en Troia. <![CDATA[<b>Engajamento dos <i>stakeholders</i></b>: <b>Uma análise dos relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras do setor financeiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa identificar como as empresas financeiras relacionam-se com seus stakeholders. Para tanto, foram colhidos dados por meio dos relatórios de sustentabilidade do exercício de 2009 das 16 empresas brasileiras do setor financeiro listadas na GRI Reports List. Por meio de análise de conteúdo, foram investigados três aspetos: identificação;evidenciação do processo de seleção e engajamento e principais temas e preocupações levantadas pelos stakeholders. Doze empresas identificaram como principal stakeholder o grupo colaboradores. A prática de diálogo com stakeholders mais citada foi a consulta. Os temas e preocupações mais recorrentes foram meio ambiente, governança corporativa e transparência, além do relacionamento com o público interno. Conclui-se que as empresas têm um bom nível de adequação às diretrizes GRI em relação ao engajamento com os stakeholders, mas ainda não evidenciam claramente a forma de engajamento.<hr/>The goal of this research is to identify how financial companies deal with their stakeholders. Data were collected from the 2009 sustainability reports of the 16 Brazilian financial firms included in the GRI Report. Through content analysis, three aspects were investigated: identification; disclosure of the selection and commitment process; and main themes and concerns raised by stakeholders. Twelve companies identified the employees group as the main stakeholder. Consultation was the most cited practice of dialogue with the stakeholders. The most cited themes and concerns were the environment, corporate governance and transparency, besides the internal public relations. The results suggest that companies have a good level of fit regarding the GRI guidelines in relation to stakeholder engagement, but still do not clearly show how this engagement happens.<hr/>Este artículo tiene como objetivo identificar cómo las empresas financieras se relacionan con sus stakeholders. Por lo tanto, los datos fueron recolectados a través de los informes de sostenibilidad para 2009 de 16 empresas brasileñas del sector financiero presentes en la GRI Reports List. A través del análisis de contenido, hemos investigado tres aspectos: la identificación, la divulgación del proceso de selección y el compromiso, y los temas clave y las preocupaciones planteadas por los stakeholders. Doce empresas han identificado como principal stakeholder los empleados. La práctica del diálogo con los stakeholders más citada fue la consulta. Los temas más recurrentes y preocupaciones fueran el medio ambiente, la gestión corporativa, la transparencia, y la relación con el publico interno. La conclusión es que las empresas tienen un buen nivel de cumplimiento de las directrices del GRI en relación con el compromiso con los stakeholders, pero todavía no muestran claramente la forma de compromiso. <![CDATA[<b>Influência dos valores pessoais no comportamento «verde» do consumidor</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em um contexto de degradação do meio ambiente, os consumidores têm se dado conta de que suas ações afetam diretamente a qualidade do ambiente em que vivem. O objetivo deste trabalho é avaliar de que maneira os valores pessoais dos consumidores podem influenciar o chamado comportamento «verde». Foi empregada uma pesquisa descritiva, com coleta de dados via levantamento e análise por meio da regressão múltipla. Verificou-se que os valores pessoais que apresentaram influência positiva na adoção de um comportamento de consumo ambientalmente favorável foram: autorrespeito, autorrealização e relacionamento caloroso com os outros. Já os valores sensação de êxito, ser respeitado, senso de pertencer, excitação, diversão e prazer na vida e segurança apresentaram influência negativa no comportamento «verde». Os resultados podem ser úteis a empresas no desenvolvimento de novos produtos e da sua comunicação direcionados a este público.<hr/>In a context of environmental degradation, consumers have become aware that their actions directly affect the quality of the environment in which they live. The aim of this study is to assess how consumers' personal values can influence the so-called green behavior. It was used a descriptive research, with data collection via survey and analysis through multiple regression. It was found that the personal values that showed positive influence on the adoption of an environmentally friendly consumption behavior were: self-respect, self of fulfillment and warm relations with others. The values sense of accomplishment, being well respected, sense of belonging, excitement, fun and enjoyment in life and security had a negative influence on green behavior. The results can be useful to companies in developing new products and their communication targeted at this audience.<hr/>En un contexto de deterioro del medio ambiente, los consumidores han sido conscientes de que sus acciones afectan directamente a la calidad del medio ambiente en el que viven. El objetivo de este estudio es evaluar cómo los valores personales pueden influir en el comportamiento del consumidor llamado “verde”. Para ello se utilizó una encuesta descriptiva con la recolección de datos a través de una análisis de regresión múltiple. Se encontró que los valores personales que mostraron una influencia positiva en la adopción de un comportamiento del consumidor con el medio ambiente son: la autoestima, la autorrealización y la cálida relación com los demás. Los valores de la sensación del éxito el ser respetado, el sentido de pertenencia, la emoción, la diversión, el disfrute de la vida y la seguridad han tenido una influencia negativa en comportamiento “verde”. Los resultados pueden ser útiles para las empresas en el desarrollo de nuevos productos y su comunicación dirigida a este público. <![CDATA[<b>Estudos de mercado com telemóveis</b>: <b>Um caso de aplicação em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A taxa de penetração dos telemóveis em Portugal aumentou fortemente nos últimos anos e ultrapassou já a taxa de penetração dos telefones fixos. Este facto pode constituir um incentivo à utilização do telemóvel como meio de recolha de informação nos estudos de mercado. Este artigo reporta os resultados de um estudo de mercado realizado com recurso a telemóveis. Os resultados evidenciam que a amostra de respondentes não é representativa da população em diversos atributos sociodemográficos, e que este perfil é comum aos respondentes das três redes móveis. Quanto ao processo de contacto e entrevista destaca-se a elevada percentagem de contactos para números de telemóvel não atribuídos. A taxa de resposta foi próxima de 20%.<hr/>The mobile phone penetration rate in Portugal has shown a marked increase in recent years and has already exceeded that of fixed phones. This may be an incentive to make mobile phone a survey mode. This paper reports the results of a telephone survey conducted by means of mobile phones. The outcomes show that the sample obtained is not representative of the target population in relation to several socio demographic characteristics; this profile is shared by the three mobile networks. A striking feature of the sampling process was that the high percentage of the contacts made was to non-attributed numbers. The response rate was about 20%.<hr/>La tasa de penetración de teléfonos móviles en Portugal ha aumentado considerablemente en los últimos años y ha superado la tasa de penetración de los teléfonos fijos. Esto puede constituir un incentivo para utilizar el teléfono móvil como medio de reunir información en el ámbito de los estudios de mercado. Este artículo presenta los resultados de un estudio de mercado llevado a cabo utilizando teléfonos móviles. Los resultados indican que la muestra de encuestados no es representativa de la población en varios atributos socio-demográficos, y que este perfil es común a los encuestados de las tres redes de telefonía móvil. En cuanto al proceso de contacto y entrevista se destaca el alto porcentaje de contactos a los números móviles no asignados. La tasa de respuesta fue de aproximadamente 20%. <![CDATA[<b>Insucesso em redes de cooperação</b>: <b>Estudo multicasos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo é identificar as possíveis causas que levaram algumas redes de cooperação a encerrarem suas atividades. As seis redes que integraram essa pesquisa faziam parte do Programa de Redes de Cooperação da Universidade de Caxias do Sul em convênio com o governo do Estado do Rio Grande do Sul - SEDAI. Utilizando a metodologia de estudo multicasos e com o apoio de um instrumento de pesquisa semiestruturado foram entrevistadas duas empresas em cada rede de cooperação inativa. A análise de discurso destes respondentes indica que aspetos associados ao individualismo e à falta de confiança, comprometimento e liderança entre os membros estão entre os 12 motivos que levaram à extinção da rede.<hr/>The purpose of this study is to identify possible causes that led some collaborative networks to close. The six networks that took part in this study were formed according to the Collaborative Networks Program of the Government of the State of Rio Grande do Sul (Brazil), under the local supervision of the University of Caxias do Sul. The methodology is based on multiple cases. Company managers of the networks that broke down were interviewed based on a semi-structured instrument. From respondents’ answers it is possible to pinpoint individualism, lack of trust, lack of commitment, and lack of leadership among the 12 reasons that led the collaborative networks to fail.<hr/>El objetivo de este estudio es identificar las posibles causas que llevaron a algunas de redes de cooperación a cerrar sus actividades. Las seis redes que participan en esta investigación hacían parte del Programa de Redes de Cooperación de la Universidade de Caxias do Sul, en asociación con el gobierno del estado de Rio Grande do Sul - SEDAI. Utilizando la metodología de estudios multi-caso y con el apoyo de un instrumento de investigación semiestructurado, se entrevistaran dos empresas en cada red de cooperación inactiva. Un análisis de las respuestas de los encuestados, indicó que los aspectos relacionados con el individualismo y la falta de confianza, ha comprometido el liderazgo entre los miembros, y estos se encuentran entre las 12 razones que llevaron a la extinción de la red. <![CDATA[<b>Desenho e controlo de serviços multicanal</b>: <b>Um estudo de caso de um banco português</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apesar de as organizações utilizarem cada vez mais múltiplos canais para prestarem serviços, pouco se sabe como estes serviços são concebidos e controlados na realidade. O objetivo deste artigo é explorar os processos e práticas de desenho e controlo de serviços multicanal. A metodologia baseia-se num estudo de caso único, de natureza qualitativa, exploratória e representativa, de um banco português, e recorre a entrevistas, observação e documentos internos. Os resultados sugerem que os processos de desenho e controlo possuem uma natureza semiestruturada e estruturada, respetivamente, e mostram que se empregam práticas para promover a sua melhoria contínua. A principal conclusão é que a consistência entre canais é crucial no desenho e controlo de serviços multicanal, devendo as organizações desenvolver mecanismos de integração como é exemplificado neste estudo de caso.<hr/>Although organizations increasingly use multiple channels to deliver services, little is known about how these services are designed and controlled in reality. The objetive of this paper is to explore the processes and practices of design and control of multichannel services. The methodology is based on a single case study, of qualitative, exploratory and representative nature, of a Portuguese bank, and draws on interviews, observation and internal documents. The results suggest that the design and control processes have a semi-structured and structured nature, respectively, and show that practices are employed to promote its continuous improvement. The main conclusion is that the consistency between channels is crucial in the design and control of multichannel services, and organizations should develop integration mechanisms as exemplified in this case study.<hr/>Aunque las organizaciones utilizan cada vez más múltiples canales de prestación de servicios, se sabe poco acerca de cómo estos servicios están diseñados y controlados en realidad. El objetivo de este articulo es explorar los procesos y prácticas de diseño y control de los servicios multicanal. La metodología se basa en un estudio de caso único, cualitativo, exploratorio y representativo de un banco portugués, y se basa en entrevistas, observaciones y documentos internos. Los resultados sugieren que los procesos de diseño y control son de naturaleza estructurada y semiestructurada, respectivamente, y muestran que se emplean prácticas para promover la mejora continua. La principal conclusión es que la consistencia entre los canales es crucial en el diseño y control de los servicios multicanal, sin embargo las organizaciones deben desarrollar mecanismos de integración como se demuestra en este estudio de caso.