Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420130002&lang=pt vol. 12 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>O impacto da fiscalidade na internacionalização das empresas portuguesas de moldes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos vinte anos, a indústria de moldes portuguesa assumiu uma dinâmica de relevo nos mercados externos. Este trabalho analisa o impacto da fiscalidade no processo de internacionalização da indústria de moldes. Um inquérito às empresas exportadoras com CAE 25734 mostra que o fator fiscal é percebido como pouco importante no processo de internacionalização e que as empresas com capital social mais avultado estão, do ponto de vista fiscal, mais bem preparadas para a internacionalização.<hr/>The Portuguese mould industry has gained increasing relevance in the foreign markets, particularly in the last twenty years. This work analyzes the impact of taxation in the process of internationalization of companies in the mould sector, based on information gathered through a survey applied to exporters with CAE 25734. Results show that the fiscal factor is somehow irrelevant in the process and that companies with higher equity are better prepared for internationalization, from the fiscal point of view.<hr/>En los últimos veinte años, la industria de moldes portuguesa ha ganado una dinámica de liderazgo en los mercados internacionales. Este trabajo analiza el impacto de los impuestos en el proceso de internacionalización de la industria de los moldes. Una encuesta realizada a las empresas exportadoras con CAE 25734 muestra que el factor fiscal se percibe como poco importante en el proceso de internacionalización y que las empresas con más de capital, están, desde el punto de vista fiscal, mejor preparadas para la internacionalización. <![CDATA[<b>Efeito dia da semana em mercados acionistas internacionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo pretende testar a hipótese da eficiência de mercado na forma fraca, i.e., a suposição de que os preços das ações refletem sempre toda a informação pública disponível, através da verificação da presença ou não do efeito dia da semana. Testa-se o processo de geração de rendibilidades de ações segundo as hipóteses «Trading Time» e «Calendar Time». A análise baseia-se na evolução diária dos principais índices acionistas europeus e internacionais, entre 1988 e 2011 e nos seguintes subperíodos: 1988-1998, 1999-2011, 2000-julho de 2007 e agosto de 2007-2011. Os resultados da hipótese «Trading Time» sugerem a existência de um efeito segunda-feira nos índices da Grécia, da Itália, do Japão e de Hong-Kong. A hipótese «Calendar Time» é rejeitada pelos índices da Grécia e de Hong-Kong, concluindo-se que a rendibilidade esperada à segunda-feira não será o triplo da dos outros dias da semana. Por último, constatamos que, segundo ambas as hipóteses «Trading Time» e «Calendar Time», vários índices em alguns subperíodos analisados rejeitam a hipótese da eficiência de mercado, concluindo-se pela ineficiência destes mercados acionistas.<hr/>This study aims to test the market efficiency hypothesis in the weak form, i.e., the assumption that stock prices always reflect all public available information, by verifying the presence or absence of the day of the week effect. Test the shares generating returns process according to the assumptions Trading Time and Calendar Time. The analysis is based on the daily evolution of the main European and international stock indexes, between 1988 and 2011 and the following sub-periods: 1988-1998, 1999-2011, 2000-July 2007 and August 2007-2011. The Trading Time hypothesis results suggest the existence of a Monday effect in the indexes of Greece, Italy, Japan and Hong Kong. Calendar Time hypothesis is rejected by the indexes of Greece and Hong Kong, concluding that the expected return on Monday will not be the triple of the other weekday’s returns. Final, we note that, according to both hypotheses Trading Time and Calendar Time, several indexes in some analyzed sub periods reject the efficiency market hypothesis, so we can conclude for the inefficiency of these equity markets.<hr/>Este estudio tiene como objetivo probar la hipótesis de la eficiencia del mercado en forma débil, es decir, el supuesto de que precios de las acciones siempre reflejan toda la información disponible al público, mediante la verificación de la presencia o ausencia del efecto día de la semana. Se va probar el proceso de generación de retornos de las acciones de acuerdo con los supuestos “Trading Time” y ”Calendar Time”. El análisis se basa en la evolución diária de los principales índices bursátiles europeos e internacionales entre 1988 y 2011 y en los siguientes sub-períodos: 1988-1998, 1999-2011, 2000-julio 2007 y agosto de 2007 para 2011. Los resultados de la hipótesis del “Trading Time” sugieren la existencia de un efecto de los lunes en los índices de Grecia, Italia, Japón y Hong Kong. La hipótesis del “Calendar Time” es rechazada por los índices de Grecia y Hong Kong, llegando a la conclusión de que el rendimiento esperado el lunes no va a ser el triple de los otros días de la semana. Por último, observamos que, según ambas hipótesis “Trading Time” y “Calendar Time”, varios índices analizados en algunos sub-periodos, rechazan la hipótesis de la eficiencia del mercado, concluyendo por la ineficiencia de estos mercados bursátiles. <![CDATA[<b>Evidenciação voluntária de ativos intangíveis</b>: <b>Um estudo empírico em instituições financeiras brasileiras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pesquisa descrita neste artigo teve como objetivo analisar o nível de evidenciação voluntária de informações sobre o reconhecimento e a mensuração de ativos intangíveis (AI) em instituições financeiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). A investigação centrou-se na Lei 11.638/2007, que trouxe às companhias listadas a necessidade de divulgação de informações quantitativas e qualitativas sobre esses ativos. Essa pesquisa do tipo explanatória e descritiva baseou-se numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados mostraram que, mesmo com a nova legislação, muitas empresas ainda estão evidenciando poucas informações sobre os intangíveis em decorrência: da característica de inseparabilidade dos AI; das dificuldades de medição do fluxo de caixa potencial de intangíveis; e por causa de dificuldades técnicas ou por razões estratégicas, como já apontado em estudos anteriores. Tais resultados em conjunto são divergentes do observado na realidade espanhola - onde foi provado ser uma prática viável a divulgação voluntária de informações sobre os AI.<hr/>This paper presents the results of a research that aimed at analyzing the level of voluntary disclosure of information’s on the recognition and measurement of intangibles assets (IA) in financial institutions listed on São Paulo Stock Exchange (BOVESPA). The investigation focused on the 11.638/2007 act, which brought to listed companies the need to disclose quantitative and qualitative information about the intangibles. This exploratory and descriptive research was based on a qualitative and quantitative approach. The results showed that even with the new legislation, many companies are still disclosing little information about the IA, because: the intangible assets inseparability characteristic; the difficulties of measurement of the potential cash flow of AI and because of technical difficulties or for strategic reasons, as pointed out in previous studies. All in all, these results are divergent from that observed in the Spanish reality - where was proved to be a feasible practice the voluntary disclosure of information on intangibles.<hr/>La investigación descrita en este artículo ha tenido como objetivo analizar el nivel de revelación voluntaria de información sobre el reconocimiento y medición de activos intangibles (AI) en las instituciones financeiras que cotizan en la Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). La investigación se centró en la Ley 11.638/2007, que ha introducido la necesidad en las sociedades cotizadas, de revelar información cuantitativa y cualitativa sobre estos activos. Esta investigación de tipo explicativo y descriptivo se ha basado en un enfoque cualitativo y cuantitativo. Los resultados mostraron que a pesar de la nueva legislación, muchas empresas siguen mostrando poca información sobre los intangibles como resultado: la característica de la inseparabilidad de los AI, la dificultad de medir el flujo de caja potencial de los activos intangibles y debido a dificultades técnicas o por razones estratégicas, como se ha señalado en estudios previos. Estos resultados en conjunto son divergentes de la de la realidad española - que ha demostrado ser una práctica viable la divulgación voluntaria de información acerca de los AI. <![CDATA[<b>Tipologia de empreendedores em dinâmicas de reconversão de funções econômicas de cidades</b>: <b>Um estudo dos casos Tiradentes e Paraty</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é apresentar resultados de pesquisas que buscaram investigar o papel, os atributos e as formas de atuação de empreendedores em cidades que vivenciam processos de reconversão de suas funções econômicas orientados pela expansão da indústria do turismo, os casos das cidades brasileiras de Tiradentes e Paraty. A revisão teórica deste estudo explorou o conceito de reconversão de funções econômicas de cidades, a noção de «liderança empreendedora» e, sobretudo, tipologias de empreendedores, encerrando-se com estudos de Bourdieu (2010) acerca dos constructos habitus, capital e campo. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser caracterizada como de natureza qualitativa, utilizando o método de estudo de casos múltiplos, com a realização de entrevistas em profundidade, análise documental e observação direta. Como resultado foi possível observar a existência de diferentes tipos de empreendedores em ambas as cidades, os quais se distinguem por suas origens, estilos gerenciais e modo como lidam com aspetos coletivos, superando a premissa de homogeneidade entre empreendedores (Sarasvathy, 2004) e corroborando tipologia identificada por Sant’Anna et al. (2011). As análises revelam também o fortalecimento do papel de lideranças empreendedoras na dinâmica de reconversão investigada.<hr/>The aim of this paper is to discuss the results of research that sought to investigate the role, attributes and ways of action of entrepreneurs in cities which undergo processes of conversion of economic functions, specifically the cases of Tiradentes and Paraty, two Brazilian cities. The framework review included research about the processes for the conversion of economic functions of cities, the notion of “entrepreneurial leadership”, especially types of entrepreneurs, ending up with studies of Bourdieu (2010). In terms of methodology, the research can be characterized as qualitative in nature, using the method of multiple case studies, with in-depth interviews, focus groups and document analysis. As a result, it was possible to observe the existence of different types of entrepreneurs in both cities, which are distinguished by their origins, management styles and the way they deal with the collective aspects, surpassing the assumption of homogeneity among entrepreneurs (Sarasvathy, 2004) and confirming the model typologies Sant'Anna et al. (2011). The analysis reveals the strengthening of the role of entrepreneurial leadership in developing cities.<hr/>El objetivo de este artículo es presentar los resultados de la investigación que pretendía investigar el papel, los atributos y los modos de acción de los emprendedores en las ciudades que se someten a la conversión de su expansión económica impulsada por la industria del turismo, los casos de las ciudades brasileñas de Tiradentes y Paraty. La revisión teórica de este estudio exploró el concepto de conversión de las funciones económicas de las ciudades, la noción de “liderazgo emprendedor” y sobre todo las tipologías de los emprendedores, para terminar com los estudios de Bourdieu (2010) en los conceptos de habitus, capital y campo. En cuanto a la metodología, la investigación puede ser caracterizada como de naturaleza cualitativa, utilizando el método de estudio de casos múltiples, con entrevistas en profundidad, análisis documental y observación directa. Como resultado se pudo observar la existência de diferentes tipos de emprendedores en ambas ciudades, que se distinguen por sus orígenes, estilos de gestión y cómo hacen frente a los aspectos colectivos, superando el supuesto de homogeneidad entre emprendedores (Sarasvathy, 2004) y corroborar tipología identificado por Sant’Anna et al. (2011). El análisis también revela el fortalecimiento del papel del liderazgo emprendedor en la dinámica de conversión investigada. <![CDATA[<b>Análise da gestão ambiental nos hotéis portugueses</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As ameaças ambientais ao futuro da Humanidade constituem uma das maiores preocupações da sociedade moderna. Apesar de esta preocupação encorajar as empresas a adotar práticas de gestão ambiental, a pesquisa realizada sobre a resposta da indústria hoteleira em Portugal a este desafio é escassa. Este estudo analisa as práticas de gestão ambiental adotadas pelos hotéis portugueses. Para alcançar este objetivo foram inquiridos, em 2010, os diretores dos hotéis localizados em Portugal continental. Os resultados sugerem que a maioria dos hotéis implementa medidas de gestão ambiental, mas apenas cerca de 40% adota uma política de gestão ambiental formal. A energia, a água e a gestão de resíduos são as principais áreas de intervenção. As implicações dos resultados são discutidas e tecem-se recomendações sobre futuros trabalhos de investigação que permitam aprofundar o conhecimento da adoção de práticas ambientalmente responsáveis por parte dos hotéis.<hr/>Environmental threats to the future of Humanity constitute a main concern of the modern society. Notwithstanding this concern to encourage companies to adopt environmental management practices, little research has focused on Portuguese hotel industry's response to this challenge. This paper analyses the environmental practices implemented by Portuguese hotels. In order to achieve this objective, in 2010, a questionnaire was e-mailed to managers of all Portuguese mainland hotels. The results suggest that most hotels implement environmental management practices, but only about 40% adopts a written environmental policy. Energy, water and solid waste management are the main areas of intervention. Implications of the findings and recommendations to further investigate environmental management practices in the hotel industry are discussed.<hr/>Las amenazas ambientales para el futuro de la humanidad es una de las principales preocupaciones de la sociedad moderna. A pesar de esta preocupación animar a las empresas a adoptar prácticas de gestión ambiental, la investigación llevada a cabo sobre la respuesta de la industria hotelera en Portugal a este reto es escasa. Este estudio analiza las prácticas de gestión ambiental adoptadas por los establecimientos hoteleros portugueses. Para lograr este objetivo fueron encuestados en 2010, los directores de los hoteles ubicados en Portugal continental. Los resultados sugieren que la mayoría de los hoteles implementa medidas de gestión medioambiental, pero sólo un 40% ha adoptado una política de gestión ambiental formal. La energía, el agua y la gestión de residuos son las principales áreas de intervención. Las implicaciones de los resultados se discuten y se tejen en recomendaciones sobre futuros trabajos de investigación que permitan profundizar el desarrollo del conocimiento de la adopción de prácticas ambientalmente responsables por los hoteles. <![CDATA[<b>Responsabilidade social empresarial</b>: <b>O processo de institucionalização em uma empresa ganhadora do prêmio SESI de qualidade no trabalho</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo investigar de que forma tem ocorrido o processo de institucionalização da responsabilidade social corporativa (RSC) na empresa Marisol, ganhadora do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho. A pesquisa é descritiva, realizada mediante um estudo de caso, com entrevistas e questionários. Os resultados mostram que o processo de institucionalização tem ocorrido de forma gradativa, considerando-se enraizadas as duas primeiras fases, habitualização e objetivação. Mesmo sem haver resistência, o processo de institucionalização não ocorreu por completo. A empresa necessita sedimentar propostas mais abrangentes, em alinhamento aos objetivos estratégicos. Os principais fatores motivadores para a inserção na RSC foram a busca de diferencial competitivo e a preocupação com a imagem corporativa. A atuação da alta direção e da área de recursos humanos foi determinante no monitoramento e na disseminação das práticas de RSC. As mudanças ocorridas na empresa, em função das ações de RSC, foram consideradas de grande porte, com impactos marcantes, principalmente para o público interno.<hr/>This study aims to investigate the institutionalization process of the corporate social responsibility (CSR), at the Marisol firm, winner of the SESI Work Place Quality Prize. The research is descriptive and was carried out through a case study, with interviews and questionnaires. The results show that the institutionalization process has occurred in a gradual way, in which the two first stages, habitualization and objectification, can be considered rooted. Even though there is no resistance, the process of institutionalization has not been completed. The firm needs to sediment more encompassing proposals, in alignment with the strategic goals. The main motivating factors for the adoption of CSR were the search for a competitive advantage and the concern about corporate image. The performance of top management and of the human resources area was key to the monitoring and dissemination of the CSR practices. The changes in the industry, resulting from the CSR actions, were deemed of great impact, mainly regarding the internal public.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo investigar cómo ha sido el proceso de la institucionalización de la responsabilidad social empresarial (RSE) en la empresa Marisol, ganadora del premio SESI Calidad en el Trabajo. La investigación es de tipo descriptivo, realizado a través de un estudio de caso, entrevistas y cuestionarios. Los resultados muestran que el proceso de institucionalización se ha producido gradualmente, se consideran enraizadas las dos primeras fases, habituación y objetivación. Aunque no hay resistencia, el proceso de institucionalización no se ha producido completamente. La empresa necesita sedimentar propuestas más amplias en la alineación con los objetivos estratégicos. Los principales factores de motivación para su inclusión en la RSE fueran la búsqueda de la ventaja competitiva y la preocupación de imagen corporativa. El desempeño de la alta dirección y de los recursos humanos fue fundamental en el seguimiento y difusión de las prácticas de la RSE. Los cambios en la empresa, de acuerdo con las acciones de la RSE, se consideran de gran porte, con notables impactos, especialmente para el público interno.