Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420140002&lang=pt vol. 13 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>O marketing dos «social media» na perspetiva do consumidor pré-adulto</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo é avaliar a utilização e recetividade do marketing dos social media por pré-adultos, partindo de um estudo de caso de estudantes de diferentes cursos de uma instituição de ensino superior portuguesa. Os dados foram recolhidos através da disponibilização de um questionário online e foram analisados estatisticamente. Os principais resultados mostram que os pré-adultos são fãs de várias marcas, apesar de não as seguirem continuamente ou seguirem apenas aquelas nas quais estão mais interessados, e consideram útil o uso dos social media para a divulgação e promoção de marcas e produtos úteis, apesar de, por vezes, sentirem algum receio relativamente à sua privacidade.<hr/>The aim of this study is to assess the use and receptivity of social media marketing by pre-adults, setting off from a case study of students of different courses at one Portuguese higher education institution. Data were collected through a questionnaire available online and analysed with descriptive statistical techniques. The main results show that the pre-adults are fans of several brands, although they do not follow them continuously, or follow only a few of those in which they are more interested; also show that they consider the use of social media for dissemination and promotion of brands and products useful, however some have indicated that sometimes they feel that their privacy is invaded.<hr/>El objetivo de este estudio es evaluar el uso y la receptividad del marketing en los social media en los pre-adultos, basado en un estudio de caso de los alumnos de diferentes cursos de una institución de educación superior en Portugal. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario en línea y analizados estadísticamente. Los principales resultados muestran que los pre-adultos son fans de diversas marcas, aunque no las sigan continuamente o solamente sigan aquellas en que están más interesados, consideran útil el uso de los social media para la difusión y promoción de marcas y productos útiles, aunque a veces sienten cierta inquietud con respecto a su privacidad. <![CDATA[<b>Motivação para as fusões em empresas de pequeno porte</b>: <b>A perspectiva dos gestores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo investigou a fusão de cinco empresas com as seguintes características: pequeno porte, capital fechado, pertencentes ao mesmo segmento industrial e com produtos e mercados similares. O objetivo é entender os motivos que levaram a formar uma nova empresa. Com base na teoria foi desenvolvido um questionário com escala tipo Likert de cinco pontos que foi aplicado aos executivos que tomaram a decisão e participaram do processo. Os resultados foram analisados através da estatística não paramétrica e mostram que as principais motivações foram a ampliação do poder de mercado e obtenção de recursos complementares. As hipóteses de economias de escala e obtenção de benefícios corporativos não foram confirmadas. O presente estudo contribui para o entendimento do processo de fusões e aquisições, mostrando que em empresas de menor porte o processo ocorre por razões semelhantes às grandes corporações, além de obter a opinião dos executivos sobre as suas expectativas em relação à nova empresa.<hr/>This paper investigated the merger of five companies with the following characteristics: small, privately held, belonging to the same industrial segment with similar products and markets. The goal is to understand the reasons behind setting up a new company. Based on the theory a questionnaire with Likert type scale of five points was developed and applied to the executives who made the decision and participated in the process. The results were analyzed by nonparametric statistics and show that the main reasons were the expansion of market power and obtaining additional resources. Aiming for scale economies and corporate benefits were not confirmed. This study contributes to understanding mergers and acquisitions processes by showing that in smaller companies the process takes place for reasons similar to large corporations, and it also contributed to finding out executives’ opinion on their expectations for the new company.<hr/>En este trabajo se investigó la fusión de cinco compañías con las siguientes características: pequeñas, capital cerrado, que pertenecen al mismo sector y con productos y mercados similares. El objetivo es entender las razones para formar una nueva empresa. Basado en la teoría, se elaboró un cuestionario con escala tipo Likert de cinco puntos que se aplicó a los ejecutivos que tomaron la decisión y participaron en el proceso. Los resultados fueron analizados por estadística no paramétrica y muestran que las principales razones fueron la expansión del poder de mercado y la obtención de recursos adicionales. No se han confirmado las hipótesis de economías de escala y lograr beneficios empresariales. Este estudio contribuye a la comprensión del proceso de fusiones y adquisiciones, que muestra que, en las empresas más pequeñas, el proceso se produce por razones similares a las grandes corporaciones, además de obtener la opinión de los ejecutivos acerca de sus expectativas en relación a la nueva compañía. <![CDATA[<b>Ecodesign</b>: <b>estudo de caso de estratégias aplicadas a produtos nacionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo demonstra que as iniciativas de difusão, promoção e fomento ao design e ao desenvolvimento de produtos sustentáveis estão apenas começando a se constituir no Brasil. Além disso, as dificuldades encontradas por muitos profissionais e empresas de pequeno e médio porte para compreender e aplicar tanto as normas ISO 14000 quanto as ferramentas de Análise do Ciclo de Vida têm colaborado ainda mais para a estagnação do Brasil em relação a um desenvolvimento sustentável. Com base nesses fatores, são apresentados exemplos, ferramentas e diretrizes de ecodesign que visam apoiar decisões para o desenvolvimento de produtos sustentáveis no Brasil. Foram apresentados estudos de caso de objetos produzidos no Brasil, vencedores de importantes concursos e prêmios nacionais. Conclui-se que é necessária uma maior disseminação de estudos de casos nacionais como forma de orientar e incentivar uma produção sustentável, por parte do setor produtivo e dos profissionais de design.<hr/>This article demonstrates that the initiatives of dissemination, promotion and encouragement of design and development of sustainable products are only starting to be established in Brazil. Furthermore, the difficulties encountered by many professionals and by small and medium businesses in understanding and implementing both the ISO 14000 rules and the Life Cycle Assessment tools have also collaborated to the current stagnation of Brazil, regarding sustainable development. Because of that, examples, tools, and guidelines of ecodesign are presented, aimed at supporting decisions for the development of sustainable products in Brazil. Case studies of objects produced in Brazil, winners of important competitions and national awards, were presented. We conclude that a greater dissemination of national case studies is needed, as a way to guide and encourage the productive sector and design professionals for the sustainable production.<hr/>En este artículo se demuestra que las iniciativas de difusión, promoción y fomento del diseño y desarrollo de productos sostenibles están sólo comenzando a establecerse en Brasil. Por otra parte, las dificultades encontradas por muchos profesionales y por pequeñas y medianas empresas en la comprensión y aplicación tanto de las normas ISO 14000 como de las herramientas ACV, también han colaborado para el estancamiento actual de Brasil en relación con el desarrollo sostenible. Debido a eso, se presentan directrices y ejemplos de herramientas de diseño ecológico, con el objetivo de apoyar las decisiones para el desarrollo de productos sostenibles en Brasil. Se presentaron estudios de casos de los objetos producidos en Brasil, ganadores de importantes concursos y premios nacionales. Se llegó a la conclusión de que una mayor difusión de los estudios de casos nacionales es necesaria, como una forma de orientar e incentivar al sector productivo y a los profesionales del diseño para la producción sostenible. <![CDATA[<b>Inteligência competitiva</b>: <b>percepções de valor no setor da bijuteria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na atividade econômica atual, destaca-se a informação como recurso econômico transacionável e o conhecimento como fator diferenciador na atuação e decisão. A grande revolução reside na oportunidade dada à generalidade dos agentes de, através do conhecimento e aprendizagem, gerarem inteligência, permitindo alcançar novas dinâmicas de evolução e desenvolvimento. Inteligência organizacional e competitiva constituem dois elementos vitais à competitividade e sustentabilidade econômica, equacionando as dinâmicas organizativas, a capacidade de inovação e a geração de valor em contexto colaborativo. O presente estudo tem por objetivo analisar a relevância da inteligência competitiva para o desenvolvimento em rede das PME do setor da bijuteria, em Limeira-S. Paulo, Brasil. Para tal, procurou-se, através do método de Delphi, averiguar a sensibilidade dos empresários para esta temática, bem como avaliar as suas expetativas sobre esta possibilidade de criação de um centro de inteligência capaz de disponibilizar informações relevantes sobre o mercado. Os resultados obtidos evidenciam a assunção clara da relevância do tema, a consciência dos contributos positivos da iniciativa, bem como as fragilidades existentes que podem condicionar o sucesso da iniciativa.<hr/>In the current economic activity, we highlight the information as tradable economic resource and knowledge as a differentiating factor in performance and decision. The great revolution lies in the opportunity given to all the agents, through knowledge and learning, to generate intelligence allowing them to reach new dynamics of evolution and development. Organizational and competitive intelligence are two vital elements to competitiveness and economic sustainability, organizational dynamics, innovation capacity and value creation in collaborative context. The present study aimed to analyze the importance of competitive intelligence as a competitive SME sector of jewelry in Limeira-S. Paulo, Brazil. To this end we have sought through the Delphi method to analyze the sensitivity of entrepreneurs to this theme as well as assess their expectations about this possibility of creating an intelligence center able to provide relevant market information. The results show the clear assumption of the relevance of the issue, awareness of the positive contributions of the initiative as well as existing weaknesses that may affect the success of the same.<hr/>En la actividad económica actual, la información es un recurso económico comerciable y el conocimiento un factor diferenciador en el actuar y la decisión. La gran revolución radica en la oportunidad que se brinda a todos los agentes a través del conocimiento y el aprendizaje, generar inteligencia, lo que le permite llegar a nuevas dinámicas de evolución y desarrollo. Inteligencia organizacional y competitiva son dos elementos vitales a la com petitividad y la sostenibilidad económica, poniendo en contexto las dinámicas organizacionales, la capacidad de innovación y la creación de valor en un contexto de colaboración. Este estudio tiene como objetivo analizar la importância de la inteligencia competitiva en el desarrollo de redes de PYMES en el sector de la joyería en Limeira-S. Paulo, Brasil. Con este fin, hemos intentado, a través del método Delphi, determinar la sensibilidad de los empresários a este tema, así como evaluar sus expectativas acerca de la posibilidad de crear un centro de inteligencia capaz de proporcionar información relevante sobre el mercado. Los resultados muestran una asunción clara de la relevancia del tema, la conciencia de las contribuciones positivas de la iniciativa, así como las debilidades existentes que pueden afectar el éxito de la iniciativa. <![CDATA[<b>O impacto da inovação na rendibilidade empresarial</b>: <b>O caso do setor têxtil português</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como principal objetivo analisar o contributo da inovação para a rendibilidade empresarial no setor têxtil português. A inovação constitui-se um elemento-chave para a melhoria do desempenho das empresas, na medida em que permite agregar valor aos produtos/serviços, diferenciá-los, melhorar processos e aceder a novos conhecimentos e mercados. Para o estudo, recolheram-se dados do Inquérito Comunitário à Inovação de 2008 (CIS) e do Sistema de Análise de Balanços Ibéricos (SABI). A análise dos dados envolveu técnicas de análise univariada e multivariada (análise fatorial, regressão linear e regressão logística). A realização do presente estudo sugere que as empresas inovadoras apresentam maior rendibilidade. Constatou-se também que quanto maior é a dimensão da empresa e a relevância dos mercados externos no seu volume de negócios, maior é a propensão para inovar.<hr/>The main objective of this study is to analyse the contribution of innovation to corporate profitability. Innovation constitutes the key element to improving corporate performance, as it allows adding value to products, distinguishing them and granting access to new knowledge and markets. It allows processes to be improved and products/services to be differentiated from their competitors. Thus, it is a factor which fosters corporate profitability. To this study, data were collected from Community Innovation Survey 2008 (CIS) and Iberian Balance Sheet Analysis System (SABI). Data analysis resorted to techniques of univariate and multivariate analysis (factor analysis, linear regression, and logistic regression). This study suggests that innovative firms have a higher profitability. Another finding was that the greater the size of the company and the importance of foreign market in its turnover, the greater the propensity to innovate.<hr/>Este estudio tiene como objetivo analizar la contribución de la innovación en la rentabilidad de las empresas en la industria textil portuguesa. La innovación es un elemento clave para la mejora en el desempeño de las empresas, ya que permite añadir valor a los productos/servicios, diferenciarlos, mejorar los procesos y aceder a nuevos conocimientos y mercados. Para el estudio, se han recogido datos de la Encuesta Comunitaria a la Innovación del 2008 (CIS) y del Sistema de Análisis de Balances Ibéricos (SABI). En el análisis de datos se han involucrado técnicas de análisis univariante y multivariante (análisis factorial, regresión lineal y regresión logística). La realización de este estudio sugiere que las empresas innovadoras tienen mayor rentabilidad. También se encontró que a mayor tamaño de la empresa y la importancia de los mercados externos en su volumen de negocios, mayor es la propensión a innovar.