Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420140003&lang=pt vol. 13 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>A corrida de rua como experiência de lazer para pessoas de mais idade</b>: <b>Um estudo qualitativo no Rio de Janeiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo busca compreender as motivações e experiências vivenciadas por homens e mulheres acima de 50 anos que participam de corridas do tipo maratonas. Adota-se para este objetivo a perspectiva de consumo de uma atividade que pode ser utilizada para conceber um produto de lazer e turismo. A pesquisa segue a linha epistemológica interpretativa e adota um método de pesquisa qualitativo. O principal instrumento de coleta de dados é a entrevista em profundidade. Os resultados salientam dois pontos: a construção de um imaginário do corredor que abre oportunidades para a concepção de serviços com valores agregados mais sólidos e a customização dos serviços de lazer e turismo. Por fim, são apresentadas algumas implicações gerenciais para a promoção do turismo via consumo de maratona.<hr/>This paper analyzes the motivations and experiences of men and women over the age of 50 who participate in races like marathons. The aim is to describe these experiences in a way that can be used for designing product for leisure and tourism. The research follows the interpretive paradigm and adopts a qualitative method. The main instrument for data collection is the in-depth interview. The results underline two facts: the construction of an imagery of a runner that opens up opportunity for designing more robust services with aggregate values and a customization of leisure and tourism services. Finally, the authors present some managerial implications for the promotion of tourism consumption via marathons.<hr/>En este artículo se busca entender las motivaciones y experiencias de hombres y mujeres mayores de 50 años que participan en carreras tipo maratones. Se adopta para este fin la perspectiva de consumo de una actividad, que se puede utilizar para el diseño de un producto de ocio y turismo. La investigación sigue una línea epistemológica interpretativa y adopta un método de investigación cualitativa. El principal instrumento para la recogida de datos es la entrevista en profundidad. Los resultados ponen en relieve dos puntos: la construcción de un imaginário del corredor, que abre oportunidades para el diseño de servicios con valores añadidos más robustos y la personalización de los servicios de ocio y turismo. Por último, presentamos algunas de las implicaciones de gestión para la promoción del turismo vía el “consumo” del maratón. <![CDATA[<b>Perfis do turista sénior na Europa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O turismo sénior apresenta uma crescente relevância no panorama global do turismo, refletindo o envelhecimento das populações e a melhoria das condições de saúde e dos rendimentos, pelo que este segmento é considerado como muito atrativo para diversas regiões, quer pelo seu impacto a nível da economia local, quer pelo facto de não estarem dependentes das tradicionais épocas altas turísticas. Neste contexto, a Europa com a sua grande riqueza natural, cultural e histórica apresenta-se como um espaço turístico de eleição para o segmento sénior. Este segmento é tradicionalmente considerado como sendo homogéneo em termos de perfis, preferências e comportamentos de compra, possuindo, contudo, inúmeros nichos que permitem a composição de ofertas turísticas mais adequadas e competitivas no panorama internacional. Este trabalho pretende identificar estes perfis e o comportamento de compra nos diferentes nichos do turismo sénior. Para tal, analisou-se o comportamento de turistas dos Estados-Membros da União Europeia (27 na altura deste estudo), bem como provenientes da Turquia, Macedónia, Islândia, Noruega, Sérvia e Israel. Os resultados permitiram identificar quatro nichos no segmento sénior, com claras diferenças no que toca à preferência de atividades e fontes de informação. O reconhecimento destas particularidades permitirá às empresas turísticas e às Destination Marketing Organizations (DMO) desenvolver produtos turísticos mais adequados e consistentes em termos estratégicos para cada nicho selecionado.<hr/>Reflection of an ageing population with good health conditions and income, the grey tourism segment tends to increase worldwide. This segment is quite attractive to different regions, because it generates income flows and has an unseasoned travelling pattern. Europe being a continent plenty of cultural, natural and historical attractions, and diversity due to its ancient and rich history has great potential to attract woopies. This niche is traditionally considered as homogeneous in terms of preferences and buyer behavior. However, seniors travel market has many sub-groups and identifying their profiles, preferences and behavior is of key importance for organizations and institutions. This works attempts to unveil mature travellers main decisions factors and profiles. Data used in this work cover tourists from EU member states (27 at the time of this study), Turkey, the Former Yugoslav Republic of Macedonia, Iceland, Norway, Serbia, and Israel. The results identify four distinctive segments inside grey tourism markets, with clear preferences in term of activity preference and information sources. By being aware of these differences, tourism firms can create products and services most appropriate for each sub-market and DMOs can put together a consistent destiny strategy, targeting specific niches.<hr/>El turismo de la tercera edad tiene una relevancia cada vez mayor en el panorama general del turismo, reflejado el envejecimiento de la población y la mejora de las condiciones de salud e ingresos, por lo que este segmento se considera muy atractivo para diferentes regiones, ya sea por su impacto en la la economía local, y en especial porque no depende de la tradicional temporada alta del turismo. En este contexto, Europa, con su gran riqueza natural, cultural e histórica, se presenta como el espacio turístico de elección para el segmento de turismo de la tercera edad. Este segmento se considera tradicionalmente homogéneo en términos de perfiles, preferencias y comportamientos de compra, teniendo, sin embargo, numerosos nichos que permiten el desarrollo de ofertas turísticas más adecuadas y competitivas en el panorama internacional. Este trabajo tiene como objetivo identificar estos perfiles y el comportamiento de compra en diferentes nichos del turismo de la tercera edad. Para ello, analizamos el comportamiento de los turistas procedentes de los 28 Estados miembros de la Unión Europea, así como de Turquía, Macedonia, Islandia, Noruega, Serbia e Israel. Los resultados mostraron cuatro nichos en el segmento de la tercera edad, con claras diferencias con respecto a la preferencia de las actividades y fuentes de información. El reconocimiento de estas características permitirá a las empresas turísticas y las Destination Marketing Organizations (DMO) el desarrollo de productos turísticos más adecuados y consistentes en términos estratégicos para cada nicho seleccionado. <![CDATA[<b>Turismo social e Universidades da Terceira Idade</b>: <b>uma proposta de investigação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper aims to fill a literature gap and to analyze empirically senior universities in Portugal related to the impact of experimental learning on courses offered. Focus will be given to the elderly population motivations to experiment new cultural expressions and the impact this process may have on their cognitive abilities/culture intelligence. Social tourism becomes increasingly important given the lack of elderly economic means to support travel expenses and ways to save for leisure time after retirement. Senior university and social tourism can together offer this possibility. The first part represents an introduction to the topic of social travel. The second part focuses on the major conceptual aspects - culture, experimental knowledge, cultural intelligence adapted to senior universities courses - to support and justify the hypotheses to be tested.<hr/>O trabalho tem como objetivo preencher uma lacuna na literatura sobre o impacto do ensino experimental nas universidades da terceira idade em Portugal, através do estudo empírico dos cursos oferecidos. Será dado particular relevo às motivações do segmento sénior em experimentar novas expressões e experiências culturais e ao impacto que estas possam ter na sua capacidade cognitiva/inteligência cultural. O turismo social tem-se tornado particularmente importante, tendo em conta as crescentes carências económicas dos mais idosos em financiarem as suas viagens e pouparem para atividades de lazer. As universidades seniores e o turismo sénior podem ser uma maneira de viabilizar estas novas formas de aprendizagem cultural. O trabalho faz uma introdução ao tópico do turismo social e de seguida trata dos principais conceitos: cultura, conhecimento experimental, inteligência cultural adaptados aos cursos das universidades seniores para fundamentar e justificar as hipóteses testadas.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo llenar un vacío en la literatura sobre el impacto de la enseñanza experimental en las universidades de la tercera edad en Portugal, a través del estudio empírico de los cursos ofrecidos. Se prestará especial atención a las motivaciones del segmento de la tercera edad en probar nuevas expresiones y experiencias culturales y el impacto que pueden tener en su capacidad cognitiva/inteligencia cultural. El turismo social es cada vez particularmente más importante, dadas las crecientes dificultades económicas de las personas mayores en financiar su viaje y ahorrar para las actividades de ocio. Las universidades y el turismo de la tercera edad pueden ser una manera de permitir estas nuevas formas de aprendizaje cultural. Este trabajo hace una introducción al tema del turismo social y luego se dirige a los conceptos centrales: la cultura, el conocimiento experimental y la inteligencia cultural, adaptados a los cursos de las universidades de la tercera edad, para fundamentar y justificar las hipótesis probadas. <![CDATA[<b>Uma abordagem teórica sobre o voluntariado empresarial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho revê e discute a literatura sobre voluntariado empresarial. Com o aumento do compromisso estratégico relativamente à responsabilidade social empresarial, a tendência para se aumentarem as atividades em torno do voluntariado empresarial é visível, como tal é relevante analisar esta questão. O artigo discute o estado da arte do voluntariado empresarial, enquadrando-o como ferramenta de responsabilidade social e expõe a evolução do conceito. Apresenta-se uma pesquisa a bases de dados bibliográficas, referindo-se que a procura é específica e em torno das questões relacionadas com o voluntariado empresarial. Nas atividades de voluntariado empresarial podem estar envolvidos vários stakeholders, sendo que estes são identificados de seguida. Depois, o artigo identifica as principais vantagens e desvantagens relacionadas com o voluntariado empresarial, tendo em conta os stakeholders identificados.<hr/>This research intends to critically review and discuss literature about corporate volunteering. With the increasing strategic commitment concerning corporate social responsibility, activities related to corporate volunteering tend to be higher, because of that is relevant to analyze this issue. This research examines the state of the art of corporate volunteering, framing as a social responsibility tool and presents the concept evolution. We present a research conducted on bibliographic databases, this research was specifically conducted considering themes related to corporate volunteering. In corporate volunteer activities may be involved various stakeholders, and these are identified. The research also identifies the main advantages and disadvantages related to corporate volunteering taking into account the identified stakeholders.<hr/>Este artículo revisa y discute la literatura sobre el voluntariado corporativo. Con el compromiso estratégico cada vez mayor de la responsabilidad social de las empresas, la tendencia para el aumento de las actividades alrededor del voluntariado corporativo es visible, como tal es relevante analizar este tema. El artículo analiza el estado del arte del voluntariado corporativo, enmarcándolo como una herramienta de responsabilidad social en las empresas y trata el desarrollo del concepto. Se presenta un estudio de las bases de datos bibliográficas, refiriéndose a la demanda específica en cuestiones relacionadas con el voluntariado corporativo. En las actividades de voluntariado corporativo pueden estar involucrados varios actores, y éstos se identifican a continuación. Más adelante, el artículo identifica las principales ventajas y desventajas relacionadas con el voluntariado corporativo, teniendo en cuenta los grupos de interés (stakeholders) identificados. <![CDATA[<b>Os significados de lealdade em Hirschman</b>: <b>o papel da identidade organizacional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo por base o trabalho original de Hirschman (1970) e a teoria da identidade organizacional, evidenciamos a existência de duas aceções do conceito de lealdade: como vinculação, descrevendo a ligação entre os indivíduos e as organizações, a dominante no trabalho do autor; como resposta, traduzindo uma postura passiva e confiante, a mais corrente na literatura subsequente. Em linha com a teorização original de Hirschman, os resultados obtidos numa amostra de militares da Marinha de Guerra Portuguesa mostram que: lealdade como vinculação e lealdade como resposta são conceitos distintos e que ambos são explicados pela identidade organizacional percebida; a lealdade como vinculação medeia totalmente a relação entre a identidade organizacional percebida e a voz; o abandono e a lealdade como resposta são influenciados diretamente pela identidade organizacional percebida sem qualquer efeito mediador da lealdade como vinculação. Estes resultados suportam parcialmente a proposição central em Hirschman, segundo a qual o papel da lealdade é o de ativar a voz e afastar o abandono.<hr/>Building on Hirschman’s (1970) seminal work and on the theory of organizational identity we suggest the existence of two meanings of the loyalty concept: as attachment, describing the connection between individuals and organizations, the prevalent in author’s work; as a response, conveying a passive and confident attitude, the most common in the ensuing literature. In accordance with Hirschman’s original formulation, the results obtained from a sample of Portuguese Navy military revealed that: loyalty as attachment and loyalty as response are distinct concepts and both are explained by perceived organizational identity; loyalty as attachment fully mediates the relation between perceived organizational identity and voice; exit and loyalty as a response are directly influenced by perceived organizational identity without any mediation effect of loyalty as attachment. These results support partially Hirschman’s core proposition whereby the role of loyalty is to activate voice and to prevent exit.<hr/>Basado en la obra original de Hirschman (1970) y la teoría de la identidad de la organización, se evidencia la existencia de dos significados del concepto de lealtad: como vinculantes, que describe la relación entre los individuos y las organizaciones, la dominante el el trabajo del autor; como respuesta, lo que refleja una postura pasiva y confiada, la más común en la literatura posterior. En línea con la teoría original de Hirschman, los resultados obtenidos en una muestra del personal militar de la Armada Portuguesa muestran que: la lealtad vinculante y la lealtad como respuesta son conceptos distintos y que ambos conceptos se explican por la identidad de la organización percibida; la lealtad vinculante mediatiza plenamente la relación entre la identidad de la organización percibida y la voz; el abandono y la lealtad como respuesta están directamente influenciados por la identidad de la organización percibida sin ningún efecto mediador de la lealtad vinculante. Estos resultados apoyan parcialmente la proposición central en Hirschman, que expresa que el papel de la lealtad es el de activar la voz y de apartar el abandono.