Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-446420140004&lang=pt vol. 13 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Diferenças entre marcas nos serviços <i>multiple-play</i> em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A concorrência entre operadores do mercado das telecomunicações em Portugal tem sido intensa.Os serviços multiple-play têm vindo a conquistar a preferência dos portugueses e a oferta tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Face ao aumento da competitividade dos principais concorrentes, seria de esperar que os desempenhos das suas marcas fossem muito equilibrados. O objetivo deste artigo é o de analisar as diferenças entre as três principais marcas multiple-play em Portugal. Para tal, foi efetuada uma revisão de literatura e medidas as perceções dos clientes relativamente a cinco dimensões do marketing: lealdade, satisfação, qualidade do serviço, comunicação e experiências da marca. Foram obtidas 745 respostas de clientes multiple-play através de um questionário, tendo os dados sido analisados com recurso a estatística descritiva, análise confirmatória de fatores (CFA) e análise de variâncias (ANOVA).Os resultados indicam: uma diferença clara de uma das marcas para as restantes duas; a marca com melhores índices na satisfação, qualidade do serviço e comunicação não é a que tem a maior lealdade dos seus clientes; as experiências da marca podem ser um fator que ajuda a explicar a lealdade à marca.<hr/>Competition in the Portuguese telecommunications market has been fierce. Multiple-play services have been gaining the preference of Portuguese customers and have been steadily increasing. Faced with increasing competition, one would expect that the performance of their brands would be very balanced. The aim of this article is to analyze the differences among the three main brands in the Portuguese multiple-play market. As such, a literature review and the clients’ perception measures were carried out regarding the following five marketing dimensions: brand satisfaction, service quality, communication, brand loyalty and brand experiences. 745 responses from multiple-play customers were obtained through a questionnaire and the data were analyzed using descriptive statistics, confirmatory factor analysis (CFA) and analysis of variance (ANOVA). The results indicate: a clear difference of one brand vis-à-vis the other two; the brand with better results on satisfaction, service quality and communication is not the one with the highest customer loyalty scores; brand experiences may help explain brand loyalty.<hr/>La competencia entre los operadores del mercado de telecomunicaciones en Portugal ha sido intensa. Los servicios multiple-play han ido ganando la preferencia de los consumidores portugueses y la oferta ha aumentado en los últimos años. Ante esta creciente competencia, se esperaría un desempeño muy equilibrado de las principales marcas de ese mercado. El objetivo de este trabajo es analizar las diferencias entre las tres principales marcas del mercado multiple-play en Portugal. Para tal, fue efectuada una revisión de la literatura y evaluadas las percepciones de los clientes relativamente a las siguientes cinco dimensiones del marketing: lealtad, satisfacción, calidad del servicio, comunicación y experiencias de marca. Fueron obtenidas 745 respuestas de clientes multiple-play del mercado de las telecomunicaciones en Portugal a través de un cuestionario. Los datos fueron analizados utilizando estadística descriptiva, análisis factorial confirmatorio (CFA) y el análisis de la variabilidad (ANOVA). Los resultados indican: una clara diferencia de una de las marcas relativamente a los dos restantes; la marca con mayor índice de satisfacción, calidad del servicio y comunicación no es la que tiene la más alta fidelidad de los clientes; las experiencias con la marca pueden ser un factor que ayuda a explicar la lealtad de marca. <![CDATA[<b>Sustentabilidade corporativa</b>: <b>avaliação híbrida do <i>Triple Bottom Line</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A sustentabilidade empresarial é atualmente assumida pelos responsáveis das empresas como um processo de relevância estratégica para a sobrevivência da empresa a médio e a longo prazo. Baseando-nos na divulgação realizada pelas empresas, pretende-se identificar relações de interdependência no Triple Bottom Line (TBL). Foram analisados os relatórios de 2011 de 85 empresas baseados no relato do Global Reporting Initiative (GRI), em 36 setores económicos em 36 países de cinco continentes. Para analisar os dados, utilizaram-se técnicas estatísticas descritivas, análise de contingência e de variância e ainda análise de correspondências. Devido ao carácter exploratório da análise, assim como a reduzida dimensão de amostra e grande variabilidade observada nos indicadores analisados, todas as técnicas (mesmo as de análise de contingência e variância) foram utilizadas na ótica da exploração dos dados e não na da inferência estatística. Concluiu-se que as empresas centram a sua atenção em indicadores «âncora» e, por esse motivo, encontrámos baixa representatividade na integração e potenciais trade-off entre as dimensões. Realizaram-se associações entre Economia-Ambiente e Economia-Sociedade. O carácter exploratório da análise, assim como limitações na sua representatividade, devido à relativa variabilidade, motiva-nos para mais desenvolvimentos.<hr/>Corporate sustainability is a major strategic priority process in the administration of a company. Based on corporate reporting, interdependence relations on Triple Bottom Line (TBL) indicators were identified. Reports from 2011 were analyzed. 85 companies based on the Global Reporting Initiative (GRI) were selected from 36 economic activities in 36 countries belonging to five continents. Descriptive statistics, contingency analysis, ANOVA and correspondence analysis techniques were used to process data. Due to the exploratory objective, the reduced sample size and the high indicators variability, all the techniques (contingency analysis and ANOVA included) were used from an exploratory point of view, discarding the statistical testing approach. The results show that the companies are mainly focused in traditional indicators. It was difficult to identify indicators interdependence, although some interesting trade-offs were found for Economics-Environment and Economics-Society sets of indicators. The exploratory character of this analysis, along with its limitations, suggests further developments.<hr/>La sostenibilidad corporativa se asume en la actualidad por los gestores de las empresas, como un processo de importancia estratégica para la supervivencia de la empresa en el mediano y largo plazo. Sobre la base de la divulgación hecha por las empresas, tuvimos la intención de identificar las interdependencias en la Triple Bottom Line (TBL). Fueron analizados los informes del 2011 de 85 empresas basadas en el Global Reporting Initiative (GRI) en 36 sectores económicos y en 36 países de los cinco continentes. Para analizar los datos, se utilizaran técnicas estadísticas descriptivas, de análisis de contingencia, de análisis de variabilidad y también análisis de correspondencias. Debido a la naturaleza exploratoria del análisis, así como el reducido tamaño de la muestra y la gran variabilidade observada en los indicadores analizados, todas las técnicas (incluso las del análisis de contingencia y la variabilidad) se utilizaron en el contexto de exploración de datos y no en la inferencia estadística. Se concluyó que las empresas centran su atención en los indicadores ‘ancla’ y, por lo tanto, hemos encontrado escasa representación en la integración y los potenciales trade-off entre las dimensiones. Hubo asociaciones entre economía y medio ambiente, economía y sociedad. El carácter exploratorio del análisis, así como las limitaciones de su representatividad, debido a la variabilidad relativa, nos motiva para seguir avanzando con otros desarrollos. <![CDATA[<b>Um estudo sobre o uso de tecnologias de informação no processo de ensino e aprendizagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o constante surgimento e adoção de tecnologias por parte de alunos e professores, surge a necessidade de compreender esse fenômeno com maior profundidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores existentes na relação entre o uso de Tecnologias de Informação e as atividades de ensino e aprendizagem, no nível de sala de aula. Este trabalho verificou a perspectiva de professores acerca desse fenômeno, por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa que baseou suas análises em técnicas de codificação de Grounded Theory. Foram realizadas 20 entrevistas com professores que atuam ou atuaram recentemente em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Nas análises emergiram categorias que nortearam o desenvolvimento de um modelo teórico inicial que aprofunda a literatura existente sobre o tema e ajuda aos gestores de IES na compreensão do fenômeno no nível de sala de aula. Limitações e trabalhos futuros são descritos nas seções posteriores.<hr/>Considering the constant emergence and adoption of technologies by students and faculty, the need to understand this phenomenon in greater depth arises. This study aims to identify the factors in the relationship between the use of Information Technologies and the activities of the teaching and learning at the level of the class room. This study examined the perspective of professors about this phenomenon, through an exploratory and qualitative approach which based its analysis on coding techniques of Grounded Theory. Twenty interviews with professors who work or have worked in Higher Education Institutions (HEI) in Brazil were conducted. In the analysis, categories that guided the development of an initial theoretical model emerged. This model deepens the existing literature on the subject and helps the managers of HEI in understanding the phenomenon at the level of the classroom. Limitations and future work are described in later sections.<hr/>Con la aparición constante y adopción de tecnologías por parte de los estudiantes y los profesores, hay una necesidad de entender este fenómeno en mayor profundidad. Este estudio tiene como objetivo identificar los factores existentes en la relación entre el uso de las Tecnologías de la Información y las actividades de enseñanza y aprendizaje, al nivel de las aulas. Este estudio examinó la perspectiva de los profesores sobre este fenómeno por medio de un enfoque exploratorio y cualitativo que basó su análisis en las técnicas de codificación de Grounded Theory. Se llevaron a cabo 20 entrevistas con los docentes que trabajan o han trabajado recientemente en las Instituciones de Educación Superior (IES) en Brasil. En el análisis emergieron categorías que han guiado al desarrollo de un modelo teórico inicial que profundiza la literatura existente sobre el tema y ayuda a los administradores del IES en la comprensión del fenómeno en el nivel del aula. Limitaciones y trabajos futuros se describen en secciones posteriores. <![CDATA[<b><i>«Stakeholder theory»</i></b>: <b>Análise nos periódicos brasileiros a partir da bibliometria</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ideia de que as organizações têm stakeholders já se tornou senso comum na literatura acadêmica. Com intuito de identificar o panorama da utilização da stakeholder theory no cenário brasileiro, este estudo objetivou identificar o perfil dos autores que publicam sobre essa temática, bem como as obras mais relevantes e citadas nesses trabalhos, a partir dos recursos da bibliometria. O estudo tem caráter exploratório e quantitativo, desenvolvido através da aplicação das técnicas bibliométricas nos periódicos nacionais (Qualis A1 até B2). O estudo apresenta o perfil dos autores dos artigos e parceria de coautoria. Compilou também as obras mais citadas e relevantes ao campo acadêmico brasileiro. Os resultados indicam que 73,1% dos autores dos artigos brasileiros fizeram apenas uma contribuição, o que demonstra a pulverização da utilização da teoria dos stakeholders, bem como a imaturidade do campo. A síntese das obras relevantes e citadas no campo da teoria dos stakeholders perfaz a implicação teórica do artigo.<hr/>The idea that organizations have stakeholders has become common sense in the academic literature. In order to identify the use of stakeholder theory in the Brazilian scenario, this study profiled the authors who publish on this topic as well as the most relevant and quoted works in this field, from the resources of bibliometrics. This paper is both exploratory and quantitative, and was developed through the use of bibliometric techniques in national journals (Qualis A1 to B2). The study shows the profile results of the authors of articles and the partnership co-authorship. Also compiled the most quoted and relevant to the Brazilian academic field. The results indicate that 73.1% of the authors of Brazilian articles made only one contribution, which demonstrates the fragmentation of the usage of the stakeholder theory, and the immaturity of the field. A summary of relevant and quoted in the field of stakeholder theory works makes up the theoretical implication of the article.<hr/>La idea de que las organizaciones tienen stakeholders se ha convertido en sentido común en la literatura académica. Tratando de identificar el panorama de la utilización del stakeholder theory en el contexto brasileño, este estudio tuvo como objetivo identificar el perfil de los autores que publican sobre este tema, así como las obras más relevantes y citadas en las mismas, a partir de recursos bibliométricos. El estudio es exploratorio y cuantitativo, desarrollado a través de la aplicación de técnicas bibliométricas en revistas nacionales (Qualis A1 hasta B2). El estudio presenta el perfil de los autores de los artículos y las colaboraciones en co-autoría. También compiló las obras más citadas y relevantes en el ámbito académico brasileño. Los resultados indican que el 73,1% de los autores de artículos brasileños hizo sólo una contribución, lo que demuestra la pulverización utilizando la teoría de lós stakeholders, y la inmadurez del campo. La síntesis de los trabajos pertinentes y citados en la teoría de los stakeholders determina la implicación teórica del artículo. <![CDATA[<b>Um estudo no setor de vitivinicultura no Brasil e em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642014000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi investigar se existiam empresas instaladas em clusters cujos dirigentes tomavam suas decisões baseadas em diretrizes orientadas pela governança de clusters e, simultaneamente, de redes de negócios, ou seja, seguidoras de orientação estratégica dual. Para tanto, este estudo exploratório ex-post-facto, classificado como cross-section foi realizado por meio de um survey com 55 empresas instaladas em dois clusters de produtores de vinhos no Brasil e em Portugal. As análises foram baseadas em técnicas estatísticas e no método multicritérios de apoio à decisão (método Mudge). Os achados confirmaram a existência de empresas com orientação estratégica dual e, em decorrência do aproveitamento das vantagens e sinergias de ambas as estratégias (cluster e rede de negócios), de um desempenho competitivo superior face aos concorrentes.<hr/>This study aimed to investigate whether there were companies located in clusters whose leaders made their decisions based on cluster governance guidelines and, at the same time, on business networks governance guidelines, i.e., followers of dual strategic orientation. This is an exploratory research that can be classified as ex-post-facto and cross-section. Data collection was conducted through a survey with 55 companies located in two clusters of wine producers in Brazil and Portugal. The analyses were made from advanced statistical techniques and decision support method (Mudge method). The main results confirmed the existence of companies with dual strategic orientation and, due to the use of advantages and synergies of both strategies (cluster and business network), a superior competitive performance against competitors was also identified.<hr/>El objetivo de este estudio fue investigar si existían empresas ubicadas en clusters cuyos líderes hayan tomado sus decisiones con base a directrices impulsadas desde la gestión de clusters y al mismo tiempo, de redes de negocios, es decir, seguidoras de una orientación estratégica dual. Por lo tanto, este estudio exploratorio ex-postfacto fue realizado mediante una encuesta a 55 empresas con sede en dos clusters de productores de vino en Brasil y Portugal. Los análisis se basan en técnicas estadísticas y en el método de multicriterios de soporte a las decisiones (método Mudge). Los resultados confirmaron la existencia de empresas con orientación de estratégica dual y, como resultado de la utilización de las ventajas y sinergias de ambas estrategias (cluster y redes de negocios), de una actuación competitiva superior frente a sus competidores.