Scielo RSS <![CDATA[e-Journal of Portuguese History]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-643220070002&lang=pt vol. 5 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Medieval Portuguese Royal Chronicles.Topics in a Discourse of Identity and Power</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt It is only in the 15th century that the Portuguese royal chronicles assume their own unequivocal form. The following text analyses them as a discourse of the identity and power of the Crown. Three topics are selected by their importance and salience. These topics are the territory object of observation, the central subject of the narrative and the question of the authors of the historiographical accounts, or rather the position in which the chroniclers place themselves and the perspective they adopt for their description of events.<hr/>É apenas no século XV que a cronística régia portuguesa ganha a sua forma inequívoca. No texto seguinte analisam-se as respectivas crónicas como um discurso de identidade e de poder da Coroa. Assim, são seleccionados três tópicos pela sua importância e pelo relevo que lhes é dado. São eles o território objecto de observação, o sujeito central da narrativa e a questão dos autores dos relatos historiográficos, ou seja a posição em que os cronistas se colocam e a perspectiva que adoptam na descrição que fazem dos acontecimentos. <![CDATA[<b>Canons and Cities</b>: <b>Cathedral Chapters and Their Social Composition in Medieval Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt There has been recently a notable growth in the number of studies written on the nature of cities in the medieval period and, at the same time, a rise in the number of analyses of cathedral clergy, both of which have unquestionably contributed to an advance in our knowledge of these areas. In this context, conclusions centering on the existence of spaces of intersection and influence between urban and ecclesiastic elites are relatively common.One of the main objectives of this study is to identify, in the Portuguese case, the spaces of intersection, influence or differentiation between these elites and to establish trends and chronologies in the social composition of these institutions. For this purpose, use will be made of the data collected in four case studies carried out for the dioceses of Braga, Lamego, Lisbon and Évora between the second half of the 13th century and the first half of the 14th century.This attempt to establish a global and comparative vision will still allow for the identification of several main questions that remain open, namely those relating to the presence of certain social groups inside these cathedral chapters and the importance of ecclesiastic careers for the strategies adopted by some families.<hr/>O crescimento dos estudos sobre cidades no período medievo e, em paralelo, a multiplicação das análises sobre clero cardinalício, nomeadamente capitular, ocorrido em múltiplas historiografias no decurso das últimas décadas do século XX, contribuiu para o avanço indiscutível de conhecimentos nestas áreas. Neste contexto, a constatação da existência de espaços de intersecção e de influência entre elites urbanas laicas e elites eclesiásticas constitui hoje uma afirmação relativamente comum, baseada nas análises das composições sociais de alguns dos universos capitulares do final da Idade Média.Um dos objectivos desta comunicação é o de aferir e identificar estes espaços de intersecção, de influência ou de diferenciação entre estas elites para o caso português, de forma a estabelecer tendências e cronologias ao nível da composição social destas instituições e a definir os níveis de relações e de mútua interdependência ou resistência. Análise feita, em particular, a partir dos dados recolhidos em quatro estudos de caso elaborados para as dioceses de Braga, Lamego, Lisboa e Évora e para uma cronologia compreendida entre a segunda metade do século XIII e os meados da centúria de Trezentos. Desta forma, a partir de uma análise comparativa entre as quatro dioceses procura-se ainda identificar espaços de interrogação em aberto, nomeadamente em torno da presença dos vários grupos sociais no interior dos universos capitulares e da importância jogada pelas carreiras eclesiásticas no interior das estratégias de algumas famílias com incidência local. <![CDATA[<b>The Rise of a New Consciousness</b>: <b>Early Euro-African Voices of Dissent in Colonial Angola</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Events such as the 1820 Liberal Revolution in Portugal and the 1822 declaration of independence in Brazil appeared to the Creole elite based in the coastal centers of Portuguese West Africa as the prelude to a new socio-political order. Moreover, the arrival of hundreds of political refugees and convicts in Angola - from Brazil as well as from Europe - during the decade of 1820-30 helped considerably in spreading revolutionary ideas on that side of the Atlantic Ocean, fueling the hopes and aspirations of a society in which individuals or families were exposed to sudden and at times unpredictable alterations of their social status - often more than once in a lifetime, as the cases of Arsénio Pompílio Pompeude Carpo and Joaquim António de Carvalho e Meneses would seem to confirm. This paper focuses on these two paradigmatic figures who embodied the discontent that spread among Luanda and Benguela traders and who confronted the authorities as nobody else dared to do in order to defend the interests of a Euro-African elite that, already during the first half of the 19th century, was struggling for more power and was progressively assuming an attitude suggestive of some kind of economic nationalism.<hr/>A revolução liberal de 1820 em Portugal e a declaração de independência no Brasil em 1822 foram acontecimentos vistos pela elite crioula implantada nas regiões costeiras da África Ocidental como um prelúdio para uma nova ordem política e social. Entre 1820 e 1830, com a chegada de centenas de refugiados políticos a Angola, provenientes do Brasil e da Europa, foi facilitada a difusão das ideais liberais, circunstância que trouxe algum alento a uma sociedade onde o percurso de muitos dos seus membros se tornava, por vezes imprevisível como aconteceu com homens como Arsénio Pompílio Pompeu de Carpo e Joaquim António de Carvalho e Meneses. Este artigo focaliza precisamente estas duas figuras paradigmáticas que personificaram o descontentamento vivido pelos comerciantes de Luanda e Benguela, os quais confrontavam as autoridades na defesa dos interesses de uma elite euro-africana. <![CDATA[<b>A Note on Two Recent Books on the Patterns of Portuguese Politics In the 18th Century</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>Evidence for <i>Pombalism</i></b>: <b>Reality or Pervasive Clichés?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>The Patterns of Portuguese Politics in the 18th Century or the Shadow of Pombal. A Reply to António Manuel Hespanha</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>Biographies of the Kings of Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>Economic and Financial Debates in the Portuguese Parliament (1821-1910)</b>: <b>Outcome of a Research Project</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>Brasiliana USP Project</b>: <b>Concept and Overall Direction</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>The </b><b>Portuguese</b><b> </b><b>Shore</b><b> Whalers of </b><b>California</b><b>, 1854-1904</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>Atlas historique du golfe Persique (XVI-XVIII siècles)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>Portuguese Oceanic Expansion, 1400?-1800</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>A.H. de Oliveira Marques (1933-2007). Historiography and Citizenship</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>A.H. de Oliveira Marques, the Historian's Legacy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia. <![CDATA[<b>Tribute To a Portuguese Historian</b>: <b>A Foreign Historian's Perspective On Oliveira Marques' Principla Historical Studies in English</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-64322007000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This article discusses two recent studies about the model of the Portuguese political system in the late Ancien Regime. According to the first of these, there was a gradual change towards a system of centralized royal decision-making. This silent transformation had originally begun during the reign of João V with the introduction of an advisory body, the Council of State (Conselho de Estado), which was later replaced by regular discussions with more or less transient validos (royal favorites). Despite reinforcing the power of the Secretarias de Estado (Secretariats of State), the consulate of the Marquis of Pombal did not substantially change the pattern, with the “dictator of Portugal” (M. Cheke) behaving as an epigone of the traditional validos and being little affected by the contemporary Enlightened policy. In contrast, the other study discusses the way in which Pombal took advantage of Lisbon’s earthquake to install a brand new system of government, based on a cohort of trustworthy followers of his political plans. These people were decisively inspired by the contemporary ideas of reform, namely by advisers originating from Italy and Austria, whose thinking was based on new concepts of the public good, planned government, civil service and meritocracy.<hr/>Este artigo discute dois estudos recentes sobre o modelo do sistema político português nos finais do Antigo Regime. Segundo o primeiro, teria havido uma mudança gradual no sentido de uma progressiva centralização do processo de decisão real. Esta silenciosa transição teria começado durante o reinado de D. João V, com a intervenção de um órgão colectivo, o Conselho de Estado, o qual viria a ser substituído na função de aconselhamento do rei por discussões mais ou menos regulares com validos de carácter transitório (favoritos reais). Apesar de reforçar o poder das Secretarias de Estado, o consulado do Marquês de Pombal não teria alterado substancialmente o padrão de governo, tendo o “ditador de Portugal” (Marcus Cheke) assumido um epigonal comportamento de um valido tradicional, pouco influenciado pelo modelo político do iluminismo contemporâneo. Pelo contrário, o outro estudo discute o modo como Pombal aproveitou o terramoto de Lisboa para instalar um sistema de governo completamente novo, baseado numa corte de seguidores fiéis das suas ideias políticas. Estes os seguidores eram decisivamente influenciados pelas ideias de reforma, nomeadamente oriundas de publicistas austríacos e italianos, cujo pensamento se baseava em conceitos novos de interesse público, de governo planificado, de serviço público e de meritocracia.