Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-725020070001&lang=pt vol. num. 9 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>“Reconstruir o Mundo”</b>: <b>Neoliberalismo, a Transformação da Educação e da profissão (do) professor</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende apresentar o caminho através do qual o neoliberalismo transformou o modo como pensamos e o que fazemos como professores e aprendentes. O argumento principal desenvolvido neste artigo é o de que a mobilização das ideias neoliberais implicadas na reorganização das sociedades e dos sectores educativos é um projecto de classe norteado por três objectivos: (i) a redistribuição da riqueza pelas elites dirigentes através de novas formas de governação; ii) a transformação dos sistemas educativos de modo a que a produção de trabalhadores para a economia seja o seu mandato primeiro; iii) o colapso da educação como monopólio do sector público, permitindo a abertura do investimento estratégico às empresas lucrativas. A realização destes objectivos exige a ruptura dos interesses institucionalizados dos professores, dos sindicatos dos professores e dos sectores da sociedade civil que defendem a educação como um bem público. Contudo, este projecto apresenta-se de forma altamente desigual, em grande parte, por causa da resistência considerável dos professores e dos seus sindicatos.<hr/>This paper sets out to outline the way in which neo-liberalism has transformed how we think and what we do as teachers and learners. A core argument of the paper is that the mobilisation of neo-liberal ideas for reorganising societies and their education sectors is a class project with three key aims: the (i) redistribution of wealth upward to the ruling elites through new structures of governance; (ii) transformation of education systems so that the production of workers for the economy is the primary mandate; and (iii) breaking down of education as a public sector monopoly, opening it up to strategic investment by for-profit firms. Realising these aims requires breaking down the institutionalised interests of teachers, teacher unions, and fractions of civil society who have supported the idea of education as a public good. However, this project has been highly uneven, in large part because of the considerable resistance of teachers and their unions. <![CDATA[<b>Construir uma argamassa contra-hegemónica</b>: <b>Reflexões sobre Educação Desenvolvimento</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretendemos, com este artigo, reflectir sobre educação e desenvolvimento. Para tal, é nossa intenção rever diversos conceitos, dando especial relevo à interculturalidade. Terminaremos com uma referência aos trabalhos de Freire e Gramsci.<hr/>In this article we hope to reflect about education and development. We will look through several ideas, with special emphasis in multicultural relationships. We will finish with a Freire and Gramsci’s works review. <![CDATA[<b>Pedagogia da Humanidade</b>: <b>por uma Epistemologia Feminina Freiriana</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata da construção do conhecimento sob uma perspectiva feminina a partir de uma formulação pedagógica inspirada nas idéias de Paulo Freire. A teoria freiriana relida sob o prisma da Teoria da Civilização do Oprimido considera as mulheres oprimidas como enunciadoras da ciência e da epistemologia e não apenas alvo de suas enunciações.<hr/>This article treats on the construction of the knowledge under a feminine perspective from an inspired pedagogical formularization in the ideas of Paulo Freire. The freirian theory, (re) read under the prism of a Theory of the Civilization of the Oppressed, considers oppressed women as announcers of science and epistemology and not only as an object of another’s enunciations. <![CDATA[<b>A greve académica de 1907. Suas repercussões políticas e educacionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura revisitar a greve académica de 1907 e integrá-la num cenário de declínio da Monarquia Constitucional e numa conjuntura promissora da nova ordem republicana. Num primeiro momento, aborda-se a origem, o desenvolvimento e as consequências desta rebelião estudantil, enfocando uma multiplicidade de olhares, coevos, de publicistas, escritores e políticos e dando igualmente voz a alguns estudantes que vivenciaram esses acontecimentos. Num segundo momento, procede-se à abordagem das intervenções parlamentares que esta questão académica despoletou na Câmara dos Deputados, com destaque para os discursos eloquentes de António José de Almeida, um dos grandes tribunos republicanos do seu tempo.<hr/>This article aims to revisit the 1970’s Portuguese academic strike while integrating it in the decline of the Constitutional Monarchy scenery in the promising atmosphere of the new republican order. Firstly, this article considers the origin, development and the consequences of that student strike. Then, we have studied some of the parliament speeches that such historical moment has forced to emerge at the portuguese parliament. We stress and focus in António José de Almeida’s eloquent discourses for he was one of the great republicans of his epoch. <![CDATA[<b>Investigação-acção e construção da cidadania</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos - pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum.<hr/>The social, economic and cultural development in the last decades and the multiple changes that they caused both at family and at educational level have introduced the question of education, as a public action to be undertaken by different educational agents - parents, children, others social’ ac-social’ actors of community. In this paper, we shall briefly present three projects grounded on action research, explaining the contexts in which they were developed, their goals, and their research methods. A meta-analysis of these projects allowed us to point out the specificities of each one, as well as to find out some common indicators, like: the significance of cooperation as a motor of citizenship for every social actor; the (re-) construction of new ways of social and educational solidarity and the need to unhide child’s participation in this relational process; the (re-) valuation of the teacher as a professional in human being relationships; and the claim of education as a common project. <![CDATA[<b>Aprendendo o perigo e a ser um de nós. Integração profissional na indústria de refinação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da observação participante da laboração na refinaria de Sines, este artigo expõe a forma como os trabalhadores aprendem e apropriam o perigo laboral, através de um processo auto-organizado de “participação periférica legítima”, e discute as capacidades e potencialidades que os conhecimentos e as noções nele reproduzidos apresentam para a gestão do perigo tecnológico - no contexto estudado e num âmbito mais geral. O equacionamento desta questão torna-se legítimo e necessário pelo facto de o processo de aprendizagem e integração profissional que foi observado ter efeitos directos sobre a percepção da ameaça (reproduzindo uma visão não probabilística do perigo conducente a atitudes baseadas no “princípio da precaução”), na limitação dos perigos decorrentes da tecnologia manipulada e na neutralização de factores sociais que os potenciam.<hr/>Departing from the observation of daily work in Sines oil refinery, the article shows how do workers learn and interpret the labouring dangers trough a self-organised process of “legitimate peripheral participation”, and debates the abilities and potential of the knowledge and notions reproduced during that process, to the management of technological dangers. The question is highly pertinent because the observed learning/integrative process has a direct impact on the perception of the threats (reproducing a non-probabilistic notion of danger which induces attitudes based on precaution), on the limitation of the dangers inherent to the installed technology, and on the neutralisation of social factors of danger. <![CDATA[<b>Políticas públicas de educação ao sul do continente sul-americano</b>: <b>um estudo de caso no município de Porto Alegre, Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresenta-se uma investigação sobre as políticas educacionais implementadas por três gestões (1993 - 2004) da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Brasil. A análise indica que as políticas educacionais implementadas podem ser percebidas como espaços possíveis de empoderamento dos novos atores sociais. Indica, ainda, que ao valorizar a diversidade de saberes e dar voz e vez às diferentes subjetividades sociais, constitui-se numa iniciativa que, se é ímpar - por servir àquela específica realidade - é também plural, por apontar novas possibilidades de ação política a serem perseguidas. Os resultados da pesquisa demonstram ser possível, mesmo em tempos de globalização, a construção de políticas públicas educacionais emancipatórias.<hr/>This study investigates the educational policies implemented by three administrations (1993-2004) of the Municipal Department of Education, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The analysis indicates that these policies can be seen as spaces for the empowerment of new social actors. It also indicates that the act of valuing diverse knowledges and of giving voice to new and different social subjectivities is an initiative that, despite the singularity of each specific reality, is plural in the sense of suggesting new possibilities for political action. This demonstrates the possibility of constructing emancipatory educational policies, even in times of globalisation. <![CDATA[<b>Educação, globalização e educação a distância</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura refletir sobre as Políticas Educacionais adotadas no Brasil no que se refere às ações e aos programas na área de Educação a Distância e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação neste campo. Depois, aborda o processo de globalização e as novas demandas por informação e conhecimento, bem como as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação favorecem. O artigo discute, ainda, o uso pedagógico da Internet, que proporciona mudanças significativas na educação, sobretudo pela velocidade da produção do conhecimento, o que exige do professor uma constante atualização.<hr/>This article intends to reflect the Educational Politics adopted in Brazil in its reference to the actions and programs in the area of Long Distance Education, as well as to the insertion of Information Technologies and Communication in this field. Later, it approaches the process of globalization and the new demands for information and knowledge, and the possibilities of changes that the Information Technologies and Communication could provide. The article also argues the pedagogical use of Internet, which provides significant changes in education, mainly for the knowledge production speed, what demands from the teachers a constant update. <![CDATA[<b>Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Escola Francisco de Arruda (1956-1974)</b>: <b>Espólio documental de Manuel Maria Calvet de Magalhães</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>A construção da escola democrática. Uma reflexão com base em Jacques Delors et al., Licínio Lima e Jaume Carbonell Sebarroja</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>L’invention des sciences modernes</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>O Movimento da Escola Moderna - Um percurso cooperativo na construção da profissão docente e no desenvolvimento da pedagogia escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Constituída a Rede Ibero-americana de Investigação em Políticas de Educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Projecto de investigação</b>: <b>«Deixem-me viver como sou e com todos os meus amigos… À procura de Indicadores de Educação Inclusiva nas práticas dos Professores de Apoio Educativo»</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Atribuída a Medalha de Ouro à Área de Ciências da Educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino aprendizagem de Matemática</b>: <b>Um Estudo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Políticas públicas e municipalização da educação</b>: <b>a construção de uma política local para o ensino fundamental de Três Barras - SC (1980-2000)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>“O bom professor” - Olhares de crianças do 1° ciclo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Comportamento agressivo</b>: <b>suas causas e suas manifestações no ambiente escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Ler o que ler, eis a questão. Adaptações literárias das obras atribuídas a Shakespeare</b>: <b>um incentivo à leitura para os alunos de Inglês do Curso de Letras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>Propostas e Ações do Programa de Formação Continuada de professores</b>: <b>percepção de professores de escolas públicas estaduais de João Pessoa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>O ensino clínico em enfermagem. Um estudo sobre contextos, situações e actividades geradoras de ansiedade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate. <![CDATA[<b>A Escola no combate à infoexclusão. Níveis socio-económicos, formação e e-literacia em quatro escolas do concelho de Oeiras</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000100025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.<hr/>This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelate.