Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-725020070002&lang=en vol. num. 10 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Education in times of Globalisation. The modernization and hybridism in the educational policies in Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as políticas educativas e os discursos que as justificam, num tempo de procura de integração de Portugal no espaço europeu após os anos sessenta do século XX e especialmente no quadro democrático do pós revolução de 1974, identificando uma relevância gradual no entendimento do papel primordial do sistema educativo no desenvolvimento económico. Defende que, especialmente a partir dos anos de 1980, e a partir de uma análise empírica das palavras - chave, se revela um carácter híbrido nos discursos dos responsáveis políticos que associa uma orientação construtivista numa perspectiva crítica com a apologia da eficácia do sistema entendida como necessária à produtividade económica. Considera-se a importância do contexto nacional e do sentido que as suas características conferem ao modelo globalizado de modernização para explicar por que a tendência homogeneizante da regulação internacional é mitigada por preocupações de cariz emancipatório.<hr/>This article offers a reflection on the Portuguese Educational policies and on the discourses which justify them in a period of integration in the European Space, specially in a democratic framing after the Revolution of 1974. It identifies a gradual importance given to the role of the educational system for the economic development. An empirical analysis of the key words in the speeches on education after 1980 explores the existence of a hybrid character that links a contructivist-like orientation in a critical perspective to apologetic discourses of efficiency that associate the utility of education with economic productivity. The article argues that the national context and the meaning it confers to the global modernization model explain why the tendency for the homogeneous model is mitigated by emancipating proposals. <![CDATA[<b>Education and History of the Present Time</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nosso objetivo neste trabalho foi expor e defender a relevância da história da educação do tempo presente para a pesquisa histórico-educacional. Partimos dos alicerces da história do tempo presente, destacando alguns conceitos construtores desse campo oriundos de autores como Rémond, François e Chartier (1996). A seguir, trabalhamos os avanços e os desafios enfrentados pelos pesquisadores desse campo. As fontes disponíveis para as pesquisa da história da educação do tempo presente foram destacadas, argumentando que a abundância delas e a proximidades do pesquisador em relação ao tempo da sua ação não facilitam a pesquisa e não diminuem sua necessária rigorosidade. Os alicerces da história do tempo presente, os desafios, os avanços, suas fontes abundantes e sua aplicação rigorosa constroem uma nova epistemologia para a história da educação, marcada pelas incertezas que referenciam a centralidade da problematização na pesquisa histórica. Toda essa argumentação é reforçada pela idéia originária de que a educação, como uma prática social, exige de seus pesquisadores a consecução dos depoimentos orais, das informações e de todos os tipos de documentação oriundas dos sujeitos que a fizeram/fazem.<hr/>The aim of this work is to expose and defend the relevance of a history of education of the present times for historical-educational research. Based on history of the present times, it highlights some of the concepts of this field, originated from the contributions of Rémond, François and Chartier (1996), and presents its developments and challenges. It points out the sources available for research in history of education of the present times, and argues that their abundance and the researcher’s closeness to the time of his action neither facilitate research no diminish necessary rigor demands. The basis, challenges, developments, abundant sources, and rigorous application of history of the present times construct a new epistemology for history of education, marked by the uncertainties that characterize the centrality of problematization in historical research. This argument is reinforced by the original idea that education, as social practice, demands that researchers obtain oral testimonies, informations and documents from their protagonists. <![CDATA[<b>Learning how to read the World. Adaptation of Paulo Freire’s method in alphabetization children</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao visitar escolas como supervisora pedagógica, a investigadora notou que as aulas de recuperação em alfabetização eram uma continuidade das aulas regulares e, numa tentativa para procurar soluções para alfabetizar as crianças analfabetas, planificou uma investigação-acção fundamentada na pedagogia crítica de Freire, em que ela actuou como professora. Numa escola de 218 alunos, a investigadora escolheu 12, oficialmente situados em classes avançadas mas, na realidade, analfabetos, e convidou-os para uma turma especial onde, durante 48 horas e duas vezes por semana, quatro horas de cada vez, ela tentou ensiná-los a ler e escrever. As actividades foram precedidas de intenso diálogo entre os estudantes e a investigadora-professora, por reconhecer a importância fundamental da oralidade na prática da alfabetização. Mas aquela participação oral permitiu também conhecer os temas da vida real dos estudantes e as “palavras geradoras” correspondentes, de modo a fazer aumentar a sua consciência crítica, como propõe Freire.<hr/>Visiting schools as pedagogic supervisor, the researcher noticed the recovery classes on literacy were just a continuity of the regular classes and, in an attempt to look for solutions to alphabetize the illiterate children, she planed a research-action based in Freire’s critical pedagogy led by her as a teacher In a school of 218 pupils, the researcher chose 14, officially situated in advanced forms but, in fact, illiterate, and invited them to a special class, where, for 48 hours and twice a week, four hours each time, she tried to teach them how to read and write. The activities were preceded by intense dialogue between students and the researcher-teacher, recognizing the fundamental importance of the orality in the practice of the literacy. But, that oral participation allowed to know the themes of the actual life of the learners, and the corresponding “generative words” in order to enhance their critical consciousness, as Freire proposes. <![CDATA[<b>Records on the sociological investigation. Possibilities and the research’s standards</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é uma proposta de análise das questões fundamentais do método de pesquisa nas ciências sociais. Este assunto foi objeto de discussões incontáveis e produção de vários textos no sentido de explicar sua relevância em geral no contexto acadêmico. Um dos aspectos principais de tal discussão é de como validar a pesquisa, em outras palavras, quais padrões e ferramentas deveriam ser usadas para aumentar a precisão e o grau de confiança desses resultados. A partir de uma analogia com a arte, propõe-se uma estrada que assegure a rigidez necessária a qualquer investigação científica.<hr/>This article is a proposal of analysis of the fundamental subjects of the research method in the Social sciences. This subject has been object of countless discussions and production of several texts in the sense of explaining his/her relevance in general in the academic context. One of the main axes of such discussion has been how to validate the research results, in other words, which patterns and tools should be used in order to increase the accuracy and the trust degree of those results. Like this being, it proposes starting from an analogy with the art, to propose a road that assures the necessary rigidity the any scientific investigation. <![CDATA[<b>In Search of the Concept of School Culture. A Contribution to Current Discussions</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo gira em torno do conceito de cultura escolar. As suas inúmeras definições e a evidente ausência de delimitação deste conceito serviram como impulso para o nosso estudo, uma vez que, a própria noção de cultura de escola tende a ser limitada. As várias definições de cultura escolar estão devidamente documentadas, fora da Pedagogia, por três ciências tradicionais - Gestão, Antropologia e Sociologia - e o potencial de “aproximação integrativa“ está centrado no sujeito. Estas várias definições incluem a caracterização dos diferentes modos como se define cultura da escola. Este artigo assenta na análise de artigos relevantes escritos em inglês, alemão, checo e eslovaco.<hr/>This article deals with the concept of school culture. Its numerous definitions and the absence of unequivocality of this concept have served as the impulse for our exploration into the ways in which school culture tends to be delimited. The inspirations for the definition of school culture are documented, apart from pedagogy, from three traditional sciences - management, anthropology and sociology - and the potential of the “integrative approach” is taken into account. These inspirations include the characterization of the ways in which the concept of school culture is defined. The text is based on the analysis of relevant literature written in English, German, Czech and Slovak. <![CDATA[<b>Teacher researcher’s training and possibilities of collaborative research: a picture without touches</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa focaliza a construção do saber docente, buscando aprofundar a compreensão dos fatores reguladores da ação docente que atuam no sentido da manutenção da prática do professor ou no sentido da sua transformação. Para investigar as formas mediante as quais os professores aprendem e as razões que os levam a mudar ou a resistir às mudanças da prática, foi realizado um trabalho de formação, nos moldes de uma pesquisa colaborativa, envolvendo dez professoras da primeira etapa do ensino fundamental e três gestoras de uma escola selecionada dentre as que integraram a amostra de um estudo exploratório anteriormente realizado. A intervenção se realizou mediante participação prolongada dos pesquisadores na vida da escola, norteada pela convicção de que capacitação e desenvolvimento dos professores devem ser decididos pelo próprio grupo e realizados na unidade escolar, a partir das necessidades por eles expressas e visando a construção da sua autonomia. Uma análise preliminar dos registros evidencia que as mudanças são lentas, difíceis e muitas vezes os professores resistem a elas. Mas, pautada nos princípios da pesquisa colaborativa, a presente intervenção trabalhou essas dificuldades, contribuindo para a formação do professor investigador da sua prática, mediante a construção compartilhada dos saberes e da autonomia dos docentes.<hr/>The focus of our research is on how teachers construct their knowledge. We also intend to depth our understanding of the factors that regulate teachers’ action - either to maintain, either to modify their professional practice. In order to investigate the means by which teachers learn and the reasons that make them change or resist transforming their practice, we accomplished a task aiming teachers’ formation, in a manner similar to a collaborative research design, which involved part of the staff of a school chosen among others which were part of a sample of a previous exploratory study. The subjects were ten teachers of elementary teaching (first stage) and three school administrators. The intervention occurred through our constant presence in the school’s daily life, for we believe that empowerment and professional development must be a choice of teachers themselves, based on their own expressed needs toward the construction of their autonomy. A preliminary analysis of data shows that teachers sometimes resist to changes; so these are slow and difficult. Nevertheless, our intervention based on a collaborative research design enabled us to deal with these difficulties, contributing to form a kind of teacher who investigates its own practice. <![CDATA[<b>Scientific Literacy and Science Education</b>: <b>two goals for the same lesson</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma perspectiva histórica do ensino de ciência, desde os finais do Século XIX até à actualidade. Consideramos que os anos de 1950 e 1983 representam alterações marcantes neste domínio. Em 1950, deixou de se ensinar ciência para formar cidadãos com uma postura crítica face à relação entre ciência e sociedade, passando a privilegiar-se os conteúdos, a dar-se ênfase ao rigor e ao método científico. 1983 foi o ano em que se voltou a relevar a relação entre ciência e sociedade, incluindo a tecnologia. Actualmente, pretende-se formar cidadãos informados, capazes de participar em debates científicos, atentos às causas e às consequências inerentes ao conhecimento, bem como à sua aplicação no quotidiano. Na segunda parte deste artigo equacionam-se as finalidades para o futuro do ensino de ciência. Deve-se minimizar a importância de testes e classificações internacionais. Estes acabam por conduzir a uma deterioração do sistema de ensino. Tomam-se decisões políticas para melhorar a classificação, destroem-se os pilares essenciais para a construção de uma sociedade cientificamente literata, e descura-se a especificidade de cada comunidade, não se dando atenção aos interesses dos alunos e dos professores, o que poderá conduzir a uma inibição da criatividade e inovação nas actividades escolares.<hr/>This article presents an historical perspective of sciences teaching, from the ends of the 19th century till nowadays. We consider that the years of 1950 and 1983 represent important changes in this domain. In 1950, teaching sciences didn’t intend to form citizens with a critical position related to science and citizenry but started to privilege the scientific contents and to give emphasis to the scientific method. 1983 was the year that the relation between science and society raised again, including the technology. Currently, it is intended to create informed citizens, capable of participating in scientific debates, considering them noteworthy to their everyday life. In the second part of this article we propose goals for the future of the sciences teaching. The importance of international tests and classifications must be minimized. These lead to a deterioration of the education system. Political decisions are made to improve the classification, the essential pillars for the construction of a scientific literate society are destroyed, and each local singularity isn’t considered. Therefore, the goals of pupils or teachers are not regarded and the innovation and the school activities creativity are inhibited. <![CDATA[<b>Stress symptoms in Brazilian Teachers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Em torno de um novo paradigma sócio-epistemológico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Revolução e Utopia. Um programa de acção no campo educativo para uma sociedade a caminho do socialismo - Portugal 1975</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Saudosismo dos anos setenta ou a arrogância da ignorância?</b> <b>O projecto de Decreto-lei de Educação Especial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>A centralidade de Vigiar e Punir. História da violência nas prisões, na obra de Michel Foucault</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Conferência Novas Direcções da Sociologia da Educação no/para o Século XXI - Nicósia, 25-27 Maio de 2007</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Comissão de Acompanhamento Científico visita o Observatório de Políticas Educativas e Contextos Educativos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>8ª Conferência da Associação Europeia de Sociologia</b>: <b>conflito, cidadania e sociedade civil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>IV Colóquio da Secção Brasileira da Afirse</b> <b>IIIº Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação Inclusiva</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>(Des)Interesse pela Leitura em Jovens Brasileiros. Um estudo de caso no interior do Estado de Goiás</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>O Professor Liceal Oitocentista. A génese de uma profissão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Concepção de Ciência</b>: <b>um olhar para além do positivismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Os Discursos em (Des)Continuum. Mapeando discursos no âmbito da reorganização curricular do Ensino Básico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Um estudo sobre a prática de inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais em uma escola particular</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>A Gestão Escolar Democrática e o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE. Uma análise em escolas Públicas de Porto Velho-Rondônia</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200023&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems. <![CDATA[<b>Formação Contínua e Prática Docente Reflexiva. Uma análise do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502007000200024&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo pretende refletir e destacar os principais sintomas físicos e psicológicos de stress encontrados em professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de uma cidade brasileira. Exercer a atividade docente implica, para o professor, ter uma ocupação que exige certo grau de habilidade, preparo e conhecimento atualizado, ao mesmo tempo em que este profissional necessita praticar ações que desenvolvam as habilidades cognitivas, afetivas e sociais. A análise dos resultados obtidos indica que os sintomas de stress estão presentes na maioria dos professores, prevalecendo o stress na fase de resistência. A sintomatologia predominante foram os sintomas psicológicos, na qual se apresentam como mais significativos: a irritabilidade excessiva, pensar constantemente em um só assunto e sensibilidade emotiva excessiva. Na área física, os sintomas mais presentes foram: cansaço constante, sensação de desgaste físico constante e problemas com a memória.<hr/>The present article intends to stand out the main physical and psychological symptoms of stress found in teachers of the first grades of fundamental education in public state schools of a Brazilian town, and to make a reflection on them. Working as a teacher demands, from the teacher, a certain ability, preparation and updated knowledge, as well as this professional needs to practice actions that develop cognitive, affective and social skills. Analysis of the obtained results indicates that stress symptoms are present in most of the teachers, prevailing the resistance phase of stress. Predominant symptoms included psychological symptoms, and the most significant were: excessive irritability, constant thinking of one subject and excessive emotional sensibility. On the physical area, the most present symptoms were constant fatigue, constant sensation of physical discharge and memory problems.