Scielo RSS <![CDATA[Revista Lusófona de Educação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-725020110001&lang=es vol. num. 17 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Democracy, Human Rights and Education</b>: <b>Towards a critical perspective of human rights education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Após uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.<hr/>After a brief review of human rights theoretical perspectives according to the prevailing conceptions of state, the author presents three understandings of democracy: deliberative democracy, communicative democracy and democracy as human rights. From this framework, and taking into account the place of justice and rights in education, the author addresses a critical perspective of human rights education and its implications for conceptions of school, school culture, curriculum, learning, committed to emancipatory democracy <![CDATA[<b>Individual and minority rights</b>: <b>the Brazilian State and the challenge of indigenous formal education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, as tensões resultantes do reconhecimento de direitos de minorias dos povos indígenas brasileiros são analisadas com foco na educação escolar. Para tanto, nos apoiamos em duas vertentes do liberalismo político contemporâneo, no sentido de problematizar seus limites e possibilidades nas relações interculturais que se estabelecem na inserção de grupos indígenas no sistema de educação nacional. Nossas análises apontam que os avanços obtidos na legislação brasileira vigente são de difícil implementação, por razões que vão da precariedade de alguns sistemas de educação locais ao complexo diálogo entre a cultura majoritária e a cultura dos diferentes grupos indígenas brasileiros.<hr/>In this article the tensions concerning the recognition of minority rights for Brazilian indigenous groups are analyzed, focusing school education. Our analyses were based on two distinct visions of contemporary political liberalism, in the sense of discussing its limits and possibilities in relation to the intercultural issues that emerges in these scenarios. Our analyses points that the advances obtained in the legal context have difficult implementation, for reasons that goes from the precariousness of some local education systems to the complex dialogue between the majority culture and the diverse indigenous groups in Brazil. Keywords: indigenous education; political liberalism; minority rights; intercultural relations. <![CDATA[<b>The (De) construction of educational knowledge in the theory of the education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo insere-se no âmbito da teoria da educação, entendida esta no plano epistemológico (que tipo de saber é o ‘saber educativo’), como uma teoria materialista na relação educativa (educador / educando), como teoria da tecnologia educativa (‘saber fazer’) e hipertextual nas formas educativas formais e não formais da transmissão de informação (‘teoria sistémica’). Trata-se de uma reflexão sobre as dinâmicas provenientes do universo da educação (práticas educativas, instituições escolares, factos, realidade, etc.), sobre a teoria educativa (conceitos, discursos, ciências, sistematização dos saberes, etc.) que inclui a nível conceptual outros sectores de saberes educativos (educação não formal, informal), que são periféricos ou fronteiriços ao universo educativo. O autor argumenta a racionalidade sustentada na própria teoria da educação, já que questionar o ‘saber educativo’ é uma questão essencial em qualquer teoria. Este objectivo, que não é trivial, aproxima-se da forma como explicamos ou narramos o(s) fenómeno(s) educativo(s). Estamos perante uma proposta que nos faz embrenhar nos caminhos da epistemologia e/ou dos fundamentos do saber/conhecimento educativo (racionalidade) e das concepções sobre a teoria da educação.<hr/>The article inserts within the sphere of the theory of the education, understood this in the epistemological level (what kind of knowledge is the ‘ educational knowledge’), as a materialist theory in the educational relation (educator/educating) as a theory of the educational technology (‘ to know to do ‘) and hypertextual in the formal and non formal educational forms of the information transmission (‘ systemic ‘ theory). This is a reflection on the dynamic from the universe of education (educational practices, educational institutions, facts, reality, etc.), on the educational theory (concepts, discourses, sciences, systematization of knowledge, etc.) which includes conceptual knowledge of other educational sectors (non formal, informal education), that are peripheral or bordering to the educational universe. The author argues the rationality supported in the theory of the education, since questioning ‘educational knowledge ‘ is an essential issue in any theory. This objective, which is not trivial, approaches the way we explain or narrate educational phenomenon/phenomena. This is a proposal that makes us embroiled in the ways of epistemology and/or the basis of educational knowledge (rationality) and of the conceptions on the theory of education <![CDATA[<b>The teaching and the learning in the classroon on a dialetic perspective</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende-se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.<hr/>In this paper it is argued, the dialectical mediation focus, the relation between teaching and learning and their effects in the classroom. This essay aims to contribute to some misconceptions about this relation are resolved and for teachers to better understand what teaching is, what learning is, what kind of relation exists between both of them and what the teacher role is about these processes, which involve philosophical bases that should be known and understood by teachers. <![CDATA[<b>Evaluation, Learning and Curriculum</b>: <b>An aproach confronted by a global agenda</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Como refere Apple (2009), a globalização é um termo deslizante que tem uma multiplicidade de significados, de acordo com os contextos e seus actores, não podendo significar a homogeneidade e uniformização. Por isso, falar de currículo, de aprendizagem ao longo da vida e de avaliação como um tema vinculado às políticas de educação e formação, em termos de arquitectura teórica e prática da formação, é entrar num terreno extremamente dissentâneo, mais ainda quando sobre ele são projectados olhares marcadamente disciplinares. É neste sentido que são abordados os conceitos de currículo, aprendizagem e avaliação, referindo-se que são muitas as posições divergentes que fundamentam a análise das actuais políticas sobre educação e formação, enquadradas por agendas mundiais, sem que isso signifique a aceitação genérica da uniformização e a rejeição da diversidade, sobretudo quando o currículo, a aprendizagem e a avaliação são questionados pela vertente pessoal. O texto do artigo distribui-se por quatro pontos: no primeiro, faz-se uma abordagem integrada dos conceitos de currículo, aprendizagem ao longo da vida e avaliação, que fundamentam a análise mais geral; no segundo, terceiro e quarto analisam-se e problematizam-se, respectivamente, cada um dos conceitos.<hr/>Drawing upon the concept of “sliding signifiers” (Apple, 2009) as having a multiplicity of meanings in a given context according to its actors and contexts, this paper explores globalization which does not mean homogeneity and uniformity. Thus, reflecting upon curriculum, lifelong learning and evaluation as themes related to educational and training policies implies the discussion of their meanings taking into account different ways of looking at them, especially in a field which is marked by a disciplinary view. This paper examines these meanings by discussing the diverse points of view based upon existing educational and training policies, within the framework of the world agencies. This does not mean the general acceptance of uniformity and the rejection of diversity, particularly when curriculum, learning and evaluation are discussed taking a personal stance. The paper includes, in the first section, an integrated approach of the concepts of curriculum, lifelong learning and evaluation and, in the second section, the discussion of each of these concepts. <![CDATA[<b>Portuguese Oral Tradition in the Basic and Secondary Education</b>: <b>reflection, revision, proposals</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo e a divulgação, em contexto escolar, dos textos da tradição oral portuguesa (e não só) pode contribuir decisivamente para a construção de um ambiente social e cultural mais pluralista, estimulante e democrático: quer porque promove um conhecimento organizado e esclarecido da língua portuguesa (desde logo na sempre actual questão da norma e dos desvios), quer porque favorece a liberdade de ser e pensar, o aprofundamento da educação para a cidadania e o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Partimos destes pressupostos, reconhecidos por todos os agentes ligados à educação e notados em textos programáticos oficiais, mas propomos uma revisão. Através de uma nova abordagem científica, pedagógica e didáctica, é possível dar mais visibilidade a esses conteúdos já há muito presentes nos curricula dos ensinos básico e secundário, mas ainda não explorados devidamente nas suas virtualidades comunicacionais, literárias e culturais.<hr/>The study and dissemination in school context of Portuguese oral and traditional literary texts, as it universally acknowledged, may contribute to the construction of a more pluralistic, democratic and stimulating social and cultural environment: it not only promotes liberty of being and thinking and an organized and informed knowledge of Portuguese but also deepens citizenship education and the implementation of new cognitive abilities. We assume such points of view but we also propose a revision. Through a new scientific, pedagogic and didactic approach, it is possible to give more visibility to these contents, already present in the curricula of primary and secondary schools, but not yet fully explored in their communicational, literary and cultural virtualities. <![CDATA[<b>The esthetics and art in professional development of basic education teachers</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Investigamos as concepções de professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede de ensino de um município brasileiro, acerca do ensino de música, linguagem cênica, literatura e artes visuais a partir dos estudos e vivências artísticas possibilitadas no curso de especialização em Docência na Educação Básica. O objetivo foi avaliar o impacto dessas atividades propostas na prática pedagógica do professor. Esta é uma pesquisa descritiva, em parte de análise documental, cujo tratamento dos dados apresentou uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para coleta de dados propomos duas ações básicas: análise dos documentos norteadores do projeto e aplicação de questionários aos professores. Para a análise dos questionários adotamos a metodologia de análise de conteúdo que prevê o delineamento de um referencial de codificação, a mecânica da codificação e a construção de tabelas de freqüência para a análise de conteúdos. Os resultados apontaram que 60% dos professores perceberam mudanças no currículo. Atividades que envolveram a literatura foram indicadas como as mais promovidas entre os professores, seguidas das atividades de artes visuais. 70% apontaram que houve mudanças no repertório pessoal, principalmente por conta das vivências em artes visuais e das apresentações culturais. 40% demonstraram uma visão pedagógica das artes e 60% conceberam a arte como fruição.<hr/>This research investigates the concepts of teachers of the municipal education network of Balneário Piçarras, SC, Brazil, in relation to the teaching of music, scenic language, literature and visual arts, based on studies and artistic experiences gained on the specialization course in Teaching in Basic Education. The objective was to evaluate the impact of these proposed activities on the teaching practice. This was a descriptive study; partly document analysis, in which the data were analyzed using a qualitative and quantitative approach. For the data collection, we proposed two basic actions: analysis of guiding documents of the project and application of questionnaires to teachers. For the analysis of the questionnaires we adopted the methodology of content analysis, which includes outlining a codification framework, the codification process itself, and the construction of frequency tables for the content analysis. The results indicate that 60% of teachers perceive changes in the curriculum. Activities involving literature were adopted as the most promotional activities among teachers, followed by visual arts activities. 70% said there had been changes in the personal repertoire, particularly as a result of their experiences of visual arts and cultural presentations. 40% demonstrated a pedagogical vision of the arts, and 60% conceived art as enjoyment. <![CDATA[<b>The consolidation of Education and Vocational Training in Secondary School in the last fifty years in Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Ao longo das últimas cinco décadas, temos assistido a uma presença, cada vez mais consistente, do ensino profissionalmente qualificante no sistema educativo português. A actual abertura das escolas secundárias da rede pública à educação e formação profissional tornou-se um facto incontornável, com a última revisão curricular do ensino secundário a permitir um arrojado salto no seu desenvolvimento, ao qual não é alheia a sua crescente valorização e consolidação no contexto da acção educativa. A procura da educação, nomeadamente de características técnico-profissionais, torna-se mais intensa a partir dos anos 1960 - é a fase em que a teoria do capital humano se torna o modelo dominante nos sistemas educativos internacionais, privilegiando a correlação entre investimento no ensino e a expansão da economia, com grandes reflexos em Portugal, e que se materializa, em 1973, Mas, a partir dos anos 1980, o discurso político volta a ser fortemente marcado pela ideologia dos recursos humanos, o que faz da qualificação profissional um elemento naturalmente integrante da política educativa portuguesa. Este traço, acentua-se ao longo das décadas que se seguem, repercutindo-se nas várias reformas das políticas educativas que, entretanto, vão surgindo, culminando na Reforma do Ensino Secundário, em 2004, cujos objectivos assumem plenamente a importância do ensino profissionalmente qualificante, com uma expressão no sistema educativo mais intensa que nunca.<hr/>Over the last five decades we have witnessed the growing of the vocational education in the Portuguese education system. Vocational Education in Secondary Schools has become a fact, with the last reform of the curriculum in secondary education allowing a big development, due, in part, to the increasing importance and consolidation in the context of educational action. The demand for education, namely of technical and professional characteristics, has become more intense since the Sixties - it is the phase where the theory of human capital becomes the dominant model in international education systems, focusing on the correlation between investment in education and expansion of the economy, with major consequences in Portugal, which is materialized in 1973, with the Veiga Simão Reform, who takes a decisive step to establish a program to modernize the Portuguese education system, centralizing the role of vocational training in the education system. This reform was interrupted with the fall of the political regime that followed the 25 of April, 1974 and business and technical education was extinct, with an educational policy supported on democratic principles that framed the school and its organizational culture. In the 80’s the political speech is again back to being strongly influenced by the ideology of human resources, making the vocational training an element of educational policy in Portugal. This characteristic is accentuated over the decades that follow, reflecting on the various reforms of the educational policies that, however, arise, culminating in the Reform of Secondary Education in 2004 witch objectives totally assume, in an expression never seen until then, the importance of vocational training. <![CDATA[<b>Self-development competences and PBL in an accounting course</b>: <b>students, tutors, graduates and employers’ perspectives</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho pretendemos indagar sobre qual o papel que uma metodologia do tipo PBL tem no desenvolvimento de competências pessoais dos alunos, saber se a metodologia melhora as competências pessoais dos diplomados PBL quando comparados com outros graduados, e perspectivar o papel da metodologia ao nível das competências pessoais na construção do perfil de um graduado para o terceiro milénio. Partindo de um estudo de caso de uma IES profissionalizante, recorremos à técnica da entrevista junto dos docentes e entidades empregadoras, e à técnica do questionário junto dos restantes participantes. Os resultados conseguidos com os alunos, diplomados e docentes conduzem-nos a sustentar que as metodologias PBL contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais, essencialmente ao nível da utilização de recursos e da construção do conhecimento. Mais ainda, parece-nos possível sustentar a possibilidade de inserir nas teorias existentes, a lógica do empreendedorismo, como motivada pelas metodologias PBL. Nos empregadores, detectámos uma persistente tendência em não reconhecerem a metodologia como directamente responsável por uma melhoria de competências pessoais dos diplomados, exceptuando-se uma valorização de fundamentações mais consistentes e de atitudes mais confiantes. O trabalho reflecte ainda sobre o problema da identificação de competências que assegurem as necessidades de um mercado de trabalho multifacetado baseado em estudos e resultados concretos.<hr/>In this work we intend to query the role of a PBL-type methodology in the development of personal competences in the students, and to assess whether the methodology improves the competences of PBL-type graduates when compared to non-PBL graduates, and to approach the role of the methodology at the level of the personal competences in the construction of the profile of a graduate for the third millennium. Having as a point of departure the case study of a vocational higher education institution, we have used the interview technique with academic staff and employers, and the questionnaire technique with the rest of the participants. The results obtained in relation to the students, graduates, and employers led us to support that PBL methodologies contribute to the development of personal competences, essentially at the level of the use of resources and the building of knowledge. Additionally, it seems that we can support the possibility of including in the existing theories the logic of entrepreneurship, motivated by PBL-type methodologies. In the employers we detect a persistent tendency of not recognizing the methodology as being directly responsible for the improvement of personal competences in the graduates, with the exception of the valuation of more consistent basis for action and more confident attitudes. The work also reflects on the problem of identifying the competences necessary for a multifaceted labour market based on concrete studies and results. <![CDATA[<b>Analysis of Satisfaction and Motivation of Academic Staff in Portuguese Higher Education</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente.<hr/>The academic staff is a key resource within higher education institutions and therefore it has a major role in achieving the objectives of the institution. Job satisfaction is important in revitalizing staff motivation and in keeping their enthusiasm alive. The literature reveals that the concept of job satisfaction is composed of a complex set of variables that interact in myriad ways. Naive and simplistic explanations of job satisfaction abound in all sectors. The most typical is the mistaken belief that pay incentives alone will create effective levels of motivation and thus, overall job satisfaction. There are intrinsic variables related to personal growth and development, and extrinsic factors associated with safety in the workplace. There is also ample and somewhat obvious evidence that job satisfaction is related to employee motivation. Although several studies have been performed worldwide, very little is known in the context of higher education in Portugal on this issue. This paper presents an ongoing study in Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - An Examination of Academic Job Satisfaction and Motivation in Portuguese Higher Education (ESMAESP), funded by the Foundation for Science and Technology, which aims to identify factors that relate with satisfaction and motivation of academic staff. <![CDATA[<b>CeiEF e CES constituem Observatório de Políticas de Educação e Formação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente.<hr/>The academic staff is a key resource within higher education institutions and therefore it has a major role in achieving the objectives of the institution. Job satisfaction is important in revitalizing staff motivation and in keeping their enthusiasm alive. The literature reveals that the concept of job satisfaction is composed of a complex set of variables that interact in myriad ways. Naive and simplistic explanations of job satisfaction abound in all sectors. The most typical is the mistaken belief that pay incentives alone will create effective levels of motivation and thus, overall job satisfaction. There are intrinsic variables related to personal growth and development, and extrinsic factors associated with safety in the workplace. There is also ample and somewhat obvious evidence that job satisfaction is related to employee motivation. Although several studies have been performed worldwide, very little is known in the context of higher education in Portugal on this issue. This paper presents an ongoing study in Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - An Examination of Academic Job Satisfaction and Motivation in Portuguese Higher Education (ESMAESP), funded by the Foundation for Science and Technology, which aims to identify factors that relate with satisfaction and motivation of academic staff. <![CDATA[<b>Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente.<hr/>The academic staff is a key resource within higher education institutions and therefore it has a major role in achieving the objectives of the institution. Job satisfaction is important in revitalizing staff motivation and in keeping their enthusiasm alive. The literature reveals that the concept of job satisfaction is composed of a complex set of variables that interact in myriad ways. Naive and simplistic explanations of job satisfaction abound in all sectors. The most typical is the mistaken belief that pay incentives alone will create effective levels of motivation and thus, overall job satisfaction. There are intrinsic variables related to personal growth and development, and extrinsic factors associated with safety in the workplace. There is also ample and somewhat obvious evidence that job satisfaction is related to employee motivation. Although several studies have been performed worldwide, very little is known in the context of higher education in Portugal on this issue. This paper presents an ongoing study in Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - An Examination of Academic Job Satisfaction and Motivation in Portuguese Higher Education (ESMAESP), funded by the Foundation for Science and Technology, which aims to identify factors that relate with satisfaction and motivation of academic staff. <![CDATA[<b>Construção de um referencial de avaliação para monitorar e avaliar a qualidade da investigação um projecto na Universidade de Aveiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente.<hr/>The academic staff is a key resource within higher education institutions and therefore it has a major role in achieving the objectives of the institution. Job satisfaction is important in revitalizing staff motivation and in keeping their enthusiasm alive. The literature reveals that the concept of job satisfaction is composed of a complex set of variables that interact in myriad ways. Naive and simplistic explanations of job satisfaction abound in all sectors. The most typical is the mistaken belief that pay incentives alone will create effective levels of motivation and thus, overall job satisfaction. There are intrinsic variables related to personal growth and development, and extrinsic factors associated with safety in the workplace. There is also ample and somewhat obvious evidence that job satisfaction is related to employee motivation. Although several studies have been performed worldwide, very little is known in the context of higher education in Portugal on this issue. This paper presents an ongoing study in Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - An Examination of Academic Job Satisfaction and Motivation in Portuguese Higher Education (ESMAESP), funded by the Foundation for Science and Technology, which aims to identify factors that relate with satisfaction and motivation of academic staff. <![CDATA[<b>Participação de docente da ESE Almeida Garrett na “First Annual Network Meeting Cost Action fa0906 - UVB radiation</b>: <b>a specific regulator of plant growth and food quality in a changing climate (uvbgrowth)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente.<hr/>The academic staff is a key resource within higher education institutions and therefore it has a major role in achieving the objectives of the institution. Job satisfaction is important in revitalizing staff motivation and in keeping their enthusiasm alive. The literature reveals that the concept of job satisfaction is composed of a complex set of variables that interact in myriad ways. Naive and simplistic explanations of job satisfaction abound in all sectors. The most typical is the mistaken belief that pay incentives alone will create effective levels of motivation and thus, overall job satisfaction. There are intrinsic variables related to personal growth and development, and extrinsic factors associated with safety in the workplace. There is also ample and somewhat obvious evidence that job satisfaction is related to employee motivation. Although several studies have been performed worldwide, very little is known in the context of higher education in Portugal on this issue. This paper presents an ongoing study in Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - An Examination of Academic Job Satisfaction and Motivation in Portuguese Higher Education (ESMAESP), funded by the Foundation for Science and Technology, which aims to identify factors that relate with satisfaction and motivation of academic staff. <![CDATA[<b>Participação de membros do CeiEF no Congresso We-ASC World Education Cultural Congress</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O pessoal docente é um recurso fundamental nas instituições de ensino superior tendo um papel determinante na prossecução dos objectivos da instituição. A satisfação no trabalho é importante na revitalização da motivação dos docentes e manter vivo o seu entusiasmo. A literatura revela que o conceito de satisfação no trabalho é constituído por um conjunto complexo de variáveis que interagem numa miríade de formas. Explicações simplistas e ingénuas da satisfação no trabalho abundam em todos os sectores de actividade. A mais típica é a crença errónea de que os incentivos remuneratórios per se criarão níveis de motivação efectivos e, como tal, satisfação global no trabalho. Existem variáveis intrínsecas relacionadas com o crescimento e desenvolvimento pessoal, e factores extrínsecos associados à segurança no ambiente de trabalho. Existe também uma evidência ampla e bastante óbvia de que a satisfação profissional está relacionada com a motivação dos trabalhadores. Embora se tenham realizado diversos estudos a nível mundial, muito pouco é conhecido no contexto do ensino superior em Portugal sobre esta temática. Este artigo apresenta um estudo em curso em Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - Estudo da Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português (ESMAESP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que visa identificar os factores que se relacionam com a satisfação e a motivação do pessoal docente.<hr/>The academic staff is a key resource within higher education institutions and therefore it has a major role in achieving the objectives of the institution. Job satisfaction is important in revitalizing staff motivation and in keeping their enthusiasm alive. The literature reveals that the concept of job satisfaction is composed of a complex set of variables that interact in myriad ways. Naive and simplistic explanations of job satisfaction abound in all sectors. The most typical is the mistaken belief that pay incentives alone will create effective levels of motivation and thus, overall job satisfaction. There are intrinsic variables related to personal growth and development, and extrinsic factors associated with safety in the workplace. There is also ample and somewhat obvious evidence that job satisfaction is related to employee motivation. Although several studies have been performed worldwide, very little is known in the context of higher education in Portugal on this issue. This paper presents an ongoing study in Portugal - PTDC/ESC/67784/2006 - An Examination of Academic Job Satisfaction and Motivation in Portuguese Higher Education (ESMAESP), funded by the Foundation for Science and Technology, which aims to identify factors that relate with satisfaction and motivation of academic staff.